Sie sind auf Seite 1von 18

Elasticidade da Oferta e da Procura

Patrcia Simes

Aluna N 21150087

RESUMO: Este trabalho tem por objectivo o estudo da Elasticidade da Oferta e da Procura na Indstria da Construo Civil. Parte-se de uma breve abordagem a alguns conceitos essenciais, que compem o mercado, tendo-os analisado posteriormente de forma mais exaustiva. Finaliza-se com a apresentao dos factores que intervm na oferta e na procura na Indstria da Construo Civil.

INSTITUT0 POLITCNICO DE COIMBRA


INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL MAIO DE 2007

ndice
1 Introduo................................................................................................................... 3 2 Conceitos introdutrios Elementos fundamentais da Oferta e da Procura .............. 4 2.1 Mercado ............................................................................................................... 4 2.2 Oferta ................................................................................................................... 4 2.3 Procura................................................................................................................. 5 3- Anlise da oferta de Mercado ...................................................................................... 5 3.1 Elasticidade preo da Oferta................................................................................ 6 3.1.1 Oferta unitria............................................................................................... 7 3.1.2 Oferta rgida.................................................................................................. 8 3.1.3 Oferta elstica ............................................................................................... 8 3.1.4 - Casos Extremos ............................................................................................. 9 3.2 Determinantes da elasticidade da oferta ............................................................ 10 4 Anlise da procura de mercado ................................................................................ 10 4.1 Elasticidade Preo da Procura ........................................................................... 10 4.1.1 Procura Unitria.......................................................................................... 11 4.1.2 Procura Rgida ............................................................................................ 12 4.1.3 Procura Elstica .......................................................................................... 13 4.1.4 Casos extremos ........................................................................................... 13 4.2 Factores que influenciam a elasticidade preo da procura ................................ 14 5 Equilbrio de Mercado .............................................................................................. 14 5.1 Excesso de oferta ou excedente ......................................................................... 15 5.2 Excesso de procura ou falta ............................................................................... 16 6 Anlise de Mercado: Factores que intervm na Oferta e Procura no mercado da Construo Civil ............................................................................................................. 16 7 Bibliografia............................................................................................................... 18

1 Introduo
O trabalho que exponho de seguida versa sobre a Elasticidade da Oferta e da Procura. A escolha deste tema foi determinada pela sua importncia, na medida em que, tambm na Construo Civil so visveis sinais de jogo entre Oferta e Procura. Durante a realizao deste trabalho, procurei ter uma exposio clara e detalhada do assunto, partindo de noes mais bsicas, passando pelas determinantes da oferta e da procura, e finalizando com a aplicao destes conceitos na Construo Civil. O meu propsito foi elaborar um trabalho que pudesse ser compreensvel a todos, economistas ou no. Julgo inevitveis certas dificuldades, relacionadas com a minha experincia na rea, uma vez que este um tema com o qual nunca tinha trabalhado, e ainda porque, impossvel num semestre ter a astcia, a experincia e o saber de um licenciado, ou mesmo de uma professor. Devido minha falta de conhecimentos na rea, procurei fazer uma investigao cuidada de forma a poder fazer um bom trabalho e a apresentar uma linguagem que eu prpria pudesse compreender e naturalmente, os restantes destinatrios deste trabalho. Por fim, quero deixar uma palavra de apreo ao Professor Santana e Silva pelos conhecimentos que nos tem transmitido, de modo paciente e elevado.

2 Conceitos introdutrios Elementos fundamentais da Oferta e da Procura


2.1 Mercado
Podemos definir Mercado como o sistema atravs do qual compradores e vendedores negoceiam para determinarem os preos e as quantidades de mercado. O Mercado para qualquer bem consiste no conjunto de todos os compradores e vendedores desse bem. Para o desenvolvimento deste trabalho vamos considerar um mercado hipottico de vivendas. Deste modo, para exemplificar o mercado das vivendas num determinado dia e um determinado local inclui o conjunto de pessoas (ou outros agentes econmicos) potencialmente aptos a comprar ou a vender vivendas nesse dia e nesse local. Ao mercado esto subjacentes o Princpio da Escassez e o Princpio do Custo Benefcio. O primeiro diz que apesar de os nossos desejos e as nossas necessidades serem infindveis, os recursos nossa disposio so limitados. Assim sendo, para termos mais de uma coisa desejada, normalmente teremos que sacrificar de outra. Por sua vez, o Princpio do Custo Benefcio diz-nos que apenas devemos desenvolver uma aco se, e s se, os benefcios da decorrentes forem pelo menos to grandes quanto os custos adicionais.

2.2 Oferta
Podemos definir oferta como as unidades que os vendedores, no seu conjunto, estariam dispostos a vender cada preo possvel.

Figura 1: Curva da Oferta (adaptado de [1], pg.77)

A curva da oferta definida por s.


4

2.3 Procura
A Procura a quantidade de um determinado bem, que os compradores, estaro disponveis para comprar, a cada nvel de preo. A curva da procura definida por d.

Figura 2: Curva da Procura (adaptado de [1], pg.79)

3- Anlise da oferta de Mercado


Para o estudo da Oferta e Procura de Mercado, vamos considerar um mercado hipottico de cachorros quentes. Assim, e para este mercado, a oferta a quantidade de unidades que os vendedores, no seu conjunto, estaro dispostos a vender para cada nvel de preo. Neste mercado, as pessoas estaro dispostas a vender os cachorros quentes se o preo que receber por eles for suficiente para cobrir os custos de oportunidade de os fornecerem. Caso contrrio, os vendedores iro dedicar-se a qualquer outra oportunidade que compense do ponto de vista econmico. Para este mercado hipottico, a Curva da Oferta um esquema grfico, que nos indica para cada possvel preo, quantas unidades esto os vendedores dispostos a vender quele preo. Ao analisarmos grfico da figura 1 verificamos que, medida que aumenta o preo, aumenta a quantidade de cachorros que os vendedores, em conjunto, esto disponveis a vender para cada nvel de preo. Assim para um preo de 2 os

vendedores esto dispostos a vender 8 milhares de cachorros quentes, para um preo de 3 os vendedores esto dispostos a vender 12 milhares de cachorros, etc.

3.1 Elasticidade preo da Oferta


Podemos definir a elasticidade preo da Oferta como a alterao percentual na quantidade oferecida que ocorre em resposta a uma variao de 1% no preo de um bem ou servio. Se considerarmos o mercado pelo lado do comprador, utilizamos a elasticidade preo da procura para medir a capacidade de resposta da quantidade procurada s oscilaes do preo. No lado do vendedor, a medida anloga a elasticidade preo de oferta, que se define como alterao percentual na quantidade fornecida que ocorre como resposta a uma alterao de um ponto percentual no preo. A elasticidade preo da oferta define-se como uma variao percentual na quantidade fornecida que ocorre em resposta a uma variao de um ponto percentual no preo. A frmula matemtica para a elasticidade preo da oferta em qualquer ponto

( Q Q

),

onde P e Q so o preo da quantidade naquele ponto, P uma pequena variao no preo inicial, e Q a variao resultante na quantidade. Esta formula tambm pode ser representada por ( P Q ) ou (1 declive ) , onde 1 declive o recproco do declive da curva da oferta.
Q

Elasticidade Preo da Oferta =

Q
P

Figura 3: Determinao grfica da elasticidade preo da oferta. (adaptado de [1], pg.152)

Neste grfico a elasticidade preo da oferta

( P Q ) , o que no ponto A (1 declive )

4 12 corresponde a: ( ) = 1 . (12 4 ) A elasticidade preo da oferta de um bem depende de quo difcil ou dispendioso adquirir unidades adicionais de factores de produo utilizados na produo de factores desse bem.

Em geral, quanto mais facilmente se podem adquirir unidades adicionais desses factores de produo, tanto mais elevado ser a elasticidade da oferta. mais fcil expandir a produo de um produto se os factores de produo utilizados para o produto forem semelhantes aos factores utilizados para produzir outros produtos, ou se os factores de produo tm uma relativa mobilidade, ou se se puder desenvolver um sucedneo aceitvel para os factores de produo existentes

3.1.1 Oferta unitria


A elasticidade preo da oferta unitria (igual a 1) quando a uma variao de 1% no preo, corresponde a uma variao de 1% na quantidade oferecida. Exemplo: P 1 2 Qs 100 200

Qs p =1

Figura 4: Representao grfica da oferta unitria.

3.1.2 Oferta rgida


Qs p 1 Verifica-se quando uma variao de 1% no preo corresponde uma variao inferior a 1% na quantidade oferecida.

Exemplo: P 1 2 Qs 100 150

Qs p =
Sendo Qs 1% e
P = 1% .

Qs 1 , P

Figura 5: Representao grfica da oferta rgida .

3.1.3 Oferta elstica

Qs p 1
Exemplo:

Verifica-se quando a uma variao de 1% no preo correspondente a

uma variao superior a 1% na quantidade oferecida. P 1 2 Qs 100 250


Qs 1 , P

Qs p =
Sendo Qs 1% e P = 1% .

Figura 6: Representao grfica da oferta elstica.

3.1.4 - Casos Extremos


Oferta Infinitamente Elstica

Os p +

Qs p =

Q + P(muitopequena)

Figura 7: Representao grfica da oferta infinitamente elstica.

Oferta perfeitamente rgida

Os p =0 A quantidade oferecida no responde a variaes de preo. Qs 0 Qs = p =


P P

Figura 8: Representao grfica da oferta perfeitamente rgida.

3.2 Determinantes da elasticidade da oferta


Flexibilidade dos factores de produo; Mobilidade dos factores de produo; Capacidade para produzir factores de produo substitutos; Tempo

4 Anlise da procura de mercado


Para a procura, semelhana do que fizemos na oferta, vamos considerar um mercado hipottico de cachorros quentes. Assim, e para este mercado, a procura a quantidade de cachorros quentes que cada comprador est disposto a adquirir, por cada nvel de preo.

4.1 Elasticidade Preo da Procura


Quando o preo de um bem ou servio sobe, a quantidade de procura desce. Contudo, h alguns bens que no so muito sensveis s oscilaes de preo, como o caso do sal. Para este bem, mesmo que o preo duplicasse, ou diminusse para metade, a maioria das pessoas quase no alteraria o consumo de sal. A elasticidade preo da procura a alterao percentual na quantidade procurada de um bem que resulta de uma alterao de um ponto percentual no seu preo. A procura de um bem chamada elstica em relao ao preo se a elasticidade preo for maior que 1; rgida, se a elasticidade preo for menor que 1, e com elasticidade unitria se a elasticidade preo for igual a 1. A elasticidade preo da procura num dado ponto ao longo da curva da procura expressa com a seguinte frmula:
Q P E = Q P

ou ento

10

P 1 Q declive

Figura 9: Determinao grfica da elasticidade preo da oferta. (adaptado de [1], pg.127)

A elasticidade preo da procura em A dada por ( P Q )(1 declive ) =

(8 3)(1 4 ) = 2 3
4.1.1 Procura Unitria
D A elasticidade preo da procura unitria, ou seja, p = 1 , quando uma variao

de 1% no preo corresponde uma variao igual a 1% na quantidade procurada. Exemplo: P 1 2 Qd 200 100

11

Figura 10: Representao grfica da procura unitria.

4.1.2 Procura Rgida


D A procura rgida quando p inferior a 1. D p 1

A procura rgida quando a uma variao de 1% no preo corresponde uma variao inferior a 1% na quantidade procurada. Exemplo: P 1 2 Qd 200 150

Figura 11: Representao grfica da procura rgida.

12

4.1.3 Procura Elstica


D A procura elstica quando p superior a 1. D p 1

Quando a uma variao de 1% no preo corresponde uma variao superior a 1% na quantidade procurada. Exemplo: P 1 2 Qd 200 50

Figura 12: Representao grfica da procura elstica.

4.1.4 Casos extremos


Procura Infinitamente Elstica
D Neste caso a p tende para + .

A procura infinitamente elstica verifica-se quando a uma variao infinitesimal do preo corresponde uma variao infinitesimal na quantidade procurada.

Figura 13: Representao grfica da procura infinitamente elstica.

13

Procura Infinitamente Rgida


D Verifica-se quando p nula, ou seja, zero.

Quando a quantidade procurada no corresponde a variaes do preo.

Figura 14: Representao grfica da procura infinitamente rgida.

4.2 Factores que influenciam a elasticidade preo da procura - Grau de Necessidade do bem: quanto maior o grau de necessidade do bem, mais rgida a procura. Exemplo: Insulina - Possibilidade de Satisfao: quanto menor for a possibilidade de substituio de um bem, mais rgida a procura. Exemplo: Po
- Percentagem ou proporo no mercado: Quanto mais barato for um bem e portanto, menor for a proporo gasta com esse bem no oramento, mais rgida a procura. - Tempo: A procura mais rgida no curto prazo tende a ficar mais elstica no longo prazo, porque os consumidores necessitam de tempo, para se adaptarem s mudanas e alterarem os seus hbitos e compromissos.

5 Equilbrio de Mercado
Em Economia, diz-se que um mercado est em equilbrio quando os participantes nesse mercado no tm qualquer razo para alterar o seu comportamento, pelo que no existe qualquer tendncia para que a procura ou os preos desse mercado alterem.

14

Podemos dizer ainda que estamos em equilbrio de mercado quando todos os compradores e os vendedores esto satisfeitos com as respectivas quantidades ao preo de mercado.

Figura 15: Representao grfica do equilbrio de mercado. (adaptado de [1], pg.79)

5.1 Excesso de oferta ou excedente


a diferena entre a quantidade oferecida e a quantidade procurada quando o preo de um bem excede o preo de equilbrio; os vendedores ficam insatisfeitos quando existe uma situao de excesso de oferta.

Figura 16: Representao grfica de excesso de oferta ou excedente. (adaptado de [1], pg.80)

15

Atentando sobre esta figura, a um preo de 4, os compradores s comprariam 8000 cachorros quentes por dia, mas os vendedores desejariam vender 16000. E uma vez que ningum pode forar algum a comprar cachorros contra vontade, isso significa que os compradores comprariam s os 8000 Que pretendiam. Ao preo de 4, neste exemplo, os vendedores ficam com um excesso de oferta de 8000 cachorros por dia.

5.2 Excesso de procura ou falta


a diferena entre a quantidade oferecida e a quantidade procurada quando o preo de um bem se encontra abaixo do preo de equilbrio; os compradores ficam insatisfeitos quando existe uma situao de excesso de procura.

Figura 17: Representao grfica de excesso de procura ou falta. (adaptado de [1], pg.81)

Neste exemplo, ao preo de 2 teremos uma situao de excesso de procura ou falta de 8000 cachorros quentes/dia. Uma vez que os vendedores tm uma clara possibilidade de venderem mais cachorros quentes do que pretendiam, podem sempre tomar medidas no sentido de aumentarem os seus meios de produo e assim aumentarem as vendas.

6 Anlise de Mercado: Factores que intervm na Oferta e Procura no mercado da Construo Civil
No mercado da Construo Civil tambm se opera um jogo entre a Oferta e a Procura at se fingir um ponto de equilbrio. Por exemplo, quando o preo das habitaes aumenta, os consumidores tendem a comprar menos casa, ou seja, se o preo de uma casa subir, um potencial comprador vai esperar que o preo das casas desa, ou ento pode optar por arrendar uma e nem sequer vir a adquiri-la.

16

De forma semelhante, se o preo de uma casa baixar, um possvel comprador vai ter tendncia a compra-la, por necessidade ou simplesmente para comprar uma casa mais luxuosa. A quantidade tende a diminuir quando diminuem os preos, por duas razes. Por um lado, se o preo de um bem aumenta, temos tendncia a substitui-lo por um bem sucedneo. Por exemplo, quando aumentam os preos das casas, os possveis compradores tero tendncia a fazer obras na casa onde habitam, ou ento a comprar uma casa usada ou simplesmente arrendar uma. Outra razo o rendimento. Se o preo das casas aumentar e o rendimento dos compradores se mantiver, significa que de certa forma ficamos mais pobres que anteriormente, e por isso, os nossos rendimentos no sero suficientes para adquirir uma nova casa. So vrios os factores que intervm na procura de habitao, ou seja, no mercado da Construo Civil: - O preo do bem, que se apresenta como um dos factores essenciais no momento da compra; - O rendimento da famlia, ou seja, se aumentam os rendimentos disponveis ser mais fcil comprar a casa; - Nmero de elementos da famlia, ou seja, se a famlia cresce preciso uma habitao maior; - O preo de bens relacionados, como por exemplo, o preo das rendas e da contribuio autrquica; - Novos gostos e ambies; - Taxas de juro: a taxa de juro um dos factores mais importantes, na medida em que, sempre que sobem os juros ser mais difcil a aquisio de uma nova casa. Contrariamente, se os juros descerem ser mais fcil a aquisio de uma nova casa. Do lado da oferta, este jogo processa-se de forma diferente, uma vez que o principal objectivo das empresas de Construo Civil o lucro. Por exemplo, quando aumenta o preo das habitaes, as empresas da rea imobiliria querero vender mais habitaes, porque obtm mais lucro. Inversamente, se os preos baixarem, as empresas da rea imobiliria querero vender menos habitaes. Um dos factores que intervm claramente do lado da oferta, a inovao dos processos tecnolgicos, ou seja, quanto melhor for a tecnologia, menores sero os custos e logo, sero maiores os lucros. Os principais factores que intervm na Oferta so: - O preo do bem; - A tecnologia e a inovao nos meios de produo que permitem reduzir o tempo e os custos da produo; - Terrenos, pois a oferta de habitao est ligada disponibilidade e ao preo dos mesmos. Tanto os factores que intervm na oferta, como os que intervm na procura tero que se ajustar at atingirem uma situao de equilbrio. Numa situao de equilbrio, os vendedores iro vender exactamente as habitaes que pretendem e ao preo que pretendem. Por seu lado, os compradores iro ficar mais satisfeitos com as condies de mercado e iro comprar as habitaes pretendidas e ao preo que estavam dispostos a pagar.

17

7 Bibliografia
[1] Frank, Robert e Bernanke, Ben: Princpios de Economia, Maio de 2003, McGrawHill [2] Nordhaus, Samuelson: Macroeconomia, 18 Edio, Julho de 2005, McGrawHill [3] Sebenta de apoio disciplina de Economia e Gesto ISEC- 2006/2007 [4] http://pt.wikipedia.org/wiki/Elasticidade_Pre%C3%A7o_da_Procura [5] http://pt.wikipedia.org/wiki/Elasticidade_(Economia)

18

Das könnte Ihnen auch gefallen