Sie sind auf Seite 1von 30

Aula 2 | Razo e porcentagem

Meta da aula
Apresentar os conceitos de razo e de porcentagem, exemplificando a utilizao em diversas situaes.

Objetivos da aula
Ao final desta aula, voc dever ser capaz de: 1. aplicar o uso correto das razes para representar partes de um todo; 2. explicar o significado de uma razo de valores numa dada situao; 3. utilizar a razo entre grandezas para expressar como elas se relacionam; 4. calcular a parte de um todo atravs de porcentagem; 5. calcular um valor que dado como porcentagem de outro; 6. analisar problemas que envolvam aumentos e redues percentuais.

O que razo?
A razo o quociente entre dois nmeros. Trata-se de um conceito antigo e essencial para o conhecimento matemtico e que, em princpio, usado para comparar duas quantidades ou duas medidas. Para melhor compreender o que a razo, observe o exemplo a seguir: Exemplo 2.1: Vamos considerar um caminho com 12 metros de comprimento e um carro de passeio com 3 metros de comprimento. Para compararmos as medidas dos dois veculos, precisamos dividir o comprimento de um deles pelo outro: 12 = 4 (O tamanho do caminho quatro vezes o tamanho do carro de 3 passeio.)

Aula 2 | Razo e porcentagem

31

e-Tec Brasil

Glossrio
Simplificao de fraes Consiste em dividir numerador e denominador por um mesmo nmero natural diferente de 1 e que seja divisor comum de ambos.

Utilizando a simplificao de fraes, podemos tambm dizer que o carro de passeio tem um quarto do comprimento do caminho. 3 3 1 = (O tamanho do carro de passeio um quarto do comprimento 12 3 4 do caminho.)
Michal Zacharzewski Fonte: www.sxc.hu/photo/953130 Rafael Vila Fonte: www.sxc.hu/photo/1042539

Figura 2.1: A razo entre nmeros utilizada frequentemente para comparar duas medidas. No exemplo anterior, o caminho quatro vezes maior que o carro de passeio.

e-Tec Brasil

32

Edificaes

Ento, dados dois nmeros reais a e b (b 0), podemos definir a razo entre a e b, nessa ordem, como o quociente da diviso entre a (antecedente) e b (consequente). Indicaremos a razo entre a e b por a ou a : b ou a b , e o seu valor poder b ser expresso na forma decimal ou na forma de frao.

As razes so usadas com frequncia para indicar uma parte de um todo, como, por exemplo, 2 da construo j esto concludos; 1 da popula3 4 o do municpio X mora na zona rural. No primeiro caso, a razo indica que, ao dividirmos o que deveria ser construdo em trs partes iguais, duas delas j foram realizadas.
Billy Alexander Fonte: www.sxc.hu/photo/1020809

Figura 2.2: O pedreiro Tio j conseguiu construir 2/3 de sua nova casa, faltando apenas 1/3 para concluir a obra.

No outro caso, a razo indica que a cada quatro habitantes do municpio X, um deles mora na zona rural.

Aula 2 | Razo e porcentagem

33

e-Tec Brasil

Fonte: www.sxc.hu/photo/707398

Figura 2.3: A populao rural, devido mecanizao da agricultura, vem diminuindo muito em relao populao urbana.

Um em cada 5 jovens no completou o ensino fundamental (da Folha On-line) Reportagem da Folha de S. Paulo mostra que um em cada cinco jovens entre 18 e 29 anos e que vivem em cidades abandonou a escola antes de completar o ensino fundamental. Segundo trabalho feito pela Secretaria Geral da Presidncia da Repblica com base na Pnad 2006 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios), do IBGE, dos 34 milhes de jovens urbanos do pas, 7,4 milhes tiveram de um a sete anos de estudo perodo insuficiente para concluir o ciclo e 813,2 mil so analfabetos. No topo da lista de excluso esto cinco estados do Nordeste. O lder Alagoas, com 46% dos jovens em uma dessas duas situaes. Na outra ponta do ranking est So Paulo, com 15% de excluso.

e-Tec Brasil

34

Vasant Dave

Edificaes

H 20 anos, quando muitos desses jovens estavam em idade escolar, o sistema de ensino apresentava uma cobertura menor e uma excluso maior, declara o professor Fernando Tavares Jr., da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Por outro lado [h 20 anos], a reprovao e a evaso eram bem maiores. Os dois fatores conjugados produziram uma excluso educacional maior nessa gerao, completa. Um quadro geral sobre a pssima situao da educao nacional pde ser visto em dezembro, com os resultados do Pisa (Programa Internacional de Avaliao de Alunos), da OCDE (Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento Econmico). Entre 57 naes avaliadas, os alunos brasileiros obtiveram a 53 posio em matemtica, a 52 em cincias e a 48 em leitura. (Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u365413. shtml)

