Sie sind auf Seite 1von 2

UNIVERSIDADE CNDIDO MENDES HISTRIA DO DIREITO BRASILEIRO 2 PERODO PROFESSORA: IZABEL CRISTINA COSTA Data: 26/03/2013

ESTUDO DIRIGIDO (...)

ANLISE DO TEXTO 1- Luz das caractersticas do Cdigo Civil de 1916, analise os limites para o rompimento do casamento. R.: O Cdigo Civil de 1916 permitia o rompimento do casamento atravs de 3 possibilidades: Morte de um dos cnjuges que eram uma das formas de rompimento do casamento j institudo pela Igreja Catlica. O Cdigo apenas codificou o que j era um costume religioso. Nulidade ou Anulao do Casamento o que a Igreja Catlica j tinha em seus ordenamentos era que, mulheres no virgens que viessem a se casar e se, o seu marido desconhecesse essa situao, ele poderia pedir a anulao do casamento. O Cdigo de 1916 veio normatizar o que a Igreja Catlica e a sociedade j praticavam; conceito de mulher honesta e mulher desonesta, onde desonesta era a mulher no virgem e/ou adltera. Desquite que poderia ser amigvel ou litigioso: adultrio, tentativa de morte, injria grave e abandono de lar aps 2 anos contnuos fora do lar; eram as formas de desquite litigioso e mesmo de forma amigvel se fossem casados por mais de 2 anos perante o juiz. Tanto de uma forma quanto de outra o desquite tinha como questo mais importante a diviso de bens, pois o desquite apenas permitia a separao de corpos e no permitia um novo casamento. Apesar de tudo que estava previsto no Cdigo Civil de 1916, o ponto crucial era que na prtica, todas essas questes eram de fundo machista e religiosa e o que importava (em sua totalidade) era a questo patrimonial, o direito e a diviso de bens.

2- Analise o Cdigo Civil, e discorra sobre a situao da mulher nesse ordenamento. R.: O Cdigo Civil de 1916 sustentou os princpios conservadores mantendo o homem como chefe da sociedade conjugal limitando a capacidade da mulher a determinados atos, como por exemplo a emancipao que era concedida pelo pai ou pela me, apenas no caso da ausncia

da figura paterna. O Cdigo Civil foi mais alm quando menciona quando h discordncia dos cnjuges prevalecia a vontade paterna. De um modo geral, as mudanas ocorridas com o Cdigo de 1916 equipara a mulher a um ndio e doentes mentais, sendo categorizada por incapaz. O seu direito era passado do pai ao marido, logo a prtica de alguns atos da mulher dependia de autorizao do marido.

3- De que forma o Cdigo Civil ainda expressava os resqucios da sociedade colonial/imperial? R.: O Cdigo Civil de 1916 veio para organizar, ou seja, codificar o costume j praticado no Brasil Colnia e Imprio. Ele traz a vivncia da sociedade naquela poca: a tradio e o costume. Os grandes beneficiados com essa codificao foram os latifundirios, grandes produtores e os mais abastados da sociedade, ou seja, a elite brasileira. Eles j tinham o costume de atuao e o cdigo veio para ordenar juridicamente esse direito de fato. Podemos utilizar como exemplo a questo dos filhos legtimos e ilegtimos, sendo os legtimos os provenientes do casamento ou queles que pudessem vir a se casar e os ilegtimos eram considerados aqueles provenientes de relao extraconjugal. O Cdigo tambm estabeleceu a superioridade do homem ante a mulher e a famlia; somente poderiam votar os alfabetizados; a classificao das mulheres em honestas e desonestas entre outros.

COMPONENTES DO GRUPO: Anderson Entrielli Elaine Cristina Renata Gouveia

Das könnte Ihnen auch gefallen