Sie sind auf Seite 1von 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

Embora a ajuda (help) do AutoCAD 2013 PT esteja em portugus, vrias opes de comandos ainda continuam em ingls. Montei essa apostila resumida com os comandos de dimensionamento, para completar a traduo das opes de comandos. A apostila baseada no AutoCAD 2013, porem serve para as verses anteriores. 2 - Comando QDIM - COTAR - Cria rapidamente uma srie de cotas dos objetos selecionados. 4 - Comando DIMLINEAR - COTALINEAR - Cria uma cota linear. 7 - Comando DIMALIGNED - COTAALINHADA - Cria uma cota linear alinhada. 9 - Comando DIMARC - COTAARCO - Cria uma cota de comprimento de arco. 10 - Comando DIMORDINATE - COTAORDEN - Cria cotas de ordenada. 13 - Comando DIMRADIUS - COTARAIOS - Cria uma cota de raio para um crculo ou um arco. 15 - Comando DIMJOGGED - COTACOMDESVIO - Cria cotas de desvio para crculos e arcos. 17 - Comando DIMDIAMETER - COTADIAMETRO - Cria uma cota de dimetro para um crculo ou um arco. 18 - Comando DIMANGULAR - COTAANGULAR - Cria uma cota angular. 22 - Comando DIMCONTINUE - COTASERIE - Cria uma cota que inicia de uma linha de extenso de uma cota anteriormente criada. 21 - Comando DIMBASELINE - COTALINBASE da cota anterior ou de uma cota selecionada.

- Cria uma cota linear, angular ou de ordenada a partir da linha de base

24 - Comando DIMSPACE - ESPACOCOTA - Ajusta o espaamento entre cotas lineares ou cotas angulares. 26 - Comando DIMBREAK - QUEBRACOTA - Quebra ou restaura cotas e linhas de extenso quando elas cruzam outros objetos. 29 - Comando MLEADER - LINCHMULTI - Cria um objeto de mltiplas chamadas de detalhe. 35 - Comando TOLERANCE - TOLERANCIA - Especifica os smbolos e os valores de um quadro de controle de elemento. 41 - Comando DIMCENTER - COTACENTRO - Cria a marca de centro ou as linhas de centro de crculos e arcos. 41 - Comando DIMINSPECT - DIMINSPECT - Permite adicionar ou remover uma cota de inspeo das cotas selecionadas. 44 - Comando DIMJOGLINE - LINHADESVIOCOTA - Adiciona ou remove uma linha de desvio em uma cota linear ou alinhada. 46 - Comando DIMEDIT - EDITARCOTA - Edita o texto da cota e as linhas de extenso. 50 - Comando DIMSTYLE - ESTILOCOTA - Cria novos estilos, define o estilo atual, modifica estilos, define sobreposies ao estilo atual, e compara estilos. 68 - Comando DIMOVERRIDE - SOBREPORCOTA - Controla as sobreposies de variveis de sistema utilizadas em cotas selecionadas. 70 - Comando DIMREASSOCIATE - REASSOCIARCOTA - Associa ou reassocia cotas selecionadas para objetos ou para pontos em objetos.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 1 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Comando QDIM - COTAR Cria rapidamente uma srie de cotas dos objetos selecionados. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Quick Dimension Toolbar: Dimension Quick Dimension Command entry: qdim ou qd

Quick Dimension

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Cota rpida Barra de ferramentas: Cota rpida Entrada do comando: cotar

Cota rpida

Resumo Este comando particularmente til para a criao de uma srie de linhas de base ou de cotas em srie, ou para a cotagem de uma srie de crculos e arcos. Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos.
Selecionar a geometria a ser cotada: Selecione os objetos que deseja cotar ou as cotas a serem editadas e pressione Enter Specify dimension line position, or [Continuous/Staggered/Baseline/Ordinate/Radius/Diameter/datumPoint/Edit/seTtings] <current>: Enter an option or press Enter Especifique a posio da linha de cota ou [coNtnuo/eScalonada/Linhadebase/Ordenada/Raio/Dimetro/Pontodereferncia/Editar/Configuraes]<atual>:Especifique uma opo, ou pressione Enter

Continuous - Contnuo Cria uma srie de cotas em srie, em que as linhas da cota linear esto localizadas extremidade-a-extremidade ao longo da mesma linha.

Staggered - Escalonada Cria uma srie de cotas escalonadas, na qual linhas de cotas lineares so deslocadas entre si por um incremento constante.

Baseline - Linha de base Cria uma srie de cotas de linha de base, na qual as cotas lineares compartilham uma linha de extenso.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 2 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Ordinate - Ordenada Cria uma srie de cotas de coordenadas, na qual as funes so anotados com uma nica linha de extenso junto com um valor X ou Y. Medida em relao a um ponto de referncia.

Radius - Raio Cria uma srie de cotas de raio, na qual os valores de raio de arcos e crculos selecionados so exibidos.

Diameter - Dimetro Cria uma srie de cotas de dimetro, na qual os valores de dimetro de arcos e crculos selecionados so exibidos.

Datum Point - Ponto de Referncia Define um novo ponto de referncia para cotas de linha de base e de ordenada. Edit - Editar Remove as localizaes do ponto selecionado da considerao antes que as cotas sejam geradas. Settings - Configuraes Define a prioridade de snap do objeto para especificar pontos de origem da linha de extenso, sejam interseces ou pontos finais. Conceitos relacionados sobre a cota Cotagem o processo de adio de anotaes de medida a um desenho. Voc pode criar cotas para uma variedade de tipos de objeto em muitas orientaes. Os tipos bsicos de cotao so: Linear - Linear Radial - Radial (raio, dimetro e com movimento) Angular - Angular Ordinate - Ordenada Arc Lenght - Comprimento do arco

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 3 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Cotas lineares podem ser horizontais, verticais, alinhadas, rotacionadas, linha base ou em srie (em cadeia). Alguns exemplos so mostrados na ilustrao.

Com mais de 70 configuraes voltadas para cota no Gerenciador de estilos de dimenso, voc pode controlar quase todos os aspectos da aparncia das cotas. Por exemplo, voc pode definir a folga precisa entre as linhas de extenso e o objeto que est sendo cotado. Todas estas configuraes podem ser salvas como um ou mais estilos de cota. Se voc salvar os estilos de cota em um arquivo modelo (dwt) de desenho, eles estaro disponveis sempre que iniciar um novo desenho. Observao: Para simplificar a organizao do desenho e a escala de cotas, recomenda-se que voc crie cotas em layouts ao invs de no espao do modelo. Entender a cotagem de fluxo de trabalho 1. Criar uma camada designada para cotas e faz-la a camada atual. 2. Perto do canto inferior esquerdo da janela do aplicativo, clique na guia Layout. 3. Clique em uma guia de layout com o boto direito do mouse e selecione Gerenciador de configurao de pgina. Importar uma configurao da pgina ou selecionar as configuraes que voc deseja aplicar ao layout. 4. Se necessrio, insira um bloco de legenda. 5. Adicionar viewports de layout , e ajustar o tamanho e a localizao no layout. 6. Utilize a paleta Propriedades para ajustar a escala dos objetos de espao de modelo exibida em cada viewport de layout. 7. Se necessrio, clique duas vezes em cada viewport de layout e aplique a panormica ao modelo para exibir corretamente. Clique duas vezes no layout para sair do espao do modelo. 8. Na faixa de opes, clique na guia Anotar ou exiba a barra de ferramenta de cotas ou menu. 9. Clique em um comando de cota e siga os prompts. Comando DIMLINEAR - COTALINEAR Cria uma cota linear. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Linear Toolbar: Dimension Linear Command entry: dimlinear ou dimlin

Linear

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Linear Barra de ferramentas: Linear Entrada do comando: cotalinear ou cotaline

Linear

Resumo Cria uma cota linear com uma linha de cota horizontal, vertical ou rotacionada. Este comando substitui os comandos DIM HORIZONTAL e DIMVERTICAL - COTAHORIZONTAL e COTAVERTICAL. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 4 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. First Extension Line Origin - Primeira origem da linha de extenso Solicita o ponto de origem da segunda linha de extenso depois que voc especifica o ponto de origem da primeira.

Dimension Line Location - Localizao da linha da cota Utiliza o ponto especificado para localizar a linha de cota e determina a direo para desenhar as linhas de extenso. Depois que voc especificar a localizao, a cota desenhada.

TextoM - Mtext Exibe o Editor de texto no local, no qual voc pode editar o texto de cotas. Utilize cdigos de controle e seqncias de caracteres Unicode para inserir caracteres especiais ou smbolos. Veja Cdigos de Controle e Caracteres Especiais Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). Para obter mais informaes sobre a formatao de texto de cotas, consulte "Alterar Objetos Existentes,". O estilo de cota atual determina a aparncia das medidas geradas. Text - Texto Personaliza o texto da cota no prompt do comando. A medida de cota gerada exibida com os sinais de maior ou menor que. Para incluir a medida gerada, utilize os sinais de maior e menor (< >) para represent-la. Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, ser possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). As propriedades do texto da cota so definidas na guia Texto das caixas de dilogo Novo, Modificar e Substituir o estilo de cota. Angle - ngulo Altera o ngulo do texto de cota. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 5 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

Horizontal Cria cotas lineares horizontais.

Dimension Line Location - Localizao da linha da cota Utiliza o ponto especificado para localizar a linha de cota. Vertical Cria cotas lineares verticais.

Dimension Line Location - Localizao da linha da cota Utiliza o ponto especificado para localizar a linha de cota. Rotated - Rotacionada Cria cotas lineares rotacionadas.

Object Selection - Selecionar objeto Determina automaticamente os pontos de origem da primeira e segunda linhas de extenso aps a seleo de um objeto. Para polilinhas e outros objetos que podem ser explodidos, apenas os segmentos individuais de arco e linha so cotados. Voc no pode selecionar objetos em uma referncia de bloco em escala no- uniforme. Se voc selecionar uma linha ou arco, suas extremidades so usadas como as origens das linhas de extenso. As linhas de extenso so deslocadas a partir das extremidades de acordo com a distncia especificada em Deslocamento da origem na guia Linhas e Setas das caixas de dilogo Novo, Modificar e Substituir o estilo de cota. Consulte DIMSTYLE - ESTILOCOTA. Este valor armazenado na varivel de sistema DIMEXO.

Se voc selecionar um crculo, as extremidades do seu dimetro sero utilizadas como as origens das linhas de extenso. Quando o ponto utilizado para selecionar o crculo est perto do ponto do quadrante norte ou sul, desenhada uma cota Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 6 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


horizontal. Quando o ponto utilizado para selecionar o crculo est perto do ponto do quadrante leste ou oeste, desenhada uma cota vertical. Sobre a criao de cotas horizontais e verticais Voc pode criar cotas utilizando somente os componentes horizontais ou verticais das localizaes ou dos objetos especificados. O programa aplica automaticamente a cota horizontal ou vertical de acordo com as origens de linhas de extenso que voc especificou, ou a localizao onde foi selecionado um objeto; no entanto, voc pode substituir isto ao criar a cota ao especificar que uma cota horizontal ou vertical. Por exemplo, na ilustrao a seguir, uma cota horizontal ser desenhada por padro, a no ser que voc especifique uma cota vertical.

Comando DIMALIGNED - COTAALINHADA Cria uma cota linear alinhada. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Aligned Toolbar: Dimension Aligined Command entry: dimaligned ou dimali Boto Faixa de opes: guia Anotao Menu: Cota Alinhada Barra de ferramentas: Alinhada Entrada do comando: cotaalin

Aligned

painel Cotas

Alinhada

Resumo Cria uma cota linear alinhada com os pontos de origem das linhas de extenso.

Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos.


Especificar a primeira origem da linha de extenso ou <selecione o objeto>: Especificar um ponto para linhas de extenso manual, ou pressione Enter para linhas de extenso automticas

Depois de especificar as linhas de extenso automticas ou manuais, ser exibido o seguinte prompt:
Specify dimension line location or [Mtext/Text/Angle]: Specify a point or enter an option Especificar a localizao da linha da cota ou [Textom/Texto/ngulo]: Especifique um ponto ou insira uma opo

Extension Line Origin - Origem da linha de extenso Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 7 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Especifica a origem da primeira linha de extenso (1). Voc requisitado a especificar uma segunda. Object Selection - Selecionar objeto Determina automaticamente os pontos de origem da primeira e segunda linhas de extenso aps a seleo de um objeto. Para polilinhas e outros objetos que podem ser explodidos, apenas os segmentos individuais de arco e linha so dimensionados. No possvel selecionar objetos em uma referncia de bloco em escala no-uniforme. Se voc selecionar uma linha ou arco, suas extremidades so usadas como as origens das linhas de extenso. As linhas de extenso so deslocadas a partir das extremidades de acordo com a distncia especificada em Deslocamento da Origem na guia Linhas e setas das caixas de dilogo Criar novo, Modificar e Substituir estilo de cota (consultar DIMSTYLE - ESTILOCOTA). Este valor armazenado na varivel de sistema DIMEXO.

Se voc selecionar um crculo, as extremidades do seu dimetro sero utilizadas como as origens das linhas de extenso. O ponto utilizado para selecionar o crculo define a origem da primeira linha de extenso. Dimension Line Location - Localizao da linha da cota Especifica a localizao da linha de cota e determina a direo em que as linhas de extenso so desenhadas. Aps voc especificar a localizao, o comando DIMALIGNED - COTAALINHADA ser finalizado. Mtext - Textom Exibe o Editor de texto no local, no qual voc pode editar o texto de cotas. A medida gerada representada com os sinais de maior ou menor que (< >). Para adicionar um prefixo ou sufixo medida gerada, insira o prefixo ou sufixo antes ou depois dos sinais de menor/maior. Utilize cdigos de controle e seqncias de caracteres Unicode para inserir caracteres especiais ou smbolos. Consulte Cdigos de controle e caracteres especiais Para editar ou substituir a medida gerada, exclua os sinais de menor/maior, insira o novo texto da cota e, em seguida, clique em OK. Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, ser possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). Para obter mais informaes, consulte "Alterar objetos existentes". O estilo de cota atual determina a aparncia das medidas geradas. Text - Texto Personaliza o texto da cota no prompt do comando. A medida de cota gerada exibida com os sinais de maior ou menor que. Insira o texto da cota ou pressione Enter para aceitar a medida gerada. Para incluir a medida gerada, utilize os sinais de maior e menor (< >) para represent-la. Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, ser possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). As propriedades do texto da cota so definidas na guia Texto das caixas de dilogo Novo, Modificar e Substituir o estilo de cota. Angle - ngulo Altera o ngulo do texto de cota.

Sobre a Criao de Cotas Alinhadas Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 8 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Voc pode criar cotas paralelas s localizaes ou aos objetos especificados. Nas cotas alinhadas, a linha de cota paralela s origens de linha de extenso. A ilustrao mostra dois exemplos de cotas alinhadas. O objeto selecionado (1) e a localizao da cota alinhada especificada (2). As linhas de extenso so desenhadas automaticamente.

Comando DIMARC - COTAARCO Cria uma cota de comprimento de arco. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Arc Lenght Toolbar: Dimension Arc Lenght Command entry: dimarc ou dimar

Arc Lenght

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Comprimento do arco Barra de ferramentas: Comprimento do arco Entrada do comando: cotaarco ou cotaar Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos.

Comprimento do arco

Selecionar arco ou segmento de polilinha de arco: Use um mtodo de seleo de objeto Specify arc length dimension location or [Mtext/Text/Angle/Partial/Leader]: Specify a point or enter an option Especificar a localizao de cota de comprimento de arco ou [textoM/Texto/ngulo/Parcial/Linha de chamada]: Especifique um ponto ou insira uma opo As cotas de comprimento de arco medem a distncia ao longo de um arco ou de um segmento de arco de polilinha. As linhas de extenso de um comprimento de arco podem ser ortogonais ou radiais. Um smbolo de arco exibido acima ou antes do texto da cota.

Arc Length Dimension Location - Localizao do comprimento da cota de arco Especifica a localizao da linha de cota e determina a direo em que as linhas de extenso so desenhadas. Mtext - Textom Exibe o Editor de texto no local, no qual voc pode editar o texto de cotas. Utilize cdigos de controle e seqncias de caracteres Unicode para inserir caracteres especiais ou smbolos. Veja Cdigos de Controle e Caracteres Especiais Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, ser possvel exibi-las inserindo colchetes ([]). Para obter mais informaes, consulte Alterar objetos existentes". O estilo de cota atual determina a aparncia das medidas geradas.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 9 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Text - Texto Personaliza o texto da cota no prompt do comando. A medida de cota gerada exibida com os sinais de maior ou menor que. Para incluir a medida gerada, utilize os sinais de maior e menor (< >) para represent-la. Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, ser possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). As propriedades do texto da cota so definidas na guia Texto das caixas de dilogo Novo, Modificar e Substituir o estilo de cota. Angle - ngulo Altera o ngulo do texto de cota. Partial - Parcial Reduz o comprimento do comprimento do arco da cota. Leader - Chamada de detalhe Adiciona um objeto de chamada de detalhe Esta opo mostrada somente se o arco (ou segmento de arco) for maior que 90 graus. A chamada de detalhe desenhada radialmente, apontando em direo ao centro do arco que estiver sendo dimensionado. No Leader - Nenhuma chamada de detalhe Cancela a opo Chamada de detalhe antes que a chamada de detalhe criada. Para remover uma chamada de detalhe, exclua o comprimento do arco da cota e recrie-o sem a opo chamada de detalhe. Sobre a criao de cotas de comprimento de arco As cotas de comprimento de arco medem a distncia ao longo de um arco ou de um segmento de arco de polilinha. Os usos tpicos de uma cota de comprimento de arco, incluem a medio da distncia percorrida em torno de uma cmera ou indicando o comprimento de um cabo. Para diferenci-las de cotas lineares ou angulares, as cotas de comprimento de arco exibem um smbolo de arco por padro.

O smbolo de arco, tambm denominado de chapu ou tampa, exibido acima do texto da cota ou antes do texto da cota. A posio do smbolo de arco pode ser especificada no estilo de cota. As linhas de extenso de uma cota de comprimento de arco podem ser ortogonais ou radiais dependendo do ngulo includo. As linhas de extenso ortogonais so exibidas somente quando o ngulo includo de um arco for menor do que 90 graus.

Comando DIMORDINATE - COTAORDEN Cria cotas de ordenada. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Ordinate Toolbar: Dimension Ordinate Command entry: dimordinate ou dimor Boto Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 10 de 79

Ordinate

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Ordenada Barra de ferramentas: Ordenada Entrada do comando: cotaorden ou cotao Ordenada

Resumo Cotas de ordenada medem a distncia horizontal ou vertical de um ponto de origem, denominado como os dados para um recurso, como um furo em uma pea. Essas cotas evitam erros de escala, mantendo deslocamentos precisos dos elementos da referncia.

Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Especificar a localizao do recurso: Especifique um ponto ou faa snap a um objeto Specify leader endpoint or [Xdatum/Ydatum/Mtext/Text/Angle]: Specify a point or enter an option Especifique o ponto final da chamada de detalhe ou [refernciaX/refernciaY/textoM/Texto/Ngulo]: Especifique um ponto ou insira uma opo Leader Endpoint Specification - Especificao do ponto final da chamada de detalhe Utiliza a diferena entre a localizao do elemento e a extremidade da chamada de detalhe para determinar se uma cota de ordenada X ou Y. Se a diferena na ordenada Y for maior, a cota mede o valor da ordenada X. Caso contrrio, ela mede a coordenada Y. Xdatum - refernciaX Mede a coordenada X e determina a orientao da linha de chamada de detalhe e texto de cota. O prompt Ponto final da chamada de detalhe exibido, onde voc pode especificar o ponto final.

Ydatum - refernciaY Mede a coordenada Y e determina a orientao da linha de chamada de detalhe e texto de cota. O prompt Ponto final da chamada de detalhe exibido, onde voc pode especificar o ponto final.

Mtext - Textom Exibe o Editor de texto no local, no qual voc pode editar o texto de cotas. Utilize cdigos de controle e seqncias de caracteres Unicode para inserir caracteres especiais ou smbolos. Veja Cdigos de Controle e Caracteres Especiais Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). Para obter mais informaes sobre a formatao de texto de cotas, consulte "Alterar Objetos Existentes,". O estilo de cota atual determina a aparncia das medidas geradas. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 11 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Text - Texto Personaliza o texto da cota no prompt do comando. A medida de cota gerada exibida com os sinais de maior ou menor que. Para incluir a medida gerada, utilize os sinais de maior e menor (< >) para represent-la. Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, ser possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). As propriedades do texto da cota so definidas na guia Texto das caixas de dilogo Novo, Modificar e Substituir o estilo de cota. Angle - ngulo Altera o ngulo do texto de cota. Sobre a Criao de Cotas Alinhadas Cotas de ordenada medem a distncia perpendicular de um ponto de origem denominado o datum para um recurso, como um furo em uma pea. Essas cotas evitam erros de escala, mantendo deslocamentos precisos dos elementos da referncia.

As cotas de ordenada consistem em um valor X ou Y com uma linha de chamada de detalhe. As cotas de ordenada de referncia X medem a distncia de um elemento a partir de uma referncia ao longo do eixo X. Y-cotas ordenadas de dados medem a distncia ao longo do eixo Y.

Locate the Datum - Localizar os dados A localizao e orientao do UCS atual determina o valor das ordenadas. Antes de criar cotas de ordenada, voc tipicamente define a origem do UCS para coincidir com os dados.

Locate the Leader - Localizar a chamada de detalhe Aps especificar a localizao do recurso, voc ser solicitado a especificar o ponto final da chamada de detalhe. Por padro, o ponto final da chamada de detalhe especificado automaticamente determina se uma cota ordenada de dados X- de Y- criada. Por exemplo, voc pode criar uma X-cota ordenada por dados ao especificar uma localizao para o ponto final da chamada de detalhe que esteja mais prxima da vertical do que da horizontal.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 12 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Comando DIMRADIUS - COTARAIOS Cria uma cota de raio para um crculo ou um arco. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Radius Toolbar: Dimension Radius Command entry: dimradius ou dimr

Radius

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Raio Barra de ferramentas: Raio Entrada do comando: cotaraio ou cotar

Raio

Resumo Mede o raio do crculo ou arco selecionado e exibe o texto da cota com um smbolo de raio antes do mesmo. possvel usar alas para reposicionar com facilidade a cota de raio resultante.

Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Selecionar um arco ou crculo: Specify dimension line location or [Mtext/Text/Angle]: Specify a point or enter an option Specify dimension line location or [TextoM/Texto/ngulo]: Especifique um ponto ou insira uma opo Dimension Line Location - Localizao da linha da cota Determina o ngulo da linha da cota e a localizao do texto da cota. Se a cota colocada fora de um arco resultando na cota apontando para fora do arco, o produto automaticamente desenha uma linha de extenso de arco. Mtext - Textom Exibe o Editor de texto no local, no qual voc pode editar o texto de cotas. Utilize cdigos de controle e seqncias de caracteres Unicode para inserir caracteres especiais ou smbolos. Veja Cdigos de Controle e Caracteres Especiais Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). Para obter mais informaes sobre a formatao de texto de cotas, consulte "Alterar Objetos Existentes,". O estilo de cota atual determina a aparncia das medidas geradas. Text - Texto Personaliza o texto da cota no prompt do comando. A medida de cota gerada exibida com os sinais de maior ou menor que. Para incluir a medida gerada, utilize os sinais de maior e menor (< >) para represent-la. Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, ser possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). As propriedades do texto da cota so definidas na guia Texto das caixas de dilogo Novo, Modificar e Substituir o estilo de cota. Angle - ngulo Altera o ngulo do texto de cota. Sobre a criao de cotas de raio As cotas de raio medem os raios e os dimetros de arcos e crculos com linhas de centro ou uma marca de centro opcional. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 13 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


H dois tipos de cotas de raio: DIMRADIUS - COTARAIOS mede o raio de um arco ou crculo e exibe o texto da cota com a letra R em frente do mesmo.

DIMDIAMETER - COTADIAMETRO mede o dimetro de um arco ou crculo e exibe o texto da cota com o smbolo de dimetro em frente do mesmo.

Para texto de cota horizontal, se o ngulo da linha de cota de raio for maior do que 15 graus da horizontal, uma linha de gancho, tambm denominada extenso da linha de chamada ou colocada, com um tamanho de uma ponta de seta, criada junto ao texto da cota. Control Extension Lines - Controlar linhas de extenso Quando um arco cotado, a cota radial ou de dimetro no tem que ser posicionada ao longo do arco e diretamente. Se uma cota for posicionada alm da extremidade de um arco, uma linha de extenso ser desenhada que segue o caminho do arco sendo cotado ou nenhuma linha ser desenhada. Quando a linha de extenso suprimida (desativada), a linha da cota da cota radial ou de dimetro desenhada atravs do ponto central do arco ao invs da linha de extenso.

A varivel de sistema DIMSE1 controla se uma cota radial ou diamtrica ser ou no desenhada com uma linha de extenso quando ela posicionada fora da extremidade de um arco. Quando a exibio da linha de extenso do arco no for suprimida, um intervalo entre o arco e a linha de extenso do arco criada. O tamanho do intervalo desenhado controlado com a varivel de sistema DIMEXO. Control Centerlines and Center Marks - Controlar linhas de centro e marcas de centro Dependendo de suas configuraes de estilo de cota, as marcas e linhas de centro so automaticamente geradas para cotas de dimetro e raio. Elas somente so criadas de a linha de cota estiver colocada fora do crculo ou arco. Voc pode criar linhas centrais e marcas centrais diretamente com o comando DIMCENTER - COTACENTRO. Voc pode controlar o tamanho e a visibilidade das linhas de centro e das marcas de centro com a varivel de sistema DIMCEN e na caixa de dilogo Estilo de Cota.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 14 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


O tamanho da linha de centro corresponde ao comprimento dos segmentos da linha de centro que se estendem para fora do crculo ou do arco. Ele tambm o tamanho da lacuna entre a marca de centro e o incio da linha de centro. O tamanho da marca de centro a distncia do centro de um crculo ou arco at o final da marca de centro.

Create Jogged Radius Dimensions - Criar cotas de raio com desvio Com o comando DIMJOGGED - COTACOMDESVIO, voc pode criar cotas de raio com desvio, tambm denominadas cotas de raio encurtadas, quando o centro do arco ou crculo estiver localizado fora do layout e no pode ser exibido em sua verdadeira localizao. O ponto de origem da dimenso pode ser especificado em um local mais conveniente, denominado sobreposio do local central.

Voc pode controlar o ngulo padro do desvio na caixa de dilogo Estilo de Cota, em Desvio da Cota do Raio.

Uma vez que a cota de raio com desvio for criada, voc pode modificar o desvio e a sobreposio de localizao central ao - Usar alas para mover os recursos - Alterar as localizaes dos recursos com a paleta Properties - Usando o comando STRETCH - ESTICAR Observao: As cotas de raio com desvio podem ser visualizadas mas no editadas em verses anteriores aos produtos baseados no AutoCAD 2006. Comando DIMJOGGED - COTACOMDESVIO Cria cotas de desvio para crculos e arcos. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Jogged Toolbar: Dimension Jogged Command entry: dimjogged ou dinjogg

Jogged

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 15 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota desvio Barra de ferramentas: Com desvio Entrada do comando: cotacomdesvio ou cotaco

Com desvio

Resumo DIMJOGGED - COTACOMDESVIO mede o raio do objeto selecionado e exibe o texto da cota com um smbolo de raio antes do mesmo. O ponto de origem da linha de cota pode ser especificado em qualquer localizao conveniente. Observao: As cotas de raio com desvio tambm so chamadas de cotas de raio reduzidas. Cria cotas de raio com desvio, quando o centro do arco ou crculo est localizado fora do layout e no pode ser exibido em sua verdadeira localizao. O ponto de origem da cota pode ser especificado em um local mais conveniente, denominado sobreposio de localizao central.

Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Selecionar arco ou crculo: selecione um arco, crculo, ou segmento de arco de polilinha Especificar a sobreposio de localizao central: especifique um ponto Aceita um novo ponto central para a cota com raio e com desvio que toma o lugar do ponto central verdadeiro do arco ou crculo. Specify dimension line location or [Mtext/Text/Angle]: Specify a point or enter an option Specify dimension line location or [Mtext/Text/Angle]: Especifique um ponto ou insira uma opo Dimension Line Location - Localizao da linha da cota Determina o ngulo da linha da cota e a localizao do texto da cota. Se a cota colocada fora de um arco resultando na cota apontando para fora do arco, o produto automaticamente desenha uma linha de extenso de arco. Mtext - Textom Exibe o Editor de texto no local, no qual voc pode editar o texto de cotas. Utilize cdigos de controle e seqncias de caracteres Unicode para inserir caracteres especiais ou smbolos. Veja Cdigos de Controle e Caracteres Especiais Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). Para obter mais informaes, consulte "Alterar objetos existentes". O estilo de cota atual determina a aparncia das medidas geradas. Text - Texto Exibe o Editor de texto no local, no qual voc pode editar o texto de cotas. Utilize cdigos de controle e seqncias de caracteres Unicode para inserir caracteres especiais ou smbolos. Veja Cdigos de Controle e Caracteres Especiais Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). Para obter mais informaes, consulte "Alterar objetos existentes". O estilo de cota atual determina a aparncia das medidas geradas. Angle - ngulo Altera o ngulo do texto de cota. Tambm determina o ngulo da linha de cota e a localizao do texto de cota. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 16 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Specify Jog Location - Especificar a localizao do desvio Localiza o ponto central do desvio. O ngulo transversal do desvio determinado pelo Gerenciador de estilo de cota. Comando DIMDIAMETER - COTADIAMETRO Cria uma cota de dimetro para um crculo ou um arco. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Diameter Menu: Dimension Diameter Toolbar: Dimension Diameter Command entry: dimdiameter ou dimdiam Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Dimetro Barra de ferramentas: Dimetro desvio Entrada do comando: cotadiametro ou cotadi

Dimetro

Resumo Mede o dimetro do crculo ou arco selecionado e exibe o texto da cota com um smbolo de dimetro antes do mesmo. possvel usar alas para reposicionar com facilidade a cota de dimetro resultante.

Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Selecionar um arco ou crculo: Specify dimension line location or [Mtext/Text/Angle]: Specify a point or enter an option Especifique a localizao da linha da cota ou [textoM/Texto/ngulo]: Especifique um ponto ou insira uma opo Dimension Line Location - Localizao da linha da cota Determina o ngulo da linha da cota e a localizao do texto da cota. Se a cota colocada fora de um arco resultando na cota apontando para fora do arco, o produto automaticamente desenha uma linha de extenso de arco. Mtext - Textom Exibe o Editor de texto no local, no qual voc pode editar o texto de cotas. Utilize cdigos de controle e seqncias de caracteres Unicode para inserir caracteres especiais ou smbolos. Veja Cdigos de Controle e Caracteres Especiais Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). Para obter mais informaes, consulte Alterar objetos existentes". O estilo de cota atual determina a aparncia do texto de cota. Text - Texto Personaliza o texto da cota no prompt do comando. A medida de cota gerada exibida com os sinais de maior ou menor que. Para incluir a medida gerada, utilize os sinais de maior e menor (< >) para represent-la. Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, ser possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). As propriedades do texto da cota so definidas na guia Texto das caixas de dilogo Novo, Modificar e Substituir o estilo de cota.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 17 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Angle - ngulo Altera o ngulo do texto de cota. Comando DIMANGULAR - COTAANGULAR Cria uma cota angular. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Angular Toolbar: Dimension Angular Command entry: dimangular ou dimang

Angular

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Angular Barra de ferramentas: Angular Entrada do comando: cotaangular ou cotaan

Angular

Resumo Mede o ngulo entre objetos selecionados ou trs pontos. Os objetos que podem ser selecionados incluem arcos, crculos e linhas, entre outros.

Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Selecionar o arco, crculo, linha ou <especificar o vrtice>: Selecione um arco, crculo ou linha ou pressione Enter para criar a cota angular, especificando trs pontos Depois de definir o ngulo para a cota, o seguinte prompt exibido: Specify dimension arc line location or [Mtext/Text/Angle/Quadrant]: Especifique a localizao da linha do arco da cota ou [textoM/Texto/ngulo/Quadrante]: Arc Selection - Selecionar arco Utiliza pontos no arco selecionado como os pontos de definio de uma cota angular de trs pontos. O centro do arco o vrtice do ngulo. As extremidades do arco tornam-se os pontos de origem das linhas de extenso.

A linha de cota desenhada como um arco entre as linhas de extenso. As linhas de extenso so desenhadas a partir das extremidades do ngulo at a interseo da linha de cota.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 18 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Circle Selection - Selecionar crculo Utiliza o ponto de seleo (1) como origem da primeira linha de extenso. O centro do crculo o vrtice do ngulo. O segundo final do ngulo a origem da segunda linha de extenso e no precisa estar sobre o crculo.

Line Selection - Selecionar linha Define o ngulo utilizando duas linhas. O programa determina o ngulo utilizando cada linha como um vetor para o ngulo e a interseo das linhas para o vrtice do ngulo. A linha de cota transpe o ngulo entre as duas linhas. Se a linha de cota no tiver interseo com as linhas que esto sendo cotadas, sero adicionadas linhas de extenso conforme necessrio para estender uma ou ambas as linhas. O arco tem sempre menos de 180 graus.

Three-Point Specification - Especificao de trs pontos Cria uma cota com base em trs pontos que voc especifica. O vrtice do ngulo pode ser o mesmo que uma das extremidades do ngulo. Se voc precisar de linhas de extenso, as extremidades sero utilizadas como pontos de origem.

A linha de cota desenhada como um arco entre as linhas de extenso. As linhas de extenso so desenhadas a partir das extremidades do ngulo at a interseo da linha de cota. Dimension Arc Line Location - Localizao da linha da cota de arco Especifica a localizao da linha de cota e determina a direo em que as linhas de extenso so desenhadas. Mtext - Textom Exibe o Editor de texto no local, no qual voc pode editar o texto de cotas. Para incluir um texto prefixo ou sufixo, insira o texto prefixo ou sufixo antes da medida gerada. Utilize cdigos de controle e seqncias de caracteres Unicode para inserir caracteres especiais ou smbolos. Veja Cdigos de Controle e Caracteres Especiais Para obter mais informaes, consulte "Alterar objetos existentes". O estilo de cota atual determina a aparncia das medidas geradas. Text - Texto Personaliza o texto da cota no prompt do comando. A medida de cota gerada exibida com os sinais de maior ou menor que. Para incluir a medio gerada, use os sinais (< >) para representar a medio gerada.

As propriedades do texto da cota so definidas na guia Texto das caixas de dilogo Novo, Modificar e Substituir estilo da cota.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 19 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Angle - ngulo Altera o ngulo do texto de cota.

Quadrant - Quadrante Especifica o quadrante qual a cota deveria ser bloqueada. Quando o comportamento do quadrante est ativado, a linha da cota estendida passando da linha de extenso, quando o texto da cota posicionado fora da cota angular.

Sobre a criao de cotas de angulares As cotas angulares medem o ngulo entre duas linhas ou trs pontos. Para medir o ngulo entre dois raios de um crculo, selecione o crculo e especifique as extremidades do ngulo. No caso de outros objetos, selecione-os e, em seguida, especifique o local da cota. Tambm possvel inserir uma cota em um ngulo especificando seu vrtice e suas extremidades. Quando a cota criada, voc pode modificar o contedo e o alinhamento do texto antes de especificar a localizao da linha de cota. Observao: possvel criar cotas de linha de base e cotas angulares em srie relacionadas a cotas angulares existentes. As cotas de linha de base e as cotas angulares em srie esto limitadas a no mximo 180 graus. Para obter cotas de linha de base e cotas angulares em srie com mais de 180 graus, utilize a edio com alas para esticar a localizao da linha de extenso de uma cota de linha de base ou em srie existente. Dimensions Line - Linhas de cota Se voc utilizar duas linhas retas no paralelas para especificar um ngulo, o arco da linha de cota abranger o ngulo entre as duas linhas. Se o arco da linha de cota no encontra uma ou ambas as linhas sendo dimensionadas, o programa desenha uma ou duas linhas de extenso para a interseo do arco da linha de cota. O arco tem sempre menos de 180 graus. Dimension Circles and Arcs - Dimensionar crculos e arcos Se voc usa uma arco ou um circulo ou trs pontos para especificar um ngulo, o programa desenha o arco da linha de cota entre as linhas de extenso. As linhas de extenso so desenhadas das extremidades do ngulo interseo do arco da linha de cota.

O local especificado para o arco da linha da cota determinar o quadrante do ngulo dimensionado. Dimension to a Quadrant - Cota para um quadrante Cotas angulares podem medir um quadrante especfico que formado ao cotar o ngulo entre os pontos finais de uma linha ou arco, ponto central de um crculo ou dois vrtices. Quando uma cota angular est sendo criada, h quatro ngulos possveis que podem ser medidos. A especificao de uma quadrante permite assegurar que o ngulo correto cotado. Ao colocar uma cota angular aps a especificao de um quadrante, voc pode colocar o texto da cota fora das linhas de extenso da cota. A linha de cota automaticamente estendida. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 20 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

Comando DIMBASELINE - COTALINBASE Cria uma cota linear, angular ou de ordenada a partir da linha de base da cota anterior ou de uma cota selecionada. Mtodos de acesso Menu: Dimension Baseline Toolbar: Dimension Baseline Command entry: dimbaseline ou dimb Boto Menu: Cota Linha base Barra de ferramentas: Linha de base Entrada do comando: cotalinbase ou cotal Resumo O espaamento padro entre as cotas da linha de base pode ser definido a partir do Gerenciador de estilos de cota, guia Linhas, Espaamento da linha base (varivel de sistema DIMDLI).

Se nenhuma cota tiver sido criada na sesso atual, voc ser solicitado a selecionar uma cota linear, ordenada ou angular para utiliz-la como base da cota de linha de base. Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Seleciona a cota base: Selecione uma cota linear, de ordenada ou angular Caso contrrio, o programa ignora esta solicitao e usa o ltimo objeto de cota que tenha sido criado na sesso atual. Se a cota de base for linear ou angular, ser exibido o prompt a seguir: Specify a second extension line origin or [Undo/Select] <Select>: Specify a point, enter an option, or press Enter to select a base dimension Especificar a segunda origem da linha de extenso ou [Desfazer/Selecionar] <Selecionar>: Especifique um ponto, insira uma opo ou pressione Enter para selecionar uma cota de base Se a cota de base for coordenada, ser exibido o prompt a seguir: Specify feature location or [Undo/Select] <Select>: Especificar a localizao do recurso ou [Desfazer/Selecionar] <Selecionar>: Para finalizar o comando, pressione Enter duas vezes ou pressione Esc. O estilo de cota atual determina a aparncia do texto. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 21 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Second Extension Line Origin - Origem da segunda linha de extenso Por padro, a primeira linha de extenso da cota de base utilizada como origem da linha de extenso da cota de linha de base. Para substituir esse comportamento padro, selecione explicitamente a cota de base; a origem da linha de extenso passar a ser a linha de extenso da cota de base mais prxima do ponto de seleo da seleo. Quando voc selecionar um segundo ponto, a cota de linha de base desenhada a Origem da segunda linha de extenso exibida novamente. Para finalizar o comando, pressione Esc. Para selecionar outra cota linear, de ordenada ou angular para utilizar como base para a cota de linha de base, pressione Enter.

Feature Location - Localizao do recurso Utiliza a extremidade da cota de base como a extremidade da cota de linha de base; voc solicitado a fornecer a prxima localizao de elemento. Quando voc selecionar uma localizao de elemento, a cota de linha de base desenhada e o prompt Especificar localizao do recurso exibido novamente. Para selecionar outra cota linear, de ordenada ou angular para utilizar como base para a cota de linha de base, pressione Enter. Undo - Desfazer Desfaz a ltima cota de linha de base inserida durante essa sesso de comando. Select - Selecionar O AutoCAD solicita que voc selecione uma cota linear, de ordenada ou angular a ser utilizada como a base para a cota de linha de base. Comando DIMCONTINUE - COTASERIE Cria uma cota que inicia de uma linha de extenso de uma cota anteriormente criada. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Continue Toolbar: Dimension Continue Command entry: dimcontinue ou dimcont

Continue

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Continuar Barra de ferramentas: Continuar Entrada do comando: cotaserie ou cotas

Continuar

Resumo Continua a criar automaticamente cotas adicionais da ltima cota linear, angular ou de ordenada criada, ou de uma linha de extenso selecionada. As linhas da cota so automaticamente alinhadas.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 22 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Selecionar cota contnua: Selecione uma cota linear, de ordenada ou angular Caso contrrio, o programa ignora esta solicitao e usa o ltimo objeto de cota que tenha sido criado na sesso atual. Se a cota de base for linear ou angular, ser exibido o prompt a seguir: Specify a second extension line origin or [Undo/Select] <Select>: Specify a point, enter an option, or press Enter to select a base dimension Especificar a segunda origem da linha de extenso ou [/] <Selecionar>: Especifique um ponto, insira uma opo ou pressione Enter para selecionar uma cota de base Se a cota de base for ordenada, ser exibido o prompt a seguir: Specify feature location or [Undo/Select] <Select>: Especificar a localizao do recurso ou [Desfazer/Selecionar] <Selecionar>: Para finalizar o comando, pressione Enter duas vezes ou pressione Esc. O estilo de cota atual determina a aparncia do texto.

Second Extension Line Origin - Origem da segunda linha de extenso Utiliza a origem da segunda linha de extenso da cota em srie para a origem da primeira linha de extenso da prxima cota. O estilo de cota atual determina a aparncia do texto. Aps voc selecionar uma cota em srie, o prompt Especificar a origem da segunda linha de extenso exibir novamente. Para finalizar o comando, pressione Esc. Para selecionar outra cota linear, de ordenada ou angular para utilizar como base para a cota contnua, pressione Enter. Selecionar cota contnua: Selecione uma cota linear, de ordenada ou angular Selecione uma cota base, ou pressione Esc para finalizar o comando.

Feature Location - Localizao de recurso Utiliza a extremidade da cota de base como a extremidade da cota em srie; voc solicitado a fornecer a prxima localizao de elemento. Quando voc selecionar uma localizao de elemento, a cota de linha de base desenhada e o prompt de Especificar a localizao do recurso exibido novamente. Para finalizar o comando, pressione Esc. Para selecionar outra cota linear, de ordenada ou angular para utilizar como base para a cota contnua, pressione Enter. Selecionar cota contnua: Selecione uma cota linear, de ordenada ou angular Selecione uma cota base, ou pressione Esc para finalizar o comando. About Creating Baseline and Continued Dimensions - Sobre a criao de cotas de linha de base e cotas em srie As cotas de linha de base so cotas mltiplas medidas a partir do mesmo local. Cotas em srie so mltiplas cotas consecutivas cujas extremidades se tocam. Voc deve criar primeiro uma cota linear ou angular antes de criar cotas de linha de base ou em srie (cadeia). Por padro, cotas de linha de base e cotas em srie comeam com a cota criada mais recentemente na sesso atual.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 23 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

Dica Depois de selecionar uma cota linear ou angular, possvel passar o cursor sobre uma ala de extremidade da linha de cota para acessar os comandos de Linha de base e Em srie, pelo menu da ala.

Comando DIMSPACE - ESPACOCOTA


Ajusta o espaamento entre cotas lineares ou cotas angulares. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Dimension Space Toolbar: Dimension Dimension Space Command entry: dimspace ou dimsp

Adjust Space

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Espao da cota Barra de ferramentas: Espao da cota Entrada do comando: espacocota ou espa

Ajustar espao

Resumo O espaamento entre linhas de cotas paralelas tornado igual. Voc tambm pode criar linhas de cotas de uma srie de contas lineares e angulares ao utilizar um valor de espaamento de 0.

O espaamento somente aplicado para cotas lineares paralelas ou cotas angulares que compartilham um vrtice comum. Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Selecionar a cota base: Selecione uma cota linear paralela ou uma cota angular Selecionar cotas a serem espaadas: Selecione uma cota linear paralela ou uma cota angular para espaar igualmente da cota base e pressione Enter Inserir o valor ou [Auto] <Auto>: Especifique uma distncia de espaamento ou pressione Enter Enter Spacing Value - Inserir o valor do espaamento Aplica o valor do espaamento nas cotas selecionadas a partir da cota base. Por exemplo, se voc insere um valor de 0.5000, todas as cotas selecionadas sero separadas por uma distncia de 0.5000. Voc pode utilizar um valor de espaamento de 0 (zero) para alinhar cotas lineares de cotas lineares e angulares selecionadas fim-a-fim. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 24 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Auto Calcula a distncia de espaamento automaticamente com base na altura do texto especificada no estilo de cota da cota base selecionada. O valor de espaamento resultante duas vezes a altura do texto da cota. About Adjusting the Spacing Between Dimensions - Sobre como ajustar a distncia entre cotas Voc ajustar automaticamente cotas lineares e angulares paralelas existentes em um desenho, para que estejam igualmente espaadas ou alinhadas na linha de cota, uma com a outra. O comando DIMBASELINE - COTALINBASE usa a varivel de sistema DIMDLI para criar cotas igualmente espaadas, mas uma vez que as cotas sejam colocadas, a alterao do valor da varivel de sistema no tem efeito no espaamento das cotas. Se voc altera o tamanho do texto ou ajusta a escala para as cotas, elas permanecem na posio original que pode causar problemas com linhas de texto de cotas que se sobrepem. Voc pode espaar cotas lineares e angulares que se sobreponham ou que no estejam igualmente espaadas com o comando DIMSPACE. As cotas que so selecionadas precisam ser lineares ou angulares, do mesmo tipo (rotacionada ou alinhada), paralela ou concntrica uma com a outra, e nas linhas de extenso uma da outra. Voc tambm pode alinhar cotas lineares e angulares ao usar um valor de espaamento de 0. A ilustrao a seguir mostra cotas lineares paralelas que no foram igualmente espaadas e as que esto igualmente espaadas aps usar o comando DIMSPACE - ESPACOCOTA.

To Space Parallel Linear and Angular Dimensions Automatically - Para espaar igualmente cotas lineares paralelas e angulares automaticamente 1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel (Dimensions (Cotas) Adjust Space (Ajustar espao).

2. Selecione a cota que deseja usar como a cota base quando espaar por igual as cotas. 3. Selecione a prxima cota para espaar por igual. 4. Continue a selecionar cotas e a seguir pressione Enter. 5. Insira a (Auto) e pressione Enter. To Space Parallel Linear and Angular Dimensions at a Specified Distance - Para espaar cotas lineares paralelas e angulares em distncias especificadas 1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel (Dimensions (Cotas) Adjust Space (Ajustar espao).

2. Selecione a cota que deseja usar como a cota base quando espaar por igual as cotas. 3. Selecione a prxima cota para espaar por igual. 4. Continue a selecionar cotas e a seguir pressione Enter. 5. Insira um valor de espaamento e pressione Enter. To Align Parallel Linear and Angular Dimensions - Para alinhar cotas lineares e angulares paralelas 1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel (Dimensions (Cotas) Adjust Space (Ajustar espao).

2. Selecione a cota que deseja usar como a cota base quando espaar por igual as cotas. 3. Selecione a prxima cota a ser alinhada. 4. Continue a selecionar cotas e a seguir pressione Enter. 5. Insira 0 e pressione Enter. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 25 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Comando DIMBREAK - QUEBRACOTA Quebra ou restaura cotas e linhas de extenso quando elas cruzam outros objetos. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Dimension Space Toolbar: Dimension Dimension Space Command entry: dimspace ou dimsp

Adjust Space

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Espao da cota Barra de ferramentas: Espao da cota Entrada do comando: espacocota ou espa

Ajustar espao

Resumo As quebras de cota podem ser adicionadas em cotas lineares, angulares e ordenadas, entre outras. Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Select a dimension to add/remove break or [Multiple]: Select a dimension, or enter m and press Enter Selecione uma cota a ser adicionada/removida, quebrada ou [Mltiplo]: Selecione uma cota ou insira m e pressione Enter Aps voc selecionar uma cota, o seguinte prompt exibido: Select object to break dimension or [Auto/Manual/Remove] <Auto>: Select an object that intersects the dimension or extension lines of the selected dimension, enter an option, or press Enter Selecionar o objeto para quebrar a cota ou [Auto/Manual/Remover]<Auto>: Selecione um objeto que efetue a interseo com a cota ou com as linhas de extenso da cota selecionada, insira uma opo, ou pressione Enter Aps voc selecionar um objeto com o qual quebrar a cota, o seguinte prompt exibido: Selecionar objeto para quebrar a cota: Selecione um objeto que passa atravs da cota ou pressione Enter para finalizar o comando Observao: As quebras de cota podem ser adicionadas nas cotas para os objetos que no efetuam a interseo com a cota ou com a linha de extenso usando a opo Por manual. Multiple - Mltiplo Especifica mltiplas cotas s quais adicionar quebras ou das quais remover as quebras. Auto - Auto Coloca automaticamente quebras de cota em todos os pontos de interseo dos objetos que efetuam a interseo com a cota selecionada. Quaisquer quebras de cota que so criadas usando esta opo so atualizadas automaticamente quando a cota ou o objeto que efetua a interseo modificada. Quando um novo objeto desenhado sobre uma cota que tem qualquer quebra de cota, nenhuma nova quebra automaticamente aplicada nos pontos de interseo ao longo do objeto de cota. Para adicionar novas quebras de cota, o comando precisa ser novamente executado. Remove - Remover Remove todas as quebras de cota das cotas selecionadas. Manual - Manual Coloca manualmente uma quebra de cota. Voc especifica dois pontos nas linhas de cota ou de extenso para a localizao da quebra. Qualquer quebra de cota que criada usando esta opo, no atualizada se a cota ou os objetos que efetuam a interseo so modificados. Voc somente pode colocar uma quebra de cota manual por vez com esta opo. About Creating Breaks in Dimensions - Sobre a criao de quebras em cotas Com quebras de cota, voc pode impedir que a cota, extenso ou linhas de chamada de detalhe apaream como se fossem parte do projeto. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 26 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


As quebras de cota podem ser adicionadas em uma cota ou em uma mltipla chamada de detalhe automaticamente ou manualmente. O mtodo que voc escolhe para colocar quebras de cotas depende no nmero de objetos que efetuam a interseo com uma cota ou uma mltipla chamada de detalhe.

Voc pode adicionar quebras de cota para os seguintes objetos de cota e de chamada de detalhe: - Cotas lineares, incluindo cotas alinhadas e rotacionadas - Cotas angulares, incluindo as de 2 e 3 pontos - Cotas radiais, incluindo raio, dimetro e com desvio - Cotas de comprimento de arco - Cotas de ordenadas - Linhas de chamada mltiplas que utilizam linhas de chamada retas Os seguintes objetos de cota e de chamada de detalhe no suportam quebras de cotas: - Linhas de chamada mltiplas que utilizam linhas de chamada do tipo spline - Chamadas de detalhe criadas com o comando LEADER - LINHACHAM ou QLEADER - LINHACHAMR - A tabela a seguir explica as condies onde as quebras de cota no funcionam ou no so suportadas.

Excees de quebra de cota

Condio

Descrio

Nenhuma quebra Quebras de cota em cotas ou mltiplas chamadas de detalhes em refexs em refexs ou e blocos no so suportadas. No entanto, os objetos em uma refex ou blocos bloco podem ser usados como as arestas de corte para quebras de cota em cotas ou mltiplas chamadas de detalhes que no esto em uma refex ou bloco. Nenhuma quebra As quebras da cota no podem ser colocadas em uma ponta de seta ou na ponta da seta no texto da cota. Se voc deseja que a quebra aparea no texto da cota, e texto da cota recomenda-se usar a opo de mscara de plano de fundo. Se o ponto de interseo de um objeto e a cota so a ponta da seta ou o texto da cota, a quebra no ser exibida at que o objeto que efetua a interseo, ou a cota ou a mltipla chamada de detalhe seja movida. Nenhuma quebra Quebras automticas no so suportadas para objetos e cotas ou em cotas trans- mltiplas chamadas de detalhes que esto em espaos diferentes. Para poder quebrar uma cota ou mltipla chamada de detalhe que estejam espaciais em espaos diferentes, voc precisa usar a opo Manual do comando DIMBREAK - QUEBRACOTA. Voc tambm pode remover quebras de cota de cotas ou linhas de chamada mltiplas com a opo Remover de DIMBREAK QUEBRACOTA. Ao remov-las, todas as quebras de cota so removidas da cota ou linha de chamada mltipla selecionada, mas possvel sempre adicion-las de volta individualmente. Os seguintes objetos podem ser usados como arestas de corte ao adicionar uma quebra de cota: - Cota - Chamada de detalhe - Linha Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 27 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


- Crculo - Arco - Spline - Elipse - Polilinha - Texto - Texto de mltiplas linhas - Blocos, mas limitados aos objetos previamente mencionados nesta lista - Refexs, mas limitados aos objetos previamente mencionados nesta lista Automatic Dimension Breaks - Quebras automticas de cota Para criar quebras de cota automaticamente, selecione uma cota ou linha de chamada mltipla, e a seguir use a opo Auto do comando QUEBRACOTA. As quebras automticas de quebra so atualizadas sempre que a cota ou a mltipla chamada de detalhe ou os objetos que efetuam a interseo so modificados. Dimension Break Gap Size - Tamanho do intervalo da quebra de cota possvel controlar o tamanho das quebras de cota na caixa de dilogo Estilo de cota, guia Smbolos e setas. O tamanho especificado afetado pelo tamanho da quebra da cota, pela escala da cota e pela escala da anotao atual para a viewport atual. Dimension Break Created by Selecting an Object - Quebra de cota criada ao selecionar um objeto Ao invs de colocar uma quebra de cota para cada objeto que efetua a interseco com uma cota ou uma mltipla chamada de detalhe, voc pode especificar qual dos objetos que efetuam a interseco deve ser usado. As quebras de cota que so adicionadas ao selecionar objetos individuais que efetuam a interseo so atualizadas sempre que a cota ou a mltipla chamada de detalhe ou os objetos que efetuam a interseo so modificados. Dimension Break Created by Picking Two Points - Quebra de cota criada ao selecionar dois pontos Voc pode colocar uma quebra de cota ao selecionar dois pontos na cota, extenso ou chamada de detalhe para determinar o tamanho e colocao da quebra. As quebras da cota que so adicionadas manualmente ao selecionar dois pontos no so automaticamente atualizadas se a cota ou a mltipla chamada de detalhe ou os objetos que efetuam a interseo so modificados. Portanto, se uma cota ou uma mltipla chamada de detalhe com quebra de cota manualmente adicionada movida ou o objeto que efetua a interseo modificado, voc pode ter que restaurar a cota ou a mltipla chamada de detalhe, e a seguir adicionar novamente a quebra da cota. O tamanho da quebra da cota que criada ao selecionar dois pontos no afetada pela escala atual da cota ou pelo valor da escala de anotao para a viewport atual. To Create Dimension Breaks Automatically - Para criar quebras de cota automaticamente 1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel Dimensions (Cotas) 2. Selecione uma cota ou uma mltipla chamada de detalhe. 3. Insira a (Auto) e pressione Enter. Break (Quebra).

To Create a Dimension Break Manually - Para criar uma quebra de cota manualmente 1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel Dimensions (Cotas) Break (Quebra). 2. Selecione uma cota ou uma mltipla chamada de detalhe. 3. Insira m (Manual) e pressione Enter. 4. Especifique o primeiro ponto na cota, extenso ou na linha de chamada de detalhe para a quebra da cota. 5. Especifique o segundo ponto na cota, extenso ou na linha de chamada de detalhe para a quebra da cota. To Create a Single Dimension Break for an Intersecting Object - Criar uma quebra de cota nica para um objeto de interseco 1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel Dimensions (Cotas) Break (Quebra). 2. Selecione uma cota ou uma mltipla chamada de detalhe. 3. Selecione um objeto que efetua a interseo com a cota ou uma mltipla chamada de detalhe. Pressione Enter.

To Create Breaks for Multiple Dimensions or Multileaders Automatically - Para criar quebras para vrias cotas ou linhas de chamada de mltipla automaticamente Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 28 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel Dimensions (Cotas) Break (Quebra). 2. Insira m (Mltiplo) e pressione Enter. 3. Selecione as cotas ou mltiplas chamadas de detalhes as quais adicionar as quebras de cotas. 4. Insira a (Auto) e pressione Enter. To Remove all Breaks from a Dimension or Multileader - Para remover todas as quebras de uma cota ou de linha de chamada mltipla 1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel Dimensions (Cotas) 2. Selecione uma cota ou uma mltipla chamada de detalhe. 3. Insira r (Remover) e pressione Enter. Break (Quebra).

To Remove all Breaks From Multiple Dimensions or Multileaders - Para remover todas as quebras de cotas mltiplas ou linhas de chamada mltipla 1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel Dimensions (Cotas) Break (Quebra). 2. Insira m (Mltiplo) e pressione Enter. 3. Selecione as cotas ou mltiplas chamadas de detalhes das quais remover as quebras de cotas e pressione Enter. 4. Insira r (Remover) e pressione Enter. Comando MLEADER - LINCHMULTI Cria um objeto de mltiplas chamadas de detalhe. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Annotation panel Menu: Dimension Multileader Command entry: mleader ou mlea

Multileader

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Anotao Menu: Cota Mltiplas chamadas de detalhes Entrada do comando: linchmulit ou lin Resumo

Ajustar espao

Um objeto de mltiplas chamadas de detalhe normalmente consiste em uma ponta de seta, um patamar horizontal, uma linha ou curva de chamada de detalhe, assim como em um objeto de texto multilinha ou um bloco. As mltiplas chamadas de detalhes podem ser criadas da seguinte forma: ponta de seta primeiro, patamar de chamada de detalhe primeiro ou contedo primeiro. Se um estilo de mltipla chamada de detalhe foi usado, ento a mltipla chamada de detalhe pode ser criada daquele estilo especificado. Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Leader Arrowhead First - Primeiro a chamada de detalhe do patamar Especifica uma localizao para a ponta de seta do objeto de mltipla chamada de detalhe. Specify Leader Landing Location - Especificar a localizao da chamada de detalhe do patamar Define a colocao do patamar de mltipla chamada de detalhe para o novo objeto de mltipla chamada de detalhe. Se voc sai do comando neste ponto, ento nenhum texto associado com o objeto de mltipla chamada de detalhe. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 29 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Leader Landing First Especifica uma localizao para a linha de patamar do objeto de mltipla chamada de detalhe. Specify Leader Arrowhead Location - Especificar a localizao da ponta da seta da chamada de detalhe Define a colocao da ponta de seta para o novo objeto de mltipla chamada de detalhe. Se voc sai do comando neste ponto, ento nenhum texto associado com a linha de mltipla chamada de detalhe. Content First Especifica o local para o texto ou bloco associado ao objeto de linha de chamada mltipla. Point Selection - Seleo de ponto Define a colocao da caixa de texto para a legenda de texto associada com o objeto de mltipla chamada de detalhe. Quando voc termina de inserir seu texto, clique em OK ou clique fora da caixa de texto. Se voc escolhe Fim neste ponto, ento nenhuma linha de patamar associada com o objeto de mltipla chamada de detalhe. Options - Opes Especifica as opes para colocar o objeto de mltipla chamada de detalhe. Leader Type - Tipo de chamada de detalhe Especifica uma linha reta, spline ou no de linha de chamada de detalhe. Leader Landing - Chamada de detalhe do patamar Especifica se deseja adicionar uma linha de patamar horizontal Yes - Sim. Solicita a distncia da linha de patamar. No - No. No adiciona uma linha de patamar ao objeto de mltipla chamada de detalhe. Block - Bloco Especifica um bloco dentro de seu desenho para ser associado com a nova mltipla chamada de detalhe. - Inserir o nome do bloco: Mtexto - Textom Especifica que o texto multilinha est includo com a mltipla chamada de detalhe. - Insira o texto multilinha. None - Nenhum Especifica nenhum tipo de contedo. Maxpoints - Mximo de pontos Especifica o nmero mximo de pontos para a nova linha de chamada de detalhe. - Insira o nmero mximo de pontos para uma linha de chamada de detalhe. - Nenhuma. First Angle - ngulo do primeiro ponto Restringe o ngulo do primeiro ponto para a nova linha de chamada de detalhe. - Inserir a primeira restrio de ngulo ou <nenhuma>: - Nenhuma. Second Angle - Segundo ponto Restringe o segundo ngulo na nova linha de chamada de detalhe. - Inserir a segunda restrio de ngulo. - Nenhuma. CONCEITOS RELACIONADOS About Leader Objects - Sobre objetos de linha de chamada Um objeto de chamada de detalhe uma linha ou uma spline com uma ponta de seta em uma extremidade e um objeto texto de mltiplas linhas ou bloco na outra. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 30 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Em alguns casos, uma linha horizontal curta, denominada como patamar, conecta o texto ou blocos e os quadros de controle do recurso linha de chamada de detalhe. O patamar e a linha de chamada de detalhe so associados com o objeto de texto de mltiplas linhas ou bloco, para que quando o patamar for realocado, o contedo e a linha de chamada de detalhe movem junto com o mesmo.

Quando a cotagem associativa est ativada e so utilizados snaps a objeto para localizar a ponta de seta da chamada de detalhe, a linha de chamada associada ao objeto ao qual a ponta de seta est anexada. Se o objeto for realocado, a ponta de seta ser realocada e o patamar esticado de acordo. Observao: O objeto de chamada de linha de chamada no deve ser confundido com a linha de chamada de detalhe gerada automaticamente como parte de uma linha de cota. A associatividade entre uma linha de chamada e um objeto pode ser perdida por diversos motivos. Por exemplo: - A associatividade no ser mantida entre uma linha de chamada e uma referncia de bloco se o bloco for redefinido de modo que o ponto ao qual a linha de chamada est anexada se mova. - A associatividade no ser mantida entre uma linha de chamada e uma vista de desenho da documentao modelo, quando uma atualizao ou um evento de edio remover o ponto anexado linha de chamada. possvel utilizar o monitor de anotaes para rastrear uma associatividade de linha de chamada. Quando o monitor de anotao est ativado, ele indica linhas de chamada que perdem a associatividade ao exibir um sinal na linha de chamada. (Consulte ANNOMONITOR). Clicando no sinal um menu exibido contendo as opes especficas para a correspondente anotao desassociada. O menu em uma linha de chamada que perdeu a associatividade fornece acesso aos comandos a DIMRESOCIATE - REASSOCIARCOTA e ERASE - APAGAR. Relate Task - Tarefas relacionadas - To Create a Leader With Straight Lines - To Work with the Annotation Monitor - To Create a Leader Attached to Block Content at an Angle - To Create a Spline Leader With Text or a Block - To Create Multiple Leaders From the Same Annotation - Para criar uma chamada de detalhes com linhas retas - Para trabalhar com o monitor de anotaes - Para criar uma linha de chamada anexada ao contedo do bloco com um ngulo - Para criar uma linha de chamada spline com texto ou bloco - Para criar mltiplas linhas de chamada a partir da mesma anotao To Create a Leader With Straight Lines - Para criar uma chamada de detalhes com linhas retas 1. Clique na guia Home (Incio) painel Annotation (Anotao) Multileader (Mltipla chamada de detalhe).

2. No prompt de comando, insira o para selecionar opes. 3. Insira l para especificar chamadas de detalhe. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 31 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


4. Insira s para especificar chamadas de detalhe retas. 5. No desenho, clique em um ponto inicial para o cabealho da chamada de detalhe. 6. Clique em um ponto final da chamada de detalhe. 7. Insira seu contedo MTEXTO - TEXTOM. 8. Na barra de ferramentas Formatao de texto, clique em OK. To Work with the Annotation Monitor - Para trabalhar com o monitor de anotaes Ative o monitor de anotaes para todos os eventos ou eventos de documentao do modelo. Para ativar o Monitor de anotaes Na barra de status, clique no boto Monitor de anotaes:

O boto da barra de status do monitor de anotao muda para e o cone do monitor de anotao adicionado bandeja do sistema:

Para desativar o Monitor de anotaes Para desativar o Monitor de anotaes, clique em .

Para ativar o Monitor de anotaes apenas para eventos da documentao do modelo 1. Na linha de comando, insira ANNOMONITOR. 2. Na linha de comando, insira -2. O monitor de anotaes ativa automaticamente (ANNOMONITOR = 2), assim que a edio ou atualizao da documentao do modelo ocorrer. To Create a Leader Attached to Block Content at an Angle - Para criar uma linha de chamada anexada ao contedo do bloco com um ngulo 1. Clique na guia Home (Incio) painel Annotation (Anotao) Multileader (Mltipla chamada de detalhe).

2. No Gerenciador de estilo de linha de chamada mltipla, clique em Novo. 3. Na caixa de dilogo Criar novo estilo de linha de chamada mltipla, especifique um nome para o novo estilo de linha de chamada mltipla. 4. Na caixa de dilogo Modificar estilo de linha de chamada mltipla, guia Estrutura da linha de chamada, em Configuraes do patamar, desmarque Incluir patamar automaticamente. 5. Na guia Contedo, prximo a Tipo de linha de chamada mltipla, escolha Contedo do bloco. 6. Em Opes do bloco, junto a Anexo, escolha um dos seguintes: - Extenso central: anexa a linha da chamada de detalhe a extenso central do contedo do bloco. - Ponto de insero: anexa a linha da chamada de detalhes ao contedo do bloco de qualquer ponto especificado. 7. Clique em OK. 8. No Gerenciador de estilo de chamada de detalhe clique em Fechar. 9. Execute um dos procedimentos a seguir: - Criar um objeto de linha de chamada mltipla - Aplicar o estilo de linha de chamada mltipla novo a um objeto de linha de chamada mltipla existente

To Create a Spline Leader With Text or a Block - Para criar uma linha de chamada spline com texto ou bloco 1. Clique na guia Home (Incio) painel Annotation (Anotao) Multileader (Mltipla chamada de detalhe).

2. No prompt de comando, insira o para selecionar opes. 3. Insira l para especificar chamada de detalhes. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 32 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


4. Insira t para especificar o tipo de chamada de detalhe. 5. Insira p para especificar uma chamada de detalhe de spline. 6. No desenho, clique em um ponto inicial para o cabealho da chamada de detalhe. 7. Clique em um ponto final da chamada de detalhe. 8. Insira seu contedo MTEXTO - TEXTOM. 9. Na barra de ferramenta Formatao de texto, clique em OK. To Create Multiple Leaders From the Same Annotation - Para criar mltiplas linhas de chamada a partir da mesma anotao 1. Selecione a mltipla chamada de detalhe. 2. Execute um dos procedimentos a seguir: - Passe o mouse sobre a ala do segmento de conexo e selecione Adicionar linha de chamada a partir do menu da ala. Clique na guia Annotate (Anotao) ( painel Multileaders (Mltiplas chamadas de detalhe) Add Leader (Adicionar chamada de detalhe). 3. Especifique o ponto final para a nova chamada de detalhe. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------About Leader Styles - Sobre os estilos de linha de chamada A aparncia de uma chamada de detalhe controlada por seu estilo de mltipla chamada de detalhe. Voc pode utilizar o estilo padro de mltipla chamada de detalhe, PADRO, ou criar seus prprios estilos de mltipla chamada de detalhe. O estilo da mltipla chamada de detalhe pode especificar a formatao para linhas de patamar, linhas de chamada de detalhe, pontas de seta e contedo. Por exemplo, o estilo de mltipla chamada de detalhe, STANDARD, usa uma linha de chamada de detalhe reta com uma ponta de seta preenchida e fechada e o contedo de texto das mltiplas linhas. Observao: Blocos anotativos no podem ser usados como contedo ou ponta de seta em objetos de mltipla chamada de detalhe. Uma vez definido o estilo da mltipla chamada de detalhe, voc pode defini-la com o estilo atual da mltipla chamada de detalhe ao ser usado quando o comando MLEADER - LINCHMULTI for chamado. Relate Tasks - Tarefas relacionadas - To Collect Multiple Notes to be Attached to a Single Landing - To Create a Landing Line With Multiple Segments - To Define a Leader Style - To Apply a Leader Style to an Existing Leader - Para agrupar mltiplas notas a serem anexadas em um patamar nico - Para criar uma linha de patamar com mltiplos segmentos - Para definir um estilo de chamada de detalhe - Para aplicar um estilo de linha de chamada a uma linha de chamada existente To Collect Multiple Notes to be Attached to a Single Landing - Para agrupar mltiplas notas a serem anexadas em um patamar nico Clique na guia Annotate (Anotao) painel Multileaders (Mltiplas chamadas de detalhe) Collect (Coletar).

1. Na barra de ferramentas Mltipla chamada de detalhe, clique em Coletar mltiplas chamadas de detalhes. 2. Selecione mltiplas chamadas de detalhes na ordem que deseja que sejam coletadas. A ltima mltipla chamada de detalhe retm seu patamar. Pressione Enter. To Create a Landing Line With Multiple Segments - Para criar uma linha de patamar com mltiplos segmentos 1. Clique na guia Home (Incio) painel Annotation (Anotao) Multileader Style (Estilo de mltipla chamada de detalhe).

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 33 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


2. No Gerenciador de estilo de linha de chamada mltipla, clique em Novo para criar um novo estilo de linha chamada mltipla. 3. Na caixa de dilogo Criar novo estilo de linha de chamada mltipla, especifique um nome para o novo estilo de linha de chamada mltipla. 4. Na caixa de dilogo Modificar estilo de linha de chamada mltipla, selecione a guia Estrutura da linha de chamada. 5. Na caixa de grupo Restries, selecione a caixa de seleo Mximo de pontos de linha de chamada. Na caixa na direita, especifique um nmero mximo de pontos a serem solicitados quando da criao de uma nova mltipla chamada de detalhe. Clique em OK. 6. No Gerenciador de estilos de mltipla chamada de detalhe, clique em Definir atual para aplicar o novo estilo de mltipla chamada de detalhe para as mltiplas chamadas de detalhes que voc criou. To Define a Leader Style - Para definir um estilo de chamada de detalhe 1. Clique na guia Home (Incio) painel Annotation (Anotao) Multileader Style (Estilo de mltipla chamada de detalhe).

1. No Gerenciador de estilo de linha de chamada mltipla, clique em Novo. 2. Na caixa de dilogo Criar novo estilo de linha de chamada mltipla, especifique um nome para o novo estilo de linha de chamada mltipla. 3. Na caixa de dilogo Modificar estilo de linha de chamada mltipla, guia Formato da linha de chamada, selecione ou desmarque as seguintes opes: Type -Tipo. Determina o tipo de patamar. Voc pode escolher um plano reto, plano de spline ou nenhum plano. Color - Cor. Determina a cor do patamar. Linetype -Tipo de linha. Determina o tipo de linha do patamar. Lineweight - Espessura de linha. Determina a espessura da linha do patamar. 5. Especifique um smbolo e tamanho para a ponta de seta da mltipla chamada de detalhe. 6. Na guia Estrutura da chamada de detalhe, selecione ou desmarque as seguintes opes: Maximum Leader Points - Mximo de pontos da chamada de detalhe. Especifica o nmero mximo de pontos para a linha de patamar da mltipla chamada de detalhe. First and Second Segment Angles - Primeiro e segundo ngulos do segmento. Especifica o ngulo do primeiro e do segundo pontos no patamar. Landing - Keep Horizontal - Patamar - Manter horizontal. Anexa um patamar horizontal no contedo da mltipla chamada de detalhe. Set Landing Distance - Definir distncia do patamar. Determina a distncia fixa para a linha de patamar da mltipla chamada de detalhe. 7. Na guia Contedo, especifique o contedo do texto ou do bloco para a mltipla chamada de detalhe. Se o objeto de mltipla chamada de detalhe ir conter contedo de texto, ento selecione ou desmarque as seguintes opes: Default Text - Texto padro. Define o texto padro para o contedo da mltipla chamada de detalhe. Um campo pode ser aqui inserido. Text Stile - Estilo do texto. Especifica um estilo de texto predefinido para o texto do atributo. Os estilos de texto carregados atualmente so exibidos. Text Angle - ngulo do texto. Especifica o ngulo de rotao do texto da mltipla chamada de detalhe. Text Color - Cor do texto. Especifica a cor do texto da mltipla chamada de detalhe. Paper Height - Altura do papel. Define a altura do texto como aparecer no espao do papel. Frame Text - Enquadrar texto. Enquadra o contedo do texto da mltipla chamada de detalhe em uma caixa de texto. Attachment - Anexo. Controla a anexao do patamar ao texto da mltipla chamada de detalhe. Landing Gap - Intervalo do patamar. Especifica a distncia entre o patamar e o texto da mltipla chamada de detalhe. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 34 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Se o contedo do bloco for especificado, ento selecione ou desmarque as seguintes opes: Source Block - Bloco de origem. Especifica o bloco usado para o contedo da mltipla chamada de detalhe. Attachment - Anexo. Especifica a forma pela qual o bloco anexado ao objeto de mltipla chamada de detalhe. Voc pode anexar o bloco ao especificar as extenses, o ponto de insero ou o ponto central do bloco. Color - Cor. Especifica a cor do contedo do bloco da mltipla chamada de detalhe. PorBloco selecionado por padro. 8. Clique em OK. To Apply a Leader Style to an Existing Leader - Para aplicar um estilo de linha de chamada a uma linha de chamada existente 1. Selecione a mltipla chamada de detalhe qual deseja aplicar um novo estilo. 2. Na Ribbon (faixa de opes), clique na guia Annotate (Anotar), painel Multileaders (Mltiplas chamadas de detalhe). Selecione o estilo desejado de mltiplas chamadas de detalhe na lista suspensa. 3. Para criar um novo estilo, clique no cone Multileader Style (Estilo de mltipla chamada de detalhe). Comando TOLERANCE - TOLERANCIA Especifica os smbolos e os valores de um quadro de controle de elemento. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Tolerance Toolbar: Dimension Tolerance Command entry: tolerance ou tol

Tolerance

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Tolerncia Barra de ferramentas: Cota Tolerncia Entrada do comando: tolerancia ou to

Tolerncia

Resumo A caixa de dilogo Tolerncia geomtrica exibida. As tolerncias geomtricas mostram desvios aceitveis de forma, perfil, orientao, localizao e desvio de um elemento. Os quadros de controle de recursos podem ser criados com linhas de chamada de detalhes usando TOLERANCE TOLERANCIA, LEADER - CHAMADADETALHE ou QLEADER - CHAMADADETALHEV. Caixa de dilogo Geometric Tolerance

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 35 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Caixa de dilogo Tolerncia Geometrica

Resumo Aps selecionar os smbolos de caractersticas geomtricas, a caixa de dilogo Geometric Tolerance fechada e o seguinte prompt exibido: Enter tolerance location: Especifique uma localizao A estrutura de controle de recurso inserida no local especificado. Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Sym - Smbolo Exibe o smbolo de caracterstica geomtrica, que pode ser selecionado na caixa de dilogo Smbolo. A caixa de dilogo ser exibida quando voc selecionar uma das caixas Sym - Smbolo.

Tolerance 1 - Tolerncia 1 Cria o primeiro valor de tolerncia no quadro de controle de elemento. O valor de tolerncia indica a quantidade de desvio que a caracterstica geomtrica pode apresentar a partir de uma forma perfeita. Voc pode inserir um smbolo de dimetro antes do valor de tolerncia e um smbolo de condio do material depois dele.

First Box - Primeira caixa Insere um smbolo de dimetro na frente do valor de tolerncia. Clique na caixa para inserir o smbolo de dimetro. Second Box - Segunda caixa Cria o valor de tolerncia. Insira um valor na caixa. Third Box Terceira caixa Exibe a caixa de dilogo Condio do material na qual voc seleciona um smbolo de modificao. Esses smbolos funcionam como modificadores das caractersticas geomtricas e do valor de tolerncia de elementos que podem variar de tamanho. O smbolo inserido na caixa MC para o primeiro valor de tolerncia na caixa de dilogo Geometric Tolerance. Tolerance 2 - Tolerncia 2 Cria o segundo valor de tolerncia no quadro de controle de elemento. Especifique o segundo valor de tolerncia da mesma forma que o primeiro.

Datum 1 - Dado 1 Cria a referncia de dados primria no quadro de controle de elemento. A referncia de dados pode consistir em um valor e um smbolo de modificao. Um dado uma referncia geomtrica teoricamente exata, utilizado para definir a zona de tolerncia de um elemento. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 36 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

First Box - Primeira caixa Cria o valor da referncia de dados. Second Box - Segunda caixa Exibe a caixa de dilogo Condio do material na qual voc seleciona um smbolo de modificao. Esses smbolos funcionam como modificadores da referncia de dados. O smbolo inserido na caixa MC para a referncia de dados principal na caixa de dilogo Geometric Tolerance. Datum 2 - Dado 2 Cria a referncia de dado secundria no quadro de controle de elemento da mesma maneira como criou a referncia de dado primria.

Datum 3 - Dado 3 Cria a referncia de dado terciria no quadro de controle de elemento da mesma maneira como criou a referncia de dado primria.

Height - Altura Cria um valor de zona de tolerncia projetada no quadro de controle de elemento. Uma zona de tolerncia projetada controla a variao na altura da poro estendida de uma rea perpendicular fixa e ajusta a tolerncia quela especificada pelas tolerncias de posio.

Projected Tolerance Zone - Zona de tolerncia projetada Insere um smbolo da zona de tolerncia projetada aps o valor da zona de tolerncia projetada.

Datum Identifier - Identificar dado Cria um smbolo de identificao de referncia que consiste em uma letra de referncia. Um dado uma referncia geomtrica teoricamente exata a partir da qual possvel estabelecer a localizao e as zonas de tolerncia de outros elementos. Um ponto, uma linha, um plano, um cilindro ou outra geometria pode servir como uma referncia.

Caixa de dilogo Symbol - Smbolo

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 37 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Resumo

O smbolo inserido na caixa de texto Smbolo, na caixa de dilogo Tolerncia geomtrica A tabela a seguir descreve os smbolos.

Material Condition Dialog Box - Caixa de dilogo Condio do Material

Resumo O smbolo inserido na caixa MC para o primeiro ou segundo valor de tolerncia na caixa de dilogo Tolerncia Geomtrica.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 38 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Related Concepts - Conceitos Relacionados - About Composite Tolerances - About Datum Reference Frames - About Geometric Tolerances - About Material Conditions - About Projected Tolerance Zones - Sobre tolerncias compostas - Sobre quadros de referncia - Sobre as tolerncias geomtricas - Sobre as condies do material - Sobre as zonas de tolerncia projetada About Composite Tolerances - Sobre tolerncias compostas Uma tolerncia composta especifica duas tolerncias para a mesma caracterstica geomtrica de um elemento ou de elementos com diferentes requisitos de referncia. Uma tolerncia relaciona-se a um padro de elementos e a outra tolerncia para cada elemento dentro do padro. A tolerncia do elemento individual mais restritiva que a tolerncia do padro. Na ilustrao a seguir, o ponto onde as referncias A e B fazem interseo chamado de eixo da referncia, ou seja, o ponto a partir do qual calculada a posio do padro. Uma tolerncia composta pode especificar ambos o dimetro do padro de orifcios e o dimetro de cada orifcio individual, como na ilustrao seguinte.

Quando voc adiciona tolerncias compostas em um desenho, voc especifica a primeira linha do quadro de controle do elemento e, ento, escolhe o mesmo smbolo de caracterstica geomtrica para a segunda linha do quadro. O compartimento de smbolo geomtrico estendido ao longo de ambas as linhas. Voc pode, em seguida, criar uma segunda linha de smbolos de tolerncia. About Datum Reference Frames - Sobre quadros de referncia Os valores de tolerncia no quadro de controle de recursos so acompanhados de at trs letras de referncia opcionais e dos respectivos smbolos modificadores. Uma referncia um ponto, eixo ou plano teoricamente exato a partir do qual voc realiza medies e verifica dimenses. Em geral, dois ou trs planos mutuamente perpendiculares realizam melhor essa tarefa. Esse conjunto conhecido como quadro de dados de referncia. A ilustrao a seguir mostra um quadro de referncia de dados verificando as dimenses do componente.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 39 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

About Geometric Tolerances - Sobre as tolerncias geomtricas As tolerncias geomtricas mostram divergncias aceitveis de forma, perfil, orientao, localizao e desvio de um elemento. As tolerncias geomtricas so adicionadas aos quadros de controle de elemento. Esses quadros contm todas as informaes de tolerncia para uma cota especfica. As tolerncias geomtricas podem ser criadas com ou sem linhas de chamada de detalhe, dependendo do comando utilizado para cri-las com o comando TOLERANCE - TOLERANCIA, ou com as opes para os comandos LEADER - LINHACHAM e QLEADER - LINHACHAMR. Um quadro de controle de elemento consiste em dois ou mais componentes. O primeiro elemento do quadro de controle contm um smbolo que representa a caracterstica geomtrica qual a tolerncia est sendo aplicada, por exemplo, localizao, perfil, forma, orientao ou desvio. As tolerncias de forma controlam linearidade, planaridade, circularidade e cilindricidade; e os perfis controlam linha e superfcie. Na ilustrao, a caracterstica posio.

possvel utilizar a maioria dos comandos de edio para alterar os quadros de controle de elementos e fazer um snap a eles utilizando os modos de snap ao objeto. Tambm possvel criar tolerncias que utilizem escala anotativa . Para obter mais informaes sobre como criar e trabalhar com tolerncias anotativas, consulte Sobre como criar cotas e tolerncias anotativas e Sobre as anotaes de escala . About Material Conditions - Sobre as condies do material As condies do material se aplicam a elementos que podem variar de tamanho. O segundo compartimento contm o valor de tolerncia. Dependendo do tipo de controle, o valor da tolerncia precedido pelo smbolo do dimetro e seguido por um smbolo de condio do material. As condies do material se aplicam a elementos que podem variar em tamanho. - Na condio mxima do material (smbolo M, tambm conhecido como MMC), um elemento contm a quantidade mxima de material informada nos limites. - Em MMC, um orifcio tem o dimetro mnimo, ao passo que uma haste tem o dimetro mximo. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 40 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


- Na condio do material mnima (smbolo L, tambm conhecido como LMC), um elemento contm a quantia mnima de material declarada nos limites. Em LMC, um orifcio tem o dimetro mximo, ao passo que uma haste tem o dimetro mnimo. - Qualquer que seja o tamanho do elemento (smbolo S, tambm conhecido como RFS) significa que o elemento pode ter qualquer tamanho dentro dos limites estabelecidos. About Projected Tolerance Zones - Sobre as zonas de tolerncia projetada As tolerncias projetadas so utilizadas para tornar a tolerncia mais especfica. As tolerncias projetadas so especificadas alm das tolerncias de posio para tornar a tolerncia mais especfica. Por exemplo, as tolerncias projetadas controlam a zona de tolerncia de perpendicularidade de uma parte embutida. O smbolo da tolerncia projetada ( ) precedido de um valor de altura, que especifica a zona de tolerncia projetada mnima. A altura e o smbolo da zona de tolerncia projetada aparecem em um quadro abaixo do quadro de controle de elemento, como exibido na ilustrao a seguir. Comando DIMCENTER - COTACENTRO Cria a marca de centro ou as linhas de centro de crculos e arcos. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Center Mark Toolbar: Dimension Center Mark Command entry: dimcenter ou dimcent

Center Mark

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Marca de centro Barra de ferramentas: Cota Marca de centro Entrada do comando: cotacentro ou cotac

Marca de centro

Resumo Os tamanhos-padro dos componentes de marca central podem ser definidos a partir do Gerenciador de estilos de cota, guia Smbolos e Setas, Marca de centro (varivel de sistema DIMCEN).

Voc poder escolher entre marcas de centro e linhas de centro e especificar seus tamanhos quando configurar o estilo da cota. Consulte DINSTYLE -ESTILOCOTA. possvel tambm alterar as configuraes de marca de centro utilizando a varivel de sistema DIMCEN - COTACENTRO.

Comando DIMINSPECT - DIMINSPECT Permite adicionar ou remover uma cota de inspeo das cotas selecionadas. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Inspection Toolbar: Dimension Inspection Command entry: diminspect ou dimi

Inspect

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 41 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Inspeo Barra de ferramentas: Cota Inspeo Entrada do comando: diminspect

Inspecionar

Inspection Dimension Dialog Box - Caixa de dilogo Inspecionar cota

Resumo Use as configuraes de Forma e Legenda/Taxa de inspeo para a aparncia do quadro da cota de inspeo e o valor da taxa de inspeo. Lista de opes As seguintes opes so exibidas. Select Dimension - Selecionar cotas Especifica as cotas s quais uma cota de inspeo deve ser adicionada ou removida. Remove Inspection - Remover inspeo Remove a cota de inspeo da cota selecionada. Shape - Forma Controla a forma do quadro que desenhado em torno da legenda, valor da cota e taxa de inspeo para a cota de inspeo. Round - Redonda Cria um quadro com semicrculos nas duas extremidades; os campos dentro do quadro so separados por linhas verticais. Angular - ngular Cria um quadro com linhas que formam um ngulo de 90 graus nas duas extremidades; os campos dentro do quadro so separados por linhas verticais. None - Nenhum Especifica que nenhum quadro desenhado em torno dos valores; os campos no so separados por linhas verticais. Label/Inspection Rate - Legenda/Taxa de inspeo Especifica o texto da legenda e a taxa de inspeo para uma cota de inspeo. Label - Legenda Ativa e desativa a exibio do campo de legenda. Label Value - Valor da legenda Especifica o texto da legenda. A legenda exibida na seo mais esquerda da cota de inspeo quando a caixa de verificao Legenda selecionada. Inspesion Rate - Taxa de inspeo Ativa e desativa a exibio do campo de taxa. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 42 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Inspesion Rate Value - Valor da taxa de inspeo Especifica a freqncia em que uma pea deve ser inspecionada. O valor padro expresso como um percentual, e a faixa vlida de 0 a 100. A taxa de inspeo exibida na seo mais direita da cota de inspeo quando a caixa de verificao Taxa de inspeo selecionada. About Converting Dimensions Into Inspection Dimensions - Sobre a converso de cotas em cotas de inspeo Cotas de inspeo permitem comunicar com eficincia a frequncia em que as peas manufaturadas devem ser verificadas para assegurar que o valor da cota e as tolerncias das peas estejam dentro de uma faixa especificada. Ao trabalhar com peas que precisam atender uma tolerncia especfica ou um valor de cota antes de instal-las no produto montado final, voc pode usar uma cota de inspeo para especificar a freqncia em que as peas devem ser testadas. Voc pode adicionar uma cota de inspeo em qualquer tipo de objeto de cota. Ela composta de um quadro e valores de texto. O quadro para uma cota de inspeo composto de duas linhas paralelas e a extremidade redonda ou quadrada. Os valores de texto so separados por linhas verticais. Uma cota de inspeo pode conter at trs campos de informao diferentes: legenda de inspeo, valor da cota e taxa de inspeo.

Inspection Dimension Fields - Campos da cota de inspeo Inspection Label - Legenda de inspeo Texto usado para identificar cotas de inspeo individuais. A legenda est localizada na seo mais a esquerda da cota de inspeo. Dimension Value - Valor da cota O valor da cota que exibido o mesmo valor antes da cota de inspeo ter sido adicionada. O valor da cota pode conter tolerncias, texto (prefixo e sufixo) e o valor medido. O valor da cota est localizado na seo central da cota de inspeo. Inspection Rate - Taxa de inspeo Texto usado para comunicar a freqncia em que o valor da cota deve ser inspecionado, expresso como um percentual. A taxa est localizado na seo mais a direita da cota de inspeo. Voc pode adicionar cotas de inspeo em qualquer tipo de cota. Os valores atuais de uma cota de inspeo so exibidos na paleta Propriedades, em Diversos. Os valores incluem as propriedades usadas para controlar a aparncia do quadro e o texto para os valores da legenda e da taxa. Related Tasks - Tarefas relacionadas - To Create an Inspection Dimension - To Modify an Inspection Dimension - To Modify an Inspection Dimension Using the Properties Palette - To Remove an Inspection Dimension Related Tasks - Tarefas relacionadas - Para criar uma cota de inspeo - Para modificar uma cota de inspeo - Para modificar uma cota de inspeo usando a paleta Propriedades - Para Remover uma Cota de Inspeo To Create an Inspection Dimension - Para criar uma cota de inspeo 1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel Dimensions (Cotas) Inspect (Inspecionar).

2. Na caixa de dilogo Cota de inspeo, clique em Selecionar cotas. A caixa de dilogo Cota de inspeo fechada. Voc solicitado a selecionar as cotas. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 43 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


3. Selecione a cota que deseja tornar uma cota de inspeo. Pressione Enter para voltar para a caixa de dilogo. 4. Na seo Forma, especifique o tipo de quadro. 5. Na seo Rtulo/Taxa de inspeo, especifique as opes desejadas. - Selecione a caixa de verificao Legenda, e insira a legenda desejada na caixa de texto. - Selecione a caixa de verificao Taxa de inspeo, e insira a taxa desejada na caixa de texto. 6. Clique em OK. To Modify an Inspection Dimension - Para modificar uma cota de inspeo 1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel Dimensions (Cotas) Inspect (Inspecionar).

2. Na caixa de dilogo Cota de inspeo, clique em Selecionar cotas. A caixa de dilogo Cota de inspeo fechada. Voc solicitado a selecionar as cotas. 3. Selecione a cota de inspeo que deseja modificar. Pressione Enter para voltar para a caixa de dilogo. 4. Na seo Forma, faa as alteraes desejadas no tipo de quadro. 5. Na seo Legenda/Taxa de inspeo, faa as alteraes desejadas na legenda e na taxa de inspeo. 6. Clique em OK To Modify an Inspection Dimension Using the Properties Palette - Para modificar uma cota de inspeo usando a paleta Propriedades 1. Sem nenhum comando ativo, selecione a cota de inspeo que deseja modificar. 2. Clique com o boto direito do mouse na janela do desenho. Clique em Propriedades. 3. Na paleta Propriedades, clique duas vezes na legenda Diversos do painel para expandi-lo. 4. Especifique os novos valores para a forma, legenda e taxa de inspeo. 5. Clique na parte externa da paleta Propriedades. Pressione Esc. To Remove an Inspection Dimension - Para Remover uma Cota de Inspeo 1.Clique na guia Annotate (Anotao) painel Dimensions (Cotas) Inspect (Inspecionar).

2.Na caixa de dilogo Cota de inspeo, clique em Selecionar cotas. A caixa de dilogo Cota de inspeo fechada. Voc solicitado a selecionar as cotas. 3. Selecione a cotada da qual deseja remover a cota de inspeo. Pressione Enter para voltar para a caixa de dilogo. 4. Clique em Remover inspeo. 5. Clique em OK. Comando DIMJOGLINE - LINHADESVIOCOTA Adiciona ou remove uma linha de desvio em uma cota linear ou alinhada. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Jogged Linear Toolbar: Dimension Jogged Linear Command entry: dimjogline ou dimjogl

Dimjogline

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Cota, linhadesviocota Menu: Cota Linear com desvio Barra de ferramentas: Cota Linear com desvio Entrada do comando: linhadesviocota ou linhad Resumo Linhas de desvio em uma cota indicam uma quebra nos objetos sendo cotados. O valor da cota representa a distncia real, em vez da distncia medida no desenho. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 44 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Add Jog - Adicionar desvio Especifica a cota linear ou alinhada qual adicionar um desvio. Voc ser solicitado a informar a localizao do desvio. Pressione Enter para colocar o desvio no ponto central entre o texto da cota e a primeira linha de extenso ou o ponto do meio da linha da cota com base na localizao do texto da cota Remove - Remover Especifica a cota linear ou alinhada da qual remover o desvio. About Adding a Jog to a Linear Dimension - Sobre adicionar um desvio a uma cota linear As linhas de desvio so usadas para representar um valor de cota que no exibe o valor real da medio em uma cota linear. Tipicamente, o valor real da medio da cota menor do que o valor exibido. O movimento composto de duas linhas paralelas e uma linha cruzada que formam dois ngulos de 40 graus. A altura do desvio determinada pela altura do texto definida para o estilo de cota (DIMTXT) multiplicado pelo valor do fator de altura do desvio, que pode ser definido no Gerenciador de estilo de cota, guia Linhas e setas.

Related Tasks - Tarefas relacionadas - To Add a Jog to a Linear Dimension - To Relocate a Jog on a Linear Dimension Using Grips - To Remove a Jog on a Linear Dimension Relate Taskas - Tarefas relacionadas - Para adicionar um desvio a uma cota linear - Para reposicionar um movimento em uma cota linear usando alas - Para remover um desvio em uma cota linear To Add a Jog to a Linear Dimension - Para adicionar um desvio a uma cota linear 1. Clique na guia Home (Incio) painel Annotation (Anotao) Jog Line (Linha de desvio).

2. Selecione uma cota linear. 3. Especifique um ponto na linha da cota para colocar o desvio. To Relocate a Jog on a Linear Dimension Using Grips - Para reposicionar um movimento em uma cota linear usando alas 1. Sem nenhum comando ativo, selecione a cota linear que tem o desvio que deseja reposicionar. 2. Selecione a ala no meio do movimento. A ala selecionada destacada e o modo de ala padro Esticar, ativada. 3. Arraste o cursor de mira ao longo da linha da cota e clique para reposicionar o movimento.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 45 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Dica Se voc deseja colocar o movimento ao longo da linha da cota sem alterar a posio da linha da cota, desative o modo Orto. To Remove a Jog on a Linear Dimension - Para remover um desvio em uma cota linear 1. Clique na guia Home (Incio) painel Annotation (Anotao) Jog Line (Linha de desvio).

2. Insira r (Remover) e pressione Enter. 3. Selecione a cota linear. Comando DIMEDIT - EDITARCOTA Edita o texto da cota e as linhas de extenso. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Oblique Command entry: dimedit

Oblique

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Obliqua Entrada do comando: editarcota ou editarco

Obliqua

Resumo Rotaciona, modifica ou restaura o texto da cota. Altera o ngulo oblquo de linhas de extenso. O comando complementar que move o texto e a linha da cota o DIMEDIT - EDITARCOTA. Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Enter type of dimension editing [Home/New/Rotate/Oblique] <Home>: Enter an option or press Enter Inserir o tipo de edio de cota [Incio/Novo/Girar/Oblquo] <Incio>: Insira uma opo ou pressione Enter Home - Incio Move o texto rotacionado da cota de volta sua posio padro.

New - Novo Altera o texto da cota utilizando o editor de texto local.

A medida gerada representada com os sinais de maior ou menor que (< >). Utilize cdigos de controle e seqncias de caracteres Unicode para inserir caracteres especiais ou smbolos. Veja Cdigos de Controle e Caracteres Especiais Para editar ou substituir a medida gerada, exclua os sinais de menor/maior, insira o novo texto da cota e, em seguida, escolha OK. Se as unidades alternativas no estiverem ativadas no estilo de cota, ser possvel exibi-las inserindo colchetes ([ ]). Para obter mais informaes, consulte Alterar objetos existentes,". Rotate - Rotacionar Rotaciona o texto da cota. Essa opo semelhante opo ngulo de DIMEDIT - EDTXTCOTA. A insero de 0 posiciona o texto na orientao padro, determinada pelas configuraes de texto horizontal e vertical na guia Texto das caixas de dilogo Novo, Modificar e Substituir estilo de cota. Consulte DIMSTYLE - ESTILOCOTA. As variveis de sistema DIMTIH e DIMTOH controlam essa orientao. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 46 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

Obliqe - Oblqua Esta opo til quando linhas de extenso esto em conflito com outros elementos do desenho. O ngulo oblquo medido do eixo X do UCS.

Related Concepts - Conceitos relacionados - About Creating Linear Dimensions With Oblique Extension Lines - About Dimensioning - About Modifying Dimension Text Related Concepts - Conceitos relacionados - Sobre como criar cotas lineares com linhas de extenso oblquas - Sobre a cota - Sobre a modificao de texto de cotas About Creating Linear Dimensions With Oblique Extension Lines - Sobre como criar cotas lineares com linhas de extenso oblquas Voc pode criar cotas lineares com linhas de extenso no perpendiculares s linhas de cota. As linhas de extenso so normalmente criadas perpendiculares linha de cota. Entretanto, se as linhas de extenso estiverem em conflito com outros objetos em um desenho, voc pode alterar os seus ngulos aps a criao da cota linear.

About Dimensioning - Sobre a cota Cotagem o processo de adio de anotaes de medida a um desenho. Voc pode criar cotas para uma variedade de tipos de objeto em muitas orientaes. Os tipos bsicos de cotao so - Linear - Radial (raio, dimetro e com movimento) - Angular - Ordenada - Comprimento do arco

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 47 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Cotas lineares podem ser horizontais, verticais, alinhadas, rotacionadas, linha base ou em srie (em cadeia). Alguns exemplos so mostrados na ilustrao.

Com mais de 70 configuraes voltadas para cota no Gerenciador de estilos de dimenso, voc pode controlar quase todos os aspectos da aparncia das cotas. Por exemplo, voc pode definir a folga precisa entre as linhas de extenso e o objeto que est sendo cotado. Todas estas configuraes podem ser salvas como um ou mais estilos de cota. Se voc salvar os estilos de cota em um arquivo modelo (dwt) de desenho, eles estaro disponveis sempre que iniciar um novo desenho. Observao: Para simplificar a organizao do desenho e a escala de cotas, recomenda-se que voc crie cotas em layouts ao invs de no espao do modelo. About Modifying Dimension Text - Sobre a modificao de texto de cotas Aps criar uma cota, possvel mover, rotacionar ou substituir o texto da cota.

O texto pode ser movido para uma nova localizao ou de volta sua posio padro, que a posio definida pelo estilo de cota atual. Na ilustrao a seguir, a posio padro centralizada horizontalmente sobre a linha de cota.

Voc pode mover o texto da cota para a esquerda, para a direita ou para o centro, ao longo da linha de cota, ou para qualquer posio dentro ou fora das linhas de extenso. Um modo rpido e simples de fazer isso utilizando alas. Se voc mover o texto para cima ou para baixo, o alinhamento vertical atual do texto em relao linha de cota no ser alterado e as linhas de cota e de extenso sero modificadas apropriadamente. A ilustrao seguinte mostra o resultado de mover o texto para baixo e para a direita. O texto permanece centralizado verticalmente em relao linha de cota.

Use Dimension Text Grips - Utilize as alas de texto de cota Passe o mouse sobre a ala de um texto de cota para acessar rapidamente a seguinte funcionalidade: Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 48 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Stretch - Esticar. Este o comportamento padro da ala: - Se o texto posicionado sobre a linha de cota, Esticar afasta ou aproxima a linha de cota com relao ao objeto que est sendo cotado. Use prompts de linha de comando para especificar outro ponto base ou copiar a linha de cota. - Se o texto estiver posicionado fora da linha de cota, com ou sem uma linha de chamada, Esticar move o texto sem mover a linha de cota. Move with Dim Line - Mover com linha de cota. Posiciona o texto na linha de cota e afasta ou aproxima a linha de cota com relao ao objeto que est sendo cotado (sem prompts adicionais). Move Text Only - Mover somente texto. Posiciona o texto de cota sem mover a linha de cota. Move with Leader - Mover com linha de chamada. Posiciona o texto de cota com uma linha de chamada para a linha de cota. Above Dim Line - Acima da linha da cota. Posiciona o texto de cota acima da linha de cota ( esquerda da linha de cota para cotas verticais). Center Vertically - Centralizar verticalmente. Posiciona o texto de cota de modo que a linha de cota atravesse o centro vertical do texto. Reset Text Position - Redefinir posio do texto. Posiciona o texto de cota de volta para a posio padro (ou "inicial") com base no estilo de cota ativo. Related Tasks Tarefas relacionadas - To Move Text to the Left Side of the Dimension Line - To Return Dimension Text to Its Original Location - To Rotate Dimension Text - To Replace Existing Dimension Text With Alternate Text Related Task - Tarefas relacionadas - Para mover o texto para o lado esquerdo da linha de cota - Para retornar o texto da cota para sua posio original - Rotacionar o texto da cota - Para substituir o texto da cota existente por um texto alternativo To Move Text to the Left Side of the Dimension Line - Para mover o texto para o lado esquerdo da linha de cota 1. Clique na guia Annotate (Anotao) painel Dimensions (Cotas) Aligne Text (alinhar texto) Left Jostify (Alinhar esquerda). 2. Selecione a cota. O texto da cota justificado esquerda ao longo da linha de cota dentro das linhas de extenso. To Return Dimension Text to Its Original Location - Para retornar o texto da cota para sua posio original 1. Selecione o texto da cota que voc quer retornar sua posio original. 2. Passe o mouse sobre a ala de texto e clique em Reset Text Position (Redefinir posio do texto). To Rotate Dimension Text - Rotacionar o texto da cota 1. Clique na guia Annotate (Anotao) 2. Selecione a cota a ser editada. 3. Insira o novo valor para o texto. painel Dimensions (Cotas) Aligne Text (Alinhar texto) Angle (ngulo).

To Replace Existing Dimension Text With Alternate Text - Para substituir o texto da cota existente por um texto alternativo 1. Clique no menu Modify (Modificar) Object (Objeto) Text (Texto) Edit (Editar). 2. Selecione o texto de cota. 3. No Editor de texto no lugar, insira o novo texto da cota e, em seguida, clique em qualquer lugar fora da caixa de texto.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 49 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Comando DIMSTYLE - ESTILOCOTA Cria novos estilos, define o estilo atual, modifica estilos, define sobreposies ao estilo atual, e compara estilos. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Dimension Style Toolbar: Dimension Dimension Style Command entry: dimstyle ou d Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Estilo de cota Barra de ferramentas: Cota Estilo de cota Entrada do comando: estilodecota ou ec Related References - Referncias relacionadas Dimension Style Manager Create New Dimension Style Dialog Box New, Modify, and Override Dimension Style Dialog Boxes Compare Dimension Styles Dialog Box -DIMSTYLE Relatted References - Referncias relacionadas Gerenciador de estilos de cota Caixa de dilogo Criar novo estilo de cota Caixa de dilogo Novo, Modificar e Substituir o estilo de cota Caixa de dilogo Comparar estilos de cota -ESTILOCOTA Dimension Style Manager - Gerenciador de estilo de cota. Define propriedades de estilos de cota. Cria novos estilos, define o estilo atual, modifica estilos, define sobreposies ao estilo atual, e compara estilos. Estilo de cota Dimension Style

Lista de opes As seguintes opes so exibidas. Current dimension style - Estilo de cota atual Exibe o nome do estilo de cota atual. O estilo predefinido de cota PADRO. O estilo atual aplicado para as cotas que voc criou. Styles - Estilos Lista estilos de cota no desenho. O estilo atual destacado. Clique com o boto direito na lista para exibir um menu de atalho que voc pode utilizar para definir o estilo atual, renomear estilos e excluir estilos. Voc no pode excluir um estilo que atual ou est em uso no desenho atual. O cone antes do nome do estilo indica que o estilo annotative (anotativo). Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 50 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


A menos que voc selecione No listar estilos nas refexs, os estilos de cota so exibidos em desenhos com referncia externa, utilizando a sintaxe de objetos nomeados com referncia externa. (Consulte Viso geral de referncias externas.) Apesar de no ser possvel alterar, renomear ou tornar atuais os estilos de cota com referncia externa, voc pode utiliz-los como base para criar novos estilos. O item selecionado em Lista controla os estilos de cota exibidos. List - Lista Controla a exibio de estilos na lista Estilos. Selecione Todos os estilos se voc desejar ver todos os estilos de cotas no desenho. Selecione Estilos em uso se voc desejar ver somente os estilos de cota atualmente usados pelas cotas no desenho. Dont List Styles in Xrefs - No listar estilos em refexs Quando selecionado, suprime a exibio de estilos de cota nos desenhos referenciados externamente na lista de Estilos. Preview - Visualizar Exibe uma representao grfica do estilo selecionado na lista Estilo. Description - Descrio Descreve o estilo selecionado na lista Estilos relacionado ao estilo atual. Se a descrio for mais longa do que o espao fornecido, voc pode clicar no painel e usar a tecla de flecha para baixo. Set Current - Definir como atual Define o estilo selecionado em Estilos como atual. O estilo atual aplicado para as cotas que voc criou. New -Novo Exibe a caixa de dilogo Criar novo estilo de cota, na qual possvel definir novos estilos de cota. Modify - Modificar Exibe a caixa de dilogo Modificar estilos de cota, na qual possvel modificar estilos de cota. As opes da caixa de dilogo so idnticas s existentes na caixa de dilogo Novo estilo de cota. Override - Substituir Exibe a caixa de dilogo Substituir o estilo atual, na qual possvel definir sobreposies temporrias para os estilos de cota. As opes da caixa de dilogo so idnticas s existentes na caixa de dilogo Novo estilo de cota. As sobreposies so exibidas como alteraes no salvas sob o estilo de cota na lista de Estilos. Compare - Comparar Exibe a caixa de dilogo Comparar estilos de cota, na qual voc pode comparar dois estilos de cota ou listar todas as propriedades de um estilo de cota. Related Concepts - Conceitos relacionados - About Comparing Dimension Styles - About Dimension Styles - About Dimensioning Related Concepts - Conceitos relacionados - Sobre a comparao de estilos de cota - Sobre os estilos de cota - Sobre a cota About Comparing Dimension Styles - Sobre a comparao de estilos de cota Create New Dimension Style Dialog Box - Caixa de dilogo Criar novo estilo de cota Nomeia o novo estilo de cota, define o estilo no qual iniciar um novo estilo e indica os tipos de cota aos quais voc deseja que o novo estilo seja aplicado. Quando voc cria um novo estilo de cota, ele faz uma cpia do estilo atual em New Style Name - Nome do novo estilo

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 51 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

Lista de opes As seguintes opes so exibidas. New Style Name - Nome do novo estilo Especifica o novo nome do estilo de cota. Start With - Iniciar com Define um estilo para utilizar como base para o novo estilo. Para o novo estilo, voc altera somente as propriedades que diferem das propriedades com as quais inicia. Annotative - Anotativo Especifica que o estilo de cota anotativo. Clique no cone de informao para aprender mais sobre objetos anotativos. Use For - Usar para Cria um estilo que se aplica somente a tipos de cota especficos. Por exemplo, voc pode criar uma verso de estilo de cota Padro para ser usado somente para cotas de dimetro. Continue - Continuar Exibe a caixa de dilogo Novo estilo de cota, na qual possvel definir as propriedades do novo estilo de cota. New, Modify, and Override Dimension Style Dialog Boxes - Caixa de dilogo Novo, Modificar e Substituir o estilo de cota. Define propriedades de estilos de cota.

Resumo: Quando voc escolhe Continuar na caixa de dilogo Criar novo estilo de cota, exibida a caixa de dilogo Novo estilo de cota. As propriedades do novo estilo de cota so definidas nessa caixa de dilogo. Inicialmente, a caixa de dilogo exibe as propriedades do estilo de cota que voc selecionou para iniciar o novo estilo na caixa de dilogo Criar novo estilo de cota. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 52 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Escolher Modificar ou Substituir no Gerenciador de estilos de cota exibe a caixa de dilogo Modificar estilo de cota ou Substituir o estilo de cota. O contedo dessas caixas de dilogo idntico caixa de dilogo Novo estilo de cota, apesar de voc estar modificando ou sobrepondo um estilo de cota existente, e no criando um novo estilo. O exemplo de imagem em cada guia exibe os efeitos de cada opo. As caixas de dilogo Novo, Modificar e Substituir o Estilo de Cota possuem sete guias. Symbols and Arrows - Smbolos e setas, Text - Texto, Fit - Ajustar, Primary Units - Unidades primrias, Alternat Units Unidades alternativas, Tolerances - Tolerncias. Guia Lines - Linha. Define o formato e as propriedades das linhas de cota, linhas de extenso, pontas de seta e marcas de centro.

Dimension Lines - Linhas de cota Color - Cor Cor Define a cor da linha de cota. Clicando em Select Color (na parte inferior da lista Color), a caixa de dilogo Select Color ser exibida. Voc pode tambm inserir um nome de cor ou nmero. (varivel de sistema DIMCLRD) possvel selecionar entre as 255 cores do AutoCAD Color Index (ACI), true colors e cores do Livro de cores. Linetype - Tipo de linha Define a espessura da linha de cota. (varivel de sistema DIMLTYPE) Lineweight - Espessura de linha Define a espessura da linha de cota. (varivel de sistema DIMLWD) Extend Beyond Ticks - Estender alm das marcas Especifica uma distncia para estender a linha de cota alm da linha de extenso quando se utiliza inclinado, arquitetura, tique, integral e sem marcas para pontas de seta. (varivel de sistema DIMDLE)

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 53 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Baseline Spacing - Espaamento da linha de base Define o espaamento entre as linhas de cota de uma cota de linha de base. Insira uma distncia. Para obter informaes sobre cotas de linha de base, consulte DIMBASELINE. (varivel de sistema DIMDLI).

Suppress - Suprimir Omite a exibio de linhas de cota. Linha de cota 1 suprime a primeira linha de cota; Linha de cota 2 suprime a segunda linha de cota. (variveis de sistema DIMSD1 e DIMSD2)

Extension Lines - Linhas de extenso Controla a aparncia das linhas de extenso. Color - Cor Define a cor da linha de extenso. Clicando em Select Color (na parte inferior da lista Color), a caixa de dilogo Select Color ser exibida. Voc pode tambm inserir um nome de cor ou nmero. (varivel de sistema DIMCLRE). possvel selecionar entre as 255 cores do AutoCAD Color Index (ACI), true colors e cores do Livro de cores. Linetype Ext Line 1 - Tipo de linha de extenso 1 Define a espessura da linha de cota. (varivel de sistema DIMLTEX1) Linetype Ext Line 2 - Tipo de linha de extenso 2 Define o tipo de linha da segunda linha de extenso. (varivel de sistema DIMLTEX2) Lineweight - Espessura de linha Define a espessura da linha de extenso. (varivel de sistema DIMLWE) Suppress - Suprimir Suprime a exibio das linhas de extenso. Linha de extenso 1 suprime a primeira linha de extenso; Linha de extenso 2 suprime a segunda linha de extenso. (variveis de sistema DIMSE1 e DIMSE2)

Extend Beyond Dim Lines - Extender alm das linhas de cota Especifica uma distncia para estender as linhas de extenso acima da linha de cota. (varivel de sistema DIMEXE)

Offset From Origin - Deslocar da origem Define a distncia para o deslocamento das linhas de extenso a partir dos pontos no desenho que definem a cota. (varivel de sistema DIMEXO)

Fixed Length Extension Lines - Linha de extenso de comprimento fixo Ativa linhas de extenso de comprimento fixo. (varivel de sistema DIMFXLON)

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 54 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Length - Comprimento Define o comprimento total das linhas de extenso iniciando a partir da linha de cota em direo a cota origem. (varivel de sistema DIMFXL)

Preview - Visualizar Exibe amostras de imagens que mostram os efeitos das alteraes que,voc fez para configurar os estilos de cota. Guia Symbols and Arrows - Smbolos e setas

Arrowheads - Pontas de seta Controla a aparncia das pontas de seta de cotas. Observao: Blocos anotativos no podem ser usados como pontas de seta personalizadas para cotas ou chamada de detalhes. First - Primeira Define a ponta de seta para a primeira linha de cota. Quando voc altera o tipo da primeira ponta de seta, a segunda alterada automaticamente para corresponder a ela. (varivel de sistema DIMBLK1) Para especificar um bloco de ponta de seta definido pelo usurio, selecione User Arrow. A caixa de dilogo Select Custom Arrow Block exibida. Selecione o nome de um bloco de ponto de seta definido pelo usurio. (O bloco deve estar no desenho.) Second - Segunda Define a ponta da seta para a segunda linha de cota. (varivel de sistema DIMBLK2) Para especificar um bloco de ponta de seta definido pelo usurio, selecione Seta do Usurio - User Arrow. A caixa de dilogo Select Custom Arrow Block - Selecione Bloco de seta personalizado exibida. Selecione o nome de um bloco de ponto de seta definido pelo usurio. (O bloco deve estar no desenho.)

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 55 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Leader - Linha de chamada Define a ponta de seta para a linha de chamada de detalhe. (varivel de sistema DIMLDRBLK) Para especificar um bloco de ponta de seta definido pelo usurio, selecione User Arrow - Seta do Usurio. A caixa de dilogo Select Custom Arrow Block - Selecione bloco de seta personalizado exibida. Selecione o nome de um bloco de ponto de seta definido pelo usurio. (O bloco deve estar no desenho.) Arrow Size - Tamanho da seta Exibe e define o tamanho das pontas de setas. (varivel de sistema DIMASZ) Observao: Blocos anotativos no podem ser usados como pontas de seta personalizadas para cotas ou chamada de detalhe. Center Marks - Marcas de centro Controla a aparncia das marcas de centro e linhas de centro para cotas radiais e de dimetro. Os comandos DIMCENTER CENTROCOTA, DIMDIAMETER - COTADIAMETRO e DIMRADIUS - RAIOCOTA utilizam marcas e linhas de centro. Para DIMDIAMETER - DIAMETROCOTA e DIMRADIUS - RAIOCOTA, a marca de centro s ser desenhada se voc posicionar a linha de cota externamente ao crculo ou arco. Type - Tipo Define o tipo de marca de centro ou linha a ser utilizada None - Nenhum No cria marcas de centro ou linhas de centro. O valor armazenado como 0 na varivel de sistema DIMCEN. Mark - Marca Cria uma marca de centro. O tamanho da marca de centro armazenado como um valor positivo na varivel de sistema DIMCEN. Line - Linha Cria uma linha de centro. O tamanho da linha de centro armazenado como valor negativo na varivel de sistema DIMCEN. Size - Tamanho Exibe e define o tamanho das marcas e linhas de centro. (varivel de sistema DIMCEN) Dimension Break - Quebra de cota Controla a largura do intervalo de quebras de cota. Break Size - Tamanho da quebra Exibe e define o tamanho do intervalo usado para quebras de cota. Arc Length Symbol - Smbolo de comprimento do arco Controla a exibio do smbolo do arco em uma cota de comprimento de arco. (varivel de sistema DIMARCSYM) Preceding Dimension Text - Texto de cota precedente Posiciona o smbolo de comprimento do arco antes do texto de cotas. (varivel de sistema DIMARCSYM) Above Dimension Text Texto acima da cota Posiciona o smbolo de comprimento do arco acima do texto de cotas. (varivel de sistema DIMARCSYM) None - Nenhum Suprime a exibio do smbolo do comprimento do arco. (varivel de sistema DIMARCSYM) Radius Jog Dimensions - Cotas de desvio do raio Controla a exibio de cotas de raio (zigzag) com desvio. Cotas de raio com desvio so criadas com freqncia quando o ponto central de um crculo ou arco est localizado fora da pgina.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 56 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

Jog Angle ngulo do desvio Determina o ngulo do segmento transverso da linha de cota em uma cota de raio com desvio. (varivel de sistema DIMJOGANG) Linear Jog Dimensions - Cotas de desvio linear Controla a exibio do desvio pata cotas lineares. As linhas de desvio so com freqncia adicionadas em cotas lineares quando a medio real no representada de forma precisa pela cota. Tipicamente a medio real menor do que o valor desejado.

Jog Height Factor - Fator de altura do desvio Determina a altura do desvio, que determinada pela distncia entre os dois vrtices dos ngulos que compem o desvio. Text Height - Altura do texto Determina a altura do texto Preview - Visualizar Exibe amostras de imagens que mostram os efeitos das alteraes que,voc fez para configurar os estilos de cota. Guia Text - Texto Define o formato, posicionamento e alinhamento do texto da cota.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 57 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Text appearence - Aparncia do texto Controla o formato e o tamanho do texto da cota. Text style - Estilo do texto Lista os estilos de texto disponveis. Text Style Button - Boto Estilo de texto Exibe o Caixa de dilogo Estilo de texto onde possvel criar ou modificar estilos de texto. (varivel de sistema DIMTXSTY) Text Color - Cor do texto Define a cor do texto de cota. Clicando em Selecionar cor (na parte inferior da lista Cor), a caixa de dilogo Selecionar cor ser exibida. Voc pode tambm inserir um nome de cor ou nmero. (varivel de sistema DIMCLRT) possvel selecionar entre as 255 cores do AutoCAD Color Index (ACI), true colors e cores do Livro de cores. Fill Color - Cor de preenchimento Define a cor para o preenchimento do texto nas cotas. Clicando em Selecionar cor (na parte inferior da lista Cor), a caixa de dilogo Selecionar cor ser exibida. Voc pode tambm inserir um nome de cor ou nmero. (variveis de sistema DIMTFILL e DIMTFILLCLR) possvel selecionar entre as 255 cores do AutoCAD Color Index (ACI), true colors e cores do Livro de cores. Text Height - Altura do texto Define a altura do estilo de texto de cota atual. Insira um valor na caixa. Se uma altura fixa de texto estiver definida no estilo do texto (ou seja, a altura do estilo do texto for maior que 0), essa altura ir sobrepor a do texto definida aqui. Se quiser utilizar a altura definida na guia Texto, certifique-se de que a altura do texto no Estilo de texto esteja definida como 0. (varivel de sistema DIMTXT) Fraction Height Scale - Escala da frao da altura Define a escala de fraes relativas ao texto da cota. Esta opo est disponvel somente quando Fracional est selecionado como o Formato da unidade na guia Unidade principal. O valor aqui inserido multiplicado pela altura do texto para determinar a altura das fraes de cota relativamente ao texto da cota. (varivel de sistema DIMTFAC) Draw frame Around Text - Desenhar moldura ao redor do texto Quando selecionada, desenha uma moldura ao redor do texto de cotas. Selecionar essa opo altera o valor armazenado na varivel de sistema DIMGAP para um valor negativo. Text Placement - Posicionamento do texto Controla o posicionamento do texto da cota. Vertical - Vertical Controla o posicionamento vertical do texto da cota em relao linha de cota. (varivel de sistema DIMTAD) As opes de posio vertical incluem: - Centered - Centralizado: Centraliza o texto da cota entre as duas partes da linha de cota. - Above - Acima: Posiciona o texto de cota acima da linha de cota. A distncia da linha de cota at a linha de base da linha inferior do texto a lacuna do texto atual. Consulte a opo Deslocamento da linha da cota. - Outside - Fora: Coloca o texto da cota ao lado da linha de cota na parte mais afastada em relao ao primeiro ponto de definio. - JIS: Posiciona o texto de cota em conformidade com a representao da Japanese Industrial Standards (JIS). - Below - Abaixo: Posiciona o texto de cota abaixo da linha de cota. A distncia da linha de cota at a linha de base da linha inferior do texto a lacuna do texto atual. Consulte a opo Deslocamento da linha da cota.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 58 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Horizontal - Horizontal Controla o posicionamento horizontal do texto de cotas ao longo da linha de cota, em relao as linhas extenso. (varivel de sistema DIMJUST) As opes de posio horizontal incluem: - Centered - Centralizado: Centraliza o texto da cota ao longo da linha de cota, entre as linhas de extenso. - At Ext Line 1 - Na linha de extenso 1: Alinha o texto esquerda com a primeira linha de extenso ao longo da linha de cota. A distncia entre a linha de extenso e o texto o dobro da soma do tamanho da ponta de seta e do valor da lacuna do texto. Consulte Pontas de seta e Deslocamento da linha da cota. - At Ext Line 2 - Na linha de extenso 2: Alinha direita o texto da cota direita com a segunda linha de extenso ao longo da linha de cota. A distncia entre a linha de extenso e o texto o dobro da soma do tamanho da ponta de seta e do valor da lacuna do texto. Consulte Pontas de seta e Deslocamento da linha da cota.

- Over Ext Line 1 - Acima na linha de extenso 1: Posiciona o texto sobre ou ao longo da primeira linha de extenso. - Over Ext Line 2 - Acima da linha de extenso 2: Posiciona o texto acima ou ao longo da segunda linha de extenso.

View Direction - Direo da vista Controla a direo de visualizao do texto da cota. (varivel de sistema DIMTXTDIRECTION) Direo da vista incluiu as seguintes opes: - Left-to-Right - Esquerda para a direita: Coloca o texto para permitir a leitura da esquerda para a direita. - Right-to-Left - Direita para a esquerda: Coloca o texto para permitir a leitura da direita para a esquerda. Offset from Dim Line - Deslocamento da linha da cota Define a lacuna atual do texto, que consiste na distncia em torno do texto da cota quando a linha de cota quebrada para acomodar o texto da cota. Este valor tambm usado como o comprimento mnimo exigido para os segmentos de linhas de cota. O texto posicionado dentro das linhas de extenso somente se os segmentos resultantes tiverem no mnimo o mesmo comprimento da lacuna do texto. O texto acima ou abaixo de linha de cota posicionado dentro somente se pontas de seta, texto de cota e a margem deixam espao suficiente para o espaamento do texto. (varivel de sistema DIMGAP)

Text Alignment - Alinhamento do texto Controla a orientao (horizontal ou alinhado) do texto da cota, se ele est dentro ou fora das linhas de extenso. (variveis de sistema DIMTIH ed DIMTOH) Horizontal - Horizontal Coloca o texto em uma posio horizontal.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 59 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Aligned with Dimension Line - Alinhado com a linha da cota Alinha o texto com a linha de cota. ISO Standard - Padro ISO Alinha o texto com a linha de cota quando o texto est dentro das linhas de extenso, mas o alinha horizontalmente quando est fora das linhas de extenso.

Preview - Visualizar Exibe amostras de imagens que mostram os efeitos das alteraes que voc fez para configurar os estilos de cota. Guia Fit - Ajustar Controla o posicionamento do texto da cota, das pontas de seta, das linhas de chamada de detalhe e da linha de cota.

Fit Options - Opes de ajuste Controla o posicionamento do texto e pontas de seta com base no espao disponvel entre as linhas de extenso.

Quando o espao est disponvel, texto e pontas de seta so localizados entre as linhas de extenso. Caso contrrio, o texto e as pontas de seta sero posicionados de acordo com as Opes de ajuste. (variveis de sistema DIMATFIT, DIMTIX e DIMSOXD). Either Texto or Arrows (Best Fit) - Texto ou setas (Melhor ajuste) Move tanto o texto quanto as pontas de setas fora das linhas de extenso com base no melhor ajuste (varivel de sistema DIMATFIT). - Se houver espao disponvel suficiente para o texto e as pontas de seta, ambos sero posicionados entre as linhas de extenso. Caso contrrio, tanto o texto quanto as pontas de seta so movidas baseadas no melhor ajuste. - Quando o espao for suficiente apenas para texto, o AutoCAD o posicionar entre as linhas de extenso e as pontas de seta sero posicionadas fora dessas linhas. - Quando o espao for suficiente apenas para pontas de seta, o AutoCAD as posicionar entre as linhas de extenso e o texto ser posicionado fora dessas linhas. - Se no houver espao suficiente para texto nem para pontas de seta, o AutoCAD os posicionar fora das linhas de extenso. Arrows - Setas Move primeiro as pontas de seta para fora das linhas de extenso, depois o texto (varivel de sistema DIMATFIT). - Se houver espao disponvel suficiente para o texto e as pontas de seta, ambos sero posicionados entre as linhas de extenso. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 60 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


- Quando o espao for suficiente apenas para pontas de seta, o AutoCAD as posicionar entre as linhas de extenso e o texto ser posicionado fora dessas linhas. - Se no houver espao disponvel suficiente para pontas de seta, o texto e as pontas de seta sero posicionados fora das linhas de extenso. Text - Texto Move primeiro o texto para fora das linhas de extenso, depois as setas (varivel de sistema DIMATFIT). - Se houver espao disponvel para o texto e as pontas de seta, ambos sero posicionados entre as linhas de extenso. - Quando o espao for suficiente apenas para o texto, o AutoCAD o posicionar entre as linhas de extenso e as pontas de seta sero posicionadas fora dessas linhas. - Se no houver espao disponvel suficiente para o texto, este e as pontas de seta sero posicionados fora das linhas de extenso. Both Text and Arrows - Texto e setas Se no houver espao disponvel suficiente para o texto e as pontas de seta, ambos so movidos para fora das linhas de extenso (varivel de sistema DIMATFIT).

Always Keep Text Between Ext Lines - Sempre manter o texto entre as linhas de extenso Sempre posiciona o texto entre as linhas de extenso. (varivel de sistema DIMTIX)

Supress Arrows If They Dont Fit Inside Extension Lines - Suprimir setas se elas no cabem dentro da linhas de extenso Suprime pontas de seta, se no houver espao suficiente dentro das linhas de extenso. (varivel de sistema DIMSOXD) Text Placement - Colocao do texto Define o posicionamento do texto da cota quando movido de sua posio padro, ou seja, da posio definida pelo estilo de cota. (varivel de sistema DIMTMOVE)

Beside the Dimension Line - Ao lado da linha da cota Se selecionada, move a linha de cota toda vez que o texto de cotas movido. (varivel de sistema DIMTMOVE)

Over the Dimension Line with Leader - Sobre a linha de cota, com uma chamada de detalhe Se selecionada, linhas de cota no so movidas quando o texto movido. Se o texto movido para fora da linha de cota, cria uma linha de chamada de detalhe conectando o texto linha de cota. A linha de chamada de detalhe omitida quando o texto est perto demais da linha de cota. (varivel de sistema DIMTMOVE)

Over the Dimension Line without Leader - Sobre a linha de cota, sem uma chamada de detalhe Se selecionada, linhas de cota no so movidas quando o texto movido. O texto que movido para fora da linha de cota no conectado linha de cota com uma chamada de detalhe. (varivel de sistema DIMTMOVE)

Scale for Dimension Features - Dimensionar para os recursos da cota Define o valor global da escala de cota ou a escala do espao do papel.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 61 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Annotative - Anotativo Especifica que a cota de anotao. Clique no cone de informao para aprender mais sobre objetos anotativos. Scale Dimension To Layout - Dimensionar as cotas para o layout Determina o fator de escala com base na escala entre a viewport do espao do modelo atual e o espao do papel. (varivel de sistema DIMSCALE) Quando voc trabalha no espao do papel, mas no em uma viewport do espao do modelo, ou quando TILEMODE est definida como 1, o fator de escala padro de 1.0 utilizado para a varivel de sistema DIMSCALE. Use Overall Scale Of - Usar a escala geral de Define uma escala para todas as configuraes de estilos de cota que especificam tamanho, distncia ou espaamento, inclusive os tamanhos de texto e de pontas de seta. Essa escala no altera os valores de medida da cota. (varivel de sistema DIMSCALE) Fine Tuning - Ajuste fino Fornece opes adicionais para o posicionamento do texto de cotas. Place Text Manually - Colocar o texto manualmente Ignora quaisquer configuraes de justificao horizontal e posiciona o texto na posio que voc especifica no prompt Localizao da linha de cota. (varivel de sistema DIMUPT) Draws Dim Line Between Ext Lines - Desenhar sempre linha de cota entre linhas de extenso Desenha linhas de cota entre os pontos medidos, mesmo quando pontas de seta so posicionadas fora desses pontos. (varivel de sistema DIMTOFL) Preview - Visualizar Exibe amostras de imagens que mostram os efeitos das alteraes que voc fez para configurar os estilos de cota. Guia Primary Units - Unidades primrias Define o formato e a preciso das unidades primrias de cotas e define prefixos e sufixos para o texto da cota.

Linear Dimensions - Cotas lineares Define o formato e a preciso de cotas lineares. Unit Format - Formato da unidade Define o formato das unidades atuais para todos os tipos de cota, exceto Angular. (varivel de sistema DIMLUNIT) Os tamanhos relativos de nmeros em fraes empilhadas se baseia na varivel de sistema DIMTFAC (do mesmo modo os valores de tolerncias utilizam essa varivel de sistema). Precision - Preciso Define o nmero de casas decimais no texto de cota. (varivel de sistema DIMDEC) Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 62 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Fraction Format - Formato da frao Define o formato das fraes. (varivel de sistema DIMFRAC) Decimal Separator - Separador decimal Define o separador de formatos decimais. (varivel de sistema DIMDSEP) Round Off - Arredondar Define regras de arredondamento de medidas de cotas para todos os tipos de cota, exceto Angular. Se voc inserir um valor de 0,25, todas as distncias sero arredondadas para a unidade 0,25 mais prxima. Se voc inserir um valor de 1,0, todas as distncias de cotas so arredondadas para o nmero inteiro mais prximo. O nmero de dgitos exibidos depois do ponto decimal depende da configurao de Preciso. (varivel de sistema DIMRND) Prefix - Prefixo Inclui um prefixo no texto de cotas. possvel inserir um texto ou utilizar cdigos de controle para exibir smbolos especiais (consulte. Por exemplo, inserir o cdigo de controle %%c exibir o smbolo de dimetro. Quando voc insere um prefixo, ele sobrepe qualquer prefixo padro, como os utilizados na cotagem de dimetro () e raio (R). (varivel de sistema DIMPOST)

Se voc especificar tolerncias, o prefixo adicionado s tolerncias e cota principal. Para obter mais informaes, consulte Control Codes and Special Characters (Cdigos de controle e caracteres especiais). Suffix - Sufixo Inclui um sufixo no texto de cotas. possvel inserir um texto ou utilizar cdigos de controle para exibir smbolos especiais (consulte. Por exemplo, a insero do texto mm resulta em um texto de cota semelhante ao mostrado na ilustrao. Ao inserir um sufixo, ele ir sobrepor qualquer sufixo padro. (varivel de sistema DIMPOST)

Se voc especificar tolerncias, o sufixo adicionado s tolerncias e cota principal. Para obter mais informaes, consulte Control Codes and Special Characters (Cdigos de controle e caracteres especiais). Measurement Scale - Escala de medio Define opes lineares de escala. Aplica primeiramente para os desenhos legados. Scale Factor - Fator de escala Define um fator de escala para medies de cota linear. recomendado que voc no altere este valor do valor pr-definido 1.00. Por exemplo, se voc inserir 2, a cota para a extenso de 1 polegada exibida como se fosse duas polegadas. O valor no se aplica a cotas angulares e no aplicado a valores arredondados ou valores de tolerncia positiva ou negativa. (varivel de sistema DIMLFAC) Aply to Layout Dimensions Only - Aplicar somente s cotas de layout Aplica o fator de escala de medida somente s cotas criadas em viewports de layout. Exceto ao usar cotas no associativas, este configurao deve permanecer desmarcada. (varivel de sistema DIMLFAC) Zero Suppression - Supresso de zero Controla a supresso de zeros esquerda e direita e de ps e polegadas que possuem o valor igual a zero. (varivel de sistema DIMZIN) As configuraes de supresso de zeros tambm afetam as converses real-para-seqncia executadas pelas funes do rtos e angtos do AutoLISO. Leading - A esquerda Suprime os zeros esquerda em todas as cotas decimais. Por exemplo, 0.5000 se torna .5000. Selecione liderar para permitir a exibio de distncias cotas menores do que uma unidade em sub-unidades. Sub-units factor - Fator de sub-unidades Define o nmero de sub-unidades para uma unidade. utilizado para calcular a distncia da cota em uma sub-unidade quando a distncia menor do que um unidade. Por exemplo, insira 100 se o sufixo for m e a sub-unidade deve ser exibida em cm.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 63 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Sub-units suffix - Sufixo da sub-unidade Inclui um sufixo na sub-unidade do valor da cota. possvel inserir um texto ou utilizar cdigos de controle para exibir smbolos especiais (consulte. Por exemplo, insira cm para .96m ser exibido como 96cm. Trailing - A direita Suprime os zeros direita em todas as cotas decimais. Por exemplo, 12.5000 torna-se 12.5 e 30.0000 torna-se 30. 0 Feet - 0 Ps Suprime a parte referente a ps de uma cota de ps-polegadas quando a distncia inferior a um p. Por exemplo, 0'-6 1/2" torna-se 6 1/2". 0 Inches - 0 Polegadas Suprime a parte referente a polegadas de uma cota de ps-polegadas quando a distncia um nmero inteiro de ps. Por exemplo, 1'-0" torna-se 1'. Agular Dimensions - Cotas angulares Define o formato atual do ngulo para cotas angulares. Units Format - Formato da unidade Define o formato das unidades angulares. (varivel de sistema DIMAUNIT) Precision - Preciso Define o nmero de casas decimais para cotas angulares. (varivel de sistema DIMADEC). Zero Suppression - Supresso de zero Controla a supresso de zeros direita ou esquerda. (varivel de sistema DIMAZIN) Leading - A esquerda Suprime os zeros esquerda em todas as cotas decimais angulares. Por exemplo, 0.5000 torna-se .5000. Tambm possvel exibir distncias de cota menores do que uma unidade em sub-unidades. Trailing - A direita Suprime zeros direita em cotas decimais angulares Por exemplo, 12.5000 torna-se 12.5 e 30.0000 torna-se 30. Preview - Visualizar Exibe amostras de imagens que mostram os efeitos das alteraes que voc fez para configurar os estilos de cota. Guia Alternat Units - Unidades alternativas Especifica a exibio de unidades alternativas em medidas de cotas e define o seu formato e preciso.

Display Alternat Units - Exibir unidades alternativas Adiciona unidades de medida alternativas ao texto da cota. Define a varivel de sistema DIMALT como 1. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 64 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Alternat Units - Unidades alternativas Define o formato de unidades alternativas atual para todos os tipos de cotas, exceto a angular. Unit Format - Formato da unidade Define o formato de unidade para unidades alternativas. (varivel de sistema DIMALTU) Os tamanhos relativos de fraes empilhadas se baseiam em DIMTFAC (do mesmo modo os valores de tolerncias utilizam essa varivel de sistema). Precision - Preciso Define o nmero de casas decimais nas unidades alternativas. (varivel de sistema DIMALTD) Multiplier for Alt Units - Multiplicador para unidades alternativas Especifica um multiplicador para ser usado como fator de converso entre unidades primrias e unidades alternativas. Por exemplo, para converter polegadas em milmetros, insira25,4. O valor no tem efeito nas cotas angulares, e no aplicada ao valor de arredondamento ou aos valores de tolerncia positiva ou negativa. (varivel de sistema DIMALTF) Round Distances To - Arredondar distncias para Define regras de arredondamento de unidades alternativas para todos os tipos de cota, exceto Angular. Se voc inserir um valor de 0.25, todas as medidas alternativas sero arredondadas para a unidade 0.25 mais prxima. Se voc inserir um valor de 1,0, todas as distncias de cotas so arredondadas para o nmero inteiro mais prximo. O nmero de dgitos exibidos depois do ponto decimal depende da configurao de Preciso. (varivel de sistema DIMALTRND) Prefix - Prefixo Indica o prefixo para o texto de cota alternativa. possvel inserir um texto ou utilizar cdigos de controle para exibir smbolos especiais (consulte. Por exemplo, inserir o cdigo de controle %%c exibir o smbolo de dimetro. (varivel de sistema DIMAPOST) Para obter mais informaes, consulte Control Codes and Special Characters (Cdigos de controle e caracteres especiais).

Sulfix - Sufixo Inclui o sufixo no texto de cotas alternativo. possvel inserir um texto ou utilizar cdigos de controle para exibir smbolos especiais (consulte. Por exemplo, a insero do texto cm resulta em um texto de cota semelhante ao mostrado na ilustrao. Ao inserir um sufixo, ele ir sobrepor qualquer sufixo padro. (varivel de sistema DIMAPOST) Para obter mais informaes, consulte Control Codes and Special Characters (Cdigos de controle e caracteres especiais).

Zero Suppression - Supresso de zero Controla a supresso de zeros esquerda e direita e de ps e polegadas que possuem o valor igual a zero. (varivel de sistema DIMALTZ) Leading - A esquerda Suprime os zeros esquerda em todas as cotas decimais. Por exemplo, 0.5000 torna-se .5000. Sub-unit factor - Fator de sub-unidades Define o nmero de sub-unidades para uma unidade. utilizado para calcular a distncia da cota em uma sub-unidade quando a distncia menor do que um unidade. Por exemplo, insira 100 se o sufixo for m e a sub-unidade deve ser exibida em cm. Sub-unit suffix - Sufixo da sub-unidade Inclui um sufixo na sub-unidade do valor da cota. possvel inserir um texto ou utilizar cdigos de controle para exibir smbolos especiais (consulte. Por exemplo, insira cm para .96m ser exibido como 96cm. Trailing - A direita Suprime os zeros direita em todas as cotas decimais. Por exemplo, 12.5000 torna-se 12.5 e 30.0000 torna-se 30. 0 Feet - 0 Ps Suprime a parte referente a ps de uma cota de ps-polegadas quando a distncia inferior a um p. Por exemplo, 0'-6 1/2" torna-se 6 1/2". 0 Inches - 0 Polegadas Suprime a parte referente a polegadas de uma cota de ps-polegadas quando a distncia um nmero inteiro de ps. Por exemplo, 1'-0" torna-se 1'. Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 65 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Placement - Colocao Controla o posicionamento de unidades alternativas no texto de cotas. After Primary Value - Aps o valor principal Posiciona as unidades alternativas depois das unidades primrias no texto de cotas. Below Primary Value - Abaixo do valor principal Posiciona as unidades alternativas abaixo das unidades primrias no texto de cotas. Preview - Visualizar Exibe amostras de imagens que mostram os efeitos das alteraes que voc fez para configurar os estilos de cota. Guia Tolerances - Tolerncias Especifica a exibio e o formato de tolerncias do texto da cota.

Tolerance Format - Formato da tolerncia Controla o formato da tolerncia. Method - Mtodo Define o mtodo de clculo da tolerncia. (varivel de sistema DIMTOL) - None - Nenhuma: No adiciona uma tolerncia. A varivel de sistema DIMTOL definida como 0. - Simmetrical - Simtrica: Adiciona uma expresso de mais/menos de tolerncia na qual um nico valor de variao aplicado para a medida da cota. Um sinal de mais ou de menos aparece depois da cota. Insira o valor de tolerncia em Valor superior. A varivel de sistema DIMTOL definida como 1. A varivel de sistema DIMLIM definida como 0.

- Desviation - Desvio: Adiciona um mais/menos expresso da tolerncia. Valores diferentes de mais e menos de variao so aplicados para a medida da cota. Um sinal de mais (+) precede o valor de tolerncia inserido em Valor superior e um sinal de menos () precede o valor de tolerncia inserido em Valor inferior. A varivel de sistema DIMTOL definida como 1. A varivel de sistema DIMLIM definida como 0.

- Limits - Limites: Cria uma cota de limite. Um valor mximo e um mnimo so exibidos, um sobre o outro. O valor mximo o valor da cota acrescido do valor inserido em Valor superior. O valor mnimo o valor da cota menos o valor inserido em Valor inferior. A varivel de sistema DIMTOL definida como 0. A varivel de sistema DIMLIM definida como 1.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 66 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


- Basic - Bsica: Cria uma cota bsica, na qual mostrada uma caixa ao redor de toda a cota da cota. A distncia entre o texto e a caixa armazenada como um valor negativo na varivel de sistema DIMGAP.

Precision - Preciso Define o nmero de casas decimais. (varivel de sistema DIMTDEC) Upper Value - Valor superior Define o valor superior ou mximo para a tolerncia. Quando voc selecionar Simtrica em Mtodo, este valor usado para a tolerncia. (varivel de sistema DIMTP) Lower Value - Valor inferior Define o valor inferior ou mnimo para a tolerncia. (varivel de sistema DIMTM) Scaling for Height - Dimensionamento para a altura Define a altura atual para o texto de tolerncias. A relao da altura da tolerncia para a altura do texto da cota principal calculada e armazenada na varivel de sistema DIMTFAC. Vertical Position - Posio vertical Controla a justificao do texto para tolerncias simtricas e de desvio. - Top - Topo: Alinha o valor da tolerncia com a parte superior do texto da cota principal. Quando voc seleciona esta opo, a varivel de sistema DIMTOLJ definida como 2.

- Midle - Meio: Alinha o texto da tolerncia com o meio do texto da cota principal. Quando voc seleciona esta opo, a varivel de sistema DIMTOLJ definida como 1.

- Bottom - Inferior: Alinha o texto da tolerncia com a parte inferior do texto da cota principal. Quando voc seleciona esta opo, a varivel de sistema DIMTOLJ definida como 0.

Tolerance Alignment - Alinhamento da tolerncia Controla o alinhamento os valores de tolerncia superior ou inferior quando empilhado Align Decimal Separators - Alinhar separadores decimais Os valores so empilhados por seus separadores decimais. Align Operational Symbols - Alinhar smbolos operacionais Os valores so empilhados por seus smbolos operacionais. Zero Suppression - Supresso de zero Controla a supresso de zeros esquerda e direita e de ps e polegadas que possuem o valor igual a zero. (varivel de sistema DIMTZIN) As configuraes de supresso de zeros tambm afetam as converses real-para-seqncia executadas pelas funes do rtos e angtos do AutoLISP. Leading - esquerda Suprime os zeros esquerda em todas as cotas decimais. Por exemplo, 0.5000 torna-se .5000. Trailing - direita Suprime os zeros direita em todas as cotas decimais. Por exemplo, 12.5000 torna-se 12.5 e 30.0000 torna-se 30. 0 Feet - 0 Ps Suprime a parte referente a ps de uma cota de ps-polegadas quando a distncia inferior a um p. Por exemplo, 0'-6 1/2" torna-se 6 1/2". Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 67 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


0 Inches - 0 Polegadas Suprime a parte referente a polegadas de uma cota de ps-polegadas quando a distncia um nmero inteiro de ps. Por exemplo, 1'-0" torna-se 1'. Alternate Unit Tolerance - Tolerncia da unidade alternativa Formata unidades de tolerncia alternativa. Precision - Preciso Exibe e define o nmero de casas decimais. (varivel de sistema DIMALTTD)

Zero Suppression - Supresso de zero Controla a supresso de zeros esquerda e direita e de ps e polegadas que possuem o valor igual a zero. (varivel de sistema DIMALTTZ) Leading - esquerda Suprime os zeros esquerda em todas as cotas decimais. Por exemplo, 0.5000 torna-se .5000. Trailing - direita Suprime os zeros direita em todas as cotas decimais. Por exemplo, 12.5000 torna-se 12.5 e 30.0000 torna-se 30. 0 Feet - 0 Ps Suprime a parte referente a ps de uma cota de ps-polegadas quando a distncia inferior a um p. Por exemplo, 0'-6 1/2" torna-se 6 1/2". Inches - 0 Polegadas Suprime a parte referente a polegadas de uma cota de ps-polegadas quando a distncia um nmero inteiro de ps. Por exemplo, 1'-0" torna-se 1'. Preview - Visualizar Exibe amostras de imagens que mostram os efeitos das alteraes que voc fez para configurar os estilos de cota. Comando DIMOVERRIDE - SOBREPORCOTA Controla as sobreposies de variveis de sistema utilizadas em cotas selecionadas. Mtodos de acesso Ribbon: Annotate tab Dimensions panel Menu: Dimension Override Command entry: dimoverride ou dimov

Override

Boto Faixa de opes: guia Anotao painel Cotas Menu: Cota Sobrepor Entrada do comando: sobrecota ou sobrec

Sobrepor

Resumo Sobrepem uma varivel de sistema de dimensionamento selecionada para cotas selecionadas ou limpa as sobreposies de objetos de cota selecionados, retornando-os para as configuraes definidas por seus estilos de cota. Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Dimension Variable Name to Override - Nome da varivel de cota a Substituir Sobrepe o valor da varivel de sistema de cotagem especificado. Clear Overrides - Limpar sobreposies Desativa as sobreposies das cotas selecionadas. Os objetos de cota retornam s configuraes definidas pelo seu estilo de cota.

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 68 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


About Overriding a Dimension Style - Sobre substituir um estilo de cota Atravs de sobreposies de estilo de cota, possvel alterar temporariamente uma varivel do sistema de cotagem sem alterar o estilo de cota atual. Uma sobreposio de estilo de cota uma alterao feita em configuraes especficas no estilo de cota atual. equivalente a alterar uma varivel de sistema de cotagem sem alterar o estilo de cota atual. Voc pode definir sobreposies de estilo de cota para cotas individuais ou para o estilo de cota atual. No caso de cotas individuais, voc talvez deseje criar sobreposies para suprimir as linhas de extenso de uma cota ou para modificar o posicionamento do texto e das pontas de seta para que eles no sobreponham a geometria do desenho sem criar um estilo de cota diferente. Voc pode tambm definir sobreposies para o estilo de cota atual. Todas as cotas criadas com esse estilo incluiro as sobreposies at que voc exclua as sobreposies, salve-as como um novo estilo ou defina um outro estilo como atual. Por exemplo, se voc selecionar Substituir no Gerenciador de estilo de cota e alterar a cor das linhas de extenso na caixa de dilogo Substituir estilo atual, guia Linhas, o estilo de cota atual permanecer inalterado. Entretanto, o novo valor de cor ser armazenado na varivel de sistema DIMCLRE. A prxima cota que voc criar ter linhas de extenso com a nova cor. Voc pode salvar sobreposies de estilo de cota como um novo estilo de cota. Algumas caractersticas de cota so comuns a um desenho ou a um estilo de cotagem e, portanto, conveniente que sejam configuraes permanentes de estilos de cota. Outras geralmente aplicam-se a uma base individual e podem ser aplicadas mais efetivamente como sobreposies. Por exemplo, um desenho geralmente utiliza um tipo nico de ponta de seta, sendo assim, faz sentido definir o tipo de ponta de seta como parte de um estilo de cota. Supresso de linhas de extenso, entretanto, geralmente aplica-se apenas em casos individuais e mais apropriada faz-la com uma sobreposio de estilos de cota. H vrias maneiras de se configurar sobreposies de estilos de cota. Voc pode alterar as opes nas caixas de dilogo ou alterar as configuraes das varveis de sistema no prompt do comando. Voc reverte a sobreposio retornando as configuraes alteradas aos seus valores originais. As sobreposies aplicam-se cota que est sendo criada e a todas as cotas subseqentes criadas com aquele estilo de cota, at que voc reverta a sobreposio ou faa um outro estilo de cota atual. Example: Change a Dimension Style Override at the Command Prompt - Exemplo: Altera a sobreposio de estilo de cota no prompt do comando Voc pode substituir o estilo de cota atual enquanto cria uma cota, inserindo o nome de qualquer varivel de sistema de cotagem em qualquer prompt. Neste exemplo, a cor da linha de cota foi alterada. A alterao afeta as cotas subseqentes que voc cria at que voc reverta a sobreposio ou faa um outro estilo de cota atual. Command: dimoverride Enter dimension variable name to override or [Clear overrides]: dimclrd Enter new value for dimension variable <BYBLOCK>: 5 Enter dimension variable name to override: Enter another dimension variable name or press Enter Select objects: Use an object selection method and press Enter when you finish Comando: sobreporcota Insira o nome da varivel cota para substituir ou [Limpar sobreposies]: limparscota Insira um novo valor para a varivel cota <PORBLOCO>: 5 Insira o nome da varivel de cota para substituir: Insira outro nome da varivel de cota ou pressione Enter. Selecionar objetos: Use um mtodo de seleo de objeto e pressione Enter quando terminar

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 69 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Comando DIMREASSOCIATE - REASSOCIARCOTA Associa ou reassocia cotas selecionadas para objetos ou para pontos em objetos. Mtodos de acesso Menu: Dimension Reassociate Dimensions Command entry: dimreassociate ou dimre Boto Menu: Cota Reassociar cotas Entrada do comando: reassociarcota ou reas

Resumo Cada cota selecionada realada, e prompts so exibidos para os pontos de associao apropriados cota selecionada. Um marcador exibido para cada prompt de ponto de associao. - Se o ponto de definio da cota atual no estiver associado a um objeto geomtrico, o marcador ser exibido como um X - Se o ponto de definio associado, o marcador aparece como um X dentro da caixa. Observao: O marcador desaparecer se voc aplicar pan ou zoom com um mouse de roda. Lista de prompts Os seguintes prompts so exibidos. Selecione as cotas a serem reassociadas... Selecione os objetos ou [Desassociadas]: Selecione os objetos de cota a serem reassociados ou insira d para selecionar todas as cotas desassociadas. Pressione Esc para finalizar o comando sem perder as alteraes j especificadas. Utilize DESFAZER para restaurar o estado anterior das cotas alteradas. Os prompts para os tipos diferentes de cotas so: Linear - Linear Especificar a primeira origem da linha de extenso ou [Selecionar objeto]<avanar>: Especifique uma localizao de snap do objeto, insira s e selecione um objeto geomtrico ou pressione Enter para avanar para o prximo prompt Especificar a segunda origem da linha de extenso <prxima>: Especifique uma localizao de snap do objeto ou pressione Enter para avanar para o prximo objeto de cota, se houver Aligned - Alinhado Especificar a primeira origem da linha de extenso ou [Selecionar objeto]<avanar>: Especifique uma localizao de snap do objeto, insira s e selecione um objeto geomtrico ou pressione Enter para avanar para o prximo prompt Especificar a segunda origem da linha de extenso <avanar>: Especifique uma localizao de snap do objeto ou pressione Enter para avanar para o prximo objeto de cota, se houver Angular (Three Point) - Angular (Trs pontos) Especificar o vrtice do ngulo ou [Selecionar um arco ou crculo] <avanar>: Especifique uma localizao de snap do objeto, insira s e selecione um arco ou um crculo ou pressione Enter para avanar para o prximo prompt Especificar o primeiro ponto final do ngulo <avanar>: Especifique uma localizao de snap do objeto ou pressione Enter para avanar para o prximo prompt Especificar o segundo ponto final do ngulo <avanar>: Especifique uma localizao de snap do objeto ou pressione Enter para avanar para o prximo objeto de cota, se houver Angular (Two Line) - Angular (Duas linhas) Selecionar a primeira linha <avanar>: Selecione uma linha ou pressione Enter para avanar para o prximo prompt Selecionar a segunda linha <avanar>: Selecione outra linha ou pressione Enter para avanar para o prximo objeto de cota, se houver

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 70 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento


Diameter - Dimetro Selecionar um arco ou crculo <avanar>: Selecione um arco ou crculo ou pressione Enter para avanar para o prximo objeto de cota, se houver Leader - Chamada de detalhe Especificar um ponto de associao de chamada de detalhe <avanar>: Especifique uma localizao de snap do objeto ou pressione Enter para avanar para o prximo objeto de cota, se houver Ordinate - Ordenada Especificar a localizao do recurso <avanar>: Especifique uma localizao de snap do objeto ou pressione Enter para avanar para o prximo objeto de cota, se houver Radius - Raio Selecionar um arco ou crculo <avanar>: Selecione um arco ou crculo ou pressione Enter para avanar para o prximo objeto de cota, se houver Observao: DIMRESSOCIATE - REASSOCIARCOTA no altera a configurao de DIMLFAC em uma cota. Utilize DIMOVERRIDE - SOBRECOTA para desativar os fatores lineares de cota nos desenhos herdados.

A SEGUIR O MEU CURRCULO E DOIS PROJETOS DE REFORMA DE RESIDENCIA COM MAQUETE MONTADA NO AUTOCAD Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 71 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

CURRCULO - MANUEL MENDONA LEMOS


OBJETIVO: PRESTAO DE SERVIOS EM PROJETOS DE ARQUITETURA NAS REAS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS E INDUSTRIAIS AULAS ONLINE DE AUTOCAD 2D E 3D - ATRAVS DO SKIPE EXPERINCIA: ABRIL -1967 / MAIO -1971 CONSTRUTORA BETER S.A. Rua Libero Badar, 293 - 13 andar - So Paulo - SP Cargo - Desenhista de Arquitetura COMPANHIA DE EMPREENDIMENTOS MINAS GERAIS Av. Duque de Caxias, 200 - So Paulo - SP Cargo - Desenhista de Arquitetura NORDON INDSTRIAS METLURGICAS S.A. Av. Brigadeiro Luiz Antnio, 849 - So Paulo - SP Cargo - Desenhista de Arquitetura CONSTRUTORA BETER S.A. Rua Libero Badar, 293 - 13 andar - So Paulo - SP Cargo - Desenhista de Arquitetura CONSTRUTORA ADOLPHO LINDENBERG S.A. Rua General Jardim, 703 - 6 andar - So Paulo - SP Cargo - Desenhista de Arquitetura CONSTRUTORA ENGIN LTDA. Rua Quintino Bocaiva, 255 - 2 andar - So Paulo - SP Desenhista de Arquitetura

MAIO -1971 / SETEMBRO -1971

OUTUBRO -1971 AGSTO -1972

AGSTO -1972 /AGSTO -1973

AGSTO -1973 / JANEIRO -1974

JANEIRO -1974 /JULHO -1974

SETEMBRO -1974 /JUNHO - 1987 OMNIA ENGENHARIA E CONSTRUES S.A. Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 3333 - 9 andar - So Paulo - SP Cargo - Projetista de Arquitetura JUNHO -1987 / JUNHO -1999 FUNDO DE CONSTRUO DA USP Av. Professor Almeida Prado, 1466 - So Paulo - SP Cargo - Projetista de Arquitetura PRESTAO DE SERVIOS PARA: Hector Vigliecca e Arquitetos Associados - (11) 3063-3270 Lemos Consultoria e Projetos - Eng Antonio Lemos - (11) 9201-3573 AG6 Engenharia - Eng Antonio Carlos - (11) 7462-2565 Arquiteto Mario Sergio Viettone - (11) 7461-2565 Escola Estadual de 1 e 2 Grau - Antnio Incio Maciel Av. Dr. Jos Maciel, 410 - Taboo da Serra - SP

JULHO -1999 /JUNHO -2012

FORMAO: SEGUNDO GRAU

CURSOS : DESENHO DE ARQUITETURA AUTOCAD ARQUI 3D AUTOCAD INTERMEDIRIO INSTITUTO NOBEL FIRMINIANO PRADO CONSULTORIA E TREINAMENTO DIGICAD INFORMTICA DIGICON
Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 72 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento Reforma e Ampliao de Residncia - Projeto de Prefeitura
LEGENDA
VARANDA E PAV. SUPERIOR A DEMOLIR EXISTENTE

FACHADA DA AV. JARDIM

PLANTA DO PAV. SUPERIOR

CORTE-BB
0 3.5

PLANTAS, CORTES E FACHADAS

5.2

R1.20

4.90

DETALHE DA ESCADA

8. 50

CORTE-AA
0 3.5
3.90

00 14.
4.50 5.50

Maquete da residncia do Sr. Ralph Castaldi - Vinhedo - So Paulo

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 73 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 74 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento Projeto para Reforma de Residncia - Alto da Lapa - So Paulo - SP - Plantas

Projeto para Reforma de Residncia - Alto da Lapa - So Paulo - SP - Cortes e Fachadas

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 75 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento Maquete da Residncia - Fundos - Modo Aramado

Maquete da Residncia - Fundos - Modo Renderizado

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 76 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento Maquete da Residncia - Fundos - Modo Realstico

Maquete da Residncia - Fundos - Modo Renderizado com Luz e Sombra

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 77 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento Maquete da Residncia - Frontal Direito - Modo Renderizado

Maquete da Residncia - Frontal Esquerdo - Modo Realstico

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 78 de 79

MML-Projetos de Arquitetura - AutoCAD 2013 Comandos de Dimensionamento Maquete da Residncia - Frontal Esquerdo - Modo Renderizado

Maquete da Residncia - Frontal Esquerdo - Modo Renderizado

Manuel Lemos manuellemos@ymail.com Pgina 79 de 79

Das könnte Ihnen auch gefallen