Sie sind auf Seite 1von 2

Mtodo das partidas dobradas

Dbito e crdito O mtodo das partidas dobradas ou Mtodo Veneziano em contabilidade foi feito por Luca Paccioli no livro Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornaliti em 1494. Este mtodo de estudos em contabilidade feito por debito e crdito, e nas empresas utilizado em software para a realizao de transaes financeiras. Cada transao financeira registrada na forma de entradas e sadas, na existncia de contas devedoras e credoras.

Histria A idia do mtodo desenvolveu-se quando se criou a conta Capital (em dialeto vneto, Cavedal). A primeira transao financeira da entidade, qual seja, a colocao de dinheiro nas contas da mesma pelos scios, se escritura assim: Dbito: Conta Caixa (Ativo)'; Crdito: Conta Capital (Patrimnio Lquido ou Passivo no Exgvel). Por essa simples notao algbrica (CAIXA=CAPITAL), registra-se toda a gama de informaes financeiras envolvidas na operao: sabe-se o dinheiro que a Entidade poder investir em seus negcios, sem que se esquea da obrigao assumida: se encerrar as atividades, ou determinado scio deixar o empreendimento, a quantia que ele entregou dever ser formalmente devolvida pela Entidade para as contas do mesmo. Historicamente, as entradas de dbito so registradas no lado esquerdo e as entradas de crdito no lado direito do razo. Em um modelo esquemtico chamado no Brasil de "razonete", as contas so chamadas de contas T devido a sua semelhana com a letra T. Lanamento contbil a forma como a Contabilidade registra os fatos que afetam (ou que possam vir a afetar) o patrimnio da empresa. A estrutura do lanamento tem por alicerce o secular mtodo das "partidas dobradas", segundo o qual todo dbito corresponde a um crdito de mesmo valor, ou seja: em todo lanamento contbil so utilizadas no mnimo duas contas - uma para dbito, outra para crdito do mesmo valor. Dissemos "no mnimo" porque h inmeros casos em que o lanamento contm, por exemplo, uma conta a dbito e duas a crdito. Mas, nesse caso, a soma das duas contas creditadas ser sempre exatamente igual ao valor lanado na conta debitada.

Exemplificando

1) Uma conta a dbito e uma conta a crdito: Dbito na conta A no valor de.......................100 Crdito na conta B no valor de.......................100 2) Uma conta a dbito e duas contas a crdito: Dbito na conta A no valor de........................100 Crdito na conta B no valor de.............70 (+) Crdito na conta C no valor de........30 100 3) Duas contas a dbito e uma conta a crdito: Dbito na conta A no valor de..............20 (+) Dbito na conta B no valor de.........80 100 Crdito na conta C no valor de.........................100 O mtodo das partidas dobradas a razo pela qual, na Contabilidade, a soma de todos os valores debitados sempre igual soma de todos os valores creditados. E tambm por isso que, no Balano Patrimonial, o total do Ativo sempre igual ao total do Passivo. No Ativo, classificam-se, basicamente, contas que tm saldo devedor; no Passivo, aquelas que tm saldo credor. H excees, que so as chamadas "contas redutoras". Por exemplo: a conta de depreciao acumulada classificada no Ativo, mas seu saldo credor, porque ela reduz o valor do Imobilizado ao qual se refere. As contas de despesa so debitadas; as de receita, creditadas. Conseqentemente, se em determinado perodo a diferena entre receitas e despesas for: credora (receitas maiores do que as despesas), o resultado ser lucro (saldo credor); devedora (despesas maiores do que as receitas), o resultado ser prejuzo (saldo devedor)

A essncia deste mtodo, que o registro de qualquer operao implica que um dbito em uma ou mais contas deve corresponder um crdito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual a soma dos valores creditados, ou simplificando: NO H DBITO SEM CRDITO CORRESPONDENTE; DBITO = CRDITO, OU ORIGENS = APLICAES. CONTAS-Representam os registros de dbito e crdito da mesma natureza ou espcie identificadas por um ttulo que qualifica os elementos do patrimnio (bem, direito, obrigao ou situao lquida) ou uma variao patrimonial (receitas e despesas).

Das könnte Ihnen auch gefallen