Sie sind auf Seite 1von 4

CLASSIFICAO

A classificao da soja regulamentada pela Portaria n 262, de 23 de novembro de 1983 que aprova as especificaes para a padronizao, classificao e comercializao da soja em gros. 1. OBJETIVO Tem como objetivo definir as caractersticas de identidade, qualidade, apresentao, embalagem e as medidas correlatas para soja Glycine max (L) Merril destinada comercializao. 2. Para efeitos desta Portaria, consideram-se os conceitos a seguir listados. 2.1. Soja So gros de qualquer cultivar da leguminosa Glycine max (L) Merril. 2.2. Umidade Percentual de gua encontrado na amostra em seu estado original. 2.3. Matrias estranhas e,ou, impurezas Todo material que vazar atravs de peneiras, com as seguintes caractersticas: Espessura de chapa: 0,8 mm; quantidade de furos: 400/100 cm; dimetro dos furos: 3,0 mm ou que nela ficar retido, mas que no seja soja, inclusive vagem no debulhada. 2.3.1. A casca do gro de soja (pelcula) retida na peneira no considerada impureza. 2.4. Avariados Gros ou pedaos de gros ardidos, brotados, imaturos, chochos, mofados ou danificados. Gros com casca enrugada ou com alterao na cor, com desenvolvimento fisiolgico completo, somente no considerado avariados se sua polpa estiver alterada. 2.4.1. Ardidos Gros ou pedaos de gros que pela ao do calor e,ou, umidade, esto visivelmente fermentados, com colorao marrom ou escura exteriormente e interiormente. 2.4.2. Brotados Gros que apresentam indcios de germinao ou germinados. 2.4.3. Imaturos Gros ou pedaos de gros ainda verdes, por no terem atingido o seu desenvolvimento completo. 2.4.4. Chochos Gros que enrugados e atrofiados.

2.4.5. Mofados Gros ou pedaos de gros visivelmente afetados por fungo. 2.4.6. Danificados Gros ou pedaos de gros atacados por pragas e,ou, doenas, afetados por processos de secagem incorreta ou por qualquer outra causa. 2.5. Quebrados Pedaos de gros sadios, inclusive cotildones, que ficam retidos na peneira especificada no item 2.3. 2.6. Esverdeados Gros ou pedaos de gros com colorao esverdeada na casca e na polpa, em decorrncia de maturao forada. 3. CLASSIFICAO 3.1. A classificao que visa determinar a qualidade da soja em gro ser feita conforme os limites mximos de tolerncia. Veja a tabela a seguir.

Fator de Qualidade Umidade

Padro Bsico (%) 14,0

Gros Quebrados 30,0 Impurezas e/ou Matrias Estranhas Gros Avariados Gros Esverdeados 1,0 8,0 10,0

3.2. Desclassificao Ser desclassificada a soja em gros que apresentar: 3.2.1. Mau estado de conservao; 3.2.2. Aspecto generalizado de mofo e fermentada; 3.2.3. Acentuado odor estranho (cido ou azedo) de qualquer natureza, tornando imprpria e prejudicial a sua utilizao normal; 3.2.4. Bagas de mamona ou outras sementes venenosas;

3.2.4.1. No caso previsto neste item, ser admitido o rebeneficiamento do produto, para novo enquadramento. 3.2.5. No certificado de classificao sero declarados os motivos que levaram desclassificao. 4. AMOSTRAGEM 4.1. A retirada ou extrao de amostras ser feita de acordo com a regulamentao em vigor. 4.1.1. Na soja ensacada as amostras sero retiradas por furao ou calagem em, no mnimo, 10% do lote. Os sacos so escolhidos ao acaso, sempre representando a sua expresso mdia, numa proporo mnima de 30 gramas por saco. 4.1.2. Soja a granel 4.1.2.1. Na soja transportada a granel, far-se- amostragem em cinco pontos diferentes do veculo retirando-se no mnimo trs quilos do produto. 4.1.2.2. Na soja armazenada a granel, sero retirados 40 quilogramas para cada srie de 500 toneladas ou frao. 4.1.3. As amostras extradas sero homogeneizadas, reduzidas e acondicionadas em sacos impermeveis ou de outro material que lhe confira estabilidade idntica, em trs ou mais vias, com peso de um quilo cada, destinando-se uma ao interessado e duas ao rgo classificador. O restante ser devolvido ao proprietrio. 4.1.4. O peso da amostra a ser classificada ser no mnimo de 250 gramas. 5. SEQNCIA OPERACIONAL 5.1. Determinaes 5.1.1. Matrias estranhas e,ou, impurezas Sero determinadas atravs da peneira especificada no item 2.3. 5.1.2. Umidade Ser apurada sobre a amostra isenta de matrias estranhas e,ou, impurezas e determinada em estufa de ar at peso constante, de acordo com os mtodos oficializados pelo Ministrio da Agricultura, conforme Portaria n 234, de 04.08.80, ou por meio de aparelhos que ofeream resultados equivalentes. 5.1.3. Gros avariados Sero determinados na amostra isenta de matrias estranhas e,ou, impurezas. 5.1.4. Gros quebrados Sero apurados na amostra isenta de matrias estranhas e,ou, impurezas e avariados, determinados atravs da peneira especificada no item 2.3.

6. EMBALAGEM 6.1. A soja dever ser acondicionada em saco de aniagem ou outro material que confira proteo, garantia e segurana da qualidade do produto. 6.1.1. As embalagens devem ser limpas e resistentes. 6.1.2. A capacidade do saco deve ser de 50 quilos de peso do produto. 7. CERTIFICADO DE CLASSIFICAO 7.1. Os certificados de classificao sero emitidos pelo rgo Oficial de Classificao, devidamente credenciado pelo Ministrio da Agricultura, em modelo oficial e de acordo com a legislao em vigor. 7.1.1. No caso da soja de safras diferentes, prevalecer a safra mais antiga, de acordo com os comprovantes existentes. 7.2. Os certificados de classificao sero vlidos pelo prazo de 120 dias, contados da data de sua emisso. 8. DISPOSIES GERAIS 8.1. Os casos omissos sero resolvidos pelo rgo competente do Ministrio da Agricultura. NGELO AMAURY STBILE. Ministrio da Agricultura Exportao Para os casos de exportao, a soja ser classificada de acordo com as normas e recomendaes constantes nos contratos da Associao Nacional dos Exportadores de Cereais - ANEC. MATERIAS USADOS PARA LASSIFICAO DE SOJA

Das könnte Ihnen auch gefallen