Sie sind auf Seite 1von 80

Coluna vertebral esterno e costelas

As vrtebras cervicais so sete nos mamferos (salvo raras excepes) e constituem a base ssea do pescoo. Caractersticas comuns A regio cervical forma juntamente com a cabea um sistema de equilbrio (equilbrio cervico-ceflico) adaptado a cada tipo de locomoo e hbitos das variadas espcies. Tambm as vrtebras cervicais, consideradas como um todo, so geralmente longas e fortes nos mamferos corredores (caso da maioria dos mamferos domsticos). Estas so, pelo contrrio, delgadas e curtas no homem, cuja cabea assenta sobre as mesmas. Mantendo as suas funes, as vrtebras cervicais tornam-se tambm muito curtas em espcies que utilizam a cabea para remexer a terra, como o caso dos sunos, para o transporte, o que se verifica no elefante, e ainda em mamferos marinhos. Apesar destas diferenas, as vrtebras cervicais apresentam caractersticas que as distinguem claramente de todas as outras. Para alm disso, o atlas e o xis merecem ainda uma descrio com uma maior profundidade. O corpo da vrtebra cervical apresenta uma crista ventral bem desenvolvida, que aumenta de comprimento caudalmente, onde termina num tubrculo. Este sobretudo mais evidente nos mamferos que possuem o pescoo plano de um lado ao outro (dorsalmente). Logo, como no caso do Homem o pescoo largo transversalmente, as vrtebras cervicais so mais largas e o tubrculo mdio ventral dos seus corpos menos desenvolvido, sendo os processos espinhosos bem mais evidentes, e verifica-se o esbatimento da crista na ltima e penltima vrtebra. A cabea da vrtebra bem desenvolvida e convexa. A fossa vertebral profunda, maior do que a da cabea da vrtebra que recebe, o que implica um grande desenvolvimento dos discos intervertebrais.

O arco delimita o foramen vertebral dorsalmente. Os processos espinhosos so pouco desenvolvidos, geralmente em forma de tubrculo ou crista pouco evidente. No entanto, tornam-se mais desenvolvidos nas ltimas vrtebras da regio cervical. Os processos transversos, inseridos nos limites do corpo, so desenvolvidos na direco lateral e subdividem-se em duas grandes cspides: uma dorso-caudal, que o tubrculo dorsal e outra crnio-ventral, o tubrculo ventral. Cada processo transverso atravessado na sua base, no sentido crnio-caudal, por um orifcio vsculo-nervoso, o foramen transversal, que no existe na stima vrtebra cervical e, por vezes, no xis. Os processos articulares so grandes e planos, permitindo os movimentos de lateralidade do pescoo (superfcies articulares so planiformes). De cada lado da vrtebra, em relao ao plano mediano, os processos craniais e caudais so frequentemente ligados por uma crista ou uma fina lmina ssea. As incisuras craniais e caudais so largas e profundas e contribuem para a formao de orifcios intervertebrais. A primeira, o atlas, articula-se com o osso occipital de maneira a suportar a cabea. Apresenta caractersticas particulares, articulando caudalmente com o xis, a segunda vrtebra cervical.

O Atlas a primeira vrtebra cervical e articula-se com o osso occipital e tambm com a vrtebra xis. A sua funo especial ser o suporte da cabea.

Atlas de Cavalo; Vista Dorsal

As especificidades do Atlas fazem dele uma vrtebra diferente de todas as outras vrtebras. Na realidade, o Atlas: 1. 2. Aparenta ausncia de corpo, substitudo por um arco ventral. Apresenta uma largura considervel, principalmente devido ao

desenvolvimento dos seus processos transversais, que se apresentam com uma forma de asa. 3. Tem duas cavidades articulares na face cranial para a conexo com os

cndilos occipitais. 4. O foramen vertebral muito amplo.

Caractersticas do Atlas
O arco ventral um grande ponto sseo convexo ventralmente, no qual se consegue reconhecer uma face dorsal e uma face ventral. A face dorsal, fosso, forma o cho do foramen vertebral e maioritariamente revestido por uma superfcie cncava e lisa, revestida por cartilagem, de maneira a alojar o dente do xis: a fovea dentis.

O arco ventral apresenta na face ventral uma forma convexa e apresenta um tubrculo ventral. O arco dorsal apresenta uma face ventral cncava e lisa, que forma o tecto do foramen vertebral e apresenta uma tuberosidade, o tubrculo dorsal, que um vestgio de uma apfise espinhosa. Cada lado do arco dorsal perfurado na sua extremidade cranial e esse furo permite o acesso ao foramen vertebral e representa o equivalente do foramen vertebral lateral nas outras vrtebras. Na massa lateral, podemos encontrar uma apfise transversa designada de asa do atlas. Podemos tambm encontrar um foramen alar, em cada asa, que perfura a asa do atlas cranialmente, sendo que este orifcio serve de ponto de passagem para a artria occipital. Os orifcios transversos (foramen transversos) podem ser encontrados um em cada asa do atlas e servem para a passagem de vasos e nervos vertebrais.

Articulaes entre o Crnio e o Atlas


As articulaes entre Atlas e Crnio so as articulaes entre C1 e os cndilos occipitais que permitem movimento de flexo e extenso do pescoo. So revestidas por cpsulas articulares. O Crnio e a C1(Atlas) contactam-se tambm atravs das membranas atlantooccipitais anteriores e posteriores. Essas membranas evitam hiperflexo ou hiperextenso do pescoo.

Articulaes entre o Atlas e o xis


Existem 3 articulaes entre o Atlas e o xis (entre C1 e C2) sendo duas laterais e uma mediana. Permitem movimentos de rotao. Durante esse movimento o dente de C2(dente do xis) mantido num anel formado pelo arco anterior do atlas e o ligamento transverso.

Anatomia Comparada
Carnvoros foramen alar. Co: o O arco ventral apresenta uma fovea dentis vasta e um tubrculo ventral forte e saliente. o As superfcies articulares caudais so bastante grandes, ligeiramente cncavas e muito oblquas caudo-lateralmente. Ruminantes O atlas no possui foramen transverso. A tuberosidade dorsal bastante volumosa. Vaca: o Tubrculo ventral grande mas pouco saliente. o As superfcies articulares caudais so ligeiramente cncavas. Cavalo Suno O arco ventral bastante maior que o arco dorsal. A fovea dentis relativamente pequena mas bastante profunda. O atlas possui foramen transverso. O arco ventral relativamente fino. O tubrculo ventral bastante saliente. O atlas muito largo e apresenta uma incisura alar em vez de um

Homem O atlas do ser humano breve, bastante achatado. No possui foramen lateral nem foramen transversal. O tubrculo dorsal bastante saliente.

Cavalo

Vaca

Co

Suno

Raposa Vermelha

Lobo

Gato

Comparao entre um atlas de um gato e o atlas de um bovino.

AXIS O xis a segunda vrtebra cervical, serve de eixo para a rotao do Atlas com a cabea. atpica devido a presena de um processo articular caracterstico ou dente (processo Odontide) que se vai articular cranialmente com o tubrculo anterior do Atlas na Fvea Dentis. Vista Cranial Observa-se: Processo Espinhoso; Processos articulares caudais; Foramen vertebral; Processos articulares craniais;

Vista Caudal observa-se: Processos transversos; Processos articulares caudais; Foramen vertebral; Fossa da Vrtebra;

Vista Lateral observa-se: Processo Espinhoso; Processo Articular Caudal; Processo transverso; Dente do xis; Foramen Vertebral Lateral; Foramen Transversal;

CONFORMAO Como todas as outras vrtebras apresenta um corpo e um arco embora estas duas formaes estejam modificadas na sua parte cranial. O corpo vertebral muito desenvolvido e estrangulado no meio, alargado nas suas extremidades e dotado na sua face ventral de uma forte Crista (crista ventral), terminada caudalmente por um tubrculo (tubrculo ventral da apfise transversa). A superficie articular cranial constituda por um forte dente (DENS AXIS) antigamente chamado apfise odontide, que se articula de forma mvel com a fvea dentis do atlas. A face ventral do seu processo convexa de um lado ao outro, lisa, revestida por cartilagem articular (Facies articulares ventralis) para se articular fovea dentis. Esta superfcie completada de cada lado da base do dente, sobre a extremidade cranial do corpo por uma expanso articular planiforme destinada a articular superfcie articular caudal do atlas. Esta expanso equivale ao processo articular cranial das outras vrtebras. A face dorsal do dente conciliada de forma varivel consoante as espcies. Nos equinos e ruminantes esta face deprimida e rugosa para as inseres ligamentosas. Nos Sunos, carnvoros, coelho e homem convexa e revestida por cartilagem (facies articulares dorsalis) para corresponder a um ligamento transverso. O dente est estrangulado na sua base e sustentado por um verdadeiro colo. Extremidade caudal do corpo provida de uma fossa vertebral vasta e profunda. O arco saliente, vertical e largo. caracterizado por um processo espinhoso muito forte, alongado no sentido crnio-caudal, sempre erguido. Os processos transversos so simples e no bicspides, alargados caudalmente e perfurados na sua base no foramen transverso. Incisuras vertebrais craniais so vastas, convertidas em orifcios (Foramens vertebrais laterais) nos ungulados (animais com casco). A sua importncia varia com as espcies.

