Sie sind auf Seite 1von 4

Particionando o HD com o GParted

Neste tutorial voc aprender como particionar o seu HD, deixando-o pronto para instalar o Linux Mint em sua mquina.

Nota preliminar
Depois de observar alguns tpicos e pedidos de informao sobre problemas na instalao do Mint, o que evidencia a migrao de usurios windows para o GNU/Linux, percebi que muitos dos problemas apontados poderiam ser evitados com o particionamento correto do disco. Esse procedimento nada mais que a delimitao do espao do HD para que abrigue sistemas de arquivos diferentes, o que essencial para a instalao do Sistema Operacional. Para saber mais recomendvel a leitura das pginas:

Disco Rgido Parties

Conhecendo um pouco mais sobre HDs


Nos Computadores PCs o sistema mais utilizado o MBR - Master Boot Record (os Computadores Apple usam um sistema diferente, chamado GUID), que consiste na diviso dos discos do HD em setores delimitados pelo raio da circunferncia, de fora para dentro, sendo o setor mais externo reservado para a gravao das especificaes tcnicas do disco e para o gerenciador de arranque do sistema (gerenciadores de boot, como Grub, Lilo, Chameleon, Boot.ini).

Na figura acima possvel observar um HD desmontado, com o disco, o atuador e o brao do leitor de dados. Com o HD desligado, o brao do leitor fica do lado de fora do disco e durante o desligamento, esse brao movido do centro para fora (o que explica a necessidade de aguardar o desligamento com segurana). Como so vrios discos sobrepostos, o conjunto de setores dentro do mesmo raio de circunferncia nos discos entendido como um cilindro e pode ser delimitado em at quatro parties, chamadas primrias. Alm desses nmero possvel transformar uma partio primria em uma partio estendida, que pode ser dividia em parties lgicas, delimitadas por setores mapeados a partir da quantidade de bytes contados de fora para dentro, possibilitando uma diviso de at 255 parties. E da? Como as parties primrias so delimitadas pela circunferncia e as lgicas pelos setores de bytes mapeados no disco, a segurana das informaes nas parties primrias tende a ser mais confivel que nas parties lgicas, o que significa dizer que as lgicas devem ser evitadas quando possvel. Depois de entender essa diferena preciso planejar a instalao, considerando a inteno e a necessidade do usurio. Numa sesso live-CD teste o funcionamento do sistema no hardware escolhido e se decidir pela instalao do Mint considere: a) que o sistema sofre atualizaes e a cada atualizao existe a possibilidade de ter que reinstalar; b) se precisa ou no manter uma instalao Windows no PC c) se pretende instalar outra distribuio GNU/Linux para teste ou mesmo estudo.

Conhecendo o GParted
Feitas essas consideraes, faa o backup dos dados e informaes anteriores e inicie a instalao do sistema, fazendo o particionamento do HD. O aplicativo Gparted presente no Mint bastante intuitivo:

Na figura observamos um HD de 4GB dividido em uma nica partio no sistema de arquivos EXT3. Vale lembrar que desses 4GB, apenas 3,90GB podem ser usados e essa diferena decorre do fato de que arredondamos 1 byte para 10, quando na verdade so 8 bits. Assim, 1MB=1024B (multiplicando a capacidade do HD por 1000 e dividindo por 1024 o resultado a capacidade real). No canto superior direito da figura vemos a referncia do HD /dev/sdb, o que significa que esse o segundo HD do sistema (se fosse o primeiro seria /dev/sda). Essa referncia especialmente importante quando se tem outros sistemas instalados e preciso especificar o local onde o gerenciador de boot ser instalado. O Gparted um aplicativo muito eficiente e prtico, que permite analisar, redimensionar, criar e excluir parties do sistema, de forma que as alteraes no disco s sero aplicadas no momento em que o usurio clicar no boto apply e confirmar. Considerando as necessidades do usurio e a questo da limitao de quatro parties primrias importante ressaltar que: 1) O particionamento deve considerar o hardware da instalao. Se desktop, a partio swap no necessria e pode ser deixada com algo como 256MB ou substituda por um arquivo swap criado posteriormente (o que economiza uma partio primria, que pode ser usada se a inteno for instalar outros sistemas). Se notebook, recomenda-se algo prximo de 2GB, pois o sistema usa o swap no modo hibernao; 2) uma tima ideia criar uma partio separada para /home. Isso facilita a atualizao futura do sistema de amplia a segurana, no caso de defeito no hardware. Para tanto, deve-se considerar a capacidade do HD. Sistemas operacionais como Windows XP rodam bem em parties com at 20GB, o que para o Seven pouco. J o Mint at roda com menos de 15GB, mas esse valor pequeno para realizar operaes de converso de vdeo; 3) O Windows XP at o SP2 possui a limitao de permitir que sua instalao seja feita apenas na primeira partio do primeiro HD. A partir do SP3 existe uma flexibilidade para isso, mas para evitar erros futuros altamente recomendvel que numa instalao dual-boot com XP, Vista ou Seven o Windows seja instalado na primeira partio do primeiro HD; O vdeo apresenta um tutorial em portugus sobre o particionamento do disco, o que ajuda muito na hora de colocar a mo na massa. * Primeira parte do vdeo * Segunda parte do vdeo

Utilizando o GParted
Particularmente, considerando um HD de 500GB (488GB reais) sugiro: Instalao em notebook s com Mint - parties primrias: /dev/sda1 = 50GB = EXT4 = ponto de montagem / /dev/sda2 = 2GB = swap /dev/sda3 = 436GB = EXT4 = ponto de montagem /home Instalao em notebook com dual-boot com Windows - parties primrias /dev/sda1 = 100GB = NTFS = Windows

/dev/sda2 = 2GB = swap /dev/sda3 = 50GB = EXT4 = ponto de montagem / /dev/sda4 = 336GB = EXT4 = ponto de montagem /home Instalao em notebook com multi-boot - parties primrias /dev/sda1 = 100GB = NTFS = Windows /dev/sda2 = 2GB = swap /dev/sda3 =193GB = EXT4 = Mint - ponto de montagem / /dev/sda4 = 193GB = EXT4 = Ubuntu, Fedora, OpenSUSE, debian - ponto de mongatem / A rea de troca swap pode ser compartilhada por diferentes distribuies GNU/Linux e teoricamente tem uma eficincia maior se estiver localizada na regio do meio para a extremidade do disco, pela maior velocidade angular. Por isso, /dev/sda2 uma boa opo (Em alguns tutoriais o swap colocado em /dev/sda1, mas para o Windows isso poderia se um problema). Alm da rea de troca swap, a partio reservada para /home tambm pode ser compartilhada por diferentes instalaes GNU/Linux, desde que se tenha o cuidado de usar nomes de usurio diferentes em cada instalao, pois na pasta de usurio so gravadas as configuraes de aplicativos em pastas ocultas e isso traria uma confuso muito grande, j que as configuraes apresentam diferenas entre distribuies e at mesmo entre verses da mesma distribuio. Outra ideia vivel, para quem usa a instalao em dual-boot com Windows, particionar a /home com o sistema de arquivos NTFS. Com isso, a pessoa ter uma partio que pode ser acessada pelo Windows e usada para backup, enquanto que para o sistema no faz diferena se a /home est formatada como EXT2, EXT3, EXT4 ou NTFS. Nesse caso, ficaria assim: Instalao em notebook s com duas distribuies GNU/Linux em mesma /home - parties primrias: /dev/sda1 = 50GB = EXT4 = ponto de montagem / do Mint /dev/sda2 = 2GB = swap /dev/sda3 = 50GB = EXT4 = ponto de montagem / do Ubuntu /dev/sda3 =386GB = EXT4 = ponto de montagem /home Instalao em notebook com dual-boot com windows - parties primrias /dev/sda1 = 100GB = NTFS = Windows /dev/sda2 = 2GB = swap /dev/sda3 = 50GB = EXT4 = ponto de montagem / /dev/sda4 = 336GB = NTFS = ponto de montagem /home Lembrando que essa dica uma orientao bsica. Maiores informaes sobre a instalao do sistema podem ser obtidas nas "Referncias" desse tutorial, abaixo:

Referncias

Particionando com o GParted Particionamento de HDs

Das könnte Ihnen auch gefallen