Sie sind auf Seite 1von 15

Judasmo

Humanismo e Cultura Religiosa

Viso Geral
O Judasmo a mais antiga da trs principais religies monotestas O Judasmo surgiu em Israel h cerca de 4 mil anos atrs. Apesar de ser a religio monotesta mais antiga o Judasmo das trs a com menos nmero de is. Cerca de 15 milhes de is. Os Judeus acreditam em Adonai ou Hashem Segundo o Judasmo o povo Judeu foi escolhido por este Deus por revelao de Tor.

O Tor
A Bblia Hebrica ou, o Tor que chamada pelos cristos de velho testamento rene os 5 primeiros livros da Bblia cuja a autoria de Moiss O Tor contm os relatos sobre a criao do mundo,da origem da humanidade, do pacto de Deus com Abrao e seus lhos e a libertao dos lhos de Israel do Egito e sua peregrinao de 40 anos at a terra prometida.

A F Judaica
Os judeus acreditam em somente em um Deustodo-poderoso e que criou o universo e tudo que a nele. Deus possui uma relao especial com o seu povo que foi consolidada por Moiss no Monte Sinai a 3,5 Mil anos atrs. O local de culto religioso a sinagoga O lder religioso chamado de Rabino e ao contrrio das demais religies no um sacerdote e portanto, no possui status religioso ocial.

Denio de Deus

No Judasmo Deus apenas um s e portanto no pode ser dividido em diferentes pessoas como o caso do cristianismo.

Estrela de Davi
De acordo com a tradio Judaca este smbolo era desenhando nos escudos dos soldados do exrcito do Rei Davi, Rei de Israel. O Smbolo formado pela combinao das letras Dalet e Valet que possuem forma triangular.

Festas e Feriados Judaicos


Yom Hasho: Um minuto de silncio em memria das vtimas do holocausto. Purim: Judeus comemoram a salvao de um massacre elaborado pelo rei da Persia. Pscoa: Comemora-se a libertao da escravido do povo judeu no Egito Shavut: Celebra a revelao da Tor ao povo de Israel. Rosh Hashan: comemorado o Ano-Novo judaico Yom Kipur: Considerado o dia do perdo. Os judeus fazem um jejum de 25 horas para puricar o esprito

Ciclo de vida Judaico


Brit mil: As boas-vindas dos bebs do sexo masculino aliana atravs do ritual da circunciso Zeved habat: As boas-vindas dos bebs do sexo feminino. Bnai Mitzv: A celebrao da chegada de uma criana marioridade, e por se tornar responsvel. Shivv: Prticas de luto Judaicas.

Casamento Judaico
O dia do casamento judaico para os noivos como um Yom Kipur pessoal. passado em jejum, orao, atos de bondade (tsedac) e reexo espiritual. A tradio diz que neste dia Deus perdoa completamente ambos pelas transgresses cometidas em suas vidas, para que possam comear suas vidas de casados em um estado totalmente puro.

Tipos de Judasmo
Os judeus esto divididos de acordo com suas prticas religiosas e origens tnicas. H dois grupos de judeus, um originrio da Europa Central, conhecido como Askenazi, e outro com razes na Espanha e no Oriente Mdio chamados de sefarditas. As principais divises baseadas na f e na prtica religiosas so: Judeus ortodoxos, "ultra-ortodoxos" e conservadores.

Judeus ortodoxos
Judeus ortodoxos acreditam que a Tor e o Talmud foram revelados por Deus diretamente ao povo israelita. Por isso, eles consideram estas escrituras a palavra de Deus e a autoridade mxima para estabelecer as diretrizes e tradies do judasmo. Os judeus ortodoxos formam o maior grupo na maioria dos pases com exceo dos Estados Unidos.

Judeus ultra-ortodoxos
J os judeus ultra-ortodoxos obedecem estritamente as leis religiosas. Eles vivem em comunidades separadas e seguem seus prprios costumes. De uma certa forma, eles vivem isolados do mundo que os cerca. Os ultra-ortodoxos, um dos grupos que mais crescem entre os judeus, preferem o nome haredi, em vez de ultra-ortodoxos.

Judeus conservadores
Os judeus renovados ou reformados adaptaram sua f e costumes vida moderna e incorporaram as descobertas que estudiosos contemporneos zeram sobre os primeiros judeus. O movimento da reforma comeou no incio do sculo 19, na Alemanha. Esse grupo no considera a tor e o talmud como a palavra real de Deus, mas como escrituras de seres humanos inspirados por Deus.

Hbitos alimentares
"Iahweh falou a Moiss e a Aaro, e disse-lhes: "Falai aos lhos de Israel e dizei-lhes: Estes so os quadrpedes que podereis comer, dentre todos os animais terrestres: Todo animal que tem o casco fendido, partido em duas unhas, e que rumina, podereis com-lo.Todo animal que tem o casco fendido, partido em duas unhas e que rumina pode ser comido

! Obrigado!

Das könnte Ihnen auch gefallen