Sie sind auf Seite 1von 3

A diferena que faz toda a diferena entre o casamento e a unio estvel.

O casamento e a unio estvel so institutos que interessam de perto ao poder pblico. O artigo 226 da Constituio Federal d status de entidade familiar a unio estvel em seu pargrafo 3, mais ainda, pela tabulao do artigo legal se tira que o constituinte estabeleceu parmetros disciplinadores do reconhecimento da famlia como base da sociedade, disciplinou seus efeitos e as obrigaes do Estado de proteo s entidades familiares. As diferenas so sutis, entretanto essas sutilezas so o que tornam os dois institutos to diferentes. Acontece que os efeitos jurdicos do casamento so diferentes daqueles previstos para as unies informais. H vrios indicadores de que ambos no se equivalem, por exemplo, a unio estvel no confere estado civil de casado, permanecendo solteiros os companheiros ou mesmo a presuno de paternidade que a mulher casada possui em favor de seus filhos. Outra sensvel diferena est no campo da prova da existncia da unio; Enquanto o casamento se materializa numa certido capaz de provar por si s a existncia do vnculo, resta queles que constituram unio estvel, muitas vezes, audincia de justificao em que o juiz declara por sentena a sua condio de companheiro, uma vez que o intuito de constituir famlia (um dos requisitos configuradores da unio estvel) altamente subjetivo. E as diferenas no cessam por aqui. Nunca demais esclarecer que a legislao ptria no iguala ou equipara as situaes. Verifica-se cabalmente que cuidou o constituinte de preservar o casamento em sua posio de destaque como modelo bsico de relao familiar, pois a lei exige ato jurdico solene a todo o tempo evidenciando o prestgio quando se trata dos pargrafos do citado artigo 226, em sua maioria, alusivos ao casamento civil. (mesmo quando reconhece a unio estvel como entidade familiar, indica a sua possibilidade de converso) E a sobressai mais uma diferena, essa, fundamental para a compreenso do texto legal e seu efetivo uso. O constituinte reconheceu a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, mas no a equiparou ao casamento haja vista a observao final no texto constitucional da necessidade de lei para a facilitao de sua converso em casamento1 Quanto ao Direito Sucessrio, especificamente sobre a inconstitucionalidade do artigo 1790 do Cdigo Civil sob o argumento de que ofenderia ao principio da isonomia
1

Artigo 226, 3, da CF.

Art. 226. A famlia, base da sociedade, tem especial proteo do Estado. (...) 3 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento.

a no equiparao entre os dois institutos, pedimos licena para transcrever inicialmente as palavras de Manoel Gonalves Ferreira Filho, pois nota-se, portanto, que a prpria Constituio Federal ainda prefere o casamento unio estvel. De fato, manda que a lei venha a facilitar sua converso em casamento2. Nesse sentido ainda convm lembrar que companheiro no sucede nos bens particulares do falecido, podendo apenas concorrer no caso de bens adquiridos na constncia da unio, ao contrrio do cnjuge que no s herdeiro como o de maneira necessria concorrendo com os descendentes e ascendentes do cnjuge falecido, figurando nas trs classes sucessrias de maior relevncia (artigo 1845, CC). Conta ainda o cnjuge com o direito real de habitao em carter vitalcio, assegurando-lhe permanncia no imvel em que residia o casal independentemente do estado civil, no tendo o mesmo direito o companheiro sobrevivente. Facilmente se verifica que o legislador no tratou de equiparar os direitos entre companheiros e cnjuges, como o fez com os filhos, igualando-os expressamente em seus direitos, independentemente da condio destes. O Desembargador Natanael Caetano, do egrgio Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrio, sobre o tema manifestou-se da seguinte forma: Induvidosamente, a legislao civil criou diferenas entre os institutos da unio estvel e do casamento, e isso da prpria essncia do Estado em que vivemos, pois, apesar de se reconhecer a unio estvel entre homem e mulher como entidade familiar, a base slida dessa entidade sempre foi e continua sendo o casamento.3 Nesse contexto, no h qualquer ofensa norma constitucional que reconhece a unio estvel como entidade familiar, assim como ao princpio da isonomia, o tratamento conferido pelo artigo 1790, inciso III, do Cdigo Civil, acerca do direito sucessrio do companheiro sobrevivente em relao ao cnjuge suprstite quanto concorrncia daquele com outros parentes sucessveis do de cujus4. Sem sombra de dvida, o legislador no se equivocou ao tempo da redao do cdigo vigente e se a sua vontade foi estabelecer para unio estvel regras sucessrias diferentes daquelas do casamento, a despeito de ambos serem reconhecidos como entidades familiares, a mens legis deve ser respeitada.5. Lei que de seu comando se extrai a desnecessidade do casamento jamais poderia ser aceita pelo que diz o prprio texto constitucional. Sendo assim, por ser uma aberrao jurdica, equivocado seria o entendimento que pretendesse dar a unio estvel status de casamento desrespeitando norma vlida. Ademais, deferir tratamento idntico do casamento unio estvel flagrantemente desconsiderar a autonomia das partes to propalada no ordenamento jurdico vigente.
2

FERREIRA, Manoel Gonalves Filho. Curso de Direito Constitucional. Ed. Saraiva, 35 edio, 2009, pgs. 374/375 3 AGI 2009.00.2.001862-2, reg. ac. n 355492, Rel. Desembargador NATANAEL CAETANO, Primeira Turma Cvel, TJDFT, DJ-e 11/05/2009, pg. 81 4 AIL 2010002004631-6. Rel Desembargador OTVIO AUGUSTO, Conselho Especial, TJDFT, julgamento 01/06/2010 5 AGI 20110020127014, Rel Desembargadora ANA MARIA DUARTE AMARANTE PINTO, Sexta Turma Cvel, TJDFT, julgamento 24/08/2011

Noutras palavras, o constituinte pretendeu que toda unio estvel se converta em casamento. E o que basta para que se proclame que no so iguais, pois que este ato solene e aquele fato do qual decorrem efeitos jurdicos. No se trata aqui de justia ou injustia, moralidade ou imoralidade, discute-se sim a constitucionalidade de lei frente ao prprio texto constitucional que flagrantemente no iguala as entidades familiares previstas no artigo 226 da Constituio Federal. Afinal, se contrai casamento, mas se constitui unio estvel e a est a diferena que faz toda a diferena.

Das könnte Ihnen auch gefallen