Sie sind auf Seite 1von 16

Universidade Federal de Uberlndia (UFU) Sistemas de Informao

Multiplicador Binrio

Adelson Pacheco dos Reis Lucas Rodrigues da Cunha Valdomiro Caetano Martins

Monte Carmelo Abril de 2013

Adelson Pacheco dos Reis Lucas Rodrigues da Cunha Valdomiro Caetano Martins

Multiplicador Binrio

Monografia apresentada visando uma boa apresentao do trabalho de Sistemas Digitais do curso de Bacharelado em Sistemas de Informao da Universidade Federal de Uberlndia (UFU).

Orientador: Daniel Duarte Abdala

Monte Carmelo Abril de 2013

RESUMO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar todos os passos para a criao de um circuito multiplicador binrio de 4 bits. Tendo isso em vista, foram desenvolvidos blocos lgicos com os possveis circuitos combinacionais necessrios para o processo de execuo da multiplicao binria. Palavras-chave: multiplicao, bits, circuito, binrio.

SUMRIO

1 INTRODUO ......................................................................................................... 4 2 MULTIPLICADOR BINRIO..................................................................................... 5 3 SOMADOR DE 8 BITS ............................................................................................. 6 3.1 Meio Somador .................................................................................................... 6 3.2 Somador Completo ............................................................................................ 7 4 REGISTRADOR DE 8 BITS ..................................................................................... 8 4.1 Flip-Flop JK tipo D ........................................................................................... 9 5 CONTROLADOR ................................................................................................... 10 6 CIRCUITO CONTADOR......................................................................................... 11 6.1 Circuito Comparador ........................................................................................ 11 6.2 Flip-Flop JK ...................................................................................................... 12 7 CONCLUSO......................................................................................................... 14 REFERNCIAS ......................................................................................................... 15

1 INTRODUO

O processo de multiplicao de nmeros binrios adotado no circuito utiliza o conceito de somas sucessivas, onde o multiplicando somado de acordo com o valor do multiplicador. Para a total e boa execuo de todos esses passos, foram usados circuitos somadores, contadores, registradores e controladores. No circuito so usados registradores de bits que armazenam os resultados parciais das somas, at que o contador atinja o valor do multiplicando. Quando isso acontece, todo o circuito desabilitado, o resultado fica registrado e mostrado nas sadas do multiplicador. Esquematicamente, a multiplicao realizada da seguinte maneira: A * B = C, onde A o multiplicando, B o multiplicador e C o produto final, obtido da seguinte forma: A1+A2+A3+...+AB = C.

2 MULTIPLICADOR BINRIO

O Multiplicador de 4 bits representado acima composto por um somador de 8 bits responsvel por efetuar as somas sucessivas do multiplicando, um registrador tambm de 8 bits responsvel por armazenar as somas parciais, um controlador usado para restringir o nmero de vezes que o multiplicando ser somado e um contador utilizado para computar o nmero de vezes qual ser somado o multiplicando.

A figura (1) acima representa um multiplicador de 4 bits.

3 SOMADOR DE 8 BITS

O circuito meio somador (1A) est ligado paralelamente aos demais somadores completos que a cada soma realizada enviado um carry para ser somado aos demais bits encontrados nos prximos somadores com o respectivo carry vindo do somador anterior.

3.1 Meio Somador

3.2 Somador Completo

4 REGISTRADOR DE 8 BITS

Os registradores so sequencias de Flip-Flops capazes de armazenarem uma informao e que funcionam juntos em unidade. Registradores mais simples armazenam uma palavra binria que pode conter n bits.

O registrador da Figura(3) uma sequncia de Flip-Flops tipo D que tem a funo de armazenar as somas parciais do multiplicador.

4.1 Flip-Flop JK tipo D

10

5 CONTROLADOR

O circuito contador possui uma sada responsvel pelo controle do envio dos bits do registrador para o somador. Esse sinal ligado a buffers que controlam a passagem: enquanto essa sada for 1, os bits que saem do registrador vo direto para o somador , quando for 0 no passar mais sinal.

11

6 CIRCUITO CONTADOR

O circuito contador composto por 4 FF JK (cada um responsvel por 1 bit, totalizando 4 bits). Como o contador funciona de forma decrescente, todas as sadas do FF tiveram que ser negadas. Tal negao torna-o crescente. As quatro sadas so ligadas ao comparador que ser responsvel por fazer a verificao e desligar o contador quando atingir o nmero desejado.

Possui uma entrada ligada no preset de cada FF, que ir zerar o contador quando ativado. Possui tambm uma sada que ser ligada ao circuito controlador.

6.1 Circuito Comparador

A ideia do comparador baseada no principio da porta OU exclusivo:

12

Enquanto os dois nmeros forem diferentes, a sada de cada XOR ser 1; quando forem iguais ser 0. As sadas das portas XOR so ligadas em uma OR, deforma que, apenas quando todos os bits forem iguais que a sada ser 0.

A 0 0 1 1

B 0 1 0 1

Sada 0 1 1 0

6.2 Flip-Flop JK

O circuito contador responsvel por computar a quantidade de somas que sero

13

realizadas no circuito. Este circuito utiliza Flip-Flops JK e um circuito comparador.

14

7 CONCLUSO

O objetivo deste trabalho mostrar a construo de um multiplicador de 4 bits baseado em somas sucessivas, utilizando circuitos combinacionais, contadores, registradores e Flip-Flops. Desse modo o desenvolvimento desse multiplicador aqui apresentado

demonstrado todos os circuitos contidos em cada bloco lgico e o processo realizado por cada parte desses circuitos.

15

REFERNCIAS

[1]-TELLES, Marilia de Oliveira. Multiplicador binrio baseado em tecnologia SET. 2012. xiii, 61 f., il. Dissertao(Mestrado em Engenharia Eltrica)-Universidade de Braslia, Braslia, 2012. [2]- TOCCI, Ronald J.; WIDMER, Neal S.; Sistemas Digitais: Princpios e Aplicaes. Rio de Janeiro: LTC, 2000. [3]-IDOETA, Ivan Valeje; CAPUANO, Francisco Gabriel. Elementos de Eletrnica Digital. So Paulo: rica. 40 Edio,2007. [4]-LORENZETT, Joo Roberto. ELETRNICA DIGITAL: Florianpolis: 2004. 63 p. Disponvel em: <http://www.sr.ifes.edu.br/~secchin/Eletronicadigital/Eletronica%20Digital%20SENAISC.pdf>. Acesso em: 01 abr. 2013. [5]- LACERDA, Wilian Soares. Projeto e Implementao de Circuitos Classicadores Digitais com Controle da Generalizao Baseado na Regra do Vizinho-mais-prximo Modicada: Belo Horizonte: 2006. 63 p. Disponvel em: <http://www.ppgee.ufmg.br/defesas/738D.PDF>. Acesso em: 01 abr. 2013.

Das könnte Ihnen auch gefallen