Sie sind auf Seite 1von 13

Maro/2013

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista-Processual
Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova A01, Tipo 002

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60. - contm a proposta e o espao para rascunho da Redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa.

Objetiva Redao

- Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova de Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente e tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou quaisquer anotaes. - Em hiptese alguma o rascunho da Prova de Redao ser corrigido. - A durao da prova de 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes objetivas, preencher a Folha de Respostas, fazer a Prova de Redao e transcrever na Folha de Respostas correspondente. - Ao terminar a prova, entregue ao fiscal da sala todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

Caderno de Prova A01, Tipo 002


2. PROVA OBJETIVA Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 8 referem-se ao texto seguinte. Atente para as seguintes afirmaes:

I. No 3o pargrafo, as afirmaes somos demasiado


hermticos e demasiado vulgares, ou nossa prosa lrica e nossos versos so prosaicos indicam discrepncias radicais de julgamento.

Apontamentos literrios s vezes sentimos [ns, os escritores] vontade de dizer crtica: meus defeitos no so os que apontas. So outros e aqui esto. Como, tambm, de advertir-lhe: o que julgas qualidades em mim no so qualidades, mas defeitos dissimulados, defeitos de que ainda no consegui desfazer-me. Nossa fora e nossa fraqueza permanecem, assim, no identificadas, espera de que a famosa lucidez dos cinquentaanos-depois possa reconhecer uma e outra. , porm, mais do que provvel que no haja cinquenta-anos-depois. Isto esclarece por que muitos autores organizam eles mesmos a posteridade, explicando-se, confessando-se, coroando-se. Resta a indagao: que fazer de nossos possveis dons literrios, entregues nossa prpria polcia e julgamento? O pblico no nos decifra: apoia ou despreza, simplesmente. A bolsa de valores intelectuais emotiva e calculista, como todas as bolsas. Hoje temos talento; amanh no. ramos bons poetas na circunstncia tal, mas j agora estamos com o papo cheio de vento; somos demasiado hermticos; demasiado vulgares; nosso individualismo nos perde; ou nosso socialismo; chegamos a dois passos da Igreja; o que nos falta o sentimento de Deus; nossa prosa lrica, nossos versos so prosaicos. Penso em um rapaz que de repente sinta vontade de escrever essa vontade explosiva, incontrolvel, que pode ser o primeiro signo da vocao, ou somente um falso alarma e vejo-o oferecendo seu escrito ao paladar dos colegas, dos mais velhos, de todos a quem encontre. Que lio recolher de tantas, emaranhadas e contraditrias? Que lhe permitir ver claro em si mesmo? Antes de definir-se, ou enquanto isso, a vocao tem de lutar contra o prximo, que tradicionalmente a ignora. Tem de achar-se a si mesma, na confuso dos modelos, estticos ou insinuantes, que constituem o museu da literatura. E por todo o sempre continuar, solitria, a interrogar-se e a corrigirse, no esperando que lhe venha conforto exterior.
(Carlos Drummond de Andrade, Passeios na ilha)

II. A compulso irrefrevel para escrever sinaliza, para o autor do texto, a manifestao possvel da vocao verdadeira de um jovem escritor.

III. Um desafio do jovem escritor est em ignorar as


manifestaes crticas dos outros e buscar encontrar uma maior clareza de julgamento dentro de si mesmo. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 3.

II, somente. I, II e III. I e II, somente. I e III, somente. II e III, somente.

_________________________________________________________

Sentenas indicativas de um julgamento literrio esto referidas nas seguintes expresses: (A) (B) (C) (D) (E) essa vontade explosiva, incontrolvel e somente um o falso alarma (4 pargrafo) muitos autores organizam eles mesmos a posteridao de e explicando-se, confessando-se (2 pargrafo) que fazer de nossos possveis dons literrios e apoia o ou despreza, simplesmente (3 pargrafo) ramos poetas bons na circunstncia tal e j agora o estamos com o papo cheio de vento (3 pargrafo) Penso em um rapaz e a vocao tem de lutar contra o o prximo (4 pargrafo)

_________________________________________________________

4.

A crtica que parece aceitvel para Carlos Drummond de Andrade aquela (A) (B) (C) (D) (E) oferecida pelos intelectuais maduros da gerao seguinte do escritor. promovida pelo prprio escritor, ao longo de um processo contnuo e ininterrupto. efetuada sem preconceitos por experientes profissionais especializados. dirigida pelo escritor talentoso queles que tambm o so ou possam vir a s-lo. manipulada pela opinio pblica, do modo mais sincero e afetivo possvel.
a

1.

O escritor Carlos Drummond de Andrade manifesta nessa crnica sua posio diante da crtica literria ou da reao dos leitores, que pode ser assim corretamente resumida: A avaliao externa dos valores e dons intelectuais de um escritor (A) no confivel, uma vez que os jovens escritores so vtimas dos preconceitos dos que se julgam mais cultos e intelectualizados. til, mas preciso esperar por dcadas para se ter certeza definitiva da boa ou m qualidade do julgamento. no confivel, pois se baseia em juzos subjetivos e contraditrios, que mais desnorteiam do que orientam. vlida, desde que parta de outros escritores igualmente talentosos, ou dos mais velhos, com muito maior experincia. intil, pois em vez de reconhecer as circunstncias histricas da criao ela se rege por velhos princpios artsticos.

(B)

_________________________________________________________

5.

(C)

(D)

Caso o autor do texto tivesse optado pela 2 pessoa do plural, em vez do singular, as frases meus defeitos no so os que apontas e o que julgas qualidades em mim passariam a ter as seguintes formas verbais que lhes correspondem: (A) (B) (C) (D) (E) apontveis aponteis apontardes apontem apontais e e e e e julgsseis. julgueis. julgardes. julguem. julgais.

(E)

DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional1

Caderno de Prova A01, Tipo 002


6. As normas de concordncia verbal esto plenamente observadas em: (A) No pairam, para o autor do texto, quaisquer dvidas sobre a importncia que devem atribuir os jovens escritores ao processo da autocrtica. Aos jovens escritores no se costumam poupar de duras crticas, mas so eles mesmos que precisam aparelhar-se para avaliar suas obras. Quando se acrescem a indiscutveis dons artsticos um apurado senso crtico, abre-se o caminho para a produo de uma grande obra. Acusados ora de socialistas, ora de individualistas, desmotiva-se jovens talentos, marcados pelos confusos critrios de quem os criticam. O que marcam as primeiras pginas dos jovens escritores um desses impulsos irrefreveis, que no os deixa afastar-se do papel ou do computador. Ateno: As questes de nmeros 9 a 15 referem-se ao texto seguinte. Secretria Procuro um documento de que preciso com urgncia. No o encontro, mas me demoro a decifrar minha prpria letra, (B) nas notas de um caderno esquecido que os misteriosos movimentos da papelada pelas minhas gavetas fizeram vir tona. Isso o que d encanto ao costume da gente ter tudo desarruma(C) do. Tenho uma secretria que um gnio nesse sentido. Perdeu, outro dia, cinquenta pginas de uma traduo que tanto me custou. Tem um extraordinrio senso divinatrio: rasga apenas o que estritamente necessrio guardar, mas conserva com rigoroso carinho o recibo da segunda prestao de um aparelho de rdio que comprei em S. Paulo em 1941. Isso fornece algumas emoes lricas inesperadas: quem no se comove de repente quando est procurando um aviso de banco e encontra uma conta de hotel de Teresina de quatro anos atrs, com a discriminao das despesas extraordinrias, inclusive uma garrafa de gua mineral? Caio em estado de pureza e humildade: tomar uma gua mineral em Teresina, num quarto de hotel, quatro anos atrs... H tambm papis de viso amarga, que eu deveria ter rasgado dez anos atrs; mas a mo caprichosa de minha jovem secretria, que os preservou carinhosamente, no ser a prpria mo da conscincia a me apontar esse remorso velho, a me dizer que devo lembrar o quanto posso ser inconsciente e egosta? Seria melhor talvez esquecer isso; e tento me defender diante desses papis velhos que me acusam do fundo do passado. No, eu no fui mau; andava tonto; e pelo menos fui sincero... Meus arquivos, na sua desordem, no revelam apenas a imaginao desordenada e o capricho estranho da minha secretria. Revelam a desarrumao mais profunda que no de (A) Confiar em si mesmo, vendo-se como autocrtico, o mister do jovem escritor que prefere ouvir mais de seu prprio ntimo do que as vozes autorizadas de fora. Tanto a crtica confusa que nossos prprios defeitos de escritor surgem-lhes como se fossem qualidades, e vice versa, o que contradiz qualquer critrio levado srio. Mesmo sentindo-se atrado pela avaliao crtica que vem de fora, do interior que um jovem escritor precisa de aspirar ao julgamento que o conduza para uma grande obra. O autor do texto mostra-se convicto de que a subjetividade da crtica tamanha que no se pode atribuir a ela o papel de decidir, em definitivo, o valor de uma obra literria. natural que o escritor estreante se veja compelido consultar os crticos, considerando-lhes de uma importncia tal que sua obra necessitaria de uma contnua reviso. meus papis, da minha vida.
(Adaptado de Rubem Braga, O homem rouco)

(D)

(E)

_________________________________________________________

7.

Transpondo-se para a voz passiva os segmentos Esse pblico no nos decifra e Que lio o escritor recolher?, resultam, respectivamente, as seguintes formas verbais: (A) (B) (C) (D) (E) no temos sido decifrados no nos deciframos no somos decifrados no nos tem decifrado no temos decifrado e e e e e seria recolhida ter sido recolhida ser recolhida vir a recolher h de ser recolhida

_________________________________________________________

8.

Est clara e correta a redao deste livre comentrio sobre o texto:

9.

(B)

Diante do singular modo pelo qual a secretria cumpre suas funes, o autor (A) diverte-se com os critrios confusos, enquanto vai se confrontando e se regozijando com os testemunhos de tempos mais felizes. mostra-se raivoso, sobretudo pelo extravio de documentos, mas logo releva a evidente ineficcia da moa. afeta impacincia, mas acaba entendendo que os critrios da moa, ao contrrio dos seus, regem-se pela plena objetividade. ironiza as disparidades de critrio, mas se deixa levar pela memria lrica e crtica que lhe despertam remotos papis. lamenta tamanha eficcia, que acaba por lev-lo a confrontar-se, melanclico, com achados de memria indesejvel. 3

(C)

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E)

DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional1

Caderno de Prova A01, Tipo 002


10. Atente para as seguintes afirmaes: 13. A causa da to singular arrumao da secretria est sugerida no seguinte segmento: (A) (B) (C) (D) (E) Revelam a desarrumao mais profunda (4 pargrafo) a mo caprichosa (3 pargrafo) fornece algumas emoes lricas (2 pargrafo) discriminao das despesas extraordinrias (2 pargrafo) papis velhos que me acusam do fundo do passado o (3 pargrafo)
o o o o

I. No primeiro pargrafo, as expresses com urgncia


e mas me demoro sugerem, em aparente contradio, que a importncia do que se busca pode relativizar-se na importncia do que se encontra.

II. No segundo pargrafo, a expresso algumas emoes lricas inesperadas exemplifica-se e concretiza-se, no episdio em que o autor se defronta com uma conta de hotel que o transporta para outro tempo e outro espao.

III. No quarto pargrafo, o autor revela o quanto h de


disparidade entre o mtodo de arrumao seguido por sua secretria e a vida metdica que ele gostaria de levar. Em relao ao texto, est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E) 11.

_________________________________________________________

14.

O emprego e a flexo dos verbos esto plenamente adequados na frase: (A) A secretria no se propora a colocar os papis em ordem, pois de tal modo os organizara que apenas os documentos desimportantes logo transpareciam. Os que j se detiveram diante de velhos papis e com eles se entreteram havero de compreender os sentimentos do autor do texto. O cronista requis nossa ateno para as revelaes que lhe surgiram medida que se ia deparando com remotos documentos. Uma vez evocado seu interesse pelos velhos papis que a secretria amealhara, o autor quase no contera o espanto de tantas revelaes. Ningum querer lembrar-se das decises injustas, pois imergir nos tormentos que a dolorosa culpa, fortalecida, sempre reconstitui.

III, somente. I, II e III. I e II, somente. II e III, somente. I e III, somente.

(B)

(C)

_________________________________________________________

Considerando-se o contexto, est equivocada a traduo de sentido de um segmento do texto em: (A) me apontar esse remorso velho (3 pargrafo) = me fazer ver esse antigo remordimento uma traduo que tanto me custou (1 pargrafo) = um trabalho de traduo que muito exigiu de mim. fizeram vir tona (1 pargrafo) = acabaram por deixar vista. extraordinrio senso divinatrio (2 pargrafo) = excepcional faculdade de adivinhar. papis de viso amarga (3 pargrafo) = pginas com ilustraes grotescas.
o o o o o

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

15.

Est plenamente adequada a pontuao do seguinte perodo: (A) Reavivadas no autor, as lembranas de um aparelho de rdio e uma garrafa de gua mineral ganharam, enquanto consultava a papelada que a secretria, diligentemente, sabia desarrumar como ningum, o condo de lev-lo a outros tempos, diria mesmo: a um mundo de paixes adormecidas. Reavivadas no autor, as lembranas, de um aparelho de rdio e uma garrafa de gua mineral, ganharam enquanto consultava a papelada, que a secretria diligentemente sabia desarrumar como ningum, o condo de lev-lo a outros tempos, diria mesmo a um mundo de paixes adormecidas. Reavivadas no autor, as lembranas de um aparelho de rdio e uma garrafa de gua mineral, ganharam, enquanto consultava a papelada, que a secretria diligentemente, sabia desarrumar como ningum, o condo de lev-lo a outros tempos, diria mesmo, a um mundo de paixes adormecidas. Reavivadas, no autor, as lembranas de um aparelho de rdio e uma garrafa de gua mineral ganharam, enquanto consultava a papelada que a secretria, diligentemente sabia desarrumar como ningum, o condo de lev-lo a outros tempos, diria mesmo: a um mundo de paixes adormecidas. Reavivadas no autor as lembranas, de um aparelho de rdio e uma garrafa de gua mineral, ganharam enquanto consultava, a papelada que a secretria diligentemente sabia desarrumar como ningum, o condo de lev-lo: a outros tempos; diria mesmo, a um mundo de paixes adormecidas.
DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional1

(C)

(D)

(E)

(B)

_________________________________________________________

12.

Est adequada a correlao entre tempos e modos verbais na frase: (A) A desordem seria menos importante, se fosse apenas a de meus papis, mas ela espelho da desordem que tem marcado toda a minha vida. Embora no tivesse encontrado o documento que buscara, deparar-me-ia com outros, que trouxessem grandes recordaes. Minha secretria havia guardado to bem documentos que j no tivessem utilidade que eu me espantara to logo os encontrei. Quem diria que eu fosse encontrar, em meus guardados, o recibo de um hotel em que me houvesse hospedado anos atrs, em Teresina? Havia tambm papis que trouxessem melancolia, documentos de uma penosa experincia que vivi e que me fizera sentir carregado de culpas. (D) (C)

(B)

(C)

(D)

(E)

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 002


Raciocnio Lgico-Matemtico 16. Em uma empresa,
2 3 1 dos funcionrios so homens e falam ingls. Sabendo que dos funcionrios so mulheres que no 3 5 12 falam ingls, pode-se concluir que os homens que falam ingls representam, em relao ao total de funcionrios, uma frao

equivalente a (A)
1 2 3 10 7 20 2 5 9 20

(B)

(C)

(D)

(E)

17.

Artur pretende investir R$ 10.000,00 por um perodo de um ano. Por isso, est avaliando dois investimentos oferecidos pelo gerente de seu banco. Investimento I: regime de juros simples, com taxa de 1% ao ms. Investimento II: regime de juros compostos, com taxa de 6% ao semestre. Ao comparar os dois investimentos, Artur concluiu que (A) (B) (C) (D) (E)

II mais vantajoso, pois ter rendido R$ 36,00 a mais do que I aps um ano. I mais vantajoso, pois ter rendido R$ 36,00 a mais do que II aps um ano. I mais vantajoso, pois ter rendido R$ 18,00 a mais do que II aps um ano.
eles so indiferentes, pois ambos tero rendido R$ 1.200,00 aps um ano.

II mais vantajoso, pois ter rendido R$ 18,00 a mais do que I aps um ano.

18.

A soma S dada por:


S= 2 + 8 +2 2 +2 8 +3 2 +3 8 +4 2 +4 8 +5 2 +5 8

Dessa forma, S igual a (A) (B) (C) (D) (E)


9000 90 405 900 4050

DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional1

Caderno de Prova A01, Tipo 002


19. Os nmeros 1, 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18 e 36 devero ser distribudos entre os nove quadrados menores de um quadriculado 3 3, de modo que: cada um dos nove nmeros seja escrito uma nica vez; cada quadrado menor contenha exatamente um nmero; os produtos dos trs nmeros de uma mesma linha, de uma mesma coluna e de uma mesma diagonal do quadriculado sejam todos iguais a um mesmo valor P.

Considere a distribuio iniciada na figura abaixo.

12 6 4
Se as regras descritas forem todas obedecidas, o quadrado escuro dever ser preenchido pelo nmero (A) (B) (C) (D) (E) 20. 18. 1. 2. 3. 9.

As seis faces de um dado so quadrados cujos lados medem L. A distncia do centro de um desses quadrados at qualquer um de seus vrtices (cantos do quadrado) igual a D. Uma formiga, que se encontra no centro de uma das faces do dado, pretende se deslocar, andando sobre a superfcie do dado, at o centro da face oposta. A menor distncia que a formiga poder percorrer nesse trajeto igual a (A) (B) (C) (D) (E) L. 2L. 2L + D. 2L + 2D. L + 2D. Legislao Institucional

21.

O direito fundamental assistncia jurdica integral e gratuita prestada pelo Estado, previsto no artigo 5 , LXXIV, da Constituio Federal brasileira, tem como destinatrios (A) (B) (C) (D) (E) as pessoas necessitadas, desde que beneficirias de programas governamentais de transferncia de renda. todos os cidados brasileiros, pois se trata de direito universal. as pessoas que comprovarem insuficincia de recursos. as pessoas fsicas e jurdicas, independentemente dos recursos que disponham. as pessoas necessitadas, desde que possuam atestado de pobreza.

22.

A Constituio Federal brasileira, em seu artigo 134, e a Constituio do Estado do Rio Grande do Sul, em seu artigo 120, asseveram que a Defensoria Pblica instituio essencial funo jurisdicional do Estado. Nesse sentido, pode-se afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) a organizao da Defensoria Pblica do Estado est vinculada organizao do Poder Judicirio, devendo prever um nmero equivalente de Defensores e Juzes em cada comarca. em todos os processos judiciais deve haver a interveno da Defensoria Pblica. a Defensoria Pblica rgo do Poder Judicirio. a assistncia jurdica integral e gratuita prestada pela Defensoria Pblica assegura, em igualdade de condies, o acesso justia pelos necessitados. compete Defensoria Pblica o exerccio da funo jurisdicional do Estado.
DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional1

Caderno de Prova A01, Tipo 002


23. A Defensoria Pblica do Estado possui, em razo de o expressa previso constitucional (art. 134, 2 , da Constituio Federal brasileira), autonomia administrativa e funcional, que lhe assegura (A) a possibilidade de criao de cargos por ato administrativo do Defensor Pblico-Geral, aps a anlise pelo Conselho Superior. a eficcia plena e a executoriedade imediata de suas decises, ressalvada a competncia constitucional do Poder Judicirio e do Tribunal de Contas. o exerccio de suas funes institucionais livre de presses, uma vez que no est sujeita a controles externos. independncia em relao ao Poder Executivo, no mais o integrando. a competncia legislativa de seu Conselho Superior. 27. A substituio legal do Defensor Pblico-Geral do Estado, em suas faltas, licenas, frias e impedimentos, compete ao (A) (B) (C) (D) (E) 28. Defensor Pblico de classe especial mais antigo em exerccio. Corregedor-Geral. membro mais antigo do Conselho Superior. Defensor-Geral Adjunto. Subdefensor Pblico-Geral.

(B)

(C)

_________________________________________________________

(D) (E) 24.

Ao estabelecer normas gerais para a organizao da Defensoria Pblica nos Estados, a referida Lei Complementar Federal prev (A) (B) (C) (D) (E) que a organizao da Defensoria Pblica do Estado deve primar pela descentralizao. a possibilidade de criao de Defensorias Pblicas Municipais. a nomeao do Corregedor-Geral da Defensoria Pblica pelo Governador do Estado. a subordinao hierrquica entre a Defensoria Pblica Estadual e a Defensoria Pblica da Unio. a eleio direta do Defensor Pblico-Geral, sem a interveno do Chefe do Poder Executivo Estadual.

_________________________________________________________

A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul tem como funo a promoo da qualidade dos servios prestados pela instituio, competindo-lhe (A) (B) rever eventual deciso de Defensor Pblico que tenha ensejado recusa de atuao. instaurar processo disciplinar contra membros e servidores da instituio, em razo de representaes encaminhadas pela Corregedoria-Geral. ingressar com aes judiciais visando melhoria da qualidade do atendimento dos usurios. promover atividades de intercmbio com a sociedade civil. votar em processos com matrias referentes ao atendimento dos usurios que tramitem no Conselho Superior da Defensoria Pblica. 29.

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

O plano de atuao da Defensoria Pblica do Estado (A) (B) (C) deve ser aprovado por lei complementar estadual. deve ser aprovado pelo Conselho Superior da Defensoria Pblica, aps ampla divulgao. deve ser apresentado por cada Defensor Pblico Corregedoria-Geral, como requisito para confirmao no estgio probatrio. consiste em documento obrigatrio a ser apresentado previamente pelos candidatos ao cargo de Defensor Pblico-Geral, contendo as propostas de campanha. elaborado pela Ouvidoria-Geral da Defensoria Pblica.

_________________________________________________________

25.

Quanto ao Conselho Superior da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul, correto afirmar que (A) (B) sua composio formada, majoritariamente, por membros natos. possui seis membros eleitos pelo voto direto, plurinominal, obrigatrio e secreto dos membros da carreira de Defensor Pblico. seus membros eleitos possuem mandato de dois anos, vedada a reeleio. o Ouvidor-Geral membro eleito e participa exclusivamente com direito voz. so elegveis os membros ativos e inativos da carreira de Defensor Pblico. As questes de nmeros 26 a 29 referem-se Lei o Complementar Federal n 80/94.

(D)

(C) (D) (E)

(E)

_________________________________________________________

30.

_________________________________________________________

Ateno: 26.

O plano de carreira previsto pela Lei Complementar Estao dual n 13.821/11 possui distintas classes e padres de vencimentos, que podem ser alcanados pelos servidores do Quadro de Pessoal dos Servios Auxiliares da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul atravs da (A) progresso, entre os trs padres de vencimento em cada uma das classes, e da promoo, entre as cinco classes existentes. promoo, para a elevao de um padro de vencimento para outro superior, e da progresso, para o alcance de classe mais elevada. promoo, entre as diversas classes e padres de vencimento existentes. progresso, entre os cinco padres de vencimento em cada uma das classes, e da promoo, entre as trs classes existentes. progresso, entre as diversas classes e padres de vencimentos existentes. 7

direito da pessoa assistida pela Defensoria Pblica do Estado (A) (B) (C) a designao de outro Defensor Pblico, quando discordar da ao judicial proposta. a escolha do Defensor Pblico que ir realizar o seu atendimento e acompanhar eventual demanda. a atuao de Defensores Pblicos distintos, quando verificada a existncia de interesse colidente com outro assistido. no se submeter avaliao de sua situao econmico-financeira, sem que isso importe em prejuzo ao seu atendimento. a escolha do local e horrio de seu atendimento.

(B)

(C) (D)

(D)

(E)

(E)

DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional1

Caderno de Prova A01, Tipo 002


33. CONHECIMENTOS ESPECFICOS Direito Constitucional (A) 31. Ao tratar do controle de constitucionalidade de leis e atos normativos, a Constituio Federal brasileira dispe que (A) cabe ao Senado Federal suspender a execuo, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal em sede de ao direta de inconstitucionalidade. cabe aos Estados a instituio de representao de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituio Estadual, vedada a atribuio da legitimao para agir a um nico rgo. os atos normativos estaduais podem ser objeto de ao declaratria de constitucionalidade. apenas o plenrio ou rgo especial dos Tribunais, e no os juzes singulares, podem declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo. pelo voto da maioria simples de seus membros ou dos membros do respectivo rgo especial podero os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. (B) emendas constitucionais, se aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, por maioria absoluta dos votos dos respectivos membros. leis ordinrias, desde que aprovados, pelo Senado Federal, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. leis complementares, desde que aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. emendas constitucionais, desde que aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. emendas constitucionais, se aprovados pelo Congresso Nacional, em sesso conjunta, por trs quintos dos votos dos respectivos membros. De acordo com a Constituio Federal brasileira, os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos sero equivalentes s

(C) (B)

(D)

(C)

(E)

(D)

_________________________________________________________

34.

(E)

_________________________________________________________

32.

Suponha que, ausente lei federal sobre a matria, determinado Estado tenha editado lei complementar organizando a Defensoria Pblica no respectivo Estado e criando cargos de Defensor Pblico. Anos aps o provimento dos cargos de Defensor Pblico naquele Estado, foi editada lei complementar federal, organizando a Defensoria Pblica da Unio e do Distrito Federal e prescrevendo normas gerais para a organizao da Defensoria Pblica nos Estados. Considerando essa situao e a disciplina constitucional sobre a repartio de competncias entre os entes federativos, a lei (A) federal constitucional, mas no se aplica ao Estado que j organizou a respectiva Defensoria Pblica, tendo em vista o princpio constitucional que veda a retroatividade das leis. estadual inconstitucional, uma vez editada sem prvia disciplina federal sobre normas gerais para organizao da Defensoria Pblica nos Estados, motivo pelo qual todos os defensores j empossados devem ser destitudos de seus cargos. estadual inconstitucional, uma vez editada sem prvia disciplina federal sobre normas gerais para organizao da Defensoria Pblica nos Estados, mas os defensores j empossados no podero ser destitudos de seus cargos em razo do princpio da segurana jurdica. estadual constitucional, uma vez que editada quando inexistente lei federal sobre normas gerais, mas a supervenincia da lei complementar federal sobre normas gerais suspende a eficcia da lei estadual, no que lhe for contrrio. federal inconstitucional no que toca prescrio de normas gerais para a organizao da Defensoria Pblica nos Estados, uma vez que compete privativamente a esses legislar sobre a matria.

Suponha que foi editada lei estadual criando cargos de oficial administrativo vinculados determinada Secretaria de Estado, a serem preenchidos por brasileiros com ensino mdio completo, aprovados em concurso pblico de provas escritas e ttulos. A lei determinou, ainda, que a remunerao para o cargo seria aquela percebida pelos oficiais administrativos do Poder Legislativo do Estado, de modo que os oficiais administrativos da Secretaria de Estado seriam imediatamente beneficiados sempre que aprovada lei aumentando o valor dos vencimentos percebidos pelos servidores ocupantes de cargos equivalentes junto ao Poder Legislativo. Ao determinar a abertura do concurso pblico para provimento dos cargos, o Secretrio de Estado competente editou, na ausncia de previso legal, portaria fixando a idade mnima de 25 anos para o preenchimento do cargo, bem como a realizao de exame psicotcnico de carter eliminatrio. Considerando as disposies da Constituio Federal brasileira a respeito do assunto, analise as seguintes assertivas:

I. O ato normativo infra legal que estabeleceu a idade


mnima para preenchimento do cargo pblico constitucional, uma vez que a restrio etria justificvel pela natureza das atribuies do cargo.

(B)

II. A exigncia de exame psicotcnico, inconstitucional, pois no poderia ser institudo por ato do Secretrio de Estado.

(C)

III. A lei estadual inconstitucional ao vincular a remunerao dos oficiais administrativos da Secretaria de Estado remunerao percebida pelos oficiais administrativos do Poder Legislativo. Est correto o que se afirma APENAS em (A) (B) (C) (D) (E)

(D)

II. I. I e II. III. II e III.


DPRSD-An.Processual-A01

(E)

Caderno de Prova A01, Tipo 002


35. Determinado credor da Fazenda Pblica do Rio Grande do Sul pretende ceder seu precatrio para terceiro. Considerando que seu crdito tem natureza alimentcia e que o credor tinha 70 anos de idade na data da expedio do precatrio, (A) ao cessionrio aplicar-se- o regime preferencial de pagamento de precatrio previsto na Constituio Federal brasileira em favor dos titulares de crditos de natureza alimentcia, com 60 anos de idade ou mais na data de expedio do precatrio. a cesso do precatrio no poder ocorrer licitamente, uma vez que o crdito tem natureza alimentcia. (C) (C) a cesso do precatrio somente produzir efeitos aps comunicao, por meio de petio protocolizada, ao tribunal de origem e entidade devedora. a cesso do precatrio somente poder realizar-se mediante a anuncia da Fazenda Pblica devedora. o crdito no poder ser cedido integralmente, tendo em vista sua natureza alimentcia. Direito Administrativo 36. Determinada Municipalidade recebeu reiteradas denncias de pais de alunos sobre irregularidades em alimentos vendidos na cantina de uma escola particular, em virtude de indisposies repetidas experimentadas por seus filhos. Instaurado procedimento, na primeira fiscalizao foi constatada a existncia de grande nmero de alimentos com data de validade expirada. Diante da situao, e considerando o histrico das denncias que instruem o processo, os fiscais podem (A) interditar o estabelecimento, sem prejuzo de eventual apreenso de mercadorias, imposio de multa e regular prosseguimento do processo administrativo, nos termos da lei, como forma de expresso do poder de polcia administrativa. apreender as mercadorias vencidas, prosseguindo o processo administrativo com regular observncia do contraditrio e da ampla defesa, para somente ao fim se decidir pela imposio de multa e suspenso da licena de funcionamento do estabelecimento. multar o estabelecimento e seus responsveis, no lhes sendo possvel a interdio do estabelecimento em virtude do mesmo funcionar nas dependncias de uma escola privada. autuar e multar os responsveis pelo estabelecimento de ensino, no podendo, no entanto, interditar a cantina, em razo da necessidade de atendimento dos alunos da instituio. cassar, liminarmente, a licena do estabelecimento e encerrar o processo administrativo, como forma de expresso do poder de polcia administrativa, prescindindo-se de observncia do contraditrio e da ampla defesa em face das provas encontradas. (E) 37. O Poder Executivo exerce sua funo executiva tambm por meio da Administrao Indireta. Sobre as pessoas jurdicas que a integram, tem-se que (A) as sociedades de economia mista prestadoras de servios pblicos, embora submetidas ao regime jurdico tpico das empresas privadas, podem receber proteo do regime jurdico pblico, como no caso dos bens afetados prestao do servio pblico. a fundao o ente cujas caractersticas so mais prximas da administrao direta, na medida em que possui a mesma forma de criao, estruturao administrativa, regime de servidores e de bens. as empresas estatais revestem-se da natureza jurdica de direito privado quando no estiverem prestando servio pblico, embora permaneam submetidas ao regime especial de execuo tpico da administrao direta. as autarquias so delegatrias de servios pblicos, distanciando-se, quando em regime de competio com a iniciativa privada, do regime jurdico de direito pblico, que fica derrogado enquanto perdurar aquela condio. as empresas pblicas admitem participao privada no seu capital, desde que essa autorizao conste expressamente da lei que as criou.

(B)

(B)

(D)

(D)

(E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

38.

Considerando a mutabilidade dos contratos administrativos e os impactos que a utilizao dessa prerrogativa podem causar na relao de equilbrio econmico-financeiro do ajuste, analise as seguintes assertivas:

I. lea empresarial decorre de interveno da administrao pblica na rea econmica, impactando financeiramente o retorno do contratado, razo pela qual o Poder Pblico deve recompor o equilbrio econmico-financeiro do contrato.

II. lea administrativa compreende as condutas da


administrao pblica que podem tornar inexequveis as disposies contratuais, podendo ensejar a recomposio do equilbrio econmico-financeiro do contrato.

(B)

III. lea econmica decorre de conduta ou descumprimento da administrao, como parte contratual, que cause desequilbrio no contrato, dando lugar aplicao da teoria do fato do prncipe. Est correto o que se afirma em (A)

(C)

I, II e III. I, apenas. II e III, apenas. I e III, apenas. II, apenas.


9

(D)

(B) (C)

(E)

(D) (E)

DPRSD-An.Processual-A01

Caderno de Prova A01, Tipo 002


39. A propsito da responsabilidade civil do Estado por atos praticados pelo Legislativo, pode-se afirmar que (A) a responsabilidade do Estado s tem lugar diante de omisso legislativa, desde que comprovados danos concretos ao particular. existe previso legal expressa para responsabilizao do Estado pelos atos do Legislativo, dada sua soberania. a edio das chamadas leis de efeitos concretos pode ensejar a responsabilizao do Estado, tendo em vista que o contedo do ato tem, em verdade, natureza jurdica de ato administrativo. o Estado responde objetivamente pelos atos praticados na funo tpica legislativa, qualquer que seja a natureza do ato editado. a responsabilizao do Estado pela prtica de atos legislativos s tem lugar se for constatada inconstitucionalidade superveniente. 43. 42. O poder familiar (A) autoriza o pai a castigar o filho, inclusive causando leses. compete ao pai, e, na falta dele, me. no abrange o direito de reclamar o filho de quem ilegalmente o detenha. extinto pela adoo. no pode sofrer interferncia judicial.

(B) (C)

(B)

(C)

(D) (E)

(D)

_________________________________________________________

anulvel o casamento (A) entre os irmos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, at o terceiro grau inclusive. do incapaz, mesmo que seu responsvel tenha assistido ao ato. em virtude de coao, quando o consentimento de um ou de ambos os cnjuges houver sido captado mediante fundado temor de mal considervel e iminente para a vida, a sade e a honra, sua ou de seus familiares. contrado pelo enfermo mental sem o necessrio discernimento para os atos da vida civil. quando um dos cnjuges quebrar o dever de fidelidade.

(E)

_________________________________________________________

(B)

40.

A Administrao pblica construiu uma unidade prisional em terreno que julgava ser de sua propriedade. Apurouse, meses depois da inaugurao da unidade, que o terreno era particular, por ocasio de deciso em pedido de licenciamento ambiental para implantao de empreendimento habitacional pelo ento real proprietrio. O proprietrio do terreno onde foi edificada a unidade prisional (A) pode ajuizar ao de indenizao em razo da desapropriao indireta promovida pelo poder pblico quando edificou no terreno particular equipamento pblico com intuito de ocupao definitiva. pode ajuizar medida judicial para exigir a restituio do terreno, precedida da demolio da obra pblica. torna-se proprietrio das construes l edificadas, devendo equacionar com o poder pblico a utilizao do terreno para evitar a interrupo do servio. pode ajuizar ao de indenizao em razo da limitao administrativa imposta pelo poder pblico propriedade particular. pode ajuizar ao de improbidade administrativa em face do atual administrador, em razo da administrao pblica ter edificado em terreno alheio. Direito Civil

(C)

(D)

(E)

(B) (C)

_________________________________________________________

44.

O dever alimentar (A) cessa com a unio estvel ou concubinato do credor. extingue-se com a maioridade, mesmo que o alimentado seja incapaz. recproco entre pais e filhos, mas no extensvel aos avs. obriga os devedores a concorrerem em partes iguais quando so vrias as pessoas obrigadas a prestar alimentos. no pode ser exercido contra o genitor casado, pelo filho havido fora do casamento.

(D)

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

(D)

41.

Com relao responsabilidade civil, correto afirmar que (A) o dono do animal somente responde pelos danos que este causar se a vtima comprovar ter ele agido com culpa. o empregador responde, independentemente de culpa, pelos atos de seus empregados, no exerccio do trabalho que lhes competir, ou em razo dele. aquele que ressarcir o dano causado por outrem pode reaver o que houver pago daquele por quem pagou, mesmo que o causador do dano seja descendente seu, absoluta ou relativamente incapaz. possvel questionar, em ao por responsabilidade civil, a existncia de fato decidido em definitivo no juzo criminal. a indenizao deve corresponder sempre extenso do dano, independentemente da proporo com o grau da culpa. (E)

_________________________________________________________

(B)

45.

O inventariante (A) tem como remunerao os frutos da coisa que administra. administra a herana mesmo depois da homologao da partilha. representa o esplio em juzo e fora dele. , em regra, o cnjuge sobrevivente, mesmo que no conviva com o outro ao tempo da morte. no est sujeito pena de sonegados.
DPRSD-An.Processual-A01

(C)

(B)

(D)

(C) (D)

(E)

(E)

10

Caderno de Prova A01, Tipo 002


50. Direito Processual Civil (A) 46. Com relao prova no Cdigo de Processo Civil brasileiro, correto afirmar que (A) (B) a parte obrigada a depor sobre todo e qualquer fato que lhe for indagado. a parte, que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinrio, provar-lhe- o teor e a vigncia, se assim o determinar o juiz. a carta precatria sempre suspende a marcha processual. a prova documental deve ser produzida, em regra, por ocasio das alegaes finais. durante depoimento pessoal, no admitida consulta a notas escritas, mesmo que breves e com objetivo de complementar ou esclarecer. (C) (D) (E) (B) abrange apenas o primeiro grau de jurisdio. pode ser deferida mediante apresentao de declarao escrita da parte, a qual implica presuno relativa de incapacidade financeira para custeio dos atos processuais. deve ser deferida, sempre, mediante mera declarao da parte. no abrange os honorrios sucumbenciais. restringe-se s causas de natureza criminal. Direito Penal 51. O princpio segundo o qual, desde logo, as incriminaes no podem pretender a proteo de meros valores ticos e morais, nem a sano de condutas socialmente incuas recebe na doutrina a denominao de Princpio da (A) (B) (C) (D) (E) 52. exclusiva proteo de bens jurdicos. taxatividade. igualdade. legalidade. anterioridade da lei penal. A gratuidade processual

(C) (D) (E)

_________________________________________________________

_________________________________________________________

47.

A execuo (A) (B) (C) (D) autoriza a priso do devedor que dissipar os bens penhorados. de prestao alimentcia: autoriza a priso civil do devedor, pelo prazo de 3 a 6 meses. contra a Fazenda Pblica: implica penhora de tantos bens quantos bastem para a satisfao do credor. dos alimentos provisionais: pode se dar nos moldes do artigo 733 do Cdigo de Processo Civil, mesmo que ainda no haja sentena. pode ser ajuizada independentemente de ttulo executivo, se o credor for parte hipossuficiente.

_________________________________________________________

(E)

_________________________________________________________

O arrependimento posterior, nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa e onde existe a reparao do dano ou a restituio da coisa, segundo o art. 16 do Cdigo Penal, deve ser considerado quanto sua natureza jurdica como (A) (B) (C) (D) (E) forma privilegiada de cometimento de crime. causa de excluso da culpabilidade. circunstncia atenuante. causa de excluso da ilicitude. causa geral de diminuio de pena.

48.

Quanto ao monitria, (A) (B) (C) (D) (E) rejeitados os embargos, deve a parte ajuizar ao constitutiva de ttulo executivo judicial. admite-se prova exclusivamente testemunhal. os embargos no suspendero a eficcia do mandado inicial. cumprindo espontaneamente o mandado, o ru fica isento de metade dos honorrios advocatcios. os embargos so processados nos prprios autos, pelo procedimento ordinrio, independentemente da prestao de cauo.

_________________________________________________________ 53.

_________________________________________________________

49.

Na ao de despejo, (A) (B) no se admite, em nenhuma hiptese, a purga da mora. admite-se a purga da mora mesmo que o devedor j tenha utilizado de tal faculdade nos 24 meses imediatamente anteriores propositura da ao. admite-se liminar sem oitiva da parte contrria, para desocupao, no prazo de 15 dias, se o contrato estiver desprovido de garantia e se o autor houver prestado cauo. deferida liminar de desocupao, no cabvel a purga da mora. a parte autora no poder imitir-se na posse do bem, mesmo que o imvel seja desocupado depois do ajuizamento da ao.

Tcio, no reincidente, munido de um revlver que trazia junto ao bolso da jaqueta e que nessa condio fora exibido, durante a mesma noite ingressou em uma farmcia e, quando iniciava a subtrao do numerrio existente na caixa registradora, assustado com a aproximao de clientes, deixou o local s pressas sem levar qualquer importncia. Logo em seguida, repetiu o gesto e quando estava com dinheiro do caixa, ainda dentro da segunda farmcia, foi surpreendido por policiais que o prendeu em flagrante. Considerando que o juiz aplicou a Tcio a pena base equivalente ao mnimo legal cominado; aplicou a(s) causa(s) de aumento de pena tambm no mnimo e a(s) de diminuio de pena no mximo, correto afirmar quanto pena imposta que o ru teria direito (A) (B) (C) (D) (E) ao cumprimento inicialmente em regime aberto. substituio por pena restritiva de direitos. a cumpri-la, no mnimo, em regime semiaberto em sua fase inicial. a cumpri-la, obrigatoriamente, em regime inicial fechado. suspenso condicional da pena. 11

(C)

(D) (E)

DPRSD-An.Processual-A01

Caderno de Prova A01, Tipo 002


54. Sobre a exigncia de nota promissria como garantia para a realizao de procedimento de emergncia em hospital em virtude de grave acidente, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) 55. no caracteriza crime. caracteriza crime de omisso de socorro. caracteriza crime de condicionamento de atendimento mdico-hospitalar emergencial. caracteriza crime de extorso. caracteriza crime de prevaricao. (C) (B) 58. De acordo com o Cdigo de Processo Penal brasileiro, a priso preventiva (A) poder ser revogada se, no correr do processo, o juiz verificar a falta de motivo para que subsista, no podendo de novo decret-la no mesmo processo. ser admitida, nos termos do artigo 312 do Cdigo de Processo Penal, se o crime envolver violncia domstica e familiar contra a mulher, criana, adolescente, enfermo ou pessoa com deficincia, para garantir a execuo das medidas protetivas de urgncia. poder ser decretada de ofcio em qualquer fase da investigao policial. no poder ser decretada em caso de descumprimento das obrigaes impostas por fora de outras medidas cautelares, salvo se o acusado tiver sido condenado por outro crime doloso, com sentena transitada em julgado. poder ser decretada como garantia da ordem pblica e da ordem econmica, bastando para isso que haja prova robusta da autoria delitiva.

_________________________________________________________

O agente que for acusado da prtica de crime de extorso mediante sequestro em sua forma qualificada estar impedido de obter, durante o processo ou aps a condenao transitada em julgado, (A) (B) (C) (D) (E) livramento condicional. cumprimento de pena sob regime progressivo. fiana e liberdade provisria. apenas liberdade provisria. anistia, graa e indulto. Direito Processual Penal

(D)

(E)

_________________________________________________________ _________________________________________________________

59.

A reviso criminal (A) depende, para o estabelecimento do rito do seu processamento, da infrao cometida e de seu procedimento. poder ser requerida a qualquer tempo, desde que antes da extino da pena. julgada procedente permite que o Tribunal absolva o ru, modifique a pena ou anule o processo, mas no que altere a classificao da infrao. ser admitida quando a sentena condenatria for contrria evidncia dos autos. tem efeito suspensivo.

56.

Em relao ao inqurito policial, correto afirmar que (A) o ofendido, mas no o indiciado, poder requerer qualquer diligncia, que ser realizada, ou no, a juzo da autoridade. nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado. o requerimento do ofendido para incio do inqurito policial sempre dever conter a narrao do fato, com todas as circunstncias. qualquer pessoa que tiver conhecimento da existncia de infrao penal em que caiba ao pblica dever, verbalmente ou por escrito, comunic-lo autoridade policial. logo que tiver conhecimento da prtica da infrao penal, a autoridade policial poder apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais.

(B) (C)

(B)

(C)

(D)

(D)

(E)

(E) 60.

_________________________________________________________

De acordo com a Lei no 9.099/95, correto afirmar que (A) nas hipteses de ser a pena de multa a nica aplicvel, o juiz no poder reduzi-la. nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a 2 (dois) anos, o Ministrio Pblico, ao oferecer denncia, poder propor a suspenso do processo. a composio dos danos civis homologada pelo juiz mediante sentena irrecorrvel ter eficcia de ttulo a ser executado no prprio juizado especial criminal competente. o acordo homologado, tratando-se de ao penal condicionada representao, no impede o prosseguimento da ao, tendo tal efeito unicamente na ao penal de iniciativa privada. o no oferecimento da representao na audincia preliminar no implica decadncia do direito, que poder ser exercido no prazo previsto em lei.
DPRSD-An.Processual-A01

_________________________________________________________

57.

No tocante ao penal, INCORRETO afirmar que (A) (B) (C) o Ministrio Pblico no poder desistir da ao penal. a representao ser irretratvel, depois de oferecida a denncia. no caso de morte do ofendido, o direito de representao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, caso o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial. o ofendido, ou seu representante legal, em regra decair do direito de queixa ou de representao se no o exercer dentro do prazo de seis meses, contado do dia em que vier a saber quem o autor do crime. (C) (B)

(D)

(D)

(E)

(E)

12

Caderno de Prova A01, Tipo 002


PROVA DE REDAO Neste momento, ns, mulheres e homens, enfrentamos muitas novidades, num mundo fascinante, vertiginoso, belo e s vezes cruel. Com tecnologias efmeras e atordoantes, estamos condenados brevidade, transitoriedade, depois de sculos em que os usos e costumes duravam muitos anos, e qualquer pequena mudana causava um alvoroo. A convivncia de homens e mulheres tambm mudou. Em muitas empresas as mulheres trabalham ombro a ombro com colegas homens e, eventualmente, assumem cargos de comando. Como agimos, como nos portamos, como nos reinventamos, ns, homens e mulheres?
(Adaptado de Lya Luft. Veja, 19 de dezembro de 2012)

Considerando o que est escrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:

A conciliao dos sentimentos humanos na vida moderna

DPRSD-An.Processual-A01

13

Das könnte Ihnen auch gefallen