Sie sind auf Seite 1von 7

EMile Coue Auto sugesto O professor mile Cou, foi fundador, juntamente com Liebault e Bernheim da Escola de Nanci,

, na Frana, que foi o mais insigne centro divulgador da Hipnose nos Tempos modernos, o pai da auto-hipnose. Autor de alguns livros sobre o tema, dois deles, publicados em portugus, mile Cou, propunha uma auto-hipnose genrica, extremamente simples e, por isso mesmo, muito popular. Essa auto-hipnose consistia em, repetir ao acordar e antes de dormir, a seguinte frase: Todos os dias, sob todos os pontos de vista, eu vou cada vez melhor ! Essa frase se tornou muito popular no Brasil, graas a Omar Cardoso, radialista e astrlogo que a utilizava na abertura de seu programa nos anos 70. Segundo Cou, a mera repetio dessa frase, de maneira sistemtica, ao acordar e antes de dormir, suficiente para causar mudanas para melhor, na vida de quem a exercite. Dentro dos princpios da hipnose clssica, sabemos que os momentos logo aps o acordar ou instantes antes de adormecermos, denominada zona do crepsculo (twilight zone), so os momentos em que nossa mente inconsciente est mais aflorada e portanto mais propensa a aceitar sugestes. Evidentemente, a frmula de Cou pode ser ligeiramente modificada, com fins mais especficos; por exemplo: Todos os dias, sob todos os pontos de vista, minha sade vai cada vez melhor. Todos os dias sob todos os pontos de vista, meus recursos financeiros vo cada vez melhor. Todos os dias, sob todos os pontos de vista, meus estudos vo cada vez melhor.

Crie uma frase que atenda suas expectativas e adquira o hbito de repeti-la logo ao acordar, ou pouco antes de dormir O pensador francs Emile Cou, afirma em um dos seus livros,que "uma pessoa quando est numa briga ntima entre a imaginao e a razo, a imaginao sempre a vencedora. O que ser que ele quer dizer com isso? Ele apenas estava afirmando, que a imaginao domina nossas vidas. tudo que eu imagino, posso vir a concretizar, e tudo o que eu imagino, o que est cheio o meu corao....mas como assim... eu no entendi? Entendeu sim.... aquilo que eu imagino, aquilo que me pego a pensar, e at elaboro em cima, so os padres que esto cristalizados e preciso fazer um esforo enorme, intenso, intermitente, seno no consigo me libertar dele. estes padres cristalizados so as paixes de nossas vidas. so as paixes que meu corao desenvolveu e no quer abrir mo.

olhe para alguma coisa que voc se comprometeu a mudar e no consegue. pare um pouco e veja seus sentimentos... indague agora porque no conseguiu mudar... perceba, que aquilo que voc no quer mudar, porque tem paixo... est apaixonado por esta postura, atitude ou comportamento. dou um exemplo para quem fuma e tentou parar diversas vezes... voc j se deu diversas desculpas por no conseguir parar, mas olhe-se agora e perceba que s no parou, porque gosta do cigarro e no tem coragem de praticar o desapego. a mesma coisa com um vcio comportamental... como o egosmo, a vaidade, a rigidez, a necessidade de controlar a vida do outro, a necessidade de ser maledicente e falar mal da vida do prximo... a necessidade que tenho de me fazer notado...a necessidade que tenho em me queixar da vida ou de alguma pessoa, como se a vida ou algum pudesse ser responsvel pelo que acontece comigo. todas estas coisas que no mudo, porque tenho apego e paixo... so os defeitos de alma, que desenvolvi na minha trajetria e no quero abrir mo.....e no quero abrir mo porque estou apaixonado... so coisas que na maioria das vezes me envergonho, mas no quero abrir mo... o apego e a paixo so maiores do que a vergonha.... muitos destes padres eu trago comigo em diversas encarnaes e preciso hoje, aprender a resolver esta pendncia e no levar para outra vida, este mesmo defeito. no h mais tempo, a mudana tem que ser feita agora, amanh talvez seja tarde. voc est cansado dele?... quer se libertar?.... olhe seu corao e veja em primeiro lugar se voc quer mesmo... se no quer mesmo, no perca tempo, continue sendo assim, como voc .... ah,.... voc quer se libertar. olhou seu corao e decidiu que quer se libertar... ento uma dica..... questione seu comportamento.... questione fundo.... fao-lhe ento esta pergunta e por favor me responda....porque voc precisou deste comportamento at hoje?... o que ganhou tendo ele consigo?... Est mesmo disposto a abrir mo dele?...... se conseguir fazer isso, estar muito, mas muito bem prximo de se libertar desta coisa que lhe incomoda e estar aprendendo a lidar com sua paixo.. as paixes e os apegos esto a, para serem transmutados. voltando ao pensamento, quando um pensamento que fica insistentemente em sua mente, ou um pensamento que cai hora ou outra na mente, sem que voc o queira e no gosta que ele venha, da mesma maneira eu posso lhe dizer... que h um componente em voc que se liga a este tipo de pensamento.... alguma coisa dentro de voc, podendo ser at um sentimento destrutivo, est a dentro de sua psiqu, e h alguma paixo presa nele tambm. alguma vingana, alguma mgoa reprimida, algum desejo de destruio, uma necessidade de matar pai, me,(fantasia infantil) ou qualquer adulto que em algum momento lhe tratou mal . esta energia est a, querendo ser tratada, e est armazenada em seu subconsciente, e volta e meia ela vem para fora, porque alguma coisa no hoje a movimenta, a lembra, e

ela sai do arquivo, da mesma maneira incompreensvel como entrou.... de maneira desordenada , desconexa, mas como uma emoo real. esta sombra desenvolvida na primeira infncia at os 7 anos, quando um sentimento foi reprimido e no colocado para fora de maneira adequada. como exemplo, imagine uma criana pequena, que recebe uma reprimenda injustamente, ou mesmo justa, e agressiva, de um adulto,... qual a possibilidade que a criana teve, de por para fora o sentimento daquele momento, que estava sendo agredida? nenhuma possibilidade,... o sentimento veio at a garganta, mas ficou preso,,, no saindo,e ficando preso, ns mandamos para o subconsciente esta mensagem, com toda a carga emocional que ela tinha...um dia, ela sai para fora e no a consigo controlar....... mas eu posso entend-la. outro contedo destas sombras, so as chamadas memrias extra-cerebrais, que so comportamentos aprendidos e praticados em outras vidas e que esto agora na nossa mente., como se fosse uma sombra. posso lhes afirmar,... temos em nossa psiqu milhares destas sombras, todas arquivadas, esperando o momento propcio de sarem para fora, e nos causar o mesmo mal estar, que j nos causou na infncia ou na outra vida, no momento que ela foi instalada. uma dica , caso voc queira comear a se livrar destas sombras.... quando o pensamento da sombra aparecer.... questione-o,...... pergunte-lhe... porque voc est a..... ou porqu voc pensa assim.... ou o que ele quer sendo e pensando assim... converse com seu pensamento, como se fosse uma outra pessoa, pois na verdade isto no seu, no de sua alma, e se enfrent-lo e confront-lo, voc diminue sua fora, seu domnio, deixando-o cada vez mais fraco, e cada vez menos ir importun-lo. volto a insistir,....se quiser se livrar de uma sombra, no fuja dela, enfrente-a, s assim poder melhorar.... voc se lembra daquela frase...conhea a verdade e ela te libertar..? se assim o fizer, logo estar livre daquilo que o faz sofrer... este um trabalho seu, de auto-disciplina.... s voc poder faz-lo. A auto-sugesto um instrumento do qual precisamos saber utilizar-nos como acontece com qualquer instrumento. Um timo fuzil, em mos inexperientes, d pssimos resultados, mas, quanto mais hbeis vo ficando essas mos, mais facilmente as balas atingem o alvo. Emile dizia que nunca curou ningum, apenas ensinava as pessoas a se curar. No h duvida de que as curas aconteceram - elas esto bem documentadas - mas o mtodo Cou praticamente desapareceu desde a sua morte em 1926. Se esse mtodo fosse to complexo que apenas alguns especialistas pudessem aprender a pratic-lo, certamente continuaria sendo usado at hoje. Mas um mtodo simples. Todos podem aprender a pratic-lo. Sua essncia est no Controle Mental. Nele h dois princpios bsicos:

1 - S podemos pensar numa coisa de cada vez, e 2 - Quando nos concentramos num pensamento, esse pensamento se torna Autodomnio Atravs da Auto-Sugesto verdade porque nosso corpo o transforma em ao. Portanto, se voc quiser ativar os mecanismos curativos de seu corpo, que podem estar bloqueados por pensamentos negativos (conscientes ou inconscientes), apenas repita vinte vezes seguidas "A cada dia, e de todas as formas, estou ficando melhor e melhor." Faa isso duas vezes por dia, e estar pondo em prtica o mtodo do Dr. Cou. Relaxamento e induo do transe O relaxamento uma tcnica bastante antiga (j era praticada h mais de dois mil anos pelos iogues) para aliviar corpo e mente das tenses do dia a dia e, desta forma, permitir que o esprito (mente) alcance a iluminao (conhecimento, sabedoria, felicidade). No sculo XVIII, o farmacutico francs Emile Cou - um entusiasta das tcnicas hipnticas - descobriu que no era necessrio "hipnotizar" um paciente para induzi-lo a reagir desta ou daquela forma. Bastava "relaxar" o paciente e "fazer a sugesto", com voz firme, decidida, para obter o mesmo resultado. Mais recentemente, o pesquisador blgaro Georgi Lozanov tambm "recuperou" a velha tcnica iogue de relaxamento para levar seus alunos ao "estado de viglia relaxada", ideal para a aprendizagem. A tcnica desenvolvida por Lozanov foi denominada Sugestopedia e, de certa forma, segue o que Cou j havia descrito duzentos anos atrs. Cabe registrar que, atravs da Sugestopedia, os alunos de Lozanov conseguiam aprender uma lngua estrangeira em apenas quatro ou cinco dias. Fantstico, no mesmo? O princpio da auto-hipnose bastante elementar e consiste basicamente na seguinte afirmao: "se voc memoriza, voc aprende; se voc aprende, voc reproduz; se voc APRENDE BEM, capaz de reproduzir AUTOMATICAMENTE". Ora, se aprendemos melhor (e isto est cientificamente provado) quando estamos no "estado de viglia relaxada" (com o crebro operando na faixa de 8 a 12 ciclos por segundo), e se as tcnicas de relaxamento fazem abaixar as ondas cerebrais para este nvel, nada melhor do que "relaxar para aprender". Ocorre, entretanto, que o nosso processo de aprendizagem no se limita s a informaes lgicas e concretas. Somos tambm capazes de aprender princpios ticos, morais, regras de conduta, novos hbitos etc. Tudo isto aprendizagem e, portanto, todas estas "informaes" podem ser conduzidas ao subconsciente da pessoa em estado de relaxamento.

Hoje em dia sabemos, atravs de pesquisas, que o ser humano capaz de memorizar: 10% do que l 20% do que ouve 30% do que v 70% do que diz de si prprio 90% do que se faz (pratica) Ora, partindo-se destes dados no difcil entender por que as "auto-sugestes" podem modificar radicalmente as nossas reaes - somticas e/ou psicolgicas - diante de certas situaes. tudo uma simples questo de "aprendizagem". A tcnica do relaxamento A hora mais indicada para aprender e exercitar o relaxamento profundo, isto , a auto-hipnose, so os minutos antes de voc adormecer(*). Nesse momento, a pessoa ainda tem pleno domnio sobre a conscincia ao mesmo tempo em que, lentamente, suas ondas mentais baixam de nvel, situando-se em torno de 8 a 10 ciclos por segundo. Mesmo sem esse relaxamento, em poucos minutos o consciente abre espao hegemonia mental do subconsciente e a pessoa dorme. O "relaxamento programado", entretanto, abre passagem para o subconsciente antes mesmo que a pessoa durma. Isso importante porque, durante o sono, ningum pode dar ordens a si mesmo Quando voc comea a ficar com sono - aquele perodo crepuscular entre estar totalmente acordado e totalmente dormindo - suas ondas cerebrais mudam, para ficar na faixa de 4 a 7 ciclos por segundo, ou seja, nvel teta. Antes, entretanto, de voc atingir este estado, sua mente opera no nvel alfa (baixo) por alguns minutos, e que segundo o Dr.Terry Wyler Webb, a faixa apropriada para que sejam atingidos os nveis mais profundos da mente, ou seja, a mente subconsciente. nos estados alfa e teta que as grandes proezas da supermemria - juntamente com os poderes de concentrao e criatividade - so atingidos. Faa de acordo com este roteiro: Recorte uma rodelinha de cartolina branca ou amarela, de dois centmetros de dimetro, e cole na parede onde encosta a cabeceira da sua cama, a uns oitenta centmetros acima do colcho. Esta rodelinha deve ficar nesta posio para que voc seja obrigado a olhar para trs durante o exerccio. Isto vai forar os msculos oculares e cans-los em pouco tempo. Voc j est na cama, pronto para dormir. Nada mais tem a fazer; as portas j esto fechadas e as janelas isolam o excesso do barulho de fora, se bem que o barulho ininterrupto e sempre da mesma intensidade, como o do trnsito que flui l fora, perturba menos que um despertador, a campainha do telefone ou o latido de um co no quintal do vizinho. Mas

voc est pronto, as luzes esto apagadas e voc est deitado, de costas; as pernas no se cruzam e os braos esto dispostos ao longo do corpo, sem toc-lo. Fixe ento os olhos na tal rodelinha de cartolina, respire fundo duas ou trs vezes e, sem jamais tirar os olhos deste ponto, pense nos seus ps. Diga a si mesmo, mentalmente, que voc usou estas pernas o dia todo e ponha na cabea que est muito cansado de uma longa caminhada que acaba de fazer. Imagine que seus ps esto cansados, pesados, parecendo de chumbo. Espere alguns instantes at sentir, realmente, seus ps pesados. Depois faa com que esta sensao de peso v subindo pelo corpo: barriga da perna, joelhos, coxas, costas, nuca. Procure sentir que esto realmente pesados, muito pesado. Em geral, suas plpebras se fecham naturalmente, por si mesmas, enquanto voc se concentra no sentimento de peso nas canelas, joelhos, e por todo o corpo. Se isto ocorreu, voc j atingiu a fase mais importante do relaxamento profundo. Nos primeiros dias, isso poder levar at uns cinco minutos, porm, normalmente, isto ocorre mais depressa. Depois de algum treinamento, isto ocorrer antes mesmo de voc contar at trs. Pessoas inteligentes, disciplinadas, de grande fora de vontade, mental e espiritualmente sadia so as que atingem este ponto mais rapidamente. Esta prtica, contudo, no recomendvel para pessoas com arteriosclerose acentuada ou doente mentais. As pessoas mais jovens aprendem o relaxamento profundo em pouco tempo. Continuando... Assim que perceber os olhos fechados, diga mentalmente a si mesmo: Da prxima vez entrarei mais depressa e mais intensamente no estado de profundo relaxamento; a cada vez que pratico o relaxamento profundo chego mais depressa e mais intensamente a este estado. Neste exato momento, os poros do seu subconsciente esto abertos e isso quer dizer que voc pode ditar tarefas para si mesmo, tarefas estas que posteriormente se realizaro, supondo-se, naturalmente, que estas tarefas ou ordens sejam racionais, executveis e possveis de serem realizadas por voc. Veja um exemplo de uma ordem racional e executvel que pode ser dada por qualquer pessoa e realizada, posteriormente, com xito: Daqui em diante, comerei vagarosamente, mastigando bem, ou, Eu qualquer situao ou sob qualquer circunstncia, eu mantenho sempre absolutamente calmo tranqilo. Voc tambm pode melhorar sensivelmente a sua aparncia, adquirindo at mesmo ares atraentes, dando esta ordem ao seu subconsciente : Minha expresso sempre jovial, meus olhos esto sempre brilhando e mantenho sempre uma postura bonita e atraente. Seja qual for a "sugesto" que voc d a si mesmo (dentro dos limites racionais) saiba que ela ser reproduzida AUTOMATICAMENTE diante das situaes convencionadas.

Aprenda isto: devidamente relaxado, voc pode dar "ordens de cura" ou "ordens de conduta" a si mesmo, e elas sero "admitidas" pelo seu subconsciente e provocaro, conseqentemente, mudanas muito sensveis na sua vida. Acredite nisso!

O controle mental usado nos mais avanados centros de pesquisas da sade no recuperao da sade fsica e mental, bem como no melhor relacionamento interpessoal e intrapessoal, na suposio de que ela abre as portas para o demnio entrar de tal simplicidade que nos remete idade das pedras, alm de um fanatismo inconcebvel. As tcnicas de controle mental so conceitos defendidos por respeitados e famosos cientistas da rea. No tem, em absoluto, contra indicao. Basta aplic-la corretamente e positivamente. Na metodologia que criei fundamental e necessrio o exerccio das tcnicas mentais para o melhor e mais produtivo uso da paranormalidade, principalmente para reorganizar e equilibrar o mundo interior humano. Como mundo interior entendemos o inconsciente, pr-consciente, subconsciente e outros nomes correlatos. Esses exerccios so feitos em nveis cerebrais betas, alfa, teta e delta. Em nvel cerebral beta, com a freqncia de 14 a 21 CPS (ciclos por segundo), logo com o uso dos sentidos externos: viso, audio, paladar, olfato e tato, o treinamento precisa ser cuidadoso para no estabelecermos programaes ou reprogramaes mentais indevidas e prejudiciais. Essas programaes mentais so elaboradas e projetadas atravs de entrevistas, conversas, palestras, conferncias, cursos e muita leitura. Claro, sempre positivas, saudveis e produtivas. Nada de "alimentos mentais estragados" negativos, pessimistas,depressivos e doentios. Tudo aquilo indesejvel, negativo, ruim e danoso, jogue para o passado. J era. Esquecer voc no esquece, mas deixa de influir e pesar na sua vida. Eu era tenso. Eu era nervoso. Eu era agressivo. Eu era pessimista e depressivo. Eu no via o mundo legal. Eu no gostava do meu pai, da minha me, do sogro, da sogra, de outros parentes. Tudo para o passado. No ficar ruminando essas cenas e fatos desagradveis e doentios. Voc no est se enganando. Enganado voc estava pensando que era todo esse lamaal programado no seu interior e, por conseqncia, teria de vivenciar tudo isso sem direito de acertar o passo da vida. Nada de preguia ou acomodao mental. Mos obra. Voc pode e merece ser feliz, com sade e sucesso holstico. Nada h de iluso nesses conceitos. O Dr.Emile Cou, psicoterapeuta francs, foi ridicularizado pelo seu mtodo simples de ajuda na recuperao das enfermidades fsicas e mentais. O tempo mostrou e comprovou o valor de suas teorias.

Das könnte Ihnen auch gefallen