Sie sind auf Seite 1von 14

ESCOLA TCNICA EVERALDO PASSOS - ETEP ETEP FACULDADES

Alexander Barbosa Amanda S. Castro Bruna Cristina Coelho de Melo Bruno E. Garrido Pamela Castro Moura Silva Paulo Henrique da Silva

PROCESSO DE FABRICAO I TAMBOREAMENTO

So Jos dos Campos, 2012

RESUMO

Tamboreamento um mtodo de esmerilhamento onde as peas so colocadas dentro de um tambor fechado ou aberto que gira provocando a limpeza das peas pelo atrito com material abrasivo contido no tambor. Para tambores abertos, o ngulo de inclinao pode ser controlado, alterando a altura de queda das peas. Entre os componentes abrasivos utilizados destacam-se a areia, o p de esmeril, peas de ao pequenas e mdias, xido de alumnio, e eventualmente granito e quartzo. O processo pode ser feito a seco ou com agentes alcalinos ou ainda com cido sulfrico diludo. Para a eficincia do processo necessrio um peso mnimo das peas e um dimetro adequado do tambor. indicado para peas com sujeiras muito aderidas, e aplica-se a qualquer metal ou tipo de superfcie, bastando adequar o processo a cada caso. Recomenda-se limpar peas de tamanhos prximos numa mesma operao.

Palavras-chave: tamboreamento; usinagem; vibrao; acabamento; rebarbas.

SUMRIO

RESUMO SUMRIO 1 INTRODUO 2 TAMBOREAMENTO 2.1 2.2 2.3 2.4 VANTAGENS DO TAMBOREAMENTO DESVANTAGENS DO TAMBOREAMENTO FATORES DE RELEVNCIA PARA O TAMBOREAMENTO DE PEAS TIPOS DE FERRAMENTA DE TAMBOREAMENTO

2.4.1 TAMBOR ROTATIVO 2.4.2 MAQUINAS VIBRATORIAS CONCLUSO BIBLIOGRAFIA

1 INTRODUO

Neste trabalho iremos demonstrar o que o processo de tamboreamento utilizados nas indstrias hoje em dia, suas vantagens e desvantagens, a seleo de insumos (chips abrasivos, porcelanas, inox, gros vegetais, compostos), os tipos de maquinas utilizados neste processo e o quanto o tamboreamento esta sendo se tornando uma boa ferramenta no processo de acabamento de peas.

2 TAMBOREAMENTO

Tamboreamento um processo mecnico de usinagem no qual as peas so colocadas no interior de um tambor rotativo, junto ou no de materiais especiais, para serem rebarbados ou receberem um acabamento.

Imagem 1 : Tambor com as peas no seu interior.

O tamboreamento possui como principal finalidade o processamento de peas feitas em metais ferrosos e no ferrosos, na remoo de rebarbas, ferrugem, nivelamento e polimento de suas superfcies. Aps o processo de tamboreamento, alm de no deformar o formato original ou causar danos dimensionais, obtido preciso de rugosidade, melhor aspecto visual e uniformidade de acabamento. O acabamento obtido atravs do atrito promovido pela movimentao (quando em tambor rotativo) ou movimentao e vibrao (quando em mquinas vibratrias) das peas em meio dos corpos abrasivos e compostos qumicos. O movimento e vibrao quando controlados removem rebarbas e cantos vivos, alisam superfcies de maneira uniforme, assim como garantem um aspecto visual mais bonito e brilhante.

2.1 VANTAGENS DO TAMBOREAMENTO Geralmente os processos de tamboreamento eliminam entre 50 e 75% dos trabalhos manuais, conseguindo assim uma significante reduo de custos de produo, alm de padronizao de qualidade. As funes dos chips so variadas e alcanam desde o corte de rebarbas e remoes de asperezas das superfcies, at o polimento final. Conforme o processo de fabricao de cada pea poder haver ainda a necessidade em uma determinada etapa ser executada manualmente. Os processos no somente economizam mo de obra especializada, mas tambm espao reduz problemas de poluio eliminando poeira, vapores, efluentes nocivos e barulho excessivo. Outra vantagem que no deve ser desprezada nas circunstncias atuais que o tamboreamento necessita de pouca energia.

2.2 DESVANTAGENS DO TAMBOREAMENTO O tamboreamento, no entanto, um tanto mais caro que o jateamento. Alm disso, devemos tomar alguns cuidados para no danificar os cantos vivos das peas e dentes das engrenagens. Um tamboreamento feito em tambores rotativos ou vibratrios, utilizando-se abrasivos slidos em suspenso meio lquido, um processo muito usado para arredondamento dos cantos e retirar rebarbas, porm devem-se tomar cuidados. Um dos cuidados a escolha correta dos caipes ou pedras tanto no que se refere a tipo de material como no tamanho e forma. Como normalmente neste processo o lquido utilizado a gua e contm abrasivos (abrasivos so substncias naturais ou sintticas empregadas para desgastar, polir, fersan, ou limpar outros materiais) a pea tende a oxidar-se rapidamente, pois o lquido penetra nos poros no decorrer do processo. Para evitar este problema importante secar a pea e proteger em leo. Deve-se evitar tempos longos no tamboreamento, j que acaba prejudicando as peas mais frgeis e aumenta a probabilidade de batidas entre as peas.

2.3 FATORES DE RELEVNCIA PARA O TAMBOREAMENTO DE PEAS 1. Seleo de insumos (chips abrasivos, porcelanas, inox, gros vegetais, compostos, etc.) para obter o resultado esperado: Os insumos so selecionados de acordo com fatores como materiais, formato, tamanhos e resultado almejado para a superfcie das peas. Compostos qumicos (detergentes, pastas e ps) devem ser usados para auxiliar e/ou acelerar o processo, garantindo o acabamento desejado alm de manter os insumos limpos e/ou com maior poder de corte. 2. Quantidade de carga x quantidade de peas: O resultado da rebarbao, polimento, limpeza ou brilho melhor obtido quando a carga envolve as peas. Portanto, a quantidade indicada de carga x peas de 1:1 at 10:1, sendo que 2:1 indicado para processo de rebarbao pesado e 6:1 para processos de preciso. 3. Quantidade de abrasivos e peas no tanque / caamba: A quantidade ideal de peas mais os insumos dentro da caamba devem atingir de 85% a 90% do volume total da mesma. A quantidade adequada desta mistura (peas + carga) deve ser obtida tendo em vista um bom e livre movimento de todo volume interno do tamboreador. 4. Compostos qumicos: Os compostos para tamboreamento sejam eles lquidos, ps, ou pastas so solues compostas de elementos qumicos que representam um papel muito importante em todos os processos. So utilizados para limpar, desengraxar, abrilhantar e polir alm de reduzir o tempo de processo e at mesmo reduzir o impacto entre as peas. A quantidade destes compostos para cada processo depende do volume de gua e resultado almejado. Testes prticos devem ser realizados e as quantidades definidas. 5. Quantidade de gua: A quantidade adequada de gua para ser adicionada fica ao redor de 3% do volume total do tanque. Pouca gua pode resultar em arranhes na superfcie das peas e muita gua pode influenciar na qualidade do acabamento.

A quantidade de gua, deve ser cuidadosamente controlada, uma vez que o processo de tamboreamento conhecido por utilizar pouca gua, energia e mo de obra. 6. Determinando o tempo de processo O tempo de acabamento determinado de acordo com a situao inicial das peas que sero processadas. O melhor tempo para o acabamento geralmente estipulado por meios de testes prticos assim como as melhores opes de insumos e regulagem do tamboreador.

Imagem 2: Mquina para tamborear peas toda feita em metal revestida com borracha por dentro motor monofsico 1,5hp

2.4 TIPOS DE FERRAMENTA DE TAMBOREAMENTO 2.4.1 TAMBOR ROTATIVO

O processo de regenerao trmica via tambor rotativo foi aplicado no incio dosestudos atravs de uma planta industrial operante na fundio den, em So Paulo, produzindo a amostra em questo.

Imagem 3: Tambor Rotativo TO1 - 150

O sistema possui capacidade de produo de 1 t/h e suas etapas operacionais so demonstradas atravs do fluxograma da figura abaixo:

Imagem 4: Etapas de processamento do sistema trmico de regenerao via tambor rotativo.

As etapas do processo aplicado compreendem as operaes de destorroamento at tamanho de gro menor que 1 mm seguido de armazenagem em silo com capacidade de 40toneladas. O silo alimenta o tambor rotativo que promove a calcinao dos gros atravs de queimador a gs contracorrente, operando temperatura de 800 C. Aps calcinao, os gros passam por uma peneira vibratria e por um tambor resfriador, produzindo areia a temperaturas inferiores a 30 C, conforme informao fornecida pela fundio den. Salienta-se que o processo de regenerao no possui sistema de exausto em suas operaes. A Velocidade do Tambor ou, Respectivas Frequncias e Amplitudes das Vibraes: Trata-se da velocidade perifrica. Um tambor de grande dimetro deve girar mais lentamente do que um de dimetro menor para obter o mesmo resultado. Usualmente um tambor de 400 mm de dimetro gira com 30 RPM, um de 600 mm de dimetro com 20 RPM e um de 900 mm de dimetro com 8-12 RPM. As mquinas vibratrias usualmente trabalham com frequncias entre 900 e 3.500 vibraes aproximadamente, sendo 1.200 ou 1.700 RPM as frequncias mais comuns. A amplitude depende do ajuste dos pesos excntricos e normalmente atinge at 6mm.

2.4.2 MAQUINAS VIBRATORIAS As maquinas vibratrias so utilizadas com grande sucesso nas operaes de Rebarbao, Decapagem, Polimento, Arredondamento, Decapagem, Brunimento, Moagem e Homogeneizao dos mais diferentes tipos de materiais, demonstrando ser um equipamento eficiente e econmico dentro de sua faixa de aplicao.

Imagem 5: Tamboreador vibratrio de75L com regulador varivel e proteo acstica.

As maquinas Vibratrias operam com carga de corpos abrasivos ou corpos moedores, que devido ao atrito com as peas processam as operaes acima descritas nas peas metlicas ou minerais introduzidos na caamba. O funcionamento se d atravs da ao de um motovibrador, que produz vibraes elpticas na caamba do moinho, a qual as transmite ao contedo, forando a carga a descrever um movimento giratrio ao redor do eixo longitudinal.

Imagem 6: Motovibrador de acionamento da maquina vibratria

O alto nmero de impulsos vibratrios provoca uma triturao adicional superior a dos moinhos rotativos convencionais, no caso de utilizao em moagem, e, ciclos mais curtos de tamboreamento caso se esteja trabalhando com rebarbao ou polimento de peas. A carga do tamboreador pode ser feita durante o servio, pela abertura superior. A descarga do material modo sem os corpos moageiros se d pela boca traseira que equipada com uma tela e tampa de fecho rpido. Os corpos moageiros so descarregados pela boca dianteira. Em operao de rebarbao, a descarga das peas acabadas deve ser processada manualmente. Devido ao sistema vibratrio usado, as maquinas vibratorias no precisam ser fixados no lugar de instalao, sendo desnecessria a construo de bases ou fundaes. As maquinas vibratrias, esto disponveis nos seguintes modelos: 10L, 30L, 75L, 150L, 300L, 600L. Opcionalmente ser fornecidos: Tampa superior em ao carbono ou ao inoxidvel. Revestimento interno em chapas de ao aparafusadas (RA/RF), ou em borracha resistente abraso (BA/BF).

Sistema de recirculao por bomba para lquidos e detergentes.

CONCLUSO

O processo de tamboreamento est se tornando a cada dia mais conhecidos e evoludo. timos resultados esto sendo obtidos atravs destes processos, desfazendo assim antigos mitos sobre a eficincia do acabamento em massa. Atualmente consegue-se visualizar microscopicamente os vrios resultados obtidos nos mais diversos tipos de material tratado via processos de tamboreamento, e discutir-se tambm com quais tipos de insumos poderemos atingir o acabamento desejado, tal a gama de opes oferecidas para cada tipo de superfcie a ser tratada.

BIBLIOGRAFIA

http://www.lmp.ufsc.br/disciplinas/Stoterau/Aula-01-U-2007-1-introducao.pdf http://www.vibrochips.com.br Tecnologia Mecnica - Aos e Ferros fundidos (Autor: Vicente Chiaverini) http://www.cimm.com.br/portal/material_didatico/6312-decapagem-mecnica#02 http://www.mavi.com.br/produto.php?produto_id=22

Das könnte Ihnen auch gefallen