Sie sind auf Seite 1von 8

Adoo Homopaternal

Angelina Bonaldi Klppel1

RESUMO

Este artigo tem por desiderato a anlise sobre adoo homopaternal, de forma a refletirmos sobre a igualdade dos direitos de constituio de famlia, tendo em vista a evoluo legislativa e social brasileira. Sero abordadas questes sobre excluso social, preconceito, bem como, eventuais questes psicolgicas relacionadas falta de uma figura feminina e uma figura masculina na constituio da famlia homopaternal. Levando em considerao que para a identificao de vinculo parental somente importante que se questione se a criana goza da posse de estado de filho.

Palavras-chave: Adoo. Homossexualidade. Direitos. Igualdade.

1. INTRODUO

Partindo da prerrogativa de que o direito e a legislao tm o dever de zelar e promover justia nas relaes sociais, este artigo busca demonstrar os prs e contras da adoo de crianas por casais homossexuais. Sero analisadas as espcies de famlia, e conseqentemente, as leis e brechas na lei que permitem ou no a adoo homoparental.

Convm

mencionar,

que

os

questionamentos

acerca

da

convivncia entre pais e filhos adotivos sero observados, bem como, eventuais vantagens e desvantagens da adoo por homossexuais, e
1

Acadmica da 5 fase de Direito Catlica de Santa Catarina. Jaragu do Sul, 2012

notoriamente, os direitos da criana adotada que so fundados principalmente no fato de ela necessitar de afeto e condies de sobrevivncia, seguidos dos direitos fundamentais de qualquer individuo.

Pertinente tambm observar que o estado tem por principal objetivo que a criana seja inserida em ambiente saudvel, seguro e estvel. Sendo assim, ser salientado o fato de que o Direito tem como funo, atualizar as normas de acordo com a realidade atual, composta de alteraes constantes, visando a convivncia justa e igual para todos.

2. DA ADOO. Aspectos gerais.

Adoo um ato afetivo onde uma criana ser percebida como verdadeiro filho. O filho adotado gerado por outra pessoa, mas passa a ocupar o espao e tem posse do estado de filho como se legitimo e biolgico fosse. Trata-se de um ato juridico irrevogvel que serve para firmar a relao paterno ou materno-filial com a pessoa a ser adotada. De acordo com o ECA2 no possivel adoo por ascendentes ou por irmos, j que para estes casos pode haver a concesso de guarda ou tutela. Para que seja formalizada a adoo necessria a concordncia dos pais do adotado, exceto nos casos em que os pais sejam desconhecidos ou tenham sido destitudos do poder familiar (Eca, 45, 1).

Artigo 42, 1

Segundo figueiredo (1997)


Adoo a incluso em uma nova familia, de forma definitiva e com aquisio de vinculo juridico proprio de filiao de uma criana/adolescente cujos pais morreram, aderiram expressamente ao pedido, so desconhecidos ou mesmo nao podem ou no querem assumir suas funes parentais, motivando a que a autorizade Judiciria em processo regular lhes tenha decretado a perda do ptrio poder.

Ainda de acordo com o ECA3 observamos que no caso de o adotante menor de idade ter acima de 12 anos ser necessrio o recolhimento da anuncia do adotante, em audincia.

Existem diversos tipos de adoo, como por exemplo: Adoo Unilateral4 que consiste no fato de o cnjuge ou companheiro adotar a prole do outro. Adoo de Maiores, que consiste na adoo de adultos, para esta no existe lei especifica, somente exigida a assistncia do poder publico pelo cdigo civil. Adoo internacional, quando o adotante residente ou domiciliado fora do Brasil. Adoo Pstuma5, trata-se de uma exceo para o artigo 47, 7 do ECA que afirma que a adoo no produz efeito retroativo; no caso da morte do adotante no curso do processo possvel que a sentena retroaja data do falecimento do mesmo. Adoo intuitu personae quando a me deseja entregar o filho a uma determinada pessoa, porm em face a burocracia a tendncia de no se admitir este tipo de adoo. Adoo Homoparental, a qual ser tratada mais a fundo neste artigo.

3. DA ADOO HOMOPARENTAL.

No existe lei alguma que proba ou ressalve algo acerca da orientao sexual dos adotantes, porm, este ainda um tema que gera

3 4

Artigo 47, 6 ECA Artigo 41, 1 5 ECA Artigo 42, 2

inmeras discusses. Embora no haja nenhum dispositivo legal impedindo a adoo por homossexuais, existem ainda muitos questionamentos acerca do fato de que a opo sexual do adotante pode eventualmente trazer alguma influncia indesejvel sobre o adotado. Sendo assim, tambm necessrio salientar que alguns artigos da nossa Constituio Federal tratam de princpios e objetivos fundamentais que podem ser observados em caso de

homossexualidade.

Seguindo pelo raciocnio que a famlia homoparental, assim como as demais, tem como principal alicerce o afeto e o amor, no aceitvel que a justia negue sua condio, preservando todos os direitos a igualdade e liberdade dos indivduos, uma vez que desrespeitar a orientao sexual de algum seria considerado tambm desrespeito dignidade da pessoa humana, principio fundamental observado na Constituio Federal. De acordo com a CF6, principio fundamental promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e qualquer outra forma de discriminao, bem como, construir uma sociedade livre, justa e solidria. A CF7 ainda garante que todos so iguais, sem distino, sendo que todos tm direito liberdade e igualdade. Todavia, o artigo 226 da CF admite que a unio estvel somente poder ser admitida para homens e mulheres, neste contexto, podemos observar a Lei 11.340/2006 conhecida como a Lei Maria da Penha, a qual est sendo entendida de forma a admitir a unio entre pessoas independente do sexo ou de orientao sexual.

importante salientar que a adoo acima de tudo direito do adotado, e devem ser levados em considerao os benefcios que esta ter ao ser adotada independente do sexo dos adotantes.

Embora o direito igualdade seja assegurado a todos, e o preconceito legitimamente inadmissvel, a legislao ainda no assegura
6 7

Artigo 3, inciso II e IV Artigo 5 caput

literalmente os efeitos jurdicos para as unies homoafetivas, todavia, j muito forte o entendimento de que relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo tm vnculo afetivo e por este motivo, devem ser consideradas entidades familiares, assim como as demais que tambm tem como principal caracterstica o vnculo afetivo. pertinente mencionar, que o Supremo Tribunal Federal reconheceu as unies homoafetivas como possibilidade de construo familiar, sendo assim, devem se considerar para os parceiros homossexuais todos os direitos e deveres das unies estveis.

Levando em considerao que o Estatuto da Criana e do Adolescente admite a adoo por uma nica pessoa, no fazendo meno quanto sua opo sexual, sendo que a jurisprudncia hoje j firma o entendimento de conceder a adoo pessoa solteira independente de sua orientao sexual, desde que ressalvadas as vantagens do adotado. Neste contexto, observamos que so comuns os casos onde um homossexual oculta sua preferncia sexual para obter a adoo de uma criana.

Entretanto, devemos observar que embora esta seja a alternativa mais fcil, ela pode causar criana a perda de benefcios como penso alimentcia e herana. Ao passo que, no caso da morte do adotante, a criana passa a ser rf e dever viver com demais membros da famlia (avs, tios) ou, na falta desses, ela ser encaminhada a um abrigo.

Por este motivo, devemos observar e relevar o fato de que a estrutura familiar brasileira vem evoluindo gradativamente, e a unio estvel homoafetiva uma das mudanas mais discutidas e questionadas. Todas as mudanas so ntidos reflexos das mudanas nos padres culturais da sociedade e obviamente devem refletir no entendimento das leis. No entanto, no que pertine adoo conjunta de casais homossexuais, afirma Pena Jr (2008, p.311)

Se o marido e a mulher, companheiros na unio estvel, e at os divorciados e os judicialmente separados, podem adotar, o mesmo deve acontecer com os parceiros na unio homossexual. O importante que em nome do melhor interesse da criana e do adolescente, sejam assegurados a estes, alm de outros direitos, o direito dignidade, ao respeito e convivncia familiar, alm de muito amor e afeto.

Inegvel e importante ressaltar que, explicito o fato de a criana no ser filha biolgica do casal, isto faz com que a escolha da criana passe a ser por aqueles que apresentam mais dificuldade em conseguir outra famlia, ou seja, os que tem mais idade, tem irmos ou so afrodescendentes. Mesmo diante de todo o exposto neste artigo, ocorrem ainda entendimentos contrrios adoo homoparental que de acordo com DIAS (2008) decorre da falsa idia de que a falta da figura clara do pai e da me poder acarretar srias seqelas de ordem psicolgica e dificuldade na identificao sexual do adotado.

No entanto, existem diversas pesquisas que demonstram que as crianas educadas em famlias homoafetivas tero o mesmo desenvolvimento mental e psicolgico das crianas criadas em famlias heterossexuais. Uma vez que, as pesquisas consideram que no existe diferena em relao habilidade das pessoas homossexuais e heterossexuais para o cuidado e a capacidade de afeto,

Levando em considerao os questionamentos sobre uma eventual influncia sobre o adotado, atualmente existem diversos estudos que mostram que a orientao sexual no uma escolha, mas sim uma caracterstica pessoal e gentica da pessoa, neste mbito, pertine ainda salientar que Figueiredo (2006, p.86) afirma que ningum homossexual simplesmente por que quer, mas que alm das interpretaes genticas, acredita que j se nasce com a determinao homossexual ou no. Porm, no possvel deixar de mencionar que eventual preconceito sofrido, por ter pais homossexuais, poder causar traumas ou danos psicolgicos, j que de

conhecimento de todos que filhos de pais homossexuais podem ter problemas emocionais com o decorrer do crescimento.

No que tange adoo, deve-se sempre nfatizar que os direitos so do adotado, e que so os benefcios ele atribudos que devem ser considerados. Sendo assim, inegvel que se homossexuais podem dar

carinho, afeto, educao e tudo o mais que a lei estipula, a adoo deve ser considerada e deferida j que em nada difere das demais famlias afetivas.

4. CONSIDERAES FINAIS Analisando o tema exposto, denota-se que no existem muitos argumentos contrrios adoo homoparental, a no ser pensamentos fundados em bases morais ultrapassadas cientificamente infundadas. Notvel que os principais argumentos que contrariam o

deferimento da adoo por homossexuais so: eventual risco de influncia acerca da orientao sexual da criana; falta da figura do sexo oposto para firmar caractersticas psicolgicas na criana, bem como eventual dificuldade da insero social do adotado, causado por preconceito devido orientao sexual dos pais adotivos. Concluindo a anlise do tema, podemos concluir que a adoo homoparental um tema que ainda divide muitas opinies, gera preconceito e duvidas na sociedade, levando em considerao que a discriminao por conta da opo sexual ainda uma injusta realidade na sociedade. Todavia, observando os direitos da criana em ter um lar, uma famlia que lhe de amor e condies bsicas de vida e crescimento saudvel, inadmissvel que a justia no leve em considerao que a famlia homoparental, assim como todas as outras, tem como maior alicerce o afeto e o amor. Partindo desta afirmativa,

conclu-se que a permisso legal para a adoo homoparental uma possibilidade justa e favorvel para ambas as partes.

BIBLIOGRAFIA BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado, 1988. BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente. Brasilia: Senado, 1990 DIAS, Maria Berenice. AdooHomoafetiva.Disponvel em: <http://www.mbdias.com.br/hartigos.aspx?43,11>. Acesso em 31 de Maio de 2012. . Adooporhomossexuais.Disponvel em: <http://www.mbdias.com.br/hartigos.aspx?40,11>. Acesso em 03 de Junho de 2012. FIGUEIREDO, Luiz Carlos de Barros. Adoo: Primeiros Passos As perguntas mais comuns a respeito de adoo e suas respostas. Corregedoria Geral de Justia PE, Recife, 1997.

FIGUEIREDO, Luiz Carlos de Barros. Adoo para homossexuais. 1. ed. Curitiba: Juru, 2006. 145 p. ISBN 8573949368. PENA JR., Moacir Csar. Direito das pessoas e das famlias: doutrina e jurisprudncia. So Paulo: Saraiva 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen