Sie sind auf Seite 1von 12

1

HISTRIA DA MEDICINA

Mbia Augusta Dornelas dos Reis1 Antnio Divino de Oliveira Junior2 RESUMO

Este trabalho focaliza, a historia da medicina e suas culturas, onde ela to antiga quanto a conscincia humana. A medicina originou-se da magia, onde as doenas vinham de demnios. Relatos do desenvolvimento da histria, descobrimento de doenas desconhecidas, invenes, etc., at os tempos modernos de hoje. Palavras-Chave: Historia. Medicina. Hipcrates. Doenas

INTRODUAO

A medicina to antiga quanto a prpria conscincia do homem. A medicina parece ter se originado atravs de praticas mgicas e sacerdotais de acordo com estudos feitos nos sculos XIX e XX. Foram aos poucos se convencendo de que a doena e a morte, eram causadas por demnios e que a parte boa da vida eram divindades. Era atribudos tambm aos demnios as tempestades, escurido e as noites sem luar. Atravs desses poderes sobrenaturais, portanto por meio de rezas e sacrifcios surgiram os feiticeiros, que alegavam possuir conhecimento sobre as estrelas, as ervas curativas, os venenos e tambm que podiam acalmar a fria dos demnios. Os feiticeiros usavam mscaras de animais para espantar os demnios causadores de doenas e para impressionar o paciente, a fim de despertar-lhes a f. Os feiticeiros eram mgicos cujos sortilgios deixavam as pessoas doentes ou curadas das doenas. Eles utilizavam amuletos para afastar a doena. Seus ritos no deixam
1 2

Acadmica do curso de Nutrio da Faculdade Atenas. Professor do curso de Sistemas de Informao da Faculdade Atenas.

de ter relao com a medicina moderna, pois seus conhecimentos vinham de estudos da natureza, principalmente das propriedades das plantas e dos venenos de animais, como o uso das mandrgoras que contem hioscinas como soporfero e antdotos para veneno de cobra, antecipando dois avanos da cincia mdica: sedativos e vacinas. Os feiticeiros foram os primeiro a perfurarem o crnio de um ser humano, as cirurgias eram praticadas por motivos especficos, como aliviar dores de cabea ou epilepsia.

1 PRIMEIRAS CIVILIZAES

Placas de argila usadas pelos sacerdotes foram encontrados por pequenos arquelogos na mesopotmia, onde estava escrito tratamentos mdicos. Conforme Roberto Margotta:
Eles acreditavam que o sangue eram a fonte de todas as funes, sendo o fgado o centro de distribuio do sangue e, portanto, o bero da vida. Por esse motivo os antigos heris consultavam os augrios, estudando os lobos do fgado de um animal, antes de partir para grandes misses. (MARGOTTA: 1998, 10)

Os demnios eram liberados pelos deuses como forma de punio pelos pecados do homem. Quando isso acontecia, os sacerdotes-mdicos tentavam descobrir a causa do problema para efetuar os ritos de exorcismo e expiao. O rei Hamurabi (1948 1905 a. C.) foi o primeiro a definir o conceito de responsabilidade civil e criminal. Conforme o rei Hamurabi:
Se o medico efetuasse uma operao importante ou curasse uma doena dos olhos, receberia dez moedas de prata. Se o paciente fosse um homem livre, deveria pagar 5 moedas. Caso fosse um escravo, seu dono deveria pagar dez moedas. (HAMURABI: 1998, 10-11)

Se o paciente morresse ou perdesse a vista, o mdico tinha suas mos decepadas. No final do sculo XIX especialmente Georg Ebers e Edwin Smith, dois historiadores, descobriram os papiros mdicos, conhecimentos da medicina egpcia de autores

gregos e romanos. Mdicos egpcios utilizavam diversas variedades de drogas como o pio e a cicuta. Para os hebreus, as doenas no eram provocadas por demnios, espritos malignos e feitios lanados por homens, mas sim pela ira de Deus pelos pecados cometidos pela humanidade. A medicina persa e judaica compartilhava uma mesma origem de extrema importncia que era a higiene pessoal e comunitria. Conforme Herdoto:
A arte da medicina dividida da seguinte maneira: cada mdico ocupa-se somente de uma doena especifica. Em todos os lugares, h muitos mdicos; alguns so especialistas dos olhos, outros da cabea, uns dos dentes, outros, ainda, dos intestinos e muitos dos distrbios internos. (HERDOTO: 1998, 12)

Por volta de 1500 a. C. comeou o primeiro perodo da medicina indiana com a invaso hindu do Punjab. Os dois grandes mdicos hindus eram Charaka e Susruta. A medicina hindu era avanada em cirurgias e pouco desenvolvida em anatomia, onde estavam sculos frente em cirurgias plsticas. A medicina chinesa assemelhava-se do Egito. Os chineses contavam com farmacopias como outras formas de tratamento, sulfeto de sdio para purgao e o ferro para anemia e outros compostos com ginseng para o vigoramento fsico e mental. Outro imperador conceituado na medicina chinesa foi o Hwang Ti (2698-2598 a. C.), a quem se atribuiu o Nei Ching ou Livro de medicina, a obra mais antiga sobre a medicina, ainda consultada na China. Conforme Hwang Ti:
Todo o sangue no corpo humano controlado e regulado pelo corao. A corrente sangnea flui incessantemente num circulo; ela simplesmente no pode parar, assim como no param o fluxo de um rio ou o percurso do sol e da lua . (TI: 1998, 19)

2 ERA CLSSICA

A medicina helnica substituiu a magia pela investigao. O medico Homero, era inigualvel na remoo de flexas das feridas e curas com blsamos, preparos feitos com ervas,

e tambm bandagens , compressas, mtodos para estancar hemorragias e remdios preparados com extrato de ervas. Muitos deuses gregos passaram a ser identificados como curas para as doenas ou como formas de evit-las. Conforme Hipcrates:
Juro por Apolo, o curandeiro, por Esculpio, pela sade e por todos os poderes de cura... que usarei todos os meus conhecimentos, toda a minha fora e habilidade para ajudar os doentes. (HIPCRATES: 1998, 26)

Hipcrates, o pai da medicina, foi talvez o maior nome da historia, nasceu na ilha de Cs em 460 ou 450 a. C., filho de mdico. Ensinou na escola de Cs fundada por Pitgoras, onde ficou por muitos anos, quando morreu, continuou com grande fama e admirao. Acreditavam nas propriedades do mel das colmias que se localizava perto de seu tumulo. Conforme Hipcrates:
Aquele que quiser compreender a medicina deve aprender tudo o que est escrito aqui. Primeiro, preciso conhecer o efeito de cada estao do ano e as diferenas entre elas. Deve-se levar em conta os ventos frios ou quentes, comuns a qualquer pas ou restritos a certas localidades. Finalmente preciso inteirar-se sobre as diferentes qualidades das guas, variao de gosto e efeito no corpo humano... (HIPCRATES: 1998, 29)

Aphorisms (Aforismos) foi uma famosa obra de Hipcrates na sua experincia cotidiana 406 proverbios. A escola de Cs logo aps a morte de Hipocrates entrou em declnio. Hipcrates tinha vrios seguidores mas nenhum se igualava ao mestre Aulo Cornlio Celso o mais famoso escritor romano no inicio da era Crist. A grande obra enciclopdica , De arbitus abordava diversos temas como agricultura, teoria militar, filosofia e outros, tambm a medicina na obra De res medica, a nica ainda existente. As doenas estavam subdivididas de acordo com o tratamento, por meio de dieta, drogas ou cirurgias. Conforme Celso:
No tome nenhuma outra providencia at que a ferida tenha sido limpa, pois pode haver sangue coagulado com risco de virar pus e inflamar, impedindo que a mesma cicatrize. (CELSO: 1998, 35)

Caio Plnio Segundo (23-79 a. C.) enciclopedista e naturalista romano, sua grande obra foi a Natural history (histria natural), em 37 volumes onde descrevia remdios obtidos de fontes vegetais, minerais e animais. Sorano de feso (98-138 a. C.) foi o primeiro obstetra da histria, autor da obra On the diaseases of women (sobre as doenas das mulheres) e considerado ate hoje o pai da obstetrcia. Conforme Roberto Margotta:
Embora os mdicos romanos no fossem grandes tericos, suas leis de higiene, com regulamentos para banhos pblicos e aquedutos, eram exemplares; os sistemas de canais e esgotos eram fiscalizados regularmente; as condies para a venda de alimentos nos mercados eram sujeitas a rgidos controles; e havia leis para enterro e cremao dos mortos. (MARGOTTA: 1998, 39)

Cludio Galeno (130 d. C.) nasceu em Prgamo, na Grcia e estudou em Esmirna e Alexandria. Em Roma conquistou fama e boa reputao como mdico e escritor. Galeno escreveu cerca de quatrocentos tratados. Em um crebro de bezerro descobriu algo que se associava s funes fisiolgicas vitais no homem, o que na verdade no existe. Para Galeno cada mudana na funo do corpo conseqncia de uma leso e cada leso implica uma mudana na funo. Galeno usava o calor para curar doenas que era causado por frio e purgativos se o corpo estivesse sobrecarregado.

3 IDADE DAS TREVAS

A cincia mdica sofreu uma queda no apogeu do Imprio Romano devido a corrupo privada e publica, pobreza e ataques brbaros a territrios romanos. Devido a epidemias houve um alto ndice de mortalidade, com doenas como varola, peste bubnica, escarlatina, clera, tifo e difteria. Os mais conhecidos mdicos rabes foram Rhazes e Avicena. Rhazes se interessava muito tambm pela matemtica, astronomia, religio e filosofia. Sua mais famosa obra foi al-Hawi. Conforme Rhazes:

Quando Galeno e Hipocrates concordavam em algo, fcil para os mdicos tomarem uma deciso; mas quando divergem muito difcil chegar a um acordo, e na medicina, a verdade um fim que no se pode alcanar e tudo o que est nos livros vale menos que a experincia de um mdico sbio. (RHAZES: 1998, 46)

A obra de Avicena foi a al-Quanun, os Cnones onde ele espunha as doenas, sintomas, as regras de sade e higiene e os tratamentos. Durante a era Crist ocorreram trs grandes surto de pestes e epidemias com um grande numero de mortalidades. Conforme Boccacio:
A tragdia incutiu tamanho horror nos coraes dos homens e das mulheres que irmos desertavam irmos, um tio abandonara o sobrinho e uma irm afastou-se do irmo. As mulheres abandonavam seus maridos e, o que era ainda pior, pais e mes recusavam-se a cuidar ou aproximar de seus filhos. (BOCCACIO: 1998, 61)

No fim da idade media os banhos pblicos serviam para tirar sangue para exames por ser considerado uma espcie de terapia. Esses banhos costumavam ser ocasies de comemorao onde bebiam e comiam, o que foi associando a orgias. Mas a populao destes banhos foram diminuindo devido aos grandes riscos de contaminao por doena contagiosas. As primeiras farmcias publicas surgiram no fim do sculo XIII na Itlia. Os farmacuticos geralmente eram astrlogos ou alquimistas, onde era vendido diversos tipos de drogas, que vinha de plantas, alm de vrios ingredientes como pedras preciosas, carne de vbora, o mais estranho e famoso remdio era a teriaga.

4 RENASCENA

Esse era o comeo do humanismo que hoje chamado de Renascena. Cada vez mais os estudos da medicina avanava. A pratica da dissecao era cada vez mais freqente. A anatomia era ensinada atravs de praticas cirrgicas. Mas em 1570 as duas disciplinas foi separadas. No sculo XVI a anatomia recebeu um grande impulso com as obras de Leonardo da Vinci e Veslio.

Leonardo da Vinci foi o mestre das artes e da cincia e dissecava e desenhava para assim melhor entender o funcionamento do corpo humano. Ele analisou o sistema muscular e reconheceu a ao especifica de cada msculo, alm dos estudos das vlvulas e veias. Um gnio da pintura, desenhos, arquitetura, engenharia, cientista inventor e foi considerado o pai da anatomia. Conforme Leonardo da Vinci:
Dissequei mais de dez corpos humanos destruindo vrios membros e removendo as minsculas partculas de carne que circundam as veias, sem causar nenhuma efuso de sangue alm de imperceptvel derrame das veias capilares. (DA VINCI: 1998, 75)

No final do sculo XV ocorreu uma terrvel epidemia letal, que provocava ulceras e vermelhes transmitidos pelo contato sexual. Primeiramente est doena foi chamada de morbus gallicus e mais tarde Girolamo Fracastoro publicou em 1530 o poema syphilis sive morbus gallicus (sfilis ou a doena francesa) onde passou a ser camada de sfilis. Paracelso autor de mais de 300 obras na medicina seu estudo foram por observaes de alquimia e metafsica. Nascido em 1493, em Einsiedelnn, na Sua. Conforme Paracelso:
Graas ao cargo oferecido a mim pelas autoridades de Basilia, que considero uma honra, poderei ensinar meus mtodos aos alunos expondo a eles diariamente meus preceitos teraputicos, com muito afinco para seu maior benefcio. (PARACELSO: 1998, 85)

Ambroise Par (1517-1590) se tornou o maior cirurgio da Renascena. Ele iniciou suas experincias como barbeiro-cirurgio em Paris, depois como cirurgio domestico no Htel-Dieu e como cirurgio do exrcito, ele aboliu a cauterizao das feridas. Par transformou-se no dolo dos soldados.

5 SCULO XVII

No sculo XVII a medicina parecia regressar aos tempos da poca medieval e a cincia natural cada vez mais avanava. Foi constitudo uma quantidade de remdios simples e complexos para uma grande variedade de doenas.

Inventado do Pierre Franco, o frceps trouxe um grande avano na obstetrcia no sculo XVII. A maior obstetra da poca foi Franois Mauriceau (1637-1709). O sculo XVII foi considerado a idade de ouro da cincia. Conforme Johann Kepler:
O interesse pelas cincias naturais era inevitvel, numa poca dominada por Galileu, empenhado em encontra uma lei matemtica nica por trs de todos os fenmenos; e por Descartes, que baseava sua filosofia no conceito de que o conhecimento pessoal o nico fato absolutamente correto. (KEPLER: 1998, 98)

Os primeiros microscpios surgiram por volta de 1590 inventados Johannes e Zacharius Jansen de Middelburg. Antoni Van Leeuwenhoek (1612-1723), um vendedor de tapetes holandeses, pioneiro no uso do microscpio foi considerado o pai da protozoologia e da bacteriologia. Conforme Van LeeuWenhook:
J ouvi muitas vezes que minhas descobertas no passaram de fantasias... Parece que algum na Frana chegou a afirmar que as minsculas criaturas que descrevi so inanimadas. Porem, demonstrei o contrario a eminentes catedrticos e atrevo-me a declarar que quem faz tais afirmaes no possui a experincia necessria para emitir um julgamento. (LEEUWENHOOK: 1998, 111)

Willian Harvey nasceu em Folkestone, em 1578, descobriu a circulao sangnea onde publicou em sua obra clssica, exercitatio anatomica de motu cordis et sanguinis in animalibus, onde explicava como o sangue flua. Richard Lower (1631-1691) foi o primeiro a realizar uma transfuso sangnea de um animal para outro perfeitamente.

6 SCULO XVIII

A construo de hospitais e enfermarias no sculo XVII aconteceu devido ao sofrimento e as doenas dos pobres. Conforme Hoffman: A prpria vida era o movimento, principalmente o do corao e do sangue; e morrer era o cessar definitivo do movimento. O corpo humano era formado de fibras que se contraam ou se dilatavam sob influncia de um fluxo nervoso produzido pelo crebro e distribudo pelo corpo pelos nervos. (HOFFMAN: 1998, 118)

Friedrich Hoffman (1660-1742) um cientista moderno, criou um sistema racional em sua obra de nove volumes, Medicina rationalis systematica publicado em 1718 e 1740. Conforme Roberto Margotta:
Uma nova era de medicina preventiva comeou em 1796, quando o pioneiro Edward Jenner adaptou a vacina contra a varola das vacas para produzir imunidade contra a varola. A prtica foi adotada prontamente, logo controlando a doena que j fora uma das maiores pragas da humanidade. (MARGOTTA: 1998, 131)

Edward Jenner (1749-1823), nascido em Berkeley, desde garoto afirmava que seria um mdico. O maior clinico do sculo XVIII foi Herman Boerhaave (1688-1738) um holands. Ele seguia a teraputica de Hipcrates, onde usava estar sempre ao lado do enfermo e contava com poderosos curativos da natureza. Albrecht Von Haller (1708-1777) foi um de seus melhores alunos, um suo. Haller escreveu doze livros de fisiologia, quatro de anatomia, sete de botnica, dois de teologia, quatro de romances histricos e diversos artigos para um peridico cientifico, mas sua maior contribuio foi na fisiologia dos vasos sangneos e o sistema nervoso. Giovanni Battista Morgagni (1682-1771) foi o fundador da anatomia patognica cientifica, autor da obra De sedibus et causis morborum (sobre os locais e as causas da doena). Segundo Morgagni o derrame no era uma leso no crebro mas sim uma alterao nos vasos sangneos.

7 ERA MODERNA

Conforme Roberto Margotta:


A mecanizao e o desenvolvimento industrial no inicio do sculo XIX beneficiaram diretamente a medicina com a inveno de novos instrumentos teraputicos e de diagnstico, entre eles, o estetoscpio de Lanec, o oftalmoscpio de Helmholtz e a seringa hipodrmica. (MARGOTTA: 1998, 134)

10

A era moderna no sculo XIX foi um perodo inde houve grandes conquistas cientificas e grandes investigaes. A teoria de evoluo foi fundamentada por Charles Darwin (1809-1882). No sculo XIX ocorreu o desenvolvimento da qumica e da bioqumica. Conforme Roberto Margotta:
Enquanto Napoleo dominava a Europa politicamente, os mdicos da escola de Paris desempenhavam papel marcante na medicina. Bichat foi um pioneiro da patologia, Larrey, o melhor cirurgio militar, e Dupuytren, outro cirurgio de destaque, cujo nome se perpetua nas expresses contrao de Dupuytren e fratura de Dupuytren. (MARGOTTA: 1998, 139)

Jean Nicolas Corvisart (1755-1821) era mdico particular de Napoleo e tradutor do livro de Auenbrugger. Ele era cardiologista e distinguiu as doenas cardiovasculares das doenas pulmonares. Charles Edouard Brown Squard (1817-1894) foi o sucessor de Bernard. Ele estudou na escola de medicina em Paris. Conforme Claude Bernard:
Pode-se considerar que o total de secrees internas constitui o sangue, o que, em minha opinio, equivale a dizer que sangue produto delas. (BERNARD: 1998, 143)

