Sie sind auf Seite 1von 4

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia de Produo
1 Srie Matemtica Bsica
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORA: Rosani Gardin Faculdade Anhanguera de Jundia Faculdade Anhanguera de Indaiatuba

Engenharia de Produo 1 Srie Matemtica Bsica

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido a competncia descrita a seguir: Aplicar conhecimentos matemticos, cientficos, tecnolgicos e instrumentais engenharia.

PRIMEIRO DESAFIO
Este desafio poder ser resolvido em grupos de 2 ou 3 alunos. O estudo das funes est presente em muitas situaes-problema do nosso cotidiano. Neste desafio, a proposta elaborar a resoluo, em formato de texto explicativo, de duas situaes-problemas, descritas abaixo, utilizando os conceitos de funes. Situao-problema 1: O valor da conta de gua dado por uma tarifa fixa, mais uma parte que varia de acordo com o volume, em metros cbicos utilizados, caso exceda o volume considerado na tarifa fixa. O valor da tarifa fixa de R$ 13,00 e a cada metro cbico excedente acrescenta R$ 1,90 no valor da conta. Situao-problema 2: Se a temperatura do planeta continuar subindo no ritmo atual e os pases no tomarem medidas com a mesma velocidade para auxiliar o problema do aquecimento global, podero ocorrer vrias epidemias por microorganismos. Os modelos matemticos tm mostrado como as alteraes climticas podem aumentar a distribuio de doenas transmitidas por microorganismos. O nmero da populao de microorganismos pode ser representado matematicamente por uma equao exponencial. Considere a seguinte situao fictcia: em uma cultura de microorganismos, existem inicialmente 2.000 microorganismos presentes e estimativas mostram que, aumentando em 1 C a temperatura em relao a temperatura anterior, o nmero de microorganismos passa a ser trs vezes maior.

ETAPA 1
Aula-tema: Funo linear Essa etapa importante para que o aluno compreenda o conceito de funo usando a relao de dependncia entre duas grandezas e estabelea a relao entre elas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Faa a leitura do captulo 1 seo 1.1 do PLT e demonstre atravs da situaoproblema 1 o conceito de funo linear. Escreva a equao para o custo total de gua, em reais, de uma residncia em funo da quantidade de gua utilizada, em metros cbicos e interprete os resultados.

Rosani Gardin

Engenharia de Produo 1 Srie Matemtica Bsica

Passo 2 Demonstre que o coeficiente angular de uma funo linear y=f(t) pode ser calculado a partir de valores da funo em dois pontos, descrita no Passo 1. Passo 3 Utilizando o software Microsoft Excel, construa o grfico da funo referente a situao-problema 1 e identifique se a funo crescente ou decrescente. Dica: depois de construir o grfico (linha), clique duas vezes, com o boto esquerdo do mouse, no eixo X e abrir uma janela Formatar eixo, na aba Escala desmarque a opo eixo dos valores (Y) cruza entre as categorias, desta forma possvel obter a interseco com o eixo vertical, ou seja, o valor de y quando x=0. (a verso do Excel considerada na explicao da dica foi a 2003, a verso XP tambm igual; para outras verses necessrio localizar a forma de configurao).

ETAPA 2
Aula-tema: Funo Exponencial e Funo Logartmica Essa etapa importante para que o aluno compreenda e explique os fenmenos de diferentes naturezas, utilizando o conceito de funo exponencial e funo logartmica. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Faa a leitura do captulo 1 seo 1.2 do PLT e elabore um texto explicando a utilizao da funo exponencial. Passo 2 Considere a situao-problema 2 e obtenha a equao exponencial que relaciona o nmero de microorganismos em funo da temperatura. Passo 3 Utilizando o software Microsoft Excel, construa o grfico da funo referente cultura de microorganismos e identifique se h crescimento ou decaimento exponencial. Dica: depois de construir o grfico (linha), clique duas vezes, com o boto esquerdo do mouse, no eixo X e abrir uma janela Formatar eixo, na aba Escala desmarque a opo eixo dos valores (Y) cruza entre as categorias, desta forma possvel obter a interseco com o eixo vertical, ou seja, o valor de y quando x=0. (a verso do Excel considerada na explicao da dica foi a 2003, a verso XP tambm igual, para outras verses necessrio localizar a forma de configurao) Passo 4 Defina meia-vida e tempo de duplicao. D exemplos. Passo 5 Faa a leitura do captulo 1 seo 1.4 do PLT e elabore um texto explicando a utilizao dos logaritmos. Passo 6 Organize todo o material produzido no desafio 1, identificando as etapas e seus passos, faa uma capa com os nomes dos integrantes do grupo, RAs, disciplina, srie, ano, nome do(a) professor(a). A fonte deve ser do tipo Arial (ou Times New Roman ou Tahoma) e com tamanho igual a 12. Entregue o material a(o) professor(a).

Rosani Gardin

Engenharia de Produo 1 Srie Matemtica Bsica

SEGUNDO DESAFIO
Este desafio poder ser resolvido em grupos de 2 ou 3 alunos. A equipe produzir um texto explicativo, no mnimo 5 pginas, definindo o conceito de limites, explorando suas propriedades, continuidade de funes, limites no infinito e a utilizao de limites em outras reas.

ETAPA 1
Aula-tema: Limites Essa etapa importante para que o aluno defina limites e reconhea as suas propriedades. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Leia o captulo 1 seo 1.7 e o captulo 2 sees 2.1 e 2.2 do PLT, pesquise e elabore um texto explorando o conceito de limites, suas propriedades, continuidade de funes e limites no infinito.

ETAPA 2
Aula-tema: Limites Essa etapa importante para que o aluno reconhea a utilizao de limites em outras reas. Para realiz-la, importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 Pesquise o uso de limites em outras reas, como por exemplo, em Fsica para o clculo da velocidade instantnea, e elabore um texto. Passo 2 Organize todo o material produzido no desafio 2, identificando as etapas e seus passos, faa uma capa com os nome dos integrantes do grupo, Ra, disciplina, srie, ano, nome do(a) professor(a). A fonte deve ser do tipo Arial (ou Times New Roman ou Tahoma) e com tamanho igual a 12. Entregue a(o) professor(a).

Rosani Gardin

Das könnte Ihnen auch gefallen