Sie sind auf Seite 1von 7

ANHANGUERA UNIBAN ABC

Materiais de Construo Mecnica


Estruturas Cristalinas. Imperfeies em Slidos
Propriedades Mecnicas dos Metais. Falha

Prof Abrao Engenharia de Produo 5 semestre Noturno Monique Alves Tessaro, 4997000378 Rildo Jos Bandini, 1299506285 So Bernardo do Campo, 11 de abril de 2013.

ETAPA 1 Estrutura do Vasilhame CLASSIFICAO DOS PRINCIPAIS MATERIAIS SLIDOS E CARACTERSTICAS A maioria dos materiais classificada em trs classes principais: Materiais Metlicos, Materiais Polimricos (Plsticos) e Materiais Cermicos. Metais: Os metais (grupo 1e 2 da Tabela Peridica) podem ser definidos como aglomerados de tomos com carter metlico em que os eltrons com a camada de valncia fluem livremente. Caractersticas: Maleabilidade: Capacidade que os metais tem de produzir lminas e chapas muito finas. Ductilidade: Se aplicarmos uma presso adequada em regies especficas na superfcie de um metal, esse pode se transformar em fios e lminas. Condutibilidade: Os metais so excelentes condutores de corrente eltrica e de calor. Brilhos: Os eltrons livres localizados na superfcie dos objetos de metal absorvem e irradiam a luz, por isso os objetos metlicos, quando polidos, apresentam um brilho caracterstico. A maioria dos metais quimicamente estvel, com a exceo notvel dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, encontrados nas duas primeiras colunas esquerda da tabela peridica. Alguns elementos antes classificados como metalides, hoje so considerados metais, so esses o Germnio, Antimnio e Polnio, o resto so considerados ametais. Polmeros: Os polmeros so compostos qumicos de elevada massa molecular relativa, resultantes de reaes qumicas de polimerizao. Estes contm os mesmos elementos nas mesmas propores relativas, mas em maior quantidade absoluta. Os polmeros so macromolculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monmeros). O nmero de unidades estruturais repetidas numa macromolcula chamado grau de polimerizao. A polimerizao uma reao em que as molculas menores (monmeros) se combinam quimicamente (por valncias principais) para formar molculas longas, mais ou menos ramificadas com a mesma composio centesimal. Estes podem formar-se por reao em cadeia ou por meio de reaes de poliadio ou policondensao. A polimerizao pode ser reversvel ou no e pode ser espontnea ou provocada (por calor ou reagentes). Caractersticas: As principais e mais importantes caractersticas dos polmeros so as mecnicas. Segundo ela os polmeros podem ser divididos em termoplsticos, termorrgidos (termofixos) e elastmeros (borrachas). Termoplsticos: um dos tipos de plsticos mais encontrados no mercado. Podem ser fundidos diversas vezes, alguns podem at dissolver-se em vrios solventes. Logo, sua reciclagem possvel, caracterstica bastante desejvel atualmente. Termorrgidos (Termofixos): So rgidos e frgeis, sendo muito estveis a variaes de temperatura. Uma vez prontos, no mais se fundem. O aquecimento do polmero acabado promove decomposio do material antes de sua fuso, tornando sua

reciclagem complicada. Elastmeros (Borrachas): Classe intermediria entre os termoplsticos e os termorrgidos: no so fusveis, mas apresentam alta elasticidade, no sendo rgidos como os termofixos. Reciclagem complicada pela incapacidade de fuso. Cermicas: A cermica a atividade ou a arte de produo de artefatos cermicos. Qualquer classe de material slido inorgnico, no-metlico (no confundir com termo ametal) que seja submetido a altas temperaturas (aproximadamente 540C) na manufatura. Geralmente uma cermica um xido metlico, boreto, carbeto, nitreto, ou uma mistura que pode incluir nions. As cermicas so comumente dividas em dois grandes grupos: Cermica Tradicional: Inclui cermica de revestimentos, como ladrilhos, azulejos e tambm potes, vasos, tijolos e outros objetos que no tem requisitos to elevados se comparados ao grupo seguinte. Cermica "Avanada" criatura, ou de engenharia: Geralmente so materiais com solicitaes maiores e obtidos a partir de matria prima mais pura. So abstratos motivo, ferramentas de corte para usinagem, tijolos refratrios para fornos. Classificao: Os materiais cermicos podem ser classificados de diversas formas, o mais usual classificao por aplicao. Outras formas de classificao mais aprimoradas so: Composio qumica: xidos, Carbetos, Nitretos e Oxinitretos. Origem Mineralgica: Quartzo, bauxita, mulita, apatita, zircnia, entre outros. Mtodo de moldagem: Compresso isosttica, colagem por barbotina (slip casting), extruso e moldagem por injeo, calandragem entre outros.

TABELA 1 Estrutura Cristalina Cbica Simples tomos por clulas unitrias 1 tomo Parmetro de rede Comprimento dos lados da clula unitria Fator de empacotamento 0,52 Exemplo de Metais No h exemplos de metais puros, fator de empacotamento muito baixo Fe (acima de 912 C) Al,Cu,Pb,Ni, Ag,Au,Pd,Pt,etc... Al, Fe, Cu, Pb, Ag, Ni..

Cbica de Corpo Centrado

2 tomos

Cbica de Face Centrada

4 tomos

Os tomos se cruzam na diagonal do cubo. (4r=a3 ) a=22r

0,68

0,74

ESTRUTURA DO VASILHAME O material escolhido foi Alumnio (Al) e a bebida armazenada a cerveja. Neste contexto, pode-se tomar como exemplo o tnel de pasteurizao de cerveja, que

utilizado na indstria de bebidas. Este equipamento utilizado para realizar a pasteurizao da cerveja j em sua embalagem final (lata), visando aumentar o seu prazo de validade.

ETAPA 2 Propriedades Mecnicas do Vasilhame CONCEITO DE TENSO E DEFORMAO Se uma carga esttica ou se ela se altera de uma maneira relativamente lenta ao longo do tempo e aplicada uniformemente sobre uma seo reta ou superfcie de um corpo, o comportamento mecnico pode ser verificado mediante um simples ensaio de tenso x deformao. Existem trs maneiras principais em que uma carga pode ser aplicada: trao, compresso e cisalhamento. Inicialmente, observa-se a existncia de materiais como ao e o alumnio, que apresentam grandes deformaes antes da ruptura; outros, porm, como o vidro, o ferro fundido ou o concreto, rompem sem que o material apresente grandes deformaes. Nessas condies, pode-se afirmar que nos materiais dcteis a ruptura se faz anunciar por intermdio de grandes deformaes e nos frgeis no h grandes deformaes (ferro fundido, concreto). DIAGRAMA TENSO X DEFORMAO DO ALUMNIO E SUAS LIGAS Na Etapa 1, foi escolhido o Alumnio (Al) como material de estudo e aplicvel no vasilhame. Abaixo segue seu diagrama Tenso x Deformao e suas propriedades mecnicas: Diagrama tenso-deformao para uma liga tpica de alumnio que de um modo geral, apresenta caractersticas de materiais dcteis, onde: 1. Tenso Limite de resistncia ou Tenso ltima, ou seja, tenso limite onde a liga metlica sai do regime plstico uniforme e entra em regime plstico no uniforme. 2. Limite de escoamento, ou seja, tenso mxima resistida pela liga metlica antes de entrar em regime de deformao plstica. 3. Tenso Limite de proporcionalidade, ou seja, a relao tenso x deformao ocorre de forma linear. 4. Tenso de ruptura, ou seja, quando o material rompe em funo da tenso. 5. Deformao residual, ou seja, a capacidade do material de reduzir a deformao quando este entra em regime de deformao plstica.

PROPRIEDADES MECNICAS DO ALUMNIO LIMITE DE ESCOAMENTO Consiste na tenso em que o material comea a deformar-se plasticamente e que para o alumnio de 0,2% do comprimento original medido em um corpo-de-prova

normal. importante definir este grau de deformao permanente porque as ligas de alumnio no possuem limite de escoamento to pronunciado como a maioria dos aos. O limite do alumnio puro de aproximadamente 12,7 Mpa (1,3 kg/mm2). LIMITE DE RESISTNCIA TRAO (TENSO DE RUPTURA) a mxima tenso que o material resiste antes de haver sua ruptura. Calcula-se dividindo a carga mxima (em quilogramas) aplicada durante o ensaio, pela seo transversal em milmetros quadrados do corpo-de-prova. Para o alumnio puro recozido, essa razo de aproximadamente 48MPa (4,9 kg/mm2). O valor aumenta em funo da liga, do trabalho a frio e do tratamento trmico (quando possvel). ALONGAMENTO (DEFORMAO) O alongamento expresso em porcentagem relativamente ao comprimento original medido em um corpo-de-prova normal e calculado pela diferena entre os pontos de referncia, antes e depois do ensaio de trao. Esse alongamento indica a ductilidade do metal ou da liga. Quanto mais fino o corpo-de-prova, menor ser o alongamento e vice-versa. MDULO DE ELASTICIDADE O mdulo de elasticidade do alumnio do alumnio de 7030 kg/mm2. A adio de outros materiais nas ligas no altera esse valor consideravelmente, que pode chegar a at 7500 kg/mm2. Portanto, o ndice do alumnio representa um tero do mdulo de elasticidade do ao. Essa propriedade d ao alumnio a vantagem de dar s estruturas de alumnio uma elevada capacidade de amortecer golpes e reduzir as tenses produzidas pela variao da temperatura. DUREZA Define-se como a medida da resistncia de um metal penetrao. Existem vrias maneiras de se determinar a dureza de um material. Para os metais, os mais comuns so os mtodos de Brinell, Vickers e Rockwell. No existe uma relao direta entre o valor da dureza e as propriedades mecnicas das vrias ligas de alumnio. Os elementos de liga aumentam em muito sua resistncia com o alumnio, assim como o tratamento trmico e o endurecimento pelo trabalho a frio. Entretanto a dureza significativamente mais baixa do que a maioria dos aos. Geralmente o valor est prximo de 17HB a 20HB (Dureza Brinell).

REFERNCIAS Site: www.abal.org.br, em Propriedades mecnicas. Acesso em: 05 de abril de 2013. Site: www.spectru.com.br, em Metalurgia. Acesso em 07 de abril de 2013. Site: www.cesec.ufpr.br, Metlica. Acesso em 07 de abril 2013. Site: www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte03/Mod23/Curso1Mod23-03.htm. Acesso em 09 de abril de 2013. Site: pt.wikipedia.org/wiki/Cermica http://pt.wikipedia.org/wiki/Metal Site: pt.wikipedia.org/wiki/Polmero. Acesso em 10 de abril de 2013. Site: www.alunosonline.com.br, em Quimica. Acesso em 10 de abril de 2013. Site: www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/polimeros/polimeros-1.php. Acesso em 10 de abril de 2013. Site: www.cienciadosmateriais.org/index.php?acao=exibir&cap=13&top=240. Acesso em 10 de abril de 2013.

Das könnte Ihnen auch gefallen