Bernard antecipara a descoberta de dois hormnios secretada pela glndula endcrina. Dois hormnios foram descobertos, a adrenalina e a noradrenalina e a noradrenalina produzida pela supra-renal. Em 1921 foi isolada a insulina nas ilhotas de Langerhans no pncreas, descoberta por Friderick G. Banting (1891-1941). Thomas Addison relatou sobre apendicite e toxicologia e descries sobre a doena de Addison e a anemia perniciosa em seu tratado publicado em 1855, On the constitutional and local effects of disease of the supra-renal capsules (A constituio e os efeitos locais da doena das cpsulas supra-renais). Conforme Roberto Margota:
Desde a segunda guerra mundial, novas tcnicas de anestesias foram desenvolvidas, tais como a raquianestesia, usada durante o parto, para anestesiar a parte inferior do corpo. Mais tarde, foi substituda pela anestesia peridual, que requer a presena de um anestesista experiente. (MARGOTA: 1998, 148)

11

Na idade mdia a maior dificuldade nas cirurgias era a assepsia, hemorragia, choque ps-cirurgicos e o principal a dor. Antes da descoberta da anestesia Josewph Priestley descobriu o xido nitroso que era um estimulante analgsico. O primeiro a testas o gs em uma cirurgia atravs de inalao foi um ingls, Henry Hill Hickman (1800-1830). A anestesia comeou a ser descoberta em 1842 com uso de ter por Crawford W. Long, mas foi descoberta por Faraday em 1818. Estava resolvido o problema da dor, a anestesia adormecia e relaxava os msculos facilitando assim as cirurgias. A dor estava vencida, mas a assepsia e anti-sepsia ainda no, as infeces geradas pelas feridas no cicatrizadas quase sempre causavam grandes tragdias e uma alta taxa de mortalidade. Aps a cirurgia o enfermo corria serio risco de contrair ttano, erisipela e septicemia. Passaram ento a usar cido carblio (fenol) para limpeza do ambiente e do paciente, o cirurgio usa luvas de borracha. Paul Ehrlich foi um gnio da cincia fundou a imunologia e a quimioterapia. Conforme Roberto Margotta:
Um dos grandes marcos no desenvolvimento dos remdios foi a descoberta da penicilina por Sir Alexander Fleming, em 1928, enquanto estudava uma cultura de estafilococos. Howard Florey e Ernst Chain continuaram o trabalho anos depois e conseguiram isolar a penicilina em 1940. (MARGOTTA: 1998, 168)

Este isolamento de penicilina salvou muitas vidas na segunda guerra mundial, pois significou muito na produo dos antimicrobianos. O fsico alemo Wilhelm Konrad Roentgen (1845-1923) com sua medicina moderna descobriu o raio X em 8 de novembro de 1895, onde a fluorescncia provinha da radiao do tubo. O raio X foi um marco nos diagnsticos. Sigmund Freud e Josef Breuer esclarecera, fatos importantes sobre o inconsciente das pessoas e tratamentos para as doenas nervosas e mentais. A psiquiatria testemunhou

12

duas revolues no sculo XX, a psicanaltica e a farmacolgica. Conforme Roberto Margotta:


A medicina moderna foi evoluindo ao longo dos sculos, com contribuies mais ou menos importantes que ajudaram a compor o escopo dos conhecimentos de que dispomos hoje. (MARGOTTA: 1998, 186)

CONCLUSO

A medicina vem evoluindo consideravelmente, atravs de muitos conhecimentos dos mestres e escritores mdicos dos sculos passados, puderam desenvolver as teorias e conhecimentos de hoje, mas ainda so usadas algumas teorias desses mdicos. A cada dia que passa a tecnologia esta crescendo e fascinado a todos, pacientes e principalmente profissionais da sade com equipamentos modernos para diversos tipos de exames, medicamentos, modernas salas de cirurgias, etc.

HISTORY OF THE MEDICINE

ABSTRACT

This work focuses on the history of medicine and its cultures, it is as old as the human conscience. The medicine resulted is the magic, where the disease came from demons. Reports of the development of history, discovery of unknown diseases, inventions, etc.. Up to the modern times today. Keywords: History. Medicine. Hippocrates. Diseases

REFERNCIA

MARGOTTA, Roberto. Histria ilustrada da medicina. 1 ed. So Paulo: Editora Manole, 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen