Sie sind auf Seite 1von 10

Captulo 01

Instalando e Configurando TwinCAT System

TwinCAT PLC

1.0 Pr Requisitos de Hardware e Software


Processadores 486 ou superior

Para operar o TwinCAT necessrio um processador famlia X86 (32bits) ou superior. O computador tambm deve ter um co-processador aritmtico.
16 Mb de RAM O computador deve ter no mnimo 16Mb de memoria RAM. A exigncia mnima para memria pode ser influenciada (para maior) pelo tamanho de aplicaes ou se softwares adicionais so executados em paralelo com o TwinCAT. Sistema Operacional Microsoft Windows NT, 2000, XP, Vista, 7 (X86) TwinCAT um software compatvel apenas com sistemas Operacionais Microsoft Windows. TwinCAT 2.10 executado sob o Sistema Operacional Microsoft Windows 2000/ XP /Vista. TwinCAT 2.9 executado sob o Sistema Operacional Microsoft Windows NT, XP, Vista. Sistemas Operacionais como Windows NT V3.X, Windows 95 ou V3.x e Sistemas Operacionais windows de 16bits no suportam instalao e operao TwinCAT.

TwinCAT roda em Windows CE. Ateno

1.1 Iniciando programa de Instalao


Executar o arquivo setup.exe presente no CD de instalao. O TwinCAT disponibilizado para download em nosso site: www.beckhoff.com Verso Biuld (Nmero Compilao)

recomendado a utilizao da ltima verso do TwinCAT.

Nota

TwinCAT PLC

Aps executar o arquivo de instalao, a seguinte tela dever ser aberta: Clique em Next:

1
Clique em Aceitar os termos de licena proposto pela Beckhoff para uso do software.

2
2

TwinCAT PLC

Informe o Serial Number, caso tenha o registro, ou deixar o campo em branco para instalao em modo DEMO.

3
Selecione o nvel de software para Instalao do TwinCAT:

TwinCAT PLC

TwinCAT CP: Inclui drivers ADS, utilizado para comunicao OPC Server, Beckhoff Control Panels e outras comunicaes que utilizem o ADS. TwinCAT IO: Inclui o Software System Manager para configurao de hardware, usado para implementao em conjunto com linguagem de programao como: C, C++, JAVA, Delphi, .NET. TwinCAT PLC: Editor de programao IEC61131-3, inclui as linguagens: IL, LD, FBD, SFC, CFC e ST. TwinCAT NC PTP: Controle Numrico Ponto a Ponto. TwinCAT NC I: Controle Numrico para Interpolao de eixos.

5
Licena de Engenharia gratuita. Runtime (PC ser o controlador) gratuita durante o perodo de 30 dias Ateno Selecione a forma de registro: 30 days demo Version: Todas as funcionalidades (Engenharia + Runtime) sero disponibilizados durante 30 dias. Durante os 30 dias o modo RunTime (execuo do programa) estar disponvel para execuo. Aps esse perodo apenas o modo Engenharia ser disponvel. Reinstalao do TwinCAT fornece mais 30 dias (Engenharia + Runtime). Register Now: Um System ID ser gerado para ativao via Internet ou telefone. (Forma no usual). A prtica recomendada selecionar a opo: 30 days demo Version e, em seguida, enviar uma imagem do System ID por e-mail, assim um Reg Key (chave de ativao) ser gerado pela Beckhoff, possibilitando a ativao do software, caso seja necessrio (procedimento no vlido para registro do TwinCAT no Windows CE)

TwinCAT PLC

Alguns adendos de software so disponibilizados para seleo, selecione a opo desejada e clique em Next.

6
TwinCAT IO: Instala todos os arquivos necessrios para reconhecimento do Hardware. TwinCAT Scope View: Software muito parecido com um osciloscpio, utilizado para monitorao de variveis em tempo real. TwinCAT Cam Server: Recursos de usinagem. Disponibiliza um recurso para utilizado e gerao de tabelas para interpolao. TwinCAT EDS and GSD files: Arquivos de configurao para redes de comunicao DeviceNet e Profibus. TwinCAT Remote Manager: Utilizado para configurao de comunicao remota. TwinCAT Drive Manager: Utilizado parta configurao de drives AX5000.

Recomendado instalar todos os opcionais

Nota

TwinCAT PLC

Selecione o caminho para instalao: altamente recomendado que se utilize o caminho padro informado pelo programa de instalao: C:\TwinCAT\, pois todos os arquivos e diretrios, tais como: (xml, bibliotecas, recursos, boot projects, InfoSystem) utilizados pelo TwinCAT esto referenciados nesse caminho.

Aps o trmino da instalao, reinicialize o computador para completar o programa de instalao.

Aps a reinicializao o cone de operao do TwinCAT ser exibido

Ateno

Para funcionamento adequado do TwinCAT necessrio desabilitar o firewall do windows

TwinCAT PLC

1.2 Informaes Adicionais TwinCAT

O modo Engenharia + Runtime (local) compatvel apenas para sistemas operacionais Microsoft Windows (verso ver no tpico Pr-Requisitos) plataforma X86 (32 bits). Ateno Para o Sistema Operacional Windows 7 X64 (64 bits) o modo Runtime no compatvel, ficando disponvel apenas o modo Engenharia.

Modo Engenharia: Usurio pode criar, editar programas, function block, bibliotecas de funes, edio de telas Visualization de um Target Remoto.

Modo Runtime: Utilizado para execuo da lgica de programao local, ou seja, o seu notebook ou PC ser o controle de PLC, funcionando em Tempo Real. Com o modo Runtime possvel fazer simulaes de programa sem a necessidade de um hardware fsico.

Em resumo: Verses 2.11 para Sistemas Operacionais Microsoft Windows NT, 2000, XP, 7 (X86) o modo Engenharia + Runtime instalado automaticamente. Para o Sistema Operacional Microsoft Windows 7 x64 no compatvel o Runtime. Ou seja, no possvel simulao de programas, assim como, tornar o notebook ou PC o controle de PLC. Porm possvel abrir, editar e desenvolver programas.

TwinCAT PLC

1.3 Preparando o PC - Instalando Servio e Protocolo de Tempo Real


Para o correto funcionamento da comunicao Real Time Ethernet (TCP IP) e EtherCAT, necessrio instalar o Servio e Protocolo de comunicao Beckhoff. A Instalao do servio e protocolo Real Time Beckhoff, s disponvel para Sistemas Operacionais Microsoft Windows X86 (32 bits). Para o Windows 7 X64 (64 bits) esse servio e protocolo no disponvel.

Ateno

As propriedades de conexo de rede podem variar um pouco em funo do Sistema Operacional Microsoft. Para esse exemplo, foi utilizado o Sistema Operacional Microsoft Windows XP, Service Pack 03.

Info

Para Windows 7, utilizar a central de rede e compartilhamento

2
3

4. Instale primeiramente o Servio

TwinCAT PLC

6
6. Selecione o Fabricante: BECKHOFF

8. Depois de instalar o servio, selecione: Protocolo

Info
Em alguns casos o Windows pode apresentar uma mensagem informando que o programa no passou nos testes de programa original Microsoft, o que no interfere no funcionamento e instalao do TwinCAT.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen