Sie sind auf Seite 1von 8

Cozinha Brasileira Centro-Oeste / Sul / Sudeste Influncia Portuguesa na Cozinha Brasileira

Salvador 2012

Adriana Almeida Araci Pereira Carla Nery Giuliano Gatto Lvia Oliveira Luan Damasceno Rita Andrade

Influncia Portuguesa na Cozinha Brasileira Karla Figueiredo

Trabalho apresentado a docente Karla Figueiredo da disciplina Cozinha Brasileira Centro Oeste /Sul/Sudeste como atividade para AVI no Curso 3

Tecnolgico

em

Gastronomia,

semestre, matutino.

Salvador 2012

PORTUGAL

Histria O Brasil, habitado por ndios de diversas tribos, foi descoberto e colonizado por lusitanos, cuja culinria recebeu a influncia moura no cultivo de aafro, tomilho, cebola, e nas combinaes alimentares harmoniosas, apesar da reduzida variedade de ingredientes. A monocultura adotada pelos portugueses afetou a gastronomia nacional. O padro alimentar do brasileiro era montono: mandioca e derivados, frutas nativas e carnes de caa, cada vez mais raras. O predomnio das culturas lusa, indgena ou africana variou conforme a regio. Em Pernambuco, no entanto, se equilibravam as trs influncias. A alimentao refletia os hbitos da populao, mesmo com as dificuldades para aquisio e transporte de alimento. Doces

(Ambrosia) (Doce de Leite)

Salvador 2012

A histria do doce no Brasil comea com a chegada dos colonizadores, que trouxeram os primeiros exemplares.

(Bolos com cobertura e recheios)

Influncias O doce em nosso pas, assim como em Portugal teve grande importncia nas relaes sociais e familiares, muito ofertado em visitas; l, em sua maioria, eram feitos com acar, ovos, farinha de trigo, leite de vaca e manteiga, enquanto aqui se utilizavam, entre outros ingredientes, o ovo, a goma de mandioca, o leite de coco e frutas tropicais. Quindim: No Brasil um dos doces mais procurados em confeitarias, seu nome quer dizer dengo e vem do africano, mas de origem portuguesa, feito a partir da gema do ovo e de coco, ganhou fama e popular em Portugal e no Brasil, o coco foi incrementado junto com a chegada dos escravos e deu um toque de sabor a mais na sobremesa.

Salvador 2012

(Quindim)

(Bolo Quindim)

Receita de Quindim Ingredientes: 9 gemas 1 litro de gua, aproximadamente 1 Kg de acar, aproximadamente Manteiga para untar as forminhas Modo de fazer: Bata muito bem as gemas at crescerem e ficarem bem fofas, claras e espumosas. Distribua-as em forminhas untadas com manteiga, deixando um espao para que possam aumentar de volume. Leve-as ao forno moderado, em banho maria, por aproximadamente 30 minutos, at crescerem acima das forminhas. Em uma panela grande, junte a gua com o acar e deixe ferver, fazendo uma calda bem rala. Desenforme os papos de anjo, coloque-os na calda fervendo, em fogo baixo e deixeos que fiquem translcidos e bem embebidos pela calda. Apague o fogo e mantenhaos na calda at o dia seguinte. Sirva-os com a calda, ou se preferi-los mais seco, coloque-os em uma peneira para que escorram.

Salvador 2012

Frutos e Frutas O Brasil dispunha de frutas nativas, j utilizadas pelos indgenas, e mais tarde contaria com os produtos portugueses e africanos introduzidos. Foram ento sendo substitudos os ingredientes lusos tradicionais pelos nativos, como as suculentas frutas tropicais, bem como o melado, a rapadura e o acar cristal, propiciando a criao de deliciosas iguarias.

No Brasil, trazida pelos portugueses no sculo XVI, se adaptou perfeitamente ao clima e solo locais e, atualmente, o Cear o maior produtor de graviola do Pas. A fruta da gravioleira tem vrios sinnimos no Brasil: corao de rainha, jaca de pobre, jaca-do-Par, araticum manso e araticum grande. Mas, antes mesmo dos portugueses trazerem a graviola, encontrava-se a fruta, tambm silvestre, na Amaznia, de cultura indgena.

A laranja doce foi trazida da China para a Europa no sculo XVI pelos portugueses. por isso que as laranjas doces so denominadas "portuguesas.

Salvador 2012

Bacalhau Os portugueses descobriram o bacalhau no sculo XV, na poca das grandes navegaes. Precisavam de produtos que no fossem perecveis, que suportassem as longas viagens, que levavam s vezes mais de 3 meses de travessia pelo Atlntico. Devemos aos portugueses o reconhecimento por terem sido os primeiros a introduzir, na alimentao, este peixe precioso, universalmente conhecido e apreciado. O bacalhau foi imediatamente incorporado aos hbitos alimentares e at hoje uma de suas principais tradies. Os portugueses se tornaram os maiores consumidores de bacalhau do mundo, chamado por eles carinhosamente de "fiel amigo". Este termo carinhoso d bem uma ideia do papel do bacalhau na alimentao dos portugueses.

Os portugueses trouxeram com eles especiarias que hoje fazem parte da nossa vida, da nossa culinria e da nossa cultura, tanto mais que o Brasil tem caractersticas climticas que permitiram a sua cultura desde logo em muitas regies deste nosso imenso territrio.

Salvador 2012

Bibliografia
http://casadobacalhaupb.com.br/v2/historia.php http://www.selosefilatelia.com.br/PastaLancamentos/022.html http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi http://www.google.com.br

Salvador 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen