Sie sind auf Seite 1von 8

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
3 Srie Matemtica Aplicada
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Marcela Cristiani Ferreira


Faculdade Anhanguera de Limeira

Administrao 3 srie Matemtica Aplicada

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente, introduzir modificaes no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de deciso. Desenvolver raciocnio lgico, crtico e analtico para operar com valores e formulaes matemticas presentes nas relaes formais e causais entre fenmenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crtico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experincia cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuao profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptvel. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizaes.

Produo Acadmica

Relatrio Estudo da funo do primeiro grau: aplicaes ao custo, receita e lucro de uma empresa referente etapa 1, que traz aplicaes da funo do primeiro grau ao custo, receita e lucro de uma empresa, que so grandezas dependentes da quantidade de produtos produzida e vendida. Relatrio Aplicaes da funo exponencial: obteno de montante e depreciao de uma mquina referente etapa 2, contendo uma descrio da funo exponencial e aplicaes em duas situaes reais de uma empresa. Relatrio Funo potncia e funo polinomial: estudo de casos referente etapa 3, sobre a criao de situaes que envolvem funo potncia e funo polinomial. Relatrio final Aplicaes de funes matemticas com o encerramento do desafio e concluso dos alunos sobre as aplicaes matemticas estudadas.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de 4 a 6 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Aluno e Equipe.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

Consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Marcela Cristiani Ferreira

Administrao 3 srie Matemtica Aplicada

Pg. 3 de 3

espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

DESAFIO
Suponha que voc gerente administrativo da empresa em que trabalha. Nas tarefas do dia a dia voc ter que tomar algumas decises que, para se obter bons resultados, ser necessrio tomar alguns cuidados e realizar alguns clculos. Voc dever ento modelar cada situao real considerada nas etapas por meio de uma funo matemtica e ento fazer a anlise para tomar as decises assertivas e apresentar para o dono da empresa. A realizao deste desafio importante porque a Matemtica est presente em diversas situaes reais do dia a dia do administrador e do contador. imprescindvel que se saiba aplicar as ferramentas matemticas para se obtiver bons resultados; minimizar custos fizer emprstimos, maximizar lucros, controlar gastos, so s alguns exemplos de aplicaes dos conceitos estudados na disciplina Matemtica Aplicada. Neste estudo de caso os alunos resolvero vrios problemas prticos envolvendo os conceitos tericos estudados.

Objetivo do desafio
Modelar situaes reais do dia a dia de uma empresa e, usando funes matemticas e analisando resultados, elaborar relatrios justificando cada deciso tomada.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: Funo do Primeiro Grau. Esta atividade importante para que voc aprenda a aplicar uma das funes matemticas mais simples que se tem: a funo do primeiro grau. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Ler o captulo 2 Funo do 1 Grau do livro texto ou outras fontes de sua preferncia, focando a leitura na caracterizao da funo do primeiro grau e em aplicaes e fazer um resumo, com no mximo trs laudas, como embasamento terico para a realizao dos demais passos dessa etapa.

Marcela Cristiani Ferreira

Administrao 3 srie Matemtica Aplicada

Pg. 4 de 4

Leituras complementares: A matemtica e a graduao em cincias contbeis, de Denlson Nogueira da Silva e Gilcina Guimares Machado, disponvel em <https://docs.google.com/open?id=0B-Sl6Nl2puCRmJncEZxX1FMcVU> Acesso em: 31 out. 2012. Contabilidade e Matemtica: uma abordagem interdisciplinar, de Alcione Gotardo Cabaline, Andressa Cesana Biral e Francislene Ferraz Magalhes de Paulo, disponvel em <https://docs.google.com/open?id=0B-Sl6Nl-2puCRXdVUEZVRlVZRGM> e <https://docs.google.com/open?id=0B-Sl6Nl-2puCRmJncEZxX1FMcVU> Acesso em: 31 out. 2012. Fazer um breve resumo de ambos. Passo 2 (Equipe) Considerar o seguinte problema: o custo para a produo de determinado produto em uma indstria, depende da quantidade a ser produzida. Em Murolo (2012), temos um exemplo dado pela tabela 2.1 da pgina 20, que d o custo em funo da quantidade para a produo de camisetas:
Tabela 1: Custo para a produo de camisetas.

Quantidade (q) Custo (C) ($)

0 100

5 110

10 120

20 140

50 200

100 300

Fonte: captulo 2 Funo do 1 Grau do livro texto (MUROLO, Afrnio C.; BONETTO, Gicomo. Matemtica aplicada administrao, economia e contabilidade. 2 ed. revista e ampliada, So Paulo: Cengage Learning, 2012. p.20).

Basear-se no exemplo citado acima e realizar a seguinte tarefa: Fazer um levantamento do custo da empresa em que trabalha ou escolher uma empresa como base para a realizao do trabalho, em funo da quantidade. Verificar se a dependncia do custo sobre a quantidade proporcional, em outras palavras, se obedece a uma funo do primeiro grau. Caso no seja, fazer a aproximao para que a situao possa ser descrita usando uma funo linear. Passo 3 (Equipe) Realizar as seguintes tarefas: modelar o custo em funo da quantidade produzida e dar a expresso que a representa; encontrar a expresso que d a funo receita e a expresso que d o lucro; calcular o ponto de equilbrio, quer dizer, o ponto em que a receita exatamente igual ao custo; esboar o grfico que representa a situao, traando em um mesmo plano cartesiano o grfico da receita e do custo e destacar o ponto de equilbrio. interpretar e explicar todos os resultados obtidos por meio e um relatrio com no mximo trs laudas. Passo 4 (Equipe) Organizar todos os passos anteriores no Relatrio Estudo da funo do primeiro grau: aplicaes ao custo, receita e lucro de uma empresa e entregar ao professor na data estipulada por ele.
Marcela Cristiani Ferreira

Administrao 3 srie Matemtica Aplicada

Pg. 5 de 5

ETAPA 2 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: Funo exponencial. Esta atividade importante para que voc aplique conceitos tericos de funes exponenciais e logaritmos a situaes reais. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Realizar atenta leitura do captulo 4 Funo Exponencial do livro texto ou de outras fontes de conhecimento de sua preferncia, focando a leitura na caracterizao da funo exponencial, logaritmos e em aplicaes, e fazer um resumo, com no mximo trs laudas, como embasamento terico para a realizao dos demais passos dessa etapa. Passo 2 (Equipe) Considerar que sua empresa precisar realizar um emprstimo para investir em melhorias. Voc ento dever analisar algumas opes e decidir qual a melhor. Estimar determinada quantia a ser emprestada e apresentar pelo menos trs opes diferentes para o financiamento do dinheiro. Explicitar as taxas e os prazos para o pagamento. Tarefa: Fazer a modelagem da situao usando funo exponencial, em outras palavras, apresentar a expresso que d o montante pago em funo do tempo. Realizar os clculos com as opes que sua empresa dispe e decidir qual a melhor a ser tomada e explicar o porqu da deciso tomada. Passo 3 (Equipe) Supor a seguinte situao: um dos investimentos com o dinheiro emprestado no item anterior comprar uma mquina para aumentar a linha de produo. Os donos da empresa desejam saber qual ser a depreciao dessa mquina. Vocs ento, como so bons em clculos e j conhecem as ferramentas matemticas, estimaro os valores desejados fazendo a modelagem do problema por meio de uma funo exponencial. Responder as seguintes questes: 1. 2. 3. 4. Qual o valor de compra da mquina adquirida? (a equipe dever sugerir esse valor) Qual a taxa de depreciao anual? (a equipe dever supor esse percentual) Qual ser o valor da mquina ao final de 5 anos? Daqui quanto tempo a mquina valer a metade do valor de compra? E quando valer um tero do valor de compra?

Marcela Cristiani Ferreira

Administrao 3 srie Matemtica Aplicada

Pg. 6 de 6

Passo 4 (Equipe) Descrever todos os passos anteriores em um Relatrio intitulado Aplicaes da funo exponencial: obteno de montante e depreciao de uma mquina e entregar ao professor na data estipulada por ele.

ETAPA 3 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: Modelos de funo potncia; Modelos de funo polinomial; Modelos de funo racional e inversa. Esta atividade importante para que voc fixe e aprenda outras aplicaes envolvendo funes. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Buscar embasamento terico atravs da leitura do captulo 5 do livro texto ou outras fontes de sua preferncia, focando na caracterizao das funes e em aplicaes e fazer um resumo. Site sugeridos para pesquisa

S Matemtica. 1998. Disponvel em: < http://somatematica.com.br/ >. Acesso em: 07 novembro de 2012.

Passo 2 (Equipe) Criar um exemplo de funo potncia aplicado empresa em que trabalha ou empresa modelo escolhida. Esse exemplo pode ser aplicado a vrios assuntos: matria prima utilizada, equipamentos, mo de obra, receita, demanda etc. Descrever o problema, dar a expresso da funo criada e realizar pelo menos o clculo em dois pontos da funo. Passo 3 (Equipe) Analisar, nos decorrer dos meses, o preo de um determinado produto vendido pela empresa e aproximar esses dados por uma funo polinomial. Seguir o exemplo de Murolo (2012), pgina 120 que traz a tabela com o preo (p) apresentado durante alguns meses (t):
Tabela 2: Preo de um produto no decorrer dos meses t.

Tempo (t) (meses) Preo (p)($)

0 10,00

1 14,00

2 12,00

3 10,00

4 14,00

5 30,00

Fonte: captulo 5 Funes potncia, polinomial, racional e inversa do livro texto (MUROLO, Afrnio C.; BONETTO, Gicomo. Matemtica aplicada administrao, economia e contabilidade. 2 ed. revista e ampliada, So Paulo: Cengage Learning, 2012. p.120).

O polinmio que modela a situao descrita acima p(t) = t3- 6t2 + 9t + 10.

Marcela Cristiani Ferreira

Administrao 3 srie Matemtica Aplicada

Pg. 7 de 7

Descrever o problema, apresentar os dados como acima, por meio de uma tabela, e esboar o grfico do polinmio encontrado pela sua equipe. Sugesto Caso no seja possvel analisar os dados ou no se aproximar de uma funo exponencial, os mesmos podero ser criados pela equipe. Isso pode ser feito com o auxlio do professor. Passo 4 (Equipe) Organizar os passos descritos acima por meio de um relatrio denominado Funo potncia e funo polinomial: estudo de casos e entregar ao professor na data estipulada por ele.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 05 horas)


Aula-tema: Tcnicas de derivao; Aplicaes das derivadas nas reas econmica e administrativa. Esta atividade importante para que voc conhea uma ferramenta do clculo muito importante no estudo de funes: a derivada. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Fazer a leitura dos captulos 6, 7, 8 e 9 do livro texto ou em outras fontes de sua preferncia, focando a leitura na caracterizao das funes e em aplicaes e fazer um resumo como embasamento terico para a realizao dos demais passos dessa etapa. Site sugerido para pesquisa

S Matemtica. 1998. Disponvel em: < http://somatematica.com.br/ >. Acesso em: 07 novembro de 2012.

Passo 2 (Equipe) Analisar a taxa de variao mdia em um intervalo usando a frmula das funes criadas at aqui: - Etapa 1: funo custo, funo receita e funo lucro. - Etapa 2: funo do montante e da depreciao. - Etapa 3: funo potncia e funo polinomial. Tomar um intervalo para cada funo, que deve ser escolhido pela equipe, e explicar os resultados obtidos.
var iao em y y = var iao em x x

Marcela Cristiani Ferreira

Administrao 3 srie Matemtica Aplicada

Pg. 8 de 8

Calcular a taxa de variao instantnea em um ponto do intervalo utilizado, para cada funo analisada anteriormente, montando uma tabela com os valores para h = - 0,001; h = f ( a + h) f ( a ) e explicar os 0, 01; h = - 0,1; h = 0,001; h = 0, 01; h = 0,1, atravs da frmula a resultados obtidos. Sugesto Seguir o exemplo dado no livro texto da disciplina, Murolo (2012), captulo 6, pgina 155.

Passo 3 (Equipe) Calcular a derivada de todas as funes criadas no desenvolvimento das etapas: - Etapa 1: funo custo, funo receita e funo lucro. - Etapa 2: funo do montante e da depreciao. - Etapa 3: funo potncia e funo polinomial. Explicar o significado prtico da derivada. Resolver o seguinte problema: Supor que, na empresa estudada, a receita na venda de um tipo de produto dada por R(q) = - aq2 + bq, sendo q a quantidade de produtos. Supor tambm que o custo para a produo dos produtos seja C(q) = c.q+ d. (a) Atribua valores reais para a, b, c e d. (b) Obtenha a funo lucro. (c) Obtenha a funo lucro marginal. (d) Obtenha a funo lucro marginal em dois nveis a serem escolhidos pela equipe. (e) Obtenha a quantidade que d o lucro mximo a partir das derivadas do lucro. Passo 4 (Equipe) Realizar uma anlise e escrever um texto com no mximo trs pginas e no mnimo 30 linhas, sobre todas as etapas desenvolvidas ressaltando as aplicaes da matemtica nas reas administrativas e econmicas. Organizar os passos descritos nessa etapa no Relatrio Aplicaes de funes matemticas e entregar ao professor na data estipulada por ele.

Livro Texto da disciplina:


MUROLO, Afrnio C.; BONETTO, Gicomo. Matemtica aplicada administrao, economia e contabilidade. 2 ed. revista e ampliada, So Paulo: Cengage Learning, 2012. (PLT 622)

Marcela Cristiani Ferreira

Das könnte Ihnen auch gefallen