Sie sind auf Seite 1von 30

BIOQUMICA

GLICDIOS E LIPDIOS

PROFESSOR: EDUARDO

GLICDIOS
So as molculascom funo ENERGTICA, constitudas principalmente por tomos de carbono, hidrognio e oxignio. Geralmente seguem a frmula [C(H2O)]n, sendo n 3.

ENERGIA DOS ALIMENTOS


Unidade da energia dos alimentos: Caloria (cal) Quilocaloria (Kcal) 1 Kcal = 1000 cal Calorias Dirias ingeridas por uma pessoa de 70 Kg Mulher 1800 Kcal 2200 Kcal Homem 2400 Kcal 2600 Kcal

ALIMENTOS x CALORIAS

TABELA DE GASTO CALRICO

Sinonmia
Glucdios Glcides Carboidratos Hidratos de carbono Acares

Glicdios

Ocorrncia

Po; Batatas; Ervilhas; Carne (em menor quantidade); Ovos; Gorduras animais (que se alimentam de carboidratos); Algodo (fibra de tecido); Linho (fibra de tecido); Madeira (celulose); Papel (celulose).
Glicdios

Classificao dos Glicdios


Osmonossacardeosso carboidratos com reduzido nmero de tomos de carbono em sua molcula.O nmero de carbonos"n" da frmula geral (CnH2nOn) pode variar de 3 a 7. Trioses (C3H6O3) ,tetroses (C4H8O4),pentoses (C5H10O5) ,hexoses (C6H12O6)eheptose, sendo os mais importantes.

Classificao dos Glicdios (Monossacardeos)

Classificao dos Glicdios (Dissacardeos)


OsOligossacardeosso carboidratos resultantes da unio de duas a dez molculas de monossacardeos. O grupo mais importante dos oligossacardeos so osdissacardeos, formados pela unio de apenas dois monossacardeos. Quando so constitudos por trs molculas de monossacardeos, recebem o nome detrissacardeos.

Classificao dos Glicdios (Oligossacardeos)

Classificao dos Glicdios (Dissacardeos)

Classificao dos Glicdios (Polissacardeos)


Ospolissacardeosso carboidratos grandes, s vezes ramificados, formados pela unio de mais de dez monossacardeos ligados em cadeia.Os polissacardeos possuem duas funes biolgicas principais, como forma RESERVA ENERGTICA e como elemento ESTRUTURAL.

Classificao dos Glicdios (Polissacardeos)

Classificao dos Glicdios (Polissacardeos)

CELULOS E

AMIDO

Classificao dos Glicdios (Polissacardeos)

QUITI NA

LIPDIOS
q Lipdios engloba todas as substncias gordurosas existentes no reino animal e vegetal (do grego lipos = gordura). So insolveis em gua e solveis nos solventes orgnicos. q Exemplos comuns so os leos e as gorduras vegetais e animais, que tem grande importncia na alimentao e na constituio das clulas vivas.

LIPDIOS
- FUNES DOS LIPDIOS: Reserva Energtica Isolante Trmico Formam hormnios e vitaminas TIPOS DE LIPDIOS Glicerdios Cerdios Fosfolipdios Esterifdes Carotenides

Glicerdios
Formados por glicerol e cidos graxos. So os leos e as Gorduras. P LEOS: - so lquidos temperatura ambiente - predominam steres de glicerol com cidos graxos insaturados. - so lquidos viscosos incolores ou levemente amarelados, de origem animal ou vegetal.

Glicerdios
P So divididos em leos comestveis e leos secativos. De origem animal:
- leo de peixes: fgados de diversos peixes (bacalhau, tubaro). So ricos em vitamina A e D, e usados como medicamentos; - leo de capivara: de cor amarela, cheiro e sabor pronunciados e usado como tnico e reconstituinte;

Glicerdios
De origem vegetal:
- leos comestveis: algodo, amendoim, babau, coco, milho, oliva, soja, dend, etc. So usados em culinria. -

Lipdios

Glicerdios
De origem vegetal:
- leos secativos: linhaa, oiticina, rcino, tungue, cnhamo, etc. Apresentam alta percentagem de cidos graxos insaturados, como por exemplo, o c. linoleico. Possuem a propriedade de, em contato com o ar, se polimerizarem, produzindo resinas. Devido essa propriedade so empregados em vernizes e tintas para alvenaria, pois assim, do pelculas finas e resistentes. -

Lipdios

Glicerdios
GORDURA So slidas temperatura ambiente. Predominam steres de glicerol com cido graxo saturado. As gorduras so slidos brancos ou levemente amarelados, de origem animal ou vegetal. De origem animal:
- Sebo: a gordura branca e consistente que se encontra em volta das vsceras de alguns animais, especialmente do gado bovino e do carneiro adulto. Usado na fabricao de sabes, sabonetes, velas e glicerina;

Lipdios

Glicerdios
De origem animal:
- Banha: obtida pela refinao da gordura dos sunos. composta, em sua maioria de 62% de olena e 38% de palmitina e estearina. A olena usada como lubrificante; a palmitina usada para sabonetes e velas; e a estearina na fabricao de sabo, de unguentos e de alguns tipos de manteiga. - Manteiga: Consiste principalmente na gordura que existe no leite. Usada na alimentao: como cobertura para o po; em frituras e como ingrediente de vrios alimentos assados.

Lipdios

Glicerdios
De origem vegetal:
- Gordura de coco: usada na fabricao de sabonetes e perfumaria em geral. - Gordura de cacau: usada na obteno da manteiga de cacau -

Lipdios

Cerdios
- Entram nas constituio das ceras. - As ceras classificam-se em vegetais (ex: cera de carnaba) e ceras animais (ex: cera de abelhas). - Os vegetais, por exemplo, fabricam ceras para revestir suas folhas, evitando assim a evaporao excessiva de gua. Os patos e outros pssaros aquticos, por exemplo, tem suas penas revestidas por gorduras, que assim no se encharcam de gua (glndula uropigiana), o que inclusive facilita a flutuao desses animais.

Lipdios

Cerdios
Ceras Animais:
Cera de abelha

Ceras Vegetais
Cera de carnaba

Fosfolipdios
Os fosfolipdios so os constituintes principais das membranascelulares. Cada membrana constituda por uma dupla camada fosfolipdica organizada de modo a que as cabeas hidroflicas (fosfatos polares) fiquem viradas para o lado exterior da membrana e as caudas hidrofbicas (cidos graxos apolares) para o interior. Esta organizao permite tornar a membrana seletiva as membranas biolgicas so constitudas por fosfolipdios.

Cerdios
Aplicao: Fabricao de velas; Fabricao de sabes; Graxa para sapatos; Ceras para assoalhos; Fabricao de vernizes; Medicamentos.

Lipdios

Esterides
- No reino animal, os esterides mais abundantes so os derivados do colesterol C27H46O, que um lcool. - O colesterol componente estrutural das membranas celulares e precursor de outros esterides como, por exemplo, as vitaminas D e os hormnios sexuais testosterona (masculino) e estradiol (feminino). Ele produzido principalmente no fgado.

Das könnte Ihnen auch gefallen