Sie sind auf Seite 1von 3

10.

MANUTENO DE DISJUNTORES:
10.1 GENERALIDADES A manuteno dos disjuntores de pequeno volume de leo requer, fundamentalmente, cuidados com os seguintes componentes: leo isolante, contatos, buchas, atuador mecnico e circuitos auxiliares. Os cuidados com o leo so idnticos, em grande parte, aos que so realizados na manuteno de transformadores. Devem ser adotadas, por exemplo, as prticas:

Extrao do leo para ensaios de umidade e de rigidez dieltrica; Tcnica de ensaio de rigidez dieltrica; Enchimento com leo.

H porm diferenas no que concerne s caractersticas admissveis para o leo de enchimento de disjuntores, como se indicar. Tambm a degradao do leo num disjuntor, aps um certo nmero de atuaes, muito rpida, devido s decomposies e carbonizaes produzidas pelo arco eltrico. Os ensaios de verificao e os tratamentos de leo sero muito mais freqentes. A parte mecnica requer cuidados especiais pois dela depende o bom desempenho do disjuntor. Deve ser verificada, no teste de recepo e aps manutenes, ou mesmo preventivamente, a simultaneidade dos plos. Tambm deve-se proceder, quando necessrio, testes de medio dos tempos de abertura e fechamento. Outras verificaes muito importantes para a manuteno so:

Verificao da resistncia hmica dos contatos principais; Verificao dos contatos auxiliares; Verificao dos resistores de fechamento (se existirem);

Nos disjuntores de corrente alternada de alta e extra tenso necessrio proceder a ensaios mais elaborados que a manuteno deve dominar. Estes ensaios so executados no s na recepo como tambm aps trabalhos de reviso mecnica e eltrica ou de manuteno corretiva. Estes ensaios so normalmente designados como: ensaios sintticos com mtodos de injeo. Pela sua complexidade, s podem ser, normalmente, feitos no fabricante.

10.2 ENSAIOS SINTTICOS COM MTODOS DE INJEO Estes ensaios esto descritos em grande detalhe terico na NBR 7102/1981. Os circuitos de ensaio direto esto, por sua vez, normalizados pela NBR 7118. Designa-se como ensaio sinttico um ensaio de curto-circuito no qual a corrente total de curto ou uma grande porcentagem desta corrente fornecida por uma fonte (circuito de corrente freqncia industrial), ao passo que a tenso de restabelecimento transitria provm na sua totalidade ou parcialmente de outras fontes separadas (circuitos de tenso). A tenso nos bornes da fonte de corrente freqncia industrial, normalmente, uma frao da tenso da fonte de tenso. a potncia necessria para o ensaio , assim, muito menor. H duas variantes do ensaio sinttico: MTODO DE INJEO DE CORRENTE: A fonte de tenso ligada ao circuito de ensaio "antes" do zero de corrente (antes do apagamento do arco); a fonte de tenso fornece deste modo a corrente atravs do disjuntor sob ensaio durante o perodo de zero de corrente. MTODO DE INJEO DE TENSO: A fonte de tenso ligada ao circuito em ensaio "aps" o zero de corrente. Ento o circuito de corrente freqncia industrial, fornece a corrente atravs do disjuntor durante o perodo de zero de corrente. 10.3 VERIFICAO DA SIMULTANEIDADE DOS PLOS (DISJUNTORES TRIFSICOS) Aps a manuteno de disjuntores necessrio proceder a testes para verificar a simultaneidade de fechamento dos plos. As tcnicas mais correntes so descritas a seguir: DISJUNTORES DE GRANDE VOLUME DE LEO O mtodo adotado muito simples. So estabelecidos trs circuitos alimentados, por uma baixa tenso alternada ou contnua, e constitudos cada um pelo contato do disjuntor e por uma lmpada. O disjuntor fechado lentamente, por meios manuais. Antes da regulagem de espao entre contatos, as trs lmpadas acendem em momentos diferentes. O ajuste da simultaneidade dos plos consiste, evidentemente, em levar as lmpadas a acender no mesmo momento.

DISJUNTORES DE A.T e E.A.T. Nos disjuntores a ar ou a SF6 o ensaio de fechamento simultneo , habitualmente, realizado nas seguintes condies:

Disjuntor no local de instalao, j montado; Alimentao dos 3 plos com uma tenso auxiliar contnua de 12 volts (dada, por exemplo, por uma bateria); Limitao da corrente (aps o fechamento) com 3 resistores com um valor na ordem das dezenas de ohms; Conexo de um osciloscpio de 3 canais, com entrada ligadas aos terminais dos resistores; Estabelecimento do circuito da bobina de fechamento; Envio de um sinal de corrente da bobina de fechamento para o osciloscpio; Envia-se sinal de fechamento do disjuntor; Mede-se os tempos de fechamento a partir dos resultados mostrados no osciloscpio, verificando-se a simultaneidade (ou no) dos plos; Os ajustes mecnicos permitiro a melhor simultaneidade possvel.

Das könnte Ihnen auch gefallen