Sie sind auf Seite 1von 16

Logstica Reversa Aplicada a Gesto de Resduos Slidos Hospitalares: Um Estudo de Caso Feito na Associao Santo Antnio dos Pobres

de Itaperuna (ASAPI)
MOTTA, Marcos Paulo de Oliveira; Graduando em Engenharia de Produo; Fac. Redentor.
marcosdellavega@hotmail.com

BERNARDES, Eduardo Barbosa; Graduando em Engenharia de Produo; Fac. Redentor. educontrabaixo@gmail.com COSTA, Alexandre Jairo de Castro; Mestre em Economia; Professor da Fac. Redentor.
adm.alexandre@uol.com.br

NETO, Alber; Mestre em Desenho Industrial; Professor da Fac. Redentor. AlberNeto@gmail.com

RESUMO
Entre os vrios problemas que assolam o Brasil destacam-se os problemas ambientais e sociais, alm da crise do sistema de sade pblica, que vem ganhado destaque tanto na mdia quanto no meio acadmico. O pensar estratgico dos Resduos Slidos de Sade (RSS), alm de ser oportunidade de melhoria para o meio ambiente pode se tornar uma fonte de novos recursos financeiros para os hospitais. Para aproveitar essa oportunidade esse estudo tem como objetivo analisar e avaliar a real situao dos resduos slidos gerados pela Associao Santo Antnio dos Pobres de Itaperuna (ASAPI), entidade filantrpica mantenedora do Hospital Santo Antnio. Os meios utilizados para realizao deste trabalho foram pesquisa bibliogrfica e documental alm do levantamento de informaes da ASAPI, organizao selecionada como estudo de caso em Gesto de Resduos de Servio de Sade. A Logstica Reversa deve ser vista pelos gestores como o elo entre o mercado e a atividade operacional da empresa, pois desempenha um papel fundamental e de extrema relevncia nas decises das organizaes pblicas e privadas. Ao utilizar-se da Logstica Reversa no processo de Gerenciamento dos Resduos de Servio de Sade verifica-se uma oportunidade de melhoria quando da classificao correta dos resduos e assim reciclar uma parte gerando novos recursos financeiros para o Hospital.

Palavras-chave: gesto de resduos; hospital; logstica reversa.

ABSTRACT
Among the many problems that plague Brazil stand out the environmental and social problems, beyond the public health system crisis, which has gained prominence both in the media and academia. The strategic thinking of Solid Waste Health (RSS), besides being an opportunity for improvement for the environment can become a source of new funding for hospitals. To take advantage of this opportunity this study aims to analyze and assess the real situation of solid waste generated by the Associao Santo Antnio dos Pobres de Itaperuna (ASAPI), philanthropic sponsor of Hospital Santo Antnio. The means used for this work were bibliographic and documentary research and a survey of ASAPI information, organizing selected as a case study in Waste Management Services Health. The Reverse Logistics should be seen by managers as the link between the market and operating activity of the company, since it plays a crucial role and is extremely relevant to decisions of public and private organizations. Using the Reverse Logistics in the process of Waste Management of Health Service there is an opportunity for improvement when of the correct classification of waste and recycle just one part generating new funds for the Hospital. Key-words: Waste Management; hospital; Reverse Logistics.

1. INTRODUO
O Brasil, na busca pelo desenvolvimento, assolado por vrios problemas ambientais e sociais, e dentre esses problemas, que atingem a populao como um todo, est a m gesto dos resduos slidos. Nessa atual realidade, buscam-se alternativas eficientes para minimizar esses problemas. Outro problema vivenciado hoje em nosso pas a crise do sistema de sade pblica, uma situao preocupante e agravante presenciada pelo cidado brasileiro e constatada pelos canais de comunicao, como: demora no atendimento, dificuldade na internao devido a falta de leitos, recursos financeiros e humanos escassos, dentre outros. Esses so alguns dos

reflexos dessa crise que impedem a operao com eficcia e eficincia dos servios de sade (POLIGNAMO, 2000). O pensar estratgico sobre o destino dos resduos de servios de sade pode se tornar uma oportunidade de melhoria dos processos internos do hospital e at uma fonte de novos recursos financeiros. Aplicando os conceitos de Logstica Reversa, ser investigado a possibilidade da obteno de vantagens competitivas com a gesto dos resduos de servios de sade gerados pela Associao Santo Antnio dos Pobres de Itaperuna (ASAPI).

2. OBJETIVO
Este trabalho por objetivo analisar e avaliar a real situao dos resduos slidos gerados pela ASAPI, entidade filantrpica mantenedora do Hospital Santo Antnio.

3. METODOLOGIA
Quanto aos meios foi realizada uma pesquisa bibliogrfica por documentao indireta, onde foram utilizados fontes secundrias como: artigos publicados em congressos, revistas cientficas, trabalhos de concluso de curso e etc. Utilizou-se tambm fontes primrias, como: Lei n 12.305, de 2 de agosto de 2010, ANVISA Resoluo - RDC N. 33 e Resoluo - RDC N. 306, CONAMA Resoluo n283, de 12 de julho de 2001. Para coleta de dados internos da ASAPI, alm da consulta em documentos, foram realizadas entrevistas despadronizadas ou no estruturadas, porm focalizadas, com os funcionrios do hospital. De acordo com Marconi e Lakatos (2007), na entrevista despadronizada ou no estruturada, o entrevistado tem liberdade para desenvolver cada situao em qualquer direo que considere adequada. uma forma de poder explorar mais amplamente uma questo. Quanto aos fins, a pesquisa ser descritiva, e realiza-se um levantamento das informaes referentes ao nmero de setores e funcionrios da instituio e referente ao gerenciamento dos resduos (gerao, identificao, manuseio, segregao,

acondicionamento, armazenamento, transporte e disposio final dos referidos resduos).

Trata-se de analize dos dados obtidos e uma avaliao dos resduos gerados. Esses resultados sero apresentados na forma de um estudo de caso. Para o estudo de caso, foi selecionada a experincia da ASAPI em gerenciamento de resduos de servio de sade (RSS).

4. DESENVOLVIMENTO 4.1. Logstica Reversa


A logstica reversa, nessa era de alta tecnologia informativa, desempenha um papel fundamental e de extrema relevncia nas decises das organizaes pblicas e privadas. Leite argumenta:
Logstica Reversa a rea da Logstica Empresarial que planeja, opera e controla o fluxo, e as informaes logsticas correspondentes, do retorno dos bens de psvenda e de ps - consumo ao ciclo de negcios ou ao ciclo produtivo, atravs dos Canais de Distribuio Reversos (LEITE, 2002, p. 2).

A Logstica Reversa deve ser vista pelos gestores como o elo entre o mercado e a atividade operacional da empresa. Embasados nas informaes supracitadas, as organizaes que tm um perfil inovador, passam ento a enxergar a logstica como uma fonte de vantagem competitiva. Desta forma:
A logstica reversa adquire relevncia crescente em implementao de programas empresariais, com diferentes objetivos estratgicos, dado que os executivos modernos tm melhor conhecimento dos valores envolvidos com retorno de produtos, maior percepo da possibilidade de transformar um problema em oportunidade, seja como fonte de novos centros de lucros, como fonte de reduo de custos ou como salvaguarda da reputao empresarial. (LEITE, 2006, p. 6)

Na Figura 1 esto representados as atividades logsticas tradicionais de abastecimento e as atividades relacionadas ao sistema de logstica reversa. A etapa de Inspeo/Separao auxilia na determinao de qual processo de recuperao ser o mais adequado, tanto na reintroduo a cadeia de abastecimento tradicional quanto ao tratamento e eliminao em aterro ou incinerao.

Figura 1. Cadeia de abastecimento em circuito fechado (BARROSO & MACHADO, 2005)

De acordo com Shibao, Moori e Santos (2010, p. 4) e embasados nas informaes supracimencionadas, podemos ento resumir as atividades da logstica reversa em algumas fases bsicas, sendo elas: a) Fase onde se planeja, implanta e controla toda cadeia logstica desde o ponto de consumo ao ponto de origem; b) Fase onde se movimenta os produtos dentro da cadeia produtiva, na busca pela utilizao de todos os recursos disponveis de maneira a reduzir os custos, seja reciclando, reaproveitando ou reutilizando os resduos; d) Fase onde se recupera o valor do produto e assegura a destinao aps utilizao

4.2. Gesto de resduos slidos hospitalares


A NBR 10.004/04 define o conceito de resduos slidos como:
Resduos nos estados slido e semi-slido, que resultam de atividades de origem industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios e de varrio. Ficam includos nesta definio os lodos provenientes de sistemas de tratamento de gua, aqueles gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como determinados lquidos cujas

particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou corpos de gua, ou exijam para isso solues tcnica e economicamente inviveis em face melhor tecnologia disponvel.

De acordo com a lei n 12.305 art. 13, inciso I e II (2010), os resduos slidos so classificados quanto a orgem: resduos domiciliares, resduos de limpeza urbana, resduos slidos urbanos, resduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de servios, resduos dos servios pblicos de saneamento bsico, resduos industriais, resduos de servios de sade, dentre outros, e quanto a periculosidade: resduos perigosos e no perigosos. Camargo, Motta, Lunelli e Severo (2009, p.03) dizem que A partir dos anos 50, a lguns pases comearam a dar mais importncia para a contaminao da gua subterrnea, e conseqentemente estudos foram desenvolvidos nesse campo. Como resultado, os resduos foram classificados em duas categorias: perigosos e no perigosos. Quanto ao gerenciamento de resduos de servio de sade, defini-se como:
O conjunto de procedimentos de gesto, planejados e implementados a partir de bases cientficas e tcnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produo de resduos e proporcionar aos resduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando a proteo dos trabalhadores, a preservao da sade pblica, dos recursos naturais e do meio ambiente (Brasil, 2003).

J os resduos de servio de sade (RSS) so descritos como: aqueles provenientes de qualquer unidade que execute atividades de natureza mdico-assistencial humana ou animal; aqueles provenientes de centros de pesquisa, desenvolvimento ou experimentao na rea de farmacologia e sade [](Brasil, 2001). A coleta de RSS dirias no pas segundo registros dos IBGE (2010), chegou a 8.909 toneladas em 2008. Quanto a coleta e recibimento dos RSS, 41,5% dos municpios brasileitos que foram investigados pela PNSB Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico informou no apresentar nenhum tipo de processamento desses RSS.

5. ESTUDO DE CASO: ASAPI 5.1. Caracterizao da ASAPI

A Associao Santo Antnio dos Pobres de Itaperuna (ASAPI), entidade filantrpica mantenedora do Hospital Santo Antnio, iniciou suas atividades no setor de assistncia social em 1949. Seus administradores, visualizando a necessidade da sociedade a sua volta, inaugurou em 1994 o hospital para pacientes sob cuidados prolongados, com capacidade instalada de oitenta leitos, e em 1997 o hospital para portadores do vrus HIV com capacidade instalada de doze leitos, ampliando assim a sua rea de atendimento, passando a atuar tambm no setor de sade (ASAPI, 2012a). A ASAPI tem uma rea fsica de 3000 m e conta com 101 funcionrios contratados e 11 terceirizados. Possui onze (11) setores: ILPI Instituio de longa permanncia para idosos, Hospital para pacientes sobre cuidados prolongados, Hospital Clnico onde tambm atende pacientes portadores do vrus HIV, administrao, almoxarifado, cozinha, lavanderia, laboratrio, consultrio, fisioterapia e terapia ocupacional. A instituio possui um Plano de Gerenciamento de Resduos de Servio de Sade (PGRSS), com o objetivo de controlar todas as etapas do processo de gesto do lixo hospitalar. Na figura 2 apresentado o fluxograma do PGRSS.

Figura 2. Fluxograma do PGRSS ASAPI. Fonte: Criao prpria.

5.2. Entrevista
No ms de novembro de 2012, durante uma etapa do estudo de campo realizado na ASAPI, foram realizadas vrias entrevistas despadronizadas com os funcionrios de diversos setores da instituio, com perguntas abertas e respondidas dentro de uma conversao informal, focalizando o tema proposto nesta pesquisa. As respostas obtidas foi um dos pontos culminantes no levantamento das informaes e totalmente satisfatria para o desenvolvimento do artigo.

5.3. Gerao e identificao dos Resduos


Dentro de uma estrutura hospitalar existem vrios setores geradores de resduos, sendo necessrio identific-los e classific-los por grupos de resduos. A identificao consiste no conjunto de medidas que permite o reconhecimento dos resduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informaes ao correto manejo dos RSS, e deve atender aos parmetros referenciados na norma NBR 7.500 da ABNT (BRASIL, 2004). Os resduos so classificados por grupos na ordem em que o quadro 1 demonstra: Grupo A Infectantes. Tipo Identificao

Qumicos.

Radioativos.

Comuns.

Resduos perfuro cortantes.

RE

Resduos reciclveis (papelo, vidro, metais, outros).

ES

Resduos especficos (entulho, mveis, eletroeletrnicos, lmpadas fluorescentes e etc).


Quadro 1. Classificao dos Resduos por grupo. Fonte: Criao prpria

Pode-se observar no quadro 2 os grupos de resduos gerados em cada setor da ASAPI, conforme segue: SETORES ILPI Hospital para pacientes sobre cuidados prolongados Hospital para pascientes portadores do vrus HIV Administrao Almoxarifado Cozinha Lavanderia Consultrio Fisioterapia Terapia Ocupacional Farmcia A, B, D, E, RE D, RE D, RE D, RE B, D, RE D D D B, D TIPOS DE RESDUOS GERADOS A, B, D, E, RE A, B, D, E, RE

Quadro 2. Setores geradores de resduos e tipos de resduos gerados. Fonte: Criao prpria

Uma vez gerados e classificados, como apresentado no quadro 2, na ASAPI ela feita na etapa de armazenamento externo, quando os resduos do grupo A, B e E j acondicionados separadamente, so juntamente armazenados, identificados como lixo hospitalar e pas-

sando ento pelo processo de pesagem. O lixo do grupo D subdividido em lixo orgnico e lixo seco, sendo pesados separadamente. A instituio ainda no possui um sistema de reciclagem, sendo um tema proposto para um prximo estudo. Para controlar o fluxo dos RSS necessrio quantificar a sua gerao. No caso da ASAPI os RSS so segmentados em: Hospitalar (Tipos: A, B e E) e Comum (subdividido em Orgnico e Seco). Segue na tabela 2 os dados referentes a quantificao dos resduos gerados: Quantidade de resduos gerados Unidade de medida Lixo Hospitalar Medido (dia) Estimado (dia) Medido (semana) Estimado (semana) Medido (Ms) Estimado (Ms) KG KG KG KG KG KG 4 5 28 35 120 150

RESDUOS

Lixo Orgnico 35 45 245 315 1050 1350

Lixo Seco 15 20 105 140 450 600

Quadro 3. Quantidade resduos medidos e estimados. Fonte: ASAPI (2012b).

Durante a visita foi observado que as lixeiras para os resduos biolgicos esto adequadamente identificadas e com tampa acionadas por pedais, os recipientes em nmero suficientes para o armazenamento, isto demonstra a eficincia do PGRSS desenvolvido pela instituio. 90/

5.4. Manuseio e Segregao dos Resduos


De acordo com o Ministrio da Sade (2006), a segregao uma das operaes fundamentais para permitir o cumprimento dos objetivos de um sistema eficiente de manuseio

de resduos e consiste em separar ou selecionar apropriadamente os resduos segundo a classificao adotada. Essa operao deve ser realizada no local onde os RSS so gerados e no momento da gerao, o que resulta na reduo do volume de resduos com potencial de risco e na incidncia de acidentes ocupacionais. Os profissionais da ASAPI so treinados e capacitados, sendo capazes de desenvolver o PGRSS com eficincia em todas as suas etapas (ASAPI, 2012c). No processo de segregao, aps a gerao, os resduos so selecionados conforme sua classificao e acondicionados nos seus devidos recipientes.

5.5. Acondicionamento e Armazenamento dos Resduos


O processo de acondicionamento consiste no ato de embalar os resduos segregados, em sacos ou recipientes que evitem vazamentos e resistam s aes de punctura e ruptura. A capacidade dos recipientes de acondicionamento deve ser compatvel com a gerao diria de cada tipo de resduo (BRASIL: 2004). O armazenamento externo Consiste na guarda dos recipientes de resduos at a re alizao da etapa de coleta externa, em ambiente exclusivo com acesso facilitado para os veculos coletores (BRASIL: 2004). O acondicionamento e armazenamento feito pela ASAPI se assemelham a um PGRSS divulgado pelo Governo de Paran (2012), seguindo os critrios abaixo citados: GRUPO A: Resduos Infectantes - So acondicionados em sacos plsticos, de

cor branca leitosa e vermelho, impermeveis e resistentes, com identificao de resduo infectante. GRUPO B: Resduos Qumicos - So acondicionados em recipiente rgido e es-

tanque, compatvel com as caractersticas fsico-qumicas do resduo, identificando de forma visvel com o nome do contedo e suas principais caractersticas. GRUPO D: Resduos Comuns - So acondicionados em sacos pretos resisten-

tes de modo a evitar derramamento durante o manuseio.

GRUPO E: Resduos Perfurantes ou escarificantes - Os resduos perfurantes e

cortantes do Grupo A so acondicionados e armazenados em caixas, devidamente identificados com a simbologia de resduo infectante e perfurocortante. GRUPO RE: Resduos Reciclveis (papelo, vidro, metais, outros) - Os res-

duos comuns reciclveis (papel, papelo, plstico e vidro) ainda no so separados e destinados reciclagem.

5.6. Coleta e Transporte Externos


Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA) argumenta sobre a coleta e transporte externos:
Consistem na remoo dos RSS do abrigo de resduos (armazenamento externo) at a unidade de tratamento ou disposio final, utilizando-se tcnicas que garantam a preservao das condies de acondicionamento e a integridade dos trabalhadores, da populao e do meio ambiente, devendo estar de acordo com as orientaes dos rgos de limpeza urbana (Brasil 2004).

A empresa responsvel pela coleta e transporte dos resduos gerados na ASAPI, at sua destinao final, devidamente licenciada pelo rgo ambiental. A instituio mantem uma ficha para cada grupo de resduos que identifique o responsvel pelo transporte, a freqncia da coleta e o destino final. No quadro 4 esto descritos as frequncias das coletas efetuadas na ASAPI: Frequncia de coletas Tipo Hospitalar Comum X Diariamente Dias Alternados X

Quadro 4. Frequncia de coletas. Fonte: ASAPI (2012d)

5.7. Disposio Final dos Resduos


Existem diversas tcnicas para disposio final dos Resduos slidos. Segundo Gonzlez e Petris (2007, p. 7-8) as tcnicas mais utilizadas para a disposio final dos resduos so os aterros sanitrios e as valas spticas; sendo asseguradas as condies de proteo ao meio ambiente e sade pblica previstas na legislao. Entretanto, quando se refere aos Resduos Slidos de Sade (RSS), objeto de nosso estudo, existe legislao especfica determinando a forma de disposio final de cada tipo de resduo. E as empresas responsveis por essa etapa do processo de gerenciamento de RSS devem segui-las e os rgos pblicos de vigilncia sanitria so responsveis por fiscalizar. A ASAPI contratou uma empresa, devidamente cadastradas nos rgos de vigilncia sanitria, para realizar tanto as etapas de disposio final quanto de coleta e armazenamento dos RSS. Esta empresa tem a responsabilidade de seguir todas as exigncias legais e semanamente entrega administrao do Hospital relatrio especificando o destino dos resduos coletados. Aps avaliar a situao atual dos resduos slidos gerados na ASAPI, pode-se aplicar os conceitos da Logstica Reversa para identificar oportunidades de melhorias do processo e assim alcanar vantagem competitivas. Pois, apesar de seguir todas as exigncias legais exitem oportunidades de melhoria no processo de classificao dos resduos, que nas ltimas coletas no apresentou nenhuma quantidade de lixo reciclvel, uma grande oportunidade de gero de recursos financeiros.

6. CONSIDERAES FINAIS
A logstica reversa desempenha um papel fundamental e de extrema relevncia nas decises das organizaes pblicas e privadas. Dentro do contexto da ASAPI, ela poder contribuir com a reduo de matrias que teriam sua destinao e descarte irregular e que estariam impactando o meio ambiente de forma negativa. Ao se conhecer o real valor do gerenciamento dos RSS gerados no hospital e sua relao com os contextos socioambiental e de segurana de todos os envolvidos nos servios

prestados, o gestor hospitalar ter informaes para resolver os potenciais problemas e assim buscar vantagens competitivas no setor. Diante das informaes supracitadas, possvel afirmar que a logstica reversa aplicada no gerenciamento dos RSS de fundamental importncia para as organizaes empresariais. Aplicando seus conceitos no gerenciamento dos RSS, os hospitais tero uma ferramenta estratgica para gesto desses resduos, podendo adquirir vantagens competitivas e at novos recursos financeiros.

REFERNCIAS
ASAPI. Documentos de procedimentos internos: planejamento estratgico hospitalar. Itaperuna. Acesso em: 07 de novembro de 2012a. ASAPI. Documentos de procedimentos internos: plano de gerenciamento de resduos de servio de sade. Itaperuna. Acesso em: 07 de novembro de 2012b. ASAPI. Documentos de procedimentos internos: livro de registro de treinamento. Itaperuna. Acesso em: 07 de novembro de 2012c. ASAPI. Documentos de procedimentos internos: Documentao de Coleta e Transporte Externo de RSS. Itaperuna. Acesso em: 07 de novembro de 2012d. BARROSO, A.P.; MACHADO, V.H. A gesto logstica dos resduos em Portugal. Investigao Operacional, v. 25, p. 179-194, 2005. BRASIL, Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), Resoluo - RDC N. 33, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2003. Dispe sobre o Regulamento Tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade. Disponvel em: <http://www.saude.gov.br>. Acesso em: 07 de novembro de 2012. BRASIL, Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), Resoluo - RDC N. 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004. Dispe sobre o Regulamento Tcnico para o gerenciamento de resduos de servios de sade. Disponvel em: <http://www.saude.gov.br>. Acesso em: 07 de novembro de 2012.

BRASIL, Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resoluo n283, de 12 de julho de 2001. Dispe sobre o tratamento e a destinao final dos resduos dos servios de sade. Disponvel em: <http://www.mma.gov.br>. Acesso em: 07 de novembro de 2012. BRASIL. Lei n 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Poltica Nacional de Resduos Slidos; altera a Lei n 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm>. Acesso em: 07 de novembro de 2012. CAMARGO, M. E; MOTTA, M. E. V; LUNELLI, M. O; SEVERO, E. A. Resduos Slidos de Servio de Sade: Um Estudo Sobre o Gerenciamento. Revista Scientia Plena, v.5, n.7, p.03, jul. 2009. CARRERA, Marcelo Alves. A logstica empresarial vista como estratgia competitiva : um estudo de caso sobre a logistsca reversa da DHL. 2008. 109 f. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Administrao) - CESD Centro de Ensino Superior de Dracena, So Paulo, 2008. COMISSO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Nosso Futuro Comum. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getlio Vargas, 1991. DIAS, S. M. F. Avaliao de Programas de Educao Ambiental voltados para o gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos. So Paulo, 2003. [Tese de Doutorado da Faculdade de Sade Pblica da USP] GONZLEZ, Alberto Durn; PETRIS Airton Jos. Reviso sobre resduos de servio de sade: proposta de um plano de gerenciamento para farmcia. Revista Espao para a Sade, Londrina, v.8, n.2, p.01-10, jun.2007. GOVERNO DO PARAN. Plano simplificado de gerenciamento de resduos de servios da sade para mnimos geradores. 13 f. GOVERNO DO PARAN. Disponvel em <http://www.meioambiente.pr.gov.br> Acesso em: 19 de novembro de 2012. IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (2010). Pesquisa Nacional de Saneamento Bsico ano 2008. Disponvel em < http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/c ondicaodevida/pnsb2008/default.shtm>. Acesso em 19 de novembro de 2012.

LEITE, Paulo Roberto. Logstica reversa: Nova rea da logstica empresarial. Revista Tecnologstica, So Paulo, Edit. Publicare, p. 2, maio 2002. LEITE, Paulo Roberto. Da logstica empresarial logstica reversa. Revista Banas Qualidade, So Paulo, p.5,6 julh. 2006. Disponvel em: <http://meusite.mackenzie.com.br/leitepr/.>
Acesso em: 07 nov. 2012.

MARCONI,

Marina

de

Andrade;

LAKATOS,

Eva

Maria. Tcnicas de pesqui-

sa: planejamento e execuo de pesquisas, amostragens e tcnicas de pesquisas, elaborao, anlise e interpretao de dados. 6. ed. 3. reimpr. So Paulo: Atlas, 2007. MINISTRIO DA SADE. Manual de gerenciamento de resduos de servio de sade . Braslia: Ministrio da Sade, 2006. POLIGNAMO, M. V. Histria das polticas pblicas de sade no Brasil: Uma pequena reviso. In: CURY, G. E. et al. Cadernos do Internato Rural. Depto de Medicina Preventiva e Social. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. BH. 2000. SHIBAO, F. Y.; MOORI, R. G.; SANTOS, M. R. A logstica reversa e a sustentabilidade empresarial. In: XIII SEMEAD Seminrios em Administrao. 2010, So Paulo. Anais. So Paulo: FEA-USP, 2010. p.4.

Das könnte Ihnen auch gefallen