Sie sind auf Seite 1von 15

Captulo 1 Concepes e formas de conhecimento

Habilidades

Este captulo foi elaborado para propiciar ao aluno o desenvolvimento das habilidades de compreenso do conceito de conhecimento, observando as distines das formas de conhecimento e a identificao das principais caractersticas do conhecimento do senso comum, artstico, religioso, filosfico e cientfico.

Seces de estudo

Seo 1: A origem do conhecimento Seo 2: Tipos de conhecimento

Captulo 1

Seo 1 A origem do conhecimento


A palavra conhecimento tem sua origem no latim, cognitio, e pressupe, necessariamente, a existncia de uma relao entre dois polos: de um lado o sujeito e de outro o objeto.
Figura 1.1 Relao sujeito-objeto

Fonte: Elaborao dos autores.

Na relao sujeito-objeto, o sujeito aquele que possui capacidade cognitiva, isto , capacidade de conhecer. O objeto aquilo que se manifesta conscincia do sujeito, que apreendido e transformado em conceito.
Isso equivale a dizer que o conhecimento o ato, o processo pelo qual o sujeito se coloca no mundo e, com ele, estabelece uma ligao. Por outro lado, o mundo o que torna possvel o conhecimento ao se oferecer a um sujeito apto a conhec-lo. (ARANHA; MARTINS, 1999, p.48).

Temos que levar em considerao que todas as formas de conhecimento coexistem. Podemos pensar um fenmeno por meio de matrizes de compreenso, como o conhecimento do senso comum, filosfico, religioso, artstico e cientfico. Com suas peculiaridades, aproximaes e diferenas, aparecem diferentes maneiras de o sujeito conhecer. E conhecer, segundo Costa (2001, p. 4, grifo do autor) mais do que ter na memria um conjunto de informaes: conseguir fazer com que essas informaes transformem-se em prtica e sejam teis sob a perspectiva pessoal, profissional, social ou poltica. Todas as pessoas julgam conhecer algo e, de fato, podemos dizer que o ser humano naturalmente busca conhecer o mundo a sua volta, pois essa uma condio para manter-se vivo. Algumas vezes, dirigimos nossas perguntas ao mundo, outras vezes ao prprio fenmeno do conhecimento. Isso inclui o homem e o mundo na mesma dimenso e, ento, temos uma viso mais complexa da realidade e a compreenso de ns mesmos como sujeitos ativos na produo do conhecimento.

10

Teoria do conhecimento Num sentido geral, podemos dizer que conhecimento o que permite aos seres vivos manterem-se vivos. Nesse caso, uma planta sabe que deve virar sua folhagem em direo luz, assim como um cavalo sabe que determinado solo no seguro para caminhar, e um homem sabe que, se jogar um objeto acima de sua cabea, poder, quando em queda, atingi-lo. Porm, num sentido exato, no seramos capazes de definir, to brevemente, o que o conhecimento. Para Luckesi e outros (2003, p. 137-138), existem duas maneiras de o sujeito se apropriar do conhecimento. A primeira consiste na apropriao direta da realidade sem a mediao de outra pessoa ou de algum outro meio. Nesse caso, o sujeito opera com e sobre a realidade. A segunda ocorre de forma indireta, na qual a compreenso se d por intermdio de um conhecimento j produzido por outra pessoa ou por meio de smbolos orais, grficos, mmicos, pictricos etc.

1.1 Distino entre o conhecimento humano e o de outros animais


Ao contrrio do que acontece com outros animais, nos seres humanos existe uma clara diferena entre os dados percebidos no meio ambiente e as respostas expressadas como reao. A diferena se deve ao fato de que, alm do comportamento instintivo, exclusivamente reativo, o ser humano tem um comportamento reflexivo. Antes de manifestar uma reao, o homem faz uma pausa e reflete. Imagina, idealiza e conceitua aquilo que apreende do mundo e depois capaz de reconhec-lo e identific-lo. O ser humano atribui significado s coisas do mundo fsico, s imagens mentais que ele mesmo constitui e aos sentimentos que experimenta. O desenvolvimento dessa capacidade de reflexo permitiu a ele agir baseado em uma vontade consciente e no mais somente nos instintos. Acredita-se que, em perodos remotos, o conhecimento humano respondia exclusivamente necessidade de sobrevivncia. Porm, por razes ainda no completamente elucidadas, ele foi alm das solicitaes imediatas, enquanto ser biolgico, e passou a procurar respostas, por uma necessidade de compreenso e ordenao do mundo. A manifestao definitiva desse pensamento ordenador se deu com a criao de um sistema simblico especfico que chamamos de linguagem, capaz de representar a realidade, expressar o pensamento e comunic-lo aos outros. Perceba que o ser humano ordena e d significado ao mundo e isso inclui comunic-lo. Disso depende a consolidao e validao do conhecimento, a existncia da sociedade etc.

11

Captulo 1 Nesse sentido, difundida a tese de que existe certa correspondncia entre a linguagem e a complexidade das operaes mentais que um ser humano capaz de executar. A capacidade humana de operar com elementos e situaes abstratas est ligada a uma linguagem apropriada para transmitir raciocnios, de modo que, quanto mais complexo o sistema de comunicao, mais complexo o pensamento e o conhecimento humano. No decorrer da histria da humanidade, desenvolveram-se e tornaram-se cada vez mais complexos os meios de comunicao e de socializao do conhecimento. O conhecimento depende do carter coletivo, depende do outro. Ora, dizer ao outro o que se sabe fundamental para a compreenso do meio ambiente e de si prprio. Esse dizer do homem no tem a funo exclusiva de representar o mundo, mas tambm recria a realidade, medida que no somente reproduz o que apreende, tambm abstrai, interpreta e humaniza a realidade. Por se tratar de um animal capaz de refletir sobre si mesmo, de ser autoconsciente, o ser humano produziu inmeros tipos de conhecimento, alm de ver a si como sujeito cognoscente, ou seja, como um ser que capaz de conhecer. Agora que voc acompanhou essas consideraes preliminares sobre o conhecimento, veja como Abbagnano (2000) o define: Conhecimento encontra-se definido como um procedimento operacional, uma tcnica de verificao de um objeto qualquer, isto , qualquer procedimento que torne possvel a descrio, o clculo ou a previso controlvel de um objeto; e por objeto h de entender-se qualquer entidade, fato, coisa, realidade ou propriedade, que possa ser submetido a um tal procedimento. A relao cognitiva uma identidade ou semelhana,e a operao cognitiva um procedimento de identificao com o objeto ou uma sua reproduo. A relao cognitiva uma apresentao do objeto e a operao cognitiva um processo de transcendncia. Bem, na definio citada, permeiam vrias questes importantes da Teoria do Conhecimento. Entre as suscitadas, destacamos duas fundamentais: a relao entre o sujeito e o objeto do conhecimento; a diferenciao entre o conhecimento emprico e o conhecimento abstrato. Acompanhe, na sequncia, explicaes sobre cada uma destas questes.

12

Teoria do conhecimento 1.1.1 Relao entre o sujeito e o objeto do conhecimento Retomamos aqui o que foi rapidamente explicado no incio deste captulo. possvel definir o conhecimento como algo que emerge da interao entre o sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se d a conhecer. Nesse caso, o conhecimento pode ser identificado como processo ou como resultado da apreenso do objeto pelo sujeito. O objeto no entendido, aqui, exclusivamente como sendo fsico, mas no sentido de objeto do conhecimento, que inclui coisas e fenmenos fsicos e mentais, mesmo tudo aquilo que se d a conhecer. Essas operaes so entendidas como aes internas do sujeito cognoscente, organizadas e coordenadas para fazer combinaes, juntar e separar ideias, conceitos, imagens etc. Entre as operaes mentais temos a abstrao, a anlise, a comparao, a classificao, a memorizao, a imaginao etc. Conforme Ferrater Mora (1994), a fenomenologia um mtodo de investigao contemporneo que prope descrever a realidade como ela se apresenta. Para a fenomenologia nada deve ser pressuposto: nem o mundo natural, nem o senso comum, nem as proposies da cincia, nem as experincias psquicas. Deve-se colocar antes de toda crena e de todo julgamento o simplesmente dado. Ao apreender o objeto, o sujeito cognoscente forma uma imagem mental que, at certo ponto, reproduz as caractersticas e propriedades do objeto. a partir dessa imagem que as operaes mentais interpretam e do significado ao que apreendido, ou seja, desenvolvem o conhecimento. A princpio, pode parecer que o sujeito exerce um papel exclusivamente ativo na apreenso do conhecimento, contra um papel passivo do objeto apreendido, e que ambos, sujeito e objeto, so seres independentes. Ora, tais papis no so to bem definveis assim. Os sujeitos interagem no processo de construo do conhecimento e sofrem passivamente a interferncia do ambiente cultural, do mundo do trabalho, do cotidiano etc. A prpria linguagem envolvida nas informaes e na socializao do conhecimento se torna relevante para esse processo. Alm disso, o sujeito apreende o objeto e lhe atribui um significado, mas inegvel que esse conhecimento tambm modifica o prprio sujeito. A relao entre o sujeito e o objeto do conhecimento um tema de discusso tpico da T eoria do Conhecimento. Correntes filosficas como a fenomenologia defendem que sujeito e objeto so distintos - visto que o sujeito somente pode apreender o que est fora de si - mas esses so to interligados no ato de conhecer que no faz sentido trat-los como entes independentes.

13

Captulo 1 Para a fenomenologia, o sujeito que conhece tem uma intencionalidade que interfere na apreenso e no entendimento do objeto. Esse entendimento, por sua vez, pode modificar-se e adquirir outro significado em relao a outros objetos do contexto. Existem outras peculiaridades relativas ao sujeito e ao objeto do conhecimento, em que algumas vezes o objeto do conhecimento o prprio sujeito que conhece; em outras, o objeto do conhecimento uma ideia forjada pela mente do sujeito cognoscente de algo que no existe, tal como a ideia de um cavalo alado. Ainda, a distino entre o sujeito e o objeto permite estabelecer um parmetro de objetividade em que, quanto mais distncia houver entre o sujeito e o objeto, mais objetivo e universal, pode-se dizer, que o conhecimento; e quanto mais prximo um estiver do outro, mais comprometida fica essa objetividade, pois mais subjetivo ser o conhecimento emergido dessa interao. A objetividade uma caracterstica daquele conhecimento que no depende dos pontos de vista particulares, mas do consenso entre especialistas. No caso do conhecimento cientfico, a instituio conhecida como comunidade cientfica cerca-se de regras, mtodos e instrumentos que buscam garantir a validade universal do conhecimento em questo. Principalmente pela utilizao da linguagem matemtica, tanto na formulao quanto na comunicao das suas teorias, a cincia busca evitar equvocos ou duplas interpretaes. Alm disso, as condies em que as experimentaes cientficas so realizadas no dependem da escolha dos cientistas, no so acidentais ou variadas, de acordo com a experincia de vida de cada pessoa, mas so determinadas pela comunidade cientfica, seguem procedimentos preestabelecidos. T udo isso faz com que o conhecimento cientfico sobre o objeto estudado seja o mais fiel possvel ao prprio objeto, de acordo com o jeito que ele existe e no do jeito que um ou outro cientista julga que ele , ou seja, tudo isso faz com que o conhecimento cientfico seja objetivo. Sendo assim, para finalizar esta seo, segundo Costa (2001, p. 4), conhecer apropriar-se mentalmente de algo. Um resultado de uma busca de conhecimento, que no basta acumular informaes e experincias, mas o mais importante saber a maneira como essas sero aplicadas. A seguir voc conhecer os tipos de conhecimento, cada qual com suas caractersticas.

14

Teoria do conhecimento

Seo 2 Tipos de conhecimento


No cotidiano, comum ouvir as pessoas afirmarem que conhecem coisas. O mecnico diz que conhece o carro. A me diz que conhece o filho. O advogado conhece a questo. O mendigo conhece a praa. O treinador conhece o time. O matemtico conhece a frmula etc. Nas situaes citadas, o conhecimento tem significado diverso e, ao mesmo tempo, mantm algo em comum, visto que todos os sujeitos afirmam conhecer. O conhecimento pode ocorrer de diversas formas, isso significa dizer que um nico objeto pode ser entendido luz de diversos ngulos e aspectos. Estamos nos referindo aos tipos de conhecimento: senso comum, filosfico, religioso, artstico e cientfico. Para facilitar a compreenso deste assunto, considere, como exemplo, o problema da justia.

Voc j imaginou de quantas formas possvel compreender este fenmeno to antigo na histria da humanidade? Esse problema pode ser entendido luz do senso comum, da Religio, da Arte, da Filosofia e da Cincia. Voc j imaginou as solues que os referidos tipos de conhecimento apresentariam para esse problema? Observe a figura:
Figura 1.2 Tipos de conhecimento

Fonte: Elaborao dos autores.

15

Captulo 1

2.1 O conhecimento popular ou do senso comum


O conhecimento popular ou do senso comum [...] aquele que no surge do estudo sistemtico da realidade a partir de um mtodo especfico, mas provm do viver e aprender, da experincia de vida (RAUEN, 1999, p. 8). Por isso, por meio desse tipo de conhecimento, no conseguimos explicar adequadamente um fenmeno, no se constituindo em uma teoria.
Forma de conhecimento que provm da experincia cotidiana, do senso comum. Considerada a primeira forma de conhecimento, gerada basicamente pela interao do ser humano com o mundo e fundamentada na experincia individual. uma forma de conhecimento assistemtica e a-metdica. (APPOLINRIO, 2004, p. 52).

Consiste na ao pela ao, sem ideias comprovadas, que no permitem o estudo ou a investigao sobre um determinado fenmeno. Ento, o seu contedo se forma a partir da experincia que se vivencia no dia a dia.
Todos ns sabemos muitas coisas que nos ajudam em nosso dia a dia e que funcionam bem na prtica. Nas zonas rurais, muitas pessoas, mesmo sem nunca ter frequentado uma escola, sabem a poca certa de plantar e de colher. Esse conjunto de crenas e opinies, essencialmente de carter prtico, uma vez que procura resolver problemas cotidianos, forma o que se costuma chamar de conhecimento comum ou senso comum. (GEWANDSZNAJDER, 1989, p. 186).

O conhecimento popular, como no busca, profundamente, as razes da realidade, como no suporta a dvida permanente e como est vinculado cultura e a prticas antigas, passadas de gerao em gerao, s vezes incorpora explicaes religiosas ou mticas. Observe, porm, que o conhecimento popular, do senso comum, est alinhado com um sentido pragmtico, uma utilidade habitual. Kche (1997, p. 23-27) apresenta as seguintes caractersticas para o senso comum: resolve problemas imediatos (vivencial); elaborado de forma espontnea e instintiva (ametdico); subjetivo (fragmentado) e inseguro; linguagem vaga e baixo poder de crtica; impossibilita a realizao de experimentos controlados; as verdades apresentam certa durabilidade e estabilidade (crena); dogmtico (crenas arbitrrias); no apresenta limites de validade. Alm das caractersticas mencionadas, possvel afirmar tambm que o conhecimento do senso comum sensitivo.

16

Teoria do conhecimento Em muitas situaes, prprias desse tipo de conhecimento, observamos o abandono da razo e um apego quilo que captado apenas pelos rgos sensoriais: viso, audio, olfato, paladar e tato. Voc, por exemplo, tem a sensao de que a Terra est parada e no em movimento? Voc v que o cu azul? Pois bem, para entender que a Terra no est parada e que o azul do cu apenas uma iluso de tica, necessrio muito mais do que os rgos sensoriais (viso, audio). Nesse caso, precisamos do uso da razo. O senso comum representa um conhecimento sensitivo e aparente, porque se apega aparncia dos fatos e no sua essncia. Para Laville e Dionne (apud RAUEN, 2002, p. 23), as fontes do conhecimento popular ou do senso comum so a intuio e a tradio. A intuio a percepo imediata que dispensa o uso da razo, e a tradio ocorre quando, uma vez reconhecida a pertinncia de um saber, organizam-se meios sociais de manuteno e de difuso desse conhecimento, tornando-se uma marca visvel na formao da identidade cultural de uma comunidade. Contudo, no se pode dizer de maneira alguma que o conhecimento do senso comum possa ser considerado como de qualidade inferior aos demais conhecimentos, pois em muitas ocasies de nossas vidas ele funciona socialmente, como no caso do manuseio do ch caseiro ou das ervas medicinais, a partir do conhecimento adquirido por certas pessoas de seus pais ou avs, passando a se tornar uma sabedoria proveniente da cultura popular. A ideia de sabedoria, em muitas culturas, est ligada figura do ancio pelo fato de ele ter vivido muito tempo e ter acumulado muito conhecimento.

2.2 O conhecimento religioso ou teolgico


O conhecimento religioso ou teolgico tem base na f e na crena, ou seja, na aceitao de princpios dogmticos, que podemos entender como irrefutveis e indiscutveis. Isto , a forma de conhecimento religioso fundamenta-se na f das pessoas, partindo do [...] princpio de que as verdades nas quais [se] acredita so infalveis ou indiscutveis, pois se tratam de revelaes da divindade, tendo a viso do mundo interpretada como resultante da criao divina, sem questionamentos (OLIVEIRA NETTO, 2005, p. 5). O conhecimento religioso apoia-se em seres divinos que revelam aos homens proposies sagradas, dogmticas e inquestionveis. Essas verdades reveladas so aceitas como lei, no pela sua veracidade emprica ou validade lgica, mas pela autoridade de quem as revela, por isso mesmo, no necessrio comprovlas, mas apenas aceit-las pela f.

17

Captulo 1 Assim, essas verdades so em geral tidas como definitivas, e no permitem reviso mediante a reflexo ou a experincia. Nesse sentido, podemos classificar sob este ttulo os conhecimentos ditos msticos ou espirituais. (MTTAR NETO, 2002, p. 3). Sua matria de estudo Deus, como ser que existe independente e o qual detm no as potencialidades, mas a ao do perfeito. Portanto, neste tipo de conhecimento h a necessidade da [...] reflexo sobre a essncia e a existncia naquilo que elas tm como causa primeira e ltima de toda a vida. (BARROS; LEHFELD, 1986, p. 52). Para Chau (2005, p. 138), a percepo da realidade exterior como algo independente da ao humana nos conduz crena em poderes superiores ao humano e busca de meios para nos comunicar com eles. Nasce assim, a crena na(s) divindade(s).

Sendo assim, reflita: Para o conhecimento religioso, a verdadeira justia produzida pelos homens ou pela divindade? A justia, pensada nessa perspectiva, no seria a realizao do projeto de Deus?

Reflita sobre essa questo e descubra situaes as quais voc conhece ou que estejam presentes na sua comunidade e que expressem a forma do conhecimento religioso, definir ou se posicionar frente questo da justia. Voc refletiu sobre a situao anterior? Observe ao seu redor. Ser importante para compreender melhor o assunto tratado neste captulo. Continue seu estudo, passando a conhecer sobre o conhecimen to artstico.

2.3 O conhecimento artstico


O conhecimento artstico baseado na intuio, que produz emoes, tendo por objetivo maior manifestar o sentimento e no o pensamento. Sendo assim, para Oliveira Netto (2005, p. 5), a preocupao do artista no com o tema, mas com o modo de trat-lo, configurando-se, necessariamente, em uma interpretao marcada pela sensibilidade. O conhecimento artstico uma forma de conhecimento que transmite informaes de natureza emocional, cuja referncia a esttica. Baseia-se na interpretao subjetiva produzida pelo artista e pelo intrprete. Para Heerdt e Leonel (2006, p. 30):

18

Teoria do conhecimento
[...] a arte combina habilidade desenvolvida no trabalho (prtica) com a imaginao (criao). Qualquer que seja sua forma de expresso, cada obra de arte sempre perceptvel com identidade prpria, dando-lhe tambm componentes de manifestao dos sentimentos humanos, tais como: emoo, revolta, alegria, esperana.

Nesse sentido, qual a viso artstica ou esttica sobre a questo da justia? Voc pensa que a poesia, a msica, as obras de arte podem apresentar expresses de justia ou de injustia vividas pelo homem?

Reflita sobre essa questo e descubra situaes as quais voc conhece ou que expressem a forma do conhecimento artstico, definir ou se posicionar frente questo da justia.

2.4 O conhecimento filosfico


A palavra filosofia vem do grego e formada pelas palavras Philo, que significa amigo e sophia, sabedoria. Portanto, filosofia significa, em sua etimologia, amigo da sabedoria. Segundo Appolinrio (2004, p. 52, grifo do autor),
[...] forma de conhecimento caracterizada pela reflexo racional [...] e pelo foco na lgica interna, ou seja, pela coerncia dos conceitos articulados em sua formulao, todavia prescindindo de verificao emprica (o que a diferencia do conhecimento cientfico, por exemplo).

A origem da Filosofia, na histria do pensamento humano, do sculo VI a.C., o qual foi marcado por uma grande ruptura histrica: a passagem do mito para a razo. Nesse perodo, houve uma grande modificao na forma de expressar a linguagem escrita, que passou do verso para a prosa. O verso representava o perodo anterior ao sculo VI a.C. e era a forma de transmitir o conhecimento mtico, produzido, principalmente, pelas experincias, narrativas e pelos relatos de Homero e Hesodo. Com a origem da Filosofia, no chamado milagre grego, houve a passagem da conscincia mtica para a conscincia racional ou filosfica e a linguagem escrita passou a representar a forma de manifestao da razo. A origem da palavra razo est em duas fontes: ratio (latim) e logos (grego). Ambas apresentam o mesmo significado: contar, calcular, juntar, separar.

19

Captulo 1
[...] logos, ratio ou razo significam pensar e falar ordenadamente, com medida e proporo, com clareza e de modo compreensvel para outros. Assim, na origem, razo a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como so. (CHAU, 2002, p. 59, grifo nosso).

Esse tipo de conhecimento surgiu em nossa sociedade para superar ou se opor a quatro atitudes mentais: conhecimento ilusrio (conhecimento das aparncias das coisas); emoes (sentimentos e paixes cegas e desordenadas); crena religiosa (supremacia da crena em relao inteligncia humana); xtase mstico (rompimento do estado consciente). (CHAU, 2002, p. 59-60). Refletir ou conceber o mundo luz do conhecimento filosfico significa, antes de tudo, usar o poder da razo para pensar e falar ordenadamente sobre as coisas. Assim, a reflexo filosfica radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta. Radical porque vai s razes do problema, rigorosa porque sistemtica, metdica e planejada, e de conjunto porque analisa o problema em todos os seus ngulos e aspectos. (ARANHA; MARTINS, 1999). Do mesmo modo, possvel afirmar que o conhecimento filosfico constri uma forma especulativa de ver o mundo. Especulao, de especulum que significa espelho, um saber elaborado, a partir do exerccio do pensamento, sem o uso de qualquer objeto que no o prprio pensamento. (RAUEN, 1999, p. 23). Por isso, um dos papis mais significativos desse tipo de conhecimento para o homem o de desestabilizar o que est posto, no sentido de demonstrar que as coisas no esto prontas e acabadas, tornando o nosso pensamento falvel e supervel medida que vamos conhecendo novos horizontes. O conhecimento filosfico no verificvel, da no se pautar na experincia sensorial e por isso a utilizao da razo uma forma de bloquear a interferncia dos sentimentos no ato de conhecer determinada coisa.
Sendo assim, a prtica do conhecimento filosfico torna-se cada vez mais necessria em nosso cotidiano e meio acadmico, pois nos estimula e motiva reflexo mais crtica sobre a nossa vida, a sociedade e o mundo em que vivemos.

Enfim, como a Filosofia aborda a questo da justia? No difcil pressupor que se a Filosofia faz uma reflexo radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas da realidade far tambm a mesma reflexo (radical, rigorosa e de conjunto) sobre o problema da justia. O filsofo, ou qualquer pessoa que se prope a pensar sobre o assunto, far especulaes racionais, procurando apontar os seguintes questionamentos: a justia justa? A quem serve a justia? Por que a justia mais severa para uns e mais branda para outros?

20

Teoria do conhecimento
E voc, como pensa, filosoficamente, o problema da justia?

Reflita sobre essa questo. Ser um bom exerccio para que voc compreenda melhor sobre o conhecimento filosfico. E agora, para encerrar este captulo de estudo, conhea mais detalhes sobre o co nhecimento cientfico, to enfatizado em nossa realidade acadmica.

2.5 O conhecimento cientfico


Como voc j estudou nas sees anteriores, cada tipo de conhecimento tem caractersticas prprias e um modo bem particular de compreender os fatos, os fenmenos, as situaes ou as coisas. Com o conhecimento cientfico tambm no diferente. Dos apresentados at o momento, o conhecimento cientfico considerado o mais recente. A cincia, da forma como entendida hoje, uma inveno do mundo moderno. Kepler, Coprnico, Bacon, Descartes, Galileu, Newton, entre outros, foram os grandes expoentes que, no final da Idade Mdia e durante a Idade Moderna, criaram as bases do conhecimento cientfico. Para Kche (1997, p. 17),
o conhecimento cientfico surge no apenas da necessidade de encontrar solues para os problemas de ordem prtica da vida diria, caracterstica esta do conhecimento ordinrio, mas do desejo de fornecer explicaes sistemticas que possam ser testadas e criticadas atravs de provas empricas que o conhecimento que advm dos sentidos ou da experincia sensvel.

Observe que, [...] o conhecimento cientfico real no sentido que se prende aos fatos e contingente porque se pauta, alm da racionalidade, pela experincia e pela verificabilidade [das coisas]. (RAUEN, 2002, p. 22). Geralmente, ele se verifica na prtica, pela demonstrao ou pela experimentao, dependendo da rea de estudo em que esteja inserido: seja nas reas sociais e humanas ou nas exatas e biolgicas, por exemplo. Para Silva (2005, p. 22),
o conhecimento cientfico alcanado atravs da cincia, porque a cincia est buscando constantemente explicaes e solues, revisando e avaliando os seus resultados, com uma clara conscincia de que est sujeita a falhas e que tem limitaes. A cincia um processo de construo, ela est sempre se renovando e se reavaliando.

21

Captulo 1 Sendo assim, o conhecimento no se d de forma absoluta, pesquisando no s o fenmeno, mas tambm as suas causas e suas leis.

E ento, voc est lembrado do problema apresentado no incio desta seo de estudo para exemplificar os tipos de conhecimento? Pois bem, com base nas informaes apresentadas sobre o conhecimento cientfico, como voc analisa o problema da justia? Quais so as bases conceituais, no mbito do conhecimento cientfico, para fundamentar de forma metdica, racional e sistemtica essa questo?

Se voc ainda no formalizou uma ideia consistente ou convincente sobre a viso da justia sob o prisma do conhecimento cientfico, no seja impaciente, pois no decorrer do prximo captulo sero apresentadas outras caractersticas desse tipo de conhecimento, alm de estabelecer uma relao entre cincia, tecnologia e arte, de resgatar elementos de definio e classificao das cincias.

2.6 Consideraes finais


Neste captulo, voc estudou a origem e o conceito de conhecimento. A palavra conhecimento vem do latim (cognitio) e resulta da relao entre o sujeito e o objeto. Como formas de apropriao do conhecimento, podemos destacar a direta e a indireta. A forma direta ocorre quando o sujeito enfrenta a realidade e opera com e sobre a mesma. Na indireta, o conhecimento obtido por intermdio de smbolos grficos, orais, mmicos etc. Voc tambm estudou os tipos de conhecimento. O senso comum aquele que provm do viver e aprender, da experincia de vida, sem apresentar uma preocupao com o estudo sistemtico da realidade. O religioso ou teolgico se funda na f, acreditando que as verdades so infalveis ou indiscutveis, vinculadas s revelaes divinas. O artstico preocupa-se em produzir emoes, por meio da manifestao dos sentimentos, marcadas pela sensibilidade do artista ou do intrprete. O filosfico utiliza o poder da razo para pensar e falar ordenadamente sobre as coisas, possibilitando uma reflexo rigorosa, radical e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta. Esse conhecimento constri uma forma especulativa de ver o mundo. O conhecimento cientfico, por sua vez, fornece explicaes sistemticas que podem ser testadas e criticadas por meio de provas empricas, caracterizando-se como real e contingente. Assim, como voc pode observar, cada tipo de conhecimento apresenta uma forma bem peculiar de interpretar os fenmenos produzidos pela natureza ou pelo

22

Teoria do conhecimento homem. O problema da justia, que foi o exemplo utilizado no decorrer de todo o captulo, ou qualquer outro problema, pode ser concebido ou interpretado luz dos diversos tipos de conhecimento. Os tericos do conhecimento so capazes de descrever inmeras semelhanas e diferenas entre os tipos de conhecimento apresentados aqui. T ambm ressaltam que as fronteiras entre eles nem sempre so to claras quanto pensamos. Os tipos de conhecimento que abordamos no descrevem as variadas formas de manifestao do conhecimento humano, mas esto entre as mais discutidas pela Teoria do Conhecimento, como base para entendimento das teorias dos filsofos, sobre como podemos conhecer.

23

Das könnte Ihnen auch gefallen