Sie sind auf Seite 1von 15

2

GEOGRAFIA
T.01 - "Estou enfiado na lama
um bairro sujo Onde os urubus tm casas E eu no tenho asas Mas estou aqui em minha casa Onde os urubus tm asas Vou pintando, segurando as paredes do mangue do meu quintal..."
Manguetown, Chico Science. Os mangues estendem-se desde o Amap at Santa Catarina. Esse ecossistema desenvolve-se nos litorais protegidos de ondas e na desembocadura de rios. II. apresenta somente plantas adaptadas ao excesso de luminosidade. III. tem solo salino, pelo alagamento durante a mar cheia. IV. rea de procriao de vrias espcies pela alta porcentagem de matria orgnica. V. sofre degradao pela instalao de indstrias e pela urbanizao. Est correto apenas o que se afirma em a) b) c) d) e) I, II e III. I, III, IV e V. I, III e V. II, III, IV e V. III, IV e V. I.

T.03 - As afirmaes seguintes relacionam-se a acordos internacionais - Rio de Janeiro (1992) e Kyoto (1997) - para reduo da emisso de gases que intensificam o efeito-estufa (gases-estufa). I. Os Estados Unidos, destaque nas negociaes, so o principal pas a emitir gases-estufa devido ao grande volume de sua atividade econmica. II. O Brasil props, no Rio de Janeiro, que um pas possa comprar, de outro, parte da cota de emisso de gasesestufa. III.Os acordos internacionais esbarram em interesses dos produtores de petrleo e de automveis. IV. Os pases, em Kyoto, concordaram em diminuir, no incio do sculo XXI, a emisso de gases-estufa. Est correto apenas o que se afirma em a) b) c) d) e) I, II e III. I, III e IV. I, II, III e IV. II e IV. II, III e IV.

T.04 - Cerca de 12 % da descarga de gua


doce nos mares provm dos rios brasileiros. Entretanto, parte da populao do pas sofre os efeitos da falta de gua, como ocorre no semi-rido nordestino e em algumas regies metropolitanas localizadas no Centro-Sul. Associe as caractersticas seguintes com as regies indicadas. I. Baixo ndice pluviomtrico e longos perodos de estiagem. II. Desperdcio de gua pelos fornecedores e consumidores. III. Ocorrncia de solos rasos que dificultam o armazenamento de gua. IV. Dificuldade de circulao da gua no solo, causada pela evaporao elevada. V. Poluio de guas subterrneas devida disposio inadequada dos resduos slidos e a outras formas de contaminao. Semi-rido do Nordeste I e III I, III e IV I, IV e V II e V III, IV e V Regies metropolitanas do Centro-Sul II, IV e V II e V II e III I, III e IV I e II

T.02 -

Frio mata no Brasil

"17 de agosto, 1999 - Duas pessoas morreram numa das mais intensas ondas de frio que atingiram o sul do Brasil nos ltimos anos. Em So Paulo, o frio foi a causa da morte de duas pessoas."
(Adap. Earth Alert: 1999). Considerando a dinmica atmosfrica de inverno na faixa litornea brasileira, o episdio acima referido est relacionado com a) a alternncia entre fluxo polar e os sistemas intertropicais, provocando chuvas no Paran e Santa Catarina. b) a carncia de ar frio na Patagnia, com diminuio da presso e domnio do ar tropical martimo. c) a forte influncia dos sistemas frontais no Sul e Sudeste do pas, que se deslocam para o Atlntico. d) o fluxo de ar frio contnuo dominante que encontra a massa tropical atlntica. e) a entrada freqente de massas de ar polar muito frio que atingem a Amrica do Sul pela Argentina.

a) b) c) d) e)

2T

T.05 - O croqui abaixo representa a evoluo urbana de um municpio do interior paulista cuja formao se iniciou com a implantao da ferrovia e com o desenvolvimento da economia cafeeira. Sua estrutura urbana atual se relaciona agro-

T.07 As alternativas seguintes descrevem caractersticas de personagens da estrutura agrria brasileira. Assinale a correta. a) Posseiro: pessoa que se apropria ilegalmente de terras e apresenta ttulo falsificado de propriedade. b) Gato: trabalhador organizado em busca de acesso a terra. c) Latifundirio: proprietrio de grandes extenses de terras. d) Sem terra: trabalhador rural que tem posse da terra, mas no o documento de propriedade da terra. e) Grileiro: pessoa que contrata trabalhadores braais como mo-de-obra para as fazendas ou projetos agropecurios.

indstria canavieira. (Adap. Lencioni: 1985) Etapas da Urbanizao: I. Crescimento habitacional perifrico relacionado necessidade de os trabalhadores rurais morarem na cidade. II. Ncleo original relacionado ao eixo de circulao caracterstico do final do sculo XIX e incio do XX. III. Casario construdo em meados do sculo XX relacionado expanso do ncleo original. A alternativa que contm a seqncia correta da evoluo urbana : a) b) c) d) e) I, II e III I, III e II II, I e III II, III e I III, I e II.

T.08 - "Mais da metade do gnero humano jamais


( um nmero de telefone. H mais linhas telediscou fnicas em Manhattan do que em toda a frica, ao sul do Saara". (Mbeki, vice-presidente da frica do Sul, 1995).

"Nos EUA, os brancos representam 88,6% dos utilizadores da Internet e os negros, 1,3%, embora correspondam a 12% da populao".
(Adap. Douzet: 1997). Considerando-se o texto acima, assinale a alternativa correta: a) o nvel de vida das populaes e o grau de desenvolvimento tecnolgico dos pases explicam a desigual distribuio da rede Internet. b) a cibercultura universal e constitui um instrumento de massificao e construo de uma identidade cultural global. c) os fluxos de informao telefnica no devem ser confundidos com as infovias que tm uma distribuio mais igualitria no mundo. d) os custos da conexo virtual so mais elevados nos pases ricos do que nos pases pobres, o que explica a sua desigual distribuio. e) o centro mundial de fornecimento de servios da rede Internet so os Estados Unidos devido grande quantidade de telefones disponveis.

T.06 - Os chamados "Parasos Fiscais"


a) so lugares, cujas polticas de desenvolvimento nacional atraem fluxos financeiros originrios do trfico ilegal de drogas e de armas, e que se localizam nas ilhas de Cali e Medelln, na Colmbia. b) contribuem para injetar, na economia mundial, dinheiro proveniente do trfico ilegal de drogas e situam-se em Cali e Medelln, na Colmbia. c) so lugares que no adotam estratgias de atrao de dinheiro "sujo" como poltica de Estado e que se localizam nas ilhas Cayman e Bahamas, no Caribe. d) so centros mundiais de "lavagem" de dinheiro de origem ilegal e podem ser encontrados no istmo do Panam, na bacia do Caribe e no Hava. e) constituem-se em enclaves financeiros da economia mundial, nos quais se realizam operaes privilegiadas de movimentao do capital financeiro, como o caso das ilhas Cayman e Bahamas, no Caribe.

T.09 - O arquiplago de Fernando de Noronha, as ilhas de Trindade e Martin Vaz e os rochedos So Pedro e So Paulo so ilhas ocenicas brasileiras. Considerando que essas ilhas no guardam nenhuma relao com o relevo continental, correto dizer que sua origem est vinculada a:
a) b) c) d) e) soerguimento de blocos falhados dobramentos tercirios vulcanismo submarino ascenso do nvel do mar acumulao de corais.

3T

T.10 - No mapa abaixo, as reas numeradas


de 1 a 4 representam as unidades geolgico-geomorfolgicas da Amaznia Ocidental. Relacione tais unidades (de 1 a 4) com as caractersticas agrupadas na seqncia:

T.12 - O anncio oferece um apartamento


para venda no municpio de So Paulo. A expresso "Face Norte" indica que o apartamento:

APTO-COBERTURA R$190.000 - 2 Grs


Novo, 2Stes. Americanas, Living, Lavabo, Face Norte, Piscina, Churrasqueira, Local Tranqilo, Confira. Z-3-T:531-XX00
(Adap. Folha de So Paulo: 17/08/99)

Cadeia montanhosa/rochas gneas e metamrficas/Cordilheira dos Andes. II. rea cratnica/rochas gneas e metamrficas/Planalto das Guianas. III.Bacia intracratnica/sedimentos e rochas sedimentares/Plancies e Terras Baixas da Amaznia. IV. rea cratnica/rochas gneas e metamrficas/Planalto Brasileiro. Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) rea 1 I I II III IV rea 2 III IV I II II rea 3 II II IV I III rea 4 IV III III IV I

I.

a) deve ter boa luminosidade por estar voltado para o Norte. b) deve ter boa luminosidade pela manh e tarde graas longitude de So Paulo. c) est na Zona Norte, rea muito valorizada, pois fica prxima aos mananciais do municpio. d) deve ter boa luminosidade pela manh e tarde, pois fica na fachada frontal do prdio. e) est na Zona Norte, prximo Serra da Cantareira, em local elevado e livre das enchentes.

T.13 - Uma seqncia de rochas similares encontra-se na frica, Amrica do Sul, ndia e em outras terras emersas, no hemisfrio sul. As rochas so principalmente de origem continental e indicam que, quando se formaram, as terras do hemisfrio sul eram parte de um mesmo supercontinente.
(Adap. Eicher: 1969). O mapa representa a posio aproximada dessas massas continentais no final do perodo Jurssico.

T.11 - "Nos primeiros sculos da colonizao, a


regio serviu de refgio para os ndios expulsos do litoral e escravos negros fugidos dos engenhos de acar, tendo sido utilizada como rea de criao de gado. No sculo XVIII, foi local de desenvolvimento da cultura do algodo, que contribuiu para seu crescimento populacional. Nos sculos XIX e XX viveu o surto da cafeicultura nas terras altas. Atualmente, passa por transio da pecuria extensiva para semi intensiva e ainda vem desenvolvendo a fruticultura".
(Adap. Andrade: 1997). O texto acima refere-se regio do: a) b) c) d) e) vale do Rio Paraba do Sul recncavo baiano serto nordestino mdio vale do Rio Tocantins agreste nordestino.
(Adap. Pritchard: 1979)

O texto e o mapa fazem referncia ao supercontinente chamado: a) b) c) d) e) Avalnia Laursia Eursia Gondwana Atlntida.

4T

T.14 - Analise o mapa.


Esse mapa destaca, em tom mais escuro, os pases que

T.16 - No Brasil, as regies metropolitanas caracterizam-se por: a) concentrao de migrantes. A classificao como metrpole regional ou nacional depende da concentrao de organismos pblicos federais. b) concentrao populacional em torno de um municpio. A classificao como metrpole regional ou nacional depende da proporo de imigrantes regionais ou nacionais no conjunto de sua populao. c) processo de desconcentrao industrial. A importncia regional ou nacional de sua indstria que permite classificar uma regio como metrpole regional ou nacional. d) conurbao de vrias cidades em torno de uma cidade central. A definio dessa cidade como metrpole regional ou nacional depende do alcance territorial de suas atividades econmicas. e) processo de concentrao populacional em torno de um municpio. A classificao como metrpole regional ou nacional depende de sua influncia no desenvolvimento industrial regional ou nacional.

a) adotaram modernas tcnicas agrcolas, formando o grupo dos que praticaram a Revoluo Verde. b) integram um consrcio que se prepara para o lanamento de satlites para o monitoramento da agricultura. c) possuem elevada diversidade biolgica, pois, juntos, detm cerca de 70% das espcies conhecidas no planeta. d) ocupam posies privilegiadas na classificao do IDH (ndice de Desenvolvimento Humano). e) assinaram e ratificaram o Tratado Abrangente de Proibio de Testes Nucleares.

