Sie sind auf Seite 1von 6

PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO PROFESSORA: REGINA MARA FACCIN

EJA 2 SEGMENTO 2 E 3 FASE

LUCAS DO RIO VERDE FEVEREIRO/2011.

Apresentao:

A disciplina de Ensino Religioso visa o resgate de valores de uma maior abertura e compreenso na busca da pessoa pelo entendimento do religioso; dos mistrios relacionados ao ciclo vital dos seres humanos, buscando o desenvolvimento do conhecimento humano e uma maior integrao de um sujeito consciente e participativo na sociedade. Por no ter mais a finalidade de fazer seguidores de determinada religio pretende proporcionar ao aluno a oportunidade de saber lidar com as dimenses da espiritualidade, compreendendo, aceitando e respeitando as diferentes denominaes religiosas. A Escola Especial Renascer pretende atravs da disciplina de Ensino Religioso incentivar nos alunos a reflexo sobre convivncia social, buscando a interao, o dilogo, o respeito pluralidade, dignidade e aos direitos humanos. Desenvolvendo no educando a sensibilidade, a espiritualidade, a justia, a autonomia e a solidariedade. A proposta desta disciplina tem como objetivo uma filosofia de vida baseada na tica dos direitos humanos, fazendo com que saiba relacionar-se com o transcendente, consigo mesmo, com o outro, com a natureza, o mundo e com Deus.

Justificativa:

A disciplina de Ensino Religioso visa conscientizar sobre a importncia e a compreenso das atitudes, normas e valores que comportam uma dimenso social e pessoal, nas quais a dimenso afetiva da legitimao dos valores e regras morais passa a identific-las como coerentes realizaes de diversos projetos de vida. A escola deve ser o lugar onde os valores morais so pensados, refletidos e no meramente impostos ou frutos do habito. Ao lado do trabalho de ensino, o convvio dentro da escola deve ser organizado de maneira que os conceitos de vida. de justia, respeito e solidariedade sejam dedicados e compreendidos pelos alunos como aliados as perspectivas de uma qualidade

Objetivo Geral:

Levar o educando compreender valores de convvio social, atravs da tica dos direitos humanos, fazendo com que saiba relacionar- se com os outros e consigo mesmo, com a natureza, com o mundo e com Deus.

Contedos
2 segmento 2 fase EJA C - 2 segmento 3 fase EJA A B Preconceito, respeito, f, tica e cidadania, sociedade: costumes, religies do mundo (enfoque histrico), mundo e ser humano, sexualidade. Adolescncia, namoro e seus novos conceitos (ficar), direitos humanos, gravidez na adolescncia e aborto, fome e seus conceitos, vcios, sentido da vida, trabalho e consumo.

Metodologia:

Propor atividades que levem os alunos a pensar sobre suas condutas e as dos outros a partir de princpios e no de receitas prontas. Deve-se valer da liberdade e da sabedoria de conviver com o diferente, com a diversidade de costumes, valores e crenas, onde as atividades devero ser elaboradas e direcionadas de forma que faam com que os alunos tomem coletivamente decises sobre o desenvolvimento do trabalho abordado, proporcionando situaes que envolvam atividades como exposies de trabalhos, seminrios, vdeos, desenvolvimentos de projetos, recorte de figuras e manchetes de jornais e revistas, aulas expositivas, observao, dilogo, leitura de textos, diviso em grupos, entre outras, favorecendo a construo da aprendizagem.

Materiais e meios utilizados:

Materiais impressos; Vdeos; Jornais e Revistas; Ilustraes; Livros;

Avaliao:

A avaliao partir da observao do desempenho dos alunos: sua participao nos assuntos pautados em aula, da confeco dos deveres para casa e das atividades realizadas em sala. Relativo a participao dos alunos, ser analisado a capacidade de argumentao, opinio e conhecimento especfico sobre os assuntos tratados, adquiridos pelos educandos atravs de fontes extra classe. Esta participao demonstrar o grau de confluncia do mesmo com o seu meio, com os fatos correntes de nossa sociedade. O trabalho de sala referente a diversidade religiosa, consistir num maior conhecimento das principais crenas mundiais, tendo como pice, a divulgao da tolerncia destas diferenas em prol de um mundo mais pacifico.

Das könnte Ihnen auch gefallen