Sie sind auf Seite 1von 10

O racionalismo Crtico de kant

Embora todo o nosso conhecimento comece com a experincia, isto no significa que todo ele proceda da experincia.

Immanuel Kant

1724 1804 Knigsberg Recebeu uma educao religiosa rgida, exigente e de ndole pietista. Prope um sistema filosfico que procura superar o empirismo e o racionalismo. Dupla ordem da realidade: fenmeno e nmeno.

Crtica da Razo Pura anlise racional sobre a natureza do conhecimento.


Conhecimento no se resume experincia. As verdades universais so possveis e no esto dependentes da experincia. Crtica da Razo Prtica; Fundamentao da Metafsica dos Costumes; Crtica da Faculdade de Julgar.

Uma mente brilhante


Era uma criatura singular, com menos de um metro e sessenta de altura, o peito achatado, o abdmen saliente, o ombro direito torcido para trs e o esquerdo desabado e com a cabea inclinada para um lado. Usava um chapu cinzento, um capote cinzento e uma bengala cinzenta com que batia delicadamente no pavimento no pavimento, ao encaminhar-se para a Avenida das Tlias, a que os seus concidados chamavam o "Passeio do filsofo.
JN, 16 Out, 2004

Provvel origem do Sol e dos Planetas A formao do sistema Solar seria devida contrao de uma nebulosa gasosa em rotao. Esta nebulosa teria adquirido rapidamente a forma de um disco com uma salincia na parte central. Essa salincia iria aumentando, assim como a velocidade de rotao, originando no centro o protossol. Dele, de tempos a tempos, saltar-se-iam anis de matria que iriam dando origem a cada um dos planetas conhecidos.

O telescpio espacial Hubble confirmou uma previso avanada h mais de 200 anos pelo filsofo alemo Emanuel Kant, segundo a qual os planetas se formam em discos de detritos que rodeiam as estrelas. RTP, 10 Out, 2006

Kant e o passado
Racionalismo
para conhecer, no chegam as capacidades racionais do sujeito.

Empirismo
conduz ao ceticismo, descrena na possibilidade de conhecimento Pensar que o conhecimento se baseia exclusivamente no que dado pela experincia ou intuio sensvel e no contm nada mais ter uma conceo errada do conhecimento.

Racionalismo crtico
Para Kant, a questo da possibilidade do conhecimento no se coloca. O que importa saber como possvel o conhecimento.

1. Qual a origem do conhecimento e como comea?

1. Todo o conhecimento comea com a experincia.


S podemos conhecer realidades empricas.

2. De onde provm? O que o torna objetivo?


3. Que faculdades envolve o processo cognitivo? 4. Que limites para o conhecimento?

2. O conhecimento cientfico no deriva da experincia Provm de formas a priori do sujeito.

"O que posso conhecer?".


a) Todo o conhecimento comea com a experincia. b) O conhecimento cientfico no deriva da experincia, mas sim de certas formas a priori do sujeito que conhece. c) O conhecimento cientfico, embora no derive da experincia, comea com ela e por isso s pode ser conhecimento de realidades empricas ou sensveis.

A importncia da sensibilidade
Sensibilidade Onde se d o contacto imediato com os objetos; faculdade recetiva.
Texto 1, pg. 196 "No h dvida que todo o nosso conhecimento comea com a experincia. (...) Nenhum conhecimento precede em ns a experincia e com esta que todos os conhecimentos principiam. Mas, se todo o nosso conhecimento principia com a experincia, da no resulta que proceda todo da experincia (...)."

Condies para o conhecimento: Objetos coisas para conhecer Formas de entrarmos em contacto com esses objetos - forma de receber informaes dos objetos.
a experincia. o conhecimento direto e imediato das qualidades sensveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimenses, distncias. Ato pelo qual recebemos dados para conhecer.

Conhecimento comea com a intuio emprica.

Intuio Como entramos em contacto com as coisas?


Tomamos conscincia nos objetos num tempo e num espao.
So estruturas da sensibilidade. S h intuio sensvel s podemos conhecer o que surge no tempo e no espao.

Ponto de partida do conhecimento.

No podemos experienciar aquilo que no acontece (i.e, aquilo que no surge numa dada altura e num determinado lugar).

Espao e tempo constituem o quadro em que nos possvel falar do que acontece.
S possvel intuir o que pode ser enquadrado num tempo e num espao. Sensibilidade imprescindvel para o conhecimento mas no suficiente

ENTENDIMENTO

A sensibilidade diz que o fenmeno B(aquecimento de um objeto) aconteceu depois do fenmeno A( aumento de temperatura) num dado lugar mas s estabelece esta relao espacial e temporal entre as impresses sensveis! Conhecer explicar um fenmeno atravs de outro ou de outros.

Sensibilidade s estabelece uma relao de sucesso entre dois fenmenos! No permite perceo de uma ligao necessria.

O conhecimento deriva do entendimento

explica um fenmeno atravs de outro permite constituir conhecimentos liga os fenmenos mediante relaes de causa e efeito

a faculdade de compreender; Faculdade de conhecer atravs da inteligncia, por oposio sensibilidade.

Exerccio
Atente nas seguintes afirmaes e decida sobre a sua validade: 1. Kant parte do ceticismo, procurando as condies de possibilidade do conhecimento.

1. F

2.
3. 4. 5. 6. 7. 8.

Todo o conhecimento brota da razo humana.


Por admitir que todo o conhecimento brota da experincia, podemos afirmar que Kant empirista. O homem no pode conhecer seno o nmeno. A sensibilidade refere-se forma como os objetos nos afetam. Kant racionalista uma vez que afirma que pensamentos sem contedo so vazios. Embora a sensibilidade seja imprescindvel para o conhecimento, no suficiente. O tempo e o espao so condies imprescindveis para o conhecimento.

2. F
3. F 4. F 5. V 6. F 7. V 8. V

9.

o entendimento que faz a ligao dos diferentes fenmenos, permitindo o conhecimento.

9. V
10. V

10. Contrariamente a Hume, Kant admite a possibilidade de estabelecimento de relaes causais, cabendo essa tarefa ao esprito.

Das könnte Ihnen auch gefallen