Sie sind auf Seite 1von 2

Respirao Respirao definio:

A respirao o processo fisiolgico pelo qual os organismos vivos realizam trocas gasosas (oxignio e gs carbnico) com o meio ambiente onde vivem, atravs de rgos e estruturas tegumentares adaptadas a essa funo.

Respirao celular o processo de converso das ligaes qumicas de molculas ricas em energia que podero ser usadas nos processos vitais. Ela pode ser de dois tipos, respirao anaerbia (sem utilizao de oxignio) e respirao aerbia (com utilizao de oxignio). A respirao celular o processo de obteno de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respirao, ocorre a libertao de dixido de carbono e energia e o consumo de oxignio e glicose, ou outra substncia orgnica. A organela responsvel por essa respirao a mitocondria e o cloroplasto. Do ponto de vista da fisiologia, o processo pelo qual um organismo vivo troca oxignio e dixido de carbono com o seu meio ambiente chamado de ventilao, respirao ocorre apenas na clula, operao executada pela mitocondria. Do ponto de vista da bioqumica, respirao celular o processo de converso das ligaes qumicas de molculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais. A respirao celular processa-se nas seguintes etapas: Gliclise Ciclo de Krebs Cadeia respiratria Fosforilao oxidativa

O processo bsico da respirao celular a quebra da glicose ou Gliclise, que se pode expressar pela seguinte equao qumica: C6H12O6 + 6O2 6CO2 + 6H2O + energia

Respirao dos invertebrados: cutnea direta e indireta. Esponjas, cnidrios, platelmintos e nematdeos possuem boa superfcie relativa, permitindo tanto a absoro eficiente de oxignio do ambiente, que se difunde por todas as clulas do corpo do animal, quanto a eliminao do gs carbnico que vem das clulas. Nesses animais, no h sistema respiratrio e a respirao cutnea direta.
A respirao cutnea ocorre em animais que no apresentam estruturas especializadas para a realizao de trocas gasosas. (a respirao pulmonar pode representar 70% e a respirao cutnea pode chegar a contribuir com 30% do total). Nesse estgio evolutivo, estas se realizam por difuso realizada pelas clulas superficiais (pele). Esse tipo de respirao ocorre emprotistas, porferos, cnidrios, platelmintos, asquelmintos, aneldeos e cefalocordados.

Ocorre tambm, no como nica forma de trocas gasosas, em aneldeos poliquetas, moluscos e at mesmo em anfbios. Os anfbios s podem realizar a respirao cutnea quando esto dentro ou em contato com a gua. A pele dos anfbios muito fina e est tambm responsvel por "pegar" a gua para eles, pois os anfbios no tem como a obter por meio da boca. A respirao cutnea basicamente um auxlio, pois o anfbio no da conta de obter todo o oxignio com a respirao pulmonar, porque possui circulao dupla e incompleta, ou seja, o sangue que vai para seu corpo no est totalmente purificado.

Nos aneldeos ( minhoca) tambm h respirao cutnea, mas ela indireta: o oxignio absorvido pela transportado pelo sangue para todo o corpo, o que proporciona um transporte mais rpido do que a simples difuso.

Respirao dos vertebrados

Das könnte Ihnen auch gefallen