Sie sind auf Seite 1von 3

Questes sobre Administrao Cientfica

As questes a seguir foram feitas por ns sobre a Administrao Cientfica, especialmente sobre a parte que nos coube no trabalho de Teoria Geral da Administrao, da professora Fernanda: 1)A partir do esquema abaixo e de seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.

(a) Embora ambos tenham buscado soluo para o mesmo problema, aumentar a eficincia das empresas, e um conhecesse o trabalho do outro, no houve influncia na elaborao de suas teorias. Isso fica claro ao observar que se tratava de idias opostas: Taylor afirmava que as mudanas deveriam ocorre de baixo para cima - do operrio para o supervisor e o gerente. Fayol, por outro lado, buscava uma abordagem de cima para baixo - da direo para a execuo. (b) Taylor considerado o pai da Administrao Cientfica, mesmo sendo ele um engenheiro que utilizou muitos de seus conhecimentos da rea na formulao dessa teoria, por ser o primeiro a aplicar essa metodologia. (c) A teoria clssica, buscou mtodos para explicar a nova realidade, preocupou-se com a anatomia e fisiologia da organizao. Procurou diagnosticar as patologias - os males da poca - vadiagem sistemtica dos operrios, desconhecimento de um padro das rotinas de trabalho e do tempo necessrio para realiz-las e falta de uniformidade nos processos,o que, de certo modo, prejudicava o crescimento da organizao. (d)A Administrao Cientfica preocupou-se exclusivamente em aumentar os lucros das organizaes, mesmo quando buscava mtodos e maneiras mais eficientes do operrio execut-las com menos esforo. (e) NDA 2)Frederick Winslow Taylor(1856-1915) considerado pai da administrao cientfica. Sobre Taylor e o perodo em que viveu assinale a alternativa incorreta: a) Como engenheiro, Taylor favorecia apenas aos patres em suas idias. b)O sistema de pagamento desse perodo era por pea ou por tarefa, o que levava os operrios a reduzir o ritmo de produo. c) Taylor comeou sua vida profissional como operrio.

d)A

famlia

de

Taylor

era

de

origem

protestante.

3) O primeiro perodo de Taylor foi caracterizado pela publicao de seu livro Shop Management, qual era o foco do livro e o mtodo usado para alcanar o objetivo? a) O livro tinha por objetivo agregar ideais capitalistas aos funcionrios atravs de ensinamentos aos mesmos. b) O livro tinha por objetivo aumentar a interao dos funcionrios atravs de mtodos humansticos. c) O livro tinha por objetivo demonstrar concluses de tcnicas de racionalizao do trabalho atravs do estudo de movimentos e processos de trabalho. d) O livro tinha por objetivo enriquecer polticas de vendas atravs de estudo do mercado consumidor da poca. e) O livro tinha por objetivo entreter os funcionrios atravs do mtodo de risos.

4) Taylor foi o primeiro a fazer uma anlise completa do trabalho, essa anlise NO inclua: a) b) c) d) Tempos e movimentos. Especializao apenas do pessoal dos Estabelecimento de padres Instalao de uma sala

sistemas de de

de

produo. execuo. planejamento.

5) Para Taylor, as indstrias de sua poca padeciam de trs males. Eram eles, exceto: a) O sistema defeituoso de Administrao. b) Vadiagem sistemtica dos operrios. c)Falta de uniformidade das tcnicas e dos mtodos de trabalho d)Desconhecimento, por parte da gerncia, das rotinas de trabalho e do tempo necessrio para a realizao das tarefas. 6) Classifique as afirmaes 1. Principais mtodos cientficos aplicveis aos problemas da Administrao 2. Preocupa-se em aumentar a eficincia da empresa, por meio da racionalizao do trabalho 3. Publicao do livro The Principles of Scientific Management 4.Preocupa-se em aumentar a eficincia da empresa, por meio de sua organizao e da aplicao de princpios gerais da Administrao em bases cientficas. 5. Publicao do livro SHOP MANAGEMENT (1903) 6. Cuidado analtico e detalhista que permitia a especializao do operrio e o reagrupamento de movimentos, operaes, tarefas, cargos.

( ) Organizao Racional do Trabalho ( ) Henri Fayol


( ( ) ) 2 Frederick Perodo de Winslow Taylor Taylor

( ) Observao e a Mensurao

( ) 1 Perodo de Taylor

Das könnte Ihnen auch gefallen