Sie sind auf Seite 1von 3

Tema: Conceitos

Ficha 1

- Durante dcadas antes e depois dos anos 100, podemos detectar no cerne da Europa sintomas de uma nova ordenao nas relaes humanas. A esta ordem social, os historiadores tem o hbito de chamar o sistema feudal. (pg.173) - A palavra feudalismo passou a ser usada pelos historiadores marxistas para definir uma das fases principais da evoluo social e econmica a qual se caracteriza em primeiro lugar pela decadncia da autoridade real.

Tema: Sinais de desenvolvimento

Ficha 2

- O primeiro sinal das inovaes notadas pelos cronistas que escreviam na Glia durante a primeira metade do sculo XI foi o trfico desusado nas estradas. Os nicos viajantes eram os peregrinos, que pareciam em maior nmero. - Uma Segunda inovao, notado pelos historiadores e tambm apontada como progresso espiritual, foi a construo de igrejas.( pg.176) - A medida que se aproximava o terceiro ano aps o milnio, as baslicas das igrejas comearam a ser renovadas sobre quase toda a face da terra, mas especialmente na Itlia e na Glia. Embora muitas no precisassem , por serem de boa construo, a rivalidade entre as diversas comunidades crists levava-as a terem uma mais sumptuosa do que a dos vizinhos.Era como se toda a terra se agitasse, e pondo de lado a sua decrepitude, se vestisse como um manto branco de igrejas. Nessa altura, quase todas as igrejas das sedes episcopais, santurios monsticos dedicados a diversos santos e mesmos oratrios de pequenas aldeias, foram embelezados pelos fiis.( pg.173) - Sinais de uma terceira inovao, registrada pelos cronistas dos incios do sculo XI, so o testemunho de uma nova ordem: o estabelecimentos das instituies feudais. (pg.178)

Tema: Ordem Feudal

Ficha 3

- Por causa da decadncia da autoridade Real, caracterstica do feudalismo a defesa da terra que era funo primeira da realiza passa a ser de responsabilidade dos prncipes locais. - A organizao poltica ia sendo adaptada as condies da vida material.( pg.179)

Tema: A Paz de Deus

Ficha 4

- O desenvolvimento deste novo conceito, a ideologia da Paz de Deus, foi significante nas ltimas fases da feudalizao. - Os seus princpios eram claros: Deus tinha delegado nos reis ungidos a tarefa de manter a paz e a justia; os reis ungidos a tarefa de manter a paz e a justia; os reis j no eram capazes de a levar a cabo; assim, Deus tinha-lhes retirado esse poder de comandar que de novo passou para suas mos e investira-o noutros seus servidores, os bispos, com a ajuda dos prncipes locais.( pg.179) - A instituio da Paz de Deus teve profundas repercusses sobre o comportamento dos Homens e sobre as bases elementares da vida econmica. (pg.179) - Na primeira sociedade medieval a luta era considerada uma atividade normal e aquela em que a liberdade legal atingia a sua expresso mais elevada. Nenhum ganho era considerado mais justo do que o conseguido pela guerra.De agora em diante, e de acordo com o preceito dos conclios de paz, j no era permitido lutar... (pg.179) - [..] A tica da paz de Deus em compensao, legitimou a explorao senhorial. (pg.180)

Comentrios: Com o colapso da autoridade real, a idia da Paz de Deus


foi ganhando fora, e a partir disto seus princpios encarados como verdade, inclusive a verdade de que Deus haveria retirado o poder dos Reis (que no momento estavam sendo incapazes de manter a paz e a justia) e dado aos bispos juto aos prncipes locais.

Tema: As trs ordens

Ficha 5

- [..]Deus tinha distribudo tarefas especficas a cada Homem; uns deviam orar pela salvao de todos, outros deviam lutar para proteger o povo; cabia aos membros do terceiro - estado, de longe o mais numeroso, alimentar, com seu trabalho, os homens de religio e da guerra.( pg.181) - [...] as diversas relaes de dependncia desde h muito tempo estabelecidas entre os trabalhadores camponeses e os proprietrios rurais e que definiam o mecanismo dum sistema econmico que na generalidade pode ser apelidado de <<feudal>>.(pg.181) - Neste modelo ideolgico a Igreja deste perodo, os especialista da orao, os oratores estavam no topo da pirmide das ordens. Em seguida, viriam os especialistas da guerra, a classe que passou a se auto denominar Cavaleiros (milites ou bellatores). Ao fim da pirmide estaria o terceiro - estado, base formada pela grande e restante parte da populao.

-Uns propiciavam-lhes a salvao pela prece; outros, em teoria, aeram responsveis pela sua segurana e defendiam-nos dos agressores.Como preo destes favores, a sua capacidade produtiva estava totalmente subordinada os senhores.( pg.184)

Tema: O senhorio

Ficha 6

- Do ponto de vista econmico o feudalismo caracterizava-se no s pela hierarquia das condies sociais que o ordenamento esquemtico de trs ordens tentava representar: caracterizava-se tambm pela instituio do senhorialismo. Isto no era novo mas tinha-se modificado lentamente pelo desenvolvimento do poder poltico. (pg.192) - Era possvel identificar trs formas distintas de explorao senhorial: Senhorio domstico o qual representa a transferncia de direitos que dava direito de um ser humano sobre o corpo do outro. Seria uma espcie de escravatura. O segundo, senhorio de terra, que no tinha a ver com possuir as pessoas, mas a terra, ou seja, ter cedido a terra para outra pessoa. E por fim, a terceira forma de explorao feudal nasceu dos direitos derivados do Bannun e permitia que o beneficirio pudesse levar tudo que encontrasse e interessasse na casa do campons. - Os camponeses eram encorajados a ter mais filhos e davam -lhes oportunidades de expandir suas capacidades produtivas. ( pg.195)

Comentrios: A economia europia experimentou uma expanso


provavelmente originada no poder senhorial sobre as foras produtivas em suas 3 formas distintas.

Das könnte Ihnen auch gefallen