Sie sind auf Seite 1von 10

2.

MORFOLOGIA Classes de Palavras


SUBSTANTIVO dita a classe que d nome aos seres, mas no nomeia somente seres, como tambm sentimentos, estados de esprito, sensaes, conceitos filosficos ou polticos, etc. Exemplo: Democracia, Andria, Deus, cadeira, amor, sabor, carinho, etc. ARTIGO classe que abriga palavras que servem para determinar ou indeterminar os substantivos, antecedendo-os. Exemplo: o, a, os, as, um, uma, uns, umas. ADJETIVO classe das caractersticas, qualidades. Os adjetivos servem para dar caractersticas aos substantivos. Exemplo: querido, limpo, horroroso, quente, sbio, triste, amarelo, etc. PRONOME Palavra que pode acompanhar ou substituir um nome (substantivo) e que determina a pessoa do discurso. Exemplo: eu, nossa, aquilo, esta, ns, mim, te, eles, etc. VERBO palavras que expressam aes ou estados se encontram nesta classe gramatical. Exemplo: fazer, ser, andar, partir, impor, etc. ADVRBIO palavras que se associam a verbos, adjetivos ou outros advrbios, modificando-os. Exemplo: no, muito, constantemente, sempre, etc. NUMERAL como o nome diz, expressam quantidades, fraes, mltiplos, ordem. Exemplo: primeiro, vinte, metade, triplo, etc. PREPOSIO Servem para ligar uma palavra outra, estabelecendo relaes entre elas. Exemplo: em, de, para, por, etc. CONJUNO So palavras que ligam oraes, estabelecendo entre elas relaes de coordenao ou subordinao. Exemplo: porm, e, contudo, portanto, mas, que, etc.

INTERJEIO Contesta-se que esta seja uma classe gramatical como as demais, pois algumas de suas palavras podem ter valor de uma frase. Mesmo assim, podemos definir as interjeies como palavras ou expresses que evocam emoes, estados de esprito. Exemplo: Nossa! Ave Maria! Uau! Que pena! Oh!

ESTRUTURA DAS PALAVRAS


Estudar a estrutura conhecer os elementos formadoresdas palavras. Assim, compreendemos melhor o significado de cada uma delas. Observe os exemplos abaixo:

art-ista

brinc-a-mos

cha-l-eira

cachorr-inh-a-s

A anlise destes exemplos mostra-nos que as palavras podem ser divididas em unidades menores, a que damos o nome de elementos mrficos ou morfemas. Vamos analisar a palavra "cachorrinhas": Nessa palavra observamos facilmente a existncia de quatro elementos. So eles: cachorr - este o elemento base da palavra, ou seja, aquele que contm o significado. inh - indica que a palavra um diminutivo a - indica que a palavra feminina s - indica que a palavra se encontra no plural Morfemas: unidades mnimas de carter significativo. Obs.: existem palavras que no comportam diviso em unidades menores, tais como: mar, sol, lua, etc. So elementos mrficos: 1) Raiz, radical, tema: elementos bsicos e significativos 2) Afixos (prefixos, sufixos), desinncia, vogal temtica:elementos modificadores da significao dos primeiros 3) Vogal de ligao, consoante de ligao: elementos de ligao ou eufnicos.

Formao das Palavras


Existem dois processos bsicos pelos quais se formam as palavras: a derivaoe a composio. A diferena entre ambos consiste basicamente em que, no processo de derivao, partimos sempre de um nico radical, enquanto no processo de composio sempre haver mais de um radical.

Derivao
Derivao o processo pelo qual se obtm uma palavra nova, chamada derivada, a partir de outra j existente, chamada primitiva. Observe o quadro abaixo: Primitiva Derivada

mar terra

martimo, marinheiro, marujo enterrar, terreiro, aterrar

Observamos que "mar" e "terra" no se formam de nenhuma outra palavra, mas, ao contrrio, possibilitam a formao de outras, por meio do acrscimo de um sufixo ou prefixo. Logo, mar e terra so palavras primitivas, e as demais, derivadas.

Tipos de Derivao
Derivao Prefixal ou Prefixao Resulta do acrscimo de prefixo palavra primitiva, que tem o seu significado alterado. Veja os exemplos: crer- descrer ler- reler capaz- incapaz Derivao Sufixal ou Sufixao Resulta de acrscimo de sufixo palavra primitiva, que pode sofrer alterao de significado ou mudana de classe gramatical. Por Exemplo: alfabetizao No exemplo acima, o sufixo -o transforma em substantivoo verbo alfabetizar. Este, por sua vez, j derivado do substantivo alfabeto pelo acrscimo do sufixo -izar. A derivao sufixal pode ser: a) Nominal, formando substantivos e adjetivos. Por Exemplo: papel - papelaria riso - risonho b) Verbal, formando verbos.

Por Exemplo: atual - atualizar c) Adverbial, formando advrbios de modo. Por Exemplo: feliz - felizmente Derivao Parassinttica ou Parassntese Ocorre quando a palavra derivada resulta do acrscimo simultneo de prefixoe sufixo palavra primitiva. Por meio da parassntese formam-se nomes (substantivos e adjetivos) e verbos. Considere o adjetivo " triste". Do radical "trist-" formamos o verbo entristecer atravs da juno simultnea do prefixo "en-" e do sufixo "-ecer". A presena de apenas um desses afixos no suficiente para formar uma nova palavra, pois em nossa lngua no existem as palavras "entriste", nem "tristecer". Exemplos: Palavra Palavra Prefixo Radical Sufixo Inicial Formada mudo alma e des mud alm ecer ado emudecer desalmado

As palavras compostas por JUSTAPOSIO, como o prprio nome j diz, so apenas justapostas, uma ao lado da outra, e estando juntas formaro uma terceira palavra. Neste caso, as palavras ficam intactas, no perdendo nenhum item da sua forma. J o processo de AGLUTINAO consiste na juno de duas ou mais palavras, tambm com o objetivo de formar uma terceira palavra, porm uma delas ou as duas sofrero alguma mudana na sua forma, ganhando ou perdendo letras, fonemas ou morfemas. So exemplos de aglutinao: BOCA + ABERTA = boquiaberta (neste caso o substantivo boca perdeu a slaba CA e o adjetivo aberta ficou intacto). Por uma questo de acomodao na hora da fala, a slaba que ficou perdida ao longo do tempo foi substituda por outra: QUI. PLANO + ALTO = PLANALTO (perdeu-se apenas a vogal temtica O).

3. Sintaxe

A frase pode conter uma ou mais oraes. Veja: Brinquei no parque. (uma orao) Entrei na casa e sentei-me. (duas oraes) Cheguei, vi, venci. (trs oraes)

Perodo
Perodo a frase constituda de uma ou mais oraes, formando um todo, com sentido completo. O perodo pode ser simplesou composto. Perodo Simples: aquele constitudo por apenas uma orao, que recebe o nome de orao absoluta. Exemplos: O amor eterno. As plantas necessitam de cuidados especiais. Quero aquelas rosas. O tempo o melhor remdio. Perodo Composto: aquele constitudo por duas ou mais oraes. Exemplos: Quando voc partiu minha vida ficousem alegrias. Quero aquelas flores para presentearminha me. Vou gritar para todos ouviremque estou sabendo o que acontece ao anoitecer. Cheguei, jantei e fui dormir.

Segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira, os termos da orao podem ser:


1) Essenciais Tambm conhecidos como termos "fundamentais", so representados pelo sujeito e predicado nas oraes. 2) Integrantes Completam o sentido dos verbos e dos nomes, so representados por: complemento verbal - objeto direto e indireto; complemento nominal; agente da passiva. 3) Acessrios Desempenham funo secundria (especificam o substantivo ou expressam circunstncia). So representados por: adjunto adnominal; adjunto adverbial; aposto. Sujeito e Predicado

Para que a orao tenha significado, so necessrios alguns termos bsicos: os termos essenciais. A orao possui dois termos essenciais, o sujeitoe o predicado. Sujeito: termo sobre o qual o restante da orao diz algo. Por Exemplo:

As praias esto cada vez mais poludas. Sujeito

Predicado: termo que contm o verbo e informa algo sobre o sujeito. Por Exemplo:

As praias esto cada vez mais poludas. Predicado

Regncia Verbal
Verbos Transitivos: Exigem complemento(objetos) para que tenham sentido completo. Podem ser: - Transitivos diretos - Transitivos indiretos - Transitivos diretos e indiretos

TRANSITIVOS DIRETOS
No possuem sentido completo, logo precisam se um complemento(objeto). Esses complementos(sem preposio), so chamados de objetos diretos. Ex.: Maria comprou um livro. Um livro o complemento exigido pelo verbo. Ele no est acompanhado de preposio. Um livro o objeto direto. Note que se dissssemos: Maria comprou. a frase estaria incompleta, pois quem compra, compra alguma coisa. O verbo comprar transitivo direto.

TRANSITIVOS INDIRETOS
Tambm no possuem sentido completo, logo precisam de um complemento, s que desta vez este complemento acompanhado de uma preposio. So chamados de objetos indiretos. Ex. Gosto de filmes.

De filmes o complemento exigido pelo verbo gostar, e ele est acompanhado por uma preposio (de). Este complemento chamado de objeto indireto. O verbo gostar transitivo indireto

TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS


Exigem 2 complementos. Um com preposio, e outro sem. Ex. O garoto ofereceu um livro ao colega. O verbo oferecer transitivo direto e indireto. Quem oferece, oferece alguma coisa a algum. Ofereceu alguma coisa = Um brinquedo(sem preposio). Ofereceu para algum = ao colega(com preposio). ao = combinao da preposio a com o artigo definido o.

INTRANSITIVOS: no possuem complemento. Ou seja, os verbos intransitivos


possuem sentido completo. Ex: Ele morreu. O verbo morrer tem sentido completo. Algumas vezes o verbo intransitivo pode vir acompanhado de algum termo que indica modo, lugar, tempo, etc. Estes termos so chamados de adjuntos adverbiais. Ex. Ele morreu dormindo. Dormindo foi a maneira, o modo que ele morreu. Dormindo o adjunto adverbial de modo. OBSERVAO: Existem verbos intransitivos que precisam vir acompanhados de adjuntos adverbiais apenas para darem um sentido completo para a frase. Ex. Moro no Rio de Janeiro. O verbo morar intransitivo, porm precisa do complemento no RJ para que a frase tenha um sentido completo. No RJ o adj. adverbial de lugar.

Regncia nominal
A regncia nominal estuda os casos em que nomes (substantivos, adjetivos e advrbios) exigem uma outra palavra para completar-lhes o sentido. Em geral, a relao entre um nome e o seu complemento estabelecida por uma preposio. Alguns nomes e as preposies que mais comumente eles exigem: adepto a alheio a ansioso para, por, de indiferente a inofensivo a, para junto a, de, com

apto a, para averso a, por feliz de, por, em, com favorvel a imune a, de contente com, por, de

prximo a, de referente a simpatia a, por tendncia a, para paralelo a relativo a

Mais alguns nomes e as preposies que comumente eles exigem:


acessvel, adequado, desfavorvel, equivalente, insensvel, obediente: a capaz, incapaz, digno, indigno, passvel, contemporneo: de amoroso, compatvel, cruel, cuidadoso, descontente: com entendido, indeciso, lento, morador, hbil: em intil, incapaz, bom: para responsvel: por

Concordncia Verbal e Nominal


Observe: As crianas esto animadas. Crianas animadas. No primeiro exemplo, o verbo estar se encontra na terceira pessoa do plural, concordando com o seu sujeito, as crianas. No segundo exemplo, o adjetivo animadas est concordando em gnero (feminino) e nmero (plural) com o substantivo a que se refere: crianas. Nesses dois exemplos, as flexes de pessoa, nmero e gnero se correspondem. Concordncia a correspondncia de flexo entre dois termos, podendo ser verbal ou nominal.

CONCORDNCIA VERBAL
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. a) Sujeito Simples Regra Geral O sujeito sendo simples, com ele concordar o verbo em nmeroe pessoa. Veja os exemplos: A orquestra tocou uma valsa longa. 3 p. Singular 3 p. Singular Os pares que rodeavama ns danavam bem. 3 p. Plural 3 p. Plural b) Sujeito Composto 1) Quando o sujeito composto e antepostoao verbo, a concordncia se faz no plural:

Exemplos: Pai e filho conversavamlongamente. Sujeito Pais e filhos devem conversar com frequncia. Sujeito 2) Nos sujeitos compostos formados por pessoas gramaticais diferentes, a concordncia ocorre da seguinte maneira: a primeira pessoa do plural prevalece sobre a segunda pessoa, que por sua vez, prevalece sobre a terceira.Veja: Teus irmos, tu e eu tomaremos a deciso. Primeira Pessoa do Plural (Ns) Tu e teus irmos tomareis a deciso. Segunda Pessoa do Plural (Vs) Pais e filhos precisam respeitar-se. Terceira Pessoa do Plural (Eles)

CONCORDNCIA NOMINAL
A concordncia nominal se baseia na relao entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracteriz-lo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particpios). Basicamente, ocupa-se da relao entre nomes. Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como ncleo de um termo da orao, e o adjetivo, como adjunto adnominal. A concordncia do adjetivo ocorre de acordo com as seguintes regras gerais: 1) O adjetivo concorda em gnero e nmero quando se refere a um nico substantivo. Por Exemplo: As mos trmulasdenunciavam o que sentia. 2) Quando o adjetivo se refere a vrios substantivos, a concordncia pode variar. Podemos sistematizar essa flexo nos seguintes casos: a) Adjetivo anteposto aos substantivos: - O adjetivo concorda em gnero e nmero com o substantivo mais prximo. Por Exemplo: Encontramos cadas as roupas e os prendedores. Encontramos cada a roupa e os prendedores. Encontramos cado o prendedor e a roupa. b) Adjetivo posposto aos substantivos: - O adjetivo concorda com o substantivo mais prximoou com todos eles (assumindo forma masculino plural se houver substantivo feminino e masculino).

Exemplos: A indstria oferece localizao e atendimento perfeito. A indstria oferece atendimento e localizao perfeita. A indstria oferece localizao e atendimento perfeitos. A indstria oferece atendimento e localizao perfeitos. Obs.: os dois ltimos exemplos apresentam maior clareza, pois indicam que o adjetivo efetivamente se refere aos dois substantivos. Nesses casos, o adjetivo foi flexionado no plural masculino, que o gnero predominante quando h substantivos de gneros diferentes.

Das könnte Ihnen auch gefallen