Sie sind auf Seite 1von 2

INICIE UM PROCESSO CONTNUO DE CAPACITAO DOS TRABALHADORES

Investir na capacitao dos trabalhadores uma das formas de preveno de acidentes, pois estes so gerados pela falta de capacitao do trabalhador em Segurana e Sade e pela sua falta de motivao, por no entenderem seu papel na empresa, e/ou pela sua percepo da falta de interesse da empresa por ele. Por no conhecerem os processos do trabalho, muitas vezes os trabalhadores acabam se expondo a situaes de risco, e isso pode ser evitado.

MAS O QUE MAIS VOC GANHA COM ISSO? SAT BENEFICIA QUEM EVITA ACIDENTES E DOENAS
O dficit da Previdncia Social e a elevao dos gastos com benefcios previdencirios para casos de acidentes e doenas do trabalho provocaram mudanas que afetam concretamente as empresas, especialmente as que no priorizam os aspectos prevencionistas. As alteraes modificam a cobrana do chamado Seguro Acidente de Trabalho (SAT), sobretaxando as empresas que geram maior nmero de acidentes e doenas do trabalho e, portanto, pagamentos de benefcios pela Previdncia. Empresas que investirem em preveno, e assim reduzirem as injrias laborais, sero estimuladas com desconto nas alquotas do seguro. As empresas at ento pagavam percentuais do SAT de 1% (risco leve), 2% (risco mdio) ou 3% (risco grave), de acordo com o tipo de atividade. A partir de janeiro de 2009, empresas com gerao de benefcio acidentrio podem pagar at 100% a mais, enquanto as que no tiverem acidentes ou doenas podem ter at 50% de desconto. Se, por exemplo, a empresa X est classificada em atividade de risco grave (alquota de 3%), mas seus empregados apresentam a mais baixa morbidade do setor (FAP de 0,5), ento multiplica-se 3 x 0,5 e o resultado, 1,5%, ser a nova alquota de contribuio. Ao contrrio, caso os empregados da empresa apresentem a maior morbidade do setor, a alquota de contribuio pode ser multiplicada pelo FAP 2,00, sofrendo uma majorao de 100%, passando para 6% incidente sobre a folha de pagamento mensal e dever trazer uma srie de importantes impactos sobre as empresas. Esse um incentivo importante para investir em preveno, pois os custos com o SAT so menores para quem tiver bons resultados. preciso estar muito atento e buscar a reduo de casos de acidentes e doenas. INSALUBRIDADE UM MAU NEGCIO O adicional de insalubridade foi criado no governo Vargas para compensar os trabalhadores submetidos a condies insalubres. Com os anos, as empresas deixaram de dar importncia a este custo, pois ele incidia percentualmente sobre o salrio mnimo. Entretanto, a Previdncia Social alterou o valor de contribuio para trabalhadores submetidos insalubridade quando estabeleceu novos critrios para a concesso de aposentadorias especiais. Para que os ambientes se tornem mais salubres e as empresas no exponham seus trabalhadores a agentes nocivos, a Previdncia Social estabeleceu uma sobretaxa de 6%, 9% ou 12% sobre os salrios. Este um estmulo financeiro importante para que as atividades insalubres sejam eliminadas, modificando-se os processos de trabalho e implantando sistemas eficientes de neutralizao dos agentes insalubres. Alm de reduzir gastos, a empresa pode garantir ao trabalhador maior qualidade de vida, em vez de pagar pela insalubridade.

sesi indstria saudvel

SEGURANA E SADE DO TRABALHO: CAMINHO PARA UMA EMPRESA COM MAIOR EFICINCIA

CULTURA DE SEGURANA ALAVANCA EMPRESAS


No Brasil e no mundo, as empresas tm mudado cada vez mais sua postura em relao s questes ligadas Segurana e Sade do Trabalho. Sai de cena a posio legalista, que visa apenas a atender ao que diz a legislao, e entra em seu lugar a percepo de que ao investir na segurana e na sade de seus empregados a empresa est obtendo resultados muito concretos e eficientes no seu processo de trabalho. Ao interferir nesse processo, para dar mais segurana aos seus colaboradores a empresa normalmente consegue resultados muito positivos, pois, alm de reduzir os prejuzos com os acidentes e as doenas, o trabalhador passa a perceber que valorizado. Muitas vezes solues simples adotadas representam reduo de etapas ou eliminao de gargalos. As empresas que adotam uma cultura da segurana melhoram o ambiente interno e o relacionamento empregador trabalhador, alm de provocarem mudanas muito eficientes nos resultados financeiros.

INDSTRIA DO PLSTICO

ALGUMAS DICAS

a)

Estimule seus trabalhadores a dar isso tiveram um bom resultado financeiro sugestes de melhoria, principalmente e no moral da equipe. At mesmo limpeza informando riscos. Quem mais conhece e organizao, local correto para guarda o processo de produo seno aquele de equipamentos so melhorias imporque o faz diariamente? Com essa simtantes. ples atitude voc empresrio estar c) Faa um Diagnstico da Segurana melhorando as relaes no trabalho, e Sade em sua empresa, identifique estimulando uma competio sadia os pontos fortes e as oportunidades de entre os trabalhadores, identificando melhoria. Priorize as aes que causam alternativas que podero reduzir seu maiores danos ao processo de trabalho custo, aumentar a produtividade e aine ao trabalhador. Identifique aquelas que da preservar a segurana dos trabalhademandam maior investimento, faa um dores. planejamento e v cumprindo-o paulati b) Comece por coisas simples e que do namente. visibilidade. Assim, com baixo custo, d) Implemente um Sistema de Gesto de voc estar disponibilizando melhorias Segurana e Sade. Este sistema inclui e incentivando os colaboradores. Ema estrutura organizacional, atividades presas que participaram de um projede planejamento (por exemplo, identito piloto desenvolveram um plano de ficao de perigos, avaliao de riscos, ganhos rpidos em que, conversando comunicao, determinao de controles com os trabalhadores, identificaram coie estabelecimento de objetivos), responsas simples e de baixo custo que presabilidades, prticas, procedimentos, cisavam e podiam ser resolvidas. Com processos e recursos.
5

RESUMINDO, QUAIS CAMINHOS QUE VOC DEVE ADOTAR PARA QUE A SEGURANA E A SADE SEJAM PARTE DO NEGCIO DA EMPRESA, CONTRIBUINDO PARA O AUMENTO DA PRODUTIVIDADE? Muitas empresas gostariam de investir melhor nas questes relativas melhoria das condies de trabalho de seus colaboradores, mas no sabem qual caminho tomar. Alguns passos so importantes para que o investimento em preveno traga bons resultados. Eis alguns deles:
incorporar Segurana e Sade do Trabalho como parte integrante da conhecer a legislao trabalhista pertinente aos aspectos de Seguran identificar os principais riscos presentes no processo de trabalho; informar os trabalhadores sobre os riscos; desenvolver aes buscando a neutralizao ou a eliminao desses riscos; envolver os trabalhadores e todos os nveis gerenciais na busca pela melhoria do processo de trabalho e na pensar na Segurana do Trabalho antes da implantao de novas mquinas e processos. Isso vai economizar buscar apoio tcnico (interno ou externo) para as aes de Segurana e Sade do Trabalho; implantar equipamentos de proteo coletiva; fornecer equipamentos de proteo individual (EPI) de boa qualidade para os trabalhadores; dar treinamento e sensibilizar a utilizao dos equipamentos de proteo individual (EPI); informar os trabalhadores sobre os cuidados que devem ter para evitar acidentes e doenas; desenvolver os programas e as normas estabelecidos pela legislao.

Voc quer conhecer mais sobre segurana e sade do trabalho? Visite o site www.sesi.org.br/pro-sst. L voc encontra um banco de perguntas e respostas em SST, cursos a distncia gratuitos, muita informao, notcias, etc. Venha nos visitar!

cultura da empresa;

a e Sade do Trabalho;

eliminao dos riscos;

sesi indstria saudvel


Visite o novo site do SESI para mais informaes:

muito tempo e dinheiro no futuro;

Qualidade de vida para o trabalhador. Crescimento para a empresa

www.sesi.org.br Braslia 2008

Faa e recomende para seus gestores e seus trabalhadores os cursos a distncia gratuitos sobre Segurana e Sade do Trabalho no site do SESI: www.sesi.org.br/pro-sst 6

UNISADE SBN, Bl. C, Qd. 01, Ed. Roberto Simonsen, 10o andar Cep: 70.040-903 Braslia-DF Telefone: (61) 3317 9315

SUA EMPRESA PODE PRODUZIR MAIS E REDUZIR CUSTOS

NA PRTICA, O QUE MAIS VOC PODE FAZER? CONTROLE OS RISCOS DA PRODUO DE PLSTICOS
Antecipe os riscos: Numa indstria de plstico, os processos so dinmicos e devem ser monitorados, principalmente para impedir a entrada de novos perigos e riscos, como os decorrentes de ampliaes, novas tecnologias e novas construes. fundamental que seja feito, periodicamente, o reconhecimento dos perigos, a anlise dos riscos, gerenciando a mudana de equipamentos, materiais e insumos, seja de mtodos de trabalho, dentre outros, que podem ir alterando o tipo de risco ocupacional, causando acidentes e doenas. preciso que o processo de trabalho seja visto sob a tica da preveno de acidentes para antecipar os riscos. importante estar preparado para os riscos gerados por essas mudanas. Levantar os riscos previamente e desenvolver formas de neutralizlos uma ao proativa que vai gerar reduo de acidentes, doenas e gastos, sobretudo com o advindo do Nexo Tcnico Epidemiolgico Previdencirio (NTEP) e o Fator Acidentrio de Preveno (FAP). (veja mais sobre este assunto em www.sesi.org.br/pro-sst). Agindo preventivamente, h como preparar e melhorar o local de trabalho, informar e capacitar os trabalhadores sobre os riscos presentes na indstria de plstico e como preveni-los. Voc sabe quais so as principais causas de acidentes e doenas no processo de produo de produtos plsticos?

EXPOSIO AO RUDO

Levantamento manual de peso, que pode levar a lombalgias.

O rudo gerado por equipamentos das reas produtivas, podendo acarretar nos trabalhadores deslocamento temporrio do limiar auditivo, surdez profissional, dor de cabea, irritabilidade, vertigem, cansao excessivo, insnia, zumbido no ouvido, dentre outros. Para evitar que isso acontea, importante que a empresa elabore um Programa de Prevenao das Perdas Auditivas (PPPA) que contemple as seguintes fases: monitoramento do rudo, medidas de engenharia e administrativas, seleo de protetores auditivos, educao e motivao, controle de registros, exames audiolgicos e avaliao da eficcia. A eliminao do rudo ou sua reduo so a melhor soluo. Atue preventivamente. Antes de comprar algum equipamento, avalie se h opes menos ruidosas, isso evita que voc coloque um problema dentro de sua empresa. Com relao ao trabalhador, importante que ao entrar nesses locais ele use o protetor auditivo.
DICAS PARA CONSULTAR A Ordem de servio de no 608/1998 Servio, do INSS, traz outras orientaes importantes sobre Programa de Conservao Auditiva. -A Norma Regulamentadora 7 (NR-7) do Ministrio do Trabalho e Emprego traz outras orientaes importantes sobre rudo. www.mte.gov.br/legislacao/normas _regulamentadoras

O que fazer? Elaborar e implementar um Programa de Ergonomia que informe sobre tcnicas de levantamento de peso de forma correta. Uma ao simples implementar carrinhos para o transporte de peas. O que fazer? A mquina injetora deve ter dispositivo de parada quando algum objeto estranho adentrar a rea de risco.

Possibilidade de enrolamento do uniforme em polias e na rosca em movimento.

PRIORIZE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEAO COLETIVA (EPC)


As solues de preveno desenvolvidas por meio de Equipamentos de Proteo Coletiva (EPC), so geralmente mais eficazes e econmicas. Portanto, elas devem ser sempre priorizadas na empresa. Alm das medidas de controle j mencionadas, opte por comprar mquinas e equipamentos que j venham com os dispositivos de segurana. Elas podem at custar um pouco mais caro, mas a longo prazo voc far economia. Se as mquinas de sua empresa no tm esses dispositivos de segurana, converse com sua equipe de segurana e com os trabalhadores sobre como torn-las mais seguras. s vezes, h solues muito simples e econmicas. Voc protege melhor seus trabalhadores e economiza na compra de (EPI) se investir bem nos EPC.

CONTATO COM COMPONENTES DE MQUINAS INJETORAS

A maioria das empresas no contabiliza o custo que tem com acidentes e doenas causados pelo trabalho, no percebendo o valor econmico em desenvolver aes de preveno. Nas empresas, produtoras de plstico, o fator custo geralmente est relacionado produo, mo-de-obra, matria-prima, deixando-se de considerar os custos de um acidente de trabalho. Assim, o desperdcio gerado pelos acidentes e quase acidentes no entra nas estatsticas financeiras. No h como pensar em um acidente de trabalho ou uma paralisao de processo por causa de um incidente sem a gerao de desperdcio. Suas ocorrncias deixam seqelas que afetam o aspecto econmico e social da empresa. Veja alguns prejuzos decorrentes dos acidentes e das doenas de trabalho:

tempo perdido pelo trabalhador acidentado; tempo perdido por outros trabalhadores que suspendem seu trabalho em razo da curiosidade, da simpatia, da ajuda e de outras razes; tempo perdido pelo encarregado e pelos executivos da empresa com a ajuda ao trabalhador lesionado, investigao da causa do acidente, manuteno da continuidade da produo, seleo e treinamento de outro trabalhador para substituir o acidentado, preparao de documentos oficiais do acidente e comparecimento a audincias nos tribunais, quando o caso requerer; tempo, materiais e medicamentos empregados nos primeiros socorros; reparao ou reposio de mquinas/ferramentas/equipamentos; danos causados aos materiais; interferncias e distores nas atividades laborais, gerando falta de cumprimento no prazo da concluso do produto ou servio, multas que podem incidir pelo descumprimento do prazo e indenizao por danos a terceiros; custos que a empresa tem de arcar conforme sistema de benefcios aos seus empregados; continuar pagando o salrio do trabalhador acidentado, at mesmo quando seu rendimento no pleno, por no estar suficientemente recuperado; perda na produtividade do acidentado e com mquinas/equipamentos ociosos; danos subseqentes como resultado de um estado emocional, o moral debilitado pela culpabilidade do acidente; custo social e da imagem da empresa; custos judiciais.

Nas reas de molde, pode existir a situao de esmagamento nas gavetas, nos machos colapsveis, nos moldes com moto-redutor, polias, motores hidrulicos e nos vos de rea de extrao do molde, que podem levar a mutilaes do trabalhador. O esmagamento tambm pode ser conseqncia da operao na unidade de injeo, no avano e no retorno do bico; na rea do mecanismo de fechamento (braagem tesoura) e na rea de descarga de peas. Para evitar que isso acontea, importante que a empresa elabore e implemente o Programa de Preveno de Riscos de Prensas e Similares (PPRPS), que contempla, entre outros aspectos: a existncia de pelo menos dois diferentes dispositivos de segurana eletromecnico, eltrico-hidrulico e mecnico-hidrulico, entre outros, operando em srie e que impeam o funcionamento da mquina quando do acesso do operador rea de risco desta; o impedimento do acesso rea de risco do equipamento por outras reas que no sejam as de zona de operao; o treinamento dos operadores e o controle peridico da manuteno das mquinas aps a instalao dos equipamentos de segurana.
DICAS PARA CONSULTAR A Nota Tcnica no16/2005 do Ministrio do Trabalho e Emprego traz outras orientaes importantes sobre princpios de boa prtica para a proteo de prensas e equipamentos similares. ->A Norma Regulamentadora no 12 (NR-12) do Ministrio do Trabalho e Emprego traz outras orientaes importantes sobre mquinas e equipamentos. www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras

CHOQUE ELTRICO

A manuteno eltrica solicitada para executar servios nas instalaes e nas mquinas, em que h atividades com baixa tenso (menor ou igual a 1000 volts e maior que 50 volts em corrente alternada CA) e em alta tenso (acima de 1000 volts em corrente alternada CA). Nesses casos, existe a possibilidade de contato com partes energizadas, ocasionando o choque eltrico, que pode levar o acidentado a leses graves e permanentes, inclusive morte. Para evitar que isso acontea, importante que a empresa elabore um Pronturio Eltrico, que dever conter todo o conjunto de procedimentos e instrues tcnicas e administrativas de segurana e sade; a documentao das inspees e medies do sistema de proteo contra descargas atmosfricas e aterramentos eltricos; especificao dos equipamentos de proteo coletiva e individual, alm do ferramental; documentao comprobatria da qualificao, da habilitao, da capacitao e da autorizao dos trabalhadores e dos treinamentos realizados; resultados dos testes de isolao eltrica realizados em equipamentos de proteo individual e coletiva; certificao dos equipamentos e materiais eltricos em reas classificadas e relatrios tcnicos de inspees realizadas. IMPORTANTE: Servios com eletricidade s podem ser realizados por eletricistas autorizados.
DICAS PARA CONSULTAR A Norma Regulamentadora 10 (NR-10) do Ministrio do Trabalho e Emprego traz outras orientaes importantes em instalaes e servios em eletricidade. www.mte.gov.br/legislacao/normas _regulamentadoras

QUANDO NECESSRIO, FORNEA EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL (EPI) E DEIXE CLARO QUE O USO OBRIGATRIO
EPI (Equipamentos de Proteo Individual) no evitam acidentes, mas evitam ou diminuem as leses que estes podem causar. A legislao brasileira clara nas obrigaes das empresas de no apenas fornecer os EPI, mas OBRIGAR O USO. A postura do empresrio muito importante para que o uso ocorra. Mas lembre-se, cada atividade precisa de um EPI especfico, cada trabalhador tem um tipo fsico diferente e o EPI precisa ser adequado a cada um. Promova treinamento para que seus trabalhadores entendam a importncia do seu uso, aprendam a usar e a conservar os EPI de maneira adequada. Faa e recomende para seus trabalhadores os cursos a distncia gratuitos, como Espaos Confinados, Perigos Eltricos, Segurana em Escadas, EPI, dentre outros, disponvel no site SESI de Informao em SST:. www.sesi.org.br/pro-sst.

Os EPI, obrigatrios so:


capacete com jugular; culos de segurana; protetor auditivo; calado de segurana; luva isolante classe 00 e 0.

CONTATO COM PEAS QUENTES

Na atividade com mquinas injetoras de plstico, existe a possibilidade de contato com partes quentes que podem levar a queimaduras. Isso pode ocorrer na unidade de injeo, nas seguintes situaes: avano e retorno do bico e no cilindro de aquecimento. Para evitar que isso acontea, importante que a empresa faa um levantamento de perigos, com avaliao de riscos, com determinao de controles, que vo desde a capacitao para o trabalhador bem como instrues de trabalho que contenham o passo a passo de como executar a atividade. 2

OUTROS RISCOS

SELECIONE E CONTRATE PESSOAS COM CONHECIMENTO COMPATVEL COM AS ATIVIDADES


Muitos acidentes ocorrem pela falta de conhecimento e experincia dos trabalhadores, especialmente em atividades mais especializadas. Em certos casos, como, por exemplo, acidentes com mquinas, isso pode trazer transtornos ainda maiores, por envolver clientes, instalaes e mesmo outras pessoas. Leve em conta tambm que para algumas funes h necessidade de que o trabalhador comprove que recebeu treinamento para realiz-las. 4

Alm dos anteriormente citados, temos os seguintes riscos na produo de plsticos:


Poeira proveniente da alimentao do material e fumos gerados pelo processo de fuso trmica.

O que fazer? Elaborar e implementar um Programa de Proteo Respiratria e fornecer protetor respiratrio adequado aps avaliao mdica. 3

Das könnte Ihnen auch gefallen