Sie sind auf Seite 1von 7

Os pinos tm a finalidade de alinhar ou fixar os elementos de mquinas, permitindo unies mecnicas, ou seja, unies em que se juntam duas ou mais

peas, estabelecendo, assim, conexo entre elas. As cavilhas tambm so chamadas de pinos estriados, pinos entalhados, pinos ranhurados ou, ainda, rebite entalhado. A diferena entre pinos e cavilhas est no formato dos elementos e suas aplicaes. Enquanto pinos so indicados para junes de pea que se articulam, as cavilhas, em funo do entalhe em sua superfcie, so aplicadas em conjuntos nos quais no permitida a movimentao. A forma e o comprimento dos entalhes determinam os tipos de cavilhas. Pinos e cavilhas se diferenciam pelos seguintes fatores: - Utilizao; - forma; - Tolerncias de medidas; - acabamento superficial; - material; - tratamento trmico.

Pinos Os pinos so usados em junes resistentes a vibraes. H vrios tipos de pinos, segundo sua funo. Tipo Pino cnico Pino cnico com haste roscada Pino cilndrico Funo Ao de centragem Ao de retirada do pino de furos cegos facilitada por um simples aperto da porca Requer um furo de tolerncias rigorosas e utilizado quando so aplicadas as foras cortantes Pino elstico ou pino tubular partido Pino de guia Apresenta elevada resistncia ao corte e pode ser assentada em furos, com variao de dimetro considervel Serve para alinhar elementos de mquinas. A distncia entre os pinos deve ser bem calculada para evitar o risco de ruptura

(imagem de cada um) Para especificar pinos, deve-se levar em conta: - Dimetro nominal; - Comprimento; - Funo do pino. - Todos indicados pela respectiva norma.

Exemplo: Para centralizar um conjunto de peas com furo de dimetro nominal de 11 mm, com altura total do conjunto de 50 mm, devemos utilizar um pino normalizado que, segundo a norma tcnica, deve ser um pino cnico 10 x 60, ou seja: dimetro 10 mm e comprimento de 60 mm. Todos os pinos que apresentam furo ou rosca so usados como eixo para articulaes ou para suportar rodas, polias, cabos, etc. A preciso destes pinos j6, m6 ou h8. O principal esforo a que os pinos, de modo geral, esto sujeitos o de cisalhamento. Por isso os pinos com funo de alinhar ou centrar devem estar a maior distncia possvel entre si, para diminuir os esforos de corte. Quanto menor proximidade entre os pinos, maior o risco de cisalhamento e menor a preciso no ajuste.

Pino de segurana usado principalmente em mquinas-ferramentas como pino de cisalhamento, isto , em caso de sobrecarga esse pino se rompe para que no quebre um componente de maior importncia.

Pino de unio Tem funes secundrias como em dobradias para caixas metlicas e mveis.

Pino cnico Feito geralmente de ao-prata, temperado ou no e retificado. Tem por dimetro nominal o dimetro menor, para que se use a broca com essa medida antes de calibrar com alargador.

Pino tubular fendido Tambm conhecido como pino elstico, fabricado de fita de ao para mola enrolada. Quando introduzido, a fenda permanece aberta e elstica gerando o aperto. Este elemento tem grande emprego como pino de fixao, pino de ajuste e pino de segurana. Seu uso dispensa o furo alargado.

Pino estriado A superfcie externa do pino estriado apresenta trs entalhes e respectivos rebordos. A forma e o comprimento dos entalhes determinam os tipos de pinos. O uso destes pinos dispensa o acabamento e a preciso do furo alargado.

Cavilhas A cavilha uma pea cilndrica, fabricada em ao, cuja superfcie externa recebe trs entalhes que formam ressaltos. A forma e o comprimento dos entalhes determinam os tipos de pinos ranhurados. Sua fixao feita diretamente no furo aberto por broca, dispensando-se o acabamento e a preciso do furo alargado.

Cupilha ou contrapino Cupilha um arame de seo semicircular, dobrado de modo a formar um corpo cilndrico e uma cabea.

Introduz-se o contrapino ou cupilha num furo na extremidade de um pino ou parafuso com porca castelo. As pernas do contrapino so viradas para trs e, assim, impedem a sada do pino ou da porca durante vibraes das peas fixadas.

Anel elstico

O anel elstico, conhecido tambm como anel de trava, reteno ou segurana, uma espcie de arruela incompleta, cuja abertura serve para que seja encaixada em um ressalto num eixo. usado para impedir o deslocamento axial de eixos, e tambm, para posicionar ou limitar o curso de uma pea que desliza sobre um eixo.

Fabricados em ao-mola (SAE 1070, SAE 1080 ou outro, por exemplo). Anel elstico de reteno para eixo Tipo E DIN 471

o tipo mais comum. Sua seo no uniforme garante circularidade e presso constante sobre a ranhura. seguro sob cargas e rotaes altas.

Anel elstico de reteno para furo Tipo I DIN 472

Possui as mesmas caractersticas do tipo E. aplicado em furos

Anel elstico de travamento para rolamento DIN 5417

Utilizado em furos ou eixos, apresenta menor largura radial, o que permite a sua aplicao em pequenos espaos e onde os olhais dos anis de reteno no caberiam. Devido a sua forma construtiva de seo constante, provoca uma distribuio de tenso no uniforme na ao de abrir/fechar o anel, o que acaba causando um desempenho inferior, quando comparado ao anel de reteno.

Observaes:

- As solicitaes a que esto sujeitos os conjuntos montados podem ser: vibraes, atrito, altas temperaturas, etc. e devem ser levadas em considerao ao selecionar e especificar o anel elstico a ser utilizado em um projeto. Existem tabelas de fabricantes para esse fim.

- O anel deve ficar perfeitamente alojado na ranhura a fim de garantir a resistncia.

- Anis de seo circular costumam se deformar na retirada e no devem ser reaproveitados, caso isso venha a ocorrer.

Das könnte Ihnen auch gefallen