T.17 -

T.15 As afirmaes abaixo apontam algumas tendncias da nova lgica de localizao industrial. I. Distribuio dos estabelecimentos industriais das empresas em diferentes localidades de tradio manufatureira. II. Separao territorial entre processo produtivo e gerenciamento empresarial com a reintegrao de ambos por intermdio de redes informacionais. III. Desconcentrao da atividade industrial e emergncia de novos espaos industriais, estruturando redes globalizadas. IV. Concentrao territorial da indstria dependente de fontes de energia e matria-prima. Est correto apenas o que se afirma em a) b) c) d) e) I e II. I e III. II e III. II e IV. III e IV.

(Adap. WWF: 1997)

A gravura representa uma paisagem correspondente a um dos principais tipos de ecossistema do continente africano. Identifique esse ecossistema e localize-o no mapa, de acordo com o algarismo correspondente. a) b) c) d) e) Floresta equatorial .... Savana ................. Floresta equatorial .... Savana ................. Floresta equatorial .... 3 2 2 1 1

5T

T.18 - A Terra guarda, em arquivos mortos


naturais, a memria dos climas do passado. A leitura da histria da Terra possvel graas anlise dos materiais acumulados nos continentes e oceanos. Esses "arquivos" so especialmente significativos para o estudo dos paleoclimas nos casos de: I. II. III. IV. V. derrames de lava fsseis animais e vegetais florestas temperadas gelo das calotas glaciais massas de gua fria.

BIOLOGIA
T.21 Uma substncia X o produto final
de uma via metablica controlada pelo mecanismo de retro-inibio (feed-back) em que, acima de uma dada concentrao, X passa a inibir a enzima 1.

Est correto apenas o que se afirma em a) b) c) d) e) I e II. I e III. II e III. II e IV. III e V.

Podemos afirmar que, nessa via metablica, a) a quantidade disponvel de X tende a se manter constante. b) o substrato faltar se o consumo de X for pequeno. c) o substrato se acumular quando a concentrao de X diminuir. d) a substncia A se acumular quando a concentrao de X aumentar. e) a substncia B se acumular quando o consumo de X for pequeno.

T.19 - Sobre as reservas indgenas no


Brasil, correto afirmar que a) esto preservadas e livres do desmatamento. b) reverteram a tendncia desagregao dos povos indgenas. c) esto a salvo da ao das mineradoras e madeireiras devido atual legislao. d) foram criadas segundo modelo das Reservas da Biosfera proposto pela UNESCO. e) atraem estrangeiros, interessados em usar o conhecimento indgena sobre plantas na indstria farmacutica.

T.22 Decorridos mais de 50 anos do uso


dos antibiticos, a tuberculose figura, neste final de sculo, como uma das doenas mais letais; isso se deve ao fato de os bacilos terem se tornado resistentes ao antibitico usado para combat-los. Considerando que a resistncia de uma populao de bactrias a um antibitico resultado de mutao ao acaso e que a taxa de mutao espontnea muito baixa, foi proposto o uso simultneo de diferentes antibiticos para o tratamento de doentes com tuberculose. Com relao a esse procedimento, foram levantados os seguintes argumentos: I. O tratamento no ser efetivo para o paciente, uma vez que a resistncia ao antibitico no reversvel. II. O tratamento ter alta chance de ser efetivo para o paciente, pois a probabilidade de que uma bactria seja resistente a dois ou mais antibiticos extremamente baixa. III. O tratamento poder apresentar riscos para a populao, pois poder selecionar linhagens bacterianas altamente resistentes a antibiticos. Analisando as informaes contidas texto, pode-se concluir que apenas a) b) c) d) e) o argumento I vlido. o argumento II vlido. o argumento III vlido. os argumentos I e III so vlidos. os argumentos II e III so vlidos. no

T.20-

O ecoturismo uma possibilidade de aproveitamento econmico das unidades de conservao no Brasil. Sobre esta atividade, FALSO dizer que a) atrai turistas de todo o mundo, sendo o principal ramo da atividade turstica no pas. b) pode causar, quando ocorre em terra firme, a compactao do solo pelo uso freqente das trilhas. c) deve ser implementada, procurando-se conciliar os interesses dos visitantes com as expectativas da populao que vive nas reas protegidas. d) procura explorar a beleza cnica da paisagem, propondo atividades ao turista, de acordo com as caractersticas naturais do ambiente. e) pode causar a fuga da fauna que se assusta com a presena dos turistas.

6T

T.23

A figura mostra uma rvore filogentica dos grandes grupos de animais invertebrados.

T.26 Ao passar pelas vilosidades do


intestino delgado, o sangue de uma pessoa alimentada a) b) c) d) e) perde perde ganha ganha perde gs gs gs gs gs oxignio e ganha aminocidos. oxignio e perde glicose. oxignio e ganha aminocidos. carbnico e perde glicose. carbnico e ganha aminocidos.

T.27 Uma populao experimental contm


200 indivduos AA, 200 aa e 200 Aa. Todos os indivduos AA foram cruzados com indivduos aa e os indivduos Aa foram cruzados entre si. Considerando que cada casal produziu 2 descendentes, espera-se encontrar entre os filhotes: Existe um filo animal, pouco mencionado nos livros de textos, chamado Gnathostomulida, cujos representantes atuais vivem entre os gros de areia de certas praias ocenicas. Os animais desse grupo no apresentam corpo segmentado nem cavidade corporal, mas certas espcies tm tubo digestivo completo, com boca e nus. Tais caractersticas sugerem que os gnatostomuldeos se separaram do tronco principal da rvore filogentica entre os grupos de: a) b) c) d) e) porferos e cnidrios. cnidrios e platelmintos. platelmintos e nematelmintos. nematelmintos e moluscos. moluscos e aneldeos. AA a) b) c) d) e) 50 100 100 200 200 Aa 500 400 1000 200 800 aa 50 100 100 200 200

T.28 Os bacterifagos so constitudos


por uma molcula de DNA envolta em uma cpsula de protena. Existem diversas espcies, que diferem entre si quanto ao DNA e s protenas constituintes da cpsula. Os cientistas conseguem construir partculas virais ativas com DNA de uma espcie e cpsula de outra. Em um experimento, foi produzido um vrus contendo DNA do bacterifago T2 e cpsula do bacterifago T4. Pode-se prever que a descendncia desse vrus ter: a) b) c) d) e) cpsula cpsula cpsula cpsula mistura de T4 e DNA de T2. de T2 e DNA de T4. e DNA, ambos de T2. e DNA, ambos de T4. de cpsulas e DNA de T2 e de T4.

T.24

Em um organismo, musculares e clulas nervosas principalmente por: a) b) c) d) e)

clulas diferem

possurem genes diferentes. possurem ribossomos diferentes. possurem cromossomos diferentes. expressarem genes diferentes. utilizarem cdigo gentico diferente.

T.25 A maior parte da massa de matria


orgnica de uma rvore provm de: a) b) c) d) e) gua do solo. gs carbnico do ar. gs oxignio do ar. compostos nitrogenados do solo. sais minerais do solo.

T.29 Entre as plantas vasculares, uma


caracterstica que pode diferenciar grupos : a) b) c) d) e) ser usada para

presena de xilema e de floema. ocorrncia de alternncia de geraes. dominncia da gerao diplide. desenvolvimento de sementes. ocorrncia de meiose.

7T

T.30 Os grficos seguintes representam


diferentes estruturas etrias de populaes humanas. O eixo vertical indica idade e o eixo horizontal, nmero de indivduos.

T.33
Uma pequena quantidade da levedura Saccharomyces cerevisae foi inoculada em um tubo de ensaio, contendo meio apropriado. O desenvolvimento dessa cultura est representado no grfico. Para explicar o comportamento da populao de leveduras, aps o tempo T, foram levantadas trs hipteses: 1- A cultura foi contaminada por outro tipo de microorganismo originando competio, pois o esperado seria o crescimento contnuo da populao de leveduras. 2- O aumento no nmero de indivduos provocou diminuio do alimento disponvel, afetando a sobrevivncia. 3- O acmulo dos produtos excretados alterou a composio qumica do meio, causando a morte das leveduras. Entre as trs hipteses, considerar plausvel(eis) apenas a) b) c) d) e) 1. 2. 3. 1 e 2. 2 e 3. podemos

A populao em expanso : a) A, j que os adultos em idade reprodutiva e os idosos so mais numerosos do que as crianas. b) A, j que o nmero de crianas maior do que o de adultos em idade reprodutiva. c) B, j que o nmero de adultos em idade reprodutiva e de crianas praticamente igual. d) C, j que os adultos em idade reprodutiva so mais numerosos do que as crianas. e) C, j que o nmero de pessoas idosas maior do que o de adultos em idade reprodutiva.

T.31 No reino das plantas, organismos


multicelulares haplides a) produzem esporos por meiose. b) crescem por divises meiticas de suas clulas. c) produzem gametas por mitose. d) so encontrados apenas em ambientes aquticos. e) originam-se diretamente de uma fecundao.

T.34 Uma idia comum s teorias da


evoluo propostas por Darwin Lamarck que a adaptao resulta a) b) c) d) e) e por

T.32

A degradao dos aminocidos ingeridos na alimentao gera como subproduto a amnia. Nos mamferos, a amnia transformada em uria. Esse processo ocorre a) b) c) d) e) no pncreas. no fgado. nos rins. na bexiga urinria. no bao.

do sucesso reprodutivo diferencial. de uso e desuso de estruturas anatmicas. da interao entre os organismos e seus ambientes. da manuteno das melhores combinaes gnicas. de mutaes gnicas induzidas pelo ambiente.

8T

T.35 O tema teoria da evoluo tem


provocado debates em certos locais dos Estados Unidos da Amrica, com algumas entidades contestando seu ensino nas escolas. Nos ltimos tempos, a polmica est centrada no termo teoria, que, no entanto, tem significado bem definido para os cientistas. Sob o ponto de vista da cincia, teoria a) sinnimo de lei cientfica, que descreve regularidades de fenmenos naturais, mas no permite fazer previses sobre eles. b) sinnimo de hiptese, ou seja, uma suposio ainda sem comprovao experimental. c) uma idia sem base em observao e experimentao, que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano. d) uma idia, apoiada pelo conhecimento cientfico, que tenta explicar fenmenos naturais relacionados, permitindo fazer previses sobre eles. e) uma idia, apoiada pelo conhecimento cientfico, que, de to comprovada pelos cientistas, j considerada uma verdade incontestvel.

T.38

Numa comunidade interagem trs populaes, constituindo uma cadeia alimentar: produtores, consumidores primrios e consumidores secundrios. Um fator externo provocou o extermnio da populao carnvora no tempo X. O grfico que representa o comportamento da populao de herbvoros, a partir de X, :

T.36

O esquema ciclo do carbono.

abaixo

representa

T.39 Qual das alternativas distingue


organismos heterotrficos autotrficos? a) de organismos

b) A utilizao do lcool como combustvel de automveis intensifica, principalmente, a passagem representada em a) b) c) d) e) I. II. III. IV. V. c) d)

e)

Somente organismos heterotrficos necessitam de substncias qumicas do ambiente. Somente organismos heterotrficos fazem respirao celular. Somente organismos heterotrficos possuem mitocndrias. Somente organismos autotrficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgnicos. Somente organismos autotrficos no requerem gs oxignio.

T.37

Em uma situao experimental, camundongos respiraram ar contendo gs oxignio constitudo pelo istopo 180. A anlise de clulas desses animais dever 18 detectar a presena de istopo 0, primeiramente, a) b) c) d) e) no na no no na ATP. glicose. NADH. gs carbnico. gua.

T.40 Lcia e Joo so do tipo sangneo


Rh positivo e seus irmos, Pedro e Marina, so do tipo Rh negativo. Quais dos quatro irmos podem vir a ter filhos com eritroblastose fetal? a) b) c) d) e) Marina e Pedro. Lcia e Joo. Lcia e Marina. Pedro e Joo. Joo e Marina.

9T

10

MATEMTICA
T.41 Um trapzio retngulo tem bases 5 e
2 e altura 4. O permetro desse trapzio : a) b) c) d) e) 13 14 15 16 17

T.45

Os grficos de duas funes polinomiais P e Q esto representados na figura seguinte.

T.42 Segundo um artigo da revista Veja, durante o ano de 1998, os brasileiros consumiram 261 milhes de litros de vinhos nacionais e 22 milhes de litros de vinhos importados. O artigo informou ainda que a procedncia dos vinhos importados consumidos dada pela seguinte tabela:
Itlia Portugal Chile Frana 23% 20% 16% 16% Alemanha 13% Argentina 6% outros 6%

Ento, no intervalo para: a) b) c) d) e) 2 2 4 4 1 < < < x x x x x < < < < <

4, 8] ,

P (x ) Q (x ) < 0

4 1 ou 5 < x < 8 2 ou 2 < x < 4 2 ou 5 < x 8 5

O valor aproximado do total de vinhos importados da Itlia e de Portugal, em relao ao total de vinhos consumido pelos brasileiros, em 1998, foi de: a) b) c) d) e) 2,3% 3,3% 4,3% 5,3% 6,3%

T.46 A curva da figura que se segue


representa o grfico da funo y = log x ,
10

para x > 0 . Assim sendo, a rea da regio hachurada, formada pelos dois retngulos, :

T.43

Se (m + 2n , m 4) e representam o mesmo ponto cartesiano, ento m a) 2 b) 0 c) 2


n

(2

m , 2n ) do plano

a) log 2
10

b) log 3
10

igual a:

c) log 4
10

d) log 5
10

e) log 6
10

d) 1 1 e) 2

T.44 Na figura abaixo,

A B C D E um pentgono regular. A medida, em graus, do ngulo : a) b) c) d) e) 32o 34o 36o 38o 40o

Uma circunferncia passa pelos pontos ( 2 , 0 ) , ( 2 , 4 ) e (0 , 4 ) . Logo, a distncia do centro dessa circunferncia origem : a) b) c) d) e) 2 3 4 5 6

T.47

10 T

11

T.48 Se x e y so dois nmeros inteiros,


estritamente positivos e consecutivos, qual dos nmeros abaixo necessariamente um inteiro mpar? a) 2x + 3 y b) 3x + 2y c) e) xy + 1 x + y + 1 d) 2x y + 2

T.52 Se A uma matriz 2 x 2 inversvel


que satisfaz A 2 = 2A , ento o determinante de A ser: a) b) c) d) e) 0 1 2 3 4

T.53 Na figura, T.49


Sejam a, b, c trs nmeros estritamente positivos em progresso aritmtica. Se a rea do tringulo ABC, cujos vrtices so A = ( a , 0) , B = (0 , b ) e C = (c , 0) , igual a b, ento o valor de b : a) b) c) d) e) 5 4 3 2 1 retngulo de catetos

A B C um tringulo AB = 4 e AC = 5 . O

segmento DE paralelo a A B , F um ponto de A B e o segmento CF intercepta DE no ponto G, com C G = 4 e G F = 2 . Assim, a rea do tringulo C DE : 16 3 35 6 39 8 40 9 70 9

a) b) c) d) e) + 2

T.50

Na figura seguinte, esto representados um quadrado de lado 4, uma de suas diagonais e uma semicircunferncia de raio 2. Ento a rea da regio hachurada : a)

b) + 2 c) + 3 d) + 4 e) 2 + 1

T.54 Uma prova continha cinco questes,


cada uma valendo 2 pontos. Em sua correo, foram atribudas a cada questo apenas as notas 0 ou 2, caso a resposta estivesse, respectivamente, errada ou certa. A soma dos pontos obtidos em cada questo forneceu a nota da prova de cada aluno. Ao final da correo, produziu-se a seguinte tabela, contendo a porcentagem de acertos em cada questo:
Questo % de acerto

T.51 No paraleleppedo reto retngulo da


figura abaixo, sabe-se que AB = AD = a , AE = b e que M a interseco das diagonais da face A B F E . Se a medida de MC tambm igual a b, o valor de b ser:

1 30%

2 10%

3 60%

4 80%

5 40%

a) b) c) d) e)

2 a 3 a 2 7 a 5 3 a 5 a 3

Logo, a mdia das notas da prova foi: a) b) c) d) e) 3,8 4,0 4,2 4,4 4,6

11 T

12

T.55 O polinmio p(x) = x4 + x3 x2 2x 2


divisvel por x2 + a , para um certo nmero real a. Pode-se, pois, afirmar que o polinmio p a) no tem razes reais. b) tem uma nica raiz real. c) tem exatamente duas razes reais distintas. d) tem exatamente trs razes reais distintas. e) tem quatro razes reais distintas.

, igual ao triplo do quadrado de 2 sua tangente. Logo, o valor de seu cosseno : a) b) c) d) e) 2 3 3 2 2 2 1 2 3 3

T.59 O dobro do seno de um ngulo ,


0 < <

T.56

Na figura abaixo, A B C um tringulo issceles e retngulo em A e P Q R S um quadrado de lado medida do lado AB : 2 2 . Ento, a 3

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

T.60 Das regies hachuradas na seqncia,


a que melhor representa o conjunto dos pontos (x , y ) , do plano cartesiano, satisfazendo ao conjunto de desigualdades x 0; y 0; x y + 1 0; x2 + y2 9 , :

T.57 Um arquivo de escritrio possui 4


gavetas, chamadas a, b, c, d. Em cada gaveta cabem no mximo 5 pastas. Uma secretria guardou, ao acaso, 18 pastas nesse arquivo. Qual a probabilidade de haver exatamente 4 pastas na gaveta a? a) b) c) d) e) 3 10 1 10 3 20 1 20 1 30

T.58 Na figura seguinte, E o ponto de


interseco das diagonais do quadriltero A B C D e o ngulo agudo B E C . Se ento E A = 1 , EB = 4 , EC = 3 e E D = 2 , a rea do quadriltero A B C D ser:

a) 12 sen b) 8 sen c) 6 sen d) 10 cos e) 8 cos

12 T

13

HISTRIA
T.61 - Ao longo de toda a Idade Mdia e da Moderna, a Siclia foi invadida e ocupada por bizantinos, muulmanos, normandos e espanhis. Na Antigidade, por sua
a) fertilidade e posio estratgica no Mediterrneo Ocidental, a ilha foi disputada e dominada por gregos, cartagineses e romanos. b) fertilidade e posio estratgica, a ilha tornou-se o centro da dominao etrusca no Mediterrneo Ocidental. c) aridez e pobreza, a ilha, apesar de visitada por gregos, cartagineses e romanos, no foi por estes dominada. d) extenso e fertilidade, a ilha foi disputada pelas cidades gregas at cair sob domnio ateniense depois da Guerra do Peloponeso. e) proximidade do continente, aridez e ausncia de riquezas minerais, a ilha foi dominada somente pelos romanos.

T.63 "Os prprios cus, os planetas e este centro [a Terra] Respeitam os graus, a precedncia e as posies. Como poderiam as sociedades, Os graus nas escolas, as irmandades nas cidades, O comrcio pacfico entre praias separadas, A primogenitura e o direito de nascena, Os privilgios da idade, as coroas, cetros, lauris, Manter-se em seu lugar certo - no fossem os graus?" Estes versos de Shakespeare (da pea Troilo e Cressida) revelam uma viso de mundo a) moderna e liberal, ao tratarem das cidades, do comrcio e, virtualmente, at do novo continente. b) medieval e aristocrtica, ao defenderem privilgios, graus e hierarquias como decorrentes de uma ordem natural. c) universal e democrtica, ao se referirem a valores e concepes que ultrapassam seu prprio tempo histrico. d) clssica e monarquista, ao mencionarem instituies, como a monarquia e o direito de primogenitura, que eram caractersticas do mundo greco-romano. e) particularista e elitista, ao expressarem hierarquias, valores e graus exclusivos da Inglaterra do sculo XVI.

T.62 - "Foi de vital importncia o fato de que, a


partir do sculo XII, nobres e burgueses passaram a morar na parte cercada pelas muralhas das cidades. Os interesses e prazeres das duas classes tornaram-se assim semelhantes..." (Jacob Burckhardt,
1860). Sobre esse fenmeno, pode-se afirmar que a) ocorreu em todos os lugares da Europa onde se desenvolveram cidades, pondo fim dominao social da nobreza. b) ocorreu em todas as cidades martimas, de Lisboa a Hamburgo, passando pela Itlia do Norte e Flandres. c) foi interrompido pela nobreza, a partir da crise do sculo XIV, depois de ter se desenvolvido na Baixa Idade Mdia. d) marcou as mais importantes cidades italianas, constituindo-se num dos fatores sociais do Renascimento. e) marcou as mais importantes cidades europias, constituindo-se num dos fatores da criao das Universidades medievais.

T.64 - Em 1748, Benjamin Franklin escreveu os seguintes conselhos a jovens homens de negcios:

"Lembra-te que o tempo dinheiro... Lembra-te que o crdito dinheiro... Lembra-te que o dinheiro produtivo e se multiplica... Lembra-te que, segundo o provrbio, um bom pagador senhor de todas as bolsas... A par da sobriedade e do trabalho, nada mais til a um moo que pretende progredir no mundo que a pontualidade e a retido em todos os negcios".
Tendo em vista a rigorosa educao religiosa do autor, esses princpios econmicos foram usados para exemplificar a ligao entre: a) b) c) d) e) protestantismo e permisso da usura anglicanismo e industrializao tica protestante e capitalismo catolicismo e mercantilismo tica puritana e monetarismo.

13 T

14

T.65 - Evoluo da economia britnica


Setor
Agricultura Indstria Servios

T.67 - Entre as mudanas ocorridas nos


Estados Unidos, aps a Guerra de Secesso (1861-1865), destacam-se: a) a garantia de direitos civis e polticos aos negros - incluindo o direito ao sufrgio universal - e o reconhecimento da cidadania dos imigrantes recm-chegados. b) a consolidao da unidade nacional, a chegada de novas levas de imigrantes, o aumento do mercado interno e um grande desenvolvimento industrial. c) graves desentendimentos em relao s fronteiras com o Mxico, levando a uma nova guerra, na qual os Estados Unidos ganharam metade do territrio mexicano. d) o incentivo vinda de imigrantes e a definitiva ocupao do oeste, cujas fronteiras, em 1865, ainda estavam nas Montanhas Rochosas. e) o empobrecimento e a humilhao do Sul que, derrotado pelo Norte, foi alijado das esferas do poder federal e teve sua reconstruo impedida.

1801 A B C
33 29 38 36 30 34 1,7 1,4 1,4

1851 A B C
20 42 38 21 43 36 2,1 4,1 3,3

1901 A B C
6 48 39 9 46 45 1,5 7,9 7,2

(Fonte: P. Deane e W.A.Cole, Cambridge, 1967.) A pelo B gada C tor. Porcentagem da renda nacional gerada setor. Porcentagem da populao ativa empreno setor. Milhes de pessoas empregadas no se-

Os dados acima evidenciam: a) o colapso da agricultura inglesa ao longo do sculo XIX, devido manuteno de formas feudais de explorao da terra. b) o crescimento econmico do setor industrial, efeito direto da Revoluo Industrial das duas ltimas dcadas do sculo XVIII. c) o papel do capitalismo financeiro, que sustentara o setor de servios desde a Revoluo Gloriosa e que manteve sua estabilidade durante todo o sculo XIX. d) o relativo papel econmico da indstria, pois sua renda nunca superou o somatrio da renda gerada por todos os demais setores da economia. e) a manuteno dos nveis de renda do setor primrio, ao longo do sculo XIX, como resultado da poltica mercantilista do Estado ingls.

T.68 - No sculo XX, o auge do chamado


Estado de bem-estar social (Welfare State) na Europa tem estreita relao com a) a democracia e a globalizao da economia, a partir de 1989. b) o liberalismo e a crise da economia capitalista, entre 1918 e 1945. c) o socialismo e a planificao econmica, entre 1917 e 1989. d) a social-democracia e a expanso da economia capitalista, entre 1945 e 1973. e) o eurocomunismo e a crise da economia capitalista, a partir de 1973.

T.66 - Na segunda metade do sculo XIX, em face do avano do Ocidente na sia, a China T.69 - Ao contrrio da dcada de noventa
a) tornou-se, como a ndia, uma colnia, com a nica diferena de ser dominada por vrias potncias e no apenas pela Inglaterra. b) reagiu, como o Japo, realizando, ao mesmo tempo, um processo de restaurao imperial e de modernizao econmica. c) manteve, formalmente, seu estatuto de Imprio Celestial, mas ao preo de enormes perdas e concesses s potncias ocidentais. d) conseguiu fechar-se ao Ocidente graas Rebelio Taiping, depois de derrotada pela Inglaterra na Guerra do pio. e) resistiu vitoriosamente a todas as agresses do Ocidente at Pequim ser saqueada durante a Guerra dos Boxers. (marcada pelo refluxo das ideologias, pela hegemonia do neoliberalismo e do poder norte-americano), as dcadas de trinta e de sessenta foram marcadas por polarizaes e pela ativa simpatia internacional de progressistas e esquerdistas, em favor dos a) judeus, na Segunda Guerra mundial, e comunistas, na Guerra da Coria. b) armnios, na Primeira Guerra mundial, e maostas, na Revoluo Chinesa. c) republicanos, na Guerra Civil Espanhola, e vietcongues, na Guerra do Vietn. d) socialistas, na Repblica de Weimar, e guerrilheiros, na Revoluo Cubana. e) bolcheviques, na Revoluo Russa, e partisans, na Segunda Guerra Mundial.

14 T

15

T.70 - H controvrsias entre historiadores sobre o carter das duas grandes revolues do mundo contemporneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas a) fracassaram, uma vez que, depois de Napoleo, a Frana voltou ao feudalismo com os Bourbons e a Unio Sovitica, depois de Gorbatchev, ao capitalismo. b) geraram resultados diferentes das intenes revolucionrias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrrias a todo tipo de governo autoritrio. c) puseram em prtica os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolio das classes e do Estado. d) efetivaram mudanas profundas que resultaram na superao do capitalismo na Frana e do feudalismo na Rssia. e) foram marcos polticos e ideolgicos, inspirando, a primeira, as revolues at 1917, e a segunda, os movimentos socialistas at a dcada de 1970.

T.73 - Ocupaes dos vereadores de Salvador, Bahia, 1680-1729 Ocupao n Senhores de engenho 132 Lavradores de cana 33 Comerciantes proprietrios de 35 terra Profissionais proprietrios 8 de terra [setor aucareiro] Comerciantes 12 Profissionais 7 Pecuaristas e plantadores de 9 fumo No identificados 24 (S. B. Schwartz, Cia das Letras, % 50,8 12,7 13,5 3,1 4,6 2,7 3,4 9,2 1995)

O conjunto de dados da tabela acima mostra que um grupo exerceu o controle da Cmara Municipal de Salvador, ou seja, que um grupo governou a "vila" durante o perodo, haja vista a funo desta instituio na colnia. Trata-se do grupo formado pelos a) senhores de engenho e comerciantes. b) senhores de engenho e lavradores de cana. c) homens ligados s atividades econmicas urbanas. d) burgueses, pelos "no identificados" e por lavradores de cana. e) proprietrios de terra em geral.

T.71 - No que diz respeito combinao


entre capital, tecnologia e organizao, a lavoura aucareira implantada pelos portugueses no Brasil seguiu um modelo empregado anteriormente a) no Norte da frica e no Caribe. b) no Mediterrneo e nas ilhas africanas do Atlntico. c) no sul da Itlia e em So Domingos. d) em Chipre e em Cuba. e) na Pennsula Ibrica e nas colnias holandesas.

T.72 - Durante o perodo colonial, o Estado portugus deu suporte legal a guerras contra povos indgenas do Brasil, sob diversas alegaes; derivou da a guerra justa, que fundamentou:
a) o genocdio dos povos indgenas, que era, no fundo, a verdadeira inteno da Igreja, do Estado e dos colonizadores. b) a criao dos aldeamentos pelos jesutas em toda a colnia, protegendo os indgenas dos portugueses. c) o extermnio dos povos indgenas do serto quando, no sculo XVII, a lavoura aucareira a penetrou depois de ter ocupado todas as reas litorneas. d) a escravizao dos ndios, pois, desde a antigidade, reconhecia-se o direito de matar o prisioneiro de guerra, ou escraviz-lo. e) uma espcie de limpeza tnica, como se diz hoje em dia, para garantir o predomnio do homem branco na colnia.

T.74 - Houve um estremecimento nas relaes entre os Estados ingls e brasileiro, na primeira metade do sculo XIX, em conseqncia da forte presso que a Inglaterra exerceu sobre o Brasil a partir do reconhecimento da Independncia (1826). Tais presses decorreram
a) da anexao do Uruguai por D. Pedro e da sua transformao em Provncia Cisplatina, limitando o comrcio ingls no Prata. b) da oposio inglesa aos privilgios alfandegrios concedidos, desde 1819, aos produtos portugueses importados pelo Brasil. c) dos incentivos do governo brasileiro exportao de algodo, o que tornava este produto mais barato do que o produzido nas colnias britnicas. d) do incio da imigrao europia para o Brasil, fato que poderia levar industrializao e diminuio das importaes de produtos ingleses. e) da oposio do Estado ingls ao trfico negreiro que o governo brasileiro, depois de resistir, proibiu, em 1850.

15 T

16

T.75 - A Constituio Brasileira de 1824


colocou o Imperador testa de dois Poderes. Um deles lhe era delegado privativamente" e o designava "Chefe Supremo da Nao" para velar sobre "o equilbrio e harmonia dos demais Poderes Polticos; o outro Poder o designava simplesmente "Chefe" e era delegado aos Ministros de Estado. Estes Poderes eram respectivamente: a) b) c) d) e) Executivo Executivo Moderador Moderador Executivo e e e e e Judicirio Moderador Executivo Judicirio Legislativo.

T.78 - Os movimentos sociais de Canudos e


do Contestado a) atemorizaram os governos republicanos, sendo, por esta razo, aniquilados. b) advogaram idias monarquistas, exaltando a figura de D. Pedro II. c) propuseram a reforma agrria, tomando as fazendas dos ricos agricultores. d) receberam apoio da Igreja Catlica, em especial dos padres de localidades prximas. e) foram liderados por homens desvinculados das tradies locais.

T.76 - Na ltima dcada do sculo XIX, o


Brasil enfrentou uma srie de problemas crticos. Entre eles possvel citar: a) enorme dvida externa herdada do Imprio e aumento do dficit pblico. b) crise internacional que diminuiu a exportao da borracha e do algodo. c) contratao de um altssimo emprstimo com os banqueiros dos Estados Unidos. d) instabilidade social gerada por uma srie de greves operrias e movimentos no campo. e) alta inflao, ndices econmicos negativos e desemprego crescente.

T.79 - Com relao propriedade da terra


no Brasil, pode-se afirmar que a) a Lei de Terras de 1850 facilitou sua distribuio, tornando a propriedade acessvel aos mais pobres e aos imigrantes que chegaram posteriormente. b) a legislao brasileira no estabeleceu distines entre proprietrios e posseiros, sendo responsvel pelos atritos atuais entre os sem terra e os pequenos agricultores. c) os camponeses brasileiros, durante o sculo XX, no se organizaram, devendo o atual Movimento dos Sem Terra ser considerado o primeiro deles. d) o atual Movimento dos Sem Terra luta pela desapropriao dos latifndios improdutivos e pela distribuio das terras devolutas do Estado. e) a reforma agrria pode ser entendida como uma reivindicao dos ltimos 15 anos no Brasil, quando a questo da terra passou a preocupar o governo.

T.77 Com meu chapu de lado, tamanco arrastando Leno no pescoo, navalha no bolso Eu passo gingando, provoco e desafio Eu tenho orgulho de ser vadio. (Wilson Batista, 1933) Quem trabalha quem tem razo Eu digo e no tenho medo de errar o bonde de So Janurio leva mais um operrio sou eu que vou trabalhar. (Wilson Batista/Ataulfo Alves, 1940) Da comparao entre as letras desses sambas, depreende-se que: a) as mudanas visveis nos contedos dos sambas sugerem adeso ideologia do Estado Novo. b) as mudanas significativas de contedo decorrem da valorizao do trabalho industrial no Rio de Janeiro. c) as datas das composies correspondem ao mesmo perodo do governo de Vargas, indicando que as mudanas so mera coincidncia. d) as mudanas das letras no so significativas, j que ambas as composies tratam de problemas de gente pobre e humilde. e) as letras das msicas esto distantes dos interesses polticos do Estado Novo, que no se preocupava em fazer propaganda.

T.80 - A formao do Mercosul pode ser


associada a) coincidncia de interesses econmicos e polticos, existente desde o incio do sculo XIX entre os pases que dele fazem parte. b) idia de destino histrico solidrio, nascida no sculo XIX, a partir da identidade cultural de algumas naes da Amrica do Sul. c) deciso dos EUA de exercer efetivamente o controle econmico imperialista sobre os pases que o integram. d) coligao dos Estados brasileiro e argentino para exercer o domnio comercial no Cone Sul. e) necessidade dos pases que o integram de enfrentar a reordenao do comrcio internacional e a globalizao crescente.

16 T

Das könnte Ihnen auch gefallen