Sie sind auf Seite 1von 3

Banco de Dados Orientado a Objetos 5.

0 Transaes, Concorrncia, Recuperao e Vercionamento de BDOOs


Transaes
Uma transao um programa executado inteiramente ou ento no executado. As transaes devem mapear bancos de dados de um estado coerente para outro. Para manter a coerncia, as transaes devem passar pelo teste ACID: Atomicidade, coerncia, isolamento, e durabilidade.

Atomicidade
Como uma transao executada inteiramente ou ento no executada, ou a seqncia completa de operaes aplicada ao banco de dados ou ento nenhuma. Este recurso chama-se de Atomicidade; as transaes so atmicas.

Coerncia
Diz-se que o banco de dados coerente se todas as suas restries de integridade so satisfeitas. Pressupe-se que na execuo de uma transao, na ausncia de interferncia de outras transaes concorrentes, o banco de dados seja levado de um estado coerente para outro.

Isolamento
Como as transaes so executadas concorrentemente no mesmo banco de dados, elas devem ser isoladas das outras operaes. Do contrrio, a operao intercalada de transaes concorrente pode levar a anomalias. Assim, os SGBD suportam isolamento, que fornece segurana contra interferncias entre as transaes concorrentes.

Durabilidade
A durabilidade est relacionada capacidade do SGBO de se recuperar de falhas no sistema e no meio. As atualizaes de uma transao efetivada devem devem ser

preservadas e registradas em algum meio durvel. Deve-se manter redundncia suficiente para que se reconstrua um banco de dados coerente.

Transaes aninhadas
As transaes de aplicaes de banco de dados orientadas a objetos so normalmente mais demoradas que as de aplicao comerciais convencionais. Alonga durao das transaes em aplicaes avanadas uma caracterstica das aplicaes de banco de dados da prxima gerao. Varias estratgias relacionadas longa durao das transaes foram propostas na pesquisa de banco de dados. Algumas estratgias influenciaram as implementaes de banco de dados orientado a objetos. As transaes aninhadas so utilizadas para resolver alguns problemas associados as transaes de longa durao. Um modelo de transao aninhada pode conter subtransaes, tambm chamadas de transaes-filhas. Em uma transao aninhada, todas as transaes-filhas devem ser efetivadas para que a transao de alto nvel se efetive. Cada subtransao deve ser concluda ou abortada. Tambm, em aplicaes avanadas, as tarefas normalmente envolve vrios usurios. As transaes em cooperao so utilizadas para suportar essas tarefas em conjunto.

Concorrncia
Vrios algoritmos de controle podem ser usados para garantir a capacidade de serializao das transaes e a coerncia do banco de dados. O mais notvel deles o bloqueio. Nos bancos de dados orientados a objeto, o bloqueio pode ser associado a vrios grnulos que so manipulados pelos usurios, incluindo classes, instancias e objetos complexos. Nos bancos de dados orientados a objeto, h dois aspectos de bloqueio que so relevantes para o compartilhamento concorrente de objetos: Bloqueio de Hierarquia de classe: As classes nos bancos de dados orientados a objeto so organizadas em hierarquias de herana, de modo que cada classe da hierarquia tenha uma extenso ou instancia preexistente. Por isso importante fornecer bloqueio de granularidade a essas estruturas. Por exemplo, uma superclasse poderia bloquear implicitamente todas as subclasses no mesmo modo de bloqueio. As subclasses incluem os descendentes diretos da superclasse e os descendentes de suas subclasses. Bloqueio de Objeto complexo: Os bancos de dados orientados a objetos contm objetos que podem referenciar ou incorporar outros objetos. Alem disso, alguns objetos so "valores", enquanto outros possuem identidade. Para otimizar a concorrncia na presena de modelos que envolvam objetos complexos, foram analisados vrios esquemas de bloqueio de "objetos compostos" ou de "objetos dependentes" para objetos complexos.

Recuperao

A confiabilidade e a grata recuperao de falhas so importantes recursos de um sistema de gerenciamento de banco de dados. O gerenciador de recuperao o modulo que administras as tcnicas de recuperao dessas falhas. Os trs importantes tipos de falhas que so responsabilidade do gerenciador de recuperao so: as falhas de transao, as falhas no sistema, as falhas no meio. Uma das estruturas mais utilizadas para o gerenciamento de recuperao o log. O log utilizado para registrar e armazenar as imagens anteriores e posteriores dos objetos atualizados. A imagem anterior o estado do objeto antes da atualizao da transao, e a imagem posterior o estado do objeto aps a atualizao da transao. Quase todos os bancos de dados orientados a objeto suportam a recuperao. A maioria dos SGBDOO utiliza o logging para a recuperao do banco de dados a um estado coerente. Alguns utilizam a duplicao ou espelhamento de dados.

Vercionamento
O acesso a estados anteriores ou a estados alterados de objetos parte inerente de muitas aplicaes. Ele obtido por meio de vrias verses do mesmo objeto. O gerenciamento de verso em um banco de dados orientados a objeto consiste em ferramentas e construes que automatizam ou simplificam a construo e a organizao de verses ou configuraes. Sem essas ferramentas, caberia ao usurio organizar e manter as verses. Podemos considerar a configurao como um grupo de objetos tratados como uma unidade para bloqueio e Vercionamento. Os objetos individuais dentro da configurao podem sofrer modificaes, de modo que cada objeto pode Ter um histrico das verses. Vrios objetos dentro da configurao so atualizados em momentos diferentes e no necessariamente na mesma freqncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen