Sie sind auf Seite 1von 33

Instituto Paraibano de Ensino Renovado - INPER

FUNDAMENTOS
D A

Oswaldo Evaristo da Costa Neto

Ementa
O papel do administrador. A nova forma de organizao do trabalho. A evoluo das teorias administrativas e a evoluo do ambiente. Estgio atual e perspectivas futuras das teorias administrativas. Os novos valores das organizaes. O conceito de Administrao Estratgica. O modelo da Vantagem Competitiva. Prticas de Gesto. O conceito de Arquitetura Estratgica e a competio pelo futuro. A tica e a responsabilidade social das organizaes. Cultura organizacional. Tomada de deciso gerencial.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Administrao - o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, atravs de uma organizao. Organizao - uma combinao de esforos individuais que tem por finalidade realizar propsitos coletivos.

Funes Administrativas planejamento, organizao, liderana ou direo, avaliao e controle.

AS VARIVEIS DA ADMINISTRAO

TAREFAS

ESTRUTURA

PESSOAS

ORGANIZAO

AMBIENTE

TECNOLOGIA

Fonte: Chiavaneto, I. Introduo TGA, Makron Books, 1998

O ADMINISTRADOR
responsvel pelo desempenho de uma ou mais pessoas de uma organizao. O administrador NO FAZ, ele MANDA FAZER. Os resultados so obtidos atravs do planejamento, organizao e cumprimento de metas por parte dos colaboradores da empresa. O administrador PLANEJA, ORGANIZA, DIRIGE e CONTROLA os recursos das organizaes. Esses recursos so: materiais, financeiros, humanos, de informao e tecnologia, entre outros, visando atingir objetivos. Quando o administrador desempenha bem as suas funes na empresa, recursos no so desperdiados e talentos so aproveitados.

O administrador deve ter o seguinte perfl: Ter viso sistmica;

Ser um lder e saber liderar;


Saber trabalhar em equipe; Estar atualizado com as mudanas de paradigmas; Ser um tomador de decises; Ser motivador;

Descobridor de talentos.

A ADMINISTRAO A administrao visa atingir objetivos de modo eficiente e eficaz. Portanto, o administrador deve saber utilizar os recursos organizacionais no sentido de obter eficincia e eficcia e alto grau de satisfao entre as pessoas que executam o trabalho e o cliente que o recebe.
Administrar alcanar um objetivo com o mnimo de recursos, ou ultrapassar os objetivos com os mesmos recursos. So critrios de desempenho: Eficincia Eficcia

Diferenas entre Eficincia e Eficcia

A Eficincia e Eficcia nem sempre caminham juntas, as vezes pode-se utilizar bem os recursos e no conseguir atingir os objetivos e tambm pode ocorrer o contrrio, ou seja, conseguir atingir os objetivos, mas com uma m utilizao dos recursos.

O esforo para ser eficiente deve ser antecedido por um esforo para ser eficaz. O sucesso administrativo reside em conseguir EFICINCIA e EFICCIA simultaneamente ao utilizar recursos e isso quer dizer:

EXCELNCIA NO DESEMPENHO

AS ORGANIZAES Renem recursos humanos e materiais. Geram empregos para as pessoas e utilizam recursos. As organizaes permeiam a nossa sociedade.
Podem ser Pblicas ou Privadas; com ou sem fins lucrativos e de pequeno, mdio ou grande porte. Ex. loja, banco, escola, hospital, universidades, igrejas, clubes, partidos polticos, indstrias, ONGs, sindicatos, entre outros. Uma organizao uma entidade social formada por pessoas que trabalham juntas, de forma deliberadamente estruturada em uma diviso de trabalho, em busca de um objetivo comum. Nela h lderes e subordinados.

Deliberadamente estruturada significa que tarefas so divididas entre seus membros, e a responsabilidade pelo seu desempenho atribuda a cada um dos membros da organizao. Tem o propsito de produzir bens ou servios para atender necessidades e desejos de clientes (nfase na qualidade e fontes de vantagem competitiva).
As organizaes geram empregos e fazem girar a economia de um pas.

Os Nveis Organizacionais

Nvel Institucional Tambm chamado de nvel estratgico. o nvel administrativo mais elevado da organizao (presidente e diretores). Neste nvel so tomadas as principais decises. So atribuies:
Conselho Administrativo - determina o que fazer.
o nvel de contato direto com ambiente externo, recebe
impacto das mudanas e das presses ambientais.

Define o futuro dos negcios;


Deve ter viso estratgica para definir a misso e objetivos primordiais do negcio.

Nvel Intermedirio - tambm conhecido de nvel gerencial ou ttico Entre o nvel institucional e o operacional da organizao tem como representantes os gerentes.
Funciona como um amortecedor dos impactos ambientais, pois recebe as decises globais tomadas no nvel institucional e as transforma em programas de aes para o nvel operacional. Interpreta a misso e objetivos fundamentais do negcio e os traduz para aes do dia-a-dia do nvel operacional para a execuo. Neste nvel o administrador deve ter viso ttica.

Nvel Operacional Constitui a base do organograma de uma organizao. o nvel que administra a execuo e realizao das tarefas e atividades do dia-a-dia. Nesse nvel o administrador deve possuir uma viso operacional. Recebe o nome de superviso de primeira linha, pois tem contato direto com a execuo ou operao, que realizada por funcionrios no administrativos e operrios.

O PROCESSO ADMINISTRATIVO
O administrador pode trabalhar em trs nveis organizacionais, podendo ser diretor, gerente, ou supervisor. Contudo, desses nveis, ou posies, o trabalho do sempre estar voltado ao ADMINISTRATIVO. qualquer dos o presidente, em qualquer administrador PROCESSO

O que um processo?
uma sequncia de funes que se sucedem, numa maneira sistemtica de fazer as coisas. um meio, mtodo ou maneira de conduzir certas atividades. (Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar).

O ideal balancear essas 4 funes, mas as vezes um profissional pode ser melhor em planejar do que controlar, por exemplo.

O Processo Administrativo : Cclico e repetitivo tendncia melhoria). (permanente contnuo com

Interativo (cada funo interage com outra).

Iterativo (processo sujeito a ajustes, correes durante implantao).


Sistmico (processo deve ser visto como um todo, e no por partes).

As 4 funes administrativas formam o Processo Administrativo.

1 - PLANEJAR Esta funo define o que a organizao pretende fazer no futuro e como dever faz-lo. Por isso o PLANEJAMENTO A PRIMEIRA FUNO ADMINISTRATIVA. Nesta etapa so definidos objetivos para o futuro desempenho da organizao. a que se decide sobre utilizao de recursos e tarefas necessrias para o alcance dos objetivos. O planejamento o processo de estabelecer os objetivos e as aes para alcan-los. Planejar envolve soluo de problemas e tomadas de decises quanto as alternativas para o futuro.

2 - ORGANIZAO A organizao visa meios e recursos que possibilitem o planejamento e mostra como a organizao tenta cumprir os planos. A organizao uma funo administrativa relacionada com: a) a atribuio de tarefas; b) agrupamento de tarefas em equipes ou departamentos e alocao dos recursos necessrios nas equipes e nos departamentos;

d) ORGANIZAR O PROCESSO DE ARRANJAR E ALOCAR TRABALHO, ESTABELECER AUTORIDADE E OS RECURSOS ENTRE OS MEMBROS DE UMA ORGANIZAO PARA QUE POSSAM ALCANAR OS OBJETIVOS ESTABELECIDOS. e) O PROCESSO DE ENGAJAR PESSOAS EM TRABALHO CONJUNTO, DE MANEIRA ESTRUTURADA PARA ALCANAR OBJETIVOS COMUNS.

3 - DIREO
A direo representa colocar em prtica o que foi: 1) Planejado 2) organizado A direo a funo administrativa que envolve o uso da influncia para ativar e motivar as pessoas a alcanar os objetivos organizacionais.
DIREO O PROCESSO DE INFLUENCIAR E ORIENTAR AS ATIVIDADES RELACIONADAS COM AS TAREFAS DOS DIVERSOS MEMBROS DA EQUIPE OU DA ORGANIZAO COMO UM TODO.

4 - CONTROLE

Representa o acompanhamento, monitorao e avaliao do desempenho organizacional para ver se o que est sendo realizado o que foi planejado, organizado e dirigido.
CONTROLE A FUNO ADMINISTRATIVA DA MONITORAO, QUE PERMITE CORREES DE DESVIOS. O PROCESSO QUE GARANTE QUE AS ATIVIDADES SIGAM DE ACORDO COM O QUE FOI PLANEJADO.

AS TRS HABILIDADES DO ADMINISTRADOR

Habilidades Conceituais (ideias e conceitos abstratos) Nvel Institucional

Nvel Intermedirio

Habilidades Humanas (relacionamento interpessoal)

Nvel Operacional

Habilidades Tcnicas (manuseio de equipamentos)

Execuo das Operaes

Fazer e Executar

HABILIDADES TCNICAS - uso de conhecimento especializado e facilidade na execuo de tarefas. Ex. habilidade em contabilidade, engenharia, etc.

HABILIDADES HUMANAS - Relacionada com o trabalho com pessoas, facilidade de relacionamento interpessoal. Capacidade de comunicar, motivar, resolver conflitos individuais e coletivos. HABILIDADES CONCEITUAIS - Envolve a viso da organizao como um todo, a facilidade de trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstraes. Capacidade compreender relaes com ambiente, com mudanas. So habilidades relacionadas com pensamento, raciocnio, diagnsticos, formulao de alternativas para problemas. Capacidade cognitiva.

AS COMPETNCIAS DO ADMINISTRADOR As habilidades que um administrador deve ter, requerem COMPETNCIAS PESSOAIS. J as COMPETNCIAS DE QUALIDADE exigem capacidades do administrador:
De anlise de situaes; Apresentar solues; Resolver problemas.

As competncias devem ser durveis como:

Conhecimento
Know-how. Informao. Formao profissional continuada.

Competncia mais importante.

Perspectiva
Viso pessoal das coisas. Maneira prtica de aplicar. Conhecimento na soluo de problemas.

Atitude
Comportamento ativo e proativo. nfase na ao e no fazer acontecer. Espirito empreendedor e de equipe. Liderana e comunicao.

Habilidades Tcnicas + Competncias = SUCESSO PROFISSIONAL

OS PAPIS DO ADMINISTRADOR

So 10 os papis do administrador e esto distribudos em 3 categorias:


INTERPESSOAL - representam relaes com outras pessoas e esto relacionados com habilidades humanas, na forma de interagir e influenciar subordinados. INFORMACIONAL - descrevem atividades usadas para manter e desenvolver uma rede de informaes por meio do intercmbio e processamento da informao. DECISRIA - mostra como o administrador utiliza as informaes em suas decises, requer habilidades humanas e conceituais.

Administrao de Conflitos

Excelncia no Desempenho

Das könnte Ihnen auch gefallen