Sie sind auf Seite 1von 10

FACULDADE MAURCIO DE NASSAU CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA DE EPIDEMIOLOGIA PROF.

: JOURDAN GALVO

ROTEIRO ESTRUTURADO PARA PESQUISA DO TRABALHO PRTICO


1. ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO - 2003

1) Definio:
O que o Atlas?
um banco de dados que contm informaes socioeconmicas e demogrficas sobre os municpios e Unidades de Federao brasileira. Os dados tm como fonte os censos realizados em 1991 e 2000, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Permite a visualizao dos dados em forma de tabelas, grficos e mapas. Tambm possvel que o usurio elabore suas prprias tabelas e mapas.

Qual o seu objetivo?


O objetivo dessa base de dados fornecer informaes para pesquisadores, administradores pblicos, imprensa e sociedade para a anlise da realidade brasileira e para o desenvolvimento de possveis polticas pblicas.

Principais informaes e perodo.


Apresenta dados relacionados ao ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), populao, sade, habitao, educao, longevidade, renda, desigualdade social e caractersticas fsicas do territrio, dos censos de 1991 e 2000. Para ver a lista completa de indicadores disponveis no Atlas e entender suas definies, entre no site: http://www.pnud.org.br/atlas/oque/index.php, v na lista lateral, clique em Desenvolvimento Humano e em seguida, em Entenda os Indicadores. Depois s clicar no tipo que dado sobre o qual voc deseja obter informaes: caractersticas do municpio, sade, educao, renda, moradia ou populao. Indicadores de Sade: Exemplos: IDH Municipal - Longevidade, Esperana de Vida ao Nascer, Mortalidade at 1 Ano de Idade, Mortalidade at 5 Anos de Idade, Probabilidade de Sobrevivncia at 40 Anos, Probabilidade de Sobrevivncia at 60 Anos, Taxa de Fecundidade Total, Indicadores de Educao: Exemplos: Percentual de Crianas na Escola por grupos de faixa etria, Percentual de Crianas e Adultos Analfabetos por grupos de faixa etria, Percentual de Crianas com mais de um Ano de Atraso Escolar por grupos de faixa etria, Percentual de Crianas de 7 a 14 Anos que esto Frequentando o Curso Fundamental, Percentual de Crianas de 7 a 14 anos com Acesso ao Curso Fundamental, Percentual de Crianas com menos de Quatro Anos de Estudo por grupos de faixa etria, Percentual de Pessoas com Menos de Oito Anos de Estudo por grupos de faixa etria, Taxa de Alfabetizao e ndice de Desenvolvimento Humano Municipal-Educao. Indicadores de Renda: Exemplos: Renda per Capita, Percentual da Renda Proveniente de Transferncias Governamentais, Percentual da Renda Proveniente de Rendimentos do Trabalho, ndice de Gini, ndice L de Theil, Intensidade da Indigncia: Linha de R$ 37,75, Intensidade da Pobreza: Linha de R$ 75,50, Percentual de Crianas de 10 a 14 anos que Trabalham e ndice de Desenvolvimento Humano Municipal-Renda.

Indicadores de Moradia: Exemplos: Percentual de Pessoas que Vivem em Domiclios com gua Encanada, Percentual de Pessoas que Vivem em Domiclios com Banheiro e gua Encanada, Percentual de Pessoas que Vivem em Domiclios Urbanos com Servio de Coleta de Lixo, Percentual de Pessoas que Vivem em Domiclios com Energia Eltrica, Indicadores de Populao: Exemplos: Densidade Demogrfica, Percentual de Pessoas com 65 Anos ou mais de Idade Morando Sozinhas, Percentual de Pessoas que Vivem em Famlias com Razo de Dependncia maior que 75%, Percentual Mulheres Chefes de Famlia, sem Cnjuge e com Filhos Menores de 15 Anos, Percentual de Crianas e Adolescentes do Sexo Feminino com Filhos por grupos de faixa etria, Populao Total, Populao Rural e Urbana, Populao por grupo de faixa etria, Populao Total Exceto Residentes em Domiclios Coletivos, Populao Total Exceto Residentes em Domiclios Coletivos e com Renda Nula e Mulheres por grupos de faixa etria.

2) Como usar:
Entrar no site: http://www.pnud.org.br/atlas/oque/index.php. Para utiliz-lo necessrio baixar o aplicativo. Para isso, v na lista lateral, selecione Desenvolvimento Humano, e em seguida Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Clique no link Clique aqui para instalar o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil em seu computador. Voc poder baixar o programa do Atlas, assim como um guia para seu uso em verso Word ou verso Acrobat/pdf. Formas de Uso: Consulta Simples: Escolher nvel de espacializao (municpios ou estados), e depois escolher regio, unidade de federao ou microrregio desejada para montar a tabela. possvel tambm escolher a opo Todos. Clique em Avanar. Pode -se escolher a aba Tema ou Palavra-Chave para selecionar o indicador desejado na janela em que est escrito Tabelas. Em seguida, clique em Avanar e depois em Executar. Para montar um mapa temtico com essas informaes, selecione a tabela e clique no cone com um globo. Consulta Avanada: Escolher nvel de espacializao (municpios ou estados), e depois escolher regio, unidade de federao ou microrregio desejada para montar a tabela. possvel tambm escolher a opo Todos. Clique em Avanar. Pode -se escolher a aba Tema ou Palavra-Chave para selecionar os indicadores desejados. Em seguida, clique em Avanar. Selecione TODAS as condies especificadas ou QUALQUER U MA das condies especificadas e depois em Avanar e Executar. Para montar um mapa temtico com essas informaes, selecione a tabela e clique no cone com um globo. Maiores e Menores: Escolher nvel de espacializao (municpios ou estados), e depois escolher regio, unidade de federao ou microrregio desejada para montar a tabela. possvel tambm escolher a opo Todos. Clique em Avanar. Pode -se escolher a aba Tema ou Palavra-Chave para selecionar o indicador desejado. Selecione o nme ro de localidades e o critrio desejados. Clique em Avanar e Executar. Para montar um mapa temtico com essas informaes, selecione a tabela e clique no cone com um globo. Perfil: Escolha a localidade desejada e veja seu perfil. Mapa Temtico, Histograma e Relatrio: Escolher nvel de espacializao (municpios ou estados), e depois escolher regio, unidade de federao ou microrregio desejada para montar a tabela. possvel tambm escolher a opo Todos. Clique em Avanar. Pode se escolher a aba Tema ou Palavra-Chave para selecionar o indicador desejado. Em seguida, clique em Avanar e depois em Executar. OBS.: Para informaes mais detalhadas, visualizar o guia para o uso do Atlas, mencionado acima. 2. IPEADATA

1) Definio:
O que o IPEADATA?
O IPEADATA uma base de dados socioeconmicos e regionais do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA), criada em 2000. Macroeconmico uma base de dados econmicos e financeiros, com sries estatsticas da economia brasileira. possvel visualizar as sries em formatos de tabela e grfico ditveis. Regional uma base de dados demogrficos, econmicos e geogrficos para as regies, estados e municpios brasileiros. possvel visualizar as sries em formatos de tabela e grfico editveis. Social uma base de dados e indicadores sociais, que tm como fonte o IBGE e dados de pesquisas de ministrios. possvel visualizar as sries em formatos de tabela e grfico editveis.

Principais informaes e perodo:


Apresenta sries histricas anuais, mensais e dirias das principais fontes de estatsticas brasileiras e internacionais. Os perodos com dados disponveis dependem do tema selecionado. Alguns temas possuem dados de 1801 at 2008. No entanto, para outros temas, o perodo de informaes disponveis pode ser significativamente menor. As principais informaes disponveis nessa base de dados so: Macroeconmico: Balano de pagamentos, cmbio, comrcio exterior, consumo e vendas, contas nacionais, economia internacional, emprego, estoque de capital, finanas pblicas, financeiros, indicadores sociais, moeda e crdito, populao, preos, produes, projees, salrio e renda e transporte Regional: Agropecuria, comrcio exterior, consumo e vendas, contas nacionais, eleies, empregos, estoque de capital, finanas pblicas, geogrficos, moeda e crdito, populao, preos, renda e transporte. Social: Demografia, desenvolvimento humano, educao, habitao, mercado de trabalho, renda, sade e segurana pblica.

2) Como usar:
Basta entrar no link: http://www.ipeadata.gov.br/ipeaweb.dll/ipeadata?66123093. Aparecer uma tela com as trs opes: Macroeconmico, Regional e Social. Estes blocos devem acessados mediante o uso das abas superiores. Macroeconmico: possvel pesquisar por temas nas diferentes periodicidades. Para visualizar os dados em forma de grfico basta escolher a periodicidade e clicar no link do tema. Da mesma forma descrita, possvel pesquisar por meio das fontes de dados, periodicidade, ndices analticos e sries histricas. Regional: possvel montar tabelas e mapas ao se pesquisar por temas e escolher o nvel geogrfico, a abrangncia geogrfica e o perodo de interesse. Em seguida, clique em Exibir. Da mesma forma descrita, possvel pesquisar por meio das fontes de dados e nvel geogrfico. Social: possvel montar tabelas e mapas ao se pesquisar por temas e escolher o nvel geogrfico, a abrangncia geogrfica e o perodo de interesse. Em seguida, clique em Exibir. Da mesma forma descrita, possvel pesquisar por meio das fontes de dados e nvel geogrfico. 3. IBGE

1) Definio:
O que essa fonte?

O IBGE possui um banco de dados com informaes socioeconmicas e demogrficas sobre cidades e estados brasileiros e sobre pases.

Principais informaes e perodo:


possvel encontrar informaes de 2000-2008 sobre municpios, cidades, estados e pases. As informaes sobre os municpios podem ser visualizadas na forma de tabelas, grficos ou mapas. possvel tambm fazer tabelas de comparao com outros municpios. As principais informaes sobre os municpios so: populao, rea de territrio, produto interno bruto (PIB), informaes sociais (casamentos, divrcios e separaes), educao, sade, transporte, agricultura, finanas pblicas e mapa da pobreza e da desigualdade. As principais informaes sobre os estados so: populao, rea de territrio, indicadores sociais, informaes sobre indstria, comrcio e servios, oramento familiar, servios de sade, finanas pblicas, transporte e mapa de pobreza e desigualdade. As principais informaes internacionais so: populao (total, urbana e rural), extenso territorial, PIB, taxas brutas de natalidade e de mortalidade, IDH, esperana de vida ao nascer e gastos pblicos com sade e educao.

2) Como usar:
O material Sntese de Indicadores Sociais: uma Anlise das Condies de Vida da Populao Brasileira 2008 pode ser acessado no link: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sin teseindicsoc iais2008/indic_sociais2008.pdf. Apresenta um amplo conjunto de informaes sociodemogrficas, dando continuidade produo e sistematizao de relevantes estatsticas sociais. A maioria dos indicadores so presentados nos nveis geogrficos de Unidades da Federao e Regies Metropolitanas, de modo a subsidiar as polticas sociais especficas e ampliar o acesso da sociedade civil s informaes estatsticas oficiais. 4. DATASUS

1) Definio:
O que o Datasus?
O Datasus um rgo responsvel por coletar, processar e disseminar informaes sobre sade.

Qual o seu objetivo?


O seu objetivo prover os rgos do Sistema nico de Sade (SUS) de sistemas de informao, possibilitando planejamento, operao e controle do SUS. Assim, possvel haver a tomada de decises e programao de aes em sade pblica com base em dados coletados. Essas informaes so fundamentais para que se alcance alguns dos objetivos do SUS: a democratizao da sade, a descentralizao das atividades de sade, e viabilizao e controle social sobre a utilizao dos recursos disponveis.

Principais informaes e perodo


A maior parte dos dados abrange o perodo de 1980 a 2006. Informaes demogrficas: informao sobre populao residente, segundo faixa etria e sexo (Censos de 1980, 1991, 2000, Contagem em 1996 e projees intercensitrias - 1981 a 2009), grau de urbanizao, taxa de fecundidade, esperana de vida ao nascer, mortalidade proporcional por idade, taxas brutas de natalidade e mortalidade e razo de dependncia. Informaes socioeconmicas: taxa de analfabetismo, nvel de escolaridade, PIB per capita,

razo de renda, proporo de pobres e taxa de trabalho infantil. Indicadores de mortalidade: taxas de mortalidade infantil, neonatal precoce, neonatal tardia, ps-neonatal, perinatal e em menores de 5 anos, Razo de mortalidade materna, mortalidade proporcional por grupos de causas, mortalidade proporcional por causas mal definidas, mortalidade proporcional por doena diarrica aguda em menores de 5 anos, mortalidade proporcional por infeco respiratria aguda em menores de 5 anos, taxas de mortalidade especficas por doenas do aparelho circulatrio, por causas externas, por neoplasias malignas, por acidente de trabalho, por diabete melito, por aids, por doenas transmissveis. Indicadores de morbidade e fatores de risco: incidncia e taxa de incidncia de doenas transmissveis, taxa de prevalncia de aleitamento materno, taxa de prevalncia de excesso de peso, taxa de prevalncia de hipertenso arterial... Indicadores de recurso: nmero de profissionais de sade por habitante, nmero de enfermeiros por leito hospitalar, nmero de leitos hospitalares por habitante, gasto pblico com sade como proporo do PIB, gasto pblico com sade per capita, despesa familiar com sade como proporo da renda e gasto pblico com saneamento como proporo do PIB. Indicadores de cobertura: nmero de consultas mdicas (SUS) por habitante, proporo de internaes hospitalares (SUS) por especialidade, cobertura de consultas de pr-natal, proporo de partos hospitalares, razo entre bitos informados e estimados, cobertura vacinal, proporo da populao feminina em uso de mtodos anticonceptivos, cobertura de planos privados de sade, cobertura de redes de abastecimento de gua, cobertura de esgotamento sanitrio e cobertura de coleta de lixo.

2) Como usar:
Entrar no link: www.datasus.gov.br ou http://w3.datasus.gov.br/datasus/datasus.php?area=359A1B0C0D0E0F359G3H0I1Jd1L2M 0N&VInclud e=../site/menuold.php. Neste ltimo, clicar em Indicadores de Sade. Escolher a opo Indicadores e Dados Bsicos IDB-2007. Em seguida, escolher o tipo de indicador desejado. Para a elaborao de tabelas, necessrio escolher o contedo da linha e da coluna da tabela. Em seguida pode-se escolher o tema da tabela. possvel, ainda, escolher o perodo (ano) e restringir a busca a determinadas unidades de federao (UF), regies, capitais, faixa etria ou sexo, dependendo do indicador pesquisado. Outra possibilidade pesquisar os dados nos links de (1) Assistncia Sade, (2) Rede Assistencial, (3) Epidemiolgicas e Morbidade, (4) Estatsticas Vitais - Mortalidade e Nascidos Vivos, (5) Demogrficas e Socioeconmicas e (6) Sade Suplementar, na seo de Informaes de Sade. 5. VIGITEL

1) Definio:
O que o Vigitel Brasil 2006?
a Vigilncia de Fatores de Risco e Proteo para Doenas Crnicas por Inqurito Telefnico. Apresenta estimativas sobre a frequncia e distribuio scio-demogrfica de fatores de risco e proteo para doenas crnicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no distrito federal em 2006.

Qual o seu objetivo?


Relacionar as doenas crnicas com fatores de risco e de proteo com o objetivo de agir na promoo de sade, preveno e ateno a essas doenas. Assim, esperado que se altere o curso da doena, melhorando prognstico e qualidade de vida dos indivduos acometidos.

Principais informaes e perodo:


Indicadores de mortalidade relacionada a doenas crnicas no-transmissveis, percentual de adultos fumantes e ex-fumantes; com excesso de peso; com obesidade; que consomem verduras rotineiramente; que praticam atividade fsica; os fisicamente inativos; que consumiram quantidade significativa de lcool; com diagnstico de hipertenso arterial; com diagnstico de diabetes. Esses dados so do perodo de 2006.

2) Como usar:
Acessar o link abaixo, em que so apresentados nesta publicao resultados iniciais do sistema VIGITEL: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/relatorio_vigitel_2006_marco_2007.pdf. 6. INQURITO DE FATORES DE RISCO INSTITUTO NACIONAL DO CNCER (INCA)

1) Definio:
O que essa fonte?
No contexto de uma cooperao entre a Secretaria de Vigilncia em Sade e o INCA, com a participao das Secretarias de Estado de Sade, foi realizado o Inqurito Domiciliar Sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenas e Agravos no Transmissveis em 15 capitais brasileiras e no Distrito Federal. O objetivo do estudo foi estimar a magnitude da exposio a comportamentos e fatores de risco para doenas e agravos no transmissveis (DANT), do acesso a exames de deteco precoce de cncer de mama e colo do tero e de agravos selecionados (morbidade referida).

Principais informaes e perodo:

Percentual de fumantes regulares de cigarros por sexo e faixa etria, tabagismo passivo, percentual de indivduos insuficientemente ativos por sexo e faixa etria, prevalncia de excesso de peso por sexo e faixa etria, prevalncia do consumo dirio de lcool, percentual de indivduos que consomem frutas/legumes/verduras regularmente, cobertura do exame Papanicolau, cobertura do exame clnico das mamas e mamografia e percentual de indivduos que referiram diagnstico de hipertenso arterial. Dados de 2002-2003.

2) Como usar:
Acessar o link para obter a publicao: http://www.inca.gov.br/publicacoes/publicacao_inquerito22_06.pdf. Os dados desta publicao tambm esto disponveis no site do INCA: http://www.inca.gov.br/inquerito. 7. ESTIMATIVA DE CNCER - INCA

1) Definio:
O que essa fonte?
O INCA desenvolve extenso trabalho nas reas de preveno, controle, pesquisa e ensino. Desde 1995, o INCA estima e publica as estimativas de cncer para o Brasil, levando em conta as localizaes primrias mais freqentes, desagregando-as por estados e capitais, uma vez que entende a importncia da utilizao destas nos diversos segmentos da rea de sade, administrao, educao e sociedade.

Principais informaes e perodo:


Taxas de neoplasias malignas em homens e mulheres por regies e Atlas da mortalidade por cncer (mortalidade proporcional por cncer, taxa de mortalidade por cncer e nmero mdio de anos potenciais de vida perdidos por cncer dados de 1979 a 2005). Como usar: Entrar no site: http://www.inca.gov.br/estimativa/2008

2) Como usar:
No site http://www.inca.gov.br/atlas/ h dados apenas de 1979 a 1999. Para visualizar dados mais recentes do Atlas de Mortalidade por Cncer, acesse o link http://mortalidade.inca.gov.br. O INCA lana mais uma edio das estimativas, vlidas como referncia para os anos de 2008 e 2009, que pode ser obtido no link: http://www.inca.gov.br/estimativa/2008. 8. PAHO

1) Definio:
O que PAHO?
A Organizao Panamericana de Sade (PAHO) possui um banco de dados epidemiolgicos.

Tem como objetivo avaliar a sade da populao, identificar grupos com necessidades especiais, estratificar o risco epidemiolgico, determinar reas de risco, planejar medidas e avaliar a resposta s medidas implementadas.

Principais informaes e perodo:


Apresenta dados demogrficos (populao, taxa de fecundidade, taxa de natalidade...), socioeconmicos, de mortalidade (mortalidade infantil, mortalidade materna, taxa de mortalidade...), morbidade, fatores de risco, servios e cobertura (acesso gua potvel, imunizao...). As informaes fornecidas so dados nacionais e panamericanos de 1995 a 2008.

2) Como usar:
Acesse o link: http://www.paho.org/English/SHA/coredata/tabulator/newtabulator.htm. Selecione o ano, os indicadores e os pases desejados para montar a tabela com as informaes. 9. PESQUISA DE ORAMENTOS FAMILIARES (POF)/ NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICLIOS (PNAD) PESQUISA

1) Definio:
O que POF/PNAD?
O POF um banco de dados do IBGE, que disponibiliza dados demogrficos e socioeconmicos. Com o lanamento desta publicao, o IBGE d incio divulgao da POF 2002-2003, que tem por objetivo fornecer informaes sobre a composio oramentria domstica, a partir da investigao dos hbitos de consumo, da alocao de gastos e da distribuio dos rendimentos, segundo as caractersticas dos domiclios e das pessoas, bem como sobre a percepo das condies de vida da populao brasileira. A coleta dos dados da pesquisa foi realizada nas reas urbanas e rurais em todo o territrio brasileiro no perodo de julho de 2002 a junho de 2003. Os resultados divulgados referemse s despesas efetuadas, rendimentos recebidos, quantidades adquiridas de alimentos e avaliaes subjetivas das condies de vida das famlias, que so comentados e apresentados em diferentes detalhamentos geogrficos. O PNAD um sistema de pesquisa domiciliar, que apresenta informaes socioeconmicas.

Principais informaes e perodo.


A maior parte dos dados disponibilizados so nacionais demogrficos (populao) e socioeconmicos (educao e trabalho), do perodo de 2001 a 2007.

2) Como usar:

Para busca de dados do PNAD por estado, acesse o link: http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=rj. Para acesso aos dados do POF, basta entrar no link: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2002/pof20022003 2aed.pdf 10. OMS

1) Definio:
O que essa fonte?
um banco de dados da Organizao Mundial de Sade (OMS), que rene dados epidemiolgicos de diversos pases.

Principais informaes e perodo.


Apresenta dados de mortalidade, morbidade, fatores de risco, cobertura (imunizao, atendimento materno e neonatal...) e sistema de sade. Possui dados de doenas crnicas (Diabetes) e seus fatores de risco (lcool, nutrio, obesidade, tabaco...), alm de dados e estatsticas sobre doenas infecciosas (HIV/AIDS, tuberculose...).

2) Como usar:
Entre no site www.who.int. Na lista na lateral da pgina, clique em Data and statisctics. Selecione o link do tipo de indicador que voc deseja pesquisar. Se voc deseja dados sobre mortalidade, morbidade, fatores de risco, cobertura ou cistema de sade, clque no link WHO Statistical Information System (WHOSIS). possvel escolher os pases a serem pesquisados, os indicadores e o perodo de tempo (1990-2008). Caso voc deseje pesquisar dados sobre doenas crnicas e seus fatores de risco, clique no link WHO Global InfoBase Online. Nesse link, voc pode pesquisar os dados pelos temas ou por pases. Se voc estiver interessado em pesquisar dados sobre doenas infecciosas, clique no link Global Health Atlas. Nesse link, podemos visualizar mapas, montar mapas ou visualizar dados em tabelas. No link Regional statistics possvel ver estatsticas regionais da OMS. 11. SADE BRASIL 2006

1) Definio:
O que essa fonte?
Sade Brasil 2006: Uma anlise da Desigualdade em Sade disponibilizada pelo Ministrio da Sade. publicao elaborada e organizada pela Secretaria de Vigilncia em Sade, que marca o compromisso em produzir e disseminar anlises de situao de sade com destaque para o tema da

desigualdade. Este estudo refora o debate sobre o potencial das anlises de situao de sade como uma das bases de construo de uma sade coletiva que se vale das evidncias geradas a partir da prtica da epidemiologia em servio.

Principais informaes e perodos:


Apresenta dados (com foco em desigualdade em sade) demogrficos, dados de cobertura, mortalidade (materna, suicdio, infantil, entre outras), dados de nascimento e assistncia pr-natal, de sade do adolescente e sade ambiental. A maior parte dos dados de 2004. Os resultados apresentados ao longo dos captulos trazem importante informao para a gesto do sistema de sade, no sentido de orientar as prioridades e as aes de sade na busca da reduo da desigualdade no pas.

2) Como usar:
Acesso publicao completa no link: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/saude_brasil_2006.pdf 12. SADE BRASIL 2007

1) Definio:
O que essa fonte?
Essa fonte, disponibilizada pelo Ministrio da Sade, uma anlise da situao de sade, focada no perfil de mortalidade do brasileiro.

Principais informaes e perodos.


Dados de mortalidade por sexo e causa. Perodo dos dados varia de 1980 a 2006.

2) Como usar:
Acesso ao link em: http://www.cebes.org.br/anexos/Perfil%20da%20mortalidade%20no%20Brasil%202007%2 0- %20MS.pdf PERIDICOS PARA PESQUISA

Nacionais

Epidemiologia e Servios de Sade (MS) Cadernos de Sade Pblica (ENSP-FIOCRUZ) Revista de Sade Pblica (USP) Revista Brasileira de Epidemiologia (ABRASCO) Cadernos de Sade Coletiva (IESC-UFRJ) Base: SciELO (base de peridicos nacionais e latino-americanos) www.scielo.org

Internacionais
Base: PubMed - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/ Portal: Peridicos CAPES www.periodicos.capes.gov.br

Das könnte Ihnen auch gefallen