Sie sind auf Seite 1von 44

Compre em www.netfio.

com

Um novo conceito em energia solar.


Manual do Usurio

Um novo conceito em energia solar.


Agradecimento:
Agradecemos por ter escolhido nossos produtos e pela confiana depositada. Com esta aquisio, voc tambm est tendo um compromisso e respeito com o meio ambiente. Dessa forma, juntos estamos melhorando a qualidade de vida do ser humano, usando um produto ecologicamente correto. A Pro-Sol tem como objetivo principal desenvolver produtos de alta qualidade, utilizando-se de conceitos e recursos com tecnologias inovadoras. Nossa prioridade uma energia limpa e ambientalmente correta, que gere economia e recursos financeiros. SERVIOS: A Pro-Sol possui uma equipe competente e altamente treinada, pronta para atend-lo de forma personalizada. VALORES: Amor, F, Respeito, Honestidade e Verdade. Em cada atitude da equipe Pro-Sol esto refletidos os nossos valores. FOCO: Atender s necessidades dos clientes, oferecendo produtos de alta qualidade, avanados em tecnologia e ecologicamente corretos, buscando sempre a consolidao no mercado com a formao de parcerias duradouras. MISSO: Oferecer solues em energia renovvel, com produtos de qualidade. Respeitando as pessoas, a sociedade e o ecossistema, construindo um mundo melhor.

Compre em www.netfio.com

ndice

CERTIFICADO DE GARANTIA...................................................... 5 USO CORRETO DO SAS .............................................................. 8 MANUTENO DO SAS .............................................................. 9 - Troca de vidro............................................................................ 9 - Troca de resistncia................................................................. 10 - Troca de termostato................................................................. 10 FUNCIONAMENTO DO SAS ...................................................... 10 - Circulao da gua................................................................... 10 - Termossifo............................................................................. 10 DIMENSIONAMENTO DO SAS................................................... 14 COMPONENTES DO SAS........................................................... 16 - Reservatrios........................................................................... 16 - Coletores................................................................................. 17 INSTALAO GERAL DO SAS................................................... 19

- Sistema Termossifo................................................................ 23 - Sistema Termossifo com mini caixa......................................... 26 - Sistema Circulao Forada...................................................... 29 - Sistema em Nvel ..................................................................... 35 - Sistema Alta Presso (vaso de expanso) .................................. 36 - Sistema Alta Presso (rede publica)........................................... 40 INSTALAO DOS COLETORES................................................ 41 INSTALAES DE APOIO.......................................................... 45 - Eltrico ................................................................................... 45 - Opcional a Gs ........................................................................ 47

Compre em www.netfio.com
3

CERTIFICADO DE GARANTIA
A PRO-SOL ENERGIA SOLAR LTDA. garante a construo de seus produtos com matrias-primas de altssima qualidade, bem como suas condies de funcionamento e segurana. Na sequncia esto estabelecidas as condies gerais de garantia. Dos termos gerais : A PRO-SOL assegura garantia a peas e defeitos de fabricao constatados por tcnicos da fbrica ou autorizados, em uso e condies normais de funcionamento. A substituio de peas e os servios constantes desta garantia sero realizadas nas localidades onde a PRO-SOL mantiver assistentes autorizados. Caso haja necessidade de enviar o equipamento para a fbrica, as despesas com embalagem, frete e seguro sero por conta do remetente. Havendo necessidade de deslocamento do tcnico autorizado para localidades onde no existam assistncias tcnicas autorizadas, as despesas correro por conta do solicitante. Recomendamos, para sua maior segurana, que a instalao de seus equipamentos sejam realizados por profissionais capacitados. Reservatrio trmico: Garantia De 5 (cinco) anos para reservatrio trmico e de 90 (noventa) dias para resistncia eltrica e termostato. A garantia inicia-se a partir da data de emisso na Nota Fiscal de compra e venda. Nas garantias acima est incluso o prazo de 90 (noventa) dias, determinado pelo Cdigo de Defesa do Consumidor. As diversidades climticas, como, por exemplo, geada, granizo e outras intempries, assim como falta de gua no sistema no esto cobertos pela presente garantia. Coletor Solar: Garantia De 5 (cinco) anos para caixa externa em perfil de alumnio, serpentina e chapa de absoro interna. Os vidros s possuem garantia at a entrega. A garantia inicia-se a partir da data de emisso da Nota Fiscal de compra e venda. Na garantia acima est incluso o prazo de 90 (noventa) dias, determinado pelo Cdigo de Defesa do Consumidor. As diversidades climticas, como, por exemplo, geada, granizo e outras intempries, assim como falta de gua no sistema, no esto cobertas pela presente garantia. Perodo da garantia A garantia inicia-se a partir da data de emisso da Nota Fiscal de compra e venda. Nas garantias acima est incluso o prazo de 90 (noventa) dias, determinado pelo Cdigo de Defesa do Consumidor. As diversidades climticas, como, por exemplo, geada, granizo e outras intempries, assim como falta de gua no sistema, no esto cobertas pela presente garantia. A garantia termina quando a instalao no for executada de acordo com os procedimentos tcnicos deste manual, que acompanha o equipamento e as normas vigentes da ABNT (NBR 15.569).

Compre em www.netfio.com

A Garantia tambm expirar: Se o produto for instalado em rede interna imprpria. Por defeitos originados por uso indevido, acidentes, sinistros, vcios de instalao, falta de manuteno e a no observncia do manual de instrues. Por imploso do reservatrio trmico, que caracteriza erro de instalao por falta e/ou defeito no respiro. No caso de ter havido violao do lacre ou o produto ter sido consertado por pessoas no autorizadas pela PRO-SOL. Em caso de rasura deste certificado. Em caso de objetos estranhos na rede hidrulica. Em caso de utilizao de abastecimento com gua no tratada, de poos, de ponteiras e/ou de composio qumica, agressiva a metais, que provoquem o surgimento de corroso. Pelo vencimento do prazo de validade da garantia.

Importante: Leia atentamente o manual do produto e verifique todas as causas provveis de defeitos. Se ainda no solucionar o defeito, ligue para o SAC PRO-SOL e fale com a assistncia tcnica da fbrica. Se necessrio, indicaremos a visita de um tcnico qualificado. Os equipamentos que porventura retornarem fbrica devero ser enviados com frete pago. Aps o laudo tcnico, o frete ser restitudo caso seja constatado defeito de fabricao.

Mais informaes em www.aquecedorsolar.info


Obs. O manual do produto parte integrante deste Certificado de Garantia. 5

INTRODUO

Nossos produtos foram desenvolvidos com matria-prima que no oferece risco ao meio ambiente, sendo reciclvel em quase sua totalidade. A maior preocupao dos profissionais de desenvolvimento da PRO-SOL utilizar materiais nobres e de tecnologia de ponta. Por isso, antes de ir para sua casa, nossos produtos passam por rigorosos testes internos, de campo e laboratoriais, para que sejam devidamente certificados por institutos competentes. Dessa forma, seu produto ter o mesmo desempenho e qualidade obtida nesses testes. Pedimos que leia atentamente as instrues contidas neste manual antes da instalao e siga rigorosamente suas recomendaes. Alertamos ainda que somente profissionais qualificados devem fazer a instalao do equipamento.

Para mais esclarecimentos, acesse nosso site: www.prosolsolar.com.br Central de atendimento: segunda a sexta, das 8 s 18 horas. Tel.: 55-0(XX) 11 4543-6005 E-mail: sac@prosolsolar.com.br

USO DO SAS
USO CORRETO DO SAS (Sistema de Aquecedor Solar) A radiao solar tem uma variao de rendimento. Ela sempre ser afetada pelas nuvens, pelo clima do local, por ventos, poeiras, temperatura ambiente, etc. Mesmo assim, um SAS bem dimensionado e instalado pode proporcionar energia limpa e sem custo em 70% dos dias do ano (Regio Sudeste do Brasil). Para os dias sem sol, preciso um sistema de apoio eltrico ou a gs nos equipamentos da Pro-Sol, o apoio eltrico acompanha o produto. Porm, esse sistema de apoio, quando mal utilizado, pode gerar grande consumo e, consequentemente, uma conta elevada. O coletor solar capta a energia melhor das 9 s 16 horas. Caso haja consumo nesse perodo, o equipamento vai repor a energia gasta total ou parcialmente, mas se o consumo maior ocorrer aps s 16 horas, no haver reposio, e ainda haver uma perda de caloria durante a noite. Por essa razo, seu sistema ter gua morna quando no houver os procedimentos a seguir: Disciplinar o consumo de gua quente No abusar com torneiras abertas desnecessariamente Dimensionar o sistema para o consumo previsto, evitando, assim, gastos com o sistema de apoio eltrico. Manter o apoio eltrico ligado somente quando houver consumo exagerado e/ou em dias sem sol, desligando aps o ltimo consumo (no outro dia, caso haja sol, poder haver um consumo desnecessrio). Indicamos utilizar o sistema inteligente de monitoramento Pro-Sol. Manter o termostato do equipamento pr-regulado em 55C. Fazer sempre manutenes preventivas do SAS, como segue.

MANUTENO DO SAS
Seu equipamento construdo com materiais nobres, por isso, no exige grandes manutenes. Somente preventivas, a seguir: 1 MANUTENO DO SAS SAS Sistema de aquecimento solar, composto de: Reservatrio trmico: Armazena a gua quente do sistema, aquecida pelos coletores solares. Coletor Solar: Tem como principal funo fazer o aquecimento da gua, onde ela entra fria passando por uma serpentina interna e sai aquecida, enviando a gua para o reservatrio solar. Lavagem dos vidros dos coletores solares: condensao de gua interna. Quando houver sistema de degelo, fazer uma inspeo completa. (Solicitar assistncia tcnica) Quando houver sistema inteligente de monitoramento, verificar os sensores nos coletores e reservatrios. (Solicitar assistncia tcnica) Realizar a drenagem do sistema para limpeza. Ao longo do tempo, a gua faz com que se acumulem impurezas na parte interna do reservatrio e dos coletores. Por isso, preciso drenar o sistema para limpeza: basta fechar o registro de abastecimento, desligar o disjuntor do apoio eltrico (para evitar queima da resistncia) e abrir uma torneira de gua quente, no consumo, de preferncia a mais baixa (essa operao vai evitar ar na tubulao ao encher novamente). Abra o registro do dreno, que fica na sada do coletor. Aps a sada de toda a gua, abra o registro de abastecimento e deixe correr um pouco de gua, at que perceba gua limpa. Ento feche o registro do dreno e acompanhe o enchimento total pela torneira de gua quente do consumo aberta, fechando somente quando perceber que todo o ar foi eliminado. Ligue novamente o apoio e seu sistema est pronto para uso.

Embora o ngulo de instalao dos coletores solares favorea a auto limpeza, necessria a lavagem dos vidros para garantir melhor captao dos raios solares. Sua periodicidade depende do nvel de poluio e poeira no ar onde encontram-se instalados. Quanto maior a frequncia, melhor o rendimento do equipamento. Recomendamos no mnimo duas vezes por ano: antes do incio do inverno e depois da primavera. A operao bem simples: com uma vassoura de plos e detergente neutro, lava-se a parte externa dos coletores solares, tomando-se o devido cuidado para no forar demais os vidros, causando a quebra dos mesmos. Esta manuteno dever ser feita nas primeiras horas do dia, preferencialmente com gua quente. Verificar a vedao dos coletores Se perceber que h infiltrao de gua, providencie a troca, chamando um profissional credenciado. Procure fazer essa inspeo sempre com o sol forte e do meio-dia em diante, para no confundir infiltrao com

IMPORTANTE: O reservatrio trmico sempre dever ser drenado com a existncia com um respiro ou uma vlvula quebra vcuo, permitindo a entrada de ar e evitando deformaes internas do produto. TROCA DE VIDROS:

Embora no seja frequente o vidro do coletor poder quebrar, neste caso consulto o revendedor autorizado para a troca. TROCA DE RESISTNCIA Para sua segurana, desligue o disjuntor de energia e drene o reservatrio (verifique procedimento de drenagem para limpeza). Observe, na etiqueta de identificao do reservatrio, a potncia e tenso da resistncia. Para a instalao da nova, passe fita veda-rosca nas junes e, aps a instalao, observe se no h vazamento. Refaa a instalao eltrica conforme adesivo de orientao no reservatrio. TROCA DE TERMOSTATO Para sua segurana, desligue o disjuntor de energia. No necessrio drenar o reservatrio, pois o termostato de encosto e no fica em contato com a gua. Retire o termostato, substitua por um novo e refaa a instalao eltrica, conforme manual de instrues. IMPORTANTE: CONSULTE SEMPRE O REVENDEDOR AUTORIZADO ANTES DE QUALQUER PROCEDIMENTO, PARA EVITAR A PERDA DA GARANTIA. FUNCIONAMENTO DO SAS O princpio de funcionamento do sistema de aquecimento solar de gua bastante simples, tendo por base a transmisso de calor, atravs dos materiais que compem o sistema. composto pelos itens bsicos: reservatrio trmico solar, coletor solar, caixa dgua e tubulaes.

CIRCULAO DA GUA A gua sai da caixa dgua fria e vai para o reservatrio trmico solar, seguindo depois para os coletores solares (placas), localizadas no telhado da casa. A gua aquecida ao passar pelos coletores solares. A gua quente retorna para o reservatrio trmico solar, ficando armazenada at o consumo. A gua pode circular pelos coletores solares, atravs de dois sistemas: circulao natural (termossifo) ou circulao forada. TERMOSSIFO A circulao ocorre devido diferena de densidade entre a gua fria e a quente. A gua fria, sendo mais pesada, acaba empurrando a gua quente, que mais leve, realizando a circulao. Sua vantagem no precisar de uma microbomba e controlador para a movimentao da gua, dispensando qualquer tipo de manuteno. Para que haja esse tipo de circulao, necessrio que os coletores solares estejam no mnimo 15 cm. abaixo da base do reservatrio trmico solar, como indica a figura a seguir. A tubulao entre o reservatrio trmico solar e os coletores solares (circuito primrio) dever ter no mximo 12 metros (sada e retorno dos coletores ao reservatrio trmico), caso contrrio a circulao por termossifo no recomendada. Evitar curvas ou cotovelos 90 (usar 45). Evitar excesso de conexes.

Compre em www.netfio.com

Esquema de instalao:

RESERVATRIO TRMICO SOLAR BAIXA PRESSO - CIRCULAO NATURAL


Mnimo 30 cm

Alimentao exclusiva

Mximo 5m

Consumo gua quente

Mnimo 15 cm

Retorno dos coletores inclinao mnima de 3% NORTE GEOGRFICO

Mnimo 10 cm Mnimo 30 cm

COLETOR

Mnimo 30 cm

Mximo 7 metros

Observao: 1. A tubulao de dreno dever ser conduzida at local apropriado para escoamento da gua.

Alimentao coletores inclinao mnima de 3%

10

Compre em www.netfio.com

Esquema de instalao:

RESERVATRIO TRMICO SOLAR BAIXA PRESSO - CIRCULAO FORADA


NORTE GEOGRFICO S1 Alimentao exclusiva Mnimo 30 cm Vlvula ventosa

COLETOR

Consumo gua quente

Mnimo 15 cm

Retorno dos coletores Mnimo 50 cm

Alimentao dos coletores

S2

S2

Controlador Digital

Observao: 1. A tubulao de dreno dever ser conduzida at local apropriado para escoamento da gua. 2. A fixao dos sensores poder ser diretamente no tubo, caso o mesmo seja de cobre, com a braadeira de nylon ou metlica. Caso a tubulao seja em termoplstico utilizar poo para sensor.
Bomba Circulao Dreno Mnimo 30 cm S1

Acionamento da bomba hidrulica Utilizar vlvula ventosa quando o coletor solar estiver mais alto que o reservatrio.

Compre em www.netfio.com

11

DIMENSIONAMENTO DO SAS
CIRCULAO FORADA: O sistema por circulao forada proporciona um bom rendimento trmico como o sistema por termossifo. A circulao da gua ocorre com o auxlio de uma microbomba instalada no circuito que comandada por um controlador eletrnico de temperatura. Neste sistema o reservatrio trmico solar poder ser instalado acima ou abaixo dos coletores solares, como tambm a uma distncia superior a 5 metros, viabilizando tambm obras de grande porte. Para este tipo de instalao utiliza-se energia eltrica. Devero ser feitas inspees frequentes neste dispositivos eltricos para um bom sistema de aquecimento. Reservatrio trmico O dimensionamento de um sistema de aquecimento solar de fundamental importncia para a qualidade de uma instalao. Um sistema bem dimensionado para as necessidades de utilizao de gua quente trar conforto, satisfao e economia para os usurios. Mas essa no uma tarefa simples, exigindo o conhecimento prvio dos hbitos de consumo de gua quente pelos usurios finais, com base em uma anlise criteriosa do tipo da construo que receber os coletores solares, da disponibilidade de radiao solar nas condies especficas da obra, de fatores climticos locais e do desempenho trmico dos produtos, dentre outros. A visita tcnica, caracterizada como o Passo n1 do dimensionamento, visa identificar as expectativas do empreendedor ou usurio final quanto ao nvel de conforto e economia a serem atingidos com uso do sistema de aquecimento solar, atravs de questionrios, pesquisa de hbitos, etc. Nessa oportunidade, feita tambm uma avaliao prvia dos locais disponveis na obra para insero dos componentes de uma instalao solar. Existe uma forma simples e genrica de dimensionar a capacidade do reservatrio trmico solar para sistemas residenciais: considerar 80 litros de consumo dirio por pessoa, acrescido do volume da(s) banheira(s): 150 litros para simples, 200 litros para dupla ou, ainda, uma reserva tcnica de 100 litros para eventuais gastos extras. Ex.: em uma residncia com 4 pessoas e uma banheira simples, o consumo ser de 470 litros/dia, sendo o reservatrio trmico ideal o de 500 litros.

12

Importante: Existem equipamentos no mercado que exigem uma determinada presso manomtrica para o seu perfeito funcionamento. Exemplo: monocomandos. Neste caso, poder ser necessrio o uso de pressurizadores e reservatrio trmico de Alta Presso. Em sistemas pressurizados (Alta Presso), deve-se considerar um dimensionamento 50% maior para atender ao incremento de vazo. A cada dia surgem no mercado novas duchas, com vazes cada vez maiores, que aumentam significativamente o consumo de gua quente. necessrio levar em conta esses detalhes para um dimensionamento adequado. O clculo de 100 litros por pessoa/dia referem-se a chuveiros que gastam de 6 a 10 litros de gua por minuto e para banhos de 12 a 15 minutos. Para um perfeito dimensionamento, sempre bom prever uma reserva a mais de acordo com os hbitos dos usurios, evitando assim gastos desnecessrios com o Sistema de Aquecimento Auxiliar eltrico ou a gs.

13

COLETOR SOLAR
Para determinar o nmero de coletores solares a serem utilizados num projeto, devem-se levar em considerao os seguintes pontos: 1. Para cada regio do Brasil existe uma quantidade de m necessria de coletor solar para a produo de 100 litros de gua quente. Multiplica-se a quantidade de litros do reservatrio trmico solar pela rea necessria de coletor solar para cada regio e divide-se por 100. O resultado o nmero de m de rea de coletor solar. Ex.: Um reservatrio trmico solar de 600 litros em Curitiba: 600 litros x 1,5 m / 100 = 9,0 m. 2. Temos, em nossa linha de produtos, trs tamanhos de coletor solar para facilitar a instalao e a montagem do seu projeto: 1 m, 1,61 m e 2,01 m. Para o exemplo acima (9m), podem ser utilizados: 9 de 1 m, 6 de 1,61 m ou 4 ou 5 de 2,01 m. 3. Podemos utilizar uma rea maior de coletor solar para compensar um desvio de posicionamento em relao ao Norte. Consulte nosso departamento tcnico. 4. Para o dimensionamento acima, estamos considerando que a instalao e montagem do equipamento estejam dentro das especificaes deste manual, principalmente quanto ao posicionamento e inclinao dos coletores. Procure sempre a orientao de nossos revendedores ou da equipe tcnica da fbrica. Estaremos sempre disposio, com pessoal treinado para dar o suporte tcnico necessrio aos nossos clientes e profissionais.
C A D

Norte
Latitude + 10

Leste
30

30

Oeste Norte

14 1

Compre em www.netfio.com

COMPONENTES DO SAS
Reservatrio trmico: Tem como funo armazenar a gua quente produzida pelos coletores solares e/ou sistema de aquecimento auxiliar eltrico ou a gs. Confeco: Os reservatrios trmicos solares so fabricados nos modelos baixa presso, baixa presso de nvel e alta presso. O reservatrio interno fabricado em ao inox AISI 304, prprio para abastecimento com gua da rede pblica (exceto litoral), de uso residencial e com temperaturas que no ultrapassam 80C. A Pro-Sol tambm fabrica o reservatrio interno em ao inox AISI 316L, prprio para o abastecimento com gua de poo e de composio qumica mais agressiva, possibilitando o uso de sistemas de aquecimento auxiliar a lenha, em que a temperatura poder ultrapassar 80C. Suas aplicaes so para baixa e alta presso de servio (50 e 400 kPa ou 5 e 40 m.c.a.). Possui corpo externo em chapa de alumnio, tampas em ABS (termoplstico injetado) com antichama, proteo UV e isolamento trmico em Poliuretano (PU), garantindo excelente eficincia trmica. O sistema de aquecimento auxiliar eltrico padro dotado de resistncia monofsica blindada e termostato de temperatura prregulada em 55C. Nos modelos de 200 a 400 litros a resistncia 2000W/220V, enquanto nos modelos 500 a 1000 litros, a resistncia de 3000W/220V (110V como opcional). Tabela de Propriedades da gua para a utilizao de reservatrios de Inox. - ph: 7,0 a 8,5 - Dureza (CaCO): 60 a 150 ppm - Teor de cloreto menor que: 120 ppm - Teor de ferro menor que: 3 ppm - Teor de alumnio menor que: 0,2 ppm 15

Funcionamento: O aquecedor solar um sistema de acumulao. A gua aquecida pela captao de calor nos coletores solares durante vrias horas por dia. Armazena e mantm aquecida no reservatrio trmico solar para ser utilizada nos momentos de consumo. A funo do reservatrio trmico armazenar a gua quente com pouca perda de calor, mantendo-a disponvel por mais tempo. A Pro-Sol produz vrios modelos e tamanhos de reservatrios trmicos, de acordo com as diferentes necessidades.

Reservatrios Trmicos BP (5 mca) / AP (40 mca) Dimenses Volume


(litros)

Resistncia Eltrica Compr.


(mm)

Dimetro
(mm)

Potncia
(Watts)

Tenso
(Volts)

Disjuntor
(Ampre)

200 BP - Baixa Presso 300 400 500 600 800 1.000 200 AP - Alta Presso 300 400 500 600 800 1.000

560 560 560 800 800 800 800 560 560 560 800 800 800 800

1.200 1.710 2.180 1.400 1.650 2.140 2.750 1.240 1.760 2.275 1.560 1.770 2.275 2.670

2.000 2.000 2.000 3.000 3.000 3.000 3.000 2.000 2.000 2.000 3.000 3.000 3.000 3.000

220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220 220

20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20 20

Coletor Solar PRO-SOL: o elemento de captao do aquecedor solar, que transforma radiao solar em calor. A radiao solar atravessa o vidro e atinge a chapa coletora que a absorve e a transforma em calor, transmitindo-o at os tubos da serpentina, onde circula a gua que recebe o calor e o transporta para o reservatrio trmico solar.

Compre em www.netfio.com
16

COMPONENTES DO SAS
COMPONENTES Vidro: impede que, no coletor, entrem gua de chuva, materiais slidos, poeira etc. Tem como finalidade principal provocar o efeito estufa, que ajudar no aquecimento da gua em circulao na tubulao de cobre. Aleta de absoro: tem por finalidade auxiliar no aquecimento do coletor. Com sua cor negra, absorve melhor o calor da luz solar, transmitindo-o para os tubos de cobre e, consequentemente, para a gua. Os equipamentos da PRO-SOL so soldados por ultrassom. Flauta totalmente em cobre: serve para conduzir a gua aquecida pelo calor do sol. O cobre, sendo um timo condutor de calor, absorve todo esse calor do coletor e o transmite gua em circulao. Isolamento trmico: feito em poliuretano (PU) injetado, um material que isola termicamente o coletor, impedindo que o calor captado pela luz solar escape para o ambiente. Perfil em alumnio: o gabinete externo do coletor solar. Proporciona estrutura ao conjunto. Fundo em chapa de alumnio: protege contra entrada de umidade pela parte de baixo do coletor. Vidro Flauta

Isolamento Trmico

Caixa de Alumnio

Tabela de especificao tcnicas:


Coletor Solar SMART Largura (mm) Comp. (mm) Ent. / Sada Peso cheio (Kg) Peso vazio (Kg) Peso c/ emb. (Kg) Dimenso c/ emb.(mm) 1m2 vertical 1000 1000 22,0 13,30 12,10 12,60 1,61m2 vertical 1000 1610 22,0 21,10 19,60 20,00 2,01m2 vertical 1000 2010 22,0 26,10 25,00 25,40 2,01m2 Horizontal 2010 1000 22,0 26,60 25,50 25,90
1100x2110 x125

1100x1100 1100x1710 1100x2110 x125 x125 x125

17

INSTALAO GERAL DO SAS


Coletor Solar BLUE Si Largura (mm) Comp. (mm) Ent. / Sada Peso cheio (Kg) Peso vazio (Kg) Peso c/ emb. (Kg) Dimenso c/ emb.(mm) 1m2 vertical 1000 1000 22,0 14,70 13,50 13,50 1,61m2 vertical 1000 1610 22,0 23,10 21,60 21,60 2,01m2 vertical 1000 2010 22,0 28,50 27,00 27,00 2,01m2 Horizontal 2010 1000 22,0 29,00 27,50 27,50
1100x2110 x125

A instalao e montagem a parte mais importante para garantir o bom funcionamento do aquecedor solar. Deve-se observar e seguir atentamente as instrues e orientaes deste manual. Delas vai depender o bom desempenho do SAS. Em caso de dvida, consulte nossos revendedores ou a fbrica. Teremos satisfao em prestar assistncia, esclarecendo qualquer questo. Equipamentos a serem instalados 1- Reservatrio trmico 2- Coletores solares 3- Sistema auxiliar 4- Opcionais Tipos de instalao do reservatrio trmico 1- Reservatrio trmico solar AP / BP Termossifo 2- Reservatrio trmico solar Termossifo COM MINICAIXA 3- Reservatrio trmico solar - AP / BP Circulao Forada 4- Reservatrio trmico solar - ALTA PRESSO (reservatrio de expanso) 5- Reservatrio trmico Solar - NVEL

1100x1100 1100x1710 1100x2110 x125 x125 x125

Coletor Solar BLUE SM Largura (mm) Comp. (mm) Ent. / Sada Peso cheio (Kg) Peso vazio (Kg) Peso c/ emb. (Kg) Dimenso c/ emb.(mm)

1m2 vertical 1000 1000 22,0 14,90 13,70 14,10

1,61m2 vertical 1000 1610 22,0 23,30 21,80 22,20

2,01m2 vertical 1000 2010 22,0 28,70 27,20 27,60

2,01m2 Horizontal 2010 1000 22,0 29,20 27,70 28,10


1100x2110 x125

1100x1100 1100x1710 1100x2110 x125 x125 x125

18

Tipos de instalao dos coletores solares 1- Termossifo 2- Circulao Forada IMPORTANTE: Somente inicie a instalao e montagem se, no local, j houver gua para abastecer o sistema, que, depois de instalado, no poder ficar sem gua. Em dias de sol intenso conveniente cobrir os coletores solares durante a instalao para evitar superaquecimento e possveis danos. Os equipamentos danificados pela ausncia de gua no sistema no sero cobertos pela garantia. CUIDADOS BSICOS: 1. Somente tcnicos capacitados devero instalar os equipamentos PRO-SOL 2. Antes de iniciar a montagem e instalao do equipamento, leia atentamente o manual. 3. O produto deve ser mantido embalado at chegar ao local em que ser instalado. Jamais o segure pelos tubos de entrada/ sada de gua, pois isso danifica o produto. 4. Utilize sempre duas chaves: uma para segurar a entrada e a sada e outra para rosquear as peas de interligao, pois com o esforo nos tubos poder ocorrer seu rompimento e a perda da garantia. 5. Antes de conectar qualquer dispositivo ao equipamento, verifique se a voltagem a mesma da etiqueta do produto e se a presso igual ou menor a da etiqueta do produto.

6. Utilize disjuntor exclusivo para o reservatrio trmico solar. Em caso de manuteno, desligue-o. 7. A utilizao do aterramento obrigatrio e evita choque devido descarga de energia eltrica nos aparelhos, prevenindo danos e choque eltrico. Faa o aterramento de forma correta, para melhor uso do produto e para sua segurana. Nunca utilize o neutro da rede como aterramento. 8. Os reservatrios trmicos solares so produzidos para baixa presso (50 kPa - 5 m.c.a.) ou alta presso (400 kPa - 40 m.c.a.). OBS: PRESSO MXIMA DE TRABALHO 9. Nunca utilize pressurizadores em sistemas de Baixa Presso: esse procedimento causa danos ao equipamento e a perda da garantia. 10. Nunca utilize pressurizador na sada dos reservatrios. O Pressurizdor de gua quente e de gua fria dever ser o mesmo.

Legenda AO INOX AISI 304 AO INOX AISI 316L 19

INSTALAO GERAL DO SAS


ESCOLHA O AO INOX ADEQUADO SUA REGIO: Nossos reservatrios trmicos solares so confeccionados em duas classificaes de ao inox: Os confeccionados com o ao inox 304 so prprios para abastecimento com gua da rede pblica* e uso residencial (at 80C). Os confeccionados com ao inox 316L so prprios para o abastecimento com gua de poos, ponteiras, de composio qumica mais agressiva e de gua da rede pblica* da maioria das cidades litorneas e de uso comercial**, suportando temperaturas de trabalho de 80C.

CARACTERSTICAS PARA TODOS OS TIPOS DE SAS: O reservatrio trmico solar deve ser instalado de forma a permitir acesso para a manuteno e eventual substituio. Para tanto, as entradas e sadas de gua devem possuir registros e unies para eventuais manutenes e reparos na instalao, exceto em sadas para o respiro e para os dispositivos de segurana. Estes no devem possuir registros. O reservatrio trmico solar deve ser alimentado com tubulao exclusiva de gua fria e esta devem ter o dimetro igual ou superior ao da tubulao de gua quente. Seu nvel superior abaixo do nvel inferior da tomada de gua da caixa dgua. O reservatrio trmico solar deve ser instalado numa estrutura de apoio, de forma a resistir aos esforos aplicados quando cheios, com uma inclinao de 2,5% do seu comprimento, para que o lado do consumo/respiro fique mais alto. A tubulao de alimentao de gua fria deve ser executada com material resistente a gua quente e ter um comprimento mnimo de 1,5 m. a partir de um sifo de, no mnimo, 30 cm., no sentido oposto ao fluxo de alimentao, no devendo ser isolada termicamente. Quando no for possvel fazer um sifo, deve-se fazer um cavalete, conforme a instalao

*gua da rede pblica: Na maioria das cidades litorneas, bem como em algumas cidades do interior do Brasil, mesmo nas guas tratadas da rede pblica, encontramos quantidades elevadas de cloretos (sais), carbonos, clcio, metais pesados e outras substncias que so prejudiciais ao ao inox, sendo o seu uso proibido, sem garantia contra corroso. Nesses casos, recomendado o uso do ao inox AISI 316L. **uso comercial: Recomendamos o ao inox 316L para uso comercial, proporcionando ao projeto normalmente com grandes volumes, uma maior confiana quanto durabilidade, assim como a possibilidade de mudana da fonte de abastecimento para gua de poo. 20

INSTALAO
Circulao Forada deste manual. No caso de caixa dgua no exclusiva, esta tubulao dever ter tambm uma vlvula de reteno, de forma a impedir o retorno de gua quente caixa dgua fria. No permitida a instalao de pressurizadores em reservatrios trmicos solares de Baixa Presso, nem na entrada de gua fria ou na sada de gua quente, podendo esses equipamentos causar danos ao equipamento e a perda da garantia. O respiro obrigatrio em sistemas de baixa presso e deve ser instalado na posio ascendente, a partir do ponto de conexo do consumo, sem restries, obstruo ou mudanas bruscas de direo. O tubo deve ultrapassar em, no mnimo, 30 cm. o nvel mximo da caixa de alimentao de gua fria e nunca deve estar imerso na gua. Tal contato poderia provocar uma circulao por termossifo entre o reservatrio trmico solar e a caixa dgua, resultando no aquecimento da mesma e na perda de rendimento do sistema. Os coletores solares devem ser instalados de forma a evitar locais sujeitos a sombra (vegetao, edificaes vizinhas, outros coletores solares, reservatrio trmico, elementos arquitetnicos etc.), assim como a localizao e a orientao devem considerar os resduos fsicos e qumicos transportados pelo ar, provenientes de incineradores e fbricas prximas, os quais tm influncia sobre o rendimento e a integridade do coletor solar. Os coletores solares devem ser instalados de forma a evitar acidentes e danos no caso de uma eventual quebra de vidro. Tambm no devem bloquear qualquer tipo de acesso ou sada. Deve-se prever espao de telhado nas adjacncias para garantir uma adequada manuteno. Os coletores solares devem ser instalados voltados para o Norte Geogrfico, com um desvio mximo de at 30 dessa direo (sentido Nordeste e Noroeste). No lado mais baixo da bateria de coletores solares e reservatrio trmico, deve-se instalar um registro para a drenagem. Deve-se excutar a montagem de no mximo 5 (cinco) coletores solares por bateria, e esta com uma inclinao de 2,5% do seu comprimento, de tal forma que o lado do retorno ao reservatrio trmico seja o mais alto e com o percurso mais curto possvel. Em regies sujeitas a geadas, recomendada a instalao de um sistema de proteo contra congelamento dos coletores solares, que poder ser a opcional vlvula anticongelante PRO-SOL 127/220V ou o opcional SISTEMA
21

INTELIGENTE com uma microbomba de circulao para a funo degelo (banho-maria). Toda a rede de distribuio e as interligaes de gua quente devero ser isoladas termicamente para melhor rendimento trmico do sistema. Neste manual, encontram-se todas as informaes necessrias para a instalao do Sistema de Aquecimento Auxiliar. A altura da caixa dgua no dever exceder a presso de trabalho mxima do reservatrio trmico solar, que nos BP - Baixa Presso de 50 kPa (5 m.c.a.) e nos AP - Alta Presso de 400 kPa (40 m.c.a.).Verifique a etiqueta de identificao do produto. OBSERVAO: EM TODOS OS ESQUEMAS DE INSTALAO DE BAIXA PRESSO, CASO OS SIFES (CAVALETES) SEJAM PARA CIMA, UTILIZAR UM TUBO DE RESPIRO PARA EVITAR ACUMULO DE AR NA TUBULAO EM CASO DE FALTA DE GUA.

TERMOSSIFO: No circuito primrio, deve-se utilizar o mnimo possvel de curvas e dar preferncia para curvas de 45 no lugar de curvas de 90, bem como procurar posicionar os coletores solares o mais prximo possvel do reservatrio trmico. A altura entre o topo dos coletores solares e a base do reservatrio trmico solar deve ter 0,15 m. no mnimo e 4 m. no mximo As tubulaes de sada e retorno para os coletores solares (circuito primrio) devem possuir um registro e uma inclinao mnima de 3% da distncia entre o reservatrio trmico solar e os coletores solares. essencial que sejam evitados sifes ou embarrigamentos em todo esse circuito, para que no ocorra acmulo de bolhas desprendidas no aquecimento da gua e, consequentemente, a estagnao do fluido. necessrio providenciar suportes adequados para a tubulao, garantindo sua fixao e a inclinao desejada. Esta tubulao (circuito primrio) no deve exceder 12 metros no total.

ESQUEMA DE INSTALAO VIDE PGINA: 10

22

TERMOSSIFO COM MINI CAIXA: A mini caixa dgua para alimentao do reservatrio trmico solar exclusiva e dever ser instalada acima do reservatrio trmico e alimentada com gua direto da rede pblica. Este tipo de equipamento recomendvel para sistemas de 200 e 300 litros e para chuveiros com vazes de at 4,5 litros/ minuto. No circuito primrio, deve-se utilizar o mnimo possvel de curvas e dar preferncia para curvas de 45 no lugar de curvas de 90, bem como procurar posicionar os coletores solares o mais prximo possvel do reservatrio trmico. A altura entre o topo dos coletores solares e a base do reservatrio trmico solar deve ter 0,15 m. no mnimo e 4 m. no mximo As tubulaes de sada e retorno para os coletores solares (circuito primrio) devem possuir um registro e uma inclinao mnima de 3% da distncia entre o reservatrio trmico solar e os coletores solares. essencial que sejam evitados sifes ou embarrigamentos em todo esse circuito, para que no ocorra acmulo de bolhas desprendidas no aquecimento da gua e, consequentemente, a estagnao do fluido. necessrio providenciar suportes adequados para a tubulao, garantindo sua fixao inclinao desejada.
IMPORTANTE: A MINICAIXA DEVE SER INSTALADA EM SISTEMAS DE BAIXA VAZO (200 E 300 LITROS) E QUANDO UTILIZADOS CHUVEIROS E/OU DUCHAS DE AT 4,5 LITROS POR MINUTO.UTILIZAR BITOLA MNIMA DE 3/4 PARA ALIMENTAO DA MINICAIXA.

Compre em www.netfio.com

23

INSTALAO
Esquema de instalao:

TERMOSSIFO COM MINICAIXA DGUA


20 cm

10 cm

Observao: A tubulao de dreno dever ser conduzida at local apropriado para escoamento da gua.

24

Compre em www.netfio.com

CIRCULAO FORADA: Na tubulao de sada para os coletores solares dever ser instalada a motobomba de circulao forada dos coletores solares (ver posio correta de instalao). Esta tubulao dever possuir um registro e uma vlvula de reteno para evitar que a gua retorne dos coletores solares. Na tubulao de retorno dos coletores solares (circuito primrio) deve haver um registro, uma vlvula de reteno e/ou um sifo para evitar que a gua quente dos coletores solares retorne para os coletores solares. Deve-se executar a montagem da bateria de coletores solares com uma inclinao de 2,5% do seu comprimento, de tal forma que o lado do retorno ao reservatrio trmico seja o mais alto, para que a informao de temperatura chegue mais rpido ao sensor. Para dimensionar a capacidade da motobomba, deve-se considerar uma vazo de 72 litros/hora por m de coletor solar. Devem ser utilizados at 5 coletores solares por bateria e at 3 baterias por srie. Em caso de sries, considerar somente a rea de m da primeira bateria de cada srie (ver tabela de dimensionamento da motobomba a seguir).

BOMBA PARA CIRCULAO PRO-SOL 100W CUIDADOS NA INSTALAO: SELEO DE VELOCIDADE: As bombas servem para aplicao em SAS com circulao forada (sistema bombeado), circulao de rede e em proteo anticongelamento (degelo). So totalmente silenciosas, no possuem selo mecnico nem rolamento, o corpo em bronze (no enferruja), so projetadas com protetor trmico e capacitor permanente e possuem 3 velocidades de funcionamento. Siga atentamente todas as instrues de montagem e instalao e observe nas figuras a seguir o posicionamento correto para a instalao e cuidados. Os coletores solares em circulao forada precisam de uma vazo de 72 litros/m por hora para uma melhor eficincia. Na tabela abaixo, dimensionamos, para cada uma das trs velocidades, a vazo mxima de acordo com a rea coletora (em m) e altura manomtrica (em m.c.a).

ESQUEMA DE INSTALAO VIDE PGINA: 11


I

ATM mx. (m.c.a.) 55W 70W 100W

Altura manomtrica total em metros de coluna de gua 1,0 6 12 20 1,2 5 11,5 19 1,5 4 11 18 2,0 8,5 17 2,5 6,5 16 3,0 5 13,5 3,5
2

4,0 10

4,5 8

5,0 6

5,5

rea do coletor em m 4 11,5

II III

25

INSTALAO
TERMOSSIFO EM NVEL: O reservatrio trmico solar deve ser alimentado com tubulao exclusiva de gua fria e esta deve ter o dimetro igual ou superior ao da tubulao de gua quente. A caixa dgua dever ser exclusiva e instalada no mesmo nvel. O reservatrio trmico solar deve ter um kit nvel instalado de fabrica (modelo especial) um tubo localizado no reservatrio composto por uma boia pescadora para captao da gua no nvel do reservatrio (gua mais quente). Este tipo de instalao no recomendado para regies onde h constante falta dgua na rede publica. No circuito primrio, deve-se utilizar o mnimo possvel de curvas e dar preferncia para curvas de 45 no lugar de curvas de 90, bem como procurar posicionar os coletores solares o mais prximo possvel do reservatrio trmico. A altura entre o topo dos coletores solares e a base do reservatrio trmico solar deve ter 0,15 m. no mnimo e 4 m. no mximo. As tubulaes de sada e retorno para os coletores solares devem possuir um registro e uma inclinao mnima de 3% da distncia entre o reservatrio trmico solar e os coletores solares. essencial que sejam evitados sifes ou embarriga mentos em todo esse circuito, para que no ocorra acmulo de bolhas desprendidas no aquecimento da gua e, consequentemente, a estagnao do fluido. necessrio providenciar suportes adequados para a tubulao, garantindo sua fixao e a inclinao desejada.

26

Esquema de instalao:

TERMOSSIFO EM NVEL
Utilizar para respiro

Compre em www.netfio.com

Mnimo 30 cm

Consumo gua quente (nvel) Alimentao exclusiva Caixa dgua exclusiva

Mnimo 10 cm Mnimo 30 cm Retorno dos coletores inclinao mnima de 3%

NORTE GEOGRFICO

COLETOR
Retorno dos coletores inclinao mnima de 3% Dreno

Observao: 1. A tubulao de dreno dever ser conduzida at local apropriado para escoamento da gua.

27

INSTALAO
ALTA PRESSO COM VASO DE EXPANSO: O reservatrio trmico solar deve ser interligado com o sistema de pressurizao com tubulao prpria para gua quente e exclusiva at a motobomba (no utilizar pressurizadores com vlvula de fluxo). Logo aps, deve-se instalar uma vlvula de reteno. No permitida a instalao de sistemas de pressurizao em reservatrios trmicos solares de baixa presso nem na entrada de gua fria ou na sada de gua quente, podendo esses equipamentos causar danos ao equipamento e a perda da garantia. Deve-se instalar uma vlvula de segurana na rede de alimentao do reservatrio trmico e, em seguida, o reservatrio de expanso (vaso de expanso), que necessita ter uma capacidade em torno de 6% do volume do reservatrio trmico solar para a expanso da gua quente. preciso instalar tambm nesta linha um manmetro para o monitoramento da presso de servio. O pressostato dever ser regulado para ligar a motobomba quando a presso do sistema atingir 1,5 a 2 kgf / cm e desligla quando atingir 2,0 a 2,4 kgf/cm (o diferencial de liga e desliga deve estar entre 0,4 e 0,8 kgf/cm. A vlvula de segurana deve estar regulada para abrir quando a presso do sistema atingir 3,6 a 4,0 kgf/cm. O dimensionamento da motobomba deve ser feito de acordo com o consumo dos pontos a serem alimentados, mas, a ttulo de sugesto, podemos considerar uma moto bomba de CV para 200 a 400 litros, CV para 500 e 600 litros e 1 CV para 28 800 e 1.000 litros. Todo sistema de pressurizao requer manuteno preventiva anual, podendo seu mau funcionamento causar danos ao aquecedor solar, ocasionando, inclusive, a perda da garantia. Deve-se instalar uma vlvula de reteno invertida, para que, em caso de manuteno, havendo necessidade de esgotar o reservatrio trmico solar, possa entre ar e evite a imploso do reservatrio trmico solar e a perda da garantia, como tambm uma vlvula desaeradora para que possa sair o ar do sistema. No circuito primrio deve-se utilizar o mnimo possvel de curvas e dar preferncia para curvas de 45 no lugar de curvas de 90, bem como procurar posicionar os coletores solares o mais prximo possvel do reservatrio trmico. A altura entre o topo dos coletores solares e a base do reservatrio trmico solar deve ter 0,15 m. no mnimo e 4 m. no mximo. As tubulaes de sada e retorno para os coletores solares (circuito primrio) devem possuir um registro e uma inclinao mnima de 3% da distncia entre o reservatrio trmico solar e os coletores solares. essencial que sejam evitados sifes ou embarrigamentos em todo esse circuito, para que no ocorra acmulo de bolhas desprendidas no aquecimento da gua e, consequentemente, a estagnao do fluido. necessrio providenciar suportes adequados para a tubulao, garantindo sua fixao e a inclinao desejada. No lado mais baixo da bateria de coletores solares, instalar um registro para a drenagem dos coletores solares.

Esquema de instalao:

Observao:
1. A tubulao de dreno e vlvulas devero ser conduzidas at local apropriado para escoamento da gua; 2. O jogo de vlvulas deve ficar acima do nvel do reservatrio; 3. obrigatrio o uso de tanque de expanso exclusivo, cuja funo absorver a expanso trmica da gua e golpe de arete; 4. O tanque de expanso deve ser calibrado com 0,5 kgf/cm2 acima da presso mxima de trabalho do sistema; 5. Capacidade do tanque de expanso: 5% do volume do reservatrio trmico.

RESERVATRIO SOLAR ALTA PRESSO (RESERVATRIO DE EXPANSO)


Vlvula de segurana

Vlvula ventosa

Vlvula de reteno Retorno dos coletores inclinao mnima de 3%

Consumo gua quente

Tanque de expanso

Mnimo 10 cm

Alimentao de gua fria com pressurizador

NORTE GEOGRFICO Manmetro Dreno Vlvula de reteno Alimentao da rede de gua fria

COLETOR

Dreno

Compre em www.netfio.com

29

VOLUME TOTAL DA INSTALAO EM LITROS

COMO DIMENSIONAR UM TANQUE DE EXPANSO Em SAS (Sistemas de Aquecimento Solar) acima de 1,0 kgf/cm de presso desprovidos de respiro, obrigatrio o uso de reservatrio de expanso, permitindo a absoro da expanso trmica da gua armazenada no reservatrio trmico, variaes de presso e golpes de arete. O volume do reservatrio de expanso poder ser calculado pela frmula abaixo ou considerando 6% do volume do reservatrio trmico. SISTEMA DE GUA QUENTE Volume de Expanso: E = V0 . (e e0) Em que: E = Volume de expanso, I V0 = Volume temperatura inicial, I e = Coeficiente de expanso da gua temperatura final e0 = Coeficiente de expanso da gua temperatura inicial Volume Total do Tanque de Expanso: Vv = V0 (e e0) 1 - (Pi / Pf) Em que: Vv = Volume do reservatrio de expanso, I V0 = Volume temperatura inicial, I e = Coeficiente de expanso da gua temperatura final e0 = Coeficiente de expanso da gua temperatura inicial Pi = Presso absoluta de carga do vaso, em bar Pf = Presso absoluta mxima do sistema, em bar 30

baco
Que vaso usar? Exemplo (setas ver melhas): Volume da instalao: 1.000 litr os o Temperatura mxima nal: 70 C Presso de car ga do vaso: 15 mca Presso mxima do sistema: 3 bar Vaso indicado: 80 litr os
10.000 8.000 6.000 4.000 2.000 1.000 800 600 400 200 100 80 60 40

E 20 DIA M RA TU A ER 30 MP TE 40

50 0 6

70

80 90

100

110

3 bar 5m 6 8 3 3 4 4,5 5 5,5 10 8

12 12 18

18 18 24

24 24 35

35 35 50

50 50 80

80 80

150 150

15 12 20 25 30 35 12

150 150 150 150

100

100

100

200

18 24 24

24

35 50 50 50

50

80 100 100 100

200 200 300 300 300 300

100

200 200

24 24

150 150

6 bar 40m

50

100

200

Presso absoluta de carga do vaso, em mca Presso absoluta mxima do sistema, em bar

250

INSTALAO
Esquema de instalao:

ALTA PRESSO REDE PBLICA

15 cm

Compre em www.netfio.com
31

INSTALAO
BSSOLA: Use sempre uma bssola: Muitas pessoas se surpreendem ao saber que uma bssola no aponta para o norte verdadeiro. De fato, na maior parte da superfcie terrestre, a bssola aponta em direo a um ponto a leste ou a oeste do Norte Verdadeiro (tambm conhecido como Norte Geogrfico). A terra possui um campo magntico Norte-Sul semelhante a um grande m, mas sua intensidade e direo variam em funo da localizao. Por isso, a bssola sempre estar indicando o Norte Magntico e no o Norte Geogrfico (verdadeiro). Esse desvio, chamado Declinao Magntica, est representado em faixas no mapa do Brasil, a seguir No caso do nosso territrio nacional, a declinao magntica sempre negativa, ou seja, o Norte Geogrfico est sempre direita do Norte Magntico. Na tabela a seguir, encontra-se a declinao magntica de todas as capitais brasileiras em graus. Capital Porto Alegre Florianpolis Curitiba So Paulo Belo Horizonte Rio de Janeiro Vitria Salvador Recife Natal Fortaleza So Luiz Manaus Porto Velho Goinia Cuiab Campo Grande Declinao - 14,7 -17,4 - 17,3 -19,6 -21,5 -21,4 -22,8 -23,1 -22,6 -22,1 -21,6 -20,7 -13,9 -10,6 -19,2 -15,1 -15,2 Latitude + 10 40 38 36 34 30 33 30 23 18 16 14 13 15 19 27 26 31

Certifique-se de que no haja influncia de materiais metlicos, telefones celulares, carros etc., pois eles poderiam interferir na leitura da bssola. 32

Posicionamento dos coletores: Para posicionar corretamente os coletores solares, preciso determinar onde h maior incidncia de radiao solar durante todo o ano, garantindo assim um bom funcionamento principalmente no inverno. Como o Brasil possui praticamente todo seu territrio no Hemisfrio Sul, o Sol estar na maior parte do ano do ano sempre no Norte, da a necessidade de instalao dos coletores solares na face do telhado orientados para o Norte Geogrfico, ou com o menor desvio possvel. Desvios de at 30 tanto para o Leste (Nordeste) quanto para Oeste (Noroeste) so aceitveis. Para verificar corretamente a orientao do Norte Magntico, utilize uma bssola, que, por sua vez, indicar a orientao do Norte Magntico e posicione 20 direita da declinao magntica para o Estado de So Paulo, por exemplo. Uma alternativa consultar uma planta, um mapa onde exista a identificao do Norte Geogrfico ou alguma referncia de posicionamento (Google Earth). Inclinao dos coletores: Para a instalao dos coletores solares, devemos considerar que precisamos da gua mais quente quando a temperatura ambiente mais fria. No inverno, a densidade de fluxo de radiao solar a menor do ano, por causa da reflexo e difrao dos raios solares 33

INSTALAO
na entrada da atmosfera (distncia do Sol em relao Terra e sua inclinao). Para aproveitarmos de forma eficiente os raios solares, devemos direcionar os coletores, de tal forma que recebam a maior insolao possvel no inverno e no horrio em que a insolao mxima (meio-dia), ou seja, voltados para o Norte verdadeiro (no Hemisfrio Sul), com um ngulo de inclinao igual latitude do lugar acrescida de 10. Para as capitais do Brasil (veja a tabela na pgina 41), onde recomendamos a inclinao ideal. Os coletores devero ser instalados sobre o telhado e direcionados na posio mais prxima ao Norte. A face do telhado escolhida no dever estar desviada da posio Norte mais que 30. Em caso de necessidade de desvio entre 31 a 90, devemos posicionar para a orientao Oeste e acrescentar a rea coletora. Importante: As sombras podem comprometer o rendimento do sistema. Verifique se h reas de sombra geradas por rvores, morros, construes mais altas ou partes mais altas da prpria construo. Distncia entre as baterias de coletores Para evitar sombra entre coletores solares numa instalao tipo escama, siga as distncias conforme tabela abaixo. Obede tambm o dimensionamento necessrio de rea de captao e a inclinao necessria de acordo com a latitude de cada lugar.

AS (sombra)

Modelos ngulo 20 25 30 35 40 45 L 959 930 894 851 801 746

1.00 H 352 424 500 574 643 707 AS 330 485 685 948 1318 1842 L 1438 1283 1327 1260 1184 1100

1.45 H 565 684 798 860 982 1061 AS 485 728 1030 1424 1977 2763 L 1908 1836 1760 1670 1657 1453

2.00 H 684 845 1000 1147 1286 1414 AS 661 971 1373 1900 2636 3684

34

Observaes: AS = Projeo horizontal que ocupa o coletor solar dependendo do ngulo. L1= rea de sombra, ou seja, o espao entre as baterias de coletores. H = Altura do coletor solar. - Os ngulos usados so 20, 25, 30, 35, 40 e 45, que atendem a grande maioria dos estados brasileiros + 10. - As distncias acima so para o direcionamento NORTE. Caso haja alguma distoro, as distncias devero ser maiores. - Quando a inclinao do telhado for menor que 20, recomendada a instalao de um suporte, pois a inclinao mnima de 20, para garantir o fluxo adequado de gua numa instalao termossifo. MONTAGEM PADRO: UTILIZAR NO MXIMO 5 COLETORES POR BATERIA

MONTAGEM ESCAMA - TERMOSSIFO Utilizar no mximo 5 coletores em paralelo por bateria.


MONTAGEM ESCAMA - TERMOSSIFO CERTO ERRADO

MONTAGEM ASA-DELTA - TERMOSSIFO Utilizar no mximo 5 coletores em paralelo por bateria.


28
mm

28
mm

Para todas as montagens Inclinar a bateria de coletores 2,5% do seu comprimento para que o retorno ao reservatrio trmico solar fique mais alto.

22 mm

* *

22
mm

35

MONTAGEM PARALELA - TERMOSSIFO Utilizar no mximo 5 coletores em paralelo por bateria.


22 28
mm mm

22
mm

28
mm

22
mm

SISTEMA DE AQUECIMENTO AUXILIAR Instalao Eltrica Os reservatrios trmicos solares PRO-SOL possuem um sistema auxiliar eltrico padro dotado de resistncia monofsica blindada e termostato de temperatura pr-regulado, de maneira a aquecer apenas metade do reservatrio trmico (55C). Nos modelos de 200 a 400 litros, a resistncia 2000W/220V, e nos modelos 500 e 1.000, 3000W/220V. Ligaes da resistncia

MONTAGEM EM SRIE - SOMENTE PARA CIRCULAO FORADA Utilizar no mximo 5 coletores por bateria e no mximo 3 baterias.
MONTAGEM EM SRIE - SOMENTE PARA CIRCULAO FORADA CERTO

* para tenso 127V opcional.

ERRADO

36

INSTALAO
IMPORTANTE: A alimentao eltrica deve ser independente da rede, saindo diretamente do quadro de distribuio. Deve-se prever disjuntor exclusivo para o reservatrio trmico. Ligar ao circuito a resistncia apenas com o reservatrio trmico abastecido com gua. Em caso de manuteno sempre desligar o disjuntor. Observar os dados na etiqueta de identificao do equipamento e confirmar a voltagem da rede local. Ateno: A ligao da resistncia sai sempre de fbrica em 220V. Caso a rede local seja 110V, consultar departamento comercial. Proceder instalao obedecendo s normas da ABNTNBR 5410 e seguindo os esquemas acima. O termostato est pr-regulado em 55C. Ligar o auxiliar eltrico apenas quando for necessrio, desligando-o em seguida. Aterrar o reservatrio trmico no ponto definido. INSTALAO APOIO A GS Se estiver utilizando um sistema inteligente de gerenciamento, possvel instalar dois sistemas de aquecimento auxiliar: o eltrico padro e adicionar um auxiliar a gs, podendo ainda determinar o sistema principal e, atravs da programao, determinar a que temperatura entra o sistema principal e. Caso ocorra uma falha ou lentido, o segundo sistema entra automaticamente, minimizando a possibilidade de falta de gua quente e proporcionando, assim, mais economia e rapidez do sistema de aquecimento auxiliar

IMPORTANTE: Instalar o aquecedor a gs em local de fcil inspeo e ventilao apropriada (trreo). Observar as instrues de instalao e montagem no manual do fabricante do aquecedor a gs. Prever eletroduto do lado do aquecedor a gs at a fonte alimentadora para acionar a motobomba. Instalar a bomba do aquecedor abaixo deste, para facilitar a manuteno e a retirada do ar da rede.

37

Esquema de instalao:

APOIO A GS
NORTE GEOGRFICO S1 Alimentao exclusiva Mnimo 30 cm Vlvula ventosa

COLETOR

Consumo gua quente

Mnimo 15 cm

Retorno dos coletores Mnimo 50 cm

Alimentao dos coletores Acionamento da bomba hidrulica Bomba Circulao Utilizar vlvula ventosa quando o coletor solar estiver mais alto que o reservatrio.

S2

S2

Controlador Digital

Dreno

Mnimo 30 cm

S1

Compre em www.netfio.com
38

APOIO CERTO E ERRADO DO RESERVATRIO. Antes da instalao, apoiar corretamente o reservatrio (se for o caso) de acordo com a figura a seguir, para evitar danos aos ps do reservatrio e consequentemente ao prprio reservatrio. Apoiar o reservatrio por toda a base dos ps.

APOIO CORRETO

APOIO ERRADO

39

SOLUO DE PROBLEMAS
Problema Causas provveis
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Falta de insolao. Acmulo de sujeira sobre os vidros do coletor solar. Sombras provocadas pela vegetao prxima ou por novas construes. Orientao e/ou inclinao dos coletores solares inadequada. Registros fechados. Falta dgua. Ligao inadequada entre os coletores e o reservatrio. Existncia de sifo na tubulao, acarretando a formao de vapor. Deficincia de altura entre a parte mais alta do coletor solar e a parte mais baixa do reservatrio trmico. 10. Consumo acima do previsto ou sistema subdimencionado. 11. Vidro quebrado ou infiltrao de gua. 1. Falta de energia eltrica. 2. Disjuntor desligado ou danificado. 3. Fiao eltrica interrompida. 4. Termostato na posio de desligado ou queimado. 5. Resistncia eltrica queimada.

Soluo
1. Ligar o sistema auxiliar eltrico ou a gs. 2. Lavar os vidros dos coletores solares. 3. Podar a vegetao ou relocar os coletores solares. 4. Corrigir o posicionamento, se possvel, ou acrescentar coletores solares para compensar a orientao fora do Norte. 5. Verificar posio dos registros. 6. Verificar motivos da falta dgua. 7. Corrigir as ligaes. 8. Eliminar o sifo. 9. Aumentar a altura do reservatrio trmico em relao aos coletores solares. 10. Redimensionar o sistema. 11.Trocar o vidro ou trocar o coletor. 1. Verificar motivos da falta de energia eltrica. 2. Ligar ou substituir disjuntor. 3. Verificar e testar fiao. 4. Ligar ou substituir termostato. 5. Substituir resistncia eltrica.

gua no esquenta o suficiente com energia solar Baixa performance mesmo com boa insolao

A gua no esquenta com o auxiliar eltrico ligado

1. Abrir o registro. 1. Registro de distribuio fechado. 2. Abrir o registro. 2. Registro entre a caixa dgua e o reservatrio trmico fechado. No sai gua quente 3. Verificar o motivo (alta de gua rede pblica etc.). 3. Volume na caixa dgua insuficiente para pressurizar o sistema. nas torneiras 4. Abrir todas as torneiras quentes e mant-las abertas por 4. Ar na tubulao. alguns minutos. Fech-las assim que normalizar o fluxo. 5. Entupimento na tubulao por detritos e construo. 5. Retirar os detritos da tubulao.

40

Problema
gua quente nas torneiras frias e vice-versa

Causas provveis
1. Comunicao entre gua fria e quente atravs de ducha higinica ou registro de comando nico 2. Suspiro dentro da gua na caixa dgua. 1. Longa distncia entre o reservatrio trmico e o ponto de consumo, gerando um grande volume de gua fria residente na tubulao. 1. Termostato desregulado ou danificado. 2. Sistema hiperdimensionado 3. Baixo consumo (veraneio) 1. Fiao eltrica sem isolamento em contato com a tubulao de cobre. 2. Aterramento inadequado. 3. Resistncias danificadas. 1. Fiao eltrica em curto. 2. Disjuntor danificado. 3. Resistncia eltrica danificada. 1. Dilatao trmica e/ou falta de veda rosca. 2. Solda subdimensionada ou mal executada. 1. Sistema auxiliar eltrico acionado de forma constante. 2. Sistema subdimensionado. 3. Consumo excessivo.

Solues
1. Remover o gatilho da ducha ou trocar por peas que promovam o total fechamento quando no utilizando. 1. Encurtar a distncia entre o reservatrio trmico e o ponto de consumo (quando possvel). 2. Utilizar o opcional bomba de circulao da rede hidrulica. 1. Regular o termostato em 45C ou substituir. 2. Diminuir a quantidade de placas. 3. Utilizar vlvula misturadora na sada para consumo. 1. Verificar a fiao eltrica e corrigir. 2. Verificar o aterramento e corrigir. 3. Substituir a resistncia eltrica. 1. Verificar e reparar a fiao eltrica. 2. Substituir o disjuntor. 3. Substituir a resistncia eltrica. 1. Apertar as conexes com fita veda-rosca. 2. Soldar novamente. 1. Ligar dijuntor do Solar s quando no houver sol. 2. Redimensionar o sistema. 3. Redimensionar o sistema.

gua quente demora a chegar s torneiras

Aquecimento excessivo da gua

Choque nas torneiras

Disjuntor no arma

Vazamentos

Alto consumo de energia eltrica

41

TERMO DE GARANTIA
A PRO-SOL garante os produtos de sua fabricao pelos prazos especificados neste termo e indicada na etiqueta do produto, a partir da data da nota fiscal emitida pela PRO-SOL ao consumidor final, contra qualquer defeito de fabricao, desde que reclamado imediatamente aps sua constatao, e os produtos tenham sido instalados conforme instrues do Manual de Aquecimento Solar que acompanha o equipamento. Esta garantia no se estende a vidros dos coletores, resistncias e termostato do reservatrio trmico, cores e tonalidades dos materiais e das tintas utilizadas nos produtos, danos causados por queda ou acidente nos transporte e danos com a aparncia do produto desde que no comprometam a funcionalidade e a segurana do equipamento. Peas, acessrios ou outros equipamentos utilizados na instalao do sistema de aquecimento solar tero suas garantias de acordo com os termos dos respectivos fabricantes. A PRO SOL ter at 7 dias, a partir da data de reclamao, para proceder assistncia tcnica atravs de atendimento prprio ou de pontos de vendas autorizados, em um raio de at 50km de localizao dos mesmos onde os equipamentos foram adquiridos. Quando constatado que a reclamao no procede, as despesas decorrente da assistncia tcnica, troca de produtos e peas, transporte e mo-de-obra, sero de responsabilidade do reclamante. A Garantia perde o valor nos seguintes casos: Extino do prazo de validade; Utilizao do aquecedor solar para fins que no tenham sido projetados; Instalao em desacordo com as orientaes contidas no equipamento ou no Manual de Aquecimento Solar; Danos causados por causos fortuitos ou de fora maior, agentes naturais como vendaval, granizo, geada, etc; Ter sido violado ou concertado por pessoas no autorizadas da PRO SOL. Adaptao ou uso de peas que alterem o funcionamento do equipamento; Utilizao de gua com composio fsico-qumica que ataque internamente o equipamento; Circulao de substncias qumicas tais como leos, corrosivos ou qualquer fludo que venha danificar internamente o equipamento; Ocorrncia de terra ou areia no interior do equipamento, que venha causar obstruo na circulao da gua; Uso em rede hidrulica com presso acima da especificao do equipamento.

Todas as despesas decorrentes da retirada, reinstalao e deslocamento do produto at a PRO SOL, correm por conta exclusiva do proprietrio do equipamento. Nenhum Ponto de Venda ou Representante est autorizado a fazer excees desta garantia, ou assumir compromissos em nome da PRO SOL.

42

Cliente: ________________________________________________________________________________ Endereo: __________________________________________________________________ n. __________ Bairro:____________________________________________________ CEP: _________________________ Cidade: _________________________________________________________ Estado: _________________ E-mail: _______________________ Fone: _______________________ Fax: _______________________ Celular: _______________________ Produto Reservatrio Placa Tamanho ___________ litros ___________ m2 Tipo de ao 304 316L Presso usada Alta ________________ Baixa Nmero de srie

43

Pro-Sol Indstria e Comrcio de Produtos de Energia Solar Ltda. Telefone: (11) 4543-6005 / 4543-6384 www.prosolsolar.com.br

Um novo conceito em energia solar.

Compre em www.netfio.com

Das könnte Ihnen auch gefallen