Sie sind auf Seite 1von 6

Escola Superior da Amaznia

Relatrio de Atividades Desenvolvidas durante o Estgio Curricular Supervisionado I Curso de Biomedicina Turma: BM7MA Professor Responsvel pela Disciplina: Dafne Setor de Estgio: Coleta de Sangue

Local de Estgio: Clnica da ESAMAZ

Gerncia Tcnica do Laboratrio: Wagner Gurjo

Perodo do relatrio: 06/02 04/03/2013

Nome do Aluno: Andressa Gatti Rocha

Belm-Par

Escola Superior da Amaznia


Quesitos de biossegurana necessrios para que se faa uma coleta de sangue. - Usar sempre Equipamento de Proteo Individual (EPI): avental ou jaleco longo de mangas compridas e punho retrtil, luvas e toca descartveis, mscara(aerossol) e culos de proteo, Mascara N95(manipulao de agentes infecciosos da tuberculose), protetor facial(reutilizveis devendo ser desinfectados). - Usar as boas prticas de laboratrio clnico, usando calas compridas, sapatos fechados, cabelos presos, sem lente de contato, lavar mos, unhas curtas, evitar esmaltes e maquiagem, no usar joias nem bijuterias. Estar vacinada: contra hepatite A, B, ttano, difteria, varicela, influenza, meningite C, sarampo, caxumba e rubola. - Evitar a formao e disperso de aerossis q u e p o d e m , n o c a s o d e c o n t e r m i c r o o r g a n i s m o s , p e r m a n e c e r e m suspenso e plenamente viveis pr vrias horas. - Jamais reencapar agulhas , pois esse procedimento uma das principais causas da contaminao de profissionais de sade por microorganismos, existentes no sangue e em outros fluidos orgnicos, como por exemplo, o vrus da Hepatite B e o HIV. Aps a coleta esse material deve ser descartado diretamente em caixas descarpack. - Reduzir ao mximo o manuseio de resduos, em especial os pefurocortan tes . E descartar o rejeito perfurocortante diretamente em caixas descarpack, proporcionando o descarte seguro e eficiente. Descreva o procedimento para coleta de sangue venoso. O procedimento da coleta dividido em: verificao da solicitao, preparo do ambiente, preparo do material e preparo do paciente. Ento deve-se fazer a verificao da solicitao da coleta para a realizao dos exames; realizar a comunicao cordial com o paciente; explicar claramente sobre o procedimento ao paciente; realizar assepsia das mos; realizar a identificao do paciente, se estar: consciente, inconscientes, semiconscientes, comatosos ou dormindo ou no identificado. A escolha do local de puno muito importante para o diagnstico. O local para as venopunes de preferncia a rea anterior do brao em frente e abaixo do cotovelo, onde est localizado um grande nmero de veias, relativamente prximas superfcie da pele. Quando as veias desta regio no esto disponveis ou so inacessveis, as veias do dorso da mo tambm podem ser utilizadas para a venopuno. Veias na parte inferior do punho no devem ser utilizadas porque, assim como elas, os nervos e tendes esto prximos superfcie da pele nessa rea.

Escola Superior da Amaznia


Para evidenciao de veias deve-se observar as veias calibrosas, fazer movimentaes pedindo para o paciente abaixar o brao e fazer movimentos de abrir e fechar a mo, os movimentos de abertura das mos reduzem a presso venosa, com o relaxamento muscular, massagear suavemente o brao do paciente (do punho para o cotovelo) e apalpar a veia com o dedo indicador. Deve-se ter cuidado com o garroteamento, pois quando a aplicao excede um minuto, pode ocorrer estase localizada, hemoconcentrao e infiltrao de sangue para os tecidos. O uso inadequado pode levar situao de erro diagnstico, bem como gerar complicaes durante a coleta. Passos para o procedimento: - Ao se fazer a visualizao das veias deve-se escolher a mais proeminente apalpando-a (mediana, baslica, ceflica). - Preparar a agulha e a seringa, coloca-se a agulha na seringa sem retirar a capa protetora; - Movimentar o embolo e pressionar para retirar o ar; - Garrotear 5 cm acima do local de coleta, pedir ao paciente para fechar a mo. - Faz a anti-sepsia do local da coleta com algodao umedecido em alcool a 70% ou alcool iodado a 1%. Nao tocando mais o local desinfetado; esperar secar; - Retira a capa da agulha, fixar a veia (distendendo a pele do paciente); - Introduz a agulha na veia escolhida; - Pedir ao paciente para abrir a mo e colher o volume desejado. - Coleta-se aproximadamente 10 ml de sangue. Em criancas coleta 2 a 5ml; - Retira o garrote e em seguida a agulha; - Comprime o local puncionado com algodao embebido em alcool; - Retira a agulha da seringa e transferir o sangue para os tubos adequados retirando a tampa do tubo e deixando o sangue escorrer suavemente, este procedimento evita a hemolise da amostra. Respeitando a marcao do tubo para no despejar sangue de mais nem de menos . Quando for transferido para um tubo contendo anticoagulante agita-se suavemente para facilitar a mistura do sangue com o anticoagulante; - Descarta-se a seringa na caixa de descarpack; - Orienta o paciente a pressionar com algodao a parte puncionada, mantendo o brao estendido, sem dobra-lo; posteriormente colocar band-aid.

Escola Superior da Amaznia


Descreva o procedimento para coleta de sangue arterial.

Esse procedimento indicado quando se tratar de gasometria arterial. Locais de puno: artria radial, artria femoral, artria braquial. Procedimento: Para a puno arterial no se deve garrotear. Lavar as mos. Separar o material; Heparinizar a seringa. Orientar o cliente e/ou o acompanhante sobre o que ser feito. Posicionar o cliente confortavelmente. Caso o cliente esteja em oxigenioterapia, suspender por 20 minutos antes de coletar (altera o resultado). Observar a presena de pulso e as condies da artria a ser puncionada. Realizar a anti-sepsia com lcool a 70%. Palpar a artria com os dedos: indicador e mdio, sentindo a pulsao e abrir um espao entre os dois, onde ser realizada a puno. Introduzir o bisel da agulha voltado para cima, em um ngulo de 90 em relao a atria, aprofundando a agulha at que se tenha um refluxo fcil de sangue na seringa. Aps a coleta da amostra, comprimir o local por 5 a 10 minutos ( no caso da artria femural comprimir por 20 minutos). Colocar o adesivo absorvente. Retirar as luvas de procedimento. Colocar a etiqueta com os dados de identificao do cliente. Recompor a unidade. Lavar as mos. Encaminhar a amostra ao laboratrio o mais rpido possvel para no alterar a amostra e se ter um resultado mais preciso. Anotar o procedimento em impresso prprio, no pronturio do cliente.

Escola Superior da Amaznia


Descreva os tubos que so utilizados para armazenar o sangue dos pacientes e a finalidade de cada um. 1. AZUL - Contm citrato de sdio; - Anticoagulante utilizado para a obteno de plasma para provas de coagulao: - Tempo de Coagulao, Retrao de Cogulo, Tempo Parcial de Tromboplastina, Tempo de Protrombina e Tempo de Trombina. 2. Tubo Vermelho - Sem anticoagulante. - Obteno de soro para bioqumica e sorologia. - Exemplo de testes: Creatinina, Glicose, Uria, Colesterol e pesquisa e identificao de anticorpos e ou antgenos no soro. 3. Tubo Amarelo - Com ACD (cido citrato dextrose); - Utilizado para testes de tipagem sangunea ou preservao celular.

4. Tubo Verde - Paredes internas revestidas com heparina. - Produo de uma amostra de sangue total. - Estabilizao por at 48 horas. - Testes bioqumicos nos quais EDTA interfere. 5. Tubo Lils - Com anticoagulante EDTA sdico ou potssico - EDTA liga-se aos ons clcio, bloqueando assim a cascata de coagulao - Obtm-se assim o sangue total para hematologia - Testes: Eritrograma, Leucograma e Plaquetas. 6. Tubo Cinza: - Tubos para dosagem de glicose - Contm um anticoagulante e um estabilizador, em diferentes verses: - EDTA e fluoreto de sdio - oxalato de potssio e fluoreto de sdio - heparina sdica e fluoreto de sdio - heparina ltica e iodoacetato - Ocorre inibio da gliclise para determinao da taxa de glicose sangunea.

Escola Superior da Amaznia


7. Tubo Preto - So utilizados para o teste de VHS - Contm soluo tamponada de citrato trissdico - Utilizados para coleta e transporte de sangue venoso para o teste de sedimentao. 8. Tubo Rosa: - Tubos para provas de compatibilidade cruzada - Duas verses: - Com ativador de cogulo Provas cruzadas com soro. - Com EDTA Testes com sangue total. 9. ROYAL Trs verses: - Sem aditivo - Com heparina sdica - Com ativador de cogulo - Utilizados para testar traos de elementos metlicos, como: Cu, Zn, Pb, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen