Sie sind auf Seite 1von 2

Direito de famlia Unidade V - Eficcia do Casamento - Art.

1565 a 1570

12/03/13

A eficcia do casamento se d com a fidelidade, com o cumprimento das obrigaes patrimoniais, assistncia aos filhos, diviso do poder familiar, o direito dos consortes trocarem entre si os nomes das famlias, planejamento familiar e etc. At a cf de 88 as mulheres acresciam o sobrenome do marido. Hoje em dia os maridos tambm podem acrescer o nome da esposa.

Unidade VI - Dissoluo da sociedade conjugal - Art. 1571 a 1582 - Morte; - Anulao ou Nulidade; - Divrcio -> Emenda Constitucional num. 66, de 13/07/2010 - Pode ser promovido a qualquer momento, no precisa esperar tempo algum. Hoje em dia pode casar e divorciar quantas vezes quiser. Na igreja s pode casar uma vez. O casamento que vale o civil. Se por ventura as partes no quiserem promover o divorcio por contas sociais ou religiosas vai ficar a critrio do magistrado. A jurisprudncia opina pelo divrcio. Obs: Lei num. 11441, de 04/01/2007 - As pessoas depois de separadas desde que no tivessem incapazes podiam promover o divrcio. Hoje em dia podem ser realizados no cartrio. No podem existir filhos ou herdeiros menores ou incapazes pq seno devero ser por via judicial. 6.1 - Da proteo da pessoa dos filhos - Art. 1583 a 1590 Dissolvida a unio matrimonial ou de convivncia ser observado o acordo sobre a guarda dos filhos. Podem acontecer de a guarda no ficar com nenhum dos cnjuges, e ficar com os avs. Unidade VII - Relao de parentesco. Parentalidade Consangunea. -> Reta -> Colateral Joao pai solteiro de Olavo Lucia teve Maria que e me de Tho Joao e Lcia tiveram Pedro e Lcia Silvia teve Julia A relao de Julia e teu e de primos parente consanguneo colateral de quarto grau Irmos so sempre colaterais de segundo grau Maria e Olavo so parentes por afinidades

Homens ou mulheres que no podem gerar filhos. Atravs da inseminao podem ter filhos 7.1 - Reproduo Assistida a) Inseminao artificial -> Homloga - quando os gametas (vulos e esperma) so do casal. -> Heterloga - se um dos casais infrtil, vai ao banco de dados e paga os gametas de um doador annimo, desde que haja condio de reproduo sine qua non, deve ter o consentimento expresso para que a inseminao se realize. b) Fecundao in Vitro - Bebe de proveta e) Mes de substituio - Emprstimo do tero graciosamente, entre parentes at o 2 grau; para os demais casos ter que existir a aprovao do Conselho Federal de Medicina. O cdigo no prev. Se no tiver parentes mas tem o desejo de ter filhos deve ter a autorizao do conselho nacional de medicina para liberar um amigo para fazer a fecundao. d) Reproduo Post Morter -> Foge a presuno do art. 1597, da concepo na constncia do casamento. A criana no participa da diviso da herana, da sucesso. 7.2 - Reconhecimento dos filhos. - Filiao Matrimonial; Dentro da constncia do matrimonio. - Negatria de paternidade; - Relao extramatrimonial - Filhos de unio estvel- Naturais e os esprios - filhos daquele que no podem casar. Ex: sogro e nora, filho e pai, tio e sobrinha, etc.; - Declaratria de paternidade -> Judicial Testamento Reconhecimento voluntrio - chega ao cartrio e reconhece o filho. Pode existir declaratria de maternidade? Pode! Ex: filhos trocados na maternidade. - Investigao de Paternidade -> Imprescritvel. E promovido pelos filhos.

Das könnte Ihnen auch gefallen