Sie sind auf Seite 1von 5

SIMULADO EALBA 1 BIMESTRE X DIA: XX/XX/XX X ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Cincias 8. ano
QUESTO 01
No dia 18 de julho de 2001, o jornal O Globo publicou uma matria sobre um aqurio que ser levado Estao Espacial Internacional com a finalidade de estudar o efeito que a micro gravidade tem sobre os seres vivos. O aqurio, chamado de Sistema Aqutico Biologicamente Equilibrado e Fechado, conter uma espcie de peixe (1), uma de planta (2), uma de bactria (3) e uma de caramujo. Quanto aos seus papis trficos, correto afirmar que as espcies representadas pelos nmeros 1, 2 e 3 so exemplos, respectivamente, de A) produtor, consumidor e decompositor. B) consumidor, decompositor e produtor. C) decompositor, produtor e consumidor. D) consumidor, produtor e decompositor. E) decompositor, consumidor e produtor.

QUESTO 02
Leia com ateno o texto a seguir. Todo ano o ciclo da vida se repete no Pantanal Matogrossense. Durante a estao das chuvas, os rios transbordam e alagam os campos onde se formam banhados e lagoas temporrios. O gado levado em comitivas para as partes altas. Aproveitando a inundao, os peixes saem dos rios e espalham-se por toda a rea inundada. Quando as chuvas param e os rios voltam a seus leitos, milhes de peixes ficam aprisionados nas lagoas. um banquete para aves, jacars e ariranhas. Os pastos, renovados pela matria orgnica trazida pela gua, crescem verdes atraindo cervos, capivaras e outros animais que convivem com o gado, os quais, por sua vez, atraem onas e jaguatiricas. (Revista VEJA, 02 de junho de 1999) Com base no texto anterior, assinale a alternativa que representa uma cadeia alimentar, comeando pelos: Produtores consumidores prmarios consumidores secundrios: a) b) c) d) Rios ariranhas peixes. Pastos capivaras onas. Campos gado capivaras. Pastos jacars aves.

QUESTO 03
Observe o mapa, onde esto delimitadas as reas de distribuio de trs importantes ecossistemas brasileiros, I, II e III.

Leia os trs textos seguintes, 1, 2 e 3, que descrevem caractersticas de ecossistemas diferentes.


NOME DA DISCIPLINA 1

SIMULADO EALBA 1 BIMESTRE X DIA: XX/XX/XX X ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


1. Vegetao composta por rvores de pequeno porte e arbustos esparsos, tortuosos, de casca grossa, com predominncia de gramneas. Fauna representada por alguns animais como o lobo guar, a ema, o tatucanastra e o tamandu-bandeira. Est localizado no I do mapa. 2. Vegetao densa, predominantemente composta por rvores de grande porte, medindo at 20 m de altura, com presena marcante de samambaias e avencas. Fauna representada por alguns animais como o mono-carvoeiro, a jaguatirica, os micos-lees-dourados e da cara-preta. Est localizado no II do mapa. 3. Vegetao composta por rvores baixas e esparsamente distribudas, arbustos tortuosos com muitos espinhos e presena marcante de cactos. Fauna representada por pequenos roedores como o pre e o moc e aves como as avoantes (pombas do campo). Est localizado no III do mapa. A alternativa que relaciona corretamente o nome dos ecossistemas representados no mapa pelos algarismos I, II e III, respectivamente, com as caractersticas apresentadas em 1, 2 e 3, : a) Cerrado -2; b) Cerrado- 1; c) Caatinga- 1; d) Caatinga- 1; Manguezal -3; Mata Atlntica- 2; Mata Atlntica- 2; Manguezais - 2; Caatinga -1. Caatinga- 3. Cerrado- 3. Cerrado - 3.

QUESTO 04
Em uma discusso sobre a necessidade de se preservar a Floresta Amaznica, surgiram as seguintes afirmaes: I. A Floresta Amaznica o "pulmo do mundo", uma vez que produz a maior parte do oxignio que os seres vivos consomem em sua respirao. II. A fertilidade do solo dessa floresta mantida pela atividade constante dos decompositores que, devido abundncia de restos de vegetais e de animais, contam com alimento abundante, alm de encontrarem no ambiente umidade e temperatura favorveis para sua atividade. III. A Floresta Amaznica uma comunidade clmax e, portanto, todo o CO que esta floresta produz usado na fotossntese que os produtores (vegetais) realizam. correto o que se afirmou SOMENTE em: a) I b) II c) II e III d) I e II

QUESTO 05
Observe atentamente o esquema abaixo:

Podemos afirmar que, no esquema: a) a representao seqenciada de alimentao entre os seres vivos define uma teia alimentar; b) no existem consumidores primrios, apenas secundrios e tercirios; c) as plantas so o nico grupo representante de produtores dessa sucesso alimentar; d) os gavies, por se alimentarem de animais mortos, podem ser considerados decompositores.

NOME DA DISCIPLINA 2

SIMULADO EALBA 1 BIMESTRE X DIA: XX/XX/XX X ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUESTO 06


Abaixo so apresentados termos relacionados ao processo de digesto. Faa a correspondncia entre esses termos e suas definies: Termos ( 1 ) Bile ( 2 ) gua ( 3 ) Sacarose ( 4 ) Digesto ( 5 ) Protena ( 6 ) Minerais ( ( ( ( Definies ( ) Processo de transformao de grandes molculas em pequenas molculas. ( ) Lquido produzido no fgado e armazenado na vescula biliar. ) Componente para a formao dos ossos, dentes e regulao do organismo. ) Produto da digesto da carne. ) Acar extrado da cana. ) Nutriente mais abundante no organismo vivo.

A ordem correta da numerao est na alternativa: a) 4 2 - 6 5 1 3 b) 4 3 6 2 5 - 1 c) 3 4 5 6 2 - 1 d) 4 1 6 5 3 - 2

QUESTO 07
No ser humano possvel encontrar diversos rgos que, em conjunto, formam sistemas responsveis por diversas funes. Correlacionem de forma correta as colunas apresentadas abaixo: Sistema ( 1 ) Digestrio ( 2 ) Respiratrio ( 3 ) Nervoso ( 4 ) Urinrio ( 5 ) Circulatrio ( 6 ) sseo ( 7 ) Reprodutor ( ( ( ( ( ( ( Funo ) Retirada de substncias txicas do organismo pela urina. ) Sustentao e locomoo do corpo. ) Transformao dos alimentos em molculas menores. ) Gerao de novos indivduos pela relao sexual. ) Controle e coordenao das funes de todo o corpo. ) Trocas de gases entre o ambiente e os pulmes. ) Transporte de substncias no sangue por todo o corpo.

A ordem correta da numerao est na alternativa: a) 4 6 1 7 3 2 5 b) 3 2 1 7 4 5 6 c) 4 6 1 3 2 5 - 7 d) 4 2 7 3 1 6 5

QUESTO 08
Observe, com ateno, o esquema abaixo. Ele representa dois importantes processos metablicos:

NOME DA DISCIPLINA 3

SIMULADO EALBA 1 BIMESTRE X DIA: XX/XX/XX X ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Sobre a fotossntese e a respirao, correto afirmar que: a) as plantas s fazem fotossntese para produzir oxignio, enquanto os demais seres vivos respiram para transformar o alimento em energia. b) as plantas fazem fotossntese para produzir seu alimento, mas tambm respiram para transform-lo em energia. c) as plantas fazem fotossntese dia e noite, mas s respiram durante o dia. d) todos os seres vivos fazem fotossntese e respiram.

QUESTO 09
Correr, estudar e danar so atividades que necessitam de muita energia e que podemos realizar graas s nossas clulas que trabalham sem parar. Ao conjunto de reaes qumicas que ocorrem ao nvel das clulas chamamos de: (A) metabolismo celular. (B) digesto celular. (C) respirao celular. (D) multiplicao celular.

QUESTO 10
Observe, com ateno, o esquema abaixo. Ele representa o nvel de organizao celular.

De acordo com essas informaes, respondam quais so os conceitos abaixo utilizando: C- para clula O para rgo T- tecido S sistema ( ) As grandes funes para do corpo so realizadas por eles, que so constitudo por um conjunto de rgos.
NOME DA DISCIPLINA 4

SIMULADO EALBA 1 BIMESTRE X DIA: XX/XX/XX X ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


( ) so formados por um conjunto de clulas, e colaboram para que um rgo funcione bem. ( ) so constitudos por vrios tecidos e o seu trabalho conjunto permite que o sistema desempenhe sua funo corretamente. ( ) constitui a menor parte de um organismo que ainda apresenta todas as caractersticas de um ser vivo, exceto os vrus que no possuem esta estrutura. A ordem correta correspondente aos conceitos apresentados acima est na alternativa: a) T S O - C b) S T O - C c) S- O T - C d) O T C - S

GABARITO
Gabarito prova oitavo ano primeiro bimestre 1 = letra D 2= LETRA B 3 LETRA B 4 LETRA C 5- LETRA C 6 = LETRA D 7- LETRA A 8- LETRA B 9 LETRA A 10 LETRA B

NOME DA DISCIPLINA 5

Das könnte Ihnen auch gefallen