Sie sind auf Seite 1von 3

Um assunto que tem sido muito discutido nos ltimos tempos o aquecimento global, evento causador das mudanas

s climticas que vem ocorrendo na Terra. O principal fator responsvel por sua ocorrncia o efeito estufa. O efeito estufa gerado atravs do acmulo de gases poluentes na atmosfera, entre eles dixido de carbono, metano, xido nitroso e monxido de carbono, os quais so liberados no ar atravs da queima de combustveis fsseis, como a gasolina e o diesel, queima de florestas, emisso de gs carbnico pelas fbricas e a criao em massa de bovinos, os quais produzem e eliminam gs metano em suas fezes, outro fator que tambm responsvel pela liberao intensa de gs metano a maior produo de lixo e esgotos.

Na verdade o efeito estufa um fenmeno natural em que uma parte da radiao solar que chega a Terra acaba sendo refletida pelas nuvens e pela superfcie terrestre enquanto outra absorvida. Dessa energia absorvida, uma parte irradiada na forma de calor para a atmosfera, isso acontece, pois as nuvens e certos gases atmosfricos, como o vapor de gua, dixido de carbono, metano e dixido de nitrognio reirradiam esse calor de volta para a superfcie terrestre, aquecendo-a. Esse fenmeno muito importante, pois atravs dele a temperatura do planeta se mantm compatvel com os seres vivos que nele habitam. O problema acontece quando esse efeito se intensifica, aumentando a temperatura alm do normal. Ns vemos todos os dias as consequncias que a intensificao do efeito estufa, como o aumento do nvel dos oceanos, que ocorre devido ao derretimento das calotas polares, fazendo o volume das guas aumentarem, podendo, futuramente causar a submerso de muitas cidades litorneas, vemos isso direto com o aumento dos casos de tsunamis. Outra consequncia o crescimento e surgimento de desertos, pois com o aumento da temperatura muitas espcies de animais e vegetais que no so adaptados a essa mudana acabam morrendo, causando o desequilbrio de

vrios ecossistemas, outro fator o desmatamento descontrolado de florestas que tambm contribui para isso, especialmente de pases tropicais como o Brasil e alguns pases africanos. Tambm tem ocorrido o aumento de furaces, tufes e ciclones, pois o aumento da temperatura faz com que as guas dos oceanos se evaporem mais rapidamente, contribuindo para a intensificao desses tipos de catstrofes climticas. As ondas de calor esto ficando cada vez mais intensas, ocorrendo em lugares onde a temperatura mais amena, como a Europa, a qual tem sido castigada por ondas de calor de at 40 graus centgrados, essa mudana abrupta pode provocar a morte de idosos e crianas que so mais vulnerveis a essas mudanas. Para diminuir a ao do efeito estufa, no ano de 2005 entrou em vigor o Protocolo de Kyoto, que visa a reduo de poluentes. Dessa forma os pases teriam que colaborar para que o objetivo de diminuir a temperatura global fosse alcanado. Porm na poca os Estados Unidos, pas responsvel pela maior emisso de gases poluentes no mundo, no aceitou o acordo, pois prejudicaria seu desenvolvimento industrial. Mais tarde em 2007 foi realizada uma Conferncia da ONU sobre Mudana Climtica em Bali, na Indonsia. Felizmente teve um resultado positivo, pois aps 11 dias de debates e negociaes os Estados Unidos concordaram com a posio defendida pelos pases mais pobres, e foi feito entre os 190 pases participantes, um cronograma de negociaes e acordos para troca de informaes sobre as mudanas climticas. O Protocolo de Kyoto que vence neste ano de 2012, ser substitudo atravs dos dados obtidos. Porm no ano de 2009, uma nova conferncia foi realizada, sendo a 15 Conferncia das Naes Unidas sobre Mudana do Clima, na cidade Copenhague, na Dinamarca, no teve muito xito, pois ocorreram divergncias de interesses entre os pases ricos, principalmente Estados Unidos e Unio Europeia e os que esto em desenvolvimento, como o Brasil, ndia, China e frica do Sul. Mesmo assim h pouco tempo foi elaborado um documento, sem valor jurdico, o qual visa a reduo dos gases causadores do efeito estufa em at 80% at o ano de 2050. Tambm houve a inteno de liberar 100 bilhes de dlares para investir em meio ambiente at 2020. Sendo assim os pases participantes devero realizar medies desses gases a cada dois anos, emitindo relatrios para a comunidade internacional. No entanto no devemos deixar o futuro do planeta somente nas mos de nossos lderes, pois a responsabilidade de cada um.

Assim ns tambm podemos adotar medidas para evitar a poluio na atmosfera. Entre essas medidas, esto a diminuio do uso de combustveis fsseis, como gasolina, diesel ou querosene, adotando veculos menos poluentes, regular o carro para diminuir a emisso desses gases, evitar us-lo todos os dias, se voc trabalha perto, prefira ir de bicicleta, ou de nibus, ou no usar o carro para tudo que for fazer, assim diminuindo seu uso, isso no s contribuir para evitar a emisso de gases poluentes como a diminuio do trnsito tambm. Outra medida colaborar com os sistemas de coleta seletiva e reciclagem do lixo, separando o lixo e entregando materiais reciclveis a lugares especializados, assim alm de evitar o intenso acmulo de lixo tambm ajudar a diminuir o uso de matria prima para fazer determinado produto, assim contribuindo para uma menor explorao da natureza. Controlar o uso da gua tambm muito importante, tomando banhos mais rpidos, lavando o carro uma vez por ms ao invs de uma vez por semana, utilizando baldes e no mangueiras, o mesmo vale para lavar caladas e quintais, fechar a torneira ao escovar os dentes, lavar as mos e ensaboar a loua.

A energia eltrica tambm deve ser utilizada com sabedoria, utilizando-a somente quando necessrio, aproveitando a iluminao natural, assim evitar o aumento na construo de hidreltricas que como consequncia desmatam florestas e mudam o curso natural de rios. Se cada um fizer a sua parte, no teremos que nos preocupar com o futuro do planeta, pois a melhor forma de consertar os erros do passado nos esforarmos para poder proporcionar um mundo melhor para as futuras geraes

A destruio dessa camada causada por diversos produtos qumicos, especialmente o CFC (clorofluorcarbono), um gs usado sobretudo em equipamentos de refrigerao, aerossis e espumas plsticas. A decomposio fotoqumica do Cl2F2C libera o tomo de cloro, que reage com o O3, resumidamente, assim: Cl + O3 -> ClO + O2 ClO + [O] -> O2 + Cl Voc notou que, na segunda reao, o tomo de Cl est novamente livre para continuar a agir como um "serial killer" de molculas de O3?

Das könnte Ihnen auch gefallen