Sie sind auf Seite 1von 35

1

MIRIA PINHEIRO SANTOS

LIGAS METLICAS ODONTOLGICAS

So Jos do Rio Preto 2010

MIRIA PINHEIRO SANTOS

LIGAS METLICAS ODONTOLGICAS

Trabalho

de

Concluso

de

Curso

apresentado pela aluna Miria Pinheiro Santos ao Curso Tcnico em Prtese Dentria na ETEC Philadelpho Gouva Netto como requisito para concluso do curso. Professor Orientador: Gustavo Cosenza B. Nogueira.

So Jos do Rio Preto 2010

Dedico este trabalho a minha me Helena, com amor, admirao e gratido por sua presena em minha vida. .

Agradeo a Deus pela fora e perseverana que tive ao longo deste curso para que eu pudesse conclu-lo com sucesso; Aos professores do curso Tcnico em Prtese Dentria que colaboraram para minha formao profissional; Aos amigos do curso, pois em momentos de dificuldade consegui superara-las.

Se um homem tem um talento e no tem capacidade de us-lo, ele fracassou. Se ele tem talento e usa somente a metade deste, ele fracassou parcialmente. Se ele tem um talento e de certa forma aprende a us-lo em sua totalidade, ele triunfou gloriosamente e obteve uma satisfao e um triunfo que poucos homens conhecero.

Thomas Wolf

RESUMO

H algumas dcadas, vrios tipos de ligas odontolgicas vm sendo introduzidas no mercado odontolgico como utilizao alternativa ao ouro, devido ao aumento do custo das ligas nobres. As ligas dentrias foram devidamente classificadas de acordo com suas caractersticas e cada uma possui uma indicao. Com novas descobertas na rea da odontologia, algumas ligas so raramente usadas em alguns tipos de restauraes. Ligas para coroas totalmente metlicas, ligas de metais altamente nobres para restauraes metalocermicas e ligas metlicas para prteses parciais so exemplos de indicaes de ligas. O objetivo deste trabalho mostrar um breve estudo sobre itens como os tipos de metais e suas caractersticas, tipos de ligas usadas em vrios tipos de restauraes, suas propriedades gerais e a biocompatibilidade das ligas odontolgicas para fundio.

Palavras-Chave: Ligas odontolgicas, biocompatibilidade das ligas odontolgicas

ABSTRACT

For some decades, various types of dental alloys have been introduced in the dental market as an alternative to use gold due to the increased cost of noble alloys. The dental alloys were properly classified according to their characteristics and each has a statement. With new discoveries in the field of dentistry, some alloys are rarely used in some types of restorations. Alloys for crowns, metal, high noble metal alloys for ceramic restorations and metal alloys for partial dentures are examples of indications of alloys. The objective is to show a brief study on such things as the types of metals and their characteristics, types of alloys used in various types of restorations, their general properties and biocompatibility of dental alloys for casting.

Keywords: dental alloys, biocompatibility of dental alloys.

LISTA DE ABREVIAES

ADA- American Dental Association Ag- Prata Ag-Pd- Prata-Paldio Ag-Pd-Cu- Prata-Paladio-Cobre Au- Ouro Be- Berlio BeO- xido de berlio C- Carbono CET- Coeficiente de expanso trmica Co- Cobalto Co-Cr Cr- Cromo Cu- Cobre Cu-Sn- cobre-estanho Fe- Ferro Ga- Glio HV- Hardness Vickers In- ndio Ir- Irdio Mg- Magnsio Mn- Mangans Mo- Molibdnio N- Nobre NA- Altamente Nobre Nb- Nibio NDV- Nmero de Dureza de Vickers Ni- Nquel Ni-Cr- Nquel-Cromo Ni-Cr-Be- Nquel-Cromo-Berlio Ni-Co-Cr- Nquel-Cobalto-Cromo

Pd- Paldio Pd-Cu- Cobre-Paldio Pd-Co- Paldio-Cobalto Pd-Ga-Ag- Paldio-Glio-Prata PMB- Predominante de Metais Bsicos PPF- Prtese Parcial Fixa Pt- Platina Sn- Estanho Ta- Tntalo Ti- Titnio Ti-Al-V W- Tungstnio Zn- Zinco Zr- Zircnio

LISTA DE FIGURAS

Figura 01- Metal Ouro. Figura 02- Metal Prata. Figura 03- Exemplo de cor de uma liga; cor branca e amarela. Figura 04- Mquina para alongar a liga. Figura 05- Temperatura de fundio.

Retiradas do livro: Atualizao em Prtese Dentria - 11 Congresso Internacional de tcnicos em prtese dentria. Outubro/Novembro 2009.

SUMRIO

Introduo..........................................................................................................12 Ligas Metlicas..................................................................................................14 Classificao das Ligas Odontolgicas para Fundio.....................................18 Propriedades Gerais das Ligas Odontolgicas.................................................26 Biocompatibilidade das Ligas Odontolgicas....................................................30 Concluso.........................................................................................................33 Referncias Bibliogrficas.................................................................................34

INTRODUO

A histria das ligas odontolgicas para fundio tem sido influenciada por trs fatores principais: (1) as mudanas tecnolgicas das prteses dentrias; (2) os avanos metalrgicos; e (3) as variaes de preos de metais nobres desde 1968. Em 1907, a apresentao de Taggart, no New York Odontological Group, sobre a fabricao de restauraes fundidas, foi conhecida como a primeira aplicao relatada da tcnica da cera perdida em odontologia. Logo, o sucesso da tcnica para restaurao foi levado para fundio de restauraes como onlay, coroas, prteses parciais fixas e estruturas para prteses removveis. Em 1932, o grupo de materiais dentrios do National Bureau of Standards, classificou as ligas que estavam sendo usadas como: Tipo I (macia: nmero de dureza de Vickers [NDV] entre 50 e 90), Tipo II (mdia: NDV entre 90 e 120), Tipo III (dura: NDV entre 120 e 150), Tipo IV (extradura: NDV 150). Nos anos seguintes, surgiram varias patentes para ligas contendo paldio como substituto da platina. Em 1948, com composies especialmente

diversificadas de metais bsicos, a tendncia ao manchamento das ligas originais aparentemente tinha desaparecido. Com o avano na tecnologia odontolgica, no final dos anos 50, descobriu o recobrimento da subestrutura de um metal com porcelana odontolgica, pois at aquela poca, a porcelana tinha um coeficiente de expanso trmica baixo e diferente daquele das ligas de ouro. A zona de fuso da liga foi elevada suficientemente para permitir a coco da porcelana sobre a liga base de ouro temperatura de 1.040C (1.900F) sem deformar a subestrutura metlica. Nos anos 30, foram introduzidas as ligas de metais bsicos para estruturas das prteses parciais removveis que at ento, os metais utilizados para essas estruturas eram os metais extraduros. Sendo assim, as vantagens das ligas de metais bsicos eram peso e os custos reduzidos. Por estas razes, as ligas de metais nobres tm sido substitudas pelas ligas base de nquel quanto as base de cobalto. Com o sucesso dessas ligas bsicas, despertou-se o interesse na aplicao dessas mesmas ligas para confeco de outros tipos de restauraes. No final dos anos de 1970, durante a alta do preo do ouro, as ligas de metais bsicos como as ligas de nquel-cromo e cromo-cobalto naturalmente tornam-

se possveis alternativas para outros tipos de aplicaes odontolgicas. Elas foram desenvolvidas de forma a superar as ligas nobres e altamente nobres em vrios aspectos. O resultado foi o aparecimento de novas ligas. Devido grande variedade de ligas para fundio de composies amplamente diversificadas e aplicaes variadas, difcil idealizar um sistema de classificao flexvel para enquadrar novas formulaes ou alteraes dos sistemas existentes medida que estas surgem, sem uma constante reviso na classificao.

DESENVOLVIMENTO

LIGAS METLICAS

Os metais apresentam propriedades diferentes de outras substncias. Experincias com raios X levam a crer que os retculos cristalinos dos metais slidos constituem em um agrupamento de ctions fixos, rodeados por um verdadeiro mar de eltrons. Esse tipo de estrutura responsvel pela forma cristalina dos metais e explica sua grande capacidade de conduzir corrente eltrica, tanto no estado slido como no lquido (fundio). Todos os metais apresentam o chamado aspecto metlico (cinza brilhante), menos o cobre e o ouro, que so, respectivamente, avermelhado e dourado. Os metais apresentam muitas propriedades como a maleabilidade (capacidade de produzir lminas, chapas finas), ductibilidade (capacidade de produzir fios) e a formao de ligas metlicas. Os metais geralmente so utilizados na forma de ligas. As ligas resultam da mistura de dois ou mais metais e odontologia elas contm pelo menos quatro metais e mais freqentemente seis ou mais. Atualmente as bases das ligas esto entre: ouro, paldio, prata, cobalto, nquel ou titnio e os elementos complementares so os mais variados. Os dez metais mais freqentemente encontrados nas ligas odontolgicas so: ouro (Au), prata (Ag), paldio (Pd), platina (Pt), nquel (Ni), cromo (Cr), cobalto (Co), molibdnio (Mo), berlio (Be) e titnio (Ti).

Ouro: Entre todos os minerais, o ouro o metal mais desejado entre os homens. Desde os primrdios da Histria, um dos responsveis pela conquista de terras e por muitos combates. O ouro exerceu papel muito importante na evoluo das cincias, como a qumica. um metal amarelo, brilhante, dctil, malevel, condutor de eletricidade e de calor, resistente corroso, e o mais inerte de todos os metais. Biocompatvel com o meio bucal. Densidade: 19,3g/cm3; ponto de fuso: 1.063C.

Figura 01 Metal ouro

Prata: A prata um metal branco, brilhante, dctil e malevel, manchado muitas vezes de castanho ou de preto-acinzentado. um bom condutor de eletricidade e um elemento estvel quando exposto ao ar e gua. Sua principal desvantagem a perda gradativa do seu brilho. Densidade: 10,5g/cm3; ponto de fuso: 906,8C.

Figura 02 Metal prata

Paldio: Com a aparncia de ao, e no muda de cor em contato com o ar. O paldio (Pd) um metal branco-acinzentado, estvel ao ar, mole e dctil. A sua presena nas ligas aumenta, consideravelmente, a dureza e resistncia. O ouro pode ser descolorido com o paldio, sendo chamado ento ouro branco. Densidade: 12g/cm3; ponto de fuso: 1.554C.

Platina: A origem da palavra vem do espanhol e significa pequena prata. A platina um metal prateado, brilhante e no perde o brilho quando exposta ao ar. malevel e dctil como todos os metais preciosos, no pode ser atacada por simples cidos. Hoje, a platina possui maior valor que o ouro. Ela se torna magntica, quando ligada ao ferro (Fe). Densidade: 21,1g/cm3; ponto de fuso: 1769C.

Nquel: um dos elementos mais comuns alergnicos e o mais potente sensibilizador de todos os metais. Verificando a incidncia de alergia ao nquel, notou-se a porcentagem de incidncia em mulheres de dez vezes superiores incidncia em homem. Segundo testes realizados, uma liga contendo nquel somente perde suas propriedades alergnicas com um contedo mnimo de 20% de cromo, tornando-se, ento, estvel e suficientemente resistente corroso no ambiente bucal. De maneira geral, alergia ao nquel somente pode ocorrer no primeiro ms, durante o qual os ons emanados so reduzidos a 80%. pouco provvel que um paciente volte aps seis meses com alergia ao nquel. Este metal conhecido carciognico para os tcnicos que trabalham constantemente com ele. Densidade: 8,9g/cm3; ponto de fuso: 1.455C.

Cromo: A palavra cromo vem do grego Chroma, que significa cor, porque os seus compostos apresentam grave variedade de cores. um metal prateado, brilhante, com grau de dureza elevado e quebradio. Apresenta um comportamento magntico fraco; temperatura ambiente, no sofre ao de agentes corrosivos. Numa liga, a funo principal do cromo a de aumentar a resistncia contra a corroso e a pigmentao, podendo ser comparado pintura do carro. Densidade: 7,2g/cm3; ponto de fuso: 1.907C.

Cobalto: Este mineral foi usado na Idade Mdia para colorir vidros e era odiado pelos operrios que o utilizavam, por ser muito txico. A sua grande toxidade e a sua propriedade de produzir belas cores no vidro eram consideradas obras do demnio e da a razo de seu nome, do alemo Kobold. De cor cinza-brilhante, com matizes azulados, o cobalto um metal duro, embora quebradio, de aparncia semelhante ao ferro e ao nquel. Devido sua elevada permeabilidade magntica, ele empregado na produo de ligas magntica. O cobalto um elemento fundamental para proporcionar dureza, resistncia e rigidez numa liga. densidade: 8,9g/cm3: ponto de fuso: 1.495C.

Molibdnio: O molibdnio um metal branco-prateado, duro e muito resistente. Tem elevado mdulo de estabilidade e, entre os metais mais comuns, somente o tungstnio (W) e o tntalo (Ta) tm ponto de fuso mais alto. A sua toxidade considerada pequena. O molibdnio, em funo de partculas menores, torna uma liga mais densa, compacta. Densidade 10,2g/cm3; ponto de fuso: 2.610C.

Berlio: O uso do berlio, em odontologia relativamente recente. Ele o metal mais leve utilizado e melhora as propriedades mecnicas das ligas. Reduz a temperatura de fuso, melhora a unio entre o metal e a cermica e facilita o polimento, gerando uma superfcie brilhante aps a fundio, correspondendo ao xido de berlio (BeO). Os vapores de berlio, durante a fundio so extremamente txicos, podendo causar doenas pulmonares graves, como a beriliose. Para a manipulao requer cuidados especiais. Numa liga, quando o teor de berlio (Be) ultrapassa 0,02%, ele deve ser manipulado. A quantidade mxima de berlio autorizada numa liga de 2%. Densidade: 1,8g/cm3; ponto de fuso: 1.285C.

Titnio: De cor cinza-prateado, o titnio apresenta pouco brilho quando polido. particularmente leve, duro e quebradio. A fundio do titnio deve ser feita a vcuo, com projeo de gs argnio (Ar). A Alfa-case, uma camada formada durante o processo de fundio, deve ser totalmente removida durante o polimento, para possibilitar a aplicao da cermica e para que o metal seja suficientemente

resistente a corroso. Ele apresenta biocompatibilidade com o tecido sseo. Devido sua excelente resistncia corroso, o titnio usado para marcapassos, componentes de vlvulas cardacas, contenes sseas e implantes dentrios. Outros componentes, como carbono (C), cobre (Cu), estanho (Sn), ferro (Fe), glio (Ga), ndio (In), irdio (Ir), magnsio (Mg), mangans(Mn), nibio (Nb), zinco (Zn) e zircnio (Zr), so presentes nas ligas odontolgicas. Eles so relativamente menos influentes sobre as propriedades fsicas e a biocompatibilidade das ligas pelo fato de estarem em menores quantidades. Na odontologia, poucos metais so utilizados no seu estado puro. O ouro (Au) e o titnio (Ti) so as raras excees. Uma liga metlica identificada pelos elementos predominantes. Os componentes so listados em ordem decrescente de decomposio. Em uma liga para Prtese Parcial Removvel, a denominao Cr-Co (Cromo Colbalto) no a correta, pois o metal predominante na liga o cobalto (Co), presente em torno de 60% nesta liga. A denominao mais adequada Co-Cr (Cobalto Cromo), porque a base do metal o Cobalto (Co). As ligas podem ser encontradas no mercado em formas de cilindro, blocos, folhas, pelotas ou lgrimas.

CLASSIFICAO DAS LIGAS ODONTOLGICAS PARA FUNDIO

Em 1984, a ADA (American Dental Association) classificou as ligas odontolgicas em trs categorias: altamente nobre(AN), nobre(N), e predominante de metais bsicos (PMB). As descries preciosas e semipreciosas so termos inespecficos e devem ser evitados. As ligas podem ser classificadas de acordo com a sua composio, seu uso odontolgico ou o nvel relativo que a prtese ir suportar. As quatro classes de ligas para prteses totalmente metlicas ou prteses metaloplsticas podem ser definidas como: TIPO I (MOLE): Usada para fundies que sero submetidas a pequenas tenses. facilmente brunida, e de baixa resistncia.

TIPO II (MDIA): Para fundies que sero submetidas a tenses moderadas (Exemplo: inlays, onlays e prteses unitrias totais). Possui mdia resistncia. TIPO III (DURA): Para fundies que sero submetidas a altas tenses como onlays, casquetes finos, pnticos, prtese unitria e selas. Possui alta resistncia. TIPO IV (EXTRADURA): Para fundies que sero submetidas a tenses muito altas como selas, barras, grampos, casquetes, certas prteses unitrias e estruturas de prteses parciais removveis. Possui resistncia extra-alta. A classificao das ligas odontolgicas til para estimar o custo relativo das ligas, uma vez que o mesmo depende de tanto do contedo de metal nobre quanto da densidade da liga.

Metais Nobres: A tabela peridica mostra oito metais nobres: ouro, os metais do grupo da platina (platina, paldio, rdio, rutnio, irdio, smio) e prata. Entretanto, a prata mais reativa na cavidade oral e no considerada um metal nobre. Metais nobres tm sido usados para inlays, coroas, pontes e ligas metalocermicas pela sua virtuosa resistncia ao manchamento e corroso. Pelos critrios odontolgicos, dos sete metais considerados nobres, somente o ouro, o paldio e a platina so considerados os metais de maior importncia nas ligas odontolgicas para fundio. Ligas predominantemente de Metais Bsicos: So ligas baseadas em menos de 25% de metais nobres ou de 75% ou mais de elementos metlicos bsicos. Metais bsicos so elementos sem valor das ligas dentais, devido ao seu baixo custo e sua importncia no peso, dureza, rigidez e formao de xidos. So mais reativos com seu meio bucal comparados com os metais nobres. Os termos metal bsico e predominantemente de metal bsico so usados recprocamente porque os metais nobres no so includos em muitas das ligas de metais bsicos usados.

Ligas para coroas totalmente metlicas e coroas tipo veener em resina

Ligas

de

Prata-Paldio

(Ag-Pd):

Estas

ligas

so

brancas

predominantemente compostas de prata, mas com quantidade substancial de paldio (pelo menos 25%) que fornece nobreza e promove a resistncia ao manchamento da prata. Elas podem ou no conter cobre e uma pequena quantidade de ouro. As ligas de Ag-Pd livres de cobre podem conter de 70 a 72% de prata e 25% de paldio, e ter propriedades fsicas de uma liga de ouro tipo III. Outras ligas base de prata podem conter cerca de 60% de prata, 25% de paldio e cerca de 15% de cobre, assim podendo ter propriedades mais parecidas com as ligas de ouro tipo IV. A principal limitao das ligas de prata-paldio (Ag-Pd) e prata-paladio-cobre (Ag-Pd-Cu) o potencial para manchamento e a corroso. Elas no podem ser confundidas com as ligas de Pd-Ag que so indicadas para restauraes metalocermicas.

Ligas de Nquel-Cromo e Cromo-Cobalto: Elas so raramente usadas para restauraes totalmente metlicas. Estas ligas esto mais detalhadas na seo de prteses parciais e metalocermicas.

Titnio e Ligas de Titnio: Estes metais so indicados para restauraes totalmente metlicas, restauraes metalocermicas, e para estruturas de prteses parciais removveis, no sendo usadas com muita freqncia nas duas primeiras aplicaes. Suas propriedades esto descritas na seo de prteses parciais.

Ligas de Alumnio Bronze: O bronze pode ser tradicionalmente definido como uma liga de cobre-estanho (Cu-Sn) rica em cobre com ou sem outros elementos como o zinco e o fsforo. A famlia das ligas de alumnio bronze pode conter entre 81 e 88% de cobre, 7 a 11% de alumnio, 2 a 4% de nquel e 1 a 4% de ferro. Poucos dados clnicos sobre essas ligas odontolgicas e alumnio bronze. Existe um potencial das ligas de cobre em reagir com o enxofre para formar sulfeto de cobre, que pode manchar a superfcie da liga do modo que o sulfeto de prata escurece as ligas base de ouro ou de prata que apresentam contedo significante de prata.

Ligas de metais altamente nobres para restauraes metalocermicas

As ligas originais para metalocermica continham 88% de ouro e eram muito macias para restauraes submetidas a grandes tenses como as PPFs. Sem evidncias sobre a unio qumica entre essas ligas e a cermica, a reteno mecnica e o embricamento eram usados para evitar o deslocamento da camada de cermica. Se uma falha ocorresse nas restauraes, provavelmente as falhas eram na interface porcelana-metal. Com isso, adicionando menos que 1% de elementos oxidantes como ferro, ndio e estanho em uma liga com alto contedo de ouro, a fora coesiva do metal cermica melhorada trs vezes mais. Este 1% de adio de metais bsicos produz um pequeno filme de xido na superfcie da subestrutura de modo a alcanar um nvel de fora coesiva que ultrapasse a resistncia coeso da prpria porcelana. Este novo tipo de liga tornou-se o padro para restauraes metalocermicas. Apesar das inmeras composies qumicas diferentes todas as ligas que enquadram nas categorias altamente nobre, nobre e metais bsicos, devem compartilhar trs caractersticas comuns: (1) ter potencial de unio cermica; (2) possuir coeficiente de contrao trmica compatvel com os das cermicas; e (3) suas temperaturas do solidus so suficientemente altas para permitir a aplicao das cermicas de baixa fuso. Quanto mais alta for a temperatura de fuso do metal, menor ser o coeficiente de expanso trmica (CET).

Ligas metalocermicas base de ouro: Ligas PFM contendo mais de 40% de outro, pelo menos 60% de metais nobres (ouro mais platina e paldio e ou outros metais nobres) so geralmente classificados como altamente nobres.

Ligas de Ouro-Platina-Paldio: Estas ligas tm um contedo de ouro que vai ate 88% com variadas quantidades de paldio, platina e pequenas quantidades de metais bsicos. Algumas dessas ligas so de cor amarela. As ligas desse tipo so susceptveis deflexo, e as PPFs precisam ser restritas a prtese com trs elementos, cantilveres anteriores ou coroas.

Ligas de Ouro-Paldio-Prata: Estas ligas base de ouro contm entre 39 e 77% de ouro, at 35% de paldio e nveis de prata podendo chegar at 22%. A prata aumenta o coeficiente de contrao trmica, mas tambm tem tendncia para descolorir algumas cermicas.

Ligas de Ouro-Paldio: Um contedo de ouro variando entre 44 a 55% e um nvel de paldio de 35 a 45% esto presentes nesta liga metalocermica, que tem se popularizado apesar do seu custo ser relativamente alto. A carncia de prata resulta na diminuio do coeficiente de contrao trmica e na iseno da descolorao de prata da porcelana. As ligas desse tipo precisam ser usadas com porcelanas que tenham um coeficiente de contrao trmica baixo, para impedir o desenvolvimento da tenso axial e circunferencial (anel) na porcelana durante parte do resfriamento do ciclo de queima da porcelana.

Ligas de metais nobres para restauraes metalocermicas

Ligas base de Paldio: De acordo com a classificao da ADA, as ligas nobres precisam conter pelo menos 25% de ouro, mas no necessariamente conter qualquer parte de ouro. A classificao nobre geralmente refere-se a todas as ligas base de paldio que contenham entre 54 e 88% de paldio, mas tambm descreve as ligas Ag-Pd para restauraes totalmente metlicas ou coroas veener em resina contenham somente 25% de paldio. As ligas nobres base de paldio apresentam entre as ligas de ouro altamente nobres e as ligas predominantemente base de metais bsicos. O preo por ona de uma liga de uma liga de paldio geralmente de metade a 1/3 do preo de uma liga de ouro. A densidade das ligas base de paldio a intermediria entre aquela das ligas de metais bsicos e as altamente nobres. As ligas base de paldio oferecem um preo moderado quando comparado com o das ligas de ouro, com funcionabilidade semelhante ao ouro e preo inferior.

Ligas de Prata-Paldio: As ligas de Ag-Pd foram introduzidas nos 70, devido ao descontentamento com a fundibilidade, adeso da porcelana e problemas

operacionais com as ligas de metais bsicos. Sua popularidade decaiu um pouco nos ltimos anos devido sua tendncia a descolorir a porcelana durante a queima, o esverdeamento, como popularmente denominado. O vapor da prata escapa da superfcie dessas ligas durante a queima da cermica, difunde a prata inica dentro da cermica, e reduzido para formar a prata metlica coloidal na camada superficial da porcelana. Nem todas as porcelanas so susceptveis descolorao pela prata porque, aparentemente, no contm os elementos necessrios para reduzir a prata inica. Outras ligas de paldio contm de 75 a 90% de paldio e nenhuma quantidade de prata para eliminar o problema do esverdeamento. Devido ao fato do paldio ser mais caro que a prata, a eliminao da prata e sua substituio pelo paldio nessas ligas naturalmente resulta no fato dessas ligas serem mais caras que as de Pd-Ag. Encontra-se de 53 a 61% de paldio e 28 a 40% de prata na composio das ligas Pd-Ag. O estanho ou o ndio ou ambos so usualmente adicionados para aumentar a dureza da liga e promover a formao de xidos para uma adequada adeso da porcelana. A aderncia da cermica considerada aceitvel para muitas das ligas de prata-paldio. Ndulos de Pd-Ag podem se desenvolver na superfcie assegurando a reteno da cermica por adeso mecnica melhor do que por adeso qumica. Para todas as ligas, necessrio consultar o fabricante para determinar qual cermica pode ser incompatvel com uma liga.

Ligas de Cobre-Paldio: Este tipo de liga comparvel em custo com as ligas Pd-Ag. Como ligas desse tipo so recentes no mercado odontolgico, necessrio obter experincia inicial com unidades simples em vez de PPFs. Devido sua baixa escala de fuso de aproximadamente 1.170C a 1.190, espera-se que essas ligas sejam susceptveis deflexo a elevadas temperaturas de queima. Ento, preciso cautela no uso dessas ligas para prteses parciais fixas de longa extenso com conectores relativamente pequenos. Apesar da alterao volumtrica e da distoro potencial da subestrutura metlica no serem conhecidas, esses tipos de ligas tm sido associados a tais problemas. Essas ligas contm cerca de 74 a 80% de paldio e 9 a 15% de cobre, sendo possvel a contribuio do cobre para a descolorao da cermica.

As ligas de Pd-Cu possuem valores de alongamento de 5 a 11% e valores de durezas to altos quanto os de algumas ligas de metais bsicos. Ento, essas ligas parecem ter um potencial pobre para o brunimento, exceto quando as reas marginais so relativamente finas. Podem ser ligas de fcil manipulao como ligas de metais bsicos. Apesar da incompatibilidade trmica no ser considerada a preocupao principal, a distoro de subestruturas ultrafinas (0,1 mm) tem sido ocasionalmente relatada. Relaxamento da tenso elstica contribuindo para solidificao, polimento e jato de areia, que ocorre durante os procedimentos subseqentes de aquecimento podem ser fatores que podem causar distoro.

Ligas de Paldio-Cobalto: Este grupo de ligas comparvel em custo com as ligas de Pd-Ag e de Pd-Cu. Podem ser ligas livres de ouro, de nquel, de berlio e de prata. Como muitos metais nobres, essas ligas tm um gro de tamanho pequeno para minimizar o calor dilacerante do processo de solidificao. Este grupo Pd-Co o mais resistente deformao sob alta temperatura de todas as ligas de metais nobres. O contedo de metal nobre ( base de paldio) varia de 78 a 88%. O contedo de cobalto varia de 4 a 10%. Uma liga comercial contm 8% de glio. Estas ligas devem apresentar boas caractersticas de manipulao. Devido presena do cobalto, possvel a descolorao da cermica, mas no um problema significante, pois falhas na tcnica de mascarar totalmente a cor escura do xido metlico com porcelana opaca, sendo um resultado esttico inaceitvel. Nenhuma cobertura metlica requerida para mascarar a cor do xido ou para promover aderncia cermica. esperado que as ligas de Pd-Ag e Pd-Cu sejam mais compatveis com cermicas de maior expanso por geralmente ter coeficiente de contrao trmica relativamente alta.

Ligas de Paldio-Glio-Prata e Paldio-Glio-Prata-Ouro: Estas ligas so as mais recentes de metais nobres. Possui a tendncia a ter xido de cor ligeiramente mais clara que os das ligas de Pd-Cu e Pd-Co e termicamente compatvel com cermicas de menor expanso. O contedo de prata relativamente baixo (5 a 8%), insuficiente para causar o esverdeamento. Poucas informaes sobre a resistncia coesiva do metal cermica e sobre a compatibilidade trmicas

esto disponveis. Essas ligas de Pd-Ga-Ag geralmente tendem a ter um coeficiente de contrao trmica relativamente baixo e esperado que elas tenham mais compatibilidade com porcelanas de menor expanso.

Ligas metlicas para prteses parciais

Ligas de metais bsicos: De acordo com a classificao da ADA, qualquer liga que contenha menos de 25% dos metais nobres como o ouro, platina e paldio so considerados uma liga predominantemente de metal bsico. Ligas nesta categoria incluem: Co-Cr, Ni-Cr, Ni-Cr-Be, Ni-Co-Cr e Ti-Al-V. O titnio puro um elemento metlico bsico, mas no uma liga de metal bsico. As ligas base de cobalto e de nquel e o titnio puro apresentam menor custo, menor densidade, maior rigidez, maior dureza e comparvel resistncia clnica ao manchamento e corroso, comparadas com as ligas de ouro do tipo IV. O cromo essencial para dar passividade e resistncia corroso. Os elementos de algumas ligas de metais bsicos tm uma alta afinidade com o oxignio, mas a pelcula de xido formada pode funcionar como camada protetora contra oxidao e corroso posteriores. Essa formao de uma pelcula protetora por uma substncia reatora reativa denominada passividade. Trs metais so bem conhecidos pelo seu potencial de passividade: o alumnio, o cromo e o titnio. O titnio o metal mais resistente corroso, usado em implantes, estruturas de prteses parciais e mais em coroas e pontes. As ligas de metais bsicos so mais resistentes ao manchamento e a corroso pela sua passividade produzida pela camada de cromo. Quando as ligas de metais bsicos foram introduzidas, eram inferiores s ligas de ouro quanto a sua fundibilidade. A presena do berlio em ligas de Ni-Cr melhora sensivelmente a fundibilidade de pequenos detalhes. Em ligas para metalocermicas, melhora a qualidade da camada de xido, um aspecto essencial para a ligao com a cermica.

Titnio puro: O titnio um metal de peso leve com uma densidade de 4,51 g/cm3 comparado com a densidade de 7,6 g/cm3 para as ligas de Ni-Cr e Co-Cr. Tem um ponto de fuso relativamente baixo e um baixo coeficiente de expanso

trmica. Para aplicaes odontolgicas gerais, o titnio apresenta um potencial de passividade, fornecendo um alto grau de resistncia ao ataque de muitos cidos minerais ou cloretos. Para o tratamento de pacientes com hipersensibilidade comprovada ao nquel, o titnio puro representa uma excelente alternativa para ligas de metais bsicos que contm nquel.

Ligas de Titnio: A liga mais simples para propsitos odontolgicos e clnicos a de composio Ti-6AI-4V. Os benefcios principais da mistura so a significante resistncia e a estabilizao da liga contra a formao tanto da fase (atravs da adio de alumnio) quanto da fase (atravs da adio de cobre, paldio ou vandio). As ligas de fase so as mais resistentes ao creep em altas temperaturas, que a propriedade mais importante para aplicaes

metalocermicas. Devido ao fato dessas ligas no serem sensveis ao tratamento trmico, so mais sujeitas soldagem. As ligas de fase so menos resistentes deformao pelo creep em elevadas temperaturas, mas podem ser reforadas e tornadas significativamente mais resistentes. Atualmente, o titnio puro e as ligas de Ti-Sl-V tem sido indicados para restauraes metalocermicas.

PROPRIEDADES GERAIS DAS LIGAS ODONTOLGICAS

Cor: A cor da liga geralmente determinada de cor branca para as ligas no preciosas, assim como para as de prata e paldio e cor amarela para as ligas preciosas contendo alta porcentagem de ouro. As ligas brancas com alta porcentagem de ouro so chamadas de ouro branco, descolorido pelo paldio. O titnio apresenta cor mais acinzentada e com menos brilho que o cromo.

Figura 03- Exemplo de cor de uma liga; cores branca e amarela.

Peso especfico ou densidade (g/cm3): O peso especfico determina a densidade da substncia que constitui um corpo, a relao do corpo e o seu volume. A densidade de um metal proporcional soma dos pesos dos tomos e molculas presentes na liga, e ao espao entre eles. O peso especfico importante para calcular a quantidade de metal necessria para fundir um determinado padro de cera. Assim, o peso da cera com os sprues multiplicado pelo peso especfico da liga para se saber a quantidade exata de metal necessria para a fundio. O peso obtido j inclui os sprues.

Dureza Vickers (HV): A dureza vickers corresponde dureza de superfcie, resistncia abraso, ao desgaste ou penetrao de um material em outro. Sendo assim, quanto maior o valor, mais resistente a sua superfcie. Para medir a dureza Vickers, empregada uma pirmide de diamante de base quadrada. Ela forada por uma carga preestabelecida, sobre a superfcie da pea a ensaiar. A forma de impresso a de um losango regular, cujas diagonais so medidas por um microscpio. Tabelas fornecem o valor em funo das diagonais da impresso formada e da carga utilizada. O valor dado em HV, Hardness Vickers, geralmente entre 120 e 420 para as ligas odontolgicas. Dependendo da dureza do material, a mudana de carga muitas vezes necessria para obter uma impresso regular. Assim, aplicada uma carga de 50N (HV5) para metais preciosos, e de 100N (HV10) para metais no preciosos.

Mdulo de elasticidade (MPa ou N/mm2): O mdulo de elasticidade a medida da resistncia do material, maior ser o seu mdulo de elasticidade, ou seja, maior a fora necessria para deformar este material. Para uma prtese parcial removvel, por exemplo, o ideal seria um mdulo de elasticidade alto, para evitar grampos muitos flexveis. O valor do mdulo de elasticidade determinado pela fora necessria a um alongamento de 0,2%. Uma mquina de teste universal empregada para alongar a liga.

Figura 04- Mquina para alongar a liga.

Limite elstico (MPa): Tambm chamado de limite de alongamento, de dilatao ou de escoamento. Corresponde fora necessria para a transio entre uma simples deformao elstica e uma deformao plstica definitiva. A deformao elstica de uma liga permite que aps a remoo da fora, o metal retome sua forma original. Uma deformao plstica, mesmo aps a remoo da fora, permanente. O parmetro de medida de 0,2%, determinando a transio entre uma deformao elstica e uma deformao plstica. Em caso de uma prtese parcial removvel, um valor alto evita deformaes definitivas dos grampos em ao.

Alongamento at fratura (%): Chamado tambm de flexibilidade dctil, corresponde ao alongamento mximo de um material, at ruptura. O valor, por ser expresso em porcentagem, independente do dimetro da pea ensaiada.

Aumentando a fora aplicada corresponde a um estgio avanado da deformao plstica.

Coeficiente de expanso trmica (10-K6-1): O coeficiente de expanso trmica corresponde lei da termodinmica. Quando um material tem sua temperatura elevada, o espao intertmico aumenta. Este fenmeno provoca expanso, chamada expanso trmica. Os comportamentos trmicos do metal e da porcelana devem ser ajustados de modo que, durante o perodo de resfriamento da temperatura de queima at a temperatura ambiente, as tenses residuais sejam suficientemente baixas e propriamente direcionadas, para evitar trincas na porcelana. O coeficiente de expanso trmica do metal deve ser ligeiramente maior, para contrair ligeiramente mais que a porcelana durante o resfriamento. Esta diferena em coeficiente deixa a porcelana em porcelana em compresso residual e fornece resistncia adicional.

Temperatura de pr-aquecimento (C): Corresponde temperatura final do forno qual o anel de revestimento deve ser mantido antes da fundio. Esta temperatura varia em funo da liga a ser fundida. O tempo de estabilizao a esta temperatura depende do tamanho do anel, e pode variar de 20 minutos at uma hora e meia.

Intervalo de fuso (C): O intervalo de fuso determinado por duas temperaturas, a mais baixa, solidus, corresponde ao estado slido do metal, e a mais alta, liquidus, correspondente ao estado lquido do metal. Neste intervalo varivel de 30 a 130, dependendo da composio, o material encontra-se pastoso. Algumas partculas encontram-se lquidas enquanto outras ainda so slidas.

Fig. 05- Tempertatura de fundio

Temperatura de fuso (C): Quando a temperatura atinge o ponto liquidus, a totalidade da liga encontra-se lquida. Ao interromper o aquecimento, imediatamente inicia-se o processo de solidificao de algumas partculas. Por isso, a temperatura de fundio ultrapassa em aproximadamente 50C a 150C (7 a 15%) a temperatura liquidus, permitindo ao metal preencher totalmente o anel de fundio, enquanto lquido.

BIOCOMPATIBILIDADE DAS LIGAS ODONTOLGICAS

Devido complexidade e diversidade das ligas dentais, explica-se a dificuldade da biocompatibilidade das ligas odontolgicas, pois idealmente, nenhum outro elemento da composio deve ser liberado e influenciar o organismo. Contudo

com a rpida evoluo nem todas as propriedades biolgicas das ligas so conhecidas. A composio de uma liga odontolgica pode ser expressa de duas maneiras distintas: em porcentagem do peso especfico ou em quantidade de tomos de cada componente presente na liga, ou seja, em porcentagem do peso atmico. A primeira a mais utilizada, contudo, a segunda permite entender melhor as propriedades biolgicas. O peso especfico e o peso atmico podem diferir muito um do outro; um metal leve contm muitos tomos, e um metal pesado contm poucos tomos. O peso atmico prev melhor a quantidade de tomos que podem ser liberados e afetar o corpo humano. Porm, os fabricantes geralmente apresentam a composio de uma liga por porcentagem do peso especfico. Todas as ligas odontolgicas liberam elementos na cavidade bucal, mas no necessariamente em concentrao proporcional sua composio. A quantidade de elementos liberados diretamente proporcional s diversidades de ligas presentes na boca. Podem ocorrer efeitos galvnicos entre tipos diferentes de liga no mesmo ambiente oral. Na maioria dos casos, a quantidade de elementos liberados pelas ligas odontolgicas bem inferior quantidade ingerida pela dieta alimentar. Elementos devem ser liberados para causar alergia. Em resposta, os tecidos gengivais apresentam inflamao significante. Estudos mostram que alergias a ligas odontolgicas somente podem ocorrer em presena de corroso e liberao de ons metlicos. sempre difcil de determinar se uma resposta inflamatria a ons metlicos mediada por um mecanismo alrgico ou txico, ou mesmo por uma combinao dos dois. Normalmente, as respostas alrgicas so caracterizadas independentemente da dose aplicada. Corroso uma propriedade qumica que tem conseqncias para outras propriedades da liga como: esttica, resistncia e biocompatibilidade. A corroso ocorre quando elementos dentro da liga ionizam ento os elementos descarregados dentro da liga perdem eltron e tornam-se ons positivamente carregados pois esto liberados dentro da soluo. A corroso um fenmeno extremamente complexo e depende de uma variedade de fatores fsicos e qumicos. A presena de ons em quantidade suficiente pode alterar ou desabilitar totalmente o metabolismo celular dos tecidos gengivais vizinhos, mas no se

garante que danos vo ocorrer. Quanto maior for o tempo de exposio das clulas aos ons metlicos, menos concentrados encontram-se os efeitos biolgicos. Identificar e quantificar os elementos liberados esto relacionados aos efeitos biolgicos adversos como: toxidade, alergia ou mutagenicidade. A resposta para o elemento liberado depende de qual foi este elemento liberado, da quantidade liberada, da durao de exposio aos tecidos, etc. Esses efeitos biolgicos locais devidos liberao de elementos ainda so motivo de intensos debates. A questo central saber se sua liberao suficiente para comprometer o funcionamento biolgico normal dos tecidos adjacentes s ligas. As ligas no necessariamente liberam elementos na quantidade existente em sua composio. Uma liga altamente nobre, fase nica, deve ter 50% de ouro mas menos do que 2% do total do volume liberado ouro. Por outro lado somente 32% dos tomos dentro da liga so cobre, contudo 85% do volume liberado cobre. Geralmente ligas com fases mltiplas devem liberar mais volume. Alguns elementos apresentam maior tendncia para se liberarem das ligas e esta tendncia referida como instabilidade. Elementos como prata, cobre, nquel, glio e zinco tem maior tendncia para ser liberado comparado com elementos como ouro e paldio, por esta razo ligas altamente nobres ou nobres sofrem menor influncia da corroso. A prata tem moderada instabilidade e ter menor tendncia para ser liberado. Ouro, paldio e platina tm baixa instabilidade e so improvveis de serem liberados em alto nvel. O mais resistente corroso o titnio. A instabilidade dos elementos no absoluta, pois alguns elementos instveis podem ser alterados por outros elementos da liga. O paldio contribui na reduo da instabilidade do cobre na ligas base de ouro. A condio ambiental da liga tambm poder afetar a liberao de elementos. A reduo do ph e o efeito do cido na liga dental so relevantes na biocompatibilidade. Os efeitos biolgicos dos metais dependem da via de acesso ao organismo. Existem pontos chaves sobre a questo da toxicidade sistmica das ligas dentais. Metais liberados no podem entrar no organismo. Este fato verdade tanto na toxicidade local como sistmica. Elementos que so liberados pela liga na cavidade oral ganham acesso para dentro do organismo pelo epitlio do intestino,

pela gengiva ou outros tecidos orais; para elementos que formam vapor como o mercrio o meio de entrada o pulmo. Elementos que so liberados pelos implantes dentais dentro do tecido sseo em volta dos implantes esto, por definio, dentro do organismo. A liberao de elementos em implantes mais crtica biologicamente do que a liberao a partir de restauraes coronrias. Titnio foi encontrado no fgado de pacientes portadores de implantes. Os elementos liberados nas regies cervicais, entre a coroa e a gengiva marginal, assim como os liberados nas partes internas das Prteses Parciais Removveis so altamente concentrados, porque no so diludos pela saliva. Estudos mostram que 15% da populao apresentam sensibilidade ao nquel (Ni), 8% ao cobalto (Co) e 8% ao cromo (Cr). A concentrao de prata (Ag) diminui sensivelmente as atividades celulares. ons de ouro (Au) no integram com os tecidos de maneira a provocar respostas alrgicas. Estudos mostram que os pacientes sensveis ao paldio (Pd) so quase sistematicamente sensveis ao nquel (Ni). A razo de alguns ons metlicos provocarem alergias, e outros no, no so conhecidos. O sobreaquecimento de uma liga conduz a uma formao de xidos, nem sempre sensveis. A saliva, composta de aproximadamente 99% de gua, assim como o bicarbonato de sdio, cloro, clcio, magnsio e fosfato, tm grande poder corrosivo sobre estes xidos. Como dito anteriormente, ainda no possvel conhecer os efeitos biolgicos das ligas odontolgicas. A escolha de uma envolve dados financeiros, legais, tcnicos e a satisfao do paciente. A escolha na maioria das vezes

filosfica com base em possveis riscos biolgicos. O aconselhvel empregar ligas odontolgicas provenientes de fabricantes constitudos de setores de pesquisas e desenvolvimento. A avaliao deveria sempre envolver provas de corroso e teste de biocompatibilidade bsico para determinar se a liberao de elementos biologicamente significante.

CONCLUSO

Por fim, conclumos que, para a aplicao das ligas odontolgicas, os metais e as ligas devem possuir caractersticas mnimas como: - A natureza qumica das ligas no deve produzir efeitos txicos danosos ou alrgicos no paciente ou no operador; - As propriedades qumicas devem apresentar resistncia corroso e a alteraes fsicas quando em contato com os fluidos orais; - Os metais que as compem precisam apresentar resultados satisfatrios em relao a propriedades fsicas e mecnicas tais como: Condutibilidade trmica; Temperatura de fundio; Coeficiente de expanso trmica; Contrao de solidificao; Mnima reatividade com os revestimentos; Resistncia ao desgaste; Resistncia corroso e ao manchamento; Resistncia deflexo (ligas metalocermicas); Soldagem e polimento; Alta dureza

- A experincia tcnica para a confeco e o seu uso deve ser de fcil execuo tanto para o dentista e o tcnico laboratorial; - Os metais, as ligas e os materiais para a confeco devem ser relativamente baratos e bem acessveis.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. ANUSAVICE, Kenneth J. Phillips Materiais Dentrios, 10 Edio, Guanabara Koogan

2. ANUSAVICE, Kenneth J. Phillips Materiais Dentrios, Traduo 11 Edio, Elsevier,

3. BIOCOMPATIBILIDADE DAS LIGAS DENTAIS - Resumo baseado no artigo: Biocompatibility of dental casting alloys: A review Wataha JC.

Biocompatibility of dental casting alloys: a review.J Prosthetic Dentistry 2002;87:351-363. <www.reabilitacaooral.com/.../download.php?...biocompatibilidade_das_ligas _dentais>

4. ATUALIZAO EM PRTESE DENTRIA - 11 Congresso Internacional de tcnicos em prtese dentria. Outubro/Novembro 2009, Editora Altana, So Paulo,2009.

5. PHILLIPS, Ralph W. Skinner Materiais Dentrios, 9 Ediao,

6. SALVADOR, Edgard; USBERCO, Joo. Qumica Essencial, So Paulo: Editora Saraiva 2001.

Das könnte Ihnen auch gefallen