O arco no possui o processo articular cranial (estes so substitudos pelas expanses articulares laterais providas pela extremidade cranial do corpo) Processos articulares caudais bastante desenvolvidos e esto dispostos como nas outras vrtebras cervicais.

ESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO O xis contm muito tecido esponjoso. Esta vrtebra desenvolve-se por quatro centros primrios de ossificao aos quais se adicionam dois centros secundrios. Um centro primitivo forma o corpo e duas outras lminas. O ltimo, que forma o dente, representa na realidade o equivalente ao centrum (corpo) do atlas. Todos estes centros de ossificao aparecem desde da primeira metade da gestao. Estes dois centros secundrios, um forma a fossa vertebral, como nas outras vrtebras e o outro encaixa entre a base do dente e o corpo, corresponde ao intercentrum e sua presena demonstra bem que o dente est na origem de uma parte estrangeira ao xis.

Fig. Centrum de uma vrtebra da coluna vertebral

PARTICULARIDADES ESPECIFICAS Cavalo O corpo do xis particularmente longo, provido de uma crista ventral afiada, acabada caudalemente por um forte tubrculo. O dente hemitroncnico e a goteira da sua face dorsal cavada e rugosa. Superfcie articular ventral est em continuidade com duas expanses laterais pouco convexas, limitadas de fora por um rebordo saliente e bem separado um do outro por debaixo dela. Processo espinhoso est erguido, com um rebordo dorsal espesso, rugoso e curvo, convexo da frente para trs. Este rebordo bifurca-se caudalmente e prolonga-se por uma forte crista rugosa sobre cada processo articular caudal. Processos transversos esguios, relativamente estendidos caudalemente e quase pontiagudos. Incisura cranial est habitualmente convertida num orificio (Foramen vertebral lateral) por uma estreita trave ssea.

Fig: Vista Cranial e Lateral de xis de Equino

Boi O corpo do xis espesso e relativamente curto. O dente hemicilndrico, ligeiramente relevado em relao ao eixo vertebral e a goteira da sua face dorsal profunda. As expanses articulares laterais esto planiformes estendidas aproximadamente no mesmo plano transversal e renem-se largamente debaixo do dente. Simples caudalmente, ou acaba por um forte tubrculo em inclinao brusca, sem se aproximar ao processo articular caudal. Foramen tranversal estreito, muitas das vezes ausente. A incisura cranial convertida num orifcio (foramen vertebral lateral) por uma trave ssea sempre larga.

Fig: Vista Cranial xis Bovino

Fig: Vista Caudal xis Bovino

Fig: Vista Lateral xis Bovino

Ovelha e cabra Expanses articulares craniais que rodeiam o dente so cncavas nas proximidades do seu processo e convexas na sua periferia. Fossa vertebral proporcionalmente mais larga e menos profunda que no Boi. Processo espinhoso forma apenas um fraco tubrculo na sua extremidade caudal, na cabra est mais estendido que na ovelha e projecta-se rostralmente por cima do foramen vertebral.

Porco O xis apresenta um dente espesso, curto e cnico pendiculado por um colo bem marcado e provido de uma superfcie articular dorsal convexa e bem delineada. As superfcies articulares craniais so convexas e fortemente obliquas em direco latero-caudal. atravs do processo espinhoso que se reconhece esta vrtebra primeira vista. Este ltimo de facto muito elevado, com uma ponta arredondada ligeiramente projectada caudalmente e uma base que se inclina cranialmente para o foramen vertebral. O processo transverso curto dividido na sua base por um foramen tranversal largo por vezes incompleto, prximo do qual se encontra reportado o foramen vertebral lateral, que substitui a incisura cranial.

Co muito longo, provido de uma crista ventral afiada. O dente longo e cilindride, provido de uma superfcie articular dorsal estendida, um pouco estrangulada na base. As superfcies que a rodeiam lateralmente so muito oblquas e convexas. Processo espinhoso estreito, pouco elevado mas muito longo, prolonga-se rostralmente para uma forte salincia que se inclina para o foramen vertebral e chega ligeiramente ao mesmo nvel que o cumo do dente, caudalemente finaliza-se por um tubrculo bilobado ou duplo. Incisura cranial larga e nunca convertida num buraco. Os processos transversos so longos, pontiagudos, fortemente divergentes e ultrapassam nitidamente o nvel da fossa vertebral. Gato O xis em proporo mais curto do que nos ces. A crista ventral bifurca-se apagando-se caudalmente. Processo espinhoso semelhante ao do co, mas acaba caudalmente por um tubrculo simples. Os processos transversos so curtos.

Fig. Vista Cranio-Lateral de xis de Co

Fig. Vista Cranio-Lateral de xis de Gato

Coelho O dente provido de um colo pronunciado e numa superfcie articular dorsal igualmente ntida. Processo espinhoso muito elevado na sua parte cranial, bfido caudalmente e os tubrculos que o finalizam so bem separados dos processos articulares.

Comparao com o homem O xis participa na sua brevidade geral das vrtebras cervicais. O seu corpo, largo e deprimido dorso ventralmente, possui um dente forte nitidamente pendiculado provido de uma superfcie articular dorsal e de uma superfcie ventral bem distinta. Esta ltima est separada das superfcies articulares laterais da extremidade correspondente do corpo. O processo espinhoso forte, tuberoso, bifurcado na ponta em dois tubrculos. O processo transverso curto, dividido na sua base por um foramen transversal largo.

Vrtebras Cervicais III, IV E V Em todas as espcies, estas trs vrtebras so muito semelhantes e as suas caractersticas correspondem exactamente quelas que definem as vrtebras cervicais. O corpo possui uma crista ventral mais ou menos desenvolvida, habitualmente terminando com um tubrculo. A cabea bastante saliente e convexa e a fossa vertebral profunda e oblqua ventro-caudalmente. O arco possui processos espinhosos pouco desenvolvidos. Os processos transversos so divididos em dois tubrculos, dorsal e ventral, geralmente unidos por uma crista mais ou menos densa. O comprimento dos corpos das vrtebras diminui regularmente da terceira quinta vrtebra cervical e a largura aumenta no mesmo sentido. Na maior parte das espcies, os processos espinhosos tornam-se mais salientes tambm da terceira quinta vrtebra. Vrtebra Cervical VI Apesar desta vrtebra cervical ainda se assemelhar s anteriores, comeam a notar-se certas modificaes: o encurtamento dos corpos, a acentuao dos processos espinhosos e a diminuio dos processos transversos. Apresenta, contudo, particularidades que permitem a sua distino. A crista ventral muito pouco desenvolvida ou mesmo ausente e verifica-se a reduo do tubrculo ventral. Os processos espinhosos so bastante salientes, sobretudo nos ruminantes, no porco e nos carnvoros, sendo estes menos desenvolvidos nos equdeos, onde os mesmos tm uma forma pontiaguda dirigida cranialmente. O tubrculo ventral do processo transverso d lugar a uma lmina a lmina ventral que se dobra ventralmente.

Esta lmina bastante alongada nos equdeos, nos quais esta se tende a dividir em duas cspides, uma cranial e outra caudal, e por esta razo que a sexta vrtebra cervical muitas vezes denominada de tricspide nestes animais. Nos ruminantes, esta lmina no se divide, mas mais larga e desenvolvida, arredondada e dobrada ventralmente. Este facto mais evidente no porco, onde a lmina ventral mais estreita junto base e orientada de maneira a ser um pouco sobreposta pela lmina da vrtebra que a precede. Uma disposio comparvel encontra-se nos carnvoros, onde a lmina ventral , contudo, menos saliente, mas por ser recortada d ao processo transverso um aspecto tricspide. Tal recorte no existe no coelho, sendo a sua lmina ventral mais esticada no plano longitudinal. Vrtebra cervical VII Esta vrtebra em geral fcil de reconhecer. O seu corpo mais curto do que aqueles de todas as vrtebras antecedentes. A crista ventral delineada por uma salincia rugosa. Na borda da fossa vertebral observa-se uma superfcie articular ou fvea costal (fovea costalis caudalis) a qual articula com a cabea da primeira vrtebra torcica (encaixe da primeira costela). O arco caracterizado pela acentuada salincia do processo espinhoso, o qual se inclina caudalmente. Esta projeco mais evidente na vaca e ainda mais no porco. Nestas espcies, os processos espinhosos quase alcanam o topo da cernelha. menos desenvolvida nos equdeos, e tambm menos evidente no coelho do que nos carnvoros. Os processos transversos so claramente menos desenvolvidos do que nas outras vrtebras anteriores, e no se verifica a sua diviso em tubrculos. Geralmente, a sua base no perfurada pelo orifcio transverso, existindo, contudo, um pequeno orifcio no porco (e no Homem).

Os processos articulares caudais tendem a aproximar-se um do outro sobre o orifcio vertebral, algo que j se nota na sexta vrtebra cervical e que se acentua ao longo das vrtebras torcicas. Por fim, as incisuras so largas e o foramen vertebral espaoso.

Anatomia Comparada O atlas do cavalo possui um orifcio transverso e o xis bifurcado caudalmente. As vrtebras cervicais so fortes e longas. A crista ventral laminada, terminando num tubrculo que se torna mais volumoso da terceira quinta vrtebra. A cabea da vrtebra estreita ventralmente, dando-lhe um aspecto triangular quando observada cranialmente. Os processos espinhosos so curtos, reduzidos a uma pequena crista longitudinal mais ou menos laminada. O orifcio transverso torna-se maior da terceira quinta vrtebra. Os processos articulares de um mesmo lado do plano mediano so bem separados na terceira vrtebra cervical, sendo na quarta unidos por uma crista, por vezes incompleta, e na quinta esta crista torna-se bem desenvolvida e tuberosa. A projeco da cabea e a profundidade da fossa vertebral diminuem da terceira para a quinta vrtebra. Quando a terceira vrtebra cervical pousada sobre um plano horizontal pela sua face cranial, vai tocar nesse plano em cinco pontos: os dois processos articulares craniais, os dois tubrculos ventrais e a cabea. Nas outras vrtebras, a cabea fica um pouco mais distanciada desse plano de apoio. Nos ruminantes, o atlas no possui orifcio transverso e a tuberosidade dorsal volumosa. O xis apresenta uma apfise odontide semicilndrica e curta, e no h diviso da apfise espinhosa. A sexta vrtebra cervical no apresenta crista ventral, mas sim uma lmina ventral muito desenvolvida. Na vaca, estas vrtebras so relativamente curtas. A sua crista ventral menos saliente e mais larga do que nos equdeos. O processo espinhoso liso e bfido no final da terceira vrtebra cervical, e cada vez maior nas seguintes. O tubrculo ventral dos processos transversos mais saliente cranialmente na terceira e torna-se cada vez mais ventral na quarta e na quinta vrtebra. Os processos articulares de um mesmo lado so sempre unidos por uma crista.

Nos carnvoros, o atlas muito largo e apresenta uma incisura alar em vez de um orifcio alar, e o xis tem uma apfise odontide comprida e cilndrica que se projecta para o atlas e ainda uma apfise espinhosa que se alonga cranialmente, em direco ao tubrculo dorsal do atlas. No co, os processos espinhosos formam uma crista pouco desenvolvida na terceira vrtebra e tornam-se mais lisos e salientes nas seguintes. Os dois tubrculos de cada processo transverso so alinhados no sentido crnio-caudal. O tubrculo dorsal cada vez maior da terceira quinta vrtebra e frequentemente bilobado nesta ltima. No porco, as vrtebras cervicais so notavelmente curtas, mais largas, densas e tuberosas. Os corpos so volumosos, com uma cabea e uma fossa vertebral elpticas em relao ao eixo transversal, com uma curvatura relativamente pouco pronunciada. Os processos espinhosos so salientes, inclinados cranialmente. O arco estreitado de tal forma que cada espao interarcoal forma um grande orifcio triangular que d acesso ao canal vertebral. Os processos transversos possuem dois tubrculos distintos: o dorsal, volumoso, perfurado pelo foramen transverso na sua base, que largo, e o ventral, que se localiza sob o da vrtebra anterior e transforma-se numa espcie de lmina que encaixa a face ventral do corpo seguinte. O volume desta tende a aumentar regularmente da terceira quinta vrtebra.

Vista cranial 1- Tubrculo Dorsal 2- Cavidade articular para o cndilo occipital 3- Fundo da cavidade articular 4- Asa do atlas 5- Aresta rugosa da asa 6- Fossa atlide 7- Arco ventral 8- Tubrculo ventral 9- Incisura interarticular 10- Foramen vertebral Vista dorsal 11- Foramen transverso 1- Incisura cranial do arco dorsal 12- Massa lateral 2- Foramen vertebral lateral 13- Tubrculo cranial 3- Foramen alar 14- Arco dorsal 4- Aresta rugosa da asa 5- Foramen transverso 6- Superfcie articular caudal 7- Incisura interarticular 8- Fovea dentis 9- Tubrculo caudal da asa

Fig.1: Atlas do cavalo


10- Superfcie articular (com o xis) 11- Foramen vertebral 12- Asa do atlas

V.Cranio L.E. 1-Processo espinhoso 2- Face lateral (marcas musculares) 3- Foramen vertebral lateral 4- Foramen vertebral 5- Dente do xis 6- Expanses laterais das superfcies articulares craniais 7- Processo articular caudal 8- Incisura vertebral caudal 9- Foramen transverso 10- Processo transverso V.Caudo L.E. 11- Aresta da fossa da vrtebra 1-Processo espinhoso 12- Tubrculo da crista ventral 2- Face lateral 13- Crista ventral do corpo da vrtebra 3- Foramen vertebral lateral 4- Dente do xis 5- Crista limite da superfcie articular cranial 6- Foramen transverso 7- Processo transverso 8- Crista ventral

Fig.2: xis do Cavalo


9- Tubrculo da crista ventral 10- Fossa da vrtebra 11- Processo transverso 12- Incisura vertebral caudal

Fig.3: Vrtebras Cervicais do Cavalo (vista lateral esquerda) 1- Foramen Intervertebral 2- Foramen transverso 3- Superfcie articular caudal 4- Tubrculo ventral 5- Aresta da asa 6- Processo articular cranial 7- Canal vertebral 8- Foramen vertebral lateral 9- Processo espinhoso do xis 10- Foramen transverso 11- Processo transverso do xis 12- Processo articular caudal 13- Crista ventral 14- Processo articular cranial 15- Processo espinhoso da 3 vrtebra 16- Foramen transverso 17- Processo articular caudal 18,25,28- Processo transverso (bicspide) 19- Face lateral do corpo da vrtebra 20- Tubrculo caudal da crista ventral 21- Proc. art. cranial da 4 vrtebra 22- Base do processo transverso 23- Foramen transverso 24- Foramen intervertebral 26- Incisura vertebral cranial 27- Foramen transverso 29- Processo Espinhoso 30- Foramen transverso 31- Processo articular caudal 32- Processo transverso (tricspide) 33- Processo transverso (unicspide) 34- Superfcie articular cranial 35- Foramen alar do atlas

Fig.4: Vrtebras Cervicais do Co (vista lateral esquerda e vista ventral e dorsal)

V.L.E. 1- Foramen vertebral lateral 2- Processo espinhoso do xis 3- Foramen transverso 4- Processo articular cranial 5- Processo transverso 6- Processo articular caudal 7- Processo espinhoso V.D. 1- Processo espinhoso do xis 2- Foramen vertebral lateral 3- Incisura alar 4- Asa do atlas 5- Foramen transverso 6- Abertura cranial do foramen transverso 7- Processo espinhoso do xis 8- Processo articular caudal 9- Processo espinhoso 10- Processo articular cranial 11- Processo transverso 12- Processo espinhoso 13- Processo articular caudal 14- Processo transverso 15- Fossa vertebral V.V. 1- Superfcie articular cranial 2- Tubrculo ventral 3- Fossa atlide 4- Foramen transverso 5- Crista ventral do corpo 6- Tubrculo caudal da crista ventral 7- Cabea da vrtebra 8- Processo transverso 9- Tubrculo caudal da crista ventral 10- Lmina ventral do sexto processo transverso 11- Processo transverso

Fig.5: Vrtebras cervicais do porco

V.L.E. 1- Foramen vertebral lateral 2- Tubrculo dorsal 3- Asa do atlas 4- Fossa atlide 5- Tubrculo ventral do atlas 6- Processo espinhoso do xis 7- Foramen transverso 8- Processo transverso 9- Processo espinhoso

Vista dorsal e ventral 1- Massa lateral 2- Asa do atlas 3- Foramen vertebral lateral 4- Foramen alar 5- Superfcie articular cranial 6- Foramen alar 7- Tubrculo ventral do atlas 8- Processo espinhoso do xis 9- Processo articular cranial 10- Processo articular caudal 11- Processos transversos 12- Processo espinhoso 13- Fossa vertebral

Fig.6: Vrtebras Cervicais da Vaca (vista lateral esquerda) 1- Foramen alar 2- Foramen vertebral lateral 3- Tubrculo dorsal 4- Asa do atlas 5- Tubrculo ventral 6- Foramen vertebral lateral 7- Processo espinhoso 8- Processo articular cranial 9- Processo articular caudal 10- Processo transverso 11- Foramen transverso 12- Foramen intervertebral 13- Corpo da vrtebra 14- processo espinhoso 15- processo transverso 16- face articular para a primeira costela (fovea costalis)

III 1- Processo espinhoso 2- Incisura vertebral cranial 3- Processo articular cranial 4- Foramen transverso 5- Cabea da vrtebra 6- Tubrculo ventral 7- Tubrculo da crista ventral 8- Aresta da fossa vertebral 9- Tubrculo dorsal 10- Incisura vertebral caudal V 11- Processo articular caudal

IV 1- Processo articular cranial 2- Incisura vertebral cranial 3- Foramen transverso 4- Cabea da vrtebra 5- Tubrculo ventral 6- Processo articular caudal 7- Incisura vertebral caudal 8- Tubrculo dorsal 9- Aresta da fossa vertebral 10- Tubrculo da crista ventral

8- Aresta da fossa vertebral

9- Tubrculo dorsal do processo transverso

Fig.7: Vrtebras Cervicais III, IV e V do Cavalo (vista lateral esquerda)

III 1-Processo espinhoso 2- Processo articular cranial 3- Cabea da vrtebra 4- Tubrculo ventral 5-Processo articular caudal 6- Foramen transverso 7- Tubrculo dorsal IV, V 8-Aresta da fossa vertebral 1-Processo espinhoso 2- Processo articular cranial 3- Incisura vertebral cranial 4- Cabea da vrtebra 5- Tubrculo ventral 6- Processo articular caudal 7- Foramen transverso 8- Tubrculo dorsal 9- Aresta da fossa vertebral 10- Tubrculo da crista ventral

Fig.8: Vrtebras Cervicais III, IV e V da Vaca (vista lateral esquerda)

Fig.9: Vrtebra Cervical IV do porco, co, gato e coelho (vista lateral e cranial)

VI 1-Processo espinhoso 2-Processo articular cranial 3- Incisura vertebral cranial 4-Cabea da vrtebra 5- Tubrculo dorsal 6- Lmina ventral (cspide cranial) 7- Processo articular caudal 8- Incisura vertebral caudal 9- Foramen transverso VII da vrtebra 10- Fossa 1-Processo espinhoso 11- Lmina ventral (cspide caudal) 2- Processo Articular Cranial 3-Incisura vertebral cranial 4- Cabea da vrtebra 5- Processo transverso 6- Processo articular caudal 7- Incisura vertebral caudal 8- Fossa da vrtebra

Fig.10: Vrtebras Cervicais VI e VII do cavalo (vista lateral esquerda)


9- Fovea costalis

VI 1- Processo articular cranial 2- Incisura vertebral cranial 3- Cspide dorsal do processo transverso 4- Cabea da vrtebra 5- Lmina ventral do processo transverso (cspide cranial) 6- Processo espinhoso 7- Processo articular caudal 8- Incisura vertebral caudal 9- Foramen transverso 10- Lmina ventral (cspide caudal) VII 1-Processo espinhoso 2- Processo articular cranial 3- Incisura vertebral cranial 4- Cabea da vrtebra 5- Processo articular caudal 6- Processo transverso 7- Fovea costalis

Fig.11: Vrtebras Cervicais VI e VII da vaca (vista lateral esquerda)

Vrtebras torcicas
As vrtebras torcicas so em nmero muito varivel consoante as espcies. As vrtebras torcicas formam um eixo com a parede dorsal do trax, e so caracterizadas pelas suas ligaes com as costelas, a cada vrtebra ligam-se duas costelas. Todas as costelas, articulam o seu tubrculo com o processo transverso da vrtebra e articulam ainda a sua cabea entre o corpo da vrtebra qual pertencem e a vrtebra seguinte.

Caractersticas gerais das vrtebras


O corpo das vrtebras torcicas relativamente curto, sobretudo nas espcies em que estas vrtebras so pouco numerosas. Quando comparados os corpos das vrtebras torcicas e lombares, os das torcicas so claramente mais curtos. Se os compararmos aos das vrtebras cervicais temos que fazer duas distines, comparamos cervicais com as torcicas dos equinos e dos ruminantes e aqui o corpo vertebral das vrtebras torcicas claramente mais curto ao passo que, nas outras espcies, e em particular no Homem e no porco so bem mais longos. O corpo vertebral tem uma forma cilndrica mais evidente nas partes ventro-laterais. A cabea da vrtebra menos convexa e a fossa vertebral menos concava que nas vrtebras cervicais. O achatamento destas superfcies traduz-se num maior empilhamento sseo e menor mobilidade. A crista ventral muito pequena e pouco resistente sendo substituda por uma simples rugosidade que por vezes esta ausente. O corpo da vrtebra possui umas fossas ou foveas costais, teoricamente, existem 2 foveas por costela, uma fovea cranial e uma costal. Se fizermos cortes nas suas vizinhanas da insero do arco ao longo da cabea e da fossa da vrtebra, verificamos que, estas superfcies articulares se completam de uma vrtebra a outra para formar cpulas costais que permite a adaptao das vrtebras s costelas. A fovea costal sempre mais larga e funda que a fovea caudal, de assinalar que a fovea caudal geralmente costuma faltar na ltima vrtebra e em certas espcies nas 2 ou 3 ultimas vrtebras torcicas. O arco que delimita o foramen vertebral relativamente estreito, em especial no interior da vrtebra. O processo espinhoso saliente e muito comprido sobretudo nas primeiras vrtebras torcicas. Os processos transversos so curtos e esto inseridos dorsalmente ao pedculo vertebral. Cada um deles possui uma caracterstica particular, a fovea costal do processo transverso que corresponde face semelhante de um tubrculo costal. Dorsalmente, na base dos processos transversos, desenvolvem-se nas

vrtebras mais caudais relevos que anunciam as disposies nas regies. Na direco crnio-dorsal detecta-se um processo mamilar mais ou menos arredondado. No final do processo articular caudal pode aparecer um processo acessrio mais fraco e menos resistente. Os processos articulares aproximam-se do plano mediano dorsalmente ao foramen vertebral e so pouco salientes. As incisuras vertebrais craniais so pouco marcadas. As incisuras caudais so mais profundas convertendo-se em otificios vertebrais laterais.

Caractersticas especficas.
difcil precisar o nmero de uma vrtebra torcica isolada, apenas a primeira e a ultima apresentam caractersticas que permitem a sua distino. Os corpos vertebrais alargam-se de forma progressiva. As espcies que possuem vrtebras cervicais evidenciadas, as suas primeiras vrtebras torcicas encontram-se largas e o calibre diminui nas primeiras antes de aumentar de novo. As cabeas e as fossas vertebrais so menos cncavas ao longo da regio lombar. As foveas costais so claramente cncavas nas primeiras vrtebras torcicas, tornando-se mais planas e a sua extenso diminui. Esta reduo muito importante para as foveas caudais, que podem mesmo em certas espcies desaparecer em algumas das ltimas vrtebras. Nos arcos, os processos espinhosos aumentam rapidamente a sua altura nas primeiras vrtebras torcicas diminuindo gradualmente nas ltimas: as mais altas de toda a coluna aparecem na regio interescapular. Encontramos ainda uma vrtebra diferente, a vrtebra anticlinal, esta a primeira vrtebra da regio torcica caudal ou na regio lombar e possui um processo espinhoso perpendicular ao corpo da vrtebra. Quanto largura dos processos espinhosos, eles so em geral muito grandes nas primeiras vrtebras torcicas, sobretudo em grandes ruminantes e porcos onde esta caracterstica impressionante, o processo espinhoso menos largo nos carnvoros onde vai aumentando ao contrrio dos outros processos. Os processos transversos diminuem regularmente o seu volume prximo da regio cervical, os ltimos so muito reduzidos e podem mesmo faltar como no gato. Na sua base desenvolvem-se os processos mamilares e acessrios que ausentes nas primeiras vrtebras, tornando-se fortes nas ltimas vrtebras. A fovea costal transversal reduz nas ltimas vrtebras e aproxima-se da fossa cranial o corpo da vrtebra o que acaba por levar a uma fuso.

Os processos articulares encontram-se largos e espaados na primeira vrtebra torcica, aproximando-se rapidamente e a superfcie das fossas diminui regularmente. Normalmente, as ltimas tornam-se mais fortes e as suas faces menos planas. As incisuras caudais dos pedculos vertebrais so muito profundas e frequentemente convertidas em buracos. Neste ultimo caso, a incisura caudal parece muito fraca, mas existe sobre o pedculo um foramen vertebral lateral equivalente a um foramen intervertebral. A primeira vrtebra torcica inconfundvel pelas suas caractersticas de transio da regio cervical. A sua cabea e a sua fossa vertebral encontram-se bem pronunciadas. Os dois pares de foveas costais do corpo so largas e muito concavas, o processo espinhoso mais comprido que nas outras, o processo transverso dirigido lateralmente e tem uma fovea costal grande e cncava. Os processos articulares craniais encontram-se fortes e espaados, ao passo que os caudais so mais fraquinhos e prximos. As incisuras craniais so fortes e as caudais so profundas, menos no boi e no porco, nunca so convertidas em buracos. A ltima vrtebra torcica possui um corpo largo e forte, um pouco como as vrtebras lombares. Os seus processos espinhosos no so muito salientes. Sobretudo os corpos so sempre desprovidos de fovea costal caudal e a fovea costal transversal est ausente ou conflui com a fovea costal caudal.

Anatomia comparada
Nos bovinos a incisura vertebral caudal transformou-se em orifcio vertebral lateral, o corpo vertebral mais comprido que o das vrtebras torcicas do cavalo e a apfise espinhosa muito larga e aplanada lateralmente. Nos carnvoros os processos articulares so quase imperceptveis, reduzidos a meras facetas articulares, as incisuras vertebrais nunca se convertem em orifcios. Por fim nos cavalos, o corpo vertebral curto, a apfise espinhosa relativamente estreita e alta, e as incisuras vertebrais caudais por vezes encontram-se convertidas em orifcios a partir da 4 e 5 vrtebra.

Vrtebra torcica de Bovino

Vrtebra torcica de bovino

Vrtebra torcica de bovino

Vrtebra torcica de bovino

Vertebras Lombares Caractersticas gerais


a) Corpo vertebral: semelhante ao das vrtebras torcicas, mas maior e mais longo; tornam-se maiores e mais achatados dorso-ventralmente da 1 ltima vrtebra b) Crista ventral: espessa e mais ou menos saliente consoante a espcie; deixa de existir nas ltimas vrtebras c) Face ventral: aprofundada de cada um dos lados da crista ventral; quando a crista desaparece, a face ventral tende a achatar-se d) Foramen vertebral: vasto, dilatado e tende a aumentar quando a crista ventral desaparece e) Processo espinhoso: plano e relativamente alto (nunca mais alto do que o das ultimas vrtebras torcicas); mais ou menos inclinado na direco cranial; a extremidade forma um lbio rugoso e termina com um tubrculo ou uma ponta no lado cranial. Os ltimos aparecem menos espaados entre si. f) Processos transversos ou costiformes (semelhantes s costelas): fortes, muito desenvolvidos, achatados dorso-ventralmente g) Processos articulares: mais salientes do que os das vrtebras torcicas; encaixam uns nos outros, sendo que a sua superfcie mais cncava nos craniais e mais convexas para os caudais h) Processos mamilares: situam-se entre os processos transversos e os processos articulares craniais; so altos e destacam-se na direco crnio-dorsal. Diminuem de volume medida que se aproximam do sacro.

Caractersticas especficas

Equinos Cavalo (6 vrtebras lombares)

Corpo vertebral: curto (existe uma crista ventral afiada na 1 vrtebra que no existe na ltima) Processos espinhosos: tornam-se mais estreitos e afiados medida que avanamos caudalmente Processos transversos: O seu comprimento aumenta da 1 at 3 e diminui da 4 6 vrtebra A sua largura aumenta ligeiramente da 1 at ltima vrtebra As duas primeiras vrtebras tm direco caudal; as duas ltimas tm direco cranial As duas ltimas vrtebras possuem articulaes intratransversais 6 Vrtebra: Processos transversos curtos e ligeiramente dirigidos cranialmente Cada processo transverso possui 2 superfcies articulares planiformes: a) Uma cranial, oval, que liga a uma superfcie semelhante da 5a vrtebra, formando a articulao intertransversal b) Uma caudal, ligeiramente cncava e alongada transversalmente, contgua superfcie articular do corpo vertebral e destinada a ligar-se base do sacro, formando uma articulao sacrotransversal.

Bovinos (6 vrtebras lombares)

Corpo vertebral: longo, espesso e um pouco escavado lateralmente Processo espinhoso: grande mas baixo; a sua altura diminui da 1 para a ltima vrtebra a sua largura aumenta da 1 3 vrtebra e diminui da 4 6 vrtebra (tm tanto de largura como de altura) Processos transversos: particularmente longos, com bordos cortantes e irregulares ligeiramente encurvados ventralmente o comprimento aumenta da 1 5 vrtebra; a 6 tem o mesmo comprimento da 3 os das 3 primeiras vrtebras so mais grossos e terminam em forma arredondada; os das 3 ltimas terminam em forma pontiaguda os da 6 vrtebra so encurvados na direco cranial no possuem articulao intertransversal entre a 5 e a 6, nem articulao sacro-transversal

Ruminantes

Ovelha (6 / 7 vrtebras lombares):

Corpo vertebral: muito desenvolvidos, achatados ventralmente e mais destacados no lado ventral Processo espinhoso: muito grandes e pouco espaados

dorso-

Processos transversos: Todos dirigidos na direco cranial Extremidades alargadas e terminam com uma espcie de gancho

Cabra (6 vrtebras lombares, raramente 7) So semelhantes s da ovelha, no entanto tm determinadas particularidades:

Corpo vertebral: mais longos e estreitos que os da ovelha Processos transversos: Inclinados na direco ventral Extremidades pontiagudas sobretudo na ltima

direccionadas

cranialmente,

Processos articulares: muito fracos e menos tuberosos do que na ovelha Incisuras vertebrais caudais muito grandes Foramen intervertebral: muito mais amplo na cabra do que na ovelha

Sunos

Porco (6/7 vrtebras lombares)

Podem existir grandes variaes individuais no nmero de vrtebras, podendo existir apenas 5 ou raramente 8 Corpos vertebrais: alongados e possuem todos uma crista ventral evidente o seu comprimento aumenta at 5 vrtebra e diminui na ltima ou nas duas ltimas Processo espinhoso: largo e alto quadrangular o seu topo forma uma crista alongada os das 2 ltimas vrtebras so estreitos Processos transversos: Largos e arredondados no final Um pouco encurvados ventralmente O seu comprimento aumenta da 1 4 e o ltimo um pouco maior que o primeiro Os das duas ltimas vrtebras so um pouco inclinados na direco cranial A base destes processos perfurada na sua extremidade caudal por um orifcio que por vezes substitudo por uma simples incisura na 1 ou nas primeiras vrtebras lombares Processos articulares: as suas superfcies de contacto so irregulares

Carnvoros (7 vrtebras lombares)

Corpo vertebral: longos, achatados dorso-ventralmente e com as faces articulares quase planas Processos espinhosos: fortes, estreitos na ponta e inclinados em direco cranial a sua altura aumenta nas primeiras vrtebras e diminui nas ltimas, onde so pontiagudos o ltimo o mais baixo e tem forma triangular

Processos transversos: Longos e dobrados em direco crnio-ventral O seu comprimento aumenta do primeiro ao penltimo; o ltimo um pouco mais pequeno que o penltimo Os 5 primeiros so alargados na ponta, onde formam uma ponta cranial mais ou menos forte e uma ponta caudo-lateral menos evidente O ltimo um pouco encurvado cranialmente e termina em forma cnica Processos articulares: os craniais encaixam solidamente nos caudais da vrtebra seguinte, reduzindo a mobilidade lateral

vrtebras lombares do co - vista dorsal

II

III

IV

VI

VII

SACRO Resulta da ossificaro dos discos inter-vertebrais e da fuso de partes vrtebras sacrais. cranialmente articulado na ltima vrtebra lombar e caudalmente primeira vrtebra caudal. Juntou-se lateralmente ao osso do quadril, formando a pelve ou plvis. A regio sagrada completamente imvel.

CONFORMAO O sacro dorso-ventralmente achatado, a sua parte cranial larga enquanto que a caudal estreita. triangular e apresenta duas faces, uma plvica e uma dorsal, e dois bordos, uma base - extremidade cranial e um topo ou pice - extremidade caudal. A face plvica (fcies pelvina) contribui para formar a parede dorsal da cavidade plvica. cncava na direco crnio-caudal, e nela encontram-se os orifcios sacrais ventrais (foramina sacralia ventrali) orifcios para a sada dos ramos ventrais dos nervos sacrais.

A face dorsal (facies dorsalis) mostra no plano mediano a srie de processos espinhosos sacrais, separados ou mais ou menos fundidos, dependendo da espcie. Estes processos esto inclinados caudalmente e vo diminuindo de altura, formando a crista sacral mdia (Crista sacrailis mediana), que em bovinos e cavalos velhos formada pela fuso completa dos processos, enquanto que noutros animais somente a base destes est fundida. Crista sacral intermdia s existe em bovinos, formada pela fuso dos processos articulares. Noutros animais rudimentar. Crista sacral lateral formada pela fuso das apfises transversas. bem formada em cavalos e rudimentar nas outras espcies. Orifcios sacrais dorsais (foramina sacralia dorsalina) aberturas para a sada do ramo dorsal dos nervos sagrados. Poro lateral (Pars lateralis) resulta da fuso de todas as apfises transversas. A extenso destas diminui em direco caudal. A primeira da srie muito mais ampla e mais grossa do que as outras, ela forma uma expanso chamada asa do sacro (Ala ossis sacri). Face auricular (fcies auricularis) para articulao com o lio. A base do sacro (basis ossis sacri) uma estrutura cranial e articula-se com a ltima vrtebra lombar. Na sua parte mediana, apresenta a cabea da primeira vrtebra sacral, pouco saliente e alongada transversalmente. A unio da cabea com a ltima vrtebra lombar da coluna vertebral faz-se atravs de um disco inter-vertebral de fibrocartilagem particularmente

grossa, formando um ngulo de projeco do lado ventral: o promontrio (Promantorium), para dentro da cavidade plvica.

O pice do sacro (Apex ossis sacri) -extremidade caudal do sacro, articula-se com a primeira vrtebra caudal. Podemos ver, dorsalmente ao corpo da ltima vrtebra sacral, a abertura terminal do canal sacral, superada pelo ltimo processo espinhoso sacral. Lateralmente esto rudimentos de processos transversos e na base do processo espinhoso, dois pequenos processos articulares caudais, desenvolvidos de forma muito diferente, dependendo da espcie e at mesmo indivduos.

O canal sacral (Candis sacral), poro pr-terminal do canal vertebral, achatado na direo dorso-ventral e apresenta sobre os cortes transversais uma seco mais ou menos triangular issceles. muito largo na base do osso, reduz de calibre e especialmente de largura em direco caudal. Ao nvel de cada espao intervertebral, ele apresenta um par de aberturas laterais, canais largos e curtos representando os orifcios intervertebrais (intervertebaralia forame), dos quais cada um d acesso imediato aos orifcios sacrais plvicos e sacrais dorsais correspondentes.

VISTA CAUDAL

VISTA CRANIAL

VISTA LATERAL

Anatomia comparada

Sacro do cavalo: -O cavalo tem cinco vrtebras sacrais, cujos processos espinhosos s se fundem pelas suas bases e ficam quase inteiramente separados, formando uma crista sacral mdia descontnua. O primeiro processo espinhoso pequeno e a parte superior fina. Os seguintes so mais grossos, mais fortes, com um cume inchado e spero, especialmente no terceiro. - Os orifcios sacrais plvicos e sacrais dorsais diminuem regularmente em tamanho do primeiro ao ltimo. - No existe quase nenhuma crista sacral intermdia. -As asas so transversalmente esticadas e bicudas na ponta, de modo que as suas extremidades formem com o pice do osso um tringulo quase equiltero. -A base mostra uma cabea vertebral elptica e muito alongada de um lado ao outro, separada por um forte entalhe de cada processo transverso. Este ltimo apresenta no seu bordo craniano uma larga superfcie articular quase plana e elptica, muito esticada transversalmente, para responder ao ltimo processo transversal lombar. - O pice do osso apresenta processos transversos muito reduzidos e os processos articulares caudais so quase ausentes.

Sacro do burro:

- semelhante ao do cavalo, mas em proporo menos largo na base e mais alongado. -Os processos mamilares so salientes acima dos processos articulares cranianos. - Os processos espinhosos so proporcionalmente mais baixos; os dois primeiros, mais estreitos e menos inclinados, so claramente separados dos outros trs. -Finalmente, os processos transversos da primeira vrtebra so dirigidos directamente para exterior, enquanto que eles so nitidamente inclinados cranialmente no cavalo.

Sacro do boi: - Composto por cinco vrtebras, relativamente longo e ligeiramente mais estreito na sua parte central. -Na face plvica, os corpos vertebrais so muito poucos salientes. -Os orifcios sacrais plvicos, sendo eles quatro pares, aumentam muito de dimetro do primeiro ao ltimo. - A superfcie dorsal caracterizada por os seus processos espinhosos estarem totalmente fundidos, de modo a formar uma crista sacral mediana muito forte, inchado na sua borda dorsal formando um espesso lbio rugoso. Estes processos so menos altos mas mais largos do que nos cavalos e os seus limites so marcados de cada lado por fracas depresses. -A crista sacral intermdia muito desenvolvida e forma uma espcie de ponte por cima dos dois primeiros orifcios sacrais dorsais. Estes buracos ampliam-se muito do primeiro, que muito estreito, ao ltimo, que muito amplo, por vezes aberto lateralmente. -As bordas laterais so finas, afiadas, ligeiramente dobradas no lado ventral; tornam-se quase paralelas a partir da segunda vrtebra e divergem at mesmo um pouco caudalmente. -A base mostra processos transversos muito grossos, levantados numa espcie de inclinao vertical, cncava transversalmente e ligeiramente convexo no sentido dorsoventral. -O pice mostra uma superfcie articular muito alongada transversalmente, enquadrada em dois processos transversos particularmente longos, um pouco afiados e inclinados ventralmente.

Sacro da ovelha: - Tem apenas quatro vrtebras sacrais, da qual a ltima funde-se ao resto do osso de forma incompleta e tardia. - Os corpos vertebrais so claramente salientes na face ventral sem ranhuras vasculares medianas. -Os processos espinhosos so distintos, com excepo dos dois primeiros, que se fundem em diferentes graus.

-As cabeas sacrais intermdias so marcadas apenas por pequenos tubrculos. -As dimenses dos orifcios sacrais dorsais e dos orifcios sacrais plvicos diminuem do primeiro ao ltimo. -As bordas laterais so grossas e speras, no dobradas ventralmente como as do boi. -Os processos transversos da ltima vrtebra permanecem separados.

Sacro do bode: - Tem cinco vrtebras, raramente quatro, estando a ltima geralmente bem soldada. - Tem uma ligeira crista mdio- ventral que os ovinos no apresentam. -As bordas laterais so mais finas do que o ltimo e ligeiramente dobradas ventralmente. - A superfcie articular estende-se um pouco sobre a segunda vrtebra sacral, enquanto que na ovelha esta fica confinada primeira.

Em

sunos, o sacro - constitudo por quatro vrtebras sacrais, s vezes cinco, que se fundem de modo mais tardio e menos completo do que nas outras espcies domsticas. relativamente plano, pouco curvado ventralmente. - A face Plvica mostra corpos vertebrais pouco salientes, regularmente convexos. -No lado dorsal, a extrema reduo da crista sacral mediana completamente caracterstica: os processos espinhosos so simplesmente representados por ligeiras salincias speras, entre as quais o canal sacral aberto por grandes buracos triangular (espaos interarcuaux), excepto entre as duas ou trs ltimas vrtebras. -As cristas sacrais laterais so ntidas, na qual se abrem de cada lado orifcios sacrais dorsais de pequena dimenso e progressivamente mais pequenos do primeiro ao ultimo com excepo do primeiro (cranial) e do ultimo (caudal), os processos articulares s so representados por pequenos tubrculos. -As bordas so ntidas e irregulares, no dobradas ventralmente. -As asas sacrais so muito espessas, curtas, e as suas superfcie articulares, rejeitadas lateralmente e aproximadamente circulares, so quase verticais.

Sacro do Co: - composto por trs vrtebras , fundidas precocemente. - to longo quanto largo, quase quadrado e achatado dorso-ventralmente. -A sua face plvica cncava em todas as direces.

-Os processos espinhosos so unidos numa crista sacral mediana fina e baixa, ligeiramente recuada nos intervalos das vrtebras. Em cada lado, na base desta crista, dois tubrculos fortes representam vestgios de processos articulares. -A crista sacral lateral, alta sobre a primeira vrtebra, desaparece caudalmente. -Existem dois pares de orifcios sacrais dorsais e dois pares de orifcios sacrais plvicos; os mais largos desses orifcios so rostrais. -As asas sacrais so espessas e ocupam cerca de metade das bordas laterais do crnio. - As superfcies articulares, quase verticais, estendem-se um pouco sobre a segunda vrtebra. - A base mostra um cabea vertebral quase plana, escavada ao meio, e formando uma borda projectando-se ventralmente. -A entrada do canal sacral larga e muito baixa, superada por fortes processos articulares craniais. Cada um destes em grande parte confundido com a parte traseira vertical, muito alta, que constitui o processo transverso correspondente. - A parte superior do osso alargada e os seus processos transversos esticam-se caudalmente ; Eles apanham at por vezes articulao com os da primeira vrtebra caudal e esboam dois pequenos chifres comparveis aos do sacro humano.

Sacro do gato: -Tambm inclui trs vrtebras. -Quase que no curvo e os corpos vertebrais so um pouco saliente sobre a sua superficie plvica. - Os processos espinhosos so claramente separados, e mais altos em proporo ao co, e pontiagudos. -Os Tubrculos que representam processos articulares e os processos mamilares da supercie dorsal so salientes e pontiagudos. -Os processos articulares craniais no se confundem com a base das asas. -A superfcie articular, aproximadamente circular, em vez de oval como em ces, dada apenas pela primeira vrtebra sacral e nunca invade a segunda.

-As apfises transversas da ultima vrtebra so ainda mais compridas do que no co e mais oblquos atrs, representando dois pequenos chifres.

Sacro do coelho: -Tem quatro vrtebras sacrais que se fundem no final, num osso bem mais comprido do que largo e estreito caudalmente. -H uma crista mdio-ventral afiada, excepto no primeiro corpo vertebral e as linhas transversais so bem marcadas com excepo dos dois ltimos, que s vezes se fundem. -Os processos espinhosos so completamente isolados e salientes, no pontiagudos. -A crista sacral intermdia contnua, simplesmente elevada ao nvel dos vestgios do processos articulares. -Como as vrtebras sacrais, os orifcios sacrais plvicos e dorsais diminuem muito de calibre do primeiro ao ltimo. - A superfcie articular alongado, muito curva e limitado na parte cranial da primeira vrtebra. -As bordas so finas, afiadas, recuadas entre as vrtebras. -O pice muito estreito.

Vertebras Caudais

CONFORMAO:

As vrtebras caudais so a base da cauda em todos os animais. Estas apresentam um nmero varivel at mesmo na mesma espcie, mas em geral os equinos tm entre 17 a 21 vrtebras, os bovinos entre 18 a 21, dentro dos ruminantes, a ovelha entre 16 a 20 e a cabra entre 11 a 14, e dentro dos carnvoros, o co entre 18 a 22 e o gato entre 20 a 24. Nos animais domsticos, estas vrtebras, apresentam as caractersticas gerais de todas as vrtebras, que so elas o corpo vertebral, o arco vertebral e os processos vertebrais (a apfise espinhosa, a apfise transversa, os processos articulares caudais e craniais e processo mamilar). Mas estas caractersticas vo enfraquecendo medida que nos aproximamos da cauda, assim como o canal vertebral tambm se vai desvanecendo. As principais caractersticas destas vrtebras ter ambas as extremidades, a cranial e a caudal, convexas, estarem unidas entre si por fibrocartilagens espessas e bicncavas, e ,ainda, apresentarem dois tubrculos laterais que do pelo nome de apfises hemlis e que so os vestgios da lmina ventral. Estas ltimas tambm se vo aproximando medida que nos dirigimos caudalmente. As primeiras vrtebras caudais so completas e assemelham-se aos segmentos pr-sagrados, porque apresentam um corpo longo, cilndrico e estrangulado no meio. Nestas primeiras vrtebras, os animais que apresentam os processos hemlis bem desenvolvidos, fundem-se, normalmente na 2 ou 3 vrtebra caudal, formando, deste modo, um arco, o arco hemlis; e o espao inter arcual mais aberto, que as que se encontram mais caudalmente. A ltima vrtebra caudal em forma de ampulheta, onde apenas existem vestgios do corpo vertebral e epfises correspondentes s superfcies articulares.

ANATOMIA COMPARADA:

Os equinos , os sunos, os coelhos e raramente outros animais apresentam a primeira vrtebra caudal fundida ltima das vrtebras sagradas. Normalmente, as cinco ou seis primeiras vrtebras caudais dos animais domsticos esto bem desenvolvidas.

Equinos: apenas a primeira ou as duas primeiras vrtebras esto bem desenvolvidas. Os processos hemlis formam dois picos ventrais no muito acentuados, os processos

mamilares so rudimentares e apenas a primeira vrtebra tem processos articulares craniais. O processo espinhoso do cavalo bifurcado na segunda vrtebra.

Bovinos: para alm das cinco / seis primeiras vrtebras caudais bem desenvolvidas, o arco destas completo, o foramen vertebral fechado e os processos espinhoso e transversos so salientes. Depois destas primeiras a regresso do arco rpida e os processos mamilares e transversos tornam-se rudimentares e cada vez mais diferidos em direco cauda.

Ovelha: no apresenta processos hemlis.

Sunos: o arco est fortemente inclinado caudalmente.

Co: apresenta vrtebras caudais fortes, a partir da sexta / stima vrtebra apresenta processos hemlis bem desenvolvidos, um arco dorsal rudimentar e vestgios dos tubrculos mamilares.

Gato: as vrtebras caudais destes unem-se por articulaes como as vrtebras sagradas, contudo os processos espinhosos so baixos, enquanto os processos transversos so longos e oblquos caudalmente.

Fig. 1 : Vrtebral caudal de bovino (imagem real)

Fig. 2 : Quarta vrtebral caudal de canino (imagem real) vista ventral

Fig. 3 : Quinta vrtebra caudal de canino (imagem real) vista cranial

Fig. 4 : Primeiras vrtebras caudais do cavalo (esquema)

Fig. 5 : Primeiras vrtebras caudais da vaca (esquema)

Esterno
O esterno uma formao ssea cartilaginosa, localizada na face ventral do trax e articula com cada costela, atravs das cartilagens das costelas esternais. sempre oblquo ventrocaudalmente.

Disposio Geral O esterno dos Mamferos composto por uma srie de peas mpares (de cada qual provm dois centros de ossificao laterais), chamadas esternebras. Estas unem-se por sincondroses e, excepcionalmente, por uma articulao sinovial que diferem, de espcie para espcie. Esto dispostas de tal forma que, cada par de cartilagens costais alterna e articula com as esternebras seguintes. No entanto, esta alternncia menos regular na extremidade caudal, onde dois pares de cartilagens se podem unir mesma esternebra. O conjunto destas esternebras constitui o corpo do esterno, que se prolonga por dois apndices, um cranial e outro caudal. O prolongamento cranial chama-se manbrio e estende-se pelas costelas do primeiro par, ultrapassando-as, em direco ao pescoo e formando um ngulo esternal, cuja proeminncia varia consoante a espcie. A unio com a segunda esternebra feita por uma sincondrose, excepto nos Ruminantes e Porco, onde h uma articulao sinovial. O prolongamento caudal o processo xifide, que se estende atravs da regio epigstrica, sob a forma de uma fina lmina cartilaginosa. A forma do esterno varivel, dependendo do conjunto torcico e funes do membro torcico. Podem encontrar-se duas faces, dorsal e ventral, dois bordos, laterais e duas extremidades, cranial e caudal. A face dorsal endotorcica. , geralmente, muito estreita, chegando a ser linear na sua poro cranial e alarga-se caudalmente, adquirindo uma forma triangular. Apresenta uma curvatura crniocaudal. A face caudal encontra-se preenchida por inseres dos msculos peitorais. A poro cranial estreita nos mamferos domsticos, formando uma crista esternal, na linha mediana. Esta crista apresenta-se reduzida, excepto no cavalo, onde mais forte e saliente, conferindo ao externo um aspecto afunilado. Caudalmente, a face ventral alarga e aplana-se.

Os bordos so laterais e simtricos, muito espessos a nvel das primeiras esternebras, onde, por vezes, se convertem em verdadeiras faces (Equinos), tornando-se cada vez mais finos, at chegar extremidade caudal. A nvel da unio de cada par de esternebras, encontram se as incisuras costais, que articulam com a extremidade correspondente das cartilagens costais. As primeiras incisuras so mais altas que as ltimas. A extremidade cranial composta pelo manbrio esternal e bastante estreita a nvel do primeiro par de incisuras costais. O seu cume pode estar acima das incisuras (Ruminantes), ou formar um longo e forte prolongamento (Equinos e Sunos). Possui uma cartilagem que nunca ossifica completamente, a cartilagem manubrial. A extremidade caudal possui uma base pediculada e alongada. Constitui o processo xifide, que termina numa larga e estreita lmina cartilaginosa, arredondada ou mais ou menos bilobada, a cartilagem xifide.

Anatomia Comparada O esterno do Equino parece ser composto por seis esternebras, mas, na realidade, a ltima formada pela fuso de duas, pelo que o nmero total de esternebras acaba por ser sete, s vezes oito, quando uma esternebra suplementar surge entre as duas ltimas. Estes novos ossos encontram-se rodeados por uma massa fibrocartilaginosa. O conjunto ligeiramente curvo no sentido longitudinal e no mais aplanado dorsoventralmente que a sua poro caudal. A extremidade caudal apertada de um lado ao outro, ao nvel do qual, as faces dorsal e ventral se reduzem a simples cristas e os bordos laterais surgem como verdadeiras faces. A nvel das trs primeiras esternebras, a face ventral no representada por mais que uma crista extremamente saliente, regularmente convexa e prolongada at ao topo do manbrio. Este plano, extenso a nvel do plano mediano e arredondado a nvel da crista e extende-se para alm do primeiro par de costelas. A cartilagem xifide larga, pequena e arredondada.

O Ruminante possui sete esternebras, ladeados por dois centros de ossificao, que demoram a formar-se. Estas pores fundem-se entre si, comeando pelas mais caudais, pelo que o esterno se encontra bem unido, na fase adulta. O esterno largo e aplanado dorsoventralmente, encolhido nas suas duas extremidades e muito mais espesso na poro cranial que na caudal. Possui articulaes a nvel das cartilagens costais. A primeira esternebra macia, piramidal, perpendicular segunda, qual se une por uma articulao sinovial, permitindo movimentos laterais. Dirige-se cranialmente, mal ultrapassando a cartilagem do primeiro par de costelas, com as quais articula nas faces laterais, por uma faceta alongada e ondulada. A sua face ventral planiforme, estreita e triangular, no topo cranial e arredondada.

Possui uma fraca crista esternal a nvel da linha mediana, que desaparece na segunda esternebra. Esta tem uma forma prismtica e trs faces, sendo a ventral planiforme e alargada caudalmente. As esternebras seguintes so cada vez mais largas e achatadas, com excepo das duas ltimas, que se retraem. Os bordos laterais so profundamente escavados e as incisuras da quarta e quinta so frequentemente convertidas em orifcios. A stima esternebra alongada, muito aplanada e progressivamente retrada. Apresenta uma cartilagem xifide pouco extensa.

O Co possui 8 esternebras, por vezes nove, que apenas se fundem em idade muito avanada. O seu esterno muito alongado e aplanado, de um lado ao outro, curvado ao logo da sua largura, com uma convexidade ventral. O primeiro segmento o maior, alarga-se a nvel da articulao do primeiro par de cartilagens costais e prolonga-se por um apndice pontiagudo da cartilagem manubrial. As esternebras seguintes diminuem em largura e espessura. A ltima quase to larga quanto a primeira, especialmente na base, continuando-se por um processo xifide longo e estreito, que termina numa pequena cartilagem alongada.

Nos animais vertebrdos os seus corpos so consitudos po vrias estruturas nomeadamente ossos e musculos. O esqueleto destes animais a base de sustentao, este composto inumeos ossos. Estes ossos podem ser divididos em diferentes categorias, podendo ser dividido o em esqueleto axial,esqueleto da face, coluna vertebral e esqueleto torcico. Neste trabalho ir ser descrito o esqueleto torcico. Nele esto incluidas as seguintes estruturas: - esterno; - costelas; - cavidade torcica.

Desenvolvimento

O torx constituido pelas vertebras torcicas, as costelas e o esterno. Nele encontramos a cavidade torcica que apresenta uma abertura cranial entre as duas primeiras costelas designada de abertura torcica cranial (apertura thoracis cranialis). Possui tambm uma abertura torcica caudal (apertura thoracis caudalis) esta

posiciona-se entre o arco costal (arcus costalis) , os espaos intercostais (spatia intercostalia) e o ngulo do arco costal (angulus arcuum costalium) que forma o ngulo entre os arcos costais esquerdo e direito. Nos animais herbvoros, o torx apresenta uma compresso latero-lateralmente, configurando uma cavidade de contorno elptico.

Esterno (sternum) O esterno composto por alguns segmentos osseos (estrnebras sternebrae), estas ossificam-se com a idade avanada dos animais. Espcie Co Ruminantes/Equnos Sunos Nde estrnebras 6 5 4

Tabela 1. Anatomia comparada comparao do nmero de estrnebras

O esterno pode-se diferenciar em vrias estruturas, o manbrio do esterno presterno corpo do esterno e o processo xifide. O manubrio do esterno projecta-se cranialmente ao esterno. No caso dos mamiferos este pouco desenvolvido, devido clavcula ser rudimentar. O esterno apresenta a fossa articular para o primeiro par de costelas e a cartilagem do manbrio apresenta uma notavl elevao em direco cranial.

Espcie Carnvoros Equnos

Descrio da cartilagem Cnica e romba Longa, arqueada dorsalmente e bilateralmente comprimida

Ruminantes

Fina cobertura da extremidade livre ou mesmo ausente.

Tabela 2. Anatomia comparada comparao do formato da cartilagem entre especies

Corpo do esterno
Na parte dorsolateral o corpo apresenta incisuras costais das costelas para a articulao das cartilagens costais das costelas esternais. Espcie Carnvoros Ruminantes/Sunos Equnos Descrio do corpo do esterno Cilndrico Achatado dorsalmente Forma de crista bilateralmente comprimida Gatos Cilndrica Tabela 3. Anatomia comparada comparao do formato do corpo do esterno

Processo Xifide Este constitudo por uma cartilagem plana em forma de uma espada que recebe caudalmente a cartilagem xifide. Esta projecta-se num espao delimitado pelos arcos

costais, regio xifide. Nos ruminantes e equinos achatada ou estreita. Esta suporta a parede abdominal ventral.

Imagem 1. Esterno Vista anterior (fonte: http://www.sogab.com.br/anatomia/toraxjonas.htm

Costelas (costae)

A formao da cavidade torcica formada pela parede ossea lateral costelas. Entre estas existem estaos intercostais (spatia intercotalia) e ordenam-se em pares. Cada costela formada por um segmento proximal osseo, osso costal (os costale) formando a costela proprimente dita. Esta tambm formada por segmentos cartilagineos distais, cartilagens costais (cartlago costalis) joelho da costela. As costelas so ossos pares, assimtricos e alongados. Pares devido a existirem sempre dois

no organismo, alongados devido a estes ossos no possuirem cavidade medular. Todas as costelas articulam dorsalmente com vertebras torcicas, e ventralmente com o esterno. As primeiras sete at nona costela craniel contactam directamente com o esterno atrevs do seu prolongamento cartilagineo distal, estas costelas so denominadas de verdadeiras ou costelas esternais (coste Sternales). As costelas que esto indirectamente conectadas com o esterno, mas sim atravs de cartilagens costais, estas costelas designam-se costelas asternais ou falsas. Quando o ltimo par de costelas termina livre na parede corporal lateral sem estarem fixas ao esterno por uma cartilagem estas denominam-se de costelas flutuantes.

Vrtebras Torcicas Costelas verdadeiras

Costelas Flutuantes Costelas Falsas Cartilagens costais

Manbrio

Estrnebras

Processo Xifide

Esterno

Imagem 2. Cavidade torcica

Espcie Carnvoros Sunos Equnos

N de costelas 12 a 14 13 a 15 18

Tabela 4. Anatomia comparada Comparao do nmero de costelas Espcie Carnvoros Sunos Ruminantes Equnos Esternais/asternais 9:4 7:7 (8) 8:5 8:10

Tabela 5. Anatomia comparada comparao entre espcies costelas esternais/asternais

Descrio da costela

As costelas podem-se dividir por partes tendo cada uma das partes um nome especfico. Diviso da costela: - cabea da costela e o colo da costela; - face articular da cabea da costela; - tubrculo com a sua face articular; - corpo da costela. A cabea da costela quase em forma de esfera perfeita, posicionando-se na extremidade proximal da costela, apresentando uma face articular cranial e uma face articular caudal. Com facetas costais articulares dois corpos vertebrais contnuos. A

depresso existente entre as superfcies articulares da cabea da costela, sulco da cabea. A cabea da costela situa-se acima do colo da costela e sobre esta projecta-se o tubrculo da costela sendo que a face articular conexa com o processo transverso da vrtebra toracica correspondente. O colo da costela varia entre espcies, como por exemplo nos carnvoros a curvatura mais acentuada que nos outros animais domsticos. O comprimento da costela aumenta at dcima costela diminuindo a partir da. A superficie das costelas mais craniais plana enquanto que nas costelas caudais arredondada. As costelas aumentam em direco cranio-caudal em espessura e largura.

Imagem 3. Costela (fonte: http://www.sogab.com.br/anatomia/toraxjonas.htm)

Espcie Sunos

Descrio da costela 1 costela bastante espessa na extremidade esternal e articula-se com a costela oposta por uma cartilagem costal, formando uma articulao esternal.

Bovnos

As costelas so planas na extremidade esternal 6 e a 8 so mais largas. 7 e 10 so as mais longas.

Equnos

Curvatura das costelas aumenta constantemente at 11 costela

Tabela 6. Anatomia comparada Diferenas entre espcies, descrio das costelas

A costela une-se em sinfse com a cartilagem costal da extremidade distal. A formao do joelho da costela ocorre devido a uma toro da parede torciaca lateral para o esterno. Nos carnvoros esse encurvamento ocorre aps a cartilagem costal. Excepto a primeira costela que se articula com o manbrio esternal, as cartilagens costais esternais juntam-se em forma de meio arco em sentido caudo-ventral ao arco costal. O ngulo do arco costal forma-se quando os dois arcos costais se projectam ventralmente, que se eleva no processo xifide do esterno.

Das könnte Ihnen auch gefallen