Sie sind auf Seite 1von 3

QUINTA-FEIRA, OUTUBRO 18, 2007

Bacalhau com Broa

Com o fim de semana vem sempre mais tempo, vontade e pacincia para cozinhar. Por isso fico mais disponvel para receitas menos rpidas. Foi o caso deste Bacalhau com Broa - a receita habitual das festas numerosas, por ser fcil de preparar e poder ser feito de vspera! Aproveitei tambm para acabar de utilizar o miolo da broa que me tinha sobrado desta receita e que estava congelado! Ingredientes para 4 pessoas: 500gr de migas de bacalhau previamente demolhadas 2 cebolas grandes 6 batatas mdias 2 dentes de alho azeite q.b. 1 folha de louro sal e pimenta miolo de broa q.b. Preparao:

Corte a cebola em rodelas finas e leve-as a alourar em azeite juntamente com o alho picado e a folha de louro. Quando a cebola comear a querer alourar, junte o bacalhau escorrido e deixe cozinhar 15 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com pimenta e sal, se necessrio. Entretanto descasque as batatas e corte-as em rodelas com cerca de 0.3 mm de espessura. Leve-as a fritar em leo quente, sem as deixar ficar demasiadamente louras. Escorra-as em papel absorvente. Comee ento a montar a travessa: coloque na base de um prato de servir que possa ir ao forno as batatas fritas cobrindo todo o fundo. Por cima coloque a cebolada do bacalhau e cubra tudo com uma boa camada de miolo de broa esfarelado. Regue com um fio de azeite e leve a forno quente (200C) at a camada da broa estar lourinha. Sirva com uma salada verde!

Bacalhau com broa


O bacalhau com broa um dos meus pratos favoritos. Penso que a primeira vez que o comi foi no excelente restaurante do Hotel Camelo, em Seia. Durante muitos anos fi-lo dessa maneira: com uma primeira camada de batata frita, onde pousava o bacalhau. Mas "chato" fritar batatas. pelo menos eu, no tenho muita pachorra para as fritar. Por isso, quando conheci uma variante do bacalhau com broa, da zona do Douro que substitui a batata frita pela batata assada a murro, mais saudvel, experimentei logo. Gostei e essa que c por casa passa a ser a oficial. um prato fcil e quase sempre com bons resultados. Pega-se em duas ou trs postas boas de bacalhau bem demolhado. Coze-se um pouco no forno microondas (mais ou menos 7 minutos) com uma ou duas colheres de leite, para ficar macio. Faz-se um refogado de cebola (muita), alho, uma folha de louro e azeite (no poupo azeite). Esfarela-se o miolo de uma boa broa de milho (a melhor a do museu do po em Seia e que compro no Pingo Doce). Pega-se numa dzia de batatas midas. Lavam-se bem, d-se-lhes um talho, pem-se num pirex com tampa, com muito pouca gua (uma colher de sopa basta), e levam-se ao microondas por seis ou sete minutos (os tempos do microondas tm de ser de acordo com a quantidade e a potncia do aparelho). Tiram-se do microondas e colocam-se num prato de ir ao forno, com um pouco de sal grosso por cima. Na grelha, sero mais cinco ou seis minutos. Quando estiverem secas e a ficarem tostadas, retiram-se do forno e d-se-lhes um murro (com suavidade, que a passagem pelo microondas tornou-as bem macias...). Agora s colocar as postas do bacalhau numa travessa (gosto das de barro) de ir ao forno. Por cima coloco o preparado da cebola. Reservo um pouco. O miolo da broa por

cima e rego com o resto do refogado. volta, coloco as batatas e levo ao forno a tostar. Para acompanhar, fica bem um tinto alentejano ou do Douro.
demolhado (a quantidade depende do nmero de pessoas) Cebolas (uso 1 cebola por cada posta de bacalhau) Alho Broa de milho (uso 1 broa de 500 g) Azeite Louro (1 folha) Colorau (1 colher de ch) Batatinhas Preparao: D uma fervura rpida ao bacalhau. Retire a pele e as espinhas e separe em lascas. Faa um bom refogado com azeite, cebolas s rodelas e alho esmagado. Quando a cebola estiver transparente, junte a folha de louro e um o colorau para dar cor. No prprio pirex que vai ao forno misture o bacalhau com o refogado de cebola, envolvendo bem (convm tirar o louro). Moldar como se fosse um rolo (no moldei, apenas espalhei no tabuleiro). Passe a broa de milho no processador com alguns dentes de alho e um pouco de azeite. Cobrir o rolo de bacalhau com a broa, apertando um pouco para aderir bem (o rolo deve ficar bem coberto). parte, cozer as batatinhas inteiras (pode dar um pequeno golpe), em gua com sal. Quando estiverem cozidas, escorrer a gua, dar um pequeno aperto ("murro") na batata e coloclas em volta do rolo de bacalhau. Regar com um pouco mais de azeite e levar ao forno at a broa ficar tostadinha.

Servi com uma singela salada de alface e cenoura ralada.

Das könnte Ihnen auch gefallen