Ao estabelecermos a razo entre dois nmeros, devemos simplificar a frao gerada at sua forma irredutvel, como mostramos a seguir. Assim, teremos maior facilidade de perceber qual parte do todo representa aquela frao. Vejamos alguns exemplos desse uso das fraes e de sua simplificao forma irredutvel: Exemplo 2.2: Se numa reunio esto 24 homens e 18 mulheres, estabelea a razo entre o nmero de homens e o nmero de membros da reunio: 24 2 12 3 4 = = 42 2 21 3 7 A razo indica que para cada 42 membros da reunio existem 24 homens. Fazendo a simplificao da frao, obtemos 4/7. Essa frao nos indica que, para cada 7 membros da reunio, ns temos 4 homens. Perceba que nem toda frao pode ser simplificada. Por exemplo, a frao 4/7 no pode ser simplificada, pois numerador e denominador no apresentam, alm do 1, divisores naturais comuns; dizemos ento que 4/7 uma frao irredutvel.
Aula 2 | Razo e porcentagem

35

e-Tec Brasil

Exemplo 2.3: Na nota fiscal de compra de parte do material necessrio para a reforma de uma casa, h a seguinte discriminao de valores: 200 reais em cimento; 800 reais em tijolo e telhas; 400 reais em tinta. Quanto do total gasto nessa compra representa o valor gasto com tijolo e telhas? 800 2 400 100 4 = = 1.400 2 700 100 7 A razo indica que, para cada 7 reais gastos na aquisio de material, 4 reais foram para a compra de tijolos e telhas.

Razo de grandezas
Tambm podemos utilizar a razo de duas grandezas de espcies diferentes para mostrar como elas se relacionam. Nesse caso, a razo deve vir acompanhada das unidades de cada medida. Vejamos alguns casos em que isso ocorre. a) Velocidade Mdia a razo entre a distncia percorrida por um mvel e o intervalo de tempo em que o deslocamento ocorreu.
Kevin van der Draai Fonte: www.sxc.hu/photo/983018

Figura 2.4: Numa viagem, quanto maior a velocidade mdia no percurso, menor ser o tempo de viagem. Quanto menor for a velocidade mdia, maior ser o tempo de viagem.

e-Tec Brasil

36

Edificaes

Exemplo 2.4: Se um automvel percorre 160 quilmetros durante 2 horas, qual a velocidade mdia do automvel nesse trecho? 160km = 80km / h , ou seja, com essa 2h velocidade o carro percorre 80km a cada hora. Resposta: Sua velocidade mdia de b) Densidade a razo entre a massa de um corpo e o volume que ele ocupa.

Azeite

gua

Fonte: http://mundoeducacao.uol.com.br/upload/conteudo_ legenda/b5b08f8566c7e afa085e1f56e872442d.jpg

Figura 2.5: Existem lquidos que flutuam em outros lquidos. Nesta experincia, podemos observar que o azeite flutua na gua. A gua possui uma densidade maior do que o azeite. Recolhendo um volume igual para cada um dos lquidos, temos que a gua mais densa a que possui uma quantidade maior de matria (massa), sendo, por isso, o lquido mais pesado.

Exemplo 2.5: Se um corpo de 5.000g ocupa um volume de 200 cm3, qual a densidade do objeto? Resposta: Dizemos que a sua densidade de cada 1cm3 ocupado pelo objeto. c) Densidade Demogrfica a razo entre o nmero de habitantes de uma localidade e a rea dessa localidade. 5.000g = 25g / cm3 ; ou seja, 3 200cm se pudssemos distribuir igualmente a massa do objeto, teramos 25g em

Aula 2 | Razo e porcentagem

37

e-Tec Brasil

Fonte: www.sxc.hu/photo/608561

Figura 2.6: Conforme vimos, a densidade demogrfica corresponde ao nmero de habitantes por unidade de rea. Com o rpido crescimento da populao mundial, especialmente nos pases subdesenvolvidos, estatsticas nos do conta de que em 2050 poderemos chegar a 13 bilhes de habitantes no planeta.

Exemplo 2.6: Um corretor de imveis, querendo fechar a venda de um terreno num bairro afastado, diz ao cliente que o bairro est prosperando e nos ltimos 12 meses a densidade demogrfica aumentou de 8 hab./ha para 20 hab./ha. Supondo que a rea do bairro de cerca de 20 hectares, qual o nmero aproximado de moradores que se mudaram para o bairro nos ltimos 12 meses? Resposta: Seja n o nmero de moradores do bairro 12 meses atrs, temos n = 8 ; ou seja, n x 1 = 20 x 8, onde n = 160. Considerando que nos que 20 ltimos 12 meses chegaram x moradores, a nova densidade demogrfica nos permite dizer que
n+x 160 + x = 20 = 20 (160 + x).1 = 20.20 160 + x = 400 x = 240. 20 20

e-Tec Brasil

38

Edificaes

Sanja Gjenero

d) Escala a razo entre as medidas de comprimento de um desenho e as medidas de comprimento correspondentes do objeto que o desenho retrata, todas na mesma unidade.
Benjamin Earwicker Fonte: www.sxc.hu/photo/1976403

Figura 2.7: Se em um mapa a escala indicada de 1: 100.000, isso significa que a cada 1 u.c. (unidade de comprimento) no desenho a medida correspondente do objeto real de 100.000 u.c.

Exemplo 2.7: Se em um aeromodelo cada 1cm equivale a 2 metros do avio que se desejou representar, qual a escala utilizada na confeco do aeromodelo? Resposta: A escala utilizada ser de 1cm 1 ou 1 : 2.000. = 2.000cm 2.000

Perceba que na escala dividimos grandezas expressas na mesma unidade; essa razo adimensional (no utiliza unidades de medida).

Aula 2 | Razo e porcentagem

39

e-Tec Brasil

Atividade 1
Atende ao Objetivo 1 A direo de uma rdio determinou que para cada 7 msicas tocadas, 5 deveriam ser msicas brasileiras. Expresse a razo entre o nmero de msicas brasileiras e o nmero de msicas estrangeiras. Se, cumpridas as ordens da direo ao fim do dia, foram executadas 24 msicas estrangeiras, quantas msicas nacionais foram executadas nesse perodo?

Atividade 2
Atende aos Objetivos 2 e 3 A distncia rodoviria entre Juazeiro do Norte e Iguatu de 150 km. Se um automvel percorreu essa distncia em 3 horas, qual foi a velocidade mdia desse veculo? Explique o que informa o resultado encontrado.

Atividade 3
Atende ao Objetivo 3 A maquete de um edifcio foi feita na escala de 1: 100. Se a maquete tem altura de 40cm, qual a altura, em metros, do edifcio?

e-Tec Brasil

40

Edificaes

Atividade 4
Atende ao Objetivo 3 Na planta de um terreno, um duto de irrigao cujo comprimento de 48 metros foi representado no papel por um segmento de 2,4dm. Determine a escala utilizada na planta.

Porcentagem
A aplicao do conceito de porcentagem algo permanente no nosso cotidiano, abrangendo tanto problemas simples e rpidos, como, por exemplo, um desconto em um supermercado, quanto problemas mais complexos, relativos taxa de juros do comrcio no Brasil. Porcentagem uma razo centesimal, ou seja, trata-se de uma frao cujo denominador 100. Por ser uma razo, podemos indicar uma porcentagem na forma de frao e na forma decimal, mas tambm podemos express-la por meio do smbolo %.

Aula 2 | Razo e porcentagem

41

e-Tec Brasil

Vrios documentos antigos afirmam que o smbolo % evoluiu a partir da escrita da expresso latina per centum, que quer dizer por cento, sendo conhecido em seu formato atual desde meados do sculo XVII. Apesar do nome latino, a criao do conceito de representar valores em relao a uma centena atribuda aos gregos. A seguir, vemos a evoluo da representao do smbolo da porcentagem at chegar ao que hoje se utiliza como representao (%). Os diferentes smbolos da porcentagem:

Smbolo no sculo XV

Smbolo no sculo XVII

Smbolo a partir do sculo XVIII

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Vejamos, ento, as formas de expressar uma porcentagem: = 0,05 (leia-se cinco por cento) 5% = 5 100 A primeira forma utilizada principalmente em anncios, propagandas e textos de forma geral, como, por exemplo, o arroz teve um aumento de 30%; a forma de frao utilizada nos clculos manuais que envolvam porcentagem, como de um grupo de 100 alunos da faculdade de educao fsica, 40 se especializaram em vlei, ou seja, 40/100. J a forma decimal utilizada, por exemplo, quando efetuamos a diviso, no caso do exemplo anterior: 40/100 = 0,4.

e-Tec Brasil

42

Edificaes

Fonte: www.sxc.hu/photo/800204 Sanja Gjenero Fonte: www.sxc.hu/photo/962493

Figura 2.8: Por onde andamos, sempre podemos estar diante de um clculo de porcentagem, seja para simbolizar o desconto no preo do arroz, seja para descobrir o nmero de alunos que se especializaram em vlei em uma turma da faculdade de educao fsica.

Porcentagens para representar partes de um todo


comum oferecer a um vendedor, alm do salrio fixo, uma comisso em funo das vendas por ele realizadas, com o objetivo de estimular o aumento das vendas. Ento, voc j deve ter ouvido falar que, alm do salrio, o vendedor ganha uma comisso (C) de x% sobre o faturamento total (F) obtido com suas vendas. Com isso queremos informar ao vendedor que parte do faturamento obtido com suas vendas ser destinada a ele.

Brandon W. Mosley

Aula 2 | Razo e porcentagem

43

e-Tec Brasil

Vejamos como retratar matematicamente essa situao: C x x = ou C = F, F 100 100 onde: C o valor da comisso do vendedor; F o faturamento total obtido com as vendas; x a porcentagem (frao centesimal) que indica a razo entre C e F. 100 Perceba que a comisso obtida multiplicando-se a porcentagem pelo faturamento total obtido com as vendas daquele vendedor. Dizemos, nesse caso, que a porcentagem em relao ao faturamento. Em muitos casos utiliza-se a porcentagem sem dizer em relao a qu ela se refere. Esse um erro grave. No caso que citamos anteriormente, a mesma comisso poderia ser de x% sobre o lucro obtido nas vendas, ou ainda sobre o faturamento obtido nas vendas de apenas um dos produtos. Ento, muito cuidado e ateno para saber sobre qual valor a porcentagem incide. Seguem alguns exemplos: Exemplo 2.8: Numa construo trabalham 12 homens e 4 mulheres. Determine a porcentagem de operrios da obra que so homens. Resposta: Considere x% a porcentagem de operrios da obra que so homens; ento temos: Nmero de homens = 12 = x . total de operrios da obra; logo, 100 x= 12 100 16 x = 75

x (12 + 4 ) 12 100 = 16x 100

Ou seja, 75% dos operrios da construo so homens. J as mulheres correspondero a 25% dos operrios da obra, de modo a completar a totalidade (100%) dos operrios.

e-Tec Brasil

44

Edificaes

Exemplo 2.9: O salrio pago por uma firma a um pedreiro era de 400 reais em 2007. Tendo sido reajustado este ano, passando a valer 432 reais, o aumento corresponde a qual porcentagem do valor do salrio em 2007? Resposta: O aumento foi de 432 400 = 32 reais; queremos descobrir x, que a porcentagem de 400 reais correspondente ao aumento. Ento, temos: x . valor do salrio do pedreiro em 2007 = valor do aumento salarial do 100 pedreiro x 400 = 32 100 4x = 32 x=8

Ou seja, o aumento dado corresponde a 8% do valor do salrio em 2007.

Clculo de porcentagens de valores


No exemplo anterior, o aumento poderia ter sido informado aos funcionrios da seguinte forma: Vocs tero um reajuste de 8% sobre o salrio atual. Perceba que, nesse caso, os funcionrios teriam de calcular quanto vale 8% de 400 reais. A situao a mesma, s que agora os dados que temos so outros. Veja: 8 400 = A 100 A= 3.200 100 A = 32 reais

Note que, para calcularmos 8% de 400 reais, bastou multiplicarmos a porcentagem sobre o valor a que ela se referia. Exemplo 2.10: Numa cidade de 80.000 habitantes, um levantamento estatstico descobriu que 85% da populao no possuem casa prpria. Determine, ento, quantas pessoas da cidade no possuem casa prpria. Resposta: Para descobrirmos o nmero N de pessoas sem casa prpria nessa cidade, basta calcularmos o valor de 85% de 80.000 habitantes.

Aula 2 | Razo e porcentagem

45

e-Tec Brasil

N=

85 100.000 100

N = 85.000

Aumentos percentuais
Voc acha que um aumento de 2 reais no preo de um produto grande ou pequeno? A resposta depende do valor do produto. Se o produto custava inicialmente 500 reais, o aumento citado pequeno em relao ao preo do produto, mas se o produto custava 4 reais, ento esse aumento grande em relao ao preo do produto. Utilizamos a porcentagem para indicar quo grande um aumento em relao ao que se deseja aumentar. Custo mdio do metro quadrado de janeiro a maio de 2008

Fonte: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/const/default.asp

Pela anlise da variao percentual, percebemos rapidamente que em maio de 2008 ocorreu aumento muito maior no custo do metro quadrado construdo do que nos meses anteriores de 2008. Se houver um aumento de x% sobre um valor V1, ento o valor V2 aps o aumento ser dado pelo valor inicial acrescido do aumento de A. Na linguagem matemtica: V2 = V1 + A (I) e A= x V1 100 (II)

Substituindo, na equao (I), o valor de A que temos na equao (II), obtemos: V2 = V1 + x V1 , e colocando V1 em evidncia chegamos a 100

e-Tec Brasil

46

Edificaes

1+ x V2 = V. 100 1 Perceba que para obtermos o novo valor basta multiplicar o valor inicial pelo x fator V2 = 1+ .V1. 100 Vejamos o que ocorre com esse fator para alguns valores de x: a) aumento de 2% sobre V1 b) aumento de 13% sobre V1 c) aumento de 62% sobre V1 d) aumento de 200% sobre V1 Ou seja, um aumento de 2% multiplicaria o valor inicial por 1,02; um aumento de 13% multiplicaria o valor inicial por 1,13; um aumento de 62% multiplicaria o valor inicial por 1,62; um aumento de 200% multiplicaria o valor inicial por 3. Exemplo 2.11: Um boleto bancrio recomenda ao caixa a cobrana de multa de 2% por dia de atraso. Com base nisso, se um boleto com valor de 30 reais for pago no dia seguinte ao do vencimento, qual o valor a ser cobrado? Resposta: Temos V1 = 30 reais e x = 2; deseja-se saber o valor V2 aps a cobrana da multa. 2 30 V2 = 1+ 100 V2 = 1,02 30 V2 = R$ 30,60 V2 = (1+ 0,02) V1 V2 = (1+ 0,13) V1 V2 = (1+ 0,62) V1 V2 = (1+ 2,00) V1 V2 = 1,02 V1 ; V2 = 1,13 V1 ; V2 = 1,62 V1 ; V2 = 3 V1.

Aula 2 | Razo e porcentagem

47

e-Tec Brasil

Redues percentuais
Podemos, da mesma forma, utilizar a porcentagem para indicar se a reduo de um valor foi grande ou pequena. Podemos citar como exemplos: a) O nmero de assassinatos na cidade de Juazeiro durante o primeiro semestre de 2008 reduziu em 30% em relao ao mesmo perodo de 2007. b) Na promoo do Dia dos Namorados, qualquer produto da loja tem desconto de 10% sobre seu preo. c) O nmero de casos de dengue em junho sofreu reduo de 50% em relao ao observado em maio. Se houver reduo de x% sobre um valor V1, ento o valor V2 aps a reduo ser dado pelo valor inicial diminudo da reduo A. Na linguagem matemtica: V2 = V1 - A (I) e A= x V1 100 (II)

Substituindo, na equao (I), o valor de A que temos na equao (II), obtemos: V2 = V1 x x V1 ; colocando V1 em evidncia, chegamos a V2 = 1 V1 100 100

Perceba que para obtermos o novo valor basta multiplicar o valor inicial pelo x fator V2 = 1V . 100 1 Vejamos o que ocorre com esse fator para alguns valores de x: a) reduo de 2% sobre V1 b) reduo de 13% sobre V1 c) reduo de 62% sobre V1 Ou seja, um desconto de 2% multiplicaria o valor inicial por 0,98; V2 = (1- 0,02) V1 V2 = (1- 0,13) V1 V2 = (1- 0,62) V1 V2 = 0,98 V1 ; V2 = 0,87 V1 ; V2 = 0,38 V1 ;

e-Tec Brasil

48

Edificaes

um desconto de 13% multiplicaria o valor inicial por 0,87; um desconto de 62% multiplicaria o valor inicial por 0,38. Exemplo 2.12: Uma empresa fez durante o ms de junho um racionamento de energia reduzindo em 15% o seu consumo em relao ao ms anterior. Se em maio o consumo mensal da empresa foi de 500 kWh, qual foi o consumo energtico da empresa em junho? Resposta: Temos V1 = 500 e x = 15; deseja-se saber o consumo V2 aps o racionamento. 15 V2 = 500 1 100 V2 = 0,85 500 V2 = 425 kWh

Aumentos ou redues percentuais sucessivas


Em caso de aumentos percentuais sucessivos sobre um valor inicial, basta multiplicarmos pelos fatores que representam cada aumento percentual. Assim, se o preo P de um produto sofrer um aumento em maio de 10% sobre seu preo e em junho voltar a receber um aumento agora de 20% sobre seu preo, o novo preo aps os dois aumentos ser dado por 1,10 . 1,20 . P = 1,32P, ou seja, ser equivalente ao aumento de 32% sobre o preo inicial. Da mesma forma, se um valor P sofrer reduo de 10% sobre seu valor e em seguida voltar a receber uma reduo agora de 20% sobre seu valor, o novo valor aps as duas redues ser dado por 0,90 . 0,80 . P = 0,72P, ou seja, ser equivalente reduo de 28% sobre o valor inicial. Exemplo 2.13: Um cliente do Banco do Brasil deixa o capital de 2.000,00 aplicado na caderneta de poupana durante os meses de abril, maio e junho. Sabendo que as taxas de juros nesses meses foram de 0,8%, 1% e 1,2%, qual o valor que o cliente tem disposio na poupana aps tais aumentos? Resposta: Nesta situao, o valor inicial V1 = 2.000,00; h, ento, um aumento sobre esse valor de 0,8%, gerando valor V2 = 1,008. 2.000,00 = 2.016,00; no fim do prximo ms, haver o aumento de 1% sobre V2, gerando a quantia V3 = 1,01.2.016 = 2.036,16; e, finalmente, no terceiro ms, sobre V3 ocorrer o aumento de 1,2%, resultando em V4 = 1,012. 2.036,16 2.060,59.

Aula 2 | Razo e porcentagem

49

e-Tec Brasil

Esse clculo poderia ser feito diretamente da seguinte forma: V4 = (1 + 0,008) . (1+0,01) . (1+0,012) . 2.000 V4 = 2.060,59

Atividade 5
Atende ao Objetivo 4 Num certo dia, 5.800 pessoas compareceram ao embarque na rodoviria, tendo faltado 35 passageiros. Se forem vendidas 6.000 passagens para esse dia, expresse o nmero de passageiros que no conseguiram embarcar como uma porcentagem do total de pessoas que compraram passagem.

Atividade 6
Atende ao Objetivo 4 Os dados a seguir foram obtidos no Censo do IBGE de 2000. Os domiclios prprios que ainda esto sendo pagos correspondem a qual percentual a) do total de domiclios existentes no pas? b) do total de domiclios prprios? Caractersticas dos domiclios brasileiros

e-Tec Brasil

50

Edificaes

Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/tabelabrasil131.shtm

Atividade 7
Atende ao Objetivo 5 A Polcia Rodoviria Federal faz um levantamento mensal sobre os acidentes automobilsticos ocorridos nas rodovias federais do pas. O comandante da Polcia Rodoviria Federal, em entrevista a um jornal, afirmou que em cerca de 60% dos acidentes a causa imprudncia e/ou embriaguez do motorista.

Aula 2 | Razo e porcentagem

51

e-Tec Brasil

Com base nesse dado, qual o nmero aproximado de acidentes que poderiam ser evitados com a no ingesto de bebidas alcolicas e o respeito sinalizao numa semana em que ocorreram 400 acidentes?

Atividade 8
Atende ao Objetivo 6 Uma loja de material de construo que vende o saco de cimento a 20 reais resolve reajustar o preo dele em 20%. Aps um ms do aumento, percebe que a venda de cimento reduziu muito e cria uma promoo em que na compra de 10 ou mais sacos h a reduo de 20% sobre o valor a ser pago. Quanto dever pagar uma pessoa que comprar 10 sacos durante a promoo da loja?

Atividade 9
Atende ao Objetivo 6 Dois descontos sucessivos de 20% e 30% so equivalentes a um nico desconto de: a) 25% b) 26% c) 44% d) 45%

e-Tec Brasil

52

Edificaes

Atividade 10
Atende ao Objetivo 6 Na tabela a seguir, comparamos os preos mdios dos produtos da cesta bsica de maio de 2008 com os preos dos mesmos produtos em maio de 2007 na cidade de Fortaleza. As variaes percentuais anuais esto expressas em relao ao preo de cada produto em 2007. Complete os dados que faltam com aproximao de duas casas decimais. Considere: PA como o preo do arroz em maio de 2008; PB como o preo do acar em maio de 2007; iA a variao percentual do preo do feijo; iB a variao percentual do preo do po. Comparao do custo da cesta bsica de maio de 2007 com o custo de maio de 2008
Fortaleza Maio de 2008 Gasto Mensal Produtos Quantidades Maio de 2007 R$ 35,69 7,86 7,52 5,08 4,29 22,56 26,70 2,39 Maio de 2008 R$ 49,64 9,48 20,43 PA 5,61 37,68 34,32 2,77 Variao anual % 39,09 20,61 iA 39,57 30,77 67,02 iB 15,90 Tempo de Trabalho (1) Maio de 2007 20h40min 4h33min 4h21min 2h56min 2h29min 13h04min 15h27min 1h23min Maio de 2008 26h19min 5h02min 10h50min 3h46min 2h58min 19h58min 18h12min 1h28min

Carne Leite Feijo Arroz Farinha Tomate Po Caf

4,5 kg 6l 4,5 kg 3,6 kg 3 kg 12 kg 6 kg 300 g

Aula 2 | Razo e porcentagem

53

e-Tec Brasil

Banana Acar leo Manteiga

7,5 dz 3 kg 900 ml 750 g

10,80 PB 2,11 10,41 139,79

12,68 3,00 3,68 10,41 196,79

17,41 -31,51 74,41 0,00 40,78

6h15min 2h32min 1h13min 6h02min 80h56min

6h43min 1h35min 1h57min 5h31min 104h19min

Total da Cesta

(1) Tempo que o trabalhador de salrio mnimo precisa para comprar a Rao Essencial (Decreto Lei n 399 de 30/4/1938) Fonte: http://www.dieese.org.br/rel/rac/trajun08.xml#FORTALEZA

Resumo
A razo entre a e b o quociente da diviso de a por b, sendo indicada por: a ou a : b ou a b b As razes so usadas com frequncia para indicar uma parte de um todo.

e-Tec Brasil

54

Edificaes

Em alguns casos utilizamos a razo de duas grandezas de espcies diferentes para mostrar como elas se relacionam. A velocidade mdia, a densidade, a densidade demogrfica e a escala so exemplos de razo entre grandezas. Porcentagem uma razo centesimal, ou seja, trata-se de uma frao cujo denominador 100. Toda porcentagem deve ser dada em relao a um valor. Expressa-se uma porcentagem na forma de frao, na forma decimal ou utilizando o smbolo %. x Um aumento de x% sobre V (valor inicial) indicado por V . 1+ 100 x Uma reduo de x% sobre V (valor inicial) indicada por V . 1 100 Em caso de redues ou aumentos percentuais sucessivos sobre um valor inicial, basta multiplicarmos pelos fatores que representam cada aumento ou reduo percentual.

Informaes sobre a prxima aula


Na prxima aula, vamos mostrar que as grandezas no esto isoladas; ao contrrio, relacionam-se com outras, sendo em muitos casos usado o conceito de proporo para mostrar como isso ocorre. Focaremos nossa ateno em analisar as grandezas diretamente proporcionais e inversamente proporcionais; alm disso, aprofundaremos um pouco mais o nosso estudo sobre escalas iniciado nesta aula.

Respostas das atividades


Atividade 1 A direo determinou que as msicas fossem tocadas seguindo a razo 5 musicas brasileiras . Considere que ao longo do dia, alm das 24 msicas 7 msicas

Aula 2 | Razo e porcentagem

55

e-Tec Brasil

estrangeiras, tambm tenham sido executadas x msicas nacionais; desta forma, no total, foram tocadas 24 + x msicas, e podemos escrever: x 5 = 24 + x 7 7x = 5 (24 + x) 2x = 120 7x = 120 + 5x x = 60

7x - 5x = 120

Atividade 2 A velocidade mdia v a razo entre a distncia percorrida d e intervalo de temd 150 km po t em que isso ocorreu. Desta forma, temos v = = = 50 km / h, t 3h indicando que o carro percorreu em mdia 50 km a cada hora de viagem. Atividade 3 A escala fornece a razo entre uma medida na maquete e a medida correspondente no edifcio construdo (em mesma unidade da medida na maquete); logo, sendo h a medida da altura do edifcio, temos: 40 cm 1 = hcm 100 Atividade 4 Para determinar a escala E em que foi feita a planta, basta calcular a razo entre uma medida na planta e a medida correspondente no terreno (em mesma unidade da medida na planta). Assim, temos: E= E= 2,4 dm 48 102 dm 1 2.000 E= 24 10-1 48 102 E= 1 2 103 E= 1 2 1000 h 1 = 40 10 h = 4.000 cm ou h = 40 m

E = 1: 2.000

Atividade 5 Os 35 passageiros que faltaram ao embarque nesse dia correspondem a x% de 6.000 pessoas, cabendo determinar o valor de x. Fazendo os clculos, temos:

e-Tec Brasil

56

Edificaes

x 6.000 = 35 60x = 35 100

x=

36 60

x = 0,6

Ou seja, o nmero de faltosos corresponde a 0,6% do total de pessoas que compraram passagem.

Atividade 6 a) Considere que o nmero de domiclios prprios que ainda esto sendo pagos corresponde a x% do nmero total de domiclios do pas. Utilizando os dados da tabela, temos: 3.057.467 = x 44.795.101 100 x= 100 3.057.467 @ 6,83 44.795.101

Ou seja, do total de domiclios do pas, apenas 6,83% so prprios, mas ainda esto sendo pagos. b) Considere que o nmero de domiclios prprios que ainda esto sendo pagos corresponde a y% do nmero total de domiclios prprios do pas. Utilizando os dados da tabela, temos 3.057.467 = x 33.306.136 100 x= 100 3.057.467 @ 9,18 33.306.136

Ou seja, do total de domiclios prprios, apenas 9,18% ainda esto sendo pagos.

Atividade 7 O nmero de acidentes que poderiam ser evitados corresponde a 60% dos 400 acidentes ocorridos na semana, ou seja, a no ingesto de bebidas alco60 400 = 60 4 = 240 acidentes. licas e o respeito sinalizao evitariam 100 Atividade 8 Apesar de o aumento e a reduo serem expressos pelo mesmo percentual, perceba que se referem a valores diferentes. Enquanto o aumento de 20% sobre o preo inicial, a reduo de 20% deve ser calculada sobre o preo

Aula 2 | Razo e porcentagem

57

e-Tec Brasil

aps o aumento. Veja o que ocorreria com o preo do saco se comprssemos 10 sacos: Antes do aumento: P1 = 20 reais Aps o aumento: P2 = (1+ 0,20) 20 P2 = 1,20 20 P2 = 24 reais P3 = 19,20 reais

Durante a promoo: P3 = (1- 0,20) 24 0,20) 24 P3 = 0,80 24 P3 = 19,20 reais

P3 = 0,80 24

Deveramos, portanto, pagar 10 . 19,20 = 192 reais pelos 10 sacos de cimento. Atividade 9 O que o problema deseja encontrar uma reduo percentual que resulte no mesmo valor que as redues sucessivas de 20% e 30%. Como no foi dito sobre qual valor seriam feitos os descontos, adotemos um valor genrico V1. Com as duas redues de 20% e de 30%, teremos: = (1- 0,20) (1- 0,30) V1 = 0,80 0,70 V1 = 0,56 V1 = (1- 0,44) V1 44 V2 = 1 V1 100 V2 V2 V2 V2 Ou seja, poderamos obter o mesmo resultado por meio de uma nica reduo de 44% (opo C). Atividade 10 a) PA - 5,08 = PA PA PA PA 39,57 5,08 100 = 0,3957 5,08 + 5,08 = (1+ 0,3957) 5,08 = 1,3957 5,08 = 7,09

e-Tec Brasil

58

Edificaes

b) 3,00 - PB =

31,51 PB 100 31,51 3,00 = PB PB 100 3,00 = (1- 0,3151) PB 3,00 = 0,6849 PB 3,00 PB @ 0,6849 PB = 4,38

c) 20,43 - 7,52 =

iA 7,52 100 12,91 100 = iA 7,52 1291 iA = 7,52 iA = 171,68 iB 26,70 100 7,62 100 = iB 26,70 762 iB = 26,70 iB = 28,54

d) 34,32 - 26,70 =

Referncias bibliogrficas
BRASIL. Ministrio do Planejamento, oramento e gesto. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 18 set. 2008. BRASIL. Ministrio do Planejamento, oramento e gesto. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Sistema IBGE de Recuperao Automtica. Disponvel em: <http://www. sidra.ibge.gov.br>. Acesso em: 18 set. 2008. BRASIL. Ministrio do Planejamento, oramento e gesto. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e ndices da Construo Civil (SINAPI). Banco de dados agregados. Disponvel em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/ const/default.asp>. Acesso em: 18 set. 2008. BRASIL. Ministrio do Planejamento, oramento e gesto. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Censo Demogrfico 2000: resultados do universo. Disponvel em: <http:// www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/tabelabrasil131.shtm>. Acesso em: 18 set. 2008. CEAR (Estado). Instituto de pesquisa e Estratgia Econmica. Disponvel em: <http:// www.ipece.ce.gov.br>. Acesso em: 18 set. 2008.

Aula 2 | Razo e porcentagem

59

e-Tec Brasil

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATSTICA E ESTUDOS SOCIOECONMICOS. Disponvel em: <http://www.dieese.org.br>. Acesso em: 18 set. 2008. DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATSTICA E ESTUDOS SOCIOECONMICOS. Quanto se trabalha para comer: Fortaleza. Disponvel em: <http://www.dieese.org.br/rel/ rac/trajun08.xml#FORTALEZA>. Acesso em: 18 set. 2008. UM em cada 5 jovens no completou o ensino fundamental. Folha Online. Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u365413.shtml>. Acesso em: 18 set. 2008.

e-Tec Brasil

60

Edificaes

Das könnte Ihnen auch gefallen