Sie sind auf Seite 1von 2

VII - BATISMO CERIMONIAL O Senhor Jesus mandou que a Sua Igreja batizasse aquelas pessoas que cressem no Seu

nome. Portanto, ide, ensinai todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. (Mt 28.19). 1- Seu Significado O Batismo Cerimonial uma manifestao externa de uma graa interna. o testemunho pblico da f que a pessoa tem no Senhor Jesus Cristo. 2. Seu Simbolismo O Batismo Cerimonial com gua simboliza a ao purificadora do sangue de Jesus Cristo na vida do salvo, ou ainda, o lavar regenerador e renovador produzido pelo Esprito Santo no pecador perdido no ato da converso. Veja Hb 9.13,14; Tt 3.5,6; 1 Pe 1.2; Ez 36.25. 3. A Sua Obrigatoriedade O Batismo Cerimonial obrigatrio porque uma ordenana deixada por Jesus Sua Igreja. Ide, portanto, fazei discpulos de todas as naes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo. (Mt 28.19). Veja ainda: At 2.38; 8.36-38; 10.47,48. 4. Maneiras de Realizar o Batismo H uma divergncia muito grande, no meio evanglico, quanto maneira de realizao do batismo. As maiores polmicas giram em torno da imerso e da asperso. Ns pentencostais, batizamos por imerso considerando que, na anlise dos textos bblicos sobre o assunto. 5. Em que Nome Deve Ser Realizado? O Batismo Cerimonial deve ser realizado em Nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, isto , em nome da Santssima Trindade, conforme o ensino de nosso Senhor Jesus Cristo encontrado em Mateus 28.19,20. 6. Por Quem Deve Ser Administrado? O batismo cerimonial deve ser administrado por um Ministro Evanglico, devidamente credenciado. Lembremo-nos que a ordem de batizar aos que cressem foi dada aos Apstolos, ministros devidamente credenciados pelo Senhor Jesus para pregarem o Evangelho e realizarem atos pastorais. (Mt 28.19; At 2.38; 8.38; 16.33; 1 Co 1.14,16). 7. Quem Deve Ser Batizado? O batismo deve ser administrado naquelas pessoas que crem no Senhor Jesus Cristo como nico e suficiente Salvador. ... Eis aqui gua; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: lcito, se crs de todo o corao. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo o Filho de Deus... e Filipe o batizou. (At 8.36). Veja ainda, o caso do carcereiro que foi batizado aps aceitar Jesus como Salvador pessoal. (At 16.30-33).

Veja ainda At 8.12,13. 8. Quando Deve Ser Administrado o Batismo? O Batismo deve ser administrado nos que crem, aps uma pblica profisso de f. ... E, respondendo ele (o eunuco), disse: Creio que Jesus Cristo o Filho de Deus... e (Filipe) o batizou.(At 8.37,38). Veja ainda 16.30-33. Para minimizar o problema de batizar uma pessoa que no seja convertida, manda o bom senso e a prudncia que os candidatos ao batismo freqentem uma classe onde seja ministrado um curso de preparao para o batismo.

9. Sua Finalidade O batismo Cerimonial tem as seguintes finalidades: a) Obedecer a uma ordem deixada por Jesus; b) Testemunhar publicamente da nova vida do salvo; c) Unir o crente a Igreja local e visvel. O Batismo Cerimonial une o crente a Igreja visvel e local, habilitando-o a participar da Ceia Memorial, bem como, atribuindo-lhe os direitos e as responsabilidades inerentes a esta unio. (Mt 28.19,20; At 2.41). 10. Suas Limitaes O Batismo Cerimonial no salva nem complementa nada na salvao de algum, isto quer dizer que ele no tem poder salvfico. A salvao uma ddiva de Deus recebida unicamente pela f em Jesus Cristo. (Ef 2.8; Rm 1.16,17; At 16.31). O Batismo tambm no far o crente mais santificado, nem mais forte, nem mais abenoado. (Lc 23.42,43). Ento, perguntaria algum, por que batizar se o batismo no tem virtude salvadora nem santificadora? A resposta a esta pergunta simples: Batizamos as pessoas porque Jesus mandou que os que cressem nEle fossem batizados (Mt 28.18,20).

Das könnte Ihnen auch gefallen