Sie sind auf Seite 1von 8

A RELAO ENTRE A TEORIA E A PRTICA NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA

Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto Departamento de Artes UFRN

RESUMO O ensino de Arte a educao que oportuniza ao aluno o acesso Arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento, levando-o a desenvolver diversas competncias necessrias apreciao e ao fazer artstico. Contudo, para que essa prtica seja eficiente faz-se necessrio uma constante avaliao do processo de ensino-aprendizagem por parte do professor, para que possa reavaliar sua prtica docente sempre que necessrio. A arte uma disciplina obrigatria nas escolas, conforme determinao da LDB 9394/96. No entanto, ainda torna-se necessrio reafirmar a importncia dessa rea na formao sciocultural do cidado. Atravs da entrevista e anlise da prtica pedaggica dos professores da disciplina de arte de uma escola da rede municipal de ensino de Natal/RN este trabalho possibilitou conhecer e compreender diversos aspectos inerentes ao processo educativo, entre eles: O papel do professor, a formao profissional, a proposta curricular, os mitos do ensino de artes e outros fatores que esto relacionados ao fazer pedaggico desta rea de conhecimento. Palavras-chave: ensino; teoria; prtica; arte.

O ensino de Arte a educao que oportuniza ao indivduo o acesso Arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais:
A educao em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artstico e da percepo esttica, que caracterizam um modo prprio de ordenar e dar sentido experincia humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepo e imaginao, tanto ao realizar formas artsticas quanto na ao de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. (PCN/ Arte-1997:19).

No entanto, para que essa prtica seja eficiente faz-se necessrio uma constante avaliao por parte do professor, para que possa redimensionar sua atuao docente sempre que necessrio. Neste sentido, de fundamental importncia analisar como as teorias propostas para o ensino de arte esto sendo desenvolvidas na prtica pedaggica no interior das instituies de ensino da Educao Bsica. Este trabalho fruto de uma pesquisa realizada na Escola Prof Ivonete Maciel integrante da rede municipal de ensino de Natal/RN que atende alunos nas modalidades de ensino de Educao Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental. A referida pesquisa tinha como finalidade analisar a relao entre a teoria e a prtica do ensino de arte na escola. Para nortear este trabalho priorizou-se como fundamentao terica a obra Para gostar de aprender arte de autoria da Doutora em Arte-Educao Rosa Iavelberg, por tratar-se de uma autora de destaque no campo do ensino da arte, pois coordenou e elaborou os PCN de Arte do Ensino Fundamental de 1 ao 5 ano na Secretaria de Educao do MEC, foi uma das elaboradoras do documento de 6 ao 9 ano e consultora de Artes dos Referencias Curriculares Nacionais de Educao Infantil/RCNEI. A arte uma disciplina obrigatria nas escolas, conforme determinao da LDB 9394/96. Os PCNs de Arte definem as quatro linguagens a serem incorporadas no currculo escolar das instituies de ensino, as quais so: artes visuais, dana, msica e teatro. No entanto, ainda torna-se necessrio reafirmar a importncia dessa rea na formao scio-cultural do cidado.
Atravs das artes temos a representao simblica dos traos espirituais, materiais, intelectuais e emocionais que caracterizam a sociedade ou o grupo social, seu modo de vida, seu sistema de valores, suas tradies e crenas. A arte, como linguagem presentacional dos sentidos, transmite significados que no podem ser transmitidos atravs de nenhum outro tipo

de linguagem, tais como as linguagens discursivas e cientfica. (BARBOSA, 1998:16)

A esse respeito IAVELBERG (2003:9) declara que: Cabe s equipes de educadores das escolas e redes de ensino realizar um trabalho de qualidade, a fim de que as crianas, jovens e adultos gostem de aprender arte. Como um dos objetivos gerais de Arte para o Ensino Fundamental os Parmetros Curriculares Nacionais destacam que:
O aluno poder desenvolver sua competncia esttica e artstica nas diversas modalidades da rea de Arte (artes visuais, dana, msica e teatro), tanto para produzir trabalhos pessoais e grupais quanto para que possa, progressivamente, apreciar, desfrutar, valorizar e julgar os bens artsticos de distintos povos e culturas produzidos ao longo da histria e na contemporaneidade. (PCN/ARTE, 1997: 39)

papel do professor oferecer aos alunos novas estratgias pedaggicas de aprendizagens significativas em Arte.Neste sentido, as linguagens artsticas como,artes visuais,dana,msica e teatro apresentam-se como tcnicas de expresso do pensamento de professores e alunos. O trabalho com artes visuais pode ser iniciado com a utilizao de fontes de informao e comunicao artstica. Para tanto, segundo os Parmetros curriculares Nacionais declaram que:
A escola deve colaborar para que os alunos passem por um conjunto amplo de experincias de aprender e criar, articulando percepo, imaginao, sensibilidade, conhecimento e produo artstica pessoal e grupal. (PCN/Arte, 1997:61)

Com a dana possvel conhecer diferentes culturas, alm de possibilitar o trabalho com a corporeidade das crianas. De acordo com PCN/Artes, (1998:74): Como isso, podero estabelecer relaes corporais crticas e construtivas com diferentes maneiras de ver/sentir o corpo em movimento e por tanto, com diferentes pocas e culturas Trabalhar a msica desde cedo nos anos iniciais do Ensino Fundamental com as crianas muito importante, pois a voz o primeiro instrumento que dispe o aluno. O professor alm de cantar pode brincar com a voz explorando vrios sons, pois desenvolvem no aluno competncias musicais.
Para que a aprendizagem da msica possa ser fundamental na formao de cidados necessrio que todos tenham a

oportunidade de participar ativamente como ouvintes, interpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula. (PCN/Artes, 1998:86)

No que se refere dana o Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil aponta que:
No Brasil existem inmeras danas, folguedos, brincadeiras de roda e cirandas que, alm do carter de socializao que representam, trazem para a criana a possibilidade de realizao de movimentos de diferentes qualidades expressivas e rtmicas. (RCNEI, 1998:34)

Atravs do teatro o aluno poder aprender a se relacionar e comunicar melhor com o outro, manifestando suas idias e sentimentos atravs de gestos no jogo teatral. De acordo com PCN/Artes (1997) o teatro possibilita interao e reconhecimento da diversidade cultural (diferentes crenas, diferentes hbitos, diferentes narrativas, diferentes visualidades). Para IAVELBERG (2003:10): Aprender arte envolve a ao em distintos eixos de aprendizagens: fazer, apreciar e refletir sobre a produo social e histrica da arte, contextualizando os objetos artsticos e seus contedos. Hoje no Brasil temos muitos autores que discutem a questo da arte na escola, por este motivo com a finalidade de confrontar o que diz a teoria com o que acontece na prtica este trabalho analisou na escola campo de pesquisa alguns pontos de destaque no livro de IAVELBERG, os quais foram fundamentais para compreender a relao entre a teoria e a prtica no ensino de arte. O papel professor importante para que os alunos aprendam a desenvolver o fazer artstico com prazer e criatividade, para que possam gostar de fazer arte ao longo da trajetria estudantil e da vida. Tal gosto por aprender nasce tambm da qualidade da mediao que os professores realizam entre os aprendizes e a arte.
Para desenvolver um bom trabalho de Arte o professor precisa descobrir quais so os interesses, vivncias, linguagens, modos de conhecimento de arte e prticas de vida de seus alunos. Conhecer os estudantes na sua relao com a prpria regio, com o Brasil e com o mundo, um ponto de partida imprescindvel para um trabalho de educao escolar em arte que realmente mobilize uma assimilao e uma apreenso de informaes na rea artstica. (FERRAZ E FUSARI, 2001:22)

Essa ao envolve aspectos cognitivos e afetivos que passam pela relao professor/aluno e aluno/aluno, estendendo-se a todos os tipos de relaes que se articulam no ambiente escolar. Como afirma FREIRE (2003:47): Ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua prpria produo ou a sua construo". Em conformidade com esse pensamento os professores de arte da escola em questo descrevem sua funo como mediadores e facilitadores da aprendizagem, proporcionando ao aluno vivenciar culturas diversas e ampliar seus conhecimentos em arte. No tocante ao currculo de artes visuais os educadores citaram a proposta Triangular de Ana Mae Barbosa; Fazer artstico (criao); Leitura da imagem /obra de arte (apreciao); Histria da arte (contextualizao). Na rede municipal de ensino de Natal/RN a secretaria de educao (SME) juntamente com as escolas utilizam os PCN como um referencial, o qual foi utilizado na fundamentao da proposta municipal para o ensino de arte em conformidade com o que declara a autora de Para gostar de aprender Arte:
Cada escola e secretaria de educao local passam a ser responsveis pela construo do currculo, no havendo definio de contedos mnimos para o pas ou um currculo comum s comunidades, mas sim um referencial - os Parmetros Curriculares Nacionais -, cuja adoo no obrigatria. (IAVELBERG, 2003:37)

Alguns autores colaboraram com a elaborao dos PCN/Arte entre eles: Maria F. Fusari, Maria Helosa, C. T. Ferraz, Regina S. B. Machado, Ana Mae T. B. Barbosa, alm de outros. Durante a pesquisa pode-se perceber que a leitura das obras das referidas autoras fazem parte do planejamento dos professores regentes da disciplina de Arte. No tocante reorientao curricular no ensino das artes visuais IAVELBERG (2003) em sua obra cita algumas teorias da aprendizagem que devem ser consideradas no processo de ensino aprendizagem: A epistemologia gentica de PIAGET, a escola scio-histrica de VYGOSTSKY e a aprendizagem significativa de AUSUBEL. Os professores, por sua vez evidenciaram o domnio terico das idias de Piaget e Vygostsky, conforme tambm est determinado no Projeto-Poltico-Pedaggico da escola. A respeito da formao profissional dos educadores da rea de arte da instituio de ensino em questo, pode-se concluir que todos possuem formao inicial em nvel superior (graduao e especializao). A formao continuada ocorre atravs de estudos peridicos oferecidos pela rede municipal de ensino e

por iniciativa prpria dos profissionais, que mesmo sobrecarregados, pois precisam ministrar aulas em mais de uma escola, procuram estar inseridos em cursos de extenso e aperfeioamento. No que se refere formao pedaggica e cultural os educadores demonstraram domnio de diversas temticas com eficcia quando relacionadas a sua rea de atuao,no entanto na formao organizacional revelaram um domnio parcial,o que compreensvel pelo fato de envolver conhecimentos de LDB,PPP,estatutos,regimento interno e outros mais direcionados aos pedagogos. A pesquisa tambm abordou alguns mitos do ensino de arte ocorridos nos anos 80 e 90 e descritos por IAVELBERG em sua obra. Entre eles: Ensinar arte ensinar pintores; arte atividade do sensvel; o conhecimento do fazer artstico para adultos talentosos; as imagens da arte infantil so feias ou imperfeitas e, para serem mostradas, precisam ser maquiadas; fazer arte na escola fazer releitura das obras de grandes mestres. Nessa perspectiva os professores foram questionados se esses mitos ainda prevalecem na escola atual. Para eles, aos poucos alguns mitos foram sendo desmistificados devido aos estudos desenvolvidos na rea de arte e a difuso das novas tecnologias. Hoje, em algumas situaes o desafio provar a importncia do ensino de arte para alguns professores de reas distintas. J os alunos quando so inseridos desde criana no universo do fazer e da apreciao artstica tornam-se sujeitos ativos do processo, como afirmam os PCN-Arte (1997:105): As atividades propostas na rea de arte devem garantir a ajudar as crianas e jovens a desenvolverem modos interessantes, imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre arte, exercitando seus modos de expresso e comunicao. O ensino de arte na educao escolar precisa estar vinculado a uma concepo de ensino.
A formulao de uma proposta de trabalhar a arte na escola exige que se esclaream quais posicionamentos sobre arte e educao escolar esto sendo assumidos. Por sua vez, tais posicionamentos implicam, tambm, na seleo de linhas terico-metodolgicas. (FERRAZ E FUSARI, 2001:22)

No que diz respeito s tendncias pedaggicas destacaram-se neste trabalho a presena das tendncias Crtico-Social dos Contedos e Construtivista, tanto na observao da prtica docente dos educadores quanto na fundamentao especificada no Projeto Poltico Pedaggico da escola, embora os professores afirmem que ainda existem traos da linha Tradicional. Em sntese, pode-se concluir que os professores que participaram da pesquisa esto em sintonia com diversas questes abordadas pela teoria proposta

para do ensino de arte, no entanto tambm expressaram suas principais dificuldades para ministrar as aulas de arte, como adequao do espao fsico, limite de horrios, indisciplina por parte de alguns alunos e falta de materiais adequados para aulas prticas do fazer artstico. Os professores desempenham a prtica docente com muita competncia, este com certeza um dos fatores positivos que contriburam para que a escola atingisse a mdia 5.0 na avaliao do IDEB/2009 superando a projeo do MEC para 2015, destacando-se entres as instituies de ensino da rede municipal de Natal/RN. A realizao deste trabalho constituiu-se uma rica oportunidade de reflexo sobre a prtica docente do professor de Arte, uma vez que possibilitou o contato com situaes de ensino e aprendizagem em uma determinada realidade escolar. A anlise da teoria associada ao exerccio da prtica leva reflexo, e esta por sua vez produz o aperfeioamento do fazer pedaggico. O contato com o professor, o aluno, os recursos didticos e o planejamento pedaggico foram fundamentais para reavaliar o papel do professor na escola e compreender a relao entre a teoria e a prtica do ensino de arte na escola atual.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARBOSA, Ana Mae. Tpicos Utpicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998. BRASIL. Parmetros Curriculares Nacionais/ Arte. Braslia, MEC, 1997. FERRAZ, M.H.; FUSARI, M.F.R. Arte na educao escolar. So Paulo: Cortez, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 2003. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formao de professores-Porto alegre: Artmed, 2003.

Das könnte Ihnen auch gefallen