Sie sind auf Seite 1von 4

Apontamentos para Sociologia da Educao A educao um fenmeno complexo As vrias caractersticas da educao A educao uma realidade complexa de prticas

as e de processos objectivos e subjectivos, mediante os quais o educando se transforma, um meio ao servio da transitividade da vida do educando. Esta no existe no abstracto, o que de fato existe uma histria pessoal, um processo individual de transformao do individuo em pessoa, esta resulta das motivaes intrnsecas e da aco directa e indirecta dos outros. Podemos identificar este processo com a humanizao, e esta como um processo de apropriao, pelo educando, da cultura em que est inserido. Este vai absorvendo objectos, prticas, ideias e valores que integra em estruturas e esquemas sociais. De algum modo cada ser humano o conjunto daquilo que os homens produziram ao longo da histria. Este processo tem tambm como objectivo criar capacidades no educando, de modo a que ele no s interiorize a cultura mas a transforme, a desenvolva e a acrescente, pela educao cada ser humana produto e produtor de cultura. A educao um processo lento, continuo, muito rico e variado em que as significaes implcitas em todas as situaes se vo articulando e integrando num sentido mais geral, numa harmonizao de smbolos e de significados em ordem construo de um mundo de relaes psico afectivas, importante termos esta noo de continuidade, o ser humano um ser potencial que fica sempre aqum daquilo que podia ser ou fazer, numa espcie de carncia essencial, que o faz ansiar pelo passo seguinte. Toda a educao traz, a marca do tempo e do lugar em que se produz, concretiza-se em diversos contextos espaciais sociais e histricas e, em grande medida, reproduz as determinantes desses contextos. As constantes do processo educativo Qualquer actividade educativa tem um mnimo de caractersticas indispensveis. Isto acaba por ser um conjunto de pressupostos, condies e intenes, que no so visveis mas existem, e sem os quais no haveria educao, aquilo que efectivamente se faz, ou algum faz, quando educa e sempre que educa, e as consequncias que algum capaz de tirar, ao nvel e com a profundidade de que for capaz, temos assim um:

Antes: os pressupostos, as condies e as intenes; Durante: o ato ou situao educativa constituda por modos e mtodos educativos; Depois: que a possibilidade de avaliao ou de comparao com um estdio anterior.

Apontamentos para Sociologia da Educao Podemos considerar como educativa toda a situao em que se manifeste, uma inteno de aperfeioamento ou de qualificao, isto , uma qualquer tenso capaz de dinamizar, num educando, um processo de aperfeioamento ou vontade de aprendizagem. No devemos limitar a aco educativa escola, h relaes educativas, se virmos bem na relao entre duas ou pessoas, ou entre a situao e a pessoa houver uma mudana de comportamentos que implique desenvolvimento e aperfeioamento, estamos face uma relao educativa, a vida em sociedade acaba por nos educar. Existe uma estreita conexo entre o que se aprende e o processo por meio do qual se adquiriu essa aprendizagem. O mesmo autor considera ainda que a educao supe um modo especificamente humano de aquisio de conhecimentos, crenas, atitudes e habilidades, o que quer dizer que no s a dimenso humana indispensvel para conferir significados educativos s situaes, como a educao tambm indispensvel prpria condio humana.

As diversas faces da Educao


Como Facto e como realidade A educao vista numa perspectiva concreta constituda por factos e dados objectivos, por aquilo que ela num certo tempo ou lugar. Nesta dimenso mais institucional e objectiva a educao Manifesta-se como transmisso comunicativa de umas pessoas para outras, proporcionando ideias, saberes, habilidades, normas e pautas de conhecimento e de conduta Como resultado de um processo Nesta perspectiva a educao traduz-se no saber, no saber ser, no saber fazer, no saber estar e conviver, no saber planificar e elaborar projectos, a educao o resultado de uma actividade, uma mais-valia que se obteve a partir de uma certa actividade, educar transformar comportamentos num certo sentido, de modo a obter resultados previamente definidos como desejveis ou necessrios. Como relao com os outros A educao uma relao com os outros e com o saber. Temos as relaes formais e as informais. Enquanto relao formal, ela consiste numa prtica autoritria exercida pelo educador sobre o sujeito da educao, para o levar a ser o que ele deve ser, em relao a certas representaes do homem. De uma forma informal, a educao tem lugar tambm com outros atores noutros espaos e com outros saberes, longe de um rgido enquadramento institucional: nas famlias, nas igrejas, nos clubes, nos sindicatos, no convvio em sociedade, etc. Pode-se mesmo falar numa verdadeira abundncia de actividades educativas descolarizadas, que se constituem num processo espontneo, resultante de um conjunto vasto de relaes e que se designam educao informal. Como relao com o saber A educao consiste na mobilizao de saberes prvios do aluno, na motivao para o saber e na actividade intelectual de um sujeito para obter conhecimentos. Consiste tambm na apropriao e interiorizao do saber (palavras, ideias, teorias, mas tambm gestos tcnicos, formas de interaco) o saber o primeiro condicionante da relao pedaggica.

Apontamentos para Sociologia da Educao Falta apenas uma face: a Educao como tecnologia. Neste contexto a educao consiste no desenvolvimento, aplicao e avaliao de sistemas, utilizao de tcnicas e de equipamentos e de outras ajudar para melhorar a aprendizagem e o ensino. Este fenmeno sendo complexo pode ser analisado por estes diferentes ngulos ou faces ser importante sublinhar uma srie de caractersticas que fazem da educao um objecto realmente complexo. Capacidade subjetiva Orientao para valores e padres de comportamento Conduo Intencionalidade Via de aperfeioamento Continuidade Funo receptiva e ativa Gradao e avaliao

Temos que ter em conta a capacidade subjetiva do homem em desenvolver-se, transformar-se e adaptar-se, no podemos deixar de considerar estas capacidades como caractersticas da educao, esta capacidade essencial ao ser humano pelo potencial de transformao que este tem. A questo da conduo tem muito a ver com o facto de as pessoas serem obedientes recepo de conhecimentos e normas vindas de cima, de algum a aqum se atribui valor ou poder, a conduo implica sempre um caminho e o caminho um fim a alcanar. A via de aperfeioamento a actividade que confere ao educando qualidades novas no sentido do seu aperfeioamento, desenvolvimento e qualificao pessoal. A funo receptiva e ativa ou seja a captao, assimilao de conhecimentos e de dados vindos do exterior, mas tambm seleco desses dados e transformao de informaes provenientes dos agentes educativos. O aluno recebe a educao para se tornar autnomo. A orientao para valores e padres de comportamento, estes podem ser instrumentais, como guia de aco ou ideais para os quais tende a aco educativa. Toda a educao realizase em orientaes mais ou menos explicitas, em linhas de rumo previamente definidas e a partir de valores explcitos e genericamente aceites. A intencionalidade ocupa-se das metas ou propsitos que se formulam para as escolas ou para as aulas. Em termos gerais todas as aces educativas pressupem uma orientao. A continuidade, a educao um continuum, sendo permanente, no como uma imposio ou acrescento a certas etapas da vida humana, mas como constituinte de um mesmo processo sempre optimizante e sempre positivamente evolutivo, o que pode sintetizar esta ideia a expresso aprender at morrer. Gradao e avaliao, a educao consiste numa progresso gradual e susceptvel de avaliao aos mais diversos nveis: dos rendimentos escolares do aluno, da eficcia e desempenho dos professores, da eficcia das instituies e dos sistemas etc. Em suma: A educao definida em toda a sua amplitude, consiste no movimento pelo qual o individuo se torna homem.

Apontamentos para Sociologia da Educao No seu sentido mais amplo, a educao significa o meio em que os hbitos, costumes e valores de uma comunidade so transferidos de uma gerao para a gerao seguinte. A educao vaise desenvolvendo atravs de situaes presenciadas e experincias vividas por cada individuo ao longo da sua vida. No sentido tcnico a educao o processo continuo de desenvolvimento das faculdades fsicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu prprio grupo.

Das könnte Ihnen auch gefallen