Sie sind auf Seite 1von 18

ATIVIDADE PRVIA: EFEITOS COLIGATIVOS

A gua pura presso de 1 atm possui ponto de fuso de 0oC e ponto de ebulio de 100oC.

gua Pura

No entanto, quando adicionamos um soluto no voltil gua, o soluto modifica as propriedades fsicas da gua. Agora a gua congela abaixo de 0oC e ferve acima de 100oC. Estas alteraes das propriedades fsicas da gua devido adio do soluto so denominados de efeitos coligativos.

Adio de um soluto no voltil gua

Para cada propriedade fsica que modifica temos uma propriedade coligativa que estuda este efeito: EFEITO COLIGATIVO Diminuio da presso de vapor Aumento do Ponto de Ebulio Diminuio do Ponto de Congelamento Aumento da Presso Osmtica PROPRIEDADE COLIGATIVA Tonoscopia Ebulioscopia Crioscopia Osmoscopia

Os efeitos coligativos dependem somente do nmero de partculas do soluto dissolvidas. Quanto maior for o nmero de partculas do soluto dissolvidas, maiores sero os efeitos coligativos.

Presso Mxima de Vapor 1. Definio


Vamos imaginar um cilindro munido de um mbolo totalmente apoiado em um lquido puro contido no seu interior. Se elevarmos o mbolo, criaremos um espao vazio, e o lquido comear a vaporizar-se.

I) Inicialmente temos evaporao, pois ainda no existem molculas no estado de vapor; II) A velocidade de evaporao maior que a velocidade de condensao; III) Aps algum tempo, a velocidade de condensao iguala-se velocidade de evaporao e o sistema atinge um equilbrio dinmico: a cada unidade de tempo, o nmero de molculas que passam para o estado gasoso igual ao n de molculas que retornam para a fase lquida;

Em resumo, no incio, a velocidade com que o lquido passa a vapor alta e a velocidade com que o vapor volta ao lquido baixa. No decorrer do processo, a velocidade com que o lquido passa a vapor vai diminuindo, e aumenta a velocidade com que o vapor volta ao lquido. Quando temos a impresso de que o processo parou, o que ocorreu realmente foi um equilbrio, isto , as duas velocidades se igualaram. Nesta situao, dizemos que foi atingida a presso mxima de vapor do lquido.

2. Fatores que Influenciam


A presso mxima de vapor depende de alguns fatores:

2.1. Natureza do Lquido


Lquidos mais volteis como ter, acetona etc. evaporam-se mais intensamente, o que acarreta uma presso de vapor maior. O grfico abaixo mostra a variao da presso de vapor de alguns lquidos em funo da temperatura.

O grfico mostra que quanto maior a presso de vapor de um lquido, ou melhor, quanto mais voltil ele for, mais rapidamente entrar em ebulio.

2.2. Temperatura
Aumentando a temperatura, qualquer lquido ir evaporar mais intensamente, acarretando maior presso de vapor. Observe a variao de presso mxima de vapor da gua em funo da temperatura e o respectivo grfico:

Observao A passagem de uma substncia da fase lquida para a fase gasosa pode ocorrer de duas formas:

I. Evaporao
Consiste em uma vaporizao relativamente lenta, em que as molculas mais velozes vencem as foras de atrao intermoleculares e passam para o estado gasoso.

A evaporao depende da superfcie de contato entre o lquido e fase gasosa: quanto maior for a superfcie de contato, mais intensa ser a evaporao.

II. Ebulio
uma vaporizao turbulenta, na qual a passagem da fase lquida para a gasosa pode ocorrer em qualquer ponto da fase lquida, e no apenas na superfcie. Esse tipo de vaporizao apresenta como caracterstica a formao de bolhas, isto , pores de vapor cercadas por uma pelcula de lquido. As bolhas s podem existir se a presso de seu vapor for igual ou maior que a presso externa a presso atmosfrica mais a presso da massa lquida, que comumente desprezvel.

Um lquido entra em ebulio quando a sua presso de vapor se iguala presso atmosfrica.
Pvapor = Patm

Exemplo O grfico abaixo mostra a variao da presso de vapor da gua em funo da temperatura.

Ao nvel do mar, onde a presso atmosfrica de 760 mmHg, a gua ferve a 100 C. Isto quer dizer que a 100 C a presso da gua igual a 760 mmHg. Observando-se o grfico acima, verifica-se que a temperaturas diferentes o lquido tambm pode ferver, bastando, para isso, que se altere a presso externa que atua sobre ele. Assim, no alto de uma montanha, onde a presso atmosfrica menor que 1 atm, a gua ferve abaixo de 100 C, enquanto em uma panela de presso, onde a presso superior a 1 atm, a gua ferve acima de 1000C. A temperatura na qual o lquido ferve, sob presso de 1 atm, chamada de temperatura de ebulio normal ou ponto de ebulio normal. Desta forma, o ponto de ebulio normal da gua de 100C. Exemplo No pico Everest, a gua ferve em torno de 70 C; numa panela de presso, ela ferve em torno de 110C.

3. Diagrama de Fases da gua


Se representarmos em um mesmo grfico a variao da temperatura de ebulio e a variao de temperatura de solidificao da gua em funo de sua presso de vapor, obteremos o seguinte.

No ponto onde a presso igual a 4,579 mmHg, a temperatura igual a 0,01 C e a curva de ebulio coincide com a curva de solidificao da gua. Isso significa que nessa presso e temperatura temos o equilbrio:

gua slida

gua lquida

gua vapor

Esse ponto (4,579 X 0,01) chamado de ponto triplo da gua. Abaixo de 4,579 mmHg, a gua passa diretamente da fase slida fase de vapor, ou seja, ocorre a sublimao. Se acrescentarmos ao grfico acima a variao da temperatura em presso abaixo de 4,579 mmHg, obteremos a curva de sublimao.

O grfico anterior conhecido como diagrama de fase da gua. Nele, observamos que: No ponto triplo coexistem as 3 fases de equilbrio:

gua slida

gua lquida

gua vapor

Na curva de sublimao coexistem as fases slida e vapor:

gua slida

gua vapor

Na curva de solidificao coexistem as fases slida e lquida:

gua slida

gua lquida

Na curva de ebulio coexistem as fases lquida e vapor:

gua lquida

gua vapor

Em toda regio direita das curvas de ebulio e de sublimao existe somente a fase vapor dgua. Em toda regio entre as curvas de solidificao e de ebulio existe somente a fase lquida da gua.

Tonoscopia
o estudo do abaixamento da presso mxima de vapor de um lquido, que ocasionado pela dissoluo de um soluto no-voltil. A presso de vapor da soluo formada por um soluto (no-voltil) em solvente menor que a do solvente puro, pois a interao entre as partculas do soluto e as molculas do solvente diminuem as sadas destas ltimas. Portanto, quanto maior o nmero de partculas do soluto em soluo, maior o abaixamento da presso mxima de vapor e menor a presso de vapor do solvente. Esquematicamente, podemos representar:

Efeito Tonoscpico

A experincia mostra que a dissoluo de uma substncia no-voltil num solvente provoca o abaixamento de sua presso de vapor, isto , a cada temperatura, a soluo possui menor presso de vapor que o solvente puro.

O diagrama mostra o abaixamento da presso de vapor da soluo em relao ao solvente puro, sendo: p2: presso de vapor do solvente puro; p = presso de vapor da soluo; p = p2 p = abaixamento absoluto da presso de vapor; = abaixamento relativo da presso de vapor.

Ebulioscopia
o estudo da elevao da temperatura de ebulio de um lquido, por meio da adio de um soluto no voltil. A diminuio da presso mxima de vapor do solvente, devido adio de um soluto, leva inevitavelmente ao aumento da temperatura de ebulio. Quanto maior a concentrao do soluto, maior a elevao da temperatura de ebulio do solvente e maior a temperatura de ebulio do mesmo.

te = Elevao da temperatura de ebulio

Onde temos: te = temperatura de ebulio do solvente puro;


2

te = temperatura de ebulio do solvente na soluo. Exemplos: Soluo Glicose 1 M: te = 100,52 100 te = 0,52 C Soluo Glicose 2 M: te = 101,04 100 te = 1,04 C

Crioscopia

Efeito Crioscopico do sal no Ponto de Solidificao da gua: direita gua pura com Ponto de Solidificao de 0oC e a esquerda gua e sal com Ponto de Solidificao de -18 oC.

o estudo do abaixamento da temperatura de congelao de um lquido, por meio da adio de um soluto. A diminuio da presso de vapor do solvente, devido adio de um soluto, leva diminuio da temperatura de congelamento.

Quanto maior a concentrao do soluto, maior o abaixamento da temperatura de congelamento do solvente e menor a temperatura de congelamento do mesmo.

t = Abaixamento da temperatura de congelamento


c

Onde temos: tc = temperatura de congelamento do solvente puro;


2

tc = temperatura de congelamento do solvente na soluo. Exemplos: Soluo Glicose 1 M: t = 0 ( 1,86)


c

t = 1,86 C
c

Soluo Glicose 2 M: t = 0 (3,72)


c

t = 3,72 C
c

Graficamente, podemos representar os efeitos ebulioscpico e crioscpico.

Onde: t = temperatura de solidificao do lquido na soluo;


c

= temperatura de solidificao do lquido puro;

tC= efeito crioscpico; t = temperatura de ebulio do lquido na soluo;


e

= temperatura de ebulio do lquido puro;

tE= efeito ebulioscpico; No ponto A ocorre a solidificao do lquido puro; No ponto A' ocorre a solidificao do lquido na soluo; No ponto B ocorre a ebulio do lquido puro; No ponto B' ocorre a ebulio do lquido na soluo.

LEI DE RAOULT

Em 1878 o qumico francs Franois-Marie Raoult (1830-1901) afirma que o efeito coligativo de um soluto no voltil molecular em um solvente diretamente proporcional molalidade da soluo:

Efeito Coligativo = K . W
onde: K = constante de proporcionalidade

Portanto para os efeitos coligativos teremos:

Tonoscopia

Onde: KT=Constante tonoscpica molal (Msolvente/1000)

Ebulioscopia

Onde: Ke=Constante ebulioscpia molal (Msolvelte/1000)

Crioscopia

Onde: Kc=Constante crioscpica molal (Msolvente/1000)

Voc sabia que... Quem congela primeiro: gua quente ou gua fria?

Trata-se do seguinte: colocando-se no congelador dois copos iguais cheios de gua, um a temperatura ambiente (30C) e outro sado da chaleira (70C), qual congelar primeiro? Surpreendemente, a gua que inicia mais quente congela primeiro Bom, na verdade a gua quente no congela mais rapidamente que a gua fria, claro. Mas se voc ferve gua e depois deixa que ela resfrie at a temperatura ambiente, ela congelar mais rapidamente que uma outra quantidade de gua que no tenha sido aquecida antes. Estranho? No, e vamos ver o porqu. Quando voc aquece a gua, ela perde parte do ar dissolvido nela, que sai em forma de bolhas, e o ar um mau condutor trmico. Assim, o ar presente na gua dificulta as trocas de calor com o meio e dificulta a perda de calor que a gua precisa sofrer para que acontea o congelamento Por essa mesma razo, o gelo formado por gua previamente fervida tem densidade maior do que aquele que se obtm com gua que no passou por esse processo. Em pases muito frios, o que no o caso do Brasil, os canos de gua quente tendem a arrebentar antes do que os de gua fria, pois congelam primeiro

Osmose
Osmose a passagem de um solvente para o interior de uma soluo feita desse mesmo solvente, atravs de uma membrana semipermevel (MSP). A osmose tambm uma propriedade coligativa da soluo, pois depende do nmero de partculas dissolvidas.

Nota: A membrana semipermevel (MSP), que pode ser feita de bexiga de animal ou celofane, seletiva, ou seja, deixa passar o solvente, mas no deixa passar o soluto. Observa-se que o nvel do solvente diminui aps um certo tempo, enquanto o nvel da soluo aumenta. Exemplo: Dadas duas solues, A e B, inicialmente 0,1 M e 0,2 M, separadas por uma membrana semipermevel.

Verifica-se que as solues A e B mudam de concentrao aps a osmose.

Presso Osmtica (Osmoscopia)

Presso osmtica a presso que se deveria aplicar sobre a soluo para impedir a passagem do solvente atravs da membrana semipermevel. A presso osmtica representada pela letra grega . Essa presso equivalente presso exercida pelo solvente na passagem atravs da membrana.

Osmoscopia a medida da presso osmtica, que pode ser medida por aparelhos chamados osmmetros. Solues isotnicas so solues de mesma presso osmtica. Uma soluo ser hipotnica em relao outra, quando tiver menor presso osmtica; e ser hipertnica quando tiver maior presso osmtica. Exemplo: Uma soluo 0,4 molar de um certo soluto ser hipertnica em relao a uma soluo 0,1 molar do mesmo soluto, no mesmo solvente e mesma temperatura.

Leis de Vant Hoff para a Osmose


1 ) A presso osmtica diretamente proporcional temperatura absoluta da soluo:
a

2 ) A presso osmtica diretamente proporcional concentrao molar da soluo:


a

Juntando-se as duas leis pela proporcionalidade mtua, obtm-se:

Sabendo-se que logo a equao (I) fica:

Onde: k constante universal dos gases perfeitos (R); ou


= Presso osmtica da soluo (atm ou mmHg);

V = Volume da soluo (litros); n = Quantidade em mols do soluto; T = Temperatura absoluta da soluo (kelvin).

Das könnte Ihnen auch gefallen