Sie sind auf Seite 1von 15

1.

Conceitos e Definies
1.1. Histrico - 1.2. Definies - 1.3. Propsito - 1.4. Banco de dados
Nesta seo esto descritos os conceitos bsicos e definies usuais de Sistemas de Informaes Geogrficas em geral - uma descrio do ArcView em particular pode ser encontrada neste link. Estas informaes esto reunidas aqui apenas a ttulo de curiosidade, e se o leitor, e-leitor, aprendiz, aluno ou quem quer que seja o destinatrio deste curso se interessar por maiores detalhes sero apresentados alguns links para maior aprofundamento. GIS e SIG so siglas para os Sistemas de Informaes Geogrficas (ou Georreferenciadas), a primeira na verso em ingls e a ltima em portugus. Neste texto o autor se refere a ambas indiscriminadamente.

1.1. Histrico dos SIG


A idia de representar mapas sob a forma de nveis de informao sobrepostos, de modo a se tentar relacionar espacialmente (ou geograficamente) os objetos ali representados data de pocas muito anteriores ao desenvolvimento dos computadores. Por exemplo, mapas da Batalha de Yorktown (Revoluo Americana) desenhados pelo cartgrafo francs Louis-Alexandre Berthier eram formados por overlays mostrando a movimentao das tropas. Ou ainda o "Atlas do Segundo Relatrio dos Ferrovirios Irlandeses" datado de meados do Sculo XIX, que mostrava dados populacionais, fluxo de trfego, geologia e topografia superimpostos a um mesmo mapa-base. Mas dentre as diversas aplicaes da cartografia nos mais variados campos do conhecimento, o estudo considerado pioneiro do uso de GIS e da anlise espacial foi realizado pelo Dr. John Snow, um infectologista britnico que estava estudando a distribuio dos casos de clera no centro de Londres em 1854. Ao plotar em um mapa-base da cidade os endereos dos pacientes infectados, o Dr. Snow notou uma estranha distribuio das ocorrncias, que estavam agrupadas em torno de uma cisterna. Uma vez lacrada a cisterna ps-se fim epidemia. No incio da dcada de 1960 diversos fatores motivaram uma mudana na anlise cartogrfica, principalmente o desenvolvimento da computao: avanos no hardware, especialmente no ramo da computao grfica, aliados ao desenvolvimento de teorias dos processos espaciais na geografia social e econmica, antropologia, e uma crescente preocupao com problemas sociais e ambientais levaram ao surgimento de diversas tcnicas de anlise. Algumas descries das aplicaes pioneiras dos SIG podem ser encontradas na pgina da University of British Columbia ou no GIS History Project.

1.2. Definies de SIG


A seguir esto listadas algumas definies de SIG encontradas na rede. difcil definir qual delas mais precisa, ou mais correta, e provavelmente todas representam bem o nosso objeto de estudo. Vamos a elas!
De modo simplificado, um SIG combina layers (nveis de informao) de um lugar de modo a fornecer-lhe uma melhor compreenso sobre este lugar. A escolha dos layers a serem combinados depende do propsito: encontrar o melhor local para uma nova loja, analisar danos ambientais, observar crimes similares em uma cidade para detectar padres, e assim por diante. ( ESRI) SIG um sistema de hardware, software e dados que facilita o desenvolvimento, aprimoramento, modelamento e visualizao de dados georreferenciados multivariados (vrios layers). ( NOAA)

SIG um sistema de hardware e software para gerenciamento e visualizao de dados espaciais. semelhante a um gerenciador de Bancos de Dados que se utiliza principalmete de dados espaciais e no apenas tabulares. (NOAA) SIG pode ser considerado como o equivalente high-tech do mapa. Um mapa individual contm muitas informaes que so usadas de modo diferente por diferentes indivduos ou organizaes. Os SIG representam um meio de nos localizarmos em relao ao mundo que nos cerca. ( University of Edinburgh) Em um senso estrito, um SIG um sistema de computadores capaz de armazenar, manipular, e mostrar informao referenciada geograficamente, isto , dados identificados de acordo com sua localizao. Podem tambm ser considerados parte do sistema os usurios e os dados utilizados. ( USGS)

Informaes a respeito das aplicaes dos SIG, detalhes sobre seu uso e diversos outros recursos podem ser encontrados no site GIS.com.

1.3. Propsito

Embora alguns exemplos do uso dos SIG possam ser encontrados nas definies, sero listadas aqui algumas tarefas s quais os SIG se propem executar. Organizao de dados: armazenar dados de modo a substitur a mapoteca analgica por uma mapoteca digital possui vantagens bvias, dentre as quais podem ser citadas a reduo no espao fsico; o fim da deteriorao dos produtos em papel; a pronta recuperao dos dados; a possibilidade de se produzirem cpias sem perda de qualidade; e diversas outras. Visualizao de dados: a possibilidade de selecionar apenas os nveis de informao desejados, montando-se mapas temticos de acordo com o contexto supera qualquer produto em papel. Apesar de subestimada, a capacidade de anlise do olho humano essencial em um estudo que envolve a informao espacial. Produo de mapas: em geral os SIG possuem ferramentas completas para a produo de mapas, tornando bastante simples a incluso de grades de coordenadas, escalas grfica e numrica, legenda, norte e textos diversos, sendo muito mais indicados para a cartografia do que os simples sistemas CAD. Consulta espacial: possivelmente a funo mais importante dos SIG. A possibilidade de perguntar quais as propriedades de um determinado objeto, ou em quais lugares tais propriedades ocorreriam, torna a interao entre o usurio e os dados extremamente dinmica e poderosa. Anlise espacial: consiste no uso de um conjunto de tcnicas de combinao entre os nveis de informao, de modo a evidenciar padres dentro dos dados anteriormente ocultos ao analista. uma maneira de inferir significado a partir dos dados. Previso: um dos propsitos do SIG o de verificao de cenrios, modificando-se os parmetros de maneira a avaliar como os eventos, naturais ou no, ocorreriam se as condies fossem diferentes, visando obter um conhecimento mais geral do objeto ou rea em estudo. Abaixo esto listadas algumas consultas simples que podem ser realizadas com os SIG:

Simples recuperao dos dados Onde est o objeto A? O que este objeto? Sumarize os atributos dos objetos dentro de uma distncia X Sumarize os atributos dos objetos dentro de determinada rea Qual a melhor rota? Mostre todos os objetos que satisfazem o critrio

Use a relao entre os objetos E diversas outras...

1.4. Banco de dados

A caracterstica dos SIG de trabalhar com dados que possuem um componente espacial (uma posio geogrfica definida) e um componente no-espacial (seus atributos: propriedades e valores) implica que o usurio deve ter conhecimento das ferramentas de desenho (parte grfica) e de tabelas e relacionamentos (banco de dados). Neste contexto, cabe aqui uma definio de alguns termos que sero teis. Dados so um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos. Os dados so os fatos crus, fatos detalhados que existem em grandes volumes em toda a organizao. Na pesquisa mineral, corresponde quilo que coletado no campo. Diferentemente do dado, a informao tem significado. Informaes so "dados dotados de relevncia e propsito", representadas pela formalizao ordenada e til dos dados. Tipicamente, informaes so dados obtidos atravs de um processamento e apresentados de uma maneira que seja relevante ao receptor. E, finalmente, conhecimento a capacidade de transformar informaes em resultado de valor. As informaes so criadas a partir de uma base de dados e os conhecimentos, por sua vez, so criados a partir da base de informaes em funo dos resultados de valor. Muito embora existam diversos modelos de bancos de dados, como por exemplo os bancos de dados hierrquicos, os relacionais e os orientados a objeto, em geral o modelo relacional uma maneira conveniente de representar a realidade, e ser descrito aqui por este motivo. Quem se interessar pelas caractersticas dos dados espaciais e sua adequao aos diferentes modelos de bases de dados pode seguir este link para a University of British Columbia. Um banco de dados relacional composto por tabelas, nas quais so armazenadas informaes sobre objetos. O contedo de uma linha da tabela, ou registro, representa um objeto com todas as suas caractersticas, e portanto cada objeto est relacionado a um (e apenas um) registro. Cada coluna, ou campo, se refere a uma propriedade ou atributo deste objeto. E ainda possvel que sejam estabelecidos relacionamentos entre diferentes tabelas, baseados em um campo comum entre as mesmas, de modo que seja possvel consultar atributos de um objeto que estejam armazenados em tabelas diferentes.

2. Ferramentas Bsicas
2.1. Layers - 2.2. Visualizao de Atributos - 2.3. Navegao - 2.4. Representao Grfica: Legendas e Rtulos - 2.5. Consulta Espacial
Esto agrupadas neste item as funes bsicas de visualizao, navegao e consulta aos dados, funes disponveis em todos os SIG. Os exemplos so aqui demonstrados com o software ArcView 8.1. Vale incluir aqui um comentrio a respeito deste software - sob o nome ArcGIS Desktop so comercializados os sistemas ArcInfo, ArcEditor e ArcView, que compartilham um mesmo ncleo e um nmero de funes que varia da verso mais completa (ArcInfo) at a mais simples, objeto deste tutorial. Mas cada um deles composto por trs aplicativos diferentes: o ArcMap (semelhante ao ArcView 3.x), o ArcCatalog (semelhante a um Windows Explorer para dados espaciais) e o ArcToolbox (conjunto de ferramentas de converso de dados). Neste texto, sempre que o autor se referir a ArcGIS ou ArcView estar se referindo aos aplicativos ArcMap e ArcCatalog.

2.1. Layers
2.1.1. Interface do ArcMap - 2.1.2. Tipos de layers - 2.1.3. Adicionar e remover layers 2.1.4. Visualizao - 2.1.5. Ordem - 2.1.6. Data frames
Entende-se por layer um nvel de informao que representa determinada feio da realidade - o conceito muito mais intuitivo do que explicvel. Pode-se dizer que o conjunto dos layers representam a realidade, muito embora seja bvio que no processo de interpretao da realidade para se gerarem os layers haja sempre uma perda na informao. mais correto dizer, portanto, que a soma dos layers seja uma representao, incompleta e simplificada, da realidade. Podem ser encontrados diversos nomes para os nveis de informao, sendo os mais comuns overlay (papel utilizado na fotointerpretao), layer (nome difundido pelo AutoCAD e usado no ArcGIS - mais sobre essa distino abaixo), coverage (nvel de informao no ArcInfo, verses anteriores 8) ou tema (utilizado pelo ArcView, verses anteriores 8). A capacidade de lidar com layers das mais diversas origens, possibilitando ao usurio criar um mapa temtico a partir de dados de fontes distintas, uma caracterstica, se no exclusiva, pelo menos distintiva dos SIG. Apesar de sistemas CAD se utilizarem deste conceito de nveis de informao, o modo como eles so armazenados (i.e. vrios layers em um nico arquivo *.dwg) impede a sua pronta reutilizao. Em SIG, basta escolher o layer e utiliz-lo. Uma ltima informao a respeito dos layers no ArcGIS: as diferentes formas de representao de shapefiles podem ser salvas como layers distintos - isso significa que, para um mesmo shapefile, diversos layers podem ser gerados, cada um representando um campo diferente em sua tabela de atributos, ou ainda diferentes distribuies de cores para um mesmo campo.

2.1.1. Interface do ArcMap

ArcMap o aplicativo do ArcGIS voltado para o desenho e a investigao de mapas, para a anlise dos mesmos de modo a resolver questes geogrficas, e para a produo de mapas que expressam essa anlise. Suas funes so correspondentes s do Arcview 3.x, e sua interface se assemelha a este antepassado. O cdigo interno do programa, porm, foi totalmente reescrito, e o usurio experiente ir notar algumas diferenas que se refletem na interface. Mas este curso no voltado apenas aos experientes. Se for novato, tanto melhor! Vir sem pr-conceitos. Quando se inicia o programa pela primeira vez a disposio da interface semelhante da figura. Uma rea principal, o Map Display, onde so dispostos os layers georreferenciados, circundados por uma Table of Contents (que consiste em uma legenda onde pode-se controlar as propriedades dos layers e o modo em que so dispostos) e diversas caixas de ferramenta (Toolboxes), aqui destacadas a Standard Toolbox (Padro) e a Tools Toolbox (Ferramentas).

A disposio destas caixas de ferramenta, contudo totalmente configurvel pelo usurio. Veja aqui uma animao demonstrando a mobilidade dos objetos dispostos na interface do ArcMap, no exemplo com a caixa de ferramentas Tools mas que pode ser utilizado para qualquer objeto, inclusive a Table of Contents.

Muito importante tambm nesta verso a funcionalidade do boto direito do mouse. Um clique-direito sobre qualquer objeto na interface traz um menu de contexto onde podem ser modificadas as propriedades do objeto, adicionar novos menus, excluir, e assim por diante. A disposio dos layers no Map Display, o modo como so representados na Table of Contents, as informaes alfanumricas e todos os demais itens em uma sesso de trabalho no ArcMap podem ser salvas como um mapa. Este um arquivo no formato *.MXD e corresponde grosseiramente ao *.APR nas verses anteriores do Arcview.

2.1.2. Tipos de layers

O conceito de layer no ArcGIS um pouco mais abrangente do que um simples nvel de informao. Neste software, possvel modificar a representao de um shapefile (arquivo vetorial padro, extenso *.SHP) e salv-la como layer (um arquivo *.LYR). Desta maneira possvel economizar espao de armazenamento, pois o shapefile e seus arquivos associados ( *.DBF e *.SHX) so guardados apenas uma vez, e suas transformaes, que ocupam um espao muito menor, podem ser armazenadas em grande nmero. Na figura ao lado, um mesmo shapefile gerou trs layers. Neste sentido, o conceito de layers no ArcGIS se assemelha aos algoritmos no ER-Mapper: so transformaes executadas sobre os datasets, arquivos raster com tamanho grande, em geral. Por outro lado, se assemelha tambm s legendas (*.AVL) no Arcview 3.x, porm permite tambm a incluso de rtulos ou labels.

No ArcGIS possvel gerar layers para os mais diversos tipos de dados: shapefiles, coverages, arquivos CAD, rasters variados e redes triangulares, tabelas de bases de dados. A seguir esto dispostos os principais tipos de dados (e respectivos layers) da maneira em que so representados como cones pelo ArcCatalog. Todos os formatos listados abaixo so reconhecidos pelo ArcGIS em sua forma nativa, no sendo necessrio nenhum procedimento de exportao/importao.

Shapefile (SHP, ponto) Shapefile (SHP, polilinha) Shapefile (SHP, polgono) Raster (GRID, BIL, ERS, TIF, BMP, JPG,...)

Layer de shapefile (ponto) Layer de shapefile (polilinha) Layer de shapefile (polgono) Layer raster

Rede triangular (TIN)

Layer Tin

Base de dados (Geodatabase, MDB, Conexo)

Tabela (DBF)

CAD (DWG, DXF, DGN)

CAD (feies puntuais)

CAD (feies lineares)

CAD (reas) Mapa (MXD) - Equivalente ao APR No layer

CAD (anotaes)

2.1.3. Adicionar e remover layers

Clique aqui

para aprender como adicionar layers no ArcMap.

Clique aqui

para observar como adicionar layers no ArcMap atravs do ArcCatalog.

... E clique aqui

para saber como remover layers de um mapa.

2.1.4. Visualizao

Clique aqui

para observar como tornar layers visveis ou no no ArcMap.

2.1.5. Ordem

Clique aqui

para observar como modificar a ordem na qual os layers so desenhados.

2.1.6. Data Frames

Data frames so conjuntos de layers que no compartilham necessariamente o mesmo espao. Tm a funo de permitir a gerao de mapas que compreendem diferentes regies geogrficas. As data frames so as correspondentes s Views no Arcview 3.x. Clique aqui como criar um data frame e como alternar entre eles. e veja uma animao sobre

2.2. Visualizao de Atributos


2.2.1. Identify - 2.2.2. Measure - 2.2.3. Tabela de Atributos - 2.2.4. Map Tips
Atributos referem-se s propriedades de um objeto. So as informaes qualitativas e quantitativas, textuais e numricas. Correspondem componente no-espacial do objeto, acompanhando a forma e a posio do mesmo. No ArcGIS os atributos so armazenados na tabela de atributos sob a forma de campos da tabela.

2.2.1. Identify
Responde pergunta O que este objeto? A ferramenta Identify encontra-se na caixa de ferramentas Tools e utilizada para recuperar os atributos, ou propriedades de um objeto. Os atributos so recuperados de sua tabela e dispostos em uma janela prpria, que mostra apenas as propriedades do objeto investigado. Veja aqui como identificar as propriedades dos objetos.

2.2.2. Measure

A ferramenta Measure encontra-se na caixa de ferramentas Tools e utilizada para, como o prprio nome diz, medir interativamente as distncias entre os pontos A e B, ou de um caminhamento composto por vrios segmentos de linha. Siga o link e observe como medir distncias.

2.2.3. Tabela de Atributos

As informaes quantitativas e/ou qualitativas de um shapefile so armazenadas em uma tabela de mesmo nome e extenso *.DBF. Os registros desta tabela esto relacionados aos objetos do shapefile atravs do arquivo *.SHX, de modo que a cada objeto grfico corresponda um registro na tabela.

Clique aqui

e observe como trabalhar com tabelas no ArcGIS.

2.2.4. Map Tips

Map Tips so pequenos rtulos que mostram valores de um determinado campo de um layer enquanto se desloca o mouse no map display.

Observe

como funcionam os map tips.

2.3. Navegao
2.3.1. Zoom - 2.3.2. Pan
Entende-se por navegao o processo de investigao visual dos dados geogrficos, como ampliar detalhes, afastar para ter uma viso geral (zoom), ou se deslocar lateralmente (pan).

2.3.1. Zoom

O conceito de Zoom auto-explicativo, sendo uma metfora para o ato de "se aproximar" e "se afastar" do mapa. Os botes aqui representados so, respectivamente, zoom in (aproximar), zoom out (afastar), fixed zoom in, fixed zoom out, full extent (em todos os layers), previous extent (zoom anterior) e next extent (zoom posterior).

Veja aqui

como usar estas ferramentas.

2.3.2. Pan

Pan "deslocamento lateral" dos dados, nome derivado da tcnica cinematogrfica panormica.

Observe

como utilizar o comando pan - e experimente voc mesmo em seu computador.

2.4. Representao Grfica: Legendas e Rtulos


2.4.1. Simbologia: Feies, 2.4.2. Categorias, 2.4.3. Quantidades - 2.4.4. Transparncia - 2.4.5. Rtulos - 2.4.6. Salvar layers
Sero descritas nesta unidade as diferentes formas de se representar graficamente os shapefiles, compreendendo a escolha de cores, padres de preenchimento, smbolos e texto. Legendas so tratadas pelo ArcGIS como diferentes formas de simbologia, isto , diferentes maneiras de se representar um shapefile. Cada legenda poder ser salva como um layer diferente. Rtulos so informaes textuais dispostas no mapa, como nomes e toponmia.

2.4.1. Simbologia: Feies


Quando se adiciona um shapefile a um mapa MXD, a simbologia dos objetos assumida como sendo smbolo nico, ou seja, todos os objetos so representados da mesma forma, sem distino de categoria. Veja uma animao demonstrando como modificar o single symbol. Tente por conta prpria, aps observar como modificar os shapefiles de pontos, linhas e polgonos a seguir.

Simbologia de Pontos Simbologia de Linhas Simbologia de Polgonos

2.4.2. Simbologia: Categorias

Informaes qualitativas (texto) podem ser representadas como Categorias. Neste tipo de simbologia, a cada valor alfanumrico corresponde um smbolo diferente (tambm conhecido como Unique Value).

Adicione um shapefile a um mapa e depois veja a animao Value. Se desejar, voc pode salvar este layer.

da escolha da simbologia Unique

2.4.3. Simbologia: Quantidades

Informaes quantitativas (numricas) podem ser representadas como Quantidades. Neste tipo de simbologia, classes de valores so agrupadas e representadas por cores graduadas (Graduated colors, onde a intensidade das cores so proporcionais aos valores das classes) ou smbolos graduados (Graduated symbols, onde o tamanho dos smbolos proporcional aos valores das classes).

Adicione shapefiles que possuem algum campo numrico a um mapa e depois veja a animao da escolha das simbologias Graduated color e Graduated symbol. Se desejar, voc pode salvar estes layers.

2.4.4. Transparncia

No ArcGIS possvel definir a transparncia dos layers, para permitir a visualizao do contedo abaixo dele, em uma escala de 0% (layer opaco) a 100% (layer transparente). Clique aqui como definir a transparncia de um layer. para observar

2.4.5. Rtulos

Rtulos so pequenas informaes textuais dispostas em um mapa. Cada layer pode ser rotulado sua prpria maneira, com diferentes estilos, tamanhos de fonte e ornamentos. O mecanismo de rotulagem do ArcGIS um dos principais avanos em relao ao Arcview 3.x, e usurios experientes iro perceber que seu uso foi bastante aprimorado.

Campo
A definio do atributo que ir fornecer o contedo dos rtulos o primeiro passo na rotulagem. Para isso, importante que o usurio conhea o contudo da tabela do layer para a escolha do campo correto. Assista aqui como escolher o atributo e como rotular/desrotular (de duas maneiras!).

Fonte e Mscara
Observe aqui como escolher a fonte e o tipo de mscara.

Posio
Para layers de pontos e linhas possvel determinar a posio do rtulo em relao ao objeto. Polgonos tm os rtulos sempre posicionados em seu centro. Veja aqui como definir a posio dos rtulos.

2.4.6. Salvar layers

Conforme explicado aqui, um shapefile pode ser representado de vrias maneiras diferentes, e cada uma delas pode ser salva como um layer distinto. um procedimento bastante comum em uma sesso de trabalho do ArcMap executar a seguinte rotina: adicionar um shapefile, modificar sua simbologia, acrescentar rtulos e salvar o layer.

Veja aqui

como salvar layers.

2.5. Consulta Espacial


2.5.1. Seleo interativa - 2.5.2. Sintaxe SQL - 2.5.3. Seleo por atributos - 2.5.4. Seleo por locao
A consulta espacial tem como objetivo encontrar objetos que satisfazem a determinadas condies, impostas tanto pelo usurio quanto por fatores externos (modelo, situao ou cenrio). Um procedimento comum ao lidar com informaes espaciais consiste primeiramente em selecionar os objetos que satisfaam a estas condies, para em seguida realizar operaes sobre estes objetos, como recuperar

informaes a respeito deles, convert-los a um novo layer ou shapefile, ou ainda realizar operaes geomtricas como unio e interseco, quando em modo de edio. A consulta espacial pode ser efetuada interativamente, onde o usurio vai indicando com o mouse os objetos que satisfazem a determinada condio, e atravs de uma consulta por atributos, onde por meio de expresses SQL (uma linguagem padro de consultas a banco de dados) o usurio constri a expresso que ir selecionar os dados.

2.5.1. Seleo interativa


Para selecionar interativamente um objeto (isto , indicando com o mouse) necessrio primeiro saber se o layer ao qual pertence o objeto selecionvel.

Veja aqui como selecionar objetos interativamente, como selecion-los pela sua tabela e como limpar a seleo.

2.5.2. Sintaxe SQL


Para construir expresses usando a sintaxe SQL (Structured Query Language, ou linguagem estruturada de consultas) necessrio que o usurio seja sempre bastante explcito naquilo que ele deseja. O computador no consegue inferir significado de uma expresso coloquial, e portanto as expresses devem ser como se seguem:

[ouro] > 15 : seleciona todos os objetos cujos valores do campo [ouro] sejam maiores que 15 ([ouro] > 15) AND ([cobre] > 200) : seleciona todos os objetos que satisfazem as duas condies ([lito] = "arenito") OR ([lito] = "siltito") : seleciona rochas que sejam ou arenito ou siltito e assim por diante... sempre que houver erro de sintaxe observe bem a posio dos parntesis, sinais e operadores AND e OR.

Por uma questo de formalidade importante dizer que as expresses utilizadas no ArcGIS no so SQL, mas bastante semelhantes. Voc pode ver exemplos de expresses usadas no ArcGIS em seleo por atributos.

2.5.3. Seleo por atributos

Usando-se o contrutor de expresses possvel estabelecer condies simples ou complexas para a seleo dos dados. Veja aqui como selecionar dados especficos atravs de suas propriedades.

2.5.4. Seleo por locao

Utiliza-se a seleo por locao para selecionar objetos de um layer que esto relacionados a outros objetos de outro layer. Por exemplo: quais as regies de matas ciliares (i.e. matas a uma distncia de, digamos, 100m dos rios)? Quais as ocorrncias de ouro situadas na unidade metassedimentar? Assista animao demonstrando o uso da seleo por locao.

Salvar consulta como layer

Salvar consulta como shapefile

Das könnte Ihnen auch gefallen