Sie sind auf Seite 1von 9

RESUMO

O presente trabalho dissertativo se constitui num exerccio acadmico que tem como objetivo a pesquisa sobre o Sistema de Transportes Pblico de Passageiros das zonas norte e leste da cidade de Manaus,mais especificamente no que se refere a questo das zonas norte e leste linha de nibus 640 voltados para a circulao do modal nibus, cuja anlise inicia a partir da perspectiva das Polticas de transportes coletivo urbano. A crise urbana, desordenada desde o crescimento da cidade de Manaus,em particular nas zonas norte e leste, causada por trs principais fenmenos complementares, o crescimento demogrfico devido o aumento da migrao inter-regional, o primeiro associado ao xodo rural a falta de apoio de polticas agrrias ao homem do campo,o segundo originado da ausncia de polticas de sade com relao ao controle de natalidade para com famlias de baixa renda,e finalmente o terceiro a falta de um investimento na infraestrutura do transporte coletivo o qual ser de sumo importncia pois a cidade ser uma das sedes da copa do mundo em 2014.A relao de consumo do espao de circulao entre um modal e outro, a queda na demanda do sistema coletivo e a tendncia para o aumento do transporte particular e as conseqente causas da poluio do ar e sonora, pela degradao do espao construdo, pelos acidentes de trnsito, so considerados aqui como desafios a serem superados por prtica e aes de gesto urbana atravs de intervenes no meio fsico virio que visem mitigar impactos ambientais. A adoo de instrumentos de planejamento pela poltica municipal e empresas privadas que devem intermediar padres de equidade, mobilidade e acessibilidade na produo do espao urbano passam aqui, a serem avaliados como elementos de uma poltica ambiental na medida em que contribui, entre outros, para criar as condies de um programa maior de DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL.

Transporte pblico ou transporte coletivo designa um meio de transporte no qual os passageiros no so proprietrios deles, e so servidos por terceiros. Os servios de transporte pblico podem ser fornecidos tanto por empresas pblicas como privadas.

Transporte pblico urbano

Um bonde da companhia de transporte pblico de Toronto, Canad. Os transportes pblicos numa cidade providenciam o deslocamento de pessoas de um ponto a outro na rea dessa cidade. A grande maioria das reas urbanas de mdio e grande porte possuem algum tipo de transporte pblico urbano. O seu fornecimento adequado, em pases como Portugal e Brasil, , geralmente, de responsabilidade municipal, embora o municpio possa conceder licenas, s vezes acompanhadas de subsdios, a companhias particulares. O transporte pblico urbano parte essencial de uma cidade. Diminui a poluio, uma vez que menos carros so utilizados para a locomoo de pessoas, alm de permitir o deslocamento de pessoas que, no possuindo meios de adquirir um carro, precisam percorrer longas distncias para o local de trabalho

[editar] Histria
Em 1662, com uma licena do rei Luis XIV para explorar cinco rotas com carruagens, Blaise Pascal definiu os primeiros conceitos que iriam nortear o servio de transporte pblico coletivo. Na sua empreitada, o servio deveria cumprir os seguintes critrios:

Os carros iriam seguir o mesmo trajeto de um ponto a outro; As sadas obedeceriam horrios regulares, mesmo sem passageiros; cada ocupante iria pagar apenas por seu lugar, independentemente de quanto lugares ocupados nos carros; A rota ao redor de Paris seria dividida em cinco setores, a tarifa de cinco centavos permitiria cruzar apenas para mais um setor. Alm disso, deveria ser paga uma nova tarifa. No seria aceito ouro como pagamento, a fim de evitar atrasos.

O servio perdurou por quinze anos aps a morte de Pascal. Naquele mesmo ano, porm, restries do Parlamento para que fosse usado apenas por pessoas "de condies" e o aumento da tarifa para seis centavos gradualmente foram tirando a popularidade do negcio, at que ele ser extinto, em 1677[1]. Apenas 150 anos depois, em 1826, com a criao do nibus por Stanislas Baudry, na tambm francesa Nantes que o conceito de transporte pblico seria retomado, e ainda seguindo os mesmos critrios definidos por Pascal, que a propsito ainda hoje esto presentes no transporte pblico moderno.

Em 1828, prprio Baudry fundou em Paris a Entreprise Gnrale des Omnibus, para explorar o servio de transporte coletivo na capital francesa. Logo em seguida, seu filho iniciaria empreendimentos similares em Lyon e Bordus[2]. Abraham Brower[3] havia estabelecido em 1827 a primeira linha de transporte pblico em Nova Iorque. Em 1829 a novidade chegaria a Londres pelas mos de George Shillibeer e, a partir da alcanaria rapidamente as principais cidades da Amrica, Europa e demais partes do mundo.

Fila de nibus escolares em Belo Horizonte para servir uma escola municipal. O nibus foi a primeira modalidade a servir o transporte pblico. Inicialmente tracionado por cavalos (conhecido em Portugal por americanos, evoluiu popularizando os sistemas de bondes, ao incorporar trilhos e, posteriormente, substituindo a trao animal por eletricidade. Em 1863, a inaugurao da primeira linha de metr, em Londres, viria estabelecer novos paradigmas de qualidade no transporte pblico. O metr de Londres era uma adaptao urbana da j conhecida ferrovia. Porm, segregando-se o sistema em vias exclusivas, subterrneas, o metr alcanava indita eficincia em velocidade e volume de passageiros transportados, liberando a superfcie para o transporte individual ou para os pedestres. Aps Londres, Paris inauguraria seu Mtropolitain em 1900. Nova Iorque teria oficialmente sua primeira linha subterrnea de metr em 1904, embora j contasse com linhas elevadas urbanas trs dcadas antes disso[3]. Em Portugal o Metropolitano de Lisboa foi inaugurado no dia 29 de dezembro de 1959. No Brasil a primeira linha subterrnea foi inaugurada em 1974, dando incio ao Metr de So Paulo. Com a popularizao do automvel no incio do sculo XX, o nibus retornaria pauta como alternativa de transporte pblico. Inicialmente, os nibus eram baseados na estrutura de caminhes, com uma carroceria adaptada para o transporte de passageiros. Posteriormente, o nibus foi adquirindo personalidade, ganhando sofisticao tecnolgica e conquistando seu espao prprio no mundo dos transportes.

Atualmente o nibus a modalidade predominante de transporte coletivo em virtualmente todas as cidades brasileiras, mesmo naquelas dotadas de sistemas metrovirios. Devido ao alto custo de implantao do transporte sobre trilhos e burocracia da gesto pblica, esse quadro no dever mudar a curto prazo.

[editar] Modalidades
[editar] nibus ou Autocarro
Ver artigo principal: nibus

nibus em Kyoto, Japo. Os nibus (autocarro em Portugal) so prticos e eficientes em rotas de curta e mdia distncia, sendo frequentemente o meio de transporte mais utilizado no transporte pblico, por constituir uma opo econmica. A maior vantagem do nibus sua flexibilidade. As companhias de transporte procuram estabelecer uma rota baseada num nmero aproximado de passageiros na rea a ser tomada. Uma vez estabelecida a rota, so construdos os pontos de nibus (paragem de autocarro, em Portugal) ao longo dessa rota. Porm, dada a sua baixa capacidade de passageiros, nibus no so eficientes em rotas de maior uso. nibus, em rotas altamente usadas, causam muita poluio, devido ao maior nmero de nibus necessrios para o transporte eficiente de passageiros nesta dada rota. Neste caso, considerada a substituio da linha de nibus por outra linha usando bondes ou mesmo um metr. Para aumentar a capacidade do sistema muitas cidades esto aderindo a construo de vias exclusivas para nibus, sistema conhecido como Veculo Leve Sobre Pneus (VLP), que foi primeiramente implantado na cidade brasileira de Curitiba. Na ltima dcada o VLP foi construdo em outras cidades do mundo como So Paulo(Expresso Tiradentes), a capital chilena Santiago (Transantiago) e cidades americanas como Los Angeles e Las Vegas.

[editar] Elctrico
Ver artigo principal: Bonde

Uma parada de bonde (paragem de elctrico em Portugal) em Cairo, Egito. Os bondinhos (elctrico em Portugal) so veculos que se movimentam sobre trilhos construdos no solo, e so alimentados por eletricidade, via cabos de eletricidade instalados ao longo da rota. Podem transportar mais passageiros do que um nibus noarticulado e no poluem diretamente o meio ambiente. Porm, devido impossibilidade de locomoo lateral, podem causar problemas de trnsito em ruas cujo trfego pesado, especialmente porque a linha de bonde instalada geralmente no centro da rua. Quando o deslocamento de passageiros feito numa via pblica comum, sempre que o bonde para nas suas paradas (paragens, em Portugal) semelhantes s de nibus (ao invs de uma estao parte), todos os veculos que o seguem so forados a parar, at que o deslocamento de passageiros dentro e fora do bonde tenha terminado. Para a resoluo deste problema, a construo de uma via pblica exclusiva para bondes pode ser considerada. Os bondes so, alm disso, mais caros de se manter, por causa da constante manuteno necessria das linhas de eletricidade que alimentam o bonde. Atualmente, poucas cidades, como Toronto e San Francisco, usam bondes em larga escala para o transporte eficiente de passageiros. Linhas de bonde de diversas cidades atuam como atraes tursticas, como San Francisco, Lisboa, Porto, Rio de Janeiro, Campos do Jordo e Santos.

[editar] Metr
Ver artigo principal: Metr

Vista do metr de Montreal.

O metr (metro ou metropolitano em Portugal) utilizado quando os nibus ou bondes no atendem de modo eficiente a demanda de transporte de passageiros em certas rotas da cidade. Isto acontece quando os passageiros precisam percorrer longas distncias ou se as rotas de nibus/bondes ficam frequentemente congestionadas. O metr alimentado por eletricidade, e totalmente separado de espaos de acesso pblico, como ruas, estradas, ferrovias, parques e outros. O metr pode rodar em tneis abaixo do solo, em terra (quase sempre separada de outras reas atravs de cercas) ou no ar, suspensas atravs de pilares. Os passageiros embarcam em estaes construdas ao longo da linha de metr. O metr um meio de transporte que no implica grandes custos a nvel ecolgico/ambiental, sendo ideal para o transporte em massa de passageiros. Porm, sua manuteno muito cara, e s economicamente vivel em rotas de alta densidade. Alm disso, ao contrrio dos nibus, as rotas de metr precisam de ser cuidadosamente planejadas.

Estao de trem em Valby, Dinamarca.

[editar] Trem
Ver artigo principal: Trem O trem (comboio, em Portugal) um tipo de transporte pblico inter-urbano, mais usado para o transporte de passageiros em massa, cobrindo uma rota entre dois pontos bem afastados, sendo, geralmente, de responsabilidade nacional. s vezes so de responsabilidade regional, quando so usadas como meio de transporte de passageiros numa grande cidade, ou entre diferentes cidades localizadas prximas uma da outra. Geralmente, aos passageiros usando trens inter-urbanos no concedido o direito de transferimento para outros meios de transporte pblico de uma dada cidade sem antes pagar taxa integral para o uso de tal transporte.

[editar] Balsa

Balsa Ghisallo, em Varenna, Lago di Como, Itlia. Ver artigo principal: Balsa As balsas (tambm conhecidas como ferrys) cobrem certos trechos entre dois pontos separados por um corpo de gua, que no possuem acesso entre si por meio de pontes e/ou tneis, ou quando tais conexes esto muito afastadas de certas rotas de interesse pblico. No Brasil, por exemplo, so largamente usadas entre Santos e Guaruj. Em Portugal conhecida a ligao feita por "Cacilheiros" e Catamars entre Almada, Trafaria, Barreiro e Lisboa a cargo da Transtejo.

[editar] Outros tipos de transporte pblico


Avio: usado por pessoas que precisam deslocar-se por longas distncias ou para uma regio isolada. Elevador: Facilitam bastante o movimento vertical de pessoas em prdios e torres. Escada rolantes e esteira rolantes: deslocam pessoas em uma curtas distncias. Helicptero: usados por pessoas que no se arriscam no trnsito da cidade. Comum em Nova Iorque e em So Paulo. nibus escolar: usado para locomoo de estudantes, de suas casas para suas escolas. nibus inter-urbano: usado para locomoo de pessoas entre duas diferentes cidades. Txi: usado por pessoas que preferem conforto e agilidade, ou quando outro transporte pblico numa dada regio inexistente.

Fonte da pesquisa http://www.vivacidade.com.br/cidade_textos_interno.php?id_cidade=4 21 24.11.2006. Artigo: Transporte Urbano - Vale a pena deixar de usar o carro?
(*) Robson Paulo de Lima

Dia desses vi um painel num ponto de nibus da Av. General Carneiro com uma frase mais ou menos assim: "Use o transporte coletivo, pois um nibus equivale ao espao de 50 carros nas ruas". A publicidade interessante do ponto de vista da conscientizao de quanto os carros ocupam

espaos em nossas vias e, de certa forma, poluem tanto no aspecto ambiental como no sonoro, porm, fui fazer na prtica o que informava o painel e constatei alguns problemas que passo a relatar: Sada: Bairro Ouro Fino Destino: Bairro Campolim J achei caro, pois um carro bi-combustvel popular faz 15 km com um nico litro de lcool. Faamos um rpido clculo: se o preo do litro de lcool de R$ 1,09, ento, possvel percorrer 45 km de carro, gastando R$ 3,27, o que daria para fazer duas vezes ida-volta o caminho entre os dois bairros e, se para isto utilizarmos a Rod. Raposo Tavares, fazemos o trajeto entre os bairros em 15 minutos e ainda temos a vantagen do conforto do carro. Com o nibus precisei sair 45 minutos mais cedo de minha casa. Usei os nibus das linhas Ouro FinoTerminal Santo Antnio e Terminal So Paulo-Campolim. Ambos j estavam lotados e todo o percurso foi feito em p num calor comparado a uma sauna, o que bem comum em Sorocaba nesta poca do ano. Diante dessas condies, por mais esforo que faamos, impossvel adotar como prtica o que foi lido naquela placa de publicidade. Portanto, o objetivo desta descrio fazer uma crtica e propor polticas mais eficientes para o nosso transporte coletivo. Sabendo que o nosso prefeito visitou recentemente Bogot, na Colmbia, cidade modelo no sistema de transporte coletivo, proponho idias que podem ajudar numa futura reestruturao do nosso transporte: 1 - nibus mais modernos como aqueles com suspenso a ar, poltronas coloridas confortveis e corredor espaoso. Estes, foram implantados h algum tempo atrs, mas, infelizmente, aos poucos esto desaparecendo dos terminais. 2 - Criar linhas expressas que vo dos bairros ao centro sem parar nas Avenidas Perimetrais. Exemplo: um nibus Expresso que vem do Bairro Ouro Fino e passa pela Avenida General Carneiro no mais pararia nos pontos dessa via. Em detrimento disso, poderiam ser colocados nibus Perimetrais que fariam a circulao apenas nessas vias, indo at o centro. 3 - Criar mini-terminais nas regies que se ligariam entre si atravs de micro-nibus. Exemplo: num mini-terminal instalado no Bairro Jlio de Mesquita, haveriam linhas de transporte aos outros miniterminais na Zona Industrial, no Campolim, na Vila Santana, na Vila Hortnsia e assim por diante. Esses mini-terminais fariam uma malha de conexo entre eles, evitando que os nibus precisassem adentrar as regies centrais da cidade. 4 - Utilizar as linhas frreas j existentes para o uso do trem urbano, permitindo a conexo das regies Leste e Oeste atravs de trem de passageiros. 5 - Limitar a quantidade de passageiros que ficam em p, disponibilizando mais veculos para os usurios nos horrios de pico. 6 - Permitir que, atravs de cartes, o usurio possa sair de um nibus e pegar outro sem a necessidade de ir aos terminais. Exemplo: um usurio que vem do Campolim e vai para o Bairro Ouro Fino, poderia desembarcar do nibus Campolim na Avenida Moreira Csar, caminhar alguns metros e pegar o nibus Ouro Fino na Praa 9 de Julho. 7 - Colocar para circular na cidade mais nibus a gs, mas com o objetivo de serem utilizados para abaixar o preo das tarifas ou para suprir a demanda por nibus nas linhas mais deficitrias e no para atender aos sindicatos sejam patronais ou de empregados. (*) Robson Paulo de Lima contabilista - 24.11.2006 http://www.webtranspo.com.br/artigos-e-entrevistas/12186-artigo-transporte-coletivo-e-sustentavel O uso do transporte coletivo pode ser considerado como uma forma de inibir gastos excessivos das corporaes. Os empresrios que optam pela contratao do fretamento, e colocam 44 colaboradores dentro de um nibus, retiram automaticamente 20 carros de circulao. O que faz o fluxo de trnsito diminuir nas ruas. Isso surte um efeito em cascata, pois quando uma empresa realiza as entregas de seus

produtos, devido ao trnsito, ela acaba gastando mais combustvel. Com a fluidez do trnsito suas entregas sero mais rpidas, o custo do frete diminui, o seu funcionrio ter mais conforto e a empresa contribuir para o meio ambiente. So anlises minuciosas que traduzem at que ponto estas empresas so sustentveis. Se de um lado, desenvolve com excelncia as suas atividades sociais com o replantio de rvores e com o reuso de gua. Do outro, est o seu colaborador indo para o trabalho com um carro de motor 1.0 e com combustvel custeado por ela mesma. E esta empresa ter que plantar cerca de 12 rvores, por ano, para compensar o estrago que seu colaborador fez ao meio ambiente.

Das könnte Ihnen auch